Postagens

Mostrando postagens de Março 2, 2008
Imagem

Brasil

Evasão escolar cresce entre beneficiados do Bolsa-Família

Abandono de estudo aumenta na maioria das 200 cidades dependentes do programa

Lisandra Paraguassú, de O Estado de S. Paulo
LAGOA DOS GATOS (PE) - O mais importante programa social do governo Lula, o Bolsa-Família, atende hoje quase um quarto da população do País (45,8 milhões), mas não está conseguindo cumprir um de seus principais objetivos: fazer com que as crianças completem ao menos os oito anos do ensino fundamental. Cruzamento de informações feito pelo Estado, com dados dos Ministérios do Desenvolvimento Social e da Educação, revela que nos 200 municípios onde há mais famílias dependentes do Bolsa-Família a evasão escolar, contando os abandonos da 1ª a 8ª séries, cresceu entre 2002 e 2005. Em alguns casos, o número de crianças que deixam a escola mais do que dobrou. Em todas as cidades mais da metade é atendida pelo programa.
Leia mais

Nota do Editor - Os programas sociais constituem um avanço e devem ser mantidos e até amplia…

Packard Caribbean

Imagem

Aviação

Gigante dos ares

Sidney Borges
O link abaixo é para quem gosta de avição, se você faz parte desse seleto clube divirta-se, caso contrário, divirta-se também apreciando a tecnologia digital e o que é possível fazer com ela.

http://www.gillesvidal.com/blogpano/cockpit1.htm

Homenagem

Mulher

Marcio Barbosa Gonçalves
A mulher e seus encantos
Cada uma, uma surpresa,
Faz do homem, um menino
Seduzido por seus dengos.
O tempo, é o tempero
preparando a natureza,
Destacando os traços da beleza,
De forma singular.
Tens sutilezas e matizes,
Que se revelam no contato,
Sabes conquistar a atenção,
Com meiguice e amor.
Não escondes a simpatia,
Te desnudas na intimidade,
Despertando paixões,
Com teu jeito pessoal.
A todas as mães, amigas, colegas de trabalho, mulheres batalhadoras e corajosas de Ubatuba que completam nossas vidas, parabéns por este dia 08 de março dia da mulher, mas nosso respeito por essa figura tão importante em nossas vidas seja lembrado todos os dias do ano.
Imagem

Motocicletas verdes

Caros Jornalistas e Radialistas:

Paulo Polé
Sou um velho motociclista curioso na evolução deste veículo e observador de sua utilização.
Já são mais de 50 anos montado em motos e ainda hoje pratico meu motociclismo de maneira “quase responsável” pelas ruas de São Paulo.
Curioso pela evolução mecânica, observei que as motos tidas como “brasileiras” (Honda,Yamaha, Sundown e Kasinsky) têm montado um dispositivo agregado ao motor que me causou estranheza. Pesquisar entre conhecedores do assunto, só serviu para aumentar a estranheza, e olha que estes especialistas não são bobinhos não. Para que serve este troço?… Funcionar, funciona, mas para que serve? Vamos aos fatos:
Uma pequena bomba/diafragma movida pelo vácuo gerado no coletor de admissão do motor, bombeia ar puro para a área de escapamento. Para que serve este troço?…, para que bombear ar puro ao escapamento da motocicleta?…
Não estou totalmente a par da legislação ambiental, mas é notória e fundamental a preocupação em reduzir a emissão d…
Imagem

"8 de Março"

Dia Internacional da MulherMauricio Moromizato –Presidente do PT de Ubatuba
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos da cidade de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e para reivindicar melhores condições de trabalho. Elas lutavam pela redução da jornada diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Por ocasião da greve, no setor de tinturaria da fábrica, tecidos eram coloridos com a cor lilás e esta passou a ser a cor que simboliza o movimento de mulheres. Em 1910, a data foi estabelecida na primeira conferência internacional de mulheres da…

Angra 3. Sim ou Não?

