Postagens

Mostrando postagens de Março 7, 2010

Boxe

Imagem
Manny Pacquiao (à esquerda) e Joshua Clottey, após a pesagem oficial

A luta do ano

Sidney Borges
Manny Pacquiao e Joshua Clottey lutam pelo título dos meio-médios na noite deste sábado, no Dallas Cowboys Stadium, em Arlington, no Texas. Pacquiao é franco favorito, seu retrospecto impressiona. Nas últimas três lutas ele não só venceu como também escangalhou os adversários, enviando -os ao hospital para reparos.

E que adversários!

Pela ordem: Oscar De La Hoya, nocauteado no 8º round após apanhar mais do que mulher de malandro; Ricky Hatton, nocauteado no 2º round. O inglês que antes da luta disse que venceria com facilidade dormiu profundamente depois de uma esquerda que não viu de onde veio. A terceira vítima do filipino foi Miguel Cotto, que sofreu nocaute técnico no 12º round quando o juiz parou o combate em que só Pacquiao batia e Cotto tentava fugir dos golpes, já sem forças para reagir.

O ganense Joshua Clottey não é um joão ninguém, mas não tem bom retrospecto contra os grandes. Perdeu…
Imagem

Papo do Editor

Discos voadores

Sidney Borges
Ontem participei de uma conversa sobre discos voadores que vai ser transmitida pela televisão. Um dos tópicos abordou a lenda da queda de um objeto voador, presumidamente alienígena, em terras ubatubanas, no final dos anos 50.

O local do sinistro teria sido Ubatumirim, outras versões falam no Perequê-Mirim. Nos destroços teria sido encontrado um metal parecido com alumínio, com grau de pureza além das possibilidades da tecnologia terrestre. A NASA levou para análise. Quem sabe para a Área 51, no deserto de Nevada, onde repousam os restos da nave que caiu em Roswell, no Novo México, em 1947.

Outra história do litoral norte, apurada por mim com exclusividade, refere-se aos trabalhos artísticos de um médico que vivia na Ilhabela nos anos 60. Era ufólogo amador e pintor e sempre que ouvia um boato sobre ovnis ia ao local, conversava com as testemunhas e fazia desenhos que eram reproduzidos em telas. Depois de alguns anos, no acervo havia ovnis de todos os tipos.…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

A ociosidade nas federais

Editorial do Estadão
Ao discursar na Bahia, no final da última semana, o presidente Lula voltou a afirmar que passará para a História como o governante que mais investiu na expansão do ensino superior público, tendo criado 13 novas universidades federais e encaminhado ao Congresso o projeto de criação de mais uma, a Universidade Federal da Lusofonia Afro-Brasileira. Até agora, o recorde era detido por Juscelino Kubitschek, em cujo governo foram criadas 10 universidades. Segundo o Ministério da Educação, durante os dois mandatos de Lula os gastos da União no setor dobraram, passando de R$ 9,9 bilhões para R$ 18,3 bilhões (em valores nominais). A oposição, no entanto, observa que na relação das novas universidades federais estão incluídas instituições que ainda não funcionam, como a Universidade Federal da Fronteira do Sul, a Universidade Federal de Integração Latino-Americana e a Universidade Federal do Oeste do Paraná, e outras que, por causa da campanha eleito…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 13 / 03 / 2010

Folha de São Paulo
"Lula admite que Jefferson o alertou sobre mensalão"

Em resposta a processo do STF, presidente também dirá que não conhece Marcos Valério

O presidente Lula vai reconhecer pela primeira vez que ouviu em março de 2005 do presidente do PTB, Roberto Jefferson, o alerta sobre o esquema para a compra de congressistas aliados, o mensalão. Isso acontecerá em resposta a questionário do Ministério Público Federal que consta de processo no STF. O mensalão foi revelado em entrevista de Jefferson à Folha três meses depois. O presidente responderá que não conhece pessoalmente o publicitário Marcos Valério - operador do maior escândalo de corrupção do governo petista. Dirá que o publicitário nunca esteve na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência. Lula afirmará que pediu investigação informal ao então ministro Aldo Rebelo e ao líder do governo na Câmara na época, Arlindo Chinaglia. Segundo Lula, recebeu a resposta de que não havia …
Imagem

Nova versão

Polícia diz agora que Glauco foi baleado ao tentar impedir suspeito de se matar

Cartunista e filho de 25 anos foram mortos em Osasco, na Grande SP.Foto de suspeito é liberada pela polícia.

