Postagens

Mostrando postagens de Setembro 6, 2009
Imagem

Eleições 2010

Ibope escondido

Diogo Mainardi (original aqui)
José Serra: 57 pontos. Dilma Rousseff: 23 pontos. Esse foi o resultado da última pesquisa eleitoral do Ibope, realizada entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. Os dados correspondem ao que os principais candidatos a presidente da República obteriam num segundo turno, incluindo os votos brancos e nulos. Contando só os votos válidos, José Serra derrotaria Dilma Rousseff com uma folga espantosa de 42 pontos. Na ponta do lápis: 71 a 29.

Caso alguém se interesse por detalhes metodológicos, foram consultados 2 002 eleitores, em 142 cidades brasileiras. Margem de erro: 2 pontos a mais, 2 pontos a menos. A pesquisa ficou escondida até agora porque foi encomendada pelo próprio Ibope, que faz um acompanhamento permanente da disputa presidencial. Em menos de duas semanas, o instituto realizará outra pesquisa, dessa vez para a CNI. Se os números continuarem iguais, a candidatura de Dilma Rousseff desmoronará.

Além de pesquisar o segundo turno, o Ibo…
Imagem

Opinião

Ameaças à imprensa

Editorial do Estadão
No tempo em que as ditaduras infestavam a América Latina, censura então imposta à imprensa era um corolário do arbítrio. Nas últimas duas décadas a região passou por um processo de redemocratização e os latino-americanos - com a exceção dos de Cuba - voltaram a poder exercitar a plena liberdade de expressão. Mas os tempos estão mudando de novo e em alguns pontos da América Latina já se registram manifestações cada vez mais explícitas de intolerância sob variadas formas de cerceamento da expressão.

A grosseira tentativa de intimidação, levada a efeito pelo governo Kirchner contra o principal grupo de comunicação da Argentina - que edita o diário Clarín -, é a mais nova agressão à liberdade de imprensa de uma verdadeira onda censória que varre vários regimes que se pretendem democráticos da América Latina. Na quinta-feira, mesmo dia em que o jornal portenho publicava uma reportagem revelando a concessão de um subsídio irregular de mais de 10 milhões …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 12 / 09 / 2009

Folha de São Paulo
"PF prepara ação contra empreiteiras"
A Polícia Federal prepara ação de busca e apreensão em algumas das maiores empreiteiras do país. A operação inclui as casas de executivos das empresas, acusadas de fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva na execução de obras em aeroportos de todo o país. A Justiça autorizou a ação no último dia 2, mas negou pedido de prisão de suspeitos.

O Estado de São Paulo
"Brasil volta a crescer, mas investimento ainda patina"

Consumo e serviços puxam expansão de 1,9% na economia no 2.º trimestre

Puxado pelo consumo das famílias e pelo setor de serviços, o Brasil saiu da recessão no segundo trimestre, com um crescimento de 1,9% ante o primeiro, na série que elimina influências sazonais (ou 7,8%, anualizando o dado, como se faz nos Estados Unidos e em outros países).

Twitter
Imagem

Cruzes!

Fim de "relação com amigo" motivou Nelsinho a fazer acusações, diz Briatore

da Folha Online
O chefe da equipe Renault de F-1, Flavio Briatore, declarou que as acusações feitas por Nelsinho Piquet à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) sobre a suposta armação de um acidente no GP de Cingapura de 2008 foi motivada por o dirigente ter interferido em um relacionamento do piloto com um amigo com o qual morava em Oxford (Inglaterra).

Nelsinho disse que provocou o acidente para ajudar seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, a pedido de Briatore e do engenheiro chefe do time, Pat Symonds.
Leia mais

Nota do Editor - Essa foi direto na ferradura. O filho de Nelson Piquet é gay? Ayrton Senna, que a tudo observa da varanda de sua núvem, não consegue parar de rir. (Sidney Borges)

Twitter
Imagem
Até tu, Uribe!

