Postagens

Mostrando postagens de Abril 8, 2012

Pitacos do Zé

Imagem
Procurando “Jesus” (I)

José Ronaldo dos Santos
Até a semana passada eu tinha a seguinte questão: Onde será que mora “Jesus”, aquele da Semana Santa? Explico melhor: eu sabia que um dos Suré, do Taquaral,  sempre representava Jesus na encenação da Via Sacra. Porém, nunca o encontrei perambulando por aí. Poderia ser coincidência, mas também haveria outras possibilidades, tais como o fato de morarmos em bairros distantes, em pontos bem distintos.

Aconteceu! Neste último domingo, na Páscoa, encontrei “Jesus”! Ou melhor, eu fui ao encontro dele, no lugar onde tem moradia fixa. O lugar é maravilhoso, bem preservado. Eu o chamaria de Paraíso dos palmitos. A cachoeira, os pássaros e grandes árvores completam a paz naquele espaço. Como eu gostaria que mais gente conhecesse o lugar do Toninho “Jesus” Suré!

Quando eu desejo que mais pessoas conheçam o “Paraíso dos palmitos”, eu quero dizer muito mais coisas. Por exemplo: escutar a história de perseguição e resistência desse caiçara, seus infortúnio…

Araras

Imagem

Colunistas

O capitalismo estereotipado: em direção ao crash

“O capitalismo é um sistema que está ficando esclerosado, e isso pode ser visualizado em vários aspectos da vida econômica do planeta e seus habitantes”

Márcia Denser
Em visita recente ao Brasil, David Harvey, professor da Universidade de N.York, afirmou que os fluxos que mantêm o capitalismo em funcionamento estão sendo bloqueados e isso pode levar o sistema para uma situação doentia, segundo artigo publicado no site da Carta Maior. Harvey compara o capitalismo a um corpo que pode ficar doente se houver restrições ao fluxo sanguíneo. É importante perceber como o capitalismo depende da continuidade do fluxo de capital e qualquer interrupção, seja qual for o motivo, pode ter custos astronômicos para o sistema como um todo. O fato é que o capitalismo é um sistema que está ficando esclerosado.

A questão da esclerose pode ser visualizada em vários aspectos da vida econômica do planeta e seus habitantes. Começando pela discussão recente de “tsun…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Rigor no leilão de aeroportos

O Estado de S.Paulo
O novo plano de outorga de aeroportos, que definirá as regras para futuras concessões à iniciativa privada de terminais hoje operados pela Infraero e que o governo pretende concluir dentro de dois meses, deverá conter exigências mais rigorosas com relação à experiência das operadoras estrangeiras que integrarem os grupos participantes dos leilões. Embora ninguém no governo admita publicamente, o que se pretende é evitar a repetição do que ocorreu nos leilões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, realizados em fevereiro, cujas regras permitiram a participação de empresas ou grupos que, por sua limitada experiência, pouco contribuirão para melhorar a qualidade da gestão dos aeroportos brasileiros.

A questão foi levantada por representantes de grupos perdedores dos leilões de fevereiro, alguns dos quais tinham a participação de operadoras dos principais aeroportos do mundo - como Heathrow (Londres), De Gaulle (Paris), Frankfurt …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 14 / 04 / 2012

Folha de São Paulo
"Por novo Código Florestal Planalto cede a ruralistas"

Dilma aceita acordo que anistia desmate de pequenos e médios produtores

O governo deu sinal verde a um acordo sobre a reforma do Código Florestal que libera 92% dos agricultores de repor floresta desmatada ilegalmente, relatam Vai do Cruz e Cláudio Angelo. Esse é o percentual de pequenas e médias propriedades no país equivalente a 30% das terras produtivas. A presidente Dilma não quer que o benefício seja estendido a grandes produtores.

