Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 3, 2013

Moto perpétuo

Pitacos do Zé

Tempo de orgia

José Ronaldo dos Santos
Quando criança, graças à moral dos pregadores que passavam pelo espaço caiçara, o carnaval era diversão para de se evitada, “tempo de orgia”.

A nossa vizinha, a dona Aparecida, uma evangélica recém-convertida, piorava ainda mais as coisas. Nomeava de “Cocheira” o local, o clube do Anchieta Futebol Clube, no Perequê-mirim, onde uns tocadores locais arrebentavam os instrumentos nas marchinhas de outros tempos. Era um termo depreciativo, onde frequentavam “as vacas, essas mulheres que não têm vergonha na cara”. Mesmo assim nós não perdíamos os matinés, se enrolando em serpentinas e confetes. A mamãe ia, discretamente, olhar a nossa diversão. Afinal, não queria se indispor com a vizinha.

Os mascarados eram atração especial nos dias de carnaval. Tratava-se de adolescentes e jovens do bairro que saíam em grupos com varas, dispostos a correrem atrás das demais crianças e descerem a guasca, provocando choro. A gente provocava muito eles, principalmente quand…

Caravaggio

Imagem

Colunistas

Minha amiga Ohana (in memorian)

“Desde o primeiro momento, nasceu entre ambas aquela cumplicidade, aquele ‘dejá-vu’ tão raro e imponderável que une dois amigos de uma vez por todas e para sempre”

Márcia Denser
Trabalhamos juntas cerca de 16 anos no Centro Cultural, eu me aposentei em 2010 e ela morreu no final de 2012, em Floripa, ao visitar uma irmã pelo Natal e lá mesmo foi cremada.

Se eu disser que o tempo da nossa amizade durou os 16 anos supracitados, estaria apenas falando cronologicamente, mas minha amizade com Ohana (não se chamava Ohana, mas este era o nome com o qual ela queria ser chamada, lembrada, seu grito de guerra, seu selo pessoal e intransferível) transcendia o tempo e as contingências duma relação cotidiana de trabalho.

Sem contar que tanto Paris e o próprio Centro Cultural são um mix de Circo e Festa Permanente onde “o espetáculo não pode parar” e onde se vive meio mascarado e por aí vai. Tudo a ver comigo, Ohana, figurinhas, seres caóticos, poetinhas & Cia bela.

Ali…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Inflação preocupante

O Estado de S.Paulo
Com os preços em disparada, o ano começou mal para as famílias brasileiras e com sinais agourentos para o governo da presidente Dilma Rousseff. Nenhum outro país emergente vem enfrentando, como o Brasil, a combinação de custo de vida em alta e produção estagnada, uma das grandes marcas da economia nacional nos últimos dois anos. As perspectivas de expansão da atividade parecem melhores em 2013 do que no biênio anterior, mas as pressões inflacionárias continuam preocupantes, embora as autoridades apostem, pelo menos oficialmente, numa melhora gradual do quadro. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 0,79% em dezembro para 0,86% em janeiro e atingiu a maior variação mensal desde abril de 2005, segundo informou na quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta acumulada em 12 meses chegou a 6,15% e continuou a distanciar-se da meta fixada pelas autoridades de 4,5%. Não há ainda sin…

Manchetes do dia

Sábado, 09 / 02 / 2013

O Globo
"Oficiais da PM fizeram guarda ilegal para Liesa"

Empresa que fez segurança no Sambódromo é de coronel da reserva

Proteção é proibida pelo governo do estado; Liga é suspeita de ligação com o jogo do bicho. Agentes da Corregedoria da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão na sala do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, Jorge Castanheira, e recolheram evidências de que oficiais da PM — entre eles seis coronéis, cinco majores e um capitão — atuaram na segurança do Sambódromo ano passado, apesar da proibição do governo. Também foram encontrados indícios de ligação da Liesa com o jogo do bicho. A empresa de segurança é do coronel da reserva Celso Pereira de Oliveira. Ontem, os cariocas obedeceram ao pedido da prefeitura e foram para o Centro sem carro, o que evitou o caos no trânsito. 

O Estado de São Paulo "TCU vê irregularidades e veta R$ 800 milhões a tribunais"

Auditoria questiona benefícios de magistrados e se…

URSS

Imagem
Tupolev ANT-20, o maior avião dos anos 30.

Coluna do Celsinho

Projeção

Celso de Almeida Jr.

Madrugada.

Chegando em Ubatuba.

Véspera de carnaval.

Da janela do ônibus, a praia Grande.

Carrinhos de lanche, tendas, cartazes.

