Postagens

Mostrando postagens de Agosto 8, 2010

Ubatuba

Nota de falecimento

É com grande pesar que manifestamos nesta nota o falecimento de nosso grande amigo e companheiro Arimar Viera, que marcou sua passagem neste mundo com muito trabalho e dedicação ao próximo, deixando a todos nós um grande exemplo de honestidade, amizade e solidariedade.

A toda família e amigos deixamos nossas sinceras condolências neste triste e delicado momento.

Rogério Frediani
Presidente do PSDB de Ubatuba

Alexander Calder e as tainhas

Imagem

Coluna do Mirisola

Valdemiro é homem de Deus

"Se Michelangelo Buonarroti pintou a capela Sistina e a Igreja Católica bancou o Renascimento, por que o apóstolo Valdemiro não pode pregar num galpão do Brás? Só por que é negão, feio, pegajoso e brega?"

Marcelo Mirisola*
Se Bento XVI é homem de Deus, por que o apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, não pode ser? Se os lojistas faturam no Natal e os hotéis de Aparecida do Norte ficam lotados nos feriados católicos, por que o apóstolo Valdemiro não pode glorificar seus carnezinhos em São Roque? Se o papa é o santo padre, por que Valdemiro não pode ser apóstolo e santo também? Se os cardeais de Bento XVI são colunistas dos principais jornais do país e os católicos têm a Rede Vida, e agências de turismo que também são financeiras, por que o apóstolo Valdemiro não pode alugar um canal de televisão?

Se Michelangelo Buonarroti pintou a capela Sistina e a Igreja Católica bancou o Renascimento, por que o apóstolo Valdemiro não pode pr…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Fiel da balança

Merval Pereira em O Globo
A candidata do Partido Verde Marina Silva continua sendo o obstáculo a que a eleição presidencial se resolva no primeiro turno, confirmando o temor do governo de que o seu lançamento poderia atrapalhar os planos de polarização da eleição.

Com a confirmação, pela pesquisa do Datafolha divulgada ontem, de que Dilma Rousseff abriu oito pontos de vantagem sobre José Serra antes do programa eleitoral do rádio e televisão que começa na terça dia 17, a manutenção de sua popularidade em torno dos 10% torna-se crucial tanto para o governo quanto para a oposição.

Ela está, sozinha, fazendo o papel que foi, na eleição de 2006, dos candidatos Heloisa Helena, do PSOL, e Cristovam Buarque, do PDT, que terminaram o primeiro turno com 9% dos votos somados, levando a eleição entre LUla e Alckmin para o segundo turno.

Dilma está a três pontos de vencer no primeiro turno, enquanto Serra mantém a esperança de virar o jogo contando com a realização do segundo turno.

Man…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 14 / 08 / 2010

Folha de São Paulo
"Dilma ultrapassa Serra e fica a 3 pontos da vitória no 1º turno"

Segundo o Datafolha, petista tem 41% e tucano, 33%; candidata chega a 47%, considerados apenas os votos válidos

Pesquisa Datafolha mostra que Dilma Rousseff (PT), com 41% das intenções de voto, abriu vantagem de oito pontos sobre José Serra (PSDB), com 33%. É a primeira vez que a candidata petista lidera fora da margem de erro do Datafolha, que é de dois pontos, para mais ou para menos. Dilma cresceu em todas as regiões e em todos os segmentos socioeconômicos, exceto entre os mais ricos. Na resposta espontânea, sem apresentação do nome dos candidatos, ela soma 26%, contra 16% do tucano. Considerados apenas os votos válidos, Dilma chega a 47% e fica a três pontos da vitória no primeiro turno. Serra totaliza 38% e Marina Silva (PV), 12%; os demais candidatos somam 2%. A disputa acaba em 3 de outubro se um dos candidatos obtiver 50% mais um dos votos válidos.

