Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 8, 2009
Imagem

Ponto de vista petista

Debate Aberto

O verdadeiro palanque de Dilma Rousseff

Maurício Moromizato
Quando dirigentes do PSDB e do DEM anunciam que entrarão com consulta no TSE pedindo que sejam estabelecidos limites para a participação do presidente Lula em atos junto com a ministra Dilma Rousseff, o motivo não é, como alegam, indignação com campanha antecipada.


Gilson Caroni Filho

Se na vida pessoal é importante parar para refletir como estamos nos relacionando com nossas ambições e quais são as reais motivações que nos movem, na vida política é preciso atentar para os torneios lingüísticos cheios de subentendidos da oposição brasileira. Nos dois casos, os jogos de aparência não costumam resistir por muito tempo.

Buscar conhecer bem os percalços, intimidades e armadilhas de discursos que, de tão repetidos, se incorporaram à rotina da pequena política, nos leva a enxergar melhor como a sabotagem institucional é, desde sempre, imperativo de sobrevivência da direita brasileira.

Quando dirigentes do PSDB e do DEM an…
Imagem

Oriente Médio

Preconceito

Diogo Mainardi (Clique aqui e leia na fonte)
Avigdor Lieberman. É o cogumelo venenoso da semana. O cogumelo venenoso é o tema de um conto infantil publicado na Alemanha nazista.

A mulher pergunta:

– Quem é o cogumelo venenoso da humanidade?

O jovem Franz responde:

– Os judeus.

A mulher completa:

– Sim, meu filho. Assim como um único cogumelo venenoso pode matar uma família inteira, um judeu sozinho pode destruir uma aldeia inteira, ou uma cidade inteira, ou um povo inteiro.

Avigdor Lieberman foi um dos maiores vencedores da disputa eleitoral em Israel. Ele comanda o partido ultranacionalista Yisrael Beiteinu. De um dia para o outro, a imprensa o identificou como o cogumelo venenoso do Oriente Médio, ainda mais daninho do que o cogumelo nuclear iraniano. Aparentemente, ele, sozinho, conseguiu destruir qualquer possibilidade de paz com os palestinos. O jovem Franz sabe perfeitamente: se alguém destruiu qualquer possibilidade de paz com os palestinos, só pode ter sido um judeu.

Um…

Pássaros

Imagem
Andorinha leva 13 dias para ir do Brasil aos EUA e surpreende cientistas

Cientistas colocaram 'mochila' para rastrear andorinhas

BBC (Clique aqui e leia o original)
Uma andorinha-azul fez o trajeto entre a Amazônia e o Estado americano da Pensilvânia em apenas 13 dias, surpreendendo cientistas do Canadá, que pela primeira vez conseguiram rastrear toda a rota migratória dessas aves individualmente.

A mesma andorinha-azul tinha levado 43 dias na sua "viagem" de ida - uma distância de cerca de 15 mil km -, quando migra para o sul para evitar o inverno no Hemisfério Norte.

Ao retornar na primavera seguinte, a ave atingiu uma velocidade média de 577 km por dia.

Em um estudo publicado na revista científica Science nesta sexta-feira, os pesquisadores afirmam ter descoberto que essa velocidade chega a ficar entre o dobro e o triplo do que se acreditava até agora.

'Mochila'

A pesquisa só foi possível graças a um minúsculo dispositivo de rastreamento colocados nas costas de…
Imagem

Política

O PMDB é corrupto

Senador peemedebista diz que a maioria dos integrantes do seu partido só pensa em corrupção e que a eleição de José Sarney à presidência do Congresso é um retrocesso

Do Blog do Noblat (Clique aqui e leia o original)
A ideia de que parlamentares usem seu mandato preferencialmente para obter vantagens pessoais já causou mais revolta. Nos dias que correm, essa noção parece ter sido de tal forma diluída em escândalos a ponto de não mais tocar a corda da indignação.
Mesmo em um ambiente político assim anestesiado, as afirmações feitas pelo senador Jarbas Vasconcelos, de 66 anos, 43 dos quais dedicados à política e ao PMDB, nesta entrevista a VEJA soam como um libelo de alta octanagem.