O Estado de São Paulo "Dilma pede a Lula cautela com CPI do Cachoeira"

Presidente teme que investigações envolvendo contraventor respinguem em seu governo
A presidente Dilma Rousseff reuniu-se ontem por quase três horas com o ex-presidente Lula na subsede da Presidência, na Avenida Paulista, para pedir a ele que tenha cautela em relação à Comissão Parlamentar de Inquérito do Cachoeira, informa o repórter João Domingos. Ela teme que as investigaç…

Neste ponto vai o xis

Imagem

Coluna do Celsinho

Canoas

Celso de Almeida Jr.
Num pinga-fogo, fui questionado sobre a pré-candidatura de Délcio Sato a prefeito de Ubatuba.

Devo explicações prévias.

Conheço o Sato de longa data.

Atuamos juntos na eleição de Zizinho e na reeleição de Eduardo Cesar.

Registro tais informações para que o leitor desavisado conheça parte de minha longa lista de pecados.

Por consideração àqueles que me acompanham, devo sempre alertar sobre o risco que correm ao concordarem com as minhas opiniões.

Errar é humano, mas eu já embarquei em cada canoa...

O que posso falar do Sato?

No quesito relacionamento, sempre nos demos bem.

Nos demais itens, prefiro que o leitor colha dados em outras fontes.

Eu já escrevi muito sobre o tema e não quero tornar-me repetitivo.

Reitero, entretanto, não acreditar que a rejeição acumulada pelo prefeito Eduardo seja integralmente transferida ao candidato da situação.

O perfil conciliador do Sato contribui muito para torná-lo uma personalidade simpática, gerando certo carisma.

Sempre que posso, com…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A CPI deve ir em frente

O Estado de S.Paulo
Um dos lugares-comuns mais duradouros, porque verdadeiro, do jargão político é o de que se sabe como uma CPI começa, mas não como termina. De fato, a menos quando submetidos a rigorosa rédea curta, de difícil manejo pelas lideranças das maiorias de turno, os inquéritos parlamentares podem ter desfechos desconfortáveis para quem os patrocinou na expectativa de lucrar politicamente com eles, às expensas dos antagonistas. Um depoente confiável pode deixar escapar, sob pressão dos inquisidores do outro lado, verdades desastrosas para a banda que se imaginava apta a conduzir o inquérito ao destino que lhe conviesse. Surpresas inconvenientes podem resultar também de uma quebra de sigilo bancário e telefônico - o rol de incertezas é infindável.

No caso da chamada CPI do Cachoeira, em vias de ser instalada para apurar as ligações entre o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e agentes públicos e privados, as dúvidas são ainda maiore…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 13 / 04 / 2012

Folha de São Paulo
"Supremo libera aborto de fetos sem cérebro"

Por 8 votos a 2, prevaleceu a tese de que anencefalia inviabiliza a vida

O Supremo Tribunal Federal decidiu por 8 votos a 2 que as mulheres tem o direito de interromper a gravidez de fetos sem cérebro ou sem parte dele. A maioria entendeu que a anencefalia inviabiliza a vida após o parto. Até então, as gestantes precisavam entrar na Justiça para conseguir a realização do aborto nesses casos. Ministros favoráveis à decisão disseram que ela não abre brecha para o aborto no caso de outras anomalias.

O Estado de São Paulo "Por 8 votos a 2, STF libera aborto de fetos sem cérebro"

Ministros consideraram que anencéfalo não tem vida e, nesse caso, interrupção da gravidez deixa de ser crime
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem que mulheres que optam por abortar fetos anencéfalos e os médicos que provocam a interrupção da gravidez não cometem crime. Oito ministros votaram a favor …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O antagonista de Obama

O Estado de S.Paulo
Com a desistência do ex-senador Rick Santorum de disputar a indicação do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, terminou para todos os efeitos o ciclo de prévias no âmbito da legenda para a escolha do desafiante do presidente Barack Obama nas eleições de 6 de novembro. Embora dois outros aspirantes, Newt Gingrich e Ron Paul, ainda não tenham jogado a toalha, não resta a menor dúvida de que a convenção nacional republicana marcada para 27 de agosto fará o que se previa que fizesse desde sempre - ratificará o nome do empresário e ex-governador de Massachusetts Mitt Romney para tentar reaver a Casa Branca conquistada pelos democratas na memorável disputa de 2008, quando o país elegeu pela primeira vez um presidente negro.