O Estado de São P…

Tainhão

Imagem

Deu em O Globo

Campanha das ambiguidades

Editorial (original aqui)
Dada a força de sua popularidade, o presidente Lula paira sobre a campanha, pois, para o lulismo, eleger Dilma Rousseff é conquistar o terceiro mandato consecutivo acertadamente proibido pela Constituição. Se isto acontecerá na prática, não se sabe. Afinal, criaturas costumam ganhar vida própria longe do alcance do criador, quando assumem o poder.

Lula também tem forte presença na campanha do tucano José Serra, de forma paradoxal: pela força que o candidato faz para tirá-lo da disputa, em proporção inversamente proporcional à executada por Dilma para apresentar-se como garantidora da continuidade.

Tem razão o ex- governador de São Paulo quando disse à bancada do JN, William Bonner e Fátima Bernardes, que “não se governa da garupa”. Ou seja, engana-se quem vota em Dilma pensando reeleger Lula. Nunca é a mesma coisa, indica a experiência.

Mas o tucano padece de séria ambiguidade ao optar por falar mal do governo - na Saúde, na infraestrutur…

Sexta-feira, 13 de agosto

Imagem
Cuidado!

Frases

Sou ex-Gabeira e cada vez sou mais "ex". Compreendi o fracasso que foi o socialismo, o desastre que é Cuba e a Coreia do Norte. Eles destruíram o meio ambiente. Viajei pela ex-Tchecoslováquia e a Alemanha Oriental. O século XX já acabou pra mim.

Fernando Gabeira
Candidato a governador do Rio pelo PV, ao responder a um adversário que o chamou de ex-Gabeira

Nota do Editor - Gabeira viajou, viu e aprendeu. Aqui no Brasil tem gente que quer um país nos moldes de Cuba e Venezuela. Vão continuar querendo, como dizia Dolores Ibarruri Gómez, "La Pasionária",: "no passarán". Eu acrescento: Democracia ou Democracia. Ainda bem que Lula e Dilma são adeptos do liberalismo. (Sidney Borges)

Twitter
Imagem

5 milhões aguardam

Projeto Pai Presente

SOLANGE SPIGLIATTI - Agência Estado
A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou nesta semana o projeto Pai Presente, que estabelece medidas a serem adotadas pelos juízes e tribunais brasileiros para reduzir o número de pessoas sem paternidade reconhecida no País. O objetivo do projeto, de acordo com o CNJ, é identificar os pais que não reconhecem seus filhos e garantir que assumam as suas responsabilidades, contribuindo para o desenvolvimento psicológico e social dos filhos.

A regulamentação do projeto visa a garantir o cumprimento da lei 8.560, de 1992, que determina ao registrador civil que encaminhe ao Poder Judiciário informações sobre registros de nascimento nos quais não conste o nome do pai. A medida permite que o juiz chame a mãe e lhe faculte declarar quem é o suposto pai. Este, por sua vez, é notificado a se manifestar perante o juiz se assume ou não a paternidade. Em caso de dúvida ou negativa por parte do pai, o magistrado toma as providên…
Imagem

Coluna do Celsinho

Antes tarde...

Celso de Almeida Jr.
Continuo distante.

Falo pelo Skype com a filhinha e a esposa queridas.

Meu amigo...quanta saudade...

Tive um papo meio filosófico com a Fernandinha.

Acho que foi a cerveja, afinal, aonde estou, o calor obriga.

Disse que descobri algo fantástico.

Cheguei a conclusão que não morremos nunca!

Expliquei.

Ela, uma linda garotinha de quase 10 anos, carrega um pedacinho do papai e da mamãe.

Então, concluí: eu e a Patrícia continuamos nela.

Além disso, nossas idéias, ações, gestos de carinho, garantem que a gente viva no pensamento e no coração de muita gente.

Viu?

Não morremos nunca.

Tendo filhos ou não, a eternidade é garantida.

Provavelmente, quanto mais forte a nossa mensagem, mais duradoura ela será.

Talvez, o melhor passaporte para a eternidade seja praticar a caridade.

E pensar que essa dica foi dada há dois mil anos.

Demorei.