Jarbas se revela decepcionado com a política e, principalmente, com os políticos. Ele diz que o Senado virou um teatro de mediocridades e que seus colegas de partido, com raríssimas exceções, só pensam em ocupar cargos no governo para fazer negócios e ganhar comissões. Acusa o ex-governador de P…
Imagem

Opinião

O pacote paulista

Editorial do Estadão
O pacote anticrise apresentado pelo governo de São Paulo tem dois aspectos especialmente promissores: um importante alívio fiscal, para dar às empresas mais fôlego financeiro num ano de muita dificuldade, e o compromisso de antecipação de despesas, para aumentar o impacto das medidas. O maior risco em tempo de recessão, como observou o governador José Serra, é a formação de uma espiral destrutiva. Se a economia entrar na espiral, as compras diminuirão, a produção também, o desemprego encolherá, o consumo novamente será reduzido e assim por diante. Se essa tendência tomar conta do Brasil, "não vai haver discurso capaz de freá-la", advertiu o governador.

Não se enfrenta uma crise apenas apresentando uma lista de intenções e reafirmando os compromissos de ação em discursos vigorosos a cada dois dias. A rapidez na execução dos programas é pelo menos tão importante quanto os valores envolvidos - investimentos, incentivos fiscais e facilidades …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 14 / 02 / 2009

Folha de São Paulo
"Recessão se aprofunda na Europa"

Economia do continente tem queda acentuada no último trimestre de 2008; nos EUA, Câmara aprova pacote

O agravamento da crise global ampliou a recessão na Europa. A União Européia (com 27 países) entrou oficialmente em recessão, após uma queda de 1,5% no produto Interno Bruto no último trimestre do ano passado. Foi o segundo trimestre consecutivo de queda. Considerando apenas a zona do euro, que abrange 16 dos 27 países, a economia também encolheu 1,5% no quarto trimestre de 2008 ante o terceiro. Este bloco já acumulava dois trimestres seguidos de recuo. O resultado foi pior que o dos EUA, que teve queda de 1%. Na Europa, a Alemanha teve a maior retração desde 1990, e o PIB francês sofreu o pior recuo em 34 anos. Holanda, Portugal, Reino Unido, Itália e Espanha também tiveram queda, aumentando a pressão para que o Banco Central Europeu corte mais os juros. No ano passado, o bloco foi o segundo principal d…
Imagem

Culinária

Ancestral do homem comia nozes com casca e tudo, sugere análise

Equipe de pesquisadores estudou crânio do Australopithecus africanus. Biomecânica e marcas nos dentes indicam consumo de frutos muito duros.

Reinaldo José Lopes do G1 (Clique aqui e leia o original)
Utensílios para quebrar nozes provavelmente seriam supérfluos para o Australopithecus africanus, ancestral da humanidade que viveu há mais de 2 milhões de anos na África do Sul. Um estudo coordenado por David Strait, da Universidade de Albany (Costa Leste dos EUA) usou simulações biomecânicas do crânio da criatura, bem como análises do desgaste de seus dentes, para mostrar que o A. africanus era capaz de quebrar nozes, castanhas e outros frutos duros com os próprios dentes. A capacidade pode ter dado a ele um recurso alimentar importante em tempos difíceis. A pesquisa está na edição desta semana da revista científica americana "PNAS".

Nota do Editor - Alguns cientistas desconhecem os segredos da gastronomia paleolítica. …
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Importações

Entre a defesa comercial e o protecionismo

Antonio Carlos de Mendes Thame*
Diante do déficit nas contas externas, verificado em 2008, o governo decidiu restringir as importações, por meio da exigência de licença prévia para produtos comprados no exterior. Três dias depois, forçado pelas fortes reações negativas provocadas pela medida, o bloqueio foi revogado.

Nesse curto tempo, no entanto, a decisão causou a paralisação de diversos setores da economia, que precisam da importação de insumos para poder produzir. Além disso, o país correu o risco de ser contestado na OMC, organismo do qual é signatário, sob a acusação de protecionismo.