Sem disfarces, ar de desleixo.

Avanço pelas Estufas.

Mato, lama, a mesma impressão de descuido.

Da rodoviária, caminho até em casa.

Calçadas irregulares, ruas esburacadas.

Cachorros sem rumo.

Garrafas jogadas.

Abro o portão.

Mais alguns passos.

O banho, a cama.

Olhos fechados.

Visões em pensamento.

Limpeza.

Equilíbrio.

Bom gosto.

Zelo.

É possível.

Dará trabalho.

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter

Caravaggio

Imagem

Brasil

Sobre a tragédia de Santa Maria
Editorial do NEWLETTERS do SASP

Consternados ainda com a tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e mesmo sem um laudo pericial, podemos adiantar que um dos principais fatores é o desrespeito à formação profissional.

Qualquer um se sente capacitado em projetar e construir, a vida é construída por palpites. E o mais preocupante é que o próprio poder público a quem cabe fiscalizar, não prioriza os investimentos para garantir profissionais capacitados para atender a demanda que uma cidade tem.

Nossa memória traz logo dados que levantamos quando participamos da Campanha Nacional dos Planos Diretores Participativos em 2005 e 2006. Praticamente a metade dos municípios paulistas não tinha nos seus quadros de funcionários arquitetos.

Esse número foi confirmado quando o CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo divulgou os primeiros resultados dos cruzamentos de dados recolhidos no cadastramento de profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

Mais de 30% dos municí…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Recuo em termos

O Estado de S.Paulo
Se em política as coisas fossem o que parecem, seria o caso de saudar a conversão do novo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, à sensatez no caso da perda dos mandatos dos quatro de seus pares condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão. Em dezembro passado, a maioria da Corte decidiu que, encerrado definitivamente o julgamento, com a publicação do acórdão com os votos dos magistrados em relação a cada réu e o exame dos eventuais recursos que só podem ser interpostos depois dessa etapa, se forem mantidas as sentenças proferidas contra os mensaleiros, os deputados José Genoino e João Paulo Cunha, do PT, Valdemar Costa Neto, do PR, e Pedro Henry, do PP, perderão automaticamente os seus mandatos em razão das penas que lhes foram aplicadas.

Nem poderia ser de outro modo. Primeiro, porque assim determina a Constituição. Segundo porque seria o cúmulo do absurdo que políticos condenados, respectivamente, a 6 a…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 08 / 02 / 2013

O Globo
"Com 82 ruas fechadas, Rio abre hoje o carnaval"

Tráfego de carros no Centro tem que cair 45% para se evitar o nó no trânsito

Nada menos que 820 vagas de estacionamento foram subtraídas com as interdições de ruas na região, deixando cerca de 1.500 carros sem espaço. Para piorar, o movimento de saída para o feriadão será intenso. Nunca o carnaval do Rio de Janeiro declarou uma guerra tão explícita ao uso de carros no Centro da cidade durante a folia. A abertura hoje do carnaval carioca, com o desfile de nove escolas da Série A – o antigo Grupo de Acesso –, provocou o fechamento de 40 ruas no entorno do Sambódromo e outras vias principais do Centro. Com interdições em mais 42 ruas da cidade para a passagem de blocos, os cariocas vão ter que apostar no planejamento e no transporte de massa para evitar ficar presos no trânsito. E há outros agravantes: como a sexta-feira antes do carnaval concentra um grande movimento de saída do Rio, e também um t…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Um pouco mais do mesmo

O Estado de S.Paulo
De onde nada se espera é que não vem nada mesmo. Depois de ter prometido, contra todas as evidências, que o Congresso Nacional votaria na última terça-feira o Orçamento da União para este ano, o novo presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou, depois de reunião com as lideranças da base aliada, que a votação estava adiada para depois do carnaval. Não vai fazer muita diferença. Como não se cansam de demonstrar os próprios parlamentares, esse negócio de lei é muito relativo. Quando o Congresso deixou de cumprir seu dever de votar o Orçamento em dezembro, o Palácio do Planalto baixou uma medida provisória garantindo recursos para usar neste início de ano. Se precisar, recorrerá a outras. E os nobres parlamentares - só a maioria, vá lá - continuarão mais preocupados com o que verdadeiramente lhes interessa: cuidar de seus próprios interesses.