Twitter

Brasil

Imagem
Casa própria. Pssss, fale baixo...
Folha SP, 13 Minha Casa, Minha Vida só concluiu 1,2% dos imóveis na faixa de até 3 mínimos. A Caixa Econômica Federal omite dados do programa Minha Casa, Minha Vida desfavoráveis ao governo Lula. O banco federal alega não haver números consolidados sobre a conclusão de unidades habitacionais financiadas pelo programa, com detalhamento da sua execução por faixa de renda. Mas os números existem e mostram que, no segmento no qual se concentra 90% do deficit habitacional do país, a conclusão dos imóveis não chega a 2%. Balanço referente ao dia 30 de junho deste ano obtido pela Folha revela que, para o grupo de renda de zero a três salários mínimos, apenas 1,2% das 240.569 unidades contratadas foi concluído. O número de unidades já entregues é ainda menor: 565, ou apenas 0,23%.
Twitter
Imagem

Poesia

Escritor...

Escritor deixa o tempo migrar
Vai do amanhecer ao anoitecer
Vigia em andanças que não permitem
Sempre o descanso que dele migra.

Viaja no pensar o outro
O dia do outro
O seu dia...
Tenta dormir e acordar como o outro e ...

A noite quase se esvai;
Quando acorda parece que percorreu
Só... só as noites dos outros
Tenta desapegar-se da noite que se esvai.

Sabe que dormir é necessário
Que a migração para o outro não o descansa
Que seu corpo se cansa
Que mente e espírito necessitam
Migrar para o descanso.

E aí... o escritor se cansa e...
Dorme.

Lourdes Moreira
15/04/09 em casa

Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O risco do petróleo

Editorial do Estadão
Alguns anos serão necessários para que possam ser medidos com precisão os prejuízos com o vazamento de cerca de 5 milhões de barris de petróleo, causado pelo afundamento da plataforma Deepwater Horizon, operada pela BP no Golfo do México. Noticia-se agora que ele foi estancado, mas os efeitos econômicos globais daquele que é considerado o maior desastre ambiental da história dos EUA ainda se fazem sentir. Como era previsível, os prêmios de seguros para exploração de petróleo offshore estão em ascensão, estimando-se que podem aumentar até 50%, e os investidores no setor petrolífero estão inquietos.

Nessa fase, as grandes seguradoras vêm procedendo a uma reavaliação de riscos, evitando fechar ou renovar contratos com operadoras de sondas e plataformas de petróleo. Isso afeta também empresas que operam na costa brasileira. Pela praxe, as apólices vinham sendo renovadas por um ano, mas agora os prazos são mais curtos.

A questão não se resume a preços, …
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 13 / 08 / 2010

Folha de São Paulo
"Caixa omite dado negativo sobre casas populares"

Banco não divulga atrasos do Minha Casa, Minha Vida na faixa de renda de quem ganha até três mínimos

Balanço de junho do programa Minha Casa, Minha Vida traz dados negativos ao governo que são omitidos pela Caixa. O documento mostra que, para o grupo de renda de até três salários mínimos, só 565 das 240,5 mil casas foram entregues. Esse conjunto da população concentra cerca de 90% do déficit habitacional do país, informam Andréa Michael e Daniela Lima. O programa é tido como prioritário no Planalto e é uma das principais plataformas de Dilma Rousseff (PT). Inicialmente, o banco afirmou que os dados não existiam. Depois, sustentou que não havia informações consolidadas. O SindusCon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) confirmou a veracidade dos dados do balanço da Caixa.

O Estado de São Paulo
"Incentivo do BNDES à indústria vira alvo na OMC"

Países querem saber se a pol…

Tainhas

Imagem
Acrílico sobre tela - Sidney Borges

(in)Segurança

Veículos mais roubados no Brasil

Volkswagen Gol lidera ranking, seguido da Honda CG 125cc

Agência AutoInforme (original aqui)
O Gol lidera a lista dos veículos mais roubados ou furtados no Brasil. Nem poderia ser diferente, uma vez que o carro da Volks tem a maior frota individual do País: são 5,1 milhões de unidades, ou cerca de 15% do total da frota. As informações são da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg).