Imagem
Perigos dos reatores nucleares. Riscos na operação da tecnologia nuclear no século XXI

Helmut Hirsch; Oda Becker; Mycle Schneider; Antony Froggatt

Relatório preparado para o Greenpeace Internacional (abril 2005)

Sumário executivo

Este relatório fornece uma avaliação ampla dos perigos dos reatores nucleares em operação, dos novos projetos "evolucionários" e dos conceitos de futuros reatores nucleares. Também trata dos riscos associados ao manejo do combustível nuclear utilizado. A primeira parte do relatório descreve os problemas característicos e inerentes aos projetos dos principais reatores em operação atualmente; a segunda parte avalia os riscos associados a novos projetos; a terceira parte, o "envelhecimento" dos reatores em operação; a quarta parte, a ameaça terrorista à energia nuclear; e a quinta, os riscos associados aos impactos das mudanças climáticas - como enchentes - sobre a energia nuclear.

As principais conclusões são:

Todos os reatores em operação possuem…

Dia da mulher

Imagem
Valor da Mulher

Jairo dos Santos –vereador
“...A mulher foi feita da costela do homem,
não dos pés para ser pisoteada,
nem da cabeça para ser superior
mas, sim, do lado para ser igual....
debaixo do braço para ser protegida
e do lado do coração para ser amada".
Minha homenagem a minha mulher, às mulheres de meu círculo de trabalho, de minha amizade e a todas as outras do Planeta.

Angra 3. Sim ou Não?

Imagem
O Brasil fez um acordo nuclear com a Alemanha nos anos 70, dentro do qual foi construída Angra 2. Houve transferência de tecnologia? Ou o país ficou dependente dos alemães?

O acordo Brasil-Alemanha ficou no meio do caminho. A transferência de tecnologia seria completada ao término da oitava usina, mas só uma foi construída. No entanto, devido à paralisação das obras de Angra 2, vários itens que seriam transferidos somente na construção das usinas seguintes foram antecipados e muitos especialistas treinados na Alemanha voltaram para trabalhar em projetos desenvolvidos lá. Isso representou uma capacitação a mais dos profissionais brasileiros. Como conseqüência, do total de horas de engenharia gastas na construção de Angra 2, cerca de 70% foi executado por brasileiros. A montagem eletromecânica foi feita por um consórcio nacional.
O maior legado do acordo nuclear foi a implantação pioneira do sistema de garantia de qualidade em indústrias nacionais, com um controle de qualidade da apurada …
Imagem

Cinedebate

Semana da Mulher

Rui Alves Grilo
O Sindicato dos Bancários e a Ong Cidade & Cidadão, com apoio da Foco Vídeo Locadora, convidam a todos, e especialmente às mulheres para assistir ao filme: “ZUZU ANGEL”.

Data: domingo, 09/03 às 18 horas
LOCAL: Rua Cel. Domiciano, 286 – sala 5

” “Quem é essa mulher que canta sempre esse estribilho. Só queria embalar seu filho, que mora na escuridão do mar”, diz a belíssima música “Angélica”, que Chico Buarque fez para a estilista Zuzu Angel anos após a sua morte. Zuzu agora é homenageada pelo cineasta Sérgio Rezende, que se aproveita da bela canção, para contar essa história que não pode ser esquecida.No início dos anos 70, Zuleika Angel Jones, a Zuzu Angel (Patrícia Pillar), foi uma das primeiras estilistas brasileiras a se destacar no exterior. Enquanto tudo ia de vento em polpa na vida profissional, na pessoal, nem tanto. Seu filho Stuart (Daniel de Oliveira) era um militante de esquerda que desapareceu, depois de ser preso e torturado pelo exército. …
Imagem