Era óbvio que a votação prometida por Calheiros logo depois de ser eleito para a presidência do Senado …
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 07 / 02 / 2013

O Globo
"Presidente da Câmara desiste de desafiar STF"

Alves agora diz que palavra final sobre cassação de deputados mensaleiros é do tribunal

Até ontem, para atender ao PT, que o ajudou a se eleger, Henrique Eduardo Alves dizia que caberia à Câmara decidir sobre o mandato dos condenados pelo Supremo. O discurso mudou após reunião com Joaquim Barbosa. Após se reunir com o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, o novo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), mudou de tom e afirmou que não vai se insurgir contra a decisão do tribunal sobre a cassação dos mandatos dos parlamentares condenados pelo mensalão. “Não há hipótese de não se cumprir a decisão do Supremo. Não há confronto”, disse Alves. Até ontem, ele afirmava que a palavra final caberia à Câmara. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou ao Ministério Público Federal em Minas as denúncias de Marcos Valério contra Lula. 

O Estado de São Paulo "Alves se reúne …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O desmonte da Petrobrás

O Estado de S.Paulo
Com lucro de R$ 21,18 bilhões em 2012, 36% menor que o do ano anterior e o mais baixo em oito anos, a Petrobrás paga um preço devastador pela sujeição aos interesses político-partidários do Palácio do Planalto. Investimentos mal planejados, orientação ideológica, loteamento de cargos e controle de preços de combustíveis comprometeram a eficiência e a rentabilidade da empresa e a desviaram de seus objetivos principais. Os danos impostos à companhia são parte da herança desastrosa deixada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sua sucessora.

Desde o ano passado a nova presidente da estatal, Maria das Graças Foster, vem tentando corrigir seu rumo. Mas a interferência nos preços permanece, os reajustes são insuficientes e a geração de caixa continua prejudicada. Mais dificuldades surgirão neste ano, avisaram ao mercado, nessa terça-feira, dois dos principais dirigentes da Petrobrás. Pelo menos esse dado positivo acompanhou a divulgação das más…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 06 / 02 / 2013

Correio Braziliense
"Petrobras quer gasolina mais cara. Mantega, não"

Para a empresa o reajuste de 6,6% é insuficiente

Um dia após a Petrobras apresentar o menor lucro em oito anos, a presidente da companhia, Maria das Graças Foster, defende novos aumentos, a fim de restabelecer “saúde no fluxo de caixa”. Na divulgação dos resultados da empresa, Foster disse que haverá mais dificuldades em 2013 e alertou para a necessidade de equiparar o preço do combustível no Brasil comas cotações internacionais. A reivindicação de Foster teve resposta imediata em Brasília. “É inviável pensar em outro reajuste agora, uma vez que acabamos de conceder um aumento à Petrobras”, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega. 

O Estado de São Paulo "Ações da Petrobras desabam e Graça vê 2013 mais difícil"

Presidente da empresa diz que reajuste não foi suficiente; valor de mercado é o menor desde a capitalização

A presidente da Petrobras, Graça Foster, fez ontem uma pr…

Você acredita?

Imagem
Ufos, assim como os senadores e deputados brasileiros, têm pouca credibilidade.

Brasil

Eliza está morta

Luiza Nagib Eluf
O Brasil acompanha com atenção o julgamento do goleiro Bruno e de alguns de seus amigos e prováveis comparsas, em Minas Gerais. Todos são acusados do assassinato de Eliza Samudio, de 25 anos, ex-namorada de Bruno. Ele conheceu a moça no começo de 2008, e da relação entre ambos nasceu um menino que o goleiro se recusava a reconhecer como filho, embora fosse dele. Surgiram desavenças entre o casal e Eliza procurou a Delegacia da Mulher para pedir proteção. Segundo ela, Bruno não queria o filho e proferia ameaças. Eliza chegou a ser sequestrada e mantida em cárcere privado durante um dia, quando obrigaram-na a tomar substâncias abortivas. Mesmo assim, a gravidez prosseguiu e a criança nasceu. A Delegada da Mulher de Jacarepaguá determinou que Bruno se afastasse da moça, mas a juíza da Vara de Violência Doméstica do Rio de Janeiro negou-lhe proteção sob o fundamento de inexistência de relação familiar. Assim, a Lei Maria da Penha não foi aplicada. Indignada…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Pessoas e estórias

Fernando Henrique Cardoso
Após os dias tórridos da passagem do ano, São Paulo tornou-se mais amena. As férias escolares, o trânsito menos atormentado, os cinemas mais vazios e a temperatura agradável convidavam ao lazer. Assisti a um filme admirável, Amour, no qual dois atores, Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant, dirigidos por Michael Haneke, desenvolvem a trama do relacionamento de um casal de velhos músicos que leva uma vida confortável para os padrões europeus, embora sem serviços domésticos e isolado dos familiares. Além do mais, contratempos na velhice podem ser sofridos. O derrame da senhora não abala a ternura do marido. Mas o cotidiano é duro: ela tem de ir ao banheiro carregada, o marido tem de lhe dar de comer na boca, etc. Diante da piora da saúde da mãe a filha tem dificuldades para entender e lidar com a situação, denotando mais angústia do que afeição e, quiçá, alguma preocupação material com o que possa sobrar. O genro é insuportável e os netos ne…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 05 / 02 / 2013

