Postagens

Mostrando postagens de Outubro 17, 2010

Orloj, o relógio de Praga

Coluna do Mirisola

Tropa de Elite 2. Ou: seja fascista, Padilha!

“Padilha continua achando que os estudantes da PUC são uns maconheirozinhos de merda que sustentam o tráfico de drogas e a violência no Rio. No entanto, agora usa argumentos politicamente corretos e “civilizados” para enquadrar os manés esquerdopatas”

Marcelo Mirisola*
Capitão Nascimento foi promovido a tenente-coronel e provavelmente votou em Marina Silva no primeiro turno das eleições. Deve ter virado vegetariano. Perdeu aquele fascismo delicioso que era o combustível de sua Tropa 1. O tenente-coronel não enquadra mais os maconheiros da PUC e abandonou os sacos plásticos para asfixiar a arraia miúda da bandidagem. Como diz o subtítulo do filme, agora os inimigos são outros.

Parece que a lógica brucutu foi reciclada com o intuito de calar a boca dos mauricinhos-otários da imprensa. Eu já havia notado isso nas entrevistas e fotos do diretor do filme, José Padilha. Peito estufado, e aquela cara do sádico satisfeito e disciplinador que cumpriu s…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Tudo azul

AE - Estadão
Neste ano, muito mais brasileiros receberão o 13.º salário - serão 4,9 milhões de trabalhadores mais do que em 2009 - e cada um receberá, em média, 6,5% mais (em valores nominais) do que o valor médio dos pagamentos feitos no ano passado. Desse modo, até o fim do ano, deverão ser injetados na economia cerca de R$ 102 bilhões por conta do pagamento do 13.º salário, 20% mais do que em 2009. O total do 13.º a ser pago em 2010 corresponde a aproximadamente 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB).

Vistos pelo lado da demanda, esses dados, aferidos pelo Departamento Sindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), se somam a outros sinais animadores que tendem a impulsionar ainda mais a atividade econômica. Números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que se mantém firme a tendência observada há alguns meses no mercado de trabalho das seis principais regiões metropolitanas de redução progressiva no índice de desemprego e d…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 23 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"Assessor da campanha de Dilma hospedou repórter"

Jorge Siqueira, prestador de serviço, atua na equipe do PT desde a pré-campanha

Jorge Luiz Siqueira, integrante da campanha de Dilma Rousseff (PT) como prestador de serviço, é o dono do flat em Brasília onde o jornalista Amaury Ribeiro Jr. se hospedou na época em que se reunia com o "grupo de inteligência" da candidata. Amaury, pivô da quebra de sigilo de pessoas ligadas ao PSDB, disse à Polícia Federal que sua estadia havia sido custeada por alguém chamado Jorge, do PT. Segundo o jornalista, foi nesse imóvel que o deputado estadual licenciado Rui Falcão (PT-SP) teria copiado o material de seu computador. O deputado nega. Siqueira era gerente de despesas da Lanza - que foi desligada da campanha petista depois de revelada a atuação do grupo - e, com a saída, migrou para a nova contratada, a Pepper. Siqueira não foi localizado para comentar o caso.

O Estado de São Paulo
"Chefe …

Mi Nina Lola - Buika

Final feliz

Imagem
O beija-flor do café da manhã
Sidney Borges Estava eu entretido e indeciso entre uma fatia de torrada e um pedaço de manga quando ele bateu na janela. Bateu e caiu nocauteado. Peguei-o no chão completamente grogue. Fiz um tunel com as mãos, ele pareceu ter gostado, pelo menos o lugar estranho era quente e abrigado. As minúsculas garras firmaram-se em minha mão, definitivamente ele sentiu-se protegido. Aos poucos foi ensaiando movimentos com as asas. Depois balançou a cauda. Cheque feito, levantou a minúscula cabeça e olhou para mim. Olhos nos olhos. E aguardou o sinal verde. Com um leve movimento de cabeça autorizei a decolagem. Ele então alçou voo e partiu, acompanhei-o por breves instantes. Estou ficando sentimental ou maluco, mas juro que ele fez uma coordenação de despedida. De piloto para piloto. Final feliz é isso...
Twitter

País pobre é assim...