Opinião

As prévias da discórdia democrata

Editorial do Estadão
As prévias e assembléias eleitorais (caucuses) nos Estados Unidos, com as suas regras muitas vezes obscuras, que podem variar de lugar para lugar e de partido para partido, exprimem a admirável tradição nacional da democracia pela base - grassroots democracy - que tanto fascinava, há 170 anos, o historiador francês Alexis de Tocqueville, autor do clássico A democracia na América. Na sucessão presidencial deste ano, esse intrincado sistema entrou ele próprio na ordem do dia, adicionando um componente perturbador ao que tem sido o maior espetáculo político da Terra, pela singularidade dos presidenciáveis do Partido Democrata e pelo andamento surpreendente do confronto entre eles. A complexidade do processo permite a Barack Obama e a Hillary Clinton interpretar cada qual a seu modo os resultados das 44 votações completadas até aqui (faltam 12), com um total sem precedentes de 26 milhões de sufrágios. Além disso, o resultado ainda incer…
Imagem

Ubatuba em foco

Desobediência

Corsino Aliste Mezquita
Sobre o posto de gasolina que pretendia ser construído nas proximidades da rotatória que dá acesso à rua Prof. Thomaz Galhardo nos manifestamos em: “POSTOS E POSTURAS” e “ACONTECENDO O ÓBVIO”. Registramos absurdos como: mudanças na legislação local para permitir aquele obstáculo à circulação do transito na entrada do centro da cidade, procurações do dono do posto a secretário municipal para aplainar os caminhos na Prefeitura, funcionária autora do projeto e os prejuízos que ocasionaria à cidade e aos vizinhos do local. Prejuízos ocasionados, justamente, por sete vereadores, pelo Prefeito e alguns secretários que, pelos cargos que ocupam, deveriam defender os interesses da CIDADE e dos CIDADÃOS. Preferiram trair, cidade e cidadãos, na defesa de interesses particulares e de supostas e propaladas benesses circunstanciais.
Acionado o Poder Judiciário proibiu a continuidade das obras e a construção do posto, naquele local, por ser inadequado, interceptar …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 08 / 03 / 2008

Folha de São Paulo
"Lula autoriza PF a barrar espanhóis como retaliação"
A decisão de repatriar sete espanhóis que desembarcaram anteontem à noite em Salvador foi articulada pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral do Itamaraty, e avalizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como retaliação ao tratamento dado aos brasileiros em Madri. A execução foi da Polícia Federal. Apesar disso, o governo insiste em dizer que não se tratou de retaliação, classificando o veto à entrada dos espanhóis como "uma boa coincidência", como disse à Folha o subsecretário-geral para as comunidades brasileiras no exterior do Itamaraty, embaixador Otto Maia. No sentido de evitar um confronto assumido com a Espanha, Itamaraty, Planalto e PF fecharam a mesma versão: a operação foi resultado de uma decisão do Planalto de que a PF deveria ser "mais rigorosa" na fiscalização da entrada de estrangeiros no país, especialmente os oriundos da …

Angra 3. Sim ou Não?

Imagem
Debate Sobre Angra 3 em Ubatuba revela riscos da Usina Nuclear

Henrique Luís de Almeida
O debate promovido pela Câmara dos Vereadores de Ubatuba, no dia 05/03, onde técnicos da Eletronuclear apresentaram o Projeto da Usina Nuclear de Angra 3 revela riscos da geração de Energia Nuclear em Angra dos Reis.

Participaram do debate, pouco mais de 30 pessoas, das quais cerca de 15 eram funcionárias da Eletronuclear, o que indica falhas na divulgação do evento e falta de conhecimento da população sobre as ameaças da instalação de mais uma Usina Nuclear em Angra dos Reis.

Apesar do projeto ainda não ter seu Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA – RIMA) aprovado pelo IBAMA o Brasil já comprou os equipamentos para a Usina de Angra 3 da Alemanha, país que, a exemplo de outros países desenvolvidos, decidiu fechar TODAS AS SUAS USINAS NUCLEARES em 20 anos.