A impressão que se tem é de que as motos são mais roubadas do que os carros, mas não é verdade. A CG 125, a mais procurada, tem uma frota de 3,5 milhões no Brasil, bem menos do que o Gol. Ela está em primeiro lugar entre as motos mais roubadas, mas fica em segundo lugar na classificação geral.

Na lista dos dez primeiros aparecem mais duas motos: CG 150, na quinta posição e a CBX, em oitavo lugar, ambas da Honda.

O segundo carro mais roubado é o Fiat Uno, seguido por outro Fiat, o Palio.

Confira o ranking:

1º - Volkswagen Gol
2º - Honda CG 125
3º - Fiat Uno
4º - …

Matemática

Imagem
Matemáticos acham "número de Deus" para resolver o cubo mágico
A busca pelo "número de Deus" já dura 30 anos
Uol Ciência (original aqui)
Um grupo de pesquisadores americanos concluiu que é possível resolver qualquer combinação do quebra-cabeças conhecido como "cubo mágico" em apenas 20 movimentos ou menos.

O chamado "número de Deus" é o mais baixo desde que a busca pela solução mais rápida para o colorido enigma começou, há 30 anos.

Em 1981, o matemático Morwen Thistlethwaite chegou a um algoritmo capaz de resolver qualquer posição do cubo mágico em 52 movimentos. Desde então, o número vem sendo reduzido - a última vez, em 2008, para 22.

"Sabemos ao certo que o número mágico é 20", disse à BBC o matemático da Kent State University, Morley Davidson. Ele disse, entretanto, que a maioria das posições requer entre 15 e 19 movimentos.

Segundo ele, das cerca de 43 bilhões de combinações possíveis com o cubo, 100 milhões podem ser resolvidas com exa…

Carro de boi

Imagem
Acrílico sobre tela - Sidney Borges

Crônica

Um gosto pela ironia

Luiz Fernando Verissimo no Blog do Noblat (original aqui)
História é uma velha senhora com um gosto às vezes cruel pela ironia.Por exemplo.O populismo de direita cresce na Europa Central, ou nos antigos satélites da União Soviética, em parte porque lá não houve nada parecido com a revolução cultural que sacudiu o conservadorismo político e social dos anos 50 na Europa Ocidental. E não houve nada parecido com 1968 na Europa Central porque os tanques soviéticos não deixaram.

O resultado da intervenção soviética, principalmente na Hungria e na Tchecoslováquia, foi que o modelo dominante de revolta para os jovens ficou sendo o nacionalismo à antiga, pré-Segunda Guerra Mundial, e não o modelo libertário do pós-guerra na França e em outros países. Portanto, nas origens do fascismo que volta na Europa Central com todos os seus maus costumes - antissemitismo, perseguição a ciganos e outras minorias etc. -, está o mesmo exército que resistiu heroicamente à máquina de guerra n…
Imagem

Cidadania

Reconhecimento da paternidade

Do site Certifixe (original aqui)
Às vezes constrange ao oficial registrador e à mãe solteira que busca a Serventia para registrar seu filho, ou sua filha, mas é a lei que assim o exige e deve ser indagado dela se é de seu interesse informar quem é o pai da criança. Isso é imposto pela lei 8560/1992, em seu art. 20 acima transcrito.

Daí resulta que o suposto pai será intimado a comparecer em juízo para confirmar ou não a declaração da mãe, de que o filho é seu.

Em se havendo a confirmação, o juiz mandará o oficial que lavrou o assento averbar o reconhecimento, com a inserção no registro, do nome do pai, de seus pais como avós paternos da criança e a possível alteração do nome do/a registrando/a.

Não havendo confirmação do suposto pai com relação à paternidade requerida, este deverá provar judicialmente sua alegação, através do exame de DNA.

