Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 29, 2012

É proibido proibir

Blogueira cubana
Sidney Borges É totalmente improducente a atitude do governo cubano em relação à blogueira Yoani Sanchéz. A teimosia tem semelhança com a dos americanos que insistem em manter o anacrônico bloqueio à ilha dos irmãos Castro.
Camaradas, deixem a menina vir ao Brasil, comer acarajé e visitar o elevador Lacerda.
Para evitar maledicências em relação ao paraíso socialista basta manter por perto um especialista em dissidentes cubanos, o ex-ministro e atual governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.
No caso dela abrir a boca com más intenções ele, com o dedo em riste, fará uma advertência sonora: óóóóóó!!!
Duvido que ela não mude de assunto imediatamente...
Twitter

Da série: "Se eu fosse prefeito..."

Imagem
Colocaria bondes de 2 andares em Ubatuba. (Sidney Borges)
Twitter

Colunistas

Corações solitários
De como transformar verdades em mentiras descaradas, fora da ficção

Márcia Denser
Definitivamente não sou uma pessoa gregária.

E disso posso dar alguns exemplos, alguns bem bizarros. Nos anos 80, quando decidi ficar sócia dum clube, escolhi o Clube Inglês (ainda existe?) ou São Paulo Atletic Club (uma pérola incrustada – dotada de quatro maitres absolutamente impecáveis – na Visconde de Ouro Preto, imediações da Augusta com a 4ª. Delegacia), precisamente PARA NÃO TER QUE ME SOCIALIZAR COM NINGUÉM.

Posto que frequentado por ingleses, norte-americanos, australianos, finlandeses e afins, eu não teria que me entender com o entorno indecifrável, tampouco me emputecer, uma vez que bobagens ditas em outras línguas (tipo novela das oito ou muvucas da revista Contigo ou gossips políticos estúpidos, tudo perfeitamente embalado pelo tesouro nacional de clichês, lugares-comuns e frases feitas), naquele matraqueante coloquial gênero clube-soda, seriam inocentemente ignoradas (e aind…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Supremo reabilita o CNJ

O Estado de S.Paulo
Ao manter as atribuições do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por 6 votos contra 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu o primeiro passo para pôr fim à crise do Poder Judiciário deflagrada no final de 2011, quando associações de magistrados acusaram a corregedoria do órgão de controle de quebrar ilegalmente o sigilo bancário de juízes e os ministros Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski concederam liminares suspendendo as investigações que vinham sendo feitas nas Justiças estaduais. Esta semana, o STF julgou a liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio. A outra, que questiona as relações entre o CNJ e os órgãos de inteligência financeira do governo, não tem data para ser julgada.

Com sua decisão, o STF devolveu ao CNJ a prerrogativa de abrir sindicâncias independentemente das corregedorias judiciais e de avocar investigações paradas nos tribunais. Em outro duro baque para o corporativismo judicial, o STF determinou que os julgamentos …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 04 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"Com greve da PM, Salvador tem onda de mortes e saques"

A duas semanas do Carnaval, medo da violência afeta turismo e fecha portas do comércio; Exército ocupa ruas

Salvador viveu ontem um dia de mortes, saques, medo e insegurança com a paralisação de policiais militares por aumento salarial. O governo da Bahia confirmou 18 homicídios durante a madrugada, cinco a mais do que nas 24 horas da sexta-feira anterior. Forças federais foram mobilizadas, mas o medo levou o comércio a fechar as portas. Houve arrombamentos e saques até durante o dia.
O Estado de São Paulo "Decisão do STF mina 'elitismo do Judiciário', diz corregedora"

Juristas e até AMB elogiam decisão do STF sobre CN
Com agradecimentos ao "povo brasileiro", a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, considera que a decisão do Supremo Tribunal Federal de manter os poderes do Conselho Nacional de Justiça para investigar e processar juízes é um…

Corações ao alto!

Coluna do Celsinho

Em frente!

Celso de Almeida Jr.
Na segunda feira, dia 6 de fevereiro, iniciaremos o ano letivo em nossa escola.

Um mês depois, 6 de março, completaremos trinta e quatro anos de funcionamento.

Em cada volta às aulas sou dominado por um sentimento de grande alegria e satisfação, quando vejo a Prô Aninha, mãe querida, receber a garotada sorridente; com seus acolhedores braços abertos.

Uma longa história tem o Colégio Dominique.