(Miami Herald-La Nacion, 08/09) Trechos do artigo de Andrés Oppenheimer "A nova reeleição, uma proposta autodestrutiva".(Do Ex-Blog do Cesar Maia)

1. O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, que goza de alta popularidade pela sua exitosa campanha contra os narcoterroristas, está a um passo de mudar a constituição e se apresentar a um terceiro mandato. Isso converterá a Colômbia em uma república bananeira. Desde que Uribe assumiu a presidência o número de guerrilheiros das FARC reduziu-se de 23 mil a 8,5 mil e os sequestros de 2.900 casos anuais a 437. Pela primeira vez em muitos anos os colombianos podem viajar com tranquilidade por seu país.

2. A economia está crescendo, a pobreza diminuiu 11% em seis anos e o investimento estrangeiro alcançou um recorde ano passado com 10 bilhões de dólares. Os críticos da nova reeleição, e que reconhecem o bom trabalho, dizem que Uribe não deveria postular-se de novo, precisamente para garantir a continuidade de seus logros.…
Imagem

Deu na Folha

Turbulência

De Eliane Cantanhêde (original aqui)
Mais uma reviravolta no processo de seleção dos 36 novos caças que a FAB pretende adquirir, a um preço que pode chegar a 4 bilhões de euros: apesar da expectativa de que a comissão técnica não indicasse nenhum vitorioso, é exatamente isso que ela vai fazer.

Segundo o brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, um oficial aviador com MBA em projeto pela Fundação Getulio Vargas, a comissão, que se chama Copac, vai, sim, indicar "o mais pontuado" entre os três finalistas: o Rafale, da francesa Dassault, o F-18, da americana Boeing, e o Gripen, da sueca Saab.

O que isso significa? Que, se a comissão apontar o Rafale como "mais pontuado", será um alívio geral para Jobim, Amorim, Marco Aurélio Garcia e principalmente Lula, que já deram mil indicações de que preferem o francês.

Mas, e se a comissão indicar o F-18 ou o Gripen? Vai ser uma saia justa, com Lula numa situação desconfortável: ou ele escolhe o Rafale assim mesmo e diz, com todas …
Imagem

Suplentes vão esperar

Presidente do TSE diz que aumento do número de vereadores só vale para 2012

MÁRCIO FALCÃO GABRIELA GUERREIRO da Folha Online, em Brasília
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, disse nesta quinta-feira que a ampliação do número de vereadores do país, aprovada na noite de ontem na Câmara em primeiro turno-- só deve entrar em vigor nas eleições de 2012, sem efeitos retroativos.

Britto disse acreditar que uma decisão do Congresso não pode substituir a escolha dos eleitores --que elegeram os vereadores que atualmente exercem mandato. "A jurisprudência do TSE entende que se pode aumentar o número de vereadores, mas só vale para a legislatura subsequente. Uma emenda não pode substituir a voz das urnas", afirmou.
Leia mais

Twitter
Imagem

Coluna do Celsinho

Confissão

Celso de Almeida Jr.
Acho que já prescreveu.
Foi em 1983.
O machado era do meu avô.
Meu cúmplice, o Paulo Ives Brito, certamente vai me perdoar pela denúncia, afinal, já se foram 26 anos...
Além do mais, naquele tempo, os verdolengos não eram tão assanhados.
Talvez, por isso, a bronca mais significativa foi a da dona Tryone, coordenadora na escola e mãe da Vandinha, amiga querida.
O problema é que aquela árvore estava bem no lugar onde queríamos construir o palco do Capitão Deolindo.
Já havíamos arrecadado o material para a construção, numa gincana memorável.
O professor Corsino e a Adelaide já tinham convencido a prefeitura a ceder a mão de obra.
Restava aquela palmeira.
Resistente, coitada.
Mas totalmente abandonada.
Suas folhas eram carregadas de teias de aranhas.
Ela ficava no pátio coberto, sem nenhuma planta por perto.
Feinha...
Não resistimos.
Foi num final de semana.
Como membros do Centro Cívico, tínhamos passe livre.
E, assim, num sábado quente, findamos com ela.
Não sei o que acontece…
Imagem

