Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 14, 2010

Parafuso indigesto

Imagem
Um susto no A-29 Super Tucano

O evento gravado no vídeo teria ocorrido em 2005, em Natal. Um problema no compensador do A-29 não permitia que a aeronave desfizesse o parafuso. O Super Tucano foi recuperado com o instrutor e aluno aplicando toda a força nos comandos, à baixa altura e com o HUD marcando mais de 400 nós de velocidade. Aumente o volume do seu computador para ouvir o áudio dos pilotos. (Enviado pelo comandante Tiago Rizzi)

Assista aqui

Twitter

Pista curta?

Imagem
Phenon 100 Sidney Borges Acabo de receber as fotos do Phenon 100 da Embraer que varou a pista no Campo de Marte, no último dia 17. Há alguns meses outro Phenon 100 foi protagonista de incidente semelhante em Angra dos Reis. Apesar das especulações e das insinuações maldosas o Ubatuba Víbora prefere esperar o laudo das investigações antes de dar um parecer. Twitter
Imagem

Aviação

Turbulência fere 18 em vôo sobre o Pacífico

Por Simon Hradecky
O Boeing 747-400, da United Airlines, de matrícula N173UA, que realizava o vôo UA-897, de Washington Dulles, DC (E.U.A.) a Tóquio, Narita (Japão), com 227 passageiros e 18 tripulantes enfrentou forte turbulência sobre o Oceano Pacífico no espaço aéreo do Alasca.

O incidente causou ferimentos em 18 pessoas a bordo. O avião continuou a viagem e pousou em segurança, em Tóquio, 7 horas mais tarde. A polícia japonesa informou que um dos passageiros sofreu ferimentos graves (perna fraturada) e 17 ocupantes receberam pequenos ferimentos. (The Aviation Herald)

Twitter
Imagem

Brasil

PT radicaliza programa de Dilma

Partido reforçou guinada à esquerda ao aprovar emendas e apresentar mudanças durante congresso nacional

Vera Rosa, Clarissa Oliveira e Wilson Tosta
O PT decidiu radicalizar o programa de governo da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que será aclamada hoje como candidata do partido à sucessão do presidente Lula com um discurso contundente de herança governista. A guinada à esquerda foi reforçada ontem, quando o 4º Congresso Nacional do partido aprovou emendas às diretrizes do programa de governo de Dilma.

As mudanças pregam o combate ao monopólio dos meios de comunicação, cobrança de impostos sobre grandes fortunas, apoio incondicional ao polêmico Plano Nacional de Direitos Humanos e jornada de trabalho de 40 horas semanais sem redução do salário.

Na tentativa de se aproximar do Movimento dos Sem-Terra (MST), o plenário petista também deu sinal verde para encaixar na plataforma da campanha de Dilma a atualização dos índices de produtividade para efeito …
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

A apologia da maturidade

Editorial do Estadão
Para usar uma expressão decerto de seu agrado, o presidente Lula deitou e rolou na entrevista concedida ao Estado na quinta-feira e publicada ontem. A leitura das suas respostas às 45 perguntas que lhe foram dirigidas mostra de forma inequívoca que, certamente por estar de alma leve, sem qualquer resquício de uma tensão que é normal numa sabatina como a que enfrentava, alcançou o objetivo que obviamente se propusera: dizer as coisas certas, no tom certo, para tranquilizar o público refratário ao PT sobre o que seria o primeiro governo da sigla sem ele no leme, caso consiga fazer da ministra Dilma Rousseff a sua sucessora. Nesse sentido, as suas declarações equivalem a uma segunda Carta ao Povo Brasileiro. A anterior, de junho 2002, renegou a plataforma radical adotada pelo PT seis meses antes, que pregava a "ruptura" com as diretrizes econômicas do governo Fernando Henrique e com os compromissos assumidos pelo Brasil.

