Postagens

Mostrando postagens de Abril 14, 2013

Ubatuba em foco

Imagem
Secretaria de Obras inicia projeto de recuperação das ruas em Ubatuba

PMU
Desde o início do novo governo, a secretaria de obras foi uma das que mais sofreu por conta do sucateamento da máquina pública. Em 01 de janeiro, a secretaria estava sem material para recuperação de ruas pavimentadas e nem maquinário para nivelar as ruas de terra.

No entanto, a atual administração não vem poupando esforços para reverter à situação e até o momento já foram consertadas 2 máquinas tipo patrol, 2 pás carregadeiras, 1 retro escavadeira e 2 caminhões, e ainda temos mais 8 máquinas que já estão sendo consertadas (2 patrol, 2 retroescavadeira, 3 caminhões e 1 rolo compressor).

Segundo o Secretário de Obras Mauro Sérgio Bezerra, a falta de maquinário, material e previsão orçamentária impediram que fosse realizada uma ação imediata, pois a compra de material precisou passar por processos licitatórios. Além disso, ele ressalta que as chuvas intensas que atingiram a cidade desde o começo de ano, também colabora…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Crescendo menos

O Estado de S.Paulo
Mais do que confirmar o que o governo Dilma tenta negar - que o desempenho da economia brasileira continuará sendo pior do que o dos demais países emergentes e também do resto do mundo -, o Panorama da Economia Mundial com as novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para 2013 adverte para a persistência de gargalos que reduzem o potencial de crescimento do Brasil.

O FMI reviu para baixo suas projeções para o desempenho da economia mundial neste ano, mas a revisão dos dados referentes à economia brasileira foi mais significativa do que as revisões dos dados do resto dos países, inclusive os emergentes. Inicialmente previsto em 3,5%, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2013 agora é estimado em 3%. Ainda é, reconheça-se, um número bem melhor do que o registrado em 2012, quando o PIB brasileiro cresceu apenas 0,9%, mas ruim se comparado com o do resto do mundo. Em média, a economia mundial deverá crescer 3,3%, de acordo…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 20 / 04 / 2013

O Globo
"23 horas de perseguição: Com Boston sitiada, FBI mata um suspeito e prende o irmão"

Caçada a jovens muçulmanos, de origem chechena, mobiliza os EUA

Família se surpreende com o envolvimento dos dois, que moravam há cerca de dez anos no país e estavam legalizados. O mais velho dizia não entender os americanos. Um forte aparato policial e militar sitiou toda a região de Boston, transformando-a numa metrópole-fantasma, para caçar a dupla suspeita de ser a maior ameaça terrorista ao país desde o 11 de Setembro: os irmãos Tamerlan e Dzhokar Tsarnaev, muçulmanos de origem chechena, acusados do atentado na Maratona de Boston. No cerco, que começou na noite de quinta-feira, Tamerlan, de 26 anos, foi morto durante um tiroteio, segundo a polícia. Após quase 23 horas de perseguição, seu irmão Dzhokar foi capturado no interior de um barco no quintal de uma casa na cidade de Watertown e levado para um hospital. Os irmãos moravam há cerca de dez anos nos EUA, e …

De olho em você. Cautela!

Imagem

Coluna do Celsinho

NINJA 2013

Celso de Almeida Jr.

Nesta sexta-feira, 19 de abril, começa a programação de 2013 do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA.

Nos meses iniciais, o foco será simulação de voo em computador, com aulas em duplas, sob a orientação de um instrutor.

O NINJA atende estudantes das redes pública e particular e os detalhes do projeto estão disponíveis em www.ninja-brasil.blogspot.com

Os alunos têm contato com teoria de voo, regulamentos de tráfego aéreo, meteorologia, conhecimentos técnicos e navegação aérea, numa linguagem ajustada para as suas idades.

Tenho a grande satisfação de integrar o grupo que apoia esta ideia, contribuindo para despertar vocações e revelar talentos.

Certamente, no futuro, boa parte destes jovens formará a base de uma escola de aviação civil sediada em Ubatuba, colhendo uma nova perspectiva profissional.

Estamos nos empenhando para isso, atentos à necessidade da sociedade civil organizada construir ambientes que valorizem a ciência e a tecnologia.