Daria um livro, temperado com muita emoção.

No período de férias, que agora se encerra, a equipe técnico-pedagógica mergulha no planejamento e nas reformas, sempre atenta aos necessários avanços que o setor educacional exige.

Neste ano, um novo espaço informatizado, sob o comando de Adriano Correa Teixeira, será o diferencial.

Adriano, que ministrará as atividades de Educação Financeira, iniciadas no segundo semestre do ano passado com os alunos dos ensinos fundamental e médio, terá, também, a gigantesca tarefa de coordenar os professores para um eficiente desempenho na er…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Toque de recolher

O Estado de S.Paulo
Quando não se pode ganhar uma guerra nem perder a face, a solução é declarar vitória e retirar as tropas. Atolados no Afeganistão desde 2001 no que o presidente Barack Obama viria a chamar de "guerra por necessidade", em contraste com a "guerra por escolha" no Iraque, os Estados Unidos conseguiram dispersar o inimigo que os levou até lá - a Al-Qaeda do afinal eliminado Osama bin Laden -, mas não conseguiram enfraquecer os fundamentalistas islâmicos do Taleban que lhes davam ajuda e conforto.

Contida a ameaça terrorista que emanava do território afegão, deixou de ter sentido estratégico, político e financeiro continuar expondo às incursões da insurgência os 90 mil americanos ali acantonados (e os seus 40 mil camaradas de 12 outras nacionalidades) apenas para sustentar o governo venal, incapaz e trapaceiro do presidente Hamid Karzai e impedir que o país volte a ser dominado pelo fanatismo medieval dos taleban. Em um decênio de confl…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 03 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"Supremo mantém poder do CNJ para investigar juízes"

Em decisão apertada, ministros põem fim à polêmica que dividia integrantes do Poder Judiciário

O Supremo Tribunal Federal decidiu que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) pode investigar juízes por iniciativa própria, sem necessidade de apuração prévia das corregedorias locais. Em votação apertada (seis votos a cinco), os ministros do Supremo rejeitaram pedido da principal associação de magistrados do país, a AMB, que questiona os limites de atuação do conselho.
O Estado de São Paulo "Em votação apertada, STF mantém poder do CNJ"

Conselho recebe aval para investigar magistrados sob suspeita sem esperar decisão de corregedorias
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ),com o aval da maioria do Supremo Tribunal Federal (STF), pode abrir processos contra magistrados suspeitos de irregularidades. Para isso, os conselheiros não precisam esperar as investigações das corregedorias dos t…

Brasil - Origem da desigualdade

Imagem
Pelourinho - Debret
Escravidão - 400 anos de infâmia!
Sidney Borges No dia 4 de janeiro de 1875 o jornal "A Província de São Paulo" ia às bancas pela primeira vez sob a batuta de Américo de Campos e F. Rangel Pestana, bravos jornalistas que hoje dão nome a logradouros públicos da Paulicéia, Américo virou rua e Rangel, avenida. O administrador geral também ficou famoso e hoje também empresta o nome a uma rua: José Maria Lisboa. No primeiro número do jornal um anúncio mostrava a triste realidade do modo de produção brasileiro, baseado na mão de obra escrava, que tanto sofrimento causou e que ainda causa na forma de uma das mais cruéis desigualdades sociais do mundo dito civilizado, já que no não civilizado não há esse mal. Vamos ao anúncio com a grafia da época:
Escravos fugidos
Fugirão da fazenda da Fortalesa, e pertencentes a Joaquim Antonio Garcia, de Parahybuna, os seguintes escravos: - Jeronymo, preto, creoulo, estatura mais que regular, reforçado de corpo, rosto comprido, des…

É melho ficar calado!

Imagem

Livre pensar é só pensar...

Sobre proibições

Sidney Borges
Um dia Caetano Veloso cantou "É proibido proibir". Concordei. Proibições interferem na possibilidade do fazer. Na minha modesta opinião, cada um, desde que não incomode o vizinho, deve ir de encontro ao que lhe der na telha. Inclusive fumar. E também assistir a certos programas televisivos que considero baixaria, mas que minha tia de 85 anos adora. Tem gente querendo proibir o BBB-12. A atitude é assustadora. Proibir remete à Santa Inquisição que torturava em nome de Deus. Em 1966 fui contra as determinações do Tribunal do Santo Ofício ao ler um livro listado no "Index Librorum Prohibitorum". Minha avó ficou chocada ao descobrir em meu quarto a obra "anticlerical" de Stendhal, O Vermelho e o Negro. Só não fui excomungado por que comecei a leitura em maio e quando teminei, em julho, o Index já era, abolido que foi em 15 de junho. Ufa! Escapei do fogo eterno por semanas! Dias atrás escrevi sobre as maravilhas do controle remoto.…