Opinião

Uma gripe à espera de mais discussão

Washington Novaes
Com os presidentes Oscar Arias, da Costa Rica, e Álvaro Uribe, da Colômbia, além do chefe das Forças Armadas e dois ministros colombianos, já atacados pela gripe suína, e o presidente da Bolívia, Evo Morales, recebendo tratamento preventivo - também se têm recomendado cuidados especiais ao presidente Lula, que com eles teve contatos a portas fechadas -, esse novo mal, que já era conhecido nos Estados Unidos em 1998 e se espalhou mais recentemente a partir do México, corre o risco de criar situação semelhante à vivida pela Europa no início do século 16, quando a sífilis se disseminou pelo continente. Naquela ocasião, cada país dava à doença uma denominação que sugeria ser ela originária de um país rival - "mal francês", "mal de Bordeaux", "bexiga francesa" e "doença francesa" eram muito comuns, ao lado de "doença castelhana", "mal napolitano" e "doença polonesa", e…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 11 / 09 / 2009

Folha de São Paulo
"Países vão refazer propostas de venda de caças ao Brasil"
França, EUA e Suécia aceitaram melhorar preços e condições de suas ofertas para fornecer caças à FAB, após reunião com representante da Aeronáutica. O encontro aconteceu depois da divulgação de comunicado que indicava a preferência brasileira pelos franceses Rafale. Segundo o brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, o vitorioso técnico será indicado a partir da confrontação de dados técnicos.

O Estado de São Paulo
"Governo quer cobrar mais da mineração"

Ideia é usar dinheiro para reforçar Fundo Social do pré-sal

O governo quer engordar ainda mais os cofres do Fundo Social que receberá os recursos obtidos pela União com a exploração do pré-sal. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o fundo poderá ser complementado com parte dos royalties cobrados das empresas que atuam no setor de mineração. Lobão explicou que essa possibilidade está em estudo e poderá fazer part…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Artigo

As promessas do Pré-Sal

Demóstenes Torres no Blog do Noblat(original aqui)
Quando era estudante universitário, conheci um dentista e militante do Partidão, um daqueles prestistas da esquerda nacionalista que citava os doze Césares de memória e acreditava, apesar da oposição ao regime militar, na propaganda dos generais de que iríamos superar a crise do petróleo com a extração do óleo de nossas enormes reservas de xisto betuminoso. Era uma explanação fantástica de como retirar petróleo de pedra.

Eis que novamente nos encontramos diante de enorme promessa de futuro com o Pré-sal. Desta vez, o óleo e o gás natural vão nos dar suporte para financiar a educação, diminuir as disparidades de renda, criar capacidade tecnológica, enfim fazer definitivamente o Brasil grande.
Sequer houve definição do marco regulatório do Pré-sal e já há Estados em franca campanha para que os recursos que jorrarão dos royalties do petróleo permaneçam como estão, maldistribuídos e com a qualidade do gasto público pio…
Imagem

Energia

O pré-sal e o enigmático futuro brasileiro

Por Carlos Lessa (*) (original aqui)
Lula anteviu um "Iraque" em nosso território e suspendeu o leilão da ANP; agora é necessário retirar da Petrobras a missão de "honrar seus acionistas". Toda profissão tem cacoetes lingüísticos. O geólogo brasileiro denomina os campos submarinos de petróleo existentes abaixo de um enorme e espesso lençol de sal de pré-sal. O geólogo ordena o mundo de baixo para cima. O sal dificulta e encarece a extração, porém preserva um óleo leve e de ótima qualidade.

Fortes evidências levam a crer que há 130 milhões de anos começou o desquite entre África e América do Sul. No meio, surgiu um lago que, crescendo, dá origem ao Atlântico Sul. O material orgânico foi sepultado debaixo do sal; posteriormente, outros elementos se depositaram. A combinação de temperatura e pressão converteu a matéria orgânica em petróleo. Movimentos tectônicos deslocaram o sal; parte do petróleo migrou para cima das janelas de…
Imagem

Brasil

Glorioso porvir

Sidney Borges
Desde a infância ouço falar em país do futuro. O futuro chegou e continua a mesma conversa. O ministro Mantega diz hoje na Folha(http://bit.ly/3AJZGk) que o porvir glorioso será materializado na forma de quinta economia do mundo. Vai acontecer na próxima década.