As atividades do …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Os objetivos do planeta e as fantasias políticas

Washington Novaes
Com vários pronunciamentos, dirigentes da ONU assinalaram no início deste mês que já estamos a menos de mil dias do final de 2015, prazo para que se cumpram os chamados Objetivos do Milênio, dos quais ainda estamos bastante distantes - basta lembrar, como alguns deles fizeram e foi mencionado aqui na semana passada, que neste mundo de 7 bilhões de habitantes, embora 6 bilhões possuam telefones celulares, 2,5 bilhões não têm em suas casas instalações sanitárias adequadas e mais de 1 bilhão defecam ao ar livre. Não significa que não tenha havido progressos expressivos também: desde 1990 caíram pela metade os índices de extrema pobreza, assim como diminuíram a mortalidade infantil e materna; aumentou em 2 bilhões o número de pessoas com acesso a água potável; atingiram-se recordes nas matrículas escolares, tanto de meninos como de meninas. Mas ainda há muito a fazer, já que 40% da humanidade vive com menos de US$ 2,00 (R$ 4…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 19 / 04 / 2013

O Globo
"Atentados em Boston: FBI exibe imagens de suspeitos e pede ajuda"

Polícia apela à população para identificar dois homens filmados durante a corrida.

Em vídeo um deles deixa uma mochila no local onde ocorreu a primeira explosão. Obama participa de cerimônia religiosa em Boston e garante que os terroristas serão encontrados: 'Vocês vão encarar a Justiça'. Três dias após o atentado na Maratona de Boston, o FBI apresentou ontem fotos e vídeos de dois homens que seriam os responsáveis pelo ataque, mas, para identificá-los, fez um apelo dramático aos americanos: "Alguém conhece esses indivíduos, como amigos, vizinhos, colegas de trabalho ou mesmo parentes. Apesar de ser difícil, a nação conta com que os que tenham essas informações se apresentem e as entreguem para nós", disse Richard DesLauriers, agente especial em Boston. Até agora, os dois são apenas "suspeito 1" e "suspeito 2”, vistos num vídeo disponível no sit…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Boca livre cultural

Nelson Motta - O Estado de S.Paulo
"O Conselheiro come" é o titulo de uma crônica antológica de João Ubaldo Ribeiro sobre um escritor que não consegue trabalhar para atender aos pedidos de entrevistas, depoimentos, prefácios, teses de mestrado e avaliações de textos, que lhe consomem muito tempo e esforço sem lhe render um tostão ou qualquer benefício. O título é uma citação da esposa do Conselheiro Ruy Barbosa, tentando explicar aos solicitantes que o marido precisava ganhar algum dinheiro com seu trabalho para pagar suas contas.

Assim como o Conselheiro e João Ubaldo, no Brasil, muitos profissionais bem-sucedidos de diversas categorias são assediados por amigos, conhecidos ou estranhos para trabalhar para eles, de graça por supuesto. Alguns são pressionado a ouvir discos e a ler livros, crônicas, peças de teatro, teses de mestrado e, pior que tudo, poemas, que não gostariam de ler nem muito bem pagos.

Os verdadeiros amigos entendem eventuais recusas, os pro…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 18 / 04 / 2013

O Globo
"Quase dois anos depois... Para conter inflação, BC volta a subir juros"

Diretores elevam taxa em 0,25 ponto, para 7,5% ao ano, numa decisão polêmica

Alta generalizada de preços levou Copom a subir a Selic pela primeira vez desde julho de 2011. Para driblar uma inflação resistente e generalizada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central subiu a taxa básica de juros em 0,25 ponto, para 7,5% ao ano. A primeira alta em quase dois anos, no entanto, não foi unânime: seis diretores aprovaram o aumento, mas dois queriam manutenção. A alta de juros, que contou com o apoio da presidente Dilma em declarações recentes, não teve consenso no mercado. Alguns especialistas defendiam que a taxa subisse pelo menos 0,5 ponto. "O BC tenta satisfazer a opinião pública e não frear a inflação" disse Armando Castelar, da FGV.


O Estado de São Paulo
"Juro sobe 0,25 ponto e BC fala em ‘cautela’ no ajuste"

Por 6 votos a favor e 2 contrár…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Matança na maratona

O Estado de S.Paulo
Nenhuma organização terrorista internacional ou grupo fanático americano assumiu a autoria da carnificina de Boston - onde a explosão de duas bombas matou 3 pessoas e feriu mais de 170 na reta de chegada da maratona que a cidade promove há 117 anos no feriado local do Dia do Patriota. Estarrecidos diante do pior ataque em seu território desde o bárbaro ultraje do 11 de Setembro, os Estados Unidos amanheceram ontem não menos perplexos do que se recolheram na véspera em relação à identidade dos perpetradores. Em regra, os movimentos a que eles pertencem alardeiam as suas odiosas façanhas contra o "Grande Satã", como os extremistas islâmicos se referem aos EUA.