Alguns dos presentes saíram do debate com a sensação de que este é mais um projeto rolo compressor, onde a população só é consultada para dize…
Imagem

Sociais

Gente fina é outra coisa

Sidney Borges
Encontrei hoje alguns correligionários do pré-candidato tucano ao posto de Imperador de Ubatuba, Sérgio Caribé. Sim, Imperador, em Ubatuba os prefeitos têm tanto poder e exercem tanto fascínio que não são meros agentes democráticos no exercício do poder, são autênticos imperadores. Caribé está em Salvador, na Bahia, em reunião com o governador. Depois irá a Minas almoçar com Aécio Neves. Caribé é tão chique que cogita realizar as próximas reuniões dos tucanos caiçaras na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, clube tão fechado que jamais aceitou Silvio Santos como sócio. Nada mais justo, dou total apoio, quem sabe os amigos bilionários de Miami participem e colaborem na campanha que promete ser milionária. Já antevejo a galera adentrando aos belíssimos salões concebidos por Fábio Penteado. Vai ser um sucesso.

Sociais

Imagem

Litoral paulista

Tributo a menos

TJ paulista derruba taxa de bombeiros no Guarujá

por Fernando Porfírio
Os moradores do Guarujá, no litoral paulista, estão livres de pagar a chamada taxa de bombeiros. O tributo foi criado pela Lei Municipal nº 96, de iniciativa da Câmara de Vereadores e promulgada pelo chefe do Executivo. O Tribunal de Justiça de São Paulo declarou a norma inconstitucional.
O fundamento foi o de que os serviços de prevenção e extinção de incêndio e de defesa civil, atribuídos ao Corpo de Bombeiros, são de competência do Estado. Assim, as atividades escapam da esfera de atuação do município.
O Órgão Especial do TJ paulista, por unanimidade, julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela Procuradoria-Geral de Justiça. O chefe do Ministério Público, Rodrigo Pinho, alegou que a lei é inconstitucional por invadir a competência tributária estadual.
Leia mais

Packard 55

Imagem

O mundo dá risadas.

Un niño de 8 años aprueba el ingreso en Derecho en una Universidad de Brasil

El menor considera "fácil" la prueba.- Las alertas se han disparado entre las autoridades educativas por el bajo nivel exigido

EFE - Río de Janeiro - 07/03/2008
Un niño brasileño de 8 años ha aprobado el examen de ingreso para la carrera de Derecho en la Universidad Paulista (Unip) de Goiás (centro del país), lo que ha provocado las protestas de los abogados de Brasil por la baja calidad de la enseñanza. Según informó hoy la Orden de Abogados de Brasil (OAB), el niño Joao Víctor Portelinha de Oliveira, estudiante del cuarto grado de educación primaria, participó con éxito en el proceso de selección de la Unip.(El País)
Leia mais

Nota do Editor - Para quem não entende a língua de Cervantes, traduzo o título: " Menino de 8 anos aprovado em Direito em uma "Universidade do Brasil". Das duas uma, ou o menino é gênio, ou a prova foi fácil, ou nem uma coisa nem outra, são tantas as vagas que os i…
Imagem

Você decide

Foro de discussão 2

Sidney Borges
A Prefeitura diz que é Camburi, o vereador Jairo escreve Cambury. Vamos estabelecer um novo foro de discussão, quem sabe este funcione, pois o de Angra está sendo olimpicamente ignorado. Ubatuba Víbora em busca da grafia correta. Quem está certo, Dudu ou Jairo? Envie a sua opinião e não concorra a nenhum prêmio, chega de cacarecos que só ocupam espaço e contribuem para poluir o planeta.

Camburi 1

Imagem
Prefeitura constrói nova ponte no Camburi

Assessoria de Comunicação – PMU
Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro Camburi, no extremo norte de Ubatuba, a prefeitura, por meio da Administração Regional Norte, construiu uma ponte na trilha que dá acesso ao bairro. A trilha é comumente utilizada pelos moradores do local, já que é bem mais curta que o acesso tradicional, por onde passam os carros.
“Todos os moradores do Camburi usam esta trilha para encurtar o trajeto. Antes eles tinham que passar sobre uma árvore para atravessar o caminho, agora construímos uma ponte de eucalipto, muito mais segura”, explica José Roberto Junior, administrador da Regional Norte. De acordo com Junior, houve um acidente no local, quando uma pessoa atravessava a árvore e caiu, aumentando a urgência da nova ponte.
Ainda segundo o administrador da Regional Norte, está sendo comprado material para a reforma de uma outra ponte, também no Camburi, no Jambeiro, próximo ao quilombo ali existente.