Coluna do Celsinho

Cofrinho

Celso de Almeida Jr.
Olá leitor!
Oi leitora!
Outubro vai bem?
Eu, geralmente, em qualquer mês, depois do dia 15, reduzo a marcha.
É o dinheiro.
Teima em acabar antes do 30.
Concluo que a fartura é sempre maior numa quinzena.
Assim, nas semanas minguadas, extrapolo um hábito.
Mergulho em muita leitura.
Estudos.
Idéias mil.
É claro que o porquinho de barro garante o pão.
Moedas previamente separadas brilham mais nestes dias.
É preciso lembrar que uma esposa paciente e uma filha sensível permitem tamanha paz.
Fosse uma família consumista, expiraria a inspiração.
Mas, otimista, creio nos recursos que brotarão do pensamento.
Vez ou outra imagino o porquinho gordo, estufado, um cofrão, pronto para concretizar sonhos de menino.
Poxa!
Maravilhosa esta vida, né?
Suamos a camisa, acertamos e erramos e continuamos buscando.
A idade avança, o mundo se repete e mantemos a fé.
O tempo nos consome e vai deixando as suas lições.
E, no revirar da lembrança, colhemos esperança, observando a trajetória de tantos homen…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O aperto das cravelhas

O Estado de S.Paulo - Editorial
A mais recente tentativa de asfixiar a imprensa independente argentina não partiu da presidente Cristina Kirchner - embora o justicialismo mais do que depressa tenha se associado aos responsáveis pela iniciativa que surpreendeu governo e oposição.

Na comissão do Congresso onde tramitava a proposta da Casa Rosada que considera de "interesse nacional" a produção e o comércio de papel-jornal, com a instituição de um marco regulatório para as suas operações, um substitutivo apresentado por um partido de esquerda, o Projeto Sul, radicalizou o plano da presidente para se apropriar do setor. Com o apoio da bancada governista, o novo texto foi aprovado por 78 votos a 75. Deverá ir a plenário em duas semanas.

O que está em jogo é o controle da Papel Prensa, que produz 75% do insumo usado no país, abastecendo 170 diários. Os seus principais acionistas são as empresas que editam os jornais Clarín e La Nación, críticos consistentes do k…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 22 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"Vantagem de Dilma sobre Serra sobe a 12 pontos"

Considerando os votos válidos, petista varia 2 pontos para cima e tucano, 2 para baixo, aponta o Datafolha

Dilma Rousseff (PT) estancou a perda de votos iniciada no final de setembro, subiu e agora está 12 pontos à frente de José Serra (PSDB) na disputa pelo Planalto, revela o Datafolha. Em votos válidos(excluídos brancos, nulos e indecisos), a petista tem 56%, e o tucano, 44%. A petista variou dois pontos para cima, e o tucano, dois para baixo. O levantamento mostra ainda que Dilma subiu de 23% para 31% entre os eleitores de Marina Silva (PV) no primeiro turno; Serra caiu de 51% para 46%. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos. Por regiões, Dilma subiu de 60% para 65% no Nordeste e obteve empate técnico com Serra no Sudeste (44% a 43%). Dizem-se totalmente decididos sobre o voto 88%, e 10% cogitam mudar de opinião.

O Estado de São Paulo
"Petista ligado a Dilma furtou dados c…

Convite

Imagem
Clique para ampliar
Centro de observação de aves
Adriano Lopes de Melo É com satisfação que o Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar está pondo em prática o projeto " Centro Cambucá de Observação de Aves". Trata-se de um novo atrativo do Parque, tendo como abordagem a observação de aves dentro da Unidade de Conservação, utilizando neste processo o estudo do potencial para a atividade, fornecimento de estruturas para visitação e elaboração de programas de gestão e promoção.

A proposta também abrange, por meio da capacitação de jovens para atuar como monitores de observação de aves, as comunidades tradicionais existentes dentro e no entorno da Unidade de Conservação, a fim de proporcionar uma alternativa econômica e profissional a seus integrantes.

A Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba, representada pelo especialista em observação de aves e coordenador do Ubatuba Birds Carlos Rizzo, bem como a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, atuam como parceiros …

Piquenique

Imagem
Eu, farofeiro...
Sidney Borges Domingão ensolarado. Íamos na Kombi do Tóni, primo do meu pai. Praia Grande, com passagem pela Ponte Pênsil em São Vicente quando todos gritavam huuuu! E ríamos muito. Também abaixávamos as cabeças nos túneis da serra. Huuuuu! Como era divertido. Eu que sou branco como um lençol ficava vermelho. Igual camarão cozido. Na foto não aparecem as tias e primas gordas, fugiram. Eu também não estou nela, naquele momento enfrentava perigosas ondas na boia junto com primos e amigos da praia. Tentávamos fugir da mira do U-Boat nazista. Deu certo, os boches não nos viram, ou se viram não conseguiram atirar, minha mãe me chamou antes da batalha para a bóia, desta vez com acento. Frango, maionese, farofa, guaraná e sanduíche de aliche com salsinha. Foi nessa época que eu comecei a pensar em fabricar uma cola derivada de salsinha. Nunca vi coisa tão grudenta, prende nos dentes e quando você sorrí "cheese", pensando estar abafando, fica mal na foto, sai parecend…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Lula, Dilma e seus sofismas