Agora, o presi…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 20 / 02 / 2010

Folha de São Paulo
"PT apresenta programa mais radical para Dilma"

Partido aprova reforma agrária, jornada menor e taxação de fortunas

O 4º Congresso Nacional do PT, que hoje oficializa a ministra Dilma Rousseff como o nome do partido à sucessão do presidente Lula, radicalizou propostas que serão apresentadas ao plano de governo da candidata. Compromisso com a redução da jornada de trabalho, taxação de grandes fortunas, avanços na reforma agrária e combate ao “monopólio” da imprensa agora fazem parte das diretrizes da campanha petista. Nos bastidores, porém, dirigentes petistas dizem que as alterações têm o objetivo de aumentar a coesão interna. Antes de prevalecerem, devem ser submetidas à própria candidata e aos partidos que comporão a chapa. O discurso de Dilma hoje no encerramento do congresso vai enfatizar a manutenção da política econômica. Ela deve destacar o que chama de “desenvolvimento integrado” – crescimento com progresso social.

O Estado de São…
Imagem

Deu em O Globo

Décadas perdidas

De Regina Alvarez (original aqui)
Uma análise divulgada esta semana pelo IEDI convida a uma reflexão sobre o nosso modelo de desenvolvimento e os caminhos que podemos trilhar no futuro pós-crise para chegar ao estágio tão sonhado de crescimento sustentado, sem paradas, nem recuos.

Com base em informações das Nações Unidas, o Instituto comparou a evolução da indústria brasileira com a de outros países emergentes nas últimas quatro décadas.

Os dados mostram que, entre 1970 e 2007, países com taxas médias de crescimento anual iguais ou superiores a 5% aumentaram fortemente a participação da indústria de transformação em suas economias. Esse processo, liderado por China e Coreia do Sul, contrasta com o que aconteceu no Brasil.

Por aqui, a indústria encolheu em relação ao peso que tinha no passado. Respondia por 30% do valor adicionado total, em média, entre 1972 e 1980. E caiu para 23,75% em 2007. Houve, como os especialistas chamam, uma desindustrialização relativa na economi…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Brasil

Luiz Inácio falou

Sidney Borges
O presidente Lula discorreu longamente sobre política e futuro em entrevista ao Estadão. (aqui) Enquanto isso o ex-ministro José Dirceu, em sua coluna semanal no Blog do Noblat, (aqui) falou sobre o Lulismo e o PT. Partindo do princípio de que o "futuro a Deus pertence", é possível dizer que mantido o quadro democrático a situação política de Lula é no mínimo incômoda, por mais paradoxal que possa parecer.

Sem a perspectiva de participar diretamente da disputa, coisa que não acontece desde a redemocratização, Lula disputou todas as eleições desde 1989, o presidente será mero torcedor no pleito deste ano. E nessa condição permanecerá nos próximos quatro anos caso Serra saia vencedor. Eu acredito que essa seria a melhor opção para Lula e o Lulismo. Durante o governo tucano "Lula ternurinha" seria esquecido. Voltariam os velhos tempos em que o "Sapo Barbudo" era contra tudo e odiava Sarney e Collor.

Mas é bom lembrar que no caso d…
Imagem

Coluna do Celsinho

Partida

Celso de Almeida Jr.
Veio à memória a imagem de dona Zelma Landi explicando-me que seu filho mudara-se para Ubatuba e, como professor, poderia auxiliar-me na escola.

O primeiro contato com Maurício Mungioli foi marcante.

Reconheci de imediato sua vocação extraordinária.

Confessou-me seus sonhos; sua visão atualíssima sobre o processo educativo.

Apaixonado por música, forçou-me ao reencontro com as baquetas da bateria encostada.

Tocamos deslumbrados, no Clube do Violão, sua deliciosa idéia para integrar professores, famílias e alunos.

Implantou os simulados no ensino médio, curso que tínhamos recém inaugurado no início dos anos dois mil.

Comprometido com o social, pediu que estendêssemos esse ensaio aos alunos da rede pública.

Numa tarde de sábado, vi o colégio lotado de estudantes das mais diversas escolas da cidade, treinando para o vestibular.

Questionador; foi adorado pelos adolescentes, identificando-se com eles.

Ajudou-me no curso supletivo, no cursinho, enfim, foi um fiel colaborado…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

Que faremos com o clima?

Washington Novaes
A recente sanção presidencial à lei brasileira sobre mudanças climáticas (Estado, 29/12), as novas previsões sobre a safra de grãos no País (10/2), ao lado do noticiário sobre desastres provocados por chuvas e inundações nos últimos meses, reafirmam que o País precisa preocupar-se - e muito - com a questão do clima.