Cambury 2

Imagem
Jairo dos Santos e Domingos da Associação de Quilombo do Cambury

Problemas no Cambury, zona Norte de Ubatuba

Foi o que o vereador Jairo dos Santos (PSB) verificou ao dar seqüência às suas visitas aos bairros da cidade

Assessoria Jairo dos Santos
O vereador Jairo dos Santos, à exemplo do que ocorreu em outros bairros, como Maranduba, Sertão da Quina e Poruba, constatou também, uma série de problemas no Cambury, zona Norte da cidade, nesta quarta-feira, dia 05 de março. Junto com os moradores, o vereador percorreu o bairro e encontrou o que já é uma constante na cidade: ruas esburacadas, mato muito alto, falta de limpeza e até uma ponte prestes a cair. Trata-se da ponte pênsil do Jambeiro, sobre o Rio do Cedro. De acordo com o vereador, o cabo de aço está completamente enferrujado e as madeiras apodrecendo, sem manutenção, deixando à mostra todo o descaso das autoridades públicas. Jairo, junto com Domingos, presidente da Associação de Quilombo do Cambury, constatou que as cabeceiras da pont…
Imagem

Tecnologia

Antivírus mortal!

Álvaro Gonçalves
Existe um sistema antivírus mais simples que todos. Se ninguém clicar em toda e qualquer besteira que aparece na caixa postal, dificilmente seremos infectados! Mas a curiosidade não deixa, né? Aparece uma mensagem de: "Cristina" assunto: "Amo você demais!"... Ou então de: "Maria Fernanda" assunto: "Quanto tempo, hein?" Ou ainda, para as mulheres: "José Ronaldo" assunto: "Quer emagrecer até amanhã?" O lerdo vai e clica! Depois reclama que entraram na conta do banco dele, que o computador tá lento, que esses vírus são terríveis... Quando vem de um endereço de um amigo conhecido, é mais difícil de desconfiar... Você entra no seu e-mail e tem um link: "What do you think about my underwear?" Cacete! O que o cara vai ficar curioso para ver o amigo de cueca (ou de calcinha)??? O lerdo vai e clica de novo! Outra que é fácil de cair: "TSE" assunto: "Seu título foi cancelado&quo…

Angra 3. Sim ou Não?

Imagem
Brasil deve resolver destinação dos resíduos nucleares antes de pensar em Angra 3, diz pesquisador da USP

Célio Berman, pesquisador do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), considera fundamental que o Brasil resolva a questão da destinação dos resíduos nucleares, antes que se comece a pensar na construção de Angra 3.
O pesquisador disse que o país deve levar em conta os riscos que a produção desse tipo de energia pode causar. Ele lembrou que o armazenamento dos resíduos, no Brasil, é feito de forma provisória. “Os resíduos são depositados em piscinas. É um provisório que está se tornando definitivo”, avaliou.
Berman, que participou no dia 29 do Congresso Nacional Popular de Agroenergia, em Curitiba (PR), fez um diagnóstico da situação energética brasileira. Segundo ele, 75% da energia consumida no país é oriunda de hidrelétricas. O pesquisador contou que esse tipo de produção de energia é considerada limpa, renovável e ainda é barata. Mas, em sua opiniã…

Angra 3. Sim ou Não?

Imagem
Estudos científicos vêm a possibilidade da elevação do nível do mar, como conseqüência do aquecimento global. Como a central nuclear de Angra dos Reis fica à beira-mar, não há risco futuro para a operação das usinas?