O silêncio tende a corroborar a avaliação inicial de que o atentado não foi obra de um ou de diversos suicidas, a exemplo daqueles que lançaram aviões sequestrados - dois deles em Boston, por sinal - sobre as Torres Gêmeas de Nova York e o Pentágono, em Washington, há 12 anos. Pelo me…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 17 / 04 / 2013

O Globo
"Estado de alerta: EUA ainda sem explicação para o novo atentado"

Obama diz não saber se bombas em panela de pressão são de origem doméstica ou estrangeira

Dos 176 feridos, há 17 internados em estado grave e pelo menos 10 tiveram algum membro amputado. O governo americano ainda busca explicações sobre o atentado que matou três pessoas e feriu 176 durante a Maratona de Boston e promove uma caçada aos terroristas, que detonaram duas bombas em panelas de pressão. O FBI pediu à população que envie fotos e vídeos. "Não sabemos quem fez o ataque ou o motivo: se foi executado por uma organização terrorista estrangeira ou nacional ou se foi um ato de um indivíduo vil" disse Obama. No dia seguinte à tragédia, 12 quarteirões continuavam bloqueados, e Boston parecia uma cidade-fantasma, relata Isabel De Luca.


O Estado de São Paulo
"Após 7 mortes, Venezuela fala em golpe de Estado"

Presidente eleito, Nicolás Maduro denunciou envolvimento…

Pitacos do Zé

Imagem
Esporte é vida

José Ronaldo dos Santos
Alguém muito inspirado escreveu o seguinte: “Para melhorarmos o meio é necessário que todos acreditem no êxito”.  Junto à frase havia a imagem de um espaço descoberto, em ruínas, parecendo ter sido um dia uma sala de aula, pois numa parede se via fragmentos de uma lousa. Diante dela, um homem em pé, usando uma vareta, parecia indicar algo grafado no exíguo espaço. Um grupo de cinquenta crianças, todas negras, sentadas no chão, prestavam atenção à explicação, à aula. Acho que era algum lugar da savana africana.

No dia 14/4 (sábado), acompanhei o meu filho a mais uma etapa estadual de karatê. Local: Ibirapuera, na capital paulista. Saímos antes das três horas da manhã para poder chegar no horário previsto para o início (oito horas). O local estava lotado, com delegações de diversos pontos do Estado. A Academia Nunes de Ubatuba estava representada por dois atletas: Estevan e Edinho.

Por que escrevo isto? Porque havia a possibilidade de mais pessoas ter…

Borboletas

Imagem
Grafei barboletas, tem mais charme, dona Lazinha me deu zero.

Colunistas

EUA: dez anos apagando o Iraque

No primeiro artigo de uma série sobre a invasão norte-americana, Márcia Denser faz uma síntese do pensamento de Naomi Klein sobre o “capitalismo de desastre”, que arrasou o Iraque e seu povo

Márcia Denser
Por ocasião dos dez anos da ocupação americana no Iraque, este não será uma espécie de resumo tampouco um balanço superficial da efeméride, mas uma quase-síntese do pensamento de Naomi Klein, esta brilhante pesquisadora e ativista canadense, condensado em um dos mais importantes capítulos do seu livro A Doutrina do Choque – a ascensão do capitalismo de desastre (Rio, Nova Fronteira, 2008) onde faz um relato, dos mais completos e fundamentados, das motivações profundas – dos norte-americanos – e das não menos fundas e arrasadoras consequências – para o Iraque e seu povo – desta invasão.

Sem contar que ela esteve lá, em 2004, acompanhando como tudo começou.

Naomi abre o texto afirmando que o direito à busca do lucro ilimitado sempre esteve no coração da ideol…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A crise dos institutos técnicos

O Estado de S.Paulo
Três meses depois do início do ano letivo, vários institutos técnicos federais continuam sem professores para lecionar determinadas disciplinas. Alguns institutos estão deixando de oferecer cerca de 200 aulas por dia e em vários cursos o currículo já está comprometido. Em São Paulo, uma das unidades mais prejudicadas é o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que foi criado em 1909 como Escola de Aprendizes Artífices. Com 6,5 mil alunos, o IFSP chegou a obter, em 2009, a nota mais alta entre as escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio.

A crise dos institutos técnicos federais foi retratada recentemente por um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). O documento mostra que faltam 7.966 professores em toda a rede. Segundo os auditores do TCU, a contratação de professores para preencher essas vagas é muito lenta, o que prejudica o atendimento em laboratórios.