Ontem publiquei uma matéria sobre condomínios de luxo. Ilhas de fantasia protegidas por altos muros. As barreiras servem para isolar ricos pela graça de Deus de pobretões que não sabem o seu lugar. Audácia, daqui a pouco mulheres que vivem do lado de fora vão se achar no direito de ter sapatos de 10 mil reais. Com sola vermelha. O pessoal do andar de cima adora o lulismo.

O primeiro choque de quem viaja é verificar que nas democracias desenvolvidas não há tanta desigualdade. As periferias são bonitas e em nada lembram os amontoados africanos que cercam as cidades brasileiras. Na verdade o conceito brasileiro de periferia não existe por lá.

Eu não tenho dúvida da sinceridade do ministro Mantega. De seu…
Imagem

Opinião

Disseminação da internet

Editorial do Estadão
A transmissão de dados, voz e vídeo poderá ser feita pela rede elétrica, prevê a Resolução 375 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 25 de agosto. Em tese, os mais de 90 mil km de linhas de transmissão do País tanto servirão para levar energia a 63,9 milhões de residências e empresas como para assegurar o acesso à internet a quase toda a população.

Aprovada a norma, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, apressou-se em enviar à Assembleia projeto de lei que autoriza a estatal Cemig a vender serviços de telecomunicações usando a nova tecnologia. O compartilhamento da rede de transmissão é um sistema conhecido no exterior - o Power Line Communication (PLC) - aplicado em larga escala em países como os Estados Unidos, Grã-Bretanha, Itália, França, Alemanha e Suíça.

Se o Brasil não teve, há mais tempo, acesso ao sistema, isto se deve ao atraso da regulamentação dos serviços. Antes da Resolução 375, os usuários dependiam apenas dos…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 10 / 09 / 2009

Folha de São Paulo
"Lula faz acordo e recua na urgência do pré-sal"
O presidente Lula recuou e aceitou retirar a urgência constitucional dos quatro projetos de lei sobre o marco regulatório do pré-sal. Em troca, a oposição fechou acordo com a base aliada do governo na Câmara dos Deputados para votar os projetos até 10 de novembro. O acordo deu à oposição mais 24 dias corridos para debater e tentar modificar a proposta do governo.

O Estado de São Paulo
"Extradição de Battisti divide STF e julgamento é suspenso"

Sessão para com placar em 4 a 4; tendência é de decisão contra ativista italiano

O Supremo Tribunal Federal (STF) se dividiu ontem na votação do pedido de extradição do ativista Cesare Battisti para a Itália. Nove ministros participaram do julgamento, que foi interrompido por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello. Até agora quatro votaram a favor da extradição e quatro contra. Caberá ao presidente da corte, Gilmar Mendes, de…
Imagem

Cartas de Buenos Aires

Imagem
O artigo postado abaixo saiu ontem no Blog do Noblat e vem de encontro a um tema que me é recorrente. Desigualdade. Comento no final.(Sidney Borges)

Uma dura lupa sobre os anos 90
X
Gisele Teixeira
Uma das primeiras novelas que li ao chegar na Argentina foi “Las Viudas de los Jueves”, de Cláudia Piñeiro. É daquelas obras que a gente não larga até terminar.

Prêmio Clarín de Novela em 2005, já vendeu mais de 150 mil exemplares e foi publicado no Brasil sob o título “As Viúvas das Quintas-feiras”.

A história chega esta semana às telas dos cinemas daqui e deve ser um grande sucesso. Além de um elenco de primeira, tem a direção de Marcelo Piñeyro, o mesmo de Plata Quemada e Kamchatka.