O projeto da central nuclear não permite que as salas essenciais para a operação sejam atingidas pela água, caso o nível ultrapasse os obstáculos construídos para proteger as instalações na ocorrência de ondas gigantes. Quando do desenvolvimento do projeto de Angra 1, verificou-se que, há mais de 200 anos, uma onda gigante atingiu a costa e, por isso, foi afundado um navio na entrada da baía, para servir de quebra-onda. Os estudos mostram que a elevação do nível do mar vai ser lenta – estima-se um prazo em torno de cem anos – e é monitorada pela Eletronuclear em tempo real, para possibilitar a construção de barreiras de proteção, caso as usinas ainda estejam em operação.

Segue: O Brasil fez um acordo nuclear com a Alemanha nos anos 70, dentro do qual foi construída Angra 2.…
Imagem

Olho por olho

Oito espanhóis são impedidos de entrar no Brasil

Polícia Federal repatriou estrangeiros por eles não cumprirem exigências para imigração. Agentes negaram retaliação ao veto espanhol feito a 30 brasileiros na quarta-feira (5).

Daniel Haidar Do G1, em São Paulo
Oito turistas espanhóis - cinco homens e três mulheres - foram impedidos de entrar no Brasil no final da noite desta quinta-feira (6). Eles chegaram ao Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia, por volta das 21h30, mas foram barrados por não apresentarem condições financeiras mínimas exigidas por lei para imigração, segundo a Polícia Federal (PF).
Leia mais
Imagem

A ponderar...

“O Genocídio Caiçara”

Miguel Angel
Cheguei a Ubatuba com 25 anos de idade. Hoje, estou com 65 anos, o que me dá autoridade para falar desta cidade onde moro há mais tempo que 75 por cento da população residente.
Sou uruguaio, mas não fui eu que fiz as fronteiras. Elas já existiam quando nasci. Escolhi esta terra para morar e criar minhas filhas e tenho imenso carinho por ela.
Só que, de 25 anos para cá, tenho visto a cidade ser levada a desintegração a cada administração que passa. O prefeito eleito por minorias não tem uma leitura correta do futuro. Sem uma perspectiva de futuro para o povo, sem ética, sem respeito, sem autoridade, favorecendo maior agressão contra a cidadania, formando quadrilhas de conveniência, sem partidos políticos, que não passam de legendas de ocasião, usadas poucos meses antes das eleições, castrando os princípios ideológicos que os norteiam, sem o mínimo respeito pelo pensamento que os originou.
O circo eleitoral está montado. Começam a pintar os palhaços (os ele…
Imagem

Opinião

As voltas que o clima dá

Washington Novaes
No momento em que estas linhas são escritas, realiza-se mais uma reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), para que representantes dos governos federal e estaduais, ONGs e instituições científicas definam "as contribuições ao projeto de lei que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima, a ser encaminhado ao Comitê Interministerial sobre Mudanças do Clima". Estranho - 15 anos depois de haver assinado a convenção do clima - o governo federal ter criado apenas no ano passado um comitê para definir essa política, quase ao mesmo tempo que, só então, instituiu também uma Secretaria de Mudanças Climáticas no Ministério do Meio Ambiente. Mas já há um projeto de política nacional, que, entretanto, mereceu muitos reparos na reunião do FBMC, no dia 21 de fevereiro.
Nessa discussão, a secretária de Mudanças Climáticas, Thelma Krug, explicou as dificuldades em avançar na redução do desmatamento em florestas e respectivas …
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 07 / 03 / 2008

Folha de São Paulo
"Colômbia e Equador trocam ameaças depois de acordo"
Mesmo após a resolução de conciliação aprovada na última quarta-feira na Organização dos Estados Americanos (OEA, em Washington), Quito e Bogotá mantiveram ontem o tom de confronto, indicando um longo caminho para a diminuição da tensão regional. O presidente colombiano, Álvaro Uribe, autorizou a divulgação do conteúdo de uma conversa que teve na quarta-feira à noite com jornalistas. Na conversa, relatou a Associated Press, ele se recusou a garantir que suas tropas não entrarão novamente no Equador ou na Venezuela - disse que precisaria antes de garantias de que os governos desses países não abrigam integrantes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Uribe afirmou que a operação que desencadeou a crise -o ataque no Equador que resultou na morte do número dois das Farc, Raúl Reyes, no último sábado foi justificada, dada a suposta "inação" de Quito quanto à…
Imagem