Embora se anteveja um aumento da safra de grãos, há culturas e regiões nas quais a queda tem sido relevante, como é o caso das safras de milho, feijão e arroz em partes do Centro-Oeste ou do arroz no Sul. E no Centro-Oeste ela tende a continuar.

O tema é ainda mais preocupante quando se toma conhecimento do estudo Economia da Mudança do Clima no Brasil, feito por 11 institutos universitários de pesquisa, coordenado por Carolina Dubeux, da Coppe-RJ, e divulgado pelos jornais (7/2). Ali se mostra que em 40 anos, dependendo do cenário, o Brasil poderá perder R$ 3,6 trilhões em suas safras, por causa de problemas climáticos.

E isso inclui…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 19 / 02 / 2010

Folha de São Paulo
"Arruda e governador interino têm ação de impeachment no DF"

Após dizer que renunciaria, Paulo Octávio anuncia que ficará no cargo à espera de decisão da Justiça

A Câmara Legislativa do Distrito Federal abriu processos de impeachment contra o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido), preso há oito dias sob a acusação de tentar subornar uma testemunha, e contra Paulo Octávio (DEM), governador interino desde a prisão de Arruda. Também investigado pela Polícia Federal, Paulo Octávio anunciou que permanecerá no cargo para esperar as decisões da Justiça na próxima semana, depois de ter dito a seus aliados que renunciaria. O governador interino deve se desfiliar do DEM. Ele e Arruda negam as acusações de corrupção.

O Estado de São Paulo
"Dilma é para 2 mandatos, diz Lula"

Em entrevista ao Estado, o presidente afirma que não vai tentar voltar ao poder em 2014

O presidente Lula negou que tenha escolhido Dilma Rousseff com…
Imagem

Ubatuba

Carta do prefeito

Querida dona Zelma, Como grande admirador de sua obra social pelo nosso município e com idade para ser seu filho, permita-me aqui apresentar a minha solidariedade e também o meu desabafo. As palavras que se seguirão não são palavras ao vento. São palavras sinceras, verdadeiramente vindas do fundo do meu coração. Lamento profundamente o fato ocorrido com o seu filho Maurício Mungioli, que, por fim, deixa seus entes queridos e seus sonhos para trás. Aproveito para manifestar e declarar meu verdadeiro carinho pela senhora, que construiu uma história nesta cidade voltada para o altruísmo, uma vida dedicada aos mais necessitados. Tenha certeza que estou solidário aos seus sentimentos e como pai imagino a sua imensa dor.
Decididamente quero pessoalmente esclarecer esta fatalidade. Como a senhora mesmo mencionou, somente agora tenho o conhecimento pleno dos fatos descritos em seu legítimo desabafo. Pelo menos nos últimos 30 anos lamentavelmente a Santa Casa sempre viveu em c…

Barbeiro na cabine...

Imagem

Eleições 2010

Ibope com Ciro: Serra aumenta vantagem sobre Dilma!

Do Ex-Blog do Cesar Maia
1. Entre os dias 25 e 29 de janeiro, o Instituto Sensus realizou pesquisa, dando Serra 33,2%, Dilma 27,8%, Ciro 11,9% e Marina 6,8%.

2. O Diário do Comércio de SP divulgou pesquisa Ibope realizada entre 6 e 9 de fevereiro. Serra teve 36%, Dilma 25%, Ciro 11% e Marina 8%. (Agência Estado, 17). No Ibope, Serra amplia a diferença de 5,4 pontos do Sensus para 11 pontos, agora.

3. Na simulação de segundo turno, Serra teria 47%, crescendo 11 pontos, e Dilma 33%, crescendo 8 pontos.

4. A novidade são as altas taxas de rejeição anotadas pelo Ibope: Ciro 41%, seguido por Marina Silva com 39%, Dilma com 35% e Serra com 29%, o que pode significar uma rejeição aos políticos em geral, em função dos escândalos sequenciais que chocam a população.