Pitacos do Zé

Imagem
E por falar em civilidade...
José Ronaldo dos Santos Será que os componentes da Egrégia Casa (especialista em moção), juntamente com o Mandatário Azulante, estabeleceram à Petrobras as exigências para evitar um revestimento oleoso em nossas praias e costeiras?
Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Dilma desandou

O Estado de S.Paulo
São improcedentes as críticas à presidente Dilma Rousseff por sua recusa em abordar as violações dos direitos humanos sob a ditadura que vigora em Cuba há meio século. Mas ela merece ser criticada - duramente - pelo palavrório com que tentou justificar em Havana o seu silêncio em face da política repressiva do regime dos irmãos Castro.

Dilma foi a Cuba, na sua primeira visita de Estado à ilha, para promover os interesses econômicos brasileiros. Por intermédio do BNDES, o País banca 70% do mais ambicioso empreendimento privado ali em curso - a transformação do Porto de Mariel em um dos maiores da América Latina, ao custo aproximado de US$ 1 bilhão. A obra é tocada pela construtora brasileira Odebrecht. O Brasil, apenas o quarto parceiro comercial de Cuba, só tem a ganhar com a ampliação da sua presença econômica na ilha, a exemplo do que fizeram, sobretudo no setor de turismo, a Espanha e o Canadá. Ganhará tanto mais - e esse deve ser o raciocínio estrat…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 02 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"Briga entre torcedores mata 74 em jogo no Egito"

Após a partida, hooligans do time local invadiram o campo e atacaram rivais

Ao menos 74 pessoas morreram e 248 ficaram feridas depois que centenas de torcedores invadiram o campo após uma partida de futebol em Port Said, no Egito. Torcedores do Al-Masry, time local, entraram no gramado após a vil6ria de 3 a 1 sobre 0 Al-Ahly, do Cairo, a principal equipe do país.
O Estado de São Paulo "Presidente do STF diz que degradar Judiciário é 'suicídio'"

Em discurso, Peluso admite que a Justiça não é invulnerável à corrupção, mas afirma que é o Poder que mais se fiscaliza e classifica de 'impróprias' as pressões sobre juízes
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, rebateu ontem as críticas ao Judiciário, acusado de corporativismo e de dificultar a investigação sobre magistrados suspeitos. "Só uma nação suicida ingressaria voluntariamente em um…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Corrupção e incompetência

O Estado de S.Paulo
O tempo está sendo implacável com a imagem que arduamente a presidente Dilma Rousseff tenta construir para si - como fez durante a campanha eleitoral de 2010, com a inestimável colaboração de seu patrono político, o ex-presidente Lula -, de administradora capaz, tecnicamente competente e defensora da lisura e da moralidade dos atos públicos. É cada vez mais claro que tudo não passa da construção de uma personagem de feitio exclusivamente eleitoral.

As trocas de ministros no primeiro ano de mandato por suspeitas de irregularidades são a face mais visível dos malefícios de um governo baseado não na competência de seus integrantes - como seria de esperar da equipe de uma gestora eficiente dos recursos públicos -, mas em acordos de conveniência político-partidárias que levaram ao loteamento dos principais postos da administração federal. O resultado não poderia ser diferente do que revelam os fatos que vão chegando ao conhecimento do público.

A am…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 01 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"Em Cuba, Dilma critica EUA por Guantánamo"

Para presidente, em direitos humanos quem joga pedra tem "telhado de vidro"

Na primeira visita oficial a Cuba, a presidente Dilma Rousseff se recusou a falar sobre direitos humanos no país e criticou os EUA ao citar a prisão de Guantánamo, alvo de críticas por supostos maus-tratos a detidos. "Vamos falar de direitos humanos no mundo? Vamos ter de falar deles no Brasil, nos EUA, sobre uma base aqui que se chama Guantánamo", disse.
O Estado de São Paulo "Dilma poupa Cuba e diz que todos têm 'telhado de vidro'"