Vida

Depoimento de pai

Diogo Mainardi
‘A paralisia cerebral é uma anomalia motora. Meu filho anda errado, pega errado, fala errado. Quando é para soltar um músculo, ele contrai. Quando é para contrair, ele solta. O cérebro dá uma ordem, o corpo desobedece. É o motim do corpo contra o cérebro’. ‘Meu filho nunca se interessou por trens elétricos. Mas ele tem um Grande Botão Vermelho conectado em mim. Ele me liga e desliga quando quer. E me faz mudar de trilho, soltar fumaça, apitar’ (revista “Veja”, editora Abril, 7 de março.”)

Nota do editor - Esse texto me emocionou profundamente, Diogo Mainardi é um ser humano. Fez crescer em mim a esperança na humanidade. (Sidney Borges)
Imagem

A ponderar...

Ao mestre com carinho

Miguel Angel
Em artigo “ensino público de qualidade “ (Folha de São Paulo, 18 de fevereiro de 2008) os mestres Haddad e Mangabeira Unger destacam, “ o primeiro é consertar o elo fraco de nosso sistema escolar: o ensino médio”, “ objetivo é aproveitar a escola média como lugar privilegiado para mudar o paradigma pedagógico dominante no ensinoBrasileiro”.
Com todo o respeito a meus caros mestres discordo que este, “ensino médio” seja “o elo fraco de nosso sistema escolar”.
Estou cansado de ouvir aos meios falar que a escola tem que formar o “cidadão”. O elo fraco da nossa educação é o ensino primário que formam o ser Social e Humano. Quando uma criança sai por primeira vez a participar do convívio social, onde os bancos escolares duplos usados por mais de uma geração, no qual ficavam gravadas nossas passagens pela escola. No primeiro ano e assim sucessivamente durante todos os anos de nossa escola primaria passávamos a compartir em uma célula de formação Social e Human…
Imagem

Grecin 2000

Imagem
O bravo vereador Edilson Félix, PR, atento aos trabalhos da sessão da Câmara, na última terça-feira. Notem o semblante concentrado e o brilho dos cabelos, cujo negrume azulado lembra a asa da graúna. Cabelos com essa tonalidade são raros, antes só o tycoon da imprensa local, Benedito Góis, os exibia. Estou começando a avaliar a possibilidade...(Sidney Borges)

Angra 3. Sim ou Não?

Imagem
A decisão sobre a construção de Angra 3 foi tomada pelo Conselho nacional de Política Energética (CNPE) em uma única reunião. Não foi um processo rápido demais para a complexidade do tema?

O Conselho Nacional de meio Ambiente, (Conama), um colegiado que representa órgãos federais, estaduais e municipais, setores empresariais e a sociedade civil, presidido pelo Ministério do meio Ambiente, analisou o empreendimento e, em 2001, aprovou a retomada de Angra 3, desde que fossem cumpridas algumas exigências. Essa decisão foi encaminhada em 2002 ao CNPE, que monitorou o cumprimento, por parte da Eletronuclear, daquelas exigências estabelecidas pelo Conama. Estudos e relatórios foram elaborados pelos ministérios que participam do CNPE, inclusive os referentes ao planejamento energético nacional e às questões ambientais, e discutidos em diversas reuniões do conselho ao longo dos últimos cinco anos. A decisão foi tomada no momento em que foram supridas todas as informações necessárias. (ABEN)