O livro narra a trajetória de quatro casais de classe média alta que têm suas vidas alteradas quando três cadáveres aparecem boiando na piscina do condomínio, nos arredores de Buenos Aires.

O pano de fundo é a crise econômica de 2001-2002, que culminou com a renúncia do presidente Fernando de la Rúa.

O que me chamou a…
Imagem

Opinião

O bom comprador

Editorial do Estadão
O presidente Nicolas Sarkozy talvez não seja um grande vendedor, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com certeza, é um grande comprador. Sar- kozy veio ao Brasil como convidado especial para as solenidades do 7 de Setembro e para fazer um balanço da implementação dos acordos bilaterais de cooperação, inclusive do acordo pelo qual a França fornecerá ao Brasil meia centena de helicópteros, quatro submarinos, um casco para o futuro submarino nuclear, além de promessas de transferência de tecnologias, exceto nuclear. Tudo isso a um custo estimado em cerca de R$ 25 bilhões. Quando voltou para Paris, Sarkozy levava no bolso também o compromisso do governo brasileiro de iniciar negociações com a Dassault para a compra de 36 caças Rafale, a um custo que oscilará entre R$ 7 bilhões e R$ 10 bilhões. Sem ouvir a FAB, Lula atalhou um processo de seleção de equipamentos iniciado em 1994.

Em menos de 24 horas e em circunstâncias que sugerem aquilo que os fr…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 09 / 09 / 2009

Folha de São Paulo
"Chuva recorde mata e paralisa SP"
Fortes temporais causaram a morte de pelo menos sete pessoas em SP e no Sul do país. O volume de chuva em 24 horas na capital paulista é o maior desde 1963, segundo projeção do Inmet. Em Osasco (Grande SP), um deslizamento matou uma mulher. No início da noite, os bombeiros e a Defesa Civil ainda procuravam, nos escombros, outras três pessoas desaparecidas.

O Estado de São Paulo
"Chuva causa 7 mortes no Sul e em SP"

Marginal do Tietê volta a ter enchente após 4 anos; telefonia entra em colapso

Sul e Sudeste enfrentaram ontem dificuldades típicas de verão, com enchentes em 4 Estados, alagamentos e 7 mortes, mas ainda no inverno. A capital paulista registrou o dia de setembro mais chuvoso da história, com 62,6 mm de precipitação até as 15h. Um fenômeno climático atípico, fora de época, causou a tragédia. Os problemas começaram no sul da Argentina, onde tornados mataram 10 e feriram 50 na segu…
Imagem

Petróleo

Petrobras retoma a produção na área de Tupi, no pré-sal de Santos

CIRILO JUNIOR da Folha Online, no Rio
A Petrobras informou nesta terça-feira que a produção na área de Tupi, no bloco BM-S-11, no pré-sal da bacia de Santos, foi retomada no último sábado. O poço havia sido fechado no início de julho, depois que um parafuso de fixação de uma das árvores de Natal molhadas (equipamento submarino de controle de fluxo de poços) do projeto apresentou defeito.

Pré-sal é passaporte para combater desigualdade, diz Dilma
Brasil não tem interesse em participar da Opep, diz Lula
Petrobras quer unir poço de Iara com área da União

Inicialmente, a estatal estimava que a produção em Tupi seria paralisada por três meses. A área é a primeira do chamado cluster (polo central) do pré-sal na bacia de Santos a operar, ainda de forma experimental.

O chamado TLD (Teste de Longa Duração) vai durar 15 meses, e vai fornecer informações sobre o comportamento do reservatório local durante a extração de óleo. Nesse tempo…
Imagem

Eleições 2010

Dilma cai no segundo turno contra Serra

Do Blog do Noblat
Num eventual segundo turno com o tucano José Serra, a ministra Dilma Rousseff caiu.
* 49,9% votariam em José Serra (eram 49,7% em maio).
* 25% votariam em Dilma (eram 28,7% em maio).

Dilma x Aécio no segundo turno
* 35,8% votariam em Dilma (eram 39,4% em maio).
* 26% votariam em Aécio (eram 25,9% em maio).