Luciana Bonadio e Kleber Tomaz Do G1, em Osasco
O cartunista Glauco Villas Boas, 53 anos, morto a tiros na madrugada desta sexta-feira (12) em sua casa em Osasco, na Grande São Paulo, foi atingido quando tentava impedir o suspeito do crime, Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, de se matar, segundo informações da Polícia Civil. Raoni Villas Boas, de 25 anos, filho de Glauco, também foi morto. O suspeito, de 24 anos, é procurado pela polícia. A foto foi divulgada nesta tarde.
Leia mais

Twitter
Imagem

Barbárie

SSP: testemunha reconheceu suspeito de matar Glauco

SOLANGE SPIGLIATTI - Agencia Estado(original aqui)
SÃO PAULO - Uma testemunha do assassinado do cartunista Glauco Villas Boas e seu filho, Raoni Ornellas Pires Vilas Boas, reconheceu um dos autores dos disparos, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O crime ocorreu na madrugada de hoje na residência do cartunista, em Osasco, na Grande São Paulo.

A polícia está à procura do homem reconhecido pela testemunha, informou a SSP. De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 1º Distrito Policia (DP) da cidade, três suspeitos chegaram em um carro e fizeram os disparos contra Glauco, de 53 anos, e seu filho, de 25. Porém, o advogado da família, Ricardo Handro, deu informações diferentes.

Segundo ele, dois homens aparentemente drogados invadiram a casa do cartunista. Armados, eles renderam a filha e a mulher de Glauco, além do próprio cartunista. Após negociações com os suspeitos, conta, Glauco saiu com os bandidos e …

Papo do Editor

Imagem
Fera do mar

Sidney Borges
Enquanto eu falava ao telefone meu cachorro mostrava preocupação. Quando ele vira as patas para cima é sinal de sonho agitado. Em seguida deita-se de lado, resmunga e corre em rapidíssimas perseguições (ou seriam fugas?). Nunca saberei, Brasil é um orgulhoso representante dos canídeos, sendo predador e presa. Uma posição pouco confortável na escala alimentar que tem na base da pirâmide o Plâncton e no vértice superior a Orca.

Por falar nessas inteligentes criaturas, manifesto meu desapreço aos shows aquáticos. Sou contra. De vez em quando acontece um acidente, como vimos recentemente quando uma tratadora foi morta. Enfim, sou contra tantas coisas e tenho de me limitar a continuar assim pois meu poder de mudar o que vai por aí é ínfimo.

Em um dia quente como suponho seja o inferno fui a Caraguatatuba a trabalho. Lá encontrei um amigo. A temperatura alta fez com que entrássemos em um estabelecimento comercial em busca de água.

Coincidência. Demos com um conhecido …
Imagem

A ponderar...

Os riscos da candidatura Dilma!

Do Ex-Blog do Cesar Maia
1. Um desenho que representasse uma campanha eleitoral deveria ser uma curva quase horizontal em sua parte inicial e que iria crescendo progressivamente, tornando-se quase vertical, num ângulo de 60 graus, nos últimos 15 dias de campanha. O "produto" eleitoral tem uma característica única: se leva ao mercado num dia só, das 7h às 17h. Se não servir, só poderá ser reapresentado ao mercado 4 anos depois.

2. Nos EUA, os planos de campanha fazem, inclusive, acompanhar o gasto com esta curva. Diz-se que eleição não se ganha de véspera, nem no dia seguinte.

3. Grande parte do eleitorado está com a cabeça longe da política. Por isso, os institutos separam os indecisos e os não totalmente decididos, que ainda podem mudar seus votos. Uma campanha muito antecipada ou é de um candidato franco favorito, ou corre o risco de ser um filme já visto pelo eleitor na hora de começar a decidir o seu voto.