Ao mesmo tempo, o início efetivo da campanha remove da política sucessória americana a agenda medieval em que a direita religiosa enquadrou as primárias republicanas, obrigando o mais moderado dos competidores, o pr…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 12 / 04 / 2012

Folha de São Paulo
"Gravações da polícia indicam pagamento de propina no DF"

Operador de Cachoeira aparece como intermediário de construtora em diálogos

Escutas da Polícia Federal que integram investigações sobre Carlinhos Cachoeira, denunciado por corrupção, sugerem que a construtora Delta, que domina a coleta de lixo no Distrito Federal, pagava propina para receber pagamentos do governo de Agnelo Queiroz (PT). Segundo a PF, o grupo de Cachoeira intermediava os negócios entre a Delta e o governo.

O Estado de São Paulo "Grampo indica que Agnelo, o '01', procurou Cachoeira"

Investigação da PF sugere aproximação do governador petista com o contraventor que atuava no DF
Escutas telefônicas dentro da Operação Monte Carlo sugerem que o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), pediu reunião com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Queiroz negava ter tido qualquer encontro com Cachoeira, acusado de chefiar máfia que tinha negócios …

Ubatuba em foco

Imagem

Ubatuba

Imagem
Observação de pássaros
Inaugurada trilha em Itamambuca
Lenina Mariano Foi inaugurada neste sábado, dia 7, uma nova trilha para observação de pássaros, com a instalação de placas de identificação, 04 painéis com fotos e nomes das principais espécies da região, além de comedouros ao longo da Avenida Itamambuca. Ubatuba já faz parte dos roteiros que os amantes da atividade elegem. Em função da enorme diversidade de espécies que são encontradas no município, a proposta agora é oficializar os pontos de observação entre os roteiros oficiais que serão oferecidos durante a Copa do Mundo, em 2014. 
Regina Teixeira, coordenadora do projeto e educandas
Ubatuba faz parte de uma das regiões mais íntegras da Mata Atlântica, onde a floresta está mais próxima do mar. Essa configuração torna a região muito privilegiada para a atividade. Itamambuca faz parte desse cenário, concentrando mais de 220 espécies, das 565 que existem em Ubatuba, o que representa cerca de 5% das espécies de todo o mundo, que tem 97…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O bicheiro e seus amigos

O Estado de S.Paulo
A letra miúda das relações entre o contraventor Carlinhos Cachoeira e agentes públicos de diferentes instâncias e instituições ficou exposta com nitidez na entrevista do governador tucano de Goiás, Marconi Perillo, à repórter Christiane Samarco, publicada segunda-feira no Estado. Goiás, como se sabe, é a base de operações do bicheiro e o Estado do senador Demóstenes Torres, até agora a mais lustrosa figura a cair em desgraça por suas ligações com o homem da batota. Ele se desfiliou do DEM para não ser expulso do partido.

Perillo, um dos tantos flagrados nos grampos da Operação Monte Carlo da Polícia Federal conversando com Carlos Augusto Ramos, como se chama o operoso empreendedor, diz que "todos os políticos importantes de Goiás tiveram algum tipo de relação ou de encontro com o Carlos Ramos" - "como empresário", ressalva. Além de faturar com o jogo ilegal, Cachoeira tem uma fábrica de medicamentos em Anápolis, próspero mu…

Manchetes do dia

Quarta-feira, 11 / 04 / 2012

Folha de São Paulo
"Lula incentiva, e Congresso anuncia CPI do Cachoeira"

Objetivo é investigar ligação de políticos com empresário; Demóstenes vira alvo de processo no Conselho de Ética

Com incentivo do ex-presidente Lula ao PT e sem resistência do governo, o Congresso anunciou a criação de uma CPI para investigar a ligação de autoridades com o empresário Carlos Cachoeira, preso sob acusação de explorar o jogo ilegal. A expectativa é que ela seja aberta até o fim da semana. O senador Demóstenes Torres (ex-DEM) e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), são o foco da comissão. A PF também aponta suspeitas sobre auxiliares de Agnelo Queiroz (PT), governador do Distrito Federal - ontem seu chefe de gabinete, que aparece em grampos, se afastou do cargo.