Se…

Jeca Tatu

Imagem
Fórum na Câmara, quase um fiasco

Sidney Borges
Ontem, na Câmara Municipal de Ubatuba aconteceu um fórum de debates sobre a usina nuclear Angra 3. Os técnicos da Eletronuclear vieram com disposição de esclarecer. Aguardavam polêmicas, provocações, questionamentos. Acabaram fazendo o que em boxe chamamos de luta exibição, o adversário não deu o ar da graça. Teria amarelado? Os ilustres e ilustrados palestrantes da Eletronuclear fizeram a apresentação para si próprios, eles que conhem o script de cor. Meu tio inglês diria "boring". Poucos e bravissimos ubatubenses estiveram lá, caberiam em um Ford Ka com folga. Destaco alguns jovens interessados em questões ambientais, atentos. No entanto, faltou "massa crítica", a reação não prosperou. No dia 28, teremos a Audiência Pública sobre o licenciamento ambiental da usina. Essa vai dar mídia, quem sabe venha até a Rede Globo. Nesse dia as autoridades darão o ar da graça, com Rede Globo todos dizem " cheese", até eu q…
Imagem

Justiça lenta, lenta, lenta...

Julgamentos intermináveis, com direito a recursos de longo prazo...

Sidney Borges
O processo que envolve notáveis da cidade e que se arrasta na Justiça há anos acabou sendo motivo de reflexão e boas risadas ontem. Encontrei no Fórum um correligionário do Prefeito, réu no processo que ontem ouviu apenas testemunhas. Fiz uma brincadeira, o interlocutor tem senso de humor, coisa rara entre seus pares. Afirmei:
- Seu garoto vai ser condenado.
Ele me pegou no braço e caminhamos rumo ao bebedouro, fazia um calor senegalesco, quase insuportável. A resposta ao pé do ouvido:
- É provável, mas você há de concordar que não podemos julgar, um dia na vida todos fizemos alguma coisa errada, o motivo do processo pode ser creditado à inexperiência da juventude, fase em que agimos sem medir conseqüências.
Em tese está correto, aproveitando o momento em que meu amigo se auto-aplaudia pela frase feliz, fiz uma provocação:
- O problema é que um erro primário pode acarretar perda de direitos políticos.
A res…
Imagem

Chávez

Ainda a América do Sul

Sidney Borges
Os fatos são claros, as interpretações ficam por conta de quem as faz. Há inclusive quem diga que só existem interpretações sendo os fatos apenas e tão somente justificativas. O imbróglio bélico que envolve a Colômbia e o Equador, com participação da Venezuela, é claro e não deixa dúvidas quanto às intenções.
Chávez está com problemas internos, a Venezuela vive uma séria crise de desabastecimento e recentemente ele viu sua pretensão de se perpetuar no poder rejeitada. Chávez parece acreditar, por suas atitudes, ser Napoleão. Uribe, da Colômbia, é belicoso, foi eleito com a bandeira de endurecer com as Farc e está cumprindo a promessa. O Equador, de Rafael Correia, parece ter entrado de gaiato no navio, está se sujeitando ao papel de satélite de Chávez, assim como fez Evo Morales, da Bolívia.
Em meio a presidentes eleitos inserem-se as Farc. Um grupo que merece o epíteto lulista de metamorfose ambulante. Ex-guerrilheiros marxistas, depois seqüestradores…
Imagem

Crise

Economia da Venezuela em risco

Na exata medida em que cresce a tensão diplomática entre Colômbia e Venezuela - desde a operação colombiana contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano - paralisa-se uma das relações econômicas mais dinâmicas da região: o comércio bilateral entre os países foi de US$ 6 bilhões em 2007.
Apesar da guerra retórica ser insuflada pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, seu país é o maior perdedor com a crise andina. A Venezuela obtém 30% de seus produtos da Colômbia, cujo mercado acompanha o ritmo de 17 meses de crescimento. Em meio à crise de desabastecimento venezuelana, o corte das relações é um risco assumido por Chávez, que testará sua capacidade de sobrevivência no isolamento. Mas a prova não durará muito tempo, avaliam analistas.
Entre janeiro e novembro do ano passado, as exportações a Venezuela somaram US$ 4.562 milhões - cifra que se traduz em um salto de 87,2% em comparação ao ano anterior, informou o Depart…