Como Lula, presidente evita mencionar a situação dos direitos humanos na ilha e critica os EUA por Guantánamo
Em sua visita a Cuba, a presidente Dilma Rousseff repetiu o comportamento de Lula, seu antecessor: esquivou-se de criticar a ditadura dos irmãos Castro e atacou os críticos do regime comunista principalmente os EUA, ao dizer que "todos tê…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Os sem-propostas, lá e cá
O Estado de S.Paulo O Brasil fez a festa em Davos - literalmente. Uma cintilante amostra da elite empresarial, dirigente e acadêmica do globo varou a madrugada de domingo sambando no Centro de Congressos do resort alpino, a convite da Apex, uma agência brasileira de promoção comercial, no encerramento do 42.º Fórum Econômico Mundial. Enquanto um telão reproduzia os melhores momentos da seleção na Copa de 1970, a do tri, bailarinos do renomado Grupo Corpo se revezavam com um grupo de bossa-nova para entreter o distinto público, energizado pelos quitutes da nova cozinha nacional, entre um sorvo e outro de caipirinha. Quando a cachaça acabou, reinou a vodca russa.
A noitada brasileira foi imaginada para exibir o alto-astral da economia brasileira, em contraste com o soturno panorama das ainda chamadas economias centrais. Se os executivos e autoridades que as representavam conhecessem a expressão, o pessimismo poderia tentar um ou outro a comparar a festança, no que…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 31 / 01 / 2012

Folha de São Paulo
"Litoral lidera ranking de homicídios em SP"

Região tem três cidades entre as seis com maior número de assassinatos

Com três cidades entre as seis mais violentas, o litoral teve a maior taxa de homicídios dolosos do Estado de São Paulo no ano passado. Foram 277 assassinatos nas 15 cidades da região, dois a mais do que em 2010..
O Estado de São Paulo "Ministro das Cidades será o 9º a cair no governo Dilma"

Saída de Negromonte, suspeito de irregularidade e visto como mau gestor, é acertada com o PP
A presidente Dilma Rousseff acertou a saída do ministro Mario Negromonte (Cidades) com a direção do PP e com o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), seu avalizador. Negromonte é suspeito de ter autorizado uma fraude para encarecer um projeto para a Copa do Mundo em Cuiabá, como o Estado revelou em novembro passado. Além disso, segundo auxiliares, Dilma o considerava um mau gestor - no comando do maior orçamento do PAC em 2011, Negr…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Dilma sobe no palanque

O Estado de S.Paulo
Interrompendo seus afazeres de gerente durona, a presidente Dilma Rousseff compareceu ao Fórum Social Mundial Temático, em Porto Alegre, e subiu no palanque. Num discurso feito sob medida para empolgar uma plateia de sindicalistas e militantes de esquerda - que mal chegava a ocupar metade do recinto da reunião -, a presidente da República desceu a lenha no "neoliberalismo" e retomou a arenga predileta de seu antecessor, segundo a qual a História do Brasil só começa a ser escrita a partir de 2003. Dilma defendeu a supremacia da latinoamericanidad diante de um Primeiro Mundo que se debate em crise por causa do "neoliberalismo" e garantiu que para "nós" - insistiu sempre no coletivo, como se a comunidade latino-americana fosse orgânica e coesa - o futuro sorri: "Nossos países avançam fortalecendo a democracia". Os Castros, Hugo Chávez, Evo Morales, Cristina Kirchner e outros tantos que o digam.

O desempenho d…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 30 / 01 / 2012

Folha de São Paulo
"Cuba limita tempo de dirigente"

Partido Comunista aprova que 'cargos fundamentais', inclusive o de presidente, terão mandato máximo de dez anos

Em decisão histórica, o Partido Comunista de Cuba aprovou que "cargos políticos e estatais fundamentais", inclusive o de presidente, terão mandato máximo de dez anos (cinco, renovável uma vez), confirmando proposta de Raúl Castro, informa Flávia Marreiro. O anúncio foi feito pelo ditador Raúl, que discursou no encerramento de reunião da sigla em Havana. "Podemos iniciar a aplicação paulatina [da regra] sem esperar pela reforma constitucional", afirmou. Não ficou claro se a limitação valerá para a atual cúpula do poder.
O Estado de São Paulo "Sete em cada 10 projetos de habitação ficam só no papel"

Contratos analisados pela CGU tratam apenas de moradias populares e foram firmados entre 2004 e 2011
Auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) aponta que,…

Tá olhando o quê?