Sabe-se agora que o governo adotou a medida para proteger a indústria brasileira principalmente contra importações predatórias, mas a dose foi exagerada e acabou atingindo parte da própria produção nacional.

É evidente, no entanto, que o Brasil deve combater a concorrência desleal de certos exportadores, mas com competência. Nessa linha, a Câmara aprovou, no fi…

Solução para a crise

Imagem
Barco movido a energia humana

Da revista Época (Clique aqui e leia o original)
Uma alternativa aos navios abastecidos com combustíveis fósseis, causadores do aquecimento global, é usar uma espécie de barco em formato de concha que deslizaria sobre as águas do rio movido com a energia do exercício humano.

Dentro do "ecobarco" haveria uma academia de ginástica e a energia das pessoas nas esteiras e bicicletas seria usada para impulsionar o meio de transporte. Mas será que essas academias flutuantes seriam uma solução para o trânsito das grandes cidades?

A praticidade da ideia é discutível. Será que as pessoas iriam mesmo suar no caminho de encontros e entrevistas de emprego? Os recursos usados para construir a academia valeriam a economia de energia depois? Talvez seja mais fácil ir de bicicleta ou a pé mesmo.

Nota do Editor - Eis uma solução de dois gumes, como a faca que matou Calim, primo de Abrahão e amante de Geisa Natasha. Imagine, considerado leitor, uma frota de barcos-acad…
Imagem

História mal contada

Cadê as provas da tortura contra Paula Oliveira?

por Paulo Moreira Leite (Clique aqui e leia o original)
Para ser sincero, não estou impressionado com a reação da polícia suiça diante da denúncia de Paula Oliveira, advogada torturada por três neo-nazistas na última segunda-feira. Os policiais do mundo inteiro são parecidos: não querem problemas nem dificuldades. Se provarem que nada aconteceu, será uma dor de cabeça a menos. Se conseguirem argumentos para dizer que a história de Paula Oliveira não se sustenta, ganharão uma medalha.

É um comportamento inaceitável mas é assim mesmo, como ensina o caso de Jean Charles, executado pela polícia inglesa num metrô de Londres.

Os atentados racistas cresceram 30% entre 2006 e 2007 na Suiça. Isso não aconteceria se essa questão fosse uma prioridade para as autoridades, certo?

O que eu estranho é a demora na produção de provas que irão garantir os direitos de Paula Oliveira. Isso só ajuda a esvaziar o caso. Acho que seus familiares e mes…
Imagem

Brasil

Serviço caro e ineficiente

Sidney Borges
Num certo dia do ano passado um amigo telefonou:
- Você usa provedor?
Respondi que sim. Não há como ter Speedy sem provedor, continuei. Uso o Terra.
- Não precisa mais. Saiu uma liminar obrigando a Telefônica a conectar direto. Eu já cancelei o meu.

Parei para pensar. Num confronto entre interesses do povo e da Telefônica é quase certo que devem prevalecer os da Telefônica.

Acertei na mosca. Semanas depois, como sói acontecer em situações similares, a Telefônica derrubou a liminar. Eu nem me dei ao trabalho de cancelar o provedor, continuo com o Terra, que por acaso é da Telefônica.

Mas pois é, sempre há um mas, a partir do momento em que a "simpática" empresa recuperou seus interesses novos problemas começaram. Ao fazer a conexão aparece um aviso lembrando da obrigatoriedade do provedor e patati, patatá, etc. Ok, eu já sei! Embaixo um retângulo avisa: clique aqui e continue navegando na internet.

Sentiram o drama? Se o aviso não carregar v…
Imagem

Coluna da Sexta-feira

Estudando

Celso de Almeida Jr.
Tenho grande interesse por administração de empresas.

Por muitos anos, tenho vivido uma experiência bastante rica nesse sentido, no segmento educacional.

Além disso, o contato com uma das mais antigas consultorias brasileiras para gestão, transformação e crescimento de indústrias estimulou a minha vocação para o assunto.

Fica muito evidente que os diversos estudos nessa área trazem enormes contribuições para o empreendedor, seja qual for o porte do negócio.