Roberto Macedo - O Estado de S.Paulo
Como sofisma não é palavra de uso corrente, recorro ao Dicionário Houaiss para defini-la: "Argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa." Sofismas também podem vir de "apoteoses mentais" e de egolatrias que contagiam quem assim argumenta.

No início do curso de Economia aprendi sobre um sofisma ou falácia no clássico livro-texto de Paul Samuelson (1915-2009, Prêmio Nobel de Economia de 1972) Introdução à Análise Econômica. Nele esse sofisma vem inicialmente em latim: "Post hoc ergo propter hoc" (se depois disso, logo, por causa disso). A lição é não se deixar enganar por ele nem argumentar na mesma linha.

Lula e seu séquito, em que neste momento se destaca a companheira Dilma, costumam argumentar dessa forma s…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 21 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"Escândalo da Receita: Jornalista admite à PF que encomendou informações"

Ribeiro Jr. diz que dados de seu computador pessoal foram roubados por petistas em Brasília

O jornalista Amaury Ribeiro Jr. confirmou à Policia Federal que encomendou dados de pessoas próximas a José Serra (PSDB), como a Folha revelou ontem. Ele afirmou que começou a apuração porque soube que um grupo do PSDB reunia dados contra Aécio Neves, que na época disputava com José Serra a indicação do partido à Presidência. Em nota, Aécio repudiou o envolvimento de seu nome. O jornalista, que em abril passou a integrar o "grupo de inteligência" da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT), atribuiu o vazamento dos dados sigilosos a uma ala do PT que disputava espaço na campanha. Segundo ele, as informações, repassadas para a Folha em junho, foram roubadas de seu computador, no quarto de hotel que ocupava em Brasília, por pessoas ligadas ao PT.

O Estado de São Paul…

Arte - Norman Rockwell,

Imagem
Triple self-portrait - 1960 - Óleo sobre tela (113x88,3 cm) Norman Rockwell Museum. Stockbridge

Jornalismo

Torcida pelos dois times

Carlos Brickmann no Observatório da Imprensa
O candidato oposicionista José Serra já brigou com a colunista Miriam Leitão, de O Globo, por uma pergunta absolutamente pertinente sobre o que acha da autonomia do Banco Central; já brigou com a apresentadora Márcia Peltier, do CNT, acusando-a de fazer perguntas (aliás, totalmente necessárias) formuladas pelo PT.

Agora, brigou com um repórter do Valor e acusou o jornal de "cumprir uma pauta petista", por perguntar sobre o caso Paulo Preto.

Diante da pergunta, cabe ao entrevistado responder, não especular sobre as razões que levaram o repórter a fazê-la; pode dar uma boa resposta, pode dar uma resposta ruim. Não pode impedir que alguém faça uma pergunta inconveniente – mesmo porque não há perguntas inconvenientes. O que pode haver é uma resposta inconveniente.

Dilma e o presidente Lula também brigam com a imprensa (além de estimular o Ministro da Verdade Absoluta a lutar pelo "controle social da mídia"…

Brasil

Imagem
Tchau, Lula!

Do Blog do Noblat (original aqui)
Você é daqueles que votarão em Dilma por que gostaria de conferir a Lula um terceiro mandato consecutivo - e não pode?

É daqueles que votarão em Dilma com a esperança - ou a certeza - de que a eleição dela facilitará a volta de Lula em 2014?

Então vote em Serra.

Você acha que a oposição ao governo Serra contará daqui a quatro anos com um candidato mais forte do que Lula para enfrentá-lo? Você consegue enxergar algum?

Caso Dilma se eleja, ela deverá fazer um bom governo. As condições são favoráveis. Ela é uma gestora experiente. Isso nada tem a ver com falta de experiência política.

Não pense que ela sentará na cadeira presidencial para obedecer a ordens de Lula. Ou do PT. Ou do PMDB.

Precisa não conhecê-la para imaginar que isso será possível.

Dilma gosta de mandar. E de ser obedecida.

Comporta-se como uma boneca enquanto candidata. Faz a maioria das coisas que lhe sopram.