Serra x Ciro Gomes no segundo turno
* 51,5% votariam em Serra (eram 51,8% em maio).
* 16,7% votariam em Ciro (eram 16,7% em maio).

Ciro x Aécio no segundo turno
* 30,1% votariam em Ciro (eram 34,1% em maio).
* 24,2% votariam em Aécio (eram 27,9% em maio).

Serra x Antônio Palocci no segundo turno
* 54,8% votariam em Serra.
* 11,3% votariam em Palocci.

Aécio x Palocci no segundo turno
* 31,4% votariam em Aécio.
* 17,5% votariam em Palocci

A pesquisa CNT/Sensus também revelou que a rejeição da ministra Dilma Rousseff e da senadora Marina Silva (PV-AC) está no limite.

* 37,6% dos entrevistados não votariam em Dilma.
* 39% não votariam em Marina.

Par…

Rafale

Imagem
X Lula confirma compra de de 36 caças franceses
X Presidente aproveita visita de Sarkozy e anuncia negociação com a Dassault para a aquisição dos aviões Rafale X
Tânia Monteiro e Denise Chrispim Marin, de O Estado de S. Paulo
Acabou o suspense que durou um ano e quatro meses: o governo do presidente Lula anunciou ontem, aproveitando a visita ao Brasil do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que decidiu negociar com a Dassault a compra de 36 caças Rafale. Até o início da noite de ontem, os outros concorrentes do projeto FX-2, de reequipamento da Força Aérea Brasileira, a Boeing (EUA) e a Saab (Suécia), não haviam se manifestado. Leia mais Twitter
Imagem

Brasil

Mutantis mutandis

Sidney Borges
Quando soaram os acordes de Grândola Vila Morena nas rádios portuguesas começou a queda do regime salazarista. Era o dia 25 de abril de 1974, Chico Buarque cantou: "Foi bonita a festa, pá. Fiquei contente. Ainda guardo renitente. Um velho cravo para mim".

A ditadura tirou do povo tudo, não havia trabalho, não havia alegria, não havia esperança. Portugal tornou-se fornecedor de mão de obra. Exportava gente como se fosse gado. Os truculentos membros da "Pide", espécie de "Gestapo" lusa perseguiam a todos. Interpretavam até expressões faciais, quem tivesse cara de comunista era preso e torturado por ter cara de comunista.

Os desmandos do regime criaram forte sentimento de revolta. Assim que a vitória da "Revolução dos cravos" ficou clara o povo tomou o rumo das dependências da Pide. Estava na hora do ajuste de contas. Depois de muita resistência o quartel da polícia foi invadido e seus membros presos.

Dias depois ofere…
Imagem

Opinião

Inconstitucionalidades no pré-sal

Editorial do Estadão
À medida que os juristas se manifestam sobre os quatro projetos de lei enviados pelo Planalto ao Congresso Nacional, destinados a estabelecer o arcabouço regulatório da exploração do petróleo na camada do pré-sal, percebe-se a fragilidade jurídica com que foram montados. E se destaca, nessa falta de solidez normativa, a incompatibilidade das propostas com o texto constitucional vigente, notadamente no que se refere à concessão de privilégios indevidos à Petrobrás, ao desrespeito a princípios consagrados na Constituição em favor da livre concorrência e da livre iniciativa, bem como no que diz respeito ao sistema de exploração do petróleo via partilha - já que concessão, autorização e permissão são os únicos meios constitucionalmente estabelecidos para o desenvolvimento dessa produção extrativa.

Para o jurista Gastão Alves de Toledo (em artigo no Estado de sexta-feira), ao pretender destinar campos petrolíferos à Petrobrás, sejam ou nã…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 08 / 09 / 2009

Folha de São Paulo
"Brasil vai comprar caças franceses"
O governo anunciou que abriu negociação para a compra de 36 aviões de combate franceses, em comunicado paralelo à divulgação do mega-acordo militar entre Brasil e França. No principal negócio do país na área desde a Segunda Guerra Mundial, o Brasil comprará helicópteros, submarinos convencionais e tecnologia para desenvolver um modelo nuclear.