Daí a necessidade permanente da capacitação dos que optam pelo gerenciamento e controle de empresas.

Não vale apenas a intuição.

O mercado está altamente competitivo e não é possível manter um negócio sem forte planejamento e alta velocidade nas ações.

Nesse sentido, o setor privado tem mais agilidade que o setor público, em função de uma legislação menos complexa, apesar de ainda muito retrógrada no caso brasileiro.

Por essas e outras, tenho recomendado aos empreendedores que convivo que busquem o estudo cont…
Imagem

Opinião

Barack Obama diante do retrato da África

Washington Novaes
Barack Obama desperta milhares de indagações no mundo todo - sobre o que fará na crise financeira com o desemprego, o protecionismo, com as guerras no Oriente Médio, com as relações com a China e a Rússia, com a América Latina e assim por diante. Uma das menos frequentes - estranho que pareça - é sobre a África: qual será sua postura diante do continente do qual descende (o pai é queniano e um de seus meios-irmãos foi detido lá há poucos dias por porte de maconha) e que é o mais pobre de todos, permanentemente convulsionado por guerras, massacres, pragas e outros dramas?

Não há resposta ainda. Nem poderia haver, tantas são as interrogações nessa área do mundo onde os interesses dos países colonizadores retalharam, separaram, dividiram e puseram em confronto milhares de etnias, como demonstrou magistralmente o jornalista polonês Ryszard Kapuscinski em seus livros Ébano - minha vida na África e A guerra do futebol (ambos editados p…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 13 / 02 / 2009

Folha de São Paulo
"Banco público se previne contra aumento do calote"

Temor de inadimplência eleva reserva da Caixa e do BB em R$ 2,335 bi

O medo do crescimento do calote em 2009 com a retração econômica fez ao dois principais bancos públicos, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, elevarem em R$ 2,335 bilhões, no final do ano passado, a reserva para cobrir eventuais perda com inadimplência. Esse montante equivale a todo o gasto do governo com compra de merenda escolar e livros didáticos em 2008. A decisão, que reduz o lucro dos bancos, tem sido tendência no sistema financeiro desde o último trimestre de 2008, período de agravamento da crise. No caso dos bancos públicos, a reserva extra é feita num momento em que eles são usados pelo governo para tentar minimizar a crise de crédito. Desde o final de setembro, Caixa e BB têm comprado carteira de bancos em dificuldades e elevado a concessão de crédito. Segundo o Banco Central, as instituições priva…
Imagem

Por trás da crise

Jogo de cartas marcadas

Sidney Borges
Bernard Madoff é o nome do vigarista que conseguiu a façanha de fazer sumir 15 bilhões de dólares. Diz a lenda que usando 5 mil dólares ganhos trabalhando duro nas férias como salva-vidas e regador de jardins, Madoff criou uma empresa com o seu nome. Aí começou a carreira que agora está prestes a terminar em cadeia.

Nos Estados Unidos ricos vão presos. E ficam presos.

Hoje Madoff está em bundas, como diriam meus amigos de aeroclube. Depois de manipular mais de 50 bilhões de dólares de “clientes” ele se diz sem nada e ao que tudo indica é verdade. Nem o mais talentoso dos mágicos consegue fazer coisa parecida. Não foi truque, o dinheiro bateu asas e voou, sumiu, evaporou.

Como pode? Essa é a pergunta de quem rala pra ganhar a vida. Como pode? Simples, você já ouviu falar em corrente? Teoricamente funciona, a base é a confiança. Se ninguém falhar muitos acabam ganhando. Como toda moleza tem um preço, as correntes acabam complicando. Quem é pego na fase …

Darwin

Imagem

Coluna da Quinta-feira

Licitações e cia.

Marcelo Pimentel
O Ministério Público de São Paulo encontrou fortes indícios de formação de cartel nas licitações para contratação de empresas fornecedoras de merenda escolar.

Tem muito prefeito com as barbas de molho, esperando o seu município ser investigado. Começou na Capital, já chegou a Taubaté e avança celeremente por vários municípios.