Imagem

Domingueira

Direto da Mata Atântica
Sidney Borges Apesar dos bueiros explosivos, prédios que despencam e arrastões na linha vermelha, o Rio de Janeiro continua lindo. Alô, alô, Realengo, aquele abraço, alô torcida do Flamengo, aquele abraço. Rita Lee, em seu derradeiro show segundo ela mesmo, xingou a polícia e incitou alguns presentes a fumar baseado. No Brasil a lei diz que não pode fumar baseado. Na USP a polícia prendeu estudantes que fumavam baseado. Como eu disse antes, a lei é clara, não pode fumar baseado. Na verdade nem Minister pode. Fumar é proibido.
A prisão em flagrante de estudantes que infringiam a lei provocou indignação. A polícia virou a Geni, aquela do joga pedra na Geni, ela é feita pra apanhar, ela é boa de cuspir! Bem, pelo menos foi o que petistas radicais e coleguinhas da extrema esquerda apregoaram pelos blogs progressistas. Disseram também que a polícia tucana é truculenta, afirmação repercutida quando os nóias do crack foram expulsos da cracolândia.
Rita Lee foi presa em S…

Sociedade

Imagem
Resistência caiçara hoje (I) Artigo publicado em dezembro de 2011, na Revista do Brasil.

José Ronaldo dos Santos O antropólogo Mauro W. B. Almeida, diretor do Centro de Estudos Rurais da Unicamp, ajudou Chico Mendes a formar o Conselho Nacional de Seringueiros e as reservas extrativistas na região amazônica. Recentemente fez parte de um grupo de pesquisadores convidados a conhecer a vida dos caiçaras que habitam a área da Jureia, entre Iguape e Peruíbe, litoral sul de São Paulo. “Gente cheia de vida, de entusiasmo, com amor pelo que faz”, descreveu, lamentando a ameaça de expulsão dessas comunidades, em ação do Ministério Público Estadual. “Tem caráter de tragédia, porque significa o destino de uma população inteira. É uma situação desesperadora. Aquilo que deveria ser declarado um patrimônio da nação está sendo escorraçado”, afirma.

Como podemos ver, não é só em Ubatuba que o espaço natural, preservado por tantas gerações de caiçaras, é tão cobiçado. É a lógica cruel: mata-se a cultura p…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Agora a capital, depois o Estado

O Estado de S.Paulo Se ainda restasse alguma sombra de dúvida, a apoteose armada pelo lulopetismo para a despedida de Fernando Haddad do Ministério da Educação escancarou o óbvio: o projeto de poder, com inegável competência idealizado e até agora executado por Luiz Inácio Lula da Silva, passa, necessariamente, pela imposição da hegemonia do Partido dos Trabalhadores no Estado de São Paulo, a começar pela reconquista da Prefeitura da capital. Assim, a solenidade de transmissão de cargo realizada na última terça-feira no Palácio do Planalto, com a arrebatadora presença de um Lula que as circunstâncias elevaram à condição de quase divindade, não foi convocada para assinalar uma despedida, mas para glorificar o retumbante advento de mais uma figura ungida pelo Grande Chefe, desta vez com a missão estratégica de fincar em solo bandeirante a flâmula com a estrela do PT. E ganhar a Prefeitura em outubro é apenas o primeiro passo, o trampolim para a conquista i…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 29 / 01 / 2012

Folha de São Paulo
"Polícia na cracolândia é aprovada por 82% em SP"

Ação para reduzir droga no centro tem apoio de 83% dos que preferem o PT e 90% dos tucanos

Enquanto pré-candidatos do PT e do PSDB à Prefeitura de São Paulo divergem sobre a ação da Polícia Militar na cracolândia, a maioria dos paulistanos – independentemente do partido de preferência – apóia a operação, mostra o Datafolha. A ação, conduzida pelos governos municipal (PSD) e estadual (PSDB), é aprovada por 82% dos moradores. São 72% os que dão no mínimo nota 6 para a intervenção, iniciada no dia 3, pouco depois de o governo petista lançar plano anticrack. Houve reclamações de que tanto a PM colocada nas ruas de forma apressada quanto o plano federal tinham motivação eleitoral. PT e PSDB, principalmente, gostariam de usar o combate à droga na campanha. Apesar da disputa eleitoral, a PM na cracolândia tem apoio tanto dos paulistanos que preferem o PT (83%) quanto dos tucanos (90%). Para est…