O Estado de São Paulo
"Lula opta por caça francês e encerra disputa internacional"

Compromisso de Sarkozy de adquirir cargueiros da Embraer foi decisivo

Acabou o suspense que durou um ano e quatro meses: o governo do presidente Lula anunciou ontem, aproveitando a visita ao Brasil do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que decidiu negociar com a Dassault a compra de 36 caças Rafale. Até o início da noite de ontem, os outros concorrentes do projeto FX-2, de reequipamento da Força Aérea Brasileira, a Boeing (EUA) e a Saab (Suécia), não haviam se mani…
Imagem

Ubatuba em foco

Mundos diferentes e contíguos

Corsino Aliste Mezquita
Dias passados encontrei, na rua, ex-colega funcionário da Prefeitura de Ubatuba, faz já muitos anos. Funcionário de qualidade técnica, moral e ética. Daqueles que trabalham por amor a Ubatuba sem olhar a cor política do prefeito de plantão.

Para minha surpresa iniciou a conversa felicitando-me. Constrangido perguntei a causa da felicitação. Disse: “Pela rapidez, a qualidade, a beleza e o controle da obra do Instituto de Previdência do Município de Ubatuba – IPMU”.

Declinei da felicitação, em relação a minha pessoa, e a transferi para a Diretoria Executiva do Instituto e para os Conselhos de Administração e Fiscal. Lá sou apenas um conselheiro do Conselho de Administração.

No IPMU, lhe disse, concorrem e convergem virtudes que sempre deveriam estar presentes em toda obra pública: Transparência, decisões colegiadas por unanimidade, fiscalização, acompanhamento técnico, pagamento imediato das medições e até aquela supervisão curiosa de int…
Imagem

Petróleo

Periferia de uma das cidades mais ricas em royalties tem problemas de infraestrutura

Isabela Vieira (originalaqui)
Macaé (RJ) - A menos de 5 quilômetros do centro de Macaé, norte fluminense, o bairro de Lagomar é um retrato da migração desordenada para a cidade, pólo da indústria petrolífera no Rio de Janeiro. Atualmente, com mais de 40 mil moradores, o bairro de 323 hectares cresceu sem ordenamento urbano e sofre com falta de infraestrutura.

Residente no local há mais de vinte anos, o baiano Jurandir Brás conta que foi atraído pelas ofertas de emprego quando começou a exploração da Bacia de Campos – responsável por cerca de 80% da produção nacional de petróleo. Assistiu o inchaço de Lagomar, que acolheu outros imigrantes, dos quais boa parte nordestinos, mas que não foi acompanhado de políticas públicas.

“A rede de saneamento básico, em obras, não contempla todo o bairro. Não temos creches, sendo que precisávamos de pelo menos de cinco. Escola só tem de 1º a 4º série e faltam médicos no…
Imagem

Coluna da Segunda-feira

O pré-sal e a redistribuição de renda

Rui Grilo
Tendo como base a idéia de que a política é a arte de resolver conflitos pelo diálogo e que o parlamento é o lugar onde se discutem e se fazem as leis que regulam as relações sociais, alguns fatos têm me chamado a atenção e me fazem pensar várias coisas relacionadas ao momento político atual.

A região de Interlagos, onde eu morava, foi uma das regiões onde o crescimento populacional de São Paulo foi dos mais intensos e com maiores conseqüências para o meio ambiente e para a população local. Quando a crise econômica começou a gerar o desemprego e a não absorver os que chegavam de outras regiões, muitas famílias iam embora e suas casas eram colocadas à venda, permanecendo fechadas ou abandonadas por um tempo muito longo. Muitas vezes ficávamos sabendo que tinham voltado pro “norte”, que é como o povo se refere ao Nordeste.

Viajando pelo Nordeste e conversando com pessoas que foram para lá recentemente, ou têm parentes que moram lá, p…