A lei 8.666, a famosa Lei das Licitações, procura dar moralidade às compras públicas. Trata-se de um instrumento importante para o gestor público, mas esse dispositivo também conseguiu ser lesado a partir de vários mecanismos de burla criados pelos usurpadores do dinheiro público.

Em todas as modalidades de compra, previstas em lei, é possível se dar um jeitinho. Normalmente, o melhor chefe da seção de compras de uma prefeitura é aquele que já conhece as manhas para acertar uma determinada compra.

É fato também, que a lei engessa a atuação dos governos, que muitas vezes ficam impedidos de comprar algo importante por várias interposiç…

Audrey

Imagem
Audrey Hepburn é eleita atriz mais bonita da história do cinema

Protagonista de 'Bonequinha de Luxo' supera beldades como Grace Kelly, Marilyn Monroe e Sophia Loren

Efe
Audrey Hepburn em 'Bonequinha de Luxo'LONDRES - Audrey Hepburn foi escolhida a atriz mais bonita da história do cinema de Hollywood, à frente de Angelina Jolie e de estrelas como Grace Kelly, Sophia Loren, Julia Roberts e Cameron Díaz, segundo uma pesquisa publicada no Reino Unido. A atriz, que protagonizou clássicos como Sabrina (1954) e Bonequinha de Luxo (1961), venceu na votação estrelas atuais tão populares quanto Jolie, por exemplo, que ficou em segundo lugar.
Leia mais

Nota do Editor - Eleições que envolvem beleza são carregadas de subjetividade. Já dizia Galileu na Galiléia: "quem ama o feio bonito lhe parece". Vamos ao cinema em busca de distração, embora o pessoal do Cinema Novo achasse que a sétima arte poderia mudar o mundo. Perderam a batalha, o povo quer mesmo é se divertir. Por essa…
Imagem

Em foco

Quando um não quer dois não brigam

Rui Grilo
Quando fui eleito para representar a Pedreira na Agenda 21 e, depois, para representar a sociedade civil na Agenda 21 do Litoral Norte, o atual presidente da Pedreira me disse que iria me interpelar sobre todos os acontecimentos da Agenda 21. Ainda não há uma posição formada dos integrantes da Agenda 21 sobre o Lixo Zero, porque é uma proposta inovadora mas acredito que nenhum ambientalista defenderia o transbordo se houvesse uma solução diferente. E há: o PROJETO LIXO ZERO. E temos documentos assinados pelo prefeito e outros secretários que comprovam que ele já tinha essa informação e mesmo assim optou pelo transbordo.

Uma das orientações de um bom planejamento de reuniões é que ele não pode ser rígido e deve contemplar demandas que sejam relevantes. Como o objetivo da reunião havia sido frustrado pois aquele que viria trazer informações, confirmou que não as possuía, fiz um relatório do acontecido na Câmara porque sou morador do bairro e se…
Imagem

Opinião

Professores reprovados

Editorial do Estadão
Os interesses corporativos voltaram a tumultuar o funcionamento da rede escolar pública de São Paulo, levando o início das aulas a ter de ser adiado para 16 de fevereiro e prejudicando, com isso, 5 milhões de alunos do ensino básico. O problema, desta vez, foi a prova de seleção dos professores temporários.

No total, a rede pública necessita de 230 mil docentes e, como só há 130 mil concursados, são contratados 100 mil professores temporários. Este ano, para preencher as 100 mil vagas, a Secretaria Estadual da Educação realizou um teste em dezembro, para o qual se inscreveram 214 mil candidatos - entre eles a quase totalidade dos antigos professores temporários.