Na hipótese da mãe preferir, com apoio na lei, por não identificar o suposto pai, ela deverá declarar por escrito ao regis…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Nossas elites

Leôncio Martins Rodrigues - O Estado de S.Paulo (original aqui)
De tempos em tempos, a crítica às "nossas elites" volta a frequentar o discurso petista. Não fica claro quem são elas. Sabe-se, contudo, como denunciou recentemente o presidente Lula, que são capazes de muitos crimes contra o povo e contra o País, até mesmo de assassínio de quem morreu de morte morrida, como o ex-presidente Jânio Quadros. Getúlio Vargas - latifundiário, deputado estadual, deputado federal, governador do Rio Grande do Sul, ministro da Fazenda do presidente Washington Luís, 20 anos na Presidência da República (15 dos quais com poderes ditatoriais) -, classificado por Lula como uma das vítimas das "nossas elites", obviamente delas não poderia fazer parte.

Mas a referência às pérfidas elites antipovo, ainda que contenha incorreções históricas, tem um objetivo político-eleitoral. Não deve ser apreciada pela consistência teórica, com a qual, aliás, o ex-sindicalista não está preoc…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 12 / 08 / 2010

Folha de São Paulo
"Procurador pede apuração que pode contestar pré-sal"

Objetivo é averiguar possíveis prejuízos da União na venda de barris de petróleo à Petrobras

A Procuradoria da República no DF abriu procedimento para averiguar se a venda de 5 bilhões de barris de petróleo da União à Petrobras vai trazer prejuízos. Foi pedido que o TCU investigue se o preço estimado de US$ 5 a US$ 7 o barril fará com que a União deixe de ganhar mais do que poderia com esse petróleo. No primeiro sinal de que o pré-sal tem chance de ir aos tribunais, o procedimento aberto pelo procurador Paulo Roberto de Carvalho pode gerar ações ou inquéritos. Estudo de consultor da Câmara apontou possível perda de até US$ 120 bilhões para a União, se o barril ficar em US$ 5. O mais apropriado seria acima de US$ 20. A Petrobras disse que pagará "valores de mercado", informa Rubens Valente. A faixa de preços mencionada pelo mercado foi tachada de "especulação"…
Imagem

Frases

Eu posso dizer para vocês que essa [Dilma] é uma mulher de uma integridade de tal magnitude, que eu teria coragem de viajar dez anos e deixar meu carro zero quilômetro e dez talões de cheque assinados em branco na mão dela.

Lula, durante comício em Belo Horizonte

Nota do Editor - A frase estará nos arquivos do blog e será republicada no momento adequado, que, em caso de vitória de Dilma, deverá acontecer em meados de 2011. (Sidney Borges)
Imagem

Pensando alto

"O Aleph"!

Paulo Coelho reescrevendo a filosofia Sufi
Em "O Aleph" (páginas 16/17): "O 'tempo' não passa. O ser humano tem uma gigantesca dificuldade em se concentrar no presente; está sempre pensando no que fez, em como poderia ter feito melhor, quais as consequências dos seus atos, por que não agiu como deveria ter agido. Ou então se preocupa com o futuro, o que vai fazer amanhã, que providências devem ser tomadas, qual o perigo que o espera na esquina, como evitar o que não deseja, e como conseguir o que sempre sonhou."

"Mas o momento presente está além do tempo: é a Eternidade. Os indianos usam a palavra ‘karma’, na falta de algo melhor. Mas o conceito está mal explicado: não é o que você fez na sua vida passada que vai afetar o presente. É o que você faz no presente que redimirá o passado e logicamente mudará o futuro."

Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Avaliação escolar em risco

Editorial do Estadão
Depois do vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, em outubro do ano passado, e dos dados pessoais de 12 milhões de alunos que participaram das três últimas edições desse teste, há dez dias, a comunidade acadêmica teme que a desmoralização do Enem contamine todo o sistema de avaliação escolar, principalmente o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que substituiu o Provão.

Essa prova, que será aplicada a alunos do ensino superior em 21 de novembro, também é planejada e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) - o mesmo que fracassou na organização do Enem de 2009, o primeiro em que as notas obtidas poderiam ser utilizadas pelos estudantes para ingressar numa universidade. Os especialistas em informática consideram o site do Enade tão precário quanto o do Enem, por carecer de certificação digital, e receiam que os problemas do ano passado voltem a aparecer.