Depois? Esqueça.

Por hipótese, apenas por hipótese: digamos que Dilma presiden…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

É isso que o PT quer?

O Estado de S.Paulo - Editorial
O enfraquecimento da economia venezuelana, em boa parte devido à política de estatização que o governo socialista de Hugo Chávez intensificou nos últimos anos, é um exemplo do que poderia acontecer com a economia brasileira se fossem transformadas em política de governo as teses antiprivatistas defendidas por militantes do PT e que vêm marcando a propaganda eleitoral da candidata Dilma Rousseff.

É contínua, e em alguns casos avassaladora, a perda de eficiência das empresas cujo controle foi transferido para o governo bolivariano de Chávez, que só em raras situações ressarciu adequadamente os antigos controladores. O mau desempenho da grande maioria das empresas estatizadas contribui para manter a atividade econômica do país no atoleiro e os preços em alta - a Venezuela tem o pior desempenho econômico da região desde o início da crise mundial.

A produção da siderúrgica Sidor, antes controlada pelo grupo argentino Techint, caiu 28% desde…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 20 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"PF liga quebra de sigilo fiscal de tucano à pré-campanha de Dilma"

Escândalo da receita: Despachante diz que intermediou compra para jornalista que atuou na equipe de inteligência

Investigação da Polícia Federal fez conexão entre a quebra dos sigilos fiscais de várias pessoas ligadas ao candidato José Serra (PSDB) e o dossiê preparado pela chamada "equipe de inteligência" da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT). A PF descobriu que o jornalista Amaury Ribeiro Jr. encomendou a compra de informações obtidas ilegalmente ao despachante Dirceu Garcia, que, em depoimento, confirmou ter recebido R$ 12 mil pelo trabalho. O jornalista sempre negou que estivesse trabalhando para a pré-campanha de Dilma. Ele, no entanto, participou de reunião da "equipe de inteligência" no dia 20 de abril. O flat em que Ribeiro Jr. se hospedava em Brasília era pago pelo PT. A quebra de sigilo fiscal de tucanos foi revelado pela Folha em jun…
Imagem

Ramalhete de "Causos"

“Que venham as almas!”

José Ronaldo dos Santos
No alto da serra, num lugar chamado Purubinha, entre a fazenda Santa Virgínia e Catuçaba, o meu amigo Mário, o conhecido “seu” Mário, tinha um sítio muito simples, no meio da mata, lugar quieto e desabitado, onde faz muito frio à noite. Hoje tudo faz parte do Núcleo Santa Virgínia. Os posseiros e antigos proprietários foram indenizados. Quando queria descansar, pescar e plantar ele se deslocava para lá com a família e alguns amigos. Por muitas vezes até sozinho ele foi até aquele maravilhoso lugar. Dizia que era assim que se recarregava para o trabalho da semana, no Posto de Saúde.

Em uma das rodas de causos, ele contou assim:

“Há um bom tempo, pelo menos quinze anos, quando eu ainda nem havia erguido todas as paredes da minha casa (era um rancho só com a cobertura), eu já juntava os filhos e íamos para lá onde passávamos as noites bem enrolados nos cobertores, tendo o fogo à lenha atiçado a noite toda. Foi nesse tempo que duas situações estr…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Reduz-se a migração interna

O Estado de S.Paulo - Editorial
Um dos aspectos mais relevantes do crescimento econômico recente do Brasil é a redução do fluxo migratório do Nordeste para o Sudeste. Isso em parte se deve a programas sociais, como o Bolsa-Família, que, sem dúvida, retêm pessoas em seus municípios de origem. Mas o principal fator responsável pelas decisões de milhares de pessoas de permanecer na região é a geração de empregos no Nordeste, como mostra estudo feito pelo economista Fábio Romão, da LCA Consultores.

A migração do Nordeste para o Sudeste diminuiu significativamente. Entre 1992 e 2002, o Nordeste perdeu 1,5% de sua população, por ano, para o Sudeste. Já de 2002 a 2007, a taxa anual caiu para 0,98% e, em 2008 e 2009, não passou de 0,85%. E não são poucos os nordestinos que migraram para os grandes centros do País e estão retornando a seus Estados natais. Há razão para isso, uma vez que, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, as únicas regiões qu…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 19 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"Estatais bancam revista pró-PT vetada pelo TSE"

Publicação que faz campanha para Dilma Rousseff (PT) segundo a Justiça Eleitoral, a edição deste mês da "Revista do Brasil" teve anúncios pagos pela Petrobras e pelo Banco do Brasil, informa Silvio Navarro. O Tribunal Superior Eleitoral determinou a interrupção da distribuição da revista por ela ser ligada à CUT. Editor vê "censura".