No entanto, em razão de divergências com relação ao conteúdo da prova e da resistência do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (Apeoesp), que se opõe a esse critério de seleção, alegando que os docentes temporários que já trabalham na rede escolar há muitos anos não po…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 12 / 02 / 2009

Folha de São Paulo
"Demissão cresce; governo amplia seguro-desemprego"
O mercado de trabalho no Brasil deverá enfrentar o pior janeiro desde pelo menos, 1999 – ano da desvalorização do real. Com base em dados preliminares, o ministro, Carlos Lupi (Trabalho) disse que o saldo de vagas no mês foi negativo. A ultima vez que isso ocorreu foi há dez anos, quando o mercado perdeu 41.211 vagas. O ministro, que chegara a prever geração de empregos no mês, estima que o corte atinja “menos que a metade do que ocorreu em dezembro” (655 mil postos). O Codefat (Conselho deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) aprovou as regras para atender em duas parcelas o seguro-desemprego para setores da economia e Estados em que haja desemprego em massa. Hoje, são até cinco parcelas. Segundo Lupi, se a crise se agravar, sua pasta poderá recomendar ao Planalto que amplie o seguro-desemprego para até dez parcelas. Ele confirmou que o governo estuda permitir saque de p…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Combustível

Petróleo cai por alta de estoques e previsão de demanda menor

Em Nova York, contrato para março fechou cotado a US$ 35,94. Redução do consumo de petróleo deve ser o maior desde 1982.

Do Valor OnLine
Os preços do petróleo voltaram a cair no mercado internacional nesta quarta-feira (10), sob efeito de um novo aumento dos estoques americanos de petróleo, fato ocorrido pela 18ª semana consecutiva.

Em Nova York, o valor do barril recuou para o menor valor em cerca de um mês. O vencimento do contrato de petróleo na Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (Nymex) caiu US$ 1,61, para US$ 35,94. Em Londres, o barril para março cedeu US$ 0,33, para US$ 44,28.
Leia mais

Nota do Editor - O preço da gasolina é o mesmo, mas o preço do petróleo, matéria prima da gasolina, caiu de 140 para 36 dólares o barril. Esquisito né? Ah! Eu quase ia me esquecendo que a Petrobras é nossa. Minha alma se enche de orgulho quando penso nisso, só fico um pouco chateado quando encho o tanque do carro. (Sidney Borges)
Imagem

Horror

Mundo civilizado. Onde?

Sidney Borges
A notícia é triste e causa repulsa. Esta postada no Blog do Noblat e pode ser lida na íntegra clicando-se aqui.

A advogada Paula Oliveira, 26 anos de idade, funcionária em Zurique, na Suiça, do maior conglomerado econômico da Dinamarca, A P Moeller/Maersk, líder mundial em transporte marítimo de contêineres, foi atacada na noite do último domingo por três skinhead neonazistas.
Um deles exibia uma
suástica tatuada atrás da cabeça.
Dois dos agressores a imobilizaram depois de espancá-la e deixá-la seminua. O terceiro sacou de um estilete e passou a retalhar várias partes do seu corpo - braços, pernas, barriga e costas.
O ato final da sessão de tortura foi entalhar nas duas coxas de Paula a sigla SVP - Scheiz Volks Partei. Em português, Partido Popular da Suíça ou Partido do Povo Suíço.
Paula estava grávida de gêmeos há três meses. Eram duas meninas. A agressão a fez abortar.


Desta vez eu gostaria de debater com os que creditam os males do mundo à pobreza e …
Imagem

Futebol

Elevador

Sidney Borges
Guardadas as devidas distâncias salariais a vida dos técnicos de futebol e dos ascensoristas se parece.

É um eterno sobe e desce, embora a freqüência seja mais intensa no trabalho dos comandantes de elevadores.

Não faz muito tempo, ao ouvir o nome do técnico da seleção a crônica esportiva entoava o mantra: mata, esfola, arranca o fígado. Falo do Dunga, bom moço, esforçado, lutador.

Hoje ele é endeusado, considerado superior ao Felipão, que está em baixa. O valente Gaúcho (Me refiro ao Felipão, Dunga também é Gaúcho) foi demitido de um clube inglês. O time não ia bem, Felipão dançou.

Na velha Albion se pratica um futebol pra lá de esquisito. A coisa parece uma imensa lavanderia de dinheiro russo. Não estou dizendo que é, apenas que parece.

Futebol sem derrotas é impossível. Futebol sem cartolas de vida misteriosa e enriquecimento igualmente obscuro também não existe. Os técnicos surfam na onda das vitórias e fogem do tubarão quando a maré vira.

O que dá para saber …