5. Dos entrevistados, 34% querem continuidade, 29% querem continuidade com mudanças, 25% querem continuidade apenas de alguns programas com muitas mudanças, e 10% querem a mudança total …
Imagem

Ubatuba em foco

Sugestão aos senhores vereadores

Engº Guaracy Fontes Monteiro Filho.
Lendo o texto da Sra. Zelma Landi no Ubatuba Vibora, sobre a sua peregrinação para tentar salvar a vida de seu filho, Mauricio Mungioli, realmente me comovi. Lembro-me de um caso semelhante, ocorrido nas vésperas das eleições de 2008, com a esposa do meu amigo Tato. Ela foi uma guerreira e também teve muita sorte, pois mesmo contando com o apoio de muitos amigos, inclusive com a ajuda do deputado Clodovil, tivemos enorme dificuldade de conseguir uma vaga no hospital regional de Taubaté, pois não havia leitos de UTI vagos e na pressão, tiveram que improvisar um para atendê-la. Logo em seguida, soube da morte de uma outra senhora, com o mesmo tipo de problema, que infelizmente não teve a mesma sorte. Hoje tomo conhecimento deste fato, que me deixa muito triste, pois l embrei de um outro, que marcou a minha vida e que pelo destino, serviu para ajudar outras milhares de pessoas. Em 1988 o pai do meu melhor amigo, sofre…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

Fora da lei

Demétrio Magnoli
A Constituição diz que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza", mas a Universidade de Brasília (UnB) distingue os candidatos inscritos em seus vestibulares em função de um critério racial. A Constituição determina que o "acesso aos níveis mais elevados do ensino" se dará "segundo a capacidade de cada um", mas a UnB reserva um quinto de suas vagas a "negros". Na UnB, uma comissão constituída por docentes racialistas e lideranças do "movimento negro" prega rótulos raciais aos candidatos, cassando-lhes o direito de autodeclaração de cor/raça. A Constituição assegura que "ninguém será privado de direitos" por motivo de "convicção filosófica ou política", mas o tribunal racial da UnB promove "entrevistas identitárias" para investigar as opiniões dos candidatos sobre negritude e movimento negro. Por iniciativa do senador Demóstenes Torres, o DEM ingressou n…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 18 / 02 / 2010

Folha de São Paulo
"Boatos valorizam ações da Telebrás em 35.000%"

Valor sobe desde 2003 na crença de que a estatal assumirá banda larga

Declarações sem confirmação oficial e rumores sobre a participação da Telebrás no Plano Nacional de Banda Larga inflaram o valor das ações da empresa em 35.000% desde 2003, no início do governo Lula. A valorização, relatam Marcio Aith e Julio Wiziack, baseou-se na suposição de que a estatal será crucial no projeto do governo federal para levar a internet rápida a 68% dos domicílios até 2014.

O Estado de São Paulo
"Dengue vira epidemia em 5 Estados"

Ministério da Saúde diz que movimentação de turistas no carnaval poderá agravar o quadro

O Ministério da Saúde confirmou que já há epidemia de dengue em cinco Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima e Goiás. Ainda segundo a pasta, com a maior movimentação no carnaval, cresce o risco de que a doença – até agora concentrada em áreas com menor densidad…

Ubatuba a lamentar...

Imagem
O soro da virose ou da vergonha
Zelma Landi
Querido amigo e prefeito Eduardo Cesar. Permita-me – com todo o respeito – chamá-lo de você. Possivelmente os fatos que eu irei relatar nunca chegariam ao seu conhecimento.

Como mãe e cidadã ubatubense, 74 anos, trago ao seu conhecimento como é tratado o povo desta cidade, quando o assunto é saúde pública.

O meu coração de mãe está partido, pela perda de meu filho querido Maurício Mungioli, aos 46 anos de idade. Maurício, que morava em Ubatuba desde 2001, era professor, idealista e deu o melhor de si para a educação dos jovens do nosso município, que tanto respeitava e amava.

Infelizmente, na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, meu filho sentiu-se mal, sendo encaminhado por amigos, para a nossa Santa Casa. Após várias horas de espera, foi chamado para a triagem e, depois de muito esperar, finalmente encaminhado para a sala do soro, pois o diagnóstico dado no plantão apontava para “mais um caso de virose”.