Segundo os…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 11 / 08 / 2010

Folha de São Paulo
"Teles lançam TV digital no celular por R$ 30 ao mês"

Pacotes das 4 principais operadoras darão acesso a até 30 canais pagos a partir de outubro

Com a ideia de popularizar o serviço oferecido atualmente com sinal analógico, as principais operadoras de telefonia móvel se preparam para lançar planos de TV digital fechada no celular a partir de outubro, informa Julio Wiziack. A Vivo, a Claro, a ai e a TIM vão lançar pacotes com acesso a cerca de 30 canais pagos por até R$ 29,90 mensais. Não vai haver custo para as transmissões digitais das emissoras abertas. Também será possível comprar somente um programa pela opção conhecida como "pay-per-view" (pague pelo uso). Haverá a oferta de vídeos sob demanda (VOD) a partir de uma lista de títulos disponíveis para download que poderão ser salvos no celular. O pagamento será na conta telefônica ou no cartão de crédito -digitando o número como se o celular fosse máquina de débito.

O Es…
Imagem

Futebol

Eu bem que avisei

Sidney Borges
Pato e Ganso. Cansei de escrever que essa era a dupla da Copa. Quem acompanha o Ubatuba Víbora sabe disso. Hoje o Brasil ganhou dos Estados Unidos por 2 a 0. O placar não reflete o que aconteceu em campo. Foi uma das melhores atuações da seleção brasileira que vi, com Ganso e Pato sobrando. Pena que o "Seteanão" não lê o Ubatuba Víbora. Ou melhor, pena que o "Seteanão" não lê.

Twitter
Imagem

Ramalhete de "Causos"

“Temos pano da mesma fazenda”

José Ronaldo dos Santos
O título deste é uma frase dita pelo caiçara Antonio “Paratiano” num dia de sábado, num final da tarde, pouco antes do frei Pio iniciar a missa na capela São José, na praia do Félix, no início da década de 1970. Era serão; se escutava os primeiros pios dos curiabôs pelas grotas. Isso já faz muito tempo! Para quem conhece o local, já sabe que o jundu é o mesmo. No serão era o horário das últimas canoas, aquelas que foram arriar os tresmalhos, serem puxadas do lagamá até os ranchos sob os rolos esbranquiçados de embaúbas.

O velho pescador, mais conhecido como “Paratiano”, tinha duas filhas quase chegando aos dezoito anos, ainda solteiras: Maria e Rosa. Ambas precisavam arrumar marido logo, deixar a solteirice. Os candidatos não eram tantos. Um deles era o filho do Anastácio, o Pedro Malaquias: ele sentia-se atraído pela mais velha – a Maria. Nunca pode dizer isso diretamente à moça, mas muita gente do lugar sabia do seu desejo em se cas…
Imagem

Brasil

Mulheres e Cidadania

Luiza Nagib Eluf
As próximas eleições já entraram para a história, independentemente do resultado. Pela primeira vez no país, duas mulheres disputam o cargo de presidente da República e estão entre os principais candidatos. Dilma Roussef (PT) e Marina Silva (PV) são as protagonistas deste pleito. Antes delas, tentaram Maria Pio de Abreu (em 1989, ficando em 17º lugar) e Heloísa Helena (em 2006, ficando em 3º lugar, com expressiva votação).

Se o fato de termos duas fortes postulantes ao Palácio do Planalto em uma mesma eleição é histórico e motivo de comemoração, a verdade é que a política no Brasil ainda é essencialmente masculina. A participação das mulheres é crescente na história brasileira, mas ainda está aquém do desejado. Somos a maioria da população do país e representamos 40% da força de trabalho fora do lar, mas continuamos invisíveis na área pública. Só em 1985, uma mulher se tornaria prefeita de uma capital (Maria Luiza Fontenelle, do PT, em Fortaleza) e, …
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"