Os auditores também constataram que o currículo de muitos cursos …
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 16 / 04 / 2013

O Globo
"A volta do terror: 15 segundos de horror"

Explosões violentas durante a Maratona de Boston fazem EUA reviverem trauma do 11 de Setembro

Sem falar em atentado e explicar a motivação do ataque, Obama ordena reforço de segurança em todo o país, põe principais cidades em alerta e promete punição para os responsáveis pela tragédia, que matou três pessoas e feriu mais de 100. Num intervalo de apenas 15 segundos, duas bombas explodiram na linha de chegada da Maratona de Boston e fizeram os americanos reviver o trauma do terror, quase 12 anos após o 11 de Setembro. Três pessoas morreram, entre elas um menino de 8 anos, e mais de cem ficaram feridas. O impacto das explosões arrancou pernas de corredores, espalhou pânico e desespero entre maratonistas e espectadores. O FBI assumiu o caso, classificado como ato de terror pela Casa Branca. O presidente Barack Obama não falou em atentado e disse que não tinha explicações para o ataque, mas disse que o gov…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O fim de um privilégio

O Estado de S.Paulo
Um debate iniciado em março do ano passado no Supremo Tribunal Federal (STF) terminou na última quarta-feira com uma decisão sensata. Por 7 votos a 4, em sessão administrativa, a Corte derrubou a reprovável norma adotada em 2010, pelo seu então presidente, Cezar Peluso, segundo a qual os nomes dos investigados em inquéritos e dos réus em processos criminais ali instaurados passaram a ser mantidos em sigilo - ficando a sua identificação nos autos restrita às iniciais, mesmo quando a ação não corresse em segredo de Justiça.

A regra parece ter se originado da divulgação da abertura de inquérito contra o presidente do Banco Central à época, Henrique Meirelles. O caso foi arquivado, mas Peluso teria entendido que o episódio prejudicou a imagem da instituição no País e no exterior. O STF, como se sabe, apenas dá início a ações penais que digam respeito a autoridades detentoras do chamado foro privilegiado - notadamente, parlamentares federais, ministr…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 15 / 04 / 2013

O Globo
"Governo investigará fraude no Minha Casa Minha Vida"

Ministério das Cidades abre sindicância, e deputados pedem apuração rigorosa

CGU também será acionada para verificar atuação de ex-servidores em contratos irregulares. O Ministério das Cidades anunciou ontem a instauração de sindicância para investigar o uso de empresas de fachada por ex-servidores da pasta com o objetivo de fraudar o Minha Casa Minha Vida, principal programa habitacional do país. O caso foi revelado ontem pelo GLOBO. Em outra frente, a Controladoria Geral da União (CGU) vai atuar para descobrir como empresas do mesmo grupo repassam dinheiro público, fazem as obras e ainda fiscalizam a construção de habitações populares em cidades com até 50 mil habitantes. Deputados governistas e de oposição pediram apuração rigorosa do caso.


O Estado de São Paulo
"Estatal de aeroportos terá aporte bilionário"

Após privatização de aeroportos, Infraero recebe R$ 1,7 bilhão do gover…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Entre a boa intenção e a realidade

O Estado de S.Paulo
A Emenda Constitucional n.º 59, aprovada em 2009, tornou a "educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade", o que engloba a pré-escola, o ensino fundamental e o médio. Antes, essa exigência se limitava ao fundamental. Nada mais natural, portanto, que o Congresso tenha aprovado lei, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, estabelecendo ser um dever dos pais e responsáveis matricular as crianças na pré-escola a partir dos 4 anos. A pré-escola deverá ter carga horária mínima de 800 horas por ano de, no mínimo, 200 dias letivos.

Ninguém discute que a intenção é a melhor possível. E não só porque os especialistas ressaltam a importância da medida para a educação das crianças. É também porque a creche é um lugar seguro para as mães deixarem seus filhos para poder trabalhar fora, especialmente nas grandes cidades. E um grande número de famílias depende da renda das mães. Mas salta aos olhos o irrealismo de a…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 14 / 04 / 2013

O Globo
"Moradias Populares"

Ex-servidores fraudaram Minha Casa Minha Vida

Grupo criou esquema utilizando construtoras de fachada para obter contratos. Empresas registradas no mesmo endereço, numa modesta casa em São Paulo, conseguiam executar obras com recursos do Ministério das Cidades. Um grupo de ex-funcionários do Ministério das Cidades criou uma rede de empresas de fachada, algumas registradas no mesmo endereço, para abocanhar contratos de construção de casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida.


O Estado de São Paulo
"‘Inflação não precisa de tiro de canhão’, diz Mantega"

Em entrevista ao ‘Estado’, ministro diz que taxas de juros mudaram de patamar e a inflação está controlada

A poucos dias da reunião do Copom, em que a expectativa é de aumento da taxa de juros, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou a Raquel Landim e João Villaerde que a inflação está sob controle e não precisará ser debelada com um “tiro de canhão”. Vamos cum…