Realmente, estamos com um surto de virose q…

Tome uma atitude: lute

Imagem
Pollyshop - Kit Left Revolution
Clique aqui e veja a demonstração

Twitter

42º

Imagem
Original

Sidney Borges
Contemplo a foto e tenho sentimentos dúbios. Um deles é vontade de rir. O outro uma indagação. Esse povo está se divertindo? Parece a 25 de março na véspera do dia das mães. A manada contente enche a cara de cerveja e entra no mar. Vai às barracas, bebe mais cerveja e volta ao mar. A água sempre quentinha. No final do dia camisa de grife e chicletes. Paradigma de exclusividade. Waal!

Twitter
Imagem

Pitonisas

"Crescimento com déficit em conta corrente nunca deu certo"!

(Delfim Neto - Folha SP, 17).
Os sinais de uma deterioração das contas externas brasileiras são cada vez mais visíveis, mas ela não coloca em risco a nossa solvência. O problema é que, cada vez que se tentou sustentar o crescimento (do consumo, principalmente) à custa da acumulação de déficits em conta corrente, o final não foi feliz.

O dilema de Lula em 2010 é que o desejo de eleger o seu sucessor não pode ignorar a saída correta que é a redução dos gastos correntes.

Precisa fazer o prometido superávit primário de 3,3%. Sem isso, poderemos ter séria volatilidade no câmbio e aumento da inflação no segundo semestre. (Do Ex-Blog do Cesar Maia)

Nota do Editor - Delfim Netto diz que o governo está errado. Para mim o governo está certo. Continue gastando Lula, economistas não entendem nada. Delfim especialmente. É um bufão. (Sidney Borges)

Twitter
Imagem

2010

Demorô mas começô...

Sidney Borges
Bom dia leitores. Feliz ano novo. Depois de dois meses de introdução 2010 finalmente começa. Hoje, depois do almoço. Começa em clima de Copa do mundo. Ontem Rivelino, campeão de 70, deu entrevista e pediu a convocação de Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. Não fossem os comerciais ele certamente teria sugerido Romário. E Zagalo no comando.

Se acontecesse eu replicaria: com todo respeito, discordo. Acho que o Brasil está bem servido com Dunga. Anão de respeito, gaúcho de bombacha, homem de opinião. Disse que vai usar o caneco como cuia de mate. Acredito.

A nós cabe torcer, hip, hip, hurrah! Brasil. Aleguá, guá, guá.

Enquanto a bola não rola o negócio é ficar de olho no noticiário. E cantar o sambinha: Dem, Dem, Dem; Dem, Dem, Dem; cadeia vai, cadeia vem. (Melodia do zum, zum, zum; zum, zum, zum; tá faltando um)

Por falar Dem, Arruda me vem à cabeça e junto com ele outra música: será que Cristina volta, será que fica por lá? Será que Arr…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

Punição de empresa corrupta

Editorial do Estadão
Ao prever sanções financeiras pesadas a pessoas jurídicas envolvidas em atos de corrupção, o projeto de lei assinado há dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva procura atingir a parte mais sensível das empresas corruptas: seu faturamento. O projeto - que prevê até a extinção, pela Justiça, de empresas que pratiquem certos atos contra a administração pública - representa um avanço em relação à legislação em vigor, que prevê punição rigorosa de pessoas físicas envolvidas em corrupção, mas estabelece sanções bem mais brandas para as empresas, que não são impedidas de continuar praticando os atos ilegais.

Seria bom para o País se o governo estivesse interessado em aprovar o projeto com presteza, a fim de reduzir, já neste ano, o espaço para práticas de corrupção, como financiamentos ilegais de campanhas e pagamento de propinas a servidores, entre outros. Infelizmente, porém, o projeto não faz parte das prioridades do Palácio do Planalto…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 17 / 02 / 2010

Folha de São Paulo
"Copa no Brasil em 2014 já custa mais que África-2010"

Ainda incompleta, estimativa do país ultrapassa os R$ 17 bilhões, contra R$ 8 bi do Mundial deste ano

A quatro anos e meio de seu início, a Copa no Brasil já estima gastar - apenas com estádios e transporte - mais que o dobro de todo o Mundial da África do Sul, informa Rodrigo Mattos. A lista preliminar divulgada pelo governo relaciona 59 obras, sendo 12 estádios. O Mundial brasileiro terá mais sedes e mais arenas que o africano, o que justificaria, proporcionalmente, aumento de um terço no investimento total. As previsões do Brasil, porém, já ultrapassam em 120% o custo da Copa-2010, e a diferença ainda deve aumentar.