O Estado de São Paulo "Acordo no Congresso vai permitir CPI do Cachoeira"

Governistas e opositores dizem apoiar a investigação sobre as ligações políticas do contraventor
Um acordo entre Se…

Opinião

Agricultura brasileira, do bonde ao trem-bala

O Estado de S.Paulo
A queda da importância das sementes selecionadas de materiais genéticos produzidos pelas instituições públicas de pesquisa avança na agropecuária brasileira. Nos anos 1970, exceto o milho híbrido - privado nos anos 60 -, as sementes selecionadas eram oriundas da genética pública. Hoje, nas lavouras de cana para indústria, soja, milho e algodão, quase todo o material vem da genética privada.

O tema não era tratado pela grande mídia até a publicação da coluna de Celso Ming A Embrapa perdeu o bonde (1.º/4, B2), para ser lida e refletida, pois toca na ferida ao abordar a redução da participação das variedades públicas de soja. Na linha desse texto, há que compreender como a grande mudança no padrão de financiamento do custeio da agropecuária brasileira condena à insignificância a participação das sementes de variedades públicas não só da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mas também de todas as estruturas p…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 10 / 04 / 2012

Folha de São Paulo
"EUA criam mais dois consulados no Brasil"

Anúncio é feito no dia em que Dilma diz a Obama que ricos 'exportam' crise

Durante a primeira visita oficial da presidente Dilma Rousseff aos EUA, a secretaria de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou a abertura, em 2014, de dois consulados no Brasil - Belo Horizonte e Porto Alegre. O país investirá ainda US$ 40 milhões na reforma da embaixada e dos consulados de São Paulo, Rio e Recife. Segundo Hillary, os EUA trabalham "arduamente" para atender a demanda por vistos de Brasil e China.

O Estado de São Paulo "Dilma cobra de Obama ação contra 'tsunami monetário'"

Na Casa Branca, presidente brasileira volta a criticar 'políticas monetárias expansionistas', mas isenta China
A presidente Dilma Rousseff cobrou de seu colega americano, Barack Obama, mais responsabilidade para enfrentar a crise econômica mundial e isentou a China das consequências nega…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Para pôr fim aos lixões

O Estado de S.Paulo
Três pilares deverão sustentar o programa de tratamento de resíduos sólidos que a Secretaria-Geral da Presidência da República anuncia para as próximas semanas: Brasil sem Lixão, Recicla Brasil e Pró-Catador. São ações planejadas para cumprir as determinações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, aprovado em 2010, que determina o fim de todos os lixões do País, por meio da instalação de aterros sanitários, até agosto de 2014. A partir dessa data, aos aterros serão enviados apenas rejeitos, ou seja, a parte do lixo que não pode ser reciclada ou reutilizada. Estabelece o Plano que governo federal, Estados e municípios terão responsabilidade compartilhada no esforço para atingir essa meta, assim como para investir em cooperativas de catadores, aumentar a coleta seletiva e assegurar a destinação adequada do lixo não reciclável.

Além de fornecer recursos, o governo federal deve criar mecanismos capazes de garantir a boa gestão dos planos desenvolvi…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 09 / 04 / 2012

Folha de São Paulo
"Falta juiz da infância em São Paulo, afirma CNJ"

Problema chega a atrapalhar no processo de recuperação de jovens internados na Fundação Casa

Relatório inédito revela a carência do Judiciário na área da infância e da juventude no Estado de São Paulo, informam Rogério Pagnan e Afonso Benites. O levantamento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) mostra que, em cidades como Guarulhos e Campinas, um magistrado atende sozinho assuntos envolvendo menores de 18 anos.

O Estado de São Paulo "Mercado aquecido estimula brasileiros a mudar de emprego"

Número de trabalhadores que pede demissão em busca de melhores vagas é recorde
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que 30,5% dos desligamentos no primeiro semestre ocorreram por decisão do trabalhador. O país teve quase 3,2 milhões de demissões até fevereiro, sendo 909 mil por iniciativa do empregado.

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"