O Estado de São Paulo
"IOF vai a 6% para valorizar dólar"

Imposto que incide sobre investimentos de estrangeiros já havia subido de 2% para 4%; governo atua também no mercado futuro

O ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou ontem novas medidas para tentar segurar a entrada de dó1ares no mercado e, em consequência, conter a queda da moeda americana. Mais uma vez, o instrumento escolhido foi o Imposto sobre Operações Financeiras. A primeira medida é no mercado à vista: o IOF sobre os investimentos de estrangeiros em renda fixa s…

Camel

Ubatuba em foco

Se não fosse o Navio

Miriam Tabarro
A rua que chamo de minha não é “ladrilhada de brilhantes para o meu amor passar”...Não . Essa rua, acesso principal para minha casa, nem tem mais buracos. Tem crateras, imensas crateras.

Nessa mesma rua, um pouco mais à frente, o mato tomou conta do caminho já que faz muito, mas muito tempo mesmo, ninguém cuida da manutenção.

Mas, surpresa! Nesta semana um mutirão de trabalhadores da Prefeitura equipados com todas as ferramentas e materiais necessários, num trabalho rápido e eficiente, fecharam todas as “cavidades”do solo refazendo o asfalto, enquanto um outro bando, com enxadas, foices e máquinas de podar limpavam o mato que invadia o meio fio no Caminho do Cais.

Os moradores do pedaço ficaram atônitos com a presteza e agilidade do serviço, e se perguntaram o que, afinal, estaria acontecendo. Teria o prefeito tido um surto de bom senso e percebido que, ao invés de ficar fazendo campanha para candidato “ficha suja” deveria gastar seu precioso tempo cuida…

"I compagni" di Mario Monicelli

Discorso di un intellettuale comunista (Marcello Mastroianni) alla classe operaia torinese. Tratto dal film "I compagni" del regista Mario Monicelli, con Renato Salvatori e Marcello Mastroianni.

Nota do Editor - Devo ter visto esse filme umas 50 vezes. Antes das passeatas, em 1968, funcionava como aquecimento. Tenho saudades de 1968. Eu era jovem, feliz e tinha plena consciência disso. (Sidney Borges)

Brasil

Cresce número de jovens no Brasil que não estuda nem trabalha

Folha (original aqui)
Nem estudando, nem trabalhando. Mais de dois em cada dez jovens brasileiros entre 18 e 20 anos se encontravam nessa espécie de limbo em 2009, à margem da crescente inclusão educacional e laboral registrada no país em anos recentes.

Essa geração "nem-nem" (tradução livre do termo ni-ni, "ni estudian ni trabajan", usado em espanhol) representa uma parcela crescente dos jovens de 18 a 20 anos. Eram 22,5% dessa faixa etária em 2001 e 24,1% em 2009 (o equivalente a 2,4 milhões de pessoas).

Nesse mesmo período, a taxa de desemprego no país recuou de 9,3% para 8,4%. Os dados são da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e foram levantados pelo pesquisador Naercio Menezes Filho, do Centro de Políticas Públicas do Insper.

Segundo especialistas, essa tendência é resultado de várias causas. Entre elas, paradoxalmente, o maior aquecimento no mercado de trabalho --que tem acirrado a compe…

Socorro!

Imagem
Original aqui

Coluna do Rui Grilo

Presente de grego no dia do professor

xxxxxxxx“Esta cova em que estás com palmos medida
xxxxxxxxÉ a conta menor que tiraste em vida

xxxxxxxxÉ de bom tamanho nem largo nem fundo
xxxxxxxxÉ a parte que te cabe deste latifúndio”

xxxxxxxxJoão Cabral de Melo Neto

“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é
imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seusfilhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores.”

xxxxxxxxPaulo Freire

Rui Grilo
Encontro com dois professores de escolas diferentes e os dois manifestam o mesmo desânimo com o resultado eleitoral em São Paulo. quebrando a esperança e a perspectiva de alguma melhora depois de quase vinte anos de continuidade de governo e de descontinuidade de proposta educacional.

À tarde fui à Diretoria de Ensino em Caraguatatuba para assinar minha contagem de tempo para fim de aposentadoria. A funcionária me informa que a contagem não estava pronta porque mudou o programa e havia uma dúvida a ser resolvida e que meu proce…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"