O Globo
"Petrobras tem menor lucro em oito anos"

Importação, preço defasado e queda na produção fazem ganho cair 36% em 2012

Analistas criticam interferência do governo, que segurou preços dos combustíveis para evitar a alta da inflação. Após perda de US$ 32 bi de valor de mercado, estatal cai para o 8º lugar no ranking global das petroleiras. Com os seus preços defasados e o aumento das importações de combustíveis, a Petrobras registrou lucro de R$ 21,18 bilhões em 2012, uma queda de 36% na comparação com os R$ 33,3 bilhões do ano anterior. Influenciado também pelo recuo de 2% na produção, o ganho da estatal foi o menor em oito anos. O resultado foi afetado ainda pela valorização do dólar, que aumentou os custos da companhia. Segundo dados da consultoria Economatica, a intensidade da queda do lucro no ano passado é a maior desde a verificada em 1995 (48,7%), ano seguinte ao lançamento do Plano Real. Para analistas, a interferência do governo nos preç…

Ubatuba em foco

Imagem
Prefeito se encontra com ministra Ideli Salvatti e pede agilidade na duplicação da BR-101

PMU
Durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília, o Prefeito de Ubatuba, Mauricio (PT), foi recebido pela Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ideli Salvatti, onde entregou em mãos um ofício solicitando agilidade na tramitação do processo de duplicação da rodovia BR-101, que atualmente encontra-se no DNIT de Brasília, em fase de revisão de preços.

Após a conclusão desta etapa, o projeto já poderá ser colocado em licitação pela Superintendência do DNIT em São Paulo. A obra de duplicação da BR 101 foi idealizada pelo falecido deputado Clodovil Hernandes em 2008 e já conta com recursos previstos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). No trecho entre o trevo da Praia Grande e o trevo do Perequê Açu, a previsão é de duplicação da pista, construção de duas marginais, ciclovias, seis pequenos viadutos, além de um grande complexo viá…

Brasil

Imagem
A rendição do Congresso ao chiqueiro da política

Com um terço de seus parlamentares acusados criminalmente, o Congresso de Renan e Henrique dá sinais de preferir a imundície ao asseio das normas impostas pela moralidade pública

Congresso em Foco - Editorial

Nossa opinião: no Congresso, cidadãos sob suspeita abusam da paciência de um povo tolerante demais com políticos bandidos.

Chiqueiro(sentido figurado) – casa ou lugar imundo”

Sintomático que o presidente do Senado, José Sarney, tenha proibido a manifestação contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), convocada por várias entidades e apoiada pelo Congresso em Foco.

Os manifestantes pretendiam fazer ontem a lavagem simbólica da rampa do Senado para expressar a indignação que levou, até o momento em que é publicado este texto, mais de 250  mil brasileiros a subscrever o abaixo-assinado contra a volta de Renan à presidência do Senado.

O problema é que limpeza é algo que não combina muito com o Congresso. Nas  últimas duas décadas, ele propor…

Carnaval

Imagem
Ubatuba entra em ritmo de folia. PMU Neste ano, o Carnaval ubatubense contará com várias atrações em grande estilo, espalhadas de norte a sul da cidade. Vários pontos turísticos do município receberão eventos musicais, artísticos e culturais. Depois de muito tempo, o bairro daMarandubareceberá umPalco Carnavalescopara os foliões da região Sul, com apresentações musicais todos os dias, a partir de 9 de fevereiro. NaPraça de Eventos na Av. Iperoig, será montado umTrio Elétricoqueservirá de palco para artistas locais se apresentarem com muita música e alegria. Entre as atrações destaque para os grupos -Elayne Moreira e Banda(9),Jan Praieira (11) eJuventude do Samba (12). Em 2013 Ubatuba também vai botar o bloco na rua. Serão cerca de17 blocoscarnavalescos tradicionais como oTribo das Loka, Galo da Meia Noite, Lambe Lambe, GRESMAIItaguá, Caxorradae o tradicionalVai Quem Querda região norte (Camburi) entre outros que contarão com o apoio da Fundart para fazer a alegria dos foliões ubatubenses. O …