O Estado de São Paulo
"Câmara do DF cassará 3 para evitar intervenção"

Deputados aparecem em vídeo recebendo propina

A Câmara Legislativa está decidida a cassar o mandato de pelo menos três dos oito deputados distritais envolvidos no escândalo do "mens…

Aconteceu em Ubatuba

Imagem
Tumulto deixa três policiais militares feridos no litoral norte de SP

Confusão ocorreu durante passagem de bloco em avenida de Ubatuba.Policiais utilizaram bombas de efeito moral para dispersar foliões.

Do G1, em São Paulo, com informações do Vnews (original aqui)
Um tumulto em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, deixou três policiais militares feridos, na madrugada desta terça-feira (16), durante a passagem de um bloco pela Avenida Iperoig, no centro da cidade.

De acordo com a Polícia Civil, a confusão começou quando policiais militares pediram para os foliões baixarem o som. Por causa disso, eles foram vaiados e atingidos por objetos. Um reforço foi solicitado, e a Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral e gás de pimenta para dispersar a multidão.

Segundo a polícia, nenhum folião ficou ferido. Os policiais atingidos tiveram apenas cortes superficiais.

Twitter
Imagem

Coluna do Mirisola

O Tibet não fica na Barata Ribeiro

Marcelo Mirisola*
"Ah, no Rio temos mosquitos da dengue, a filha do Garotinho que é vereadora e corre-se o risco de o Wagner Montes candidatar-se a governador do estado (eu voto nele só pra esculhambar) e mais esse elevador Master que fede a urina"

Um bom livro no Brasil tem um mês para existir. É o prazo de validade. Um filme (ainda que documentário) tem uma vidinha mais longa, coisa de dois Big Brothers. Foi com esse espírito que vi, depois de quase dez anos – portanto prazo de validade vencidíssimo - o Edifício Master, de Eduardo Coutinho.

A cumplicidade com o entrevistado, o ouvido educado para não interferir, aquela piedade ao mesmo tempo próxima e distante e, sobretudo, a paciência - haja! - é coisa de cínico refinado. Se Coutinho morasse num moquifo parecido, duvido que faria o excelente documentário que fez. Talvez apelasse para a ficção.

Ou mais. Se Eduardo Coutinho fosse o Dalai Lama de verdade, suas quitinetes não seriam tão ululantes…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

Limites generosos

Editorial do Estadão
Foi forte a resistência dos vereadores à proposta de emenda constitucional que reduz os limites de gastos das Câmaras Municipais, mas a proposta foi aprovada, a emenda foi promulgada em setembro do ano passado e os novos limites estão em vigor desde 1º de janeiro. Um balanço preliminar das despesas dos Legislativos municipais em 2009 mostra que a resistência dos vereadores era desnecessária. Revela que os antigos limites eram muito frouxos - e os novos, embora mais rigorosos, não mudaram a situação.

Isso porque, em vez de conter os gastos dos vereadores, esses limites estão alimentando sua disposição de gastar. Felizmente, muitas Câmaras não conseguem gastar tudo o que a legislação lhes permite e, no fim do exercício, são obrigadas a devolver o que haviam pedido em excesso.

O presidente da Associação Brasileira das Câmaras Municipais (Abracam), Rogério Rodrigues, admitiu, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, que cerca de 30% dos Legislativos …
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 16 / 02 / 2010

Folha de São Paulo
"Para Dilma, Estado deve ser também ‘empresário’"

Pré-candidata quer que União não só induza, mas toque obras

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, defende a presença mais forte do Estado na economia: não apenas para induzir investimentos mas também para tocar obras, informa Marta Salomon. “O Estado terá, inexoravelmente, de reforçar seu segmento executor”, disse a ministra, ao detalhar proposta que chamou de “bem-estar social à moda brasileira”, em entrevista que será divulgada no congresso do partido, nesta semana.

O Estado de São Paulo
"Irã vai virar ditadura militar, dizem EUA"

Hillary busca apoio internacional para fazer valer sanções, e chanceler do Brasil reitera disposição de favorecer o diálogo entre Teerã e a AIEA

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse ontem em Riad que a crescente influência da Guarda Revolucionária do Irã faz o regime caminhar para uma “ditadura militar”. “Estamos pla…