4. A superexposição, segundo a esco…

Ubatuba Víbora de luto

Imagem
Cartunista da Folha, Glauco morre em tentativa de assalto

da Folha Online
O cartunista Glauco Villas Boas, 53, foi morto nesta madrugada em sua casa, em Osasco, após uma tentativa de assalto. Raoni, 25, um dos filhos do cartunista, também morreu durante uma discussão com dois homens armados que invadiram a casa, localizada em uma montanha da região.Leia mais aqui e aqui

Nota do Editor - Lamentável. Um cidadão produtivo tem a casa invadida enquanto descansa com a mulher e os filhos. Os invasores fazem um julgamento rápido e a sentença é proferida. Morte. Sem direito à apelação. Em seguida o fuzilam, juntamente com um dos filhos, deixando os sobreviventes com uma marca inesquecível na memória. Os assassinos terão um gigantesco aparato disponibilizado pelo Estado para ficar fora da cadeia. Há quem os veja como vítimas do sistema e, nessa condição, com direito de matar. Glauco foi meu colega na Folha em 1988. Um cara simpático, inteligente, criativo. Mais uma vez escrevo: lamentável. (Sidney…
Imagem

Coluna do Celsinho

Cordialidade

Celso de Almeida Jr.
Olá, fiel leitor.

Tudo bem?

Obrigado pela atenção de sempre.

Aceita um café?

Quem sabe, um dia, isso será possível por aqui.

Há um agradável sentimento que aflora quando escrevo.

Imagino que somos amigos antigos, mesmo que anônimos.

Com este espírito, dou o recado.

Hoje, convido para voarmos no pensamento.

Não custa nada, é gratuito, gostoso.

Vamos lá...

Imagine que o prefeito tivesse uma outra atitude com os participantes da caminhada, promovida no início da semana, em protesto pelos problemas da saúde no município.

Isso mesmo, uma outra postura.

O grupo era pequeno, apesar de representativo.

Contou com o apoio do ex-prefeito Paulo Ramos e do líder do diretório do PT municipal, Maurício Moromizato.

Queira ou não, ambos representam boa parte do eleitorado ubatubense.

Buscavam dividendos políticos?

Não importa; são oposição e, democraticamente, mostraram a cara.

Gostei.

Mas, vamos lá...

Eduardo poderia ter recebido os manifestantes em seu gabinete.

Abriria a discussão solida…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

O Brasil pós-crise

Editorial do Estadão
O pior efeito da crise econômica, para o Brasil, foi a queda de quase 10% no valor dos investimentos em máquinas, equipamentos e construções, como confirmam as contas nacionais divulgadas nessa quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, 2009 não foi um ano perdido apenas em termos de crescimento econômico. A contração de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) está longe de ser desastrosa. A perda mais importante foi outra: o País aplicou muito menos que o necessário para modernizar e ampliar sua capacidade produtiva e garantir, dessa maneira, condições mais sólidas para a expansão nos anos seguintes. A queda do investimento de 18,7% para 16,7% do PIB entre 2008 e 2009 é o dado mais negativo, em termos estratégicos, no cenário do ano passado.

Mas também há aspectos positivos no quadro apresentado pelo IBGE. Os números confirmam uma recessão curta, com apenas dois trimestres de duração, o último de 2008 e o prime…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 12 / 03 / 2010

Folha de São Paulo
"Brasil teve o pior PIB em 17 anos"

O Produto Interno Bruto, que mede produção e renda nacionais, foi de -0,2% no ano passado, segundo números fechados do IBGE. É a primeira variação negativa desde 1992, ano do processo de impeachment contra o então presidente Fernando Collor e de inflação na casa dos 20% mensais. Embora com sinal negativo, o resultado de 2009, também o pior da gestão Lula, é encarado mais como estagnação do que como encolhimento. "Variações entre mais meio ponto e menos meio ponto são equivalentes a zero", afirma Rebeca Palis, do IEGE. A avaliação é compartilhada pelo mercado. A crise global no final de 2008, que restringiu investimentos, afetou a indústria e desacelerou o consumo, é apontada como responsável pelo resultado do PIB. Desde o final de 2009, porém, o cenário mudou: para analistas, a economia está aquecida e crescendo num ritmo de 5% a 6% ao ano.

O Estado de São Paulo
"PIB cai 0,2% em 2009…
Imagem

Lula em Cuba e a censura no Brasil

O azar dos sortudos

Por Alberto Dines em 28/2/2010

O texto que segue foi enviado por este observador ao Último Segundo, do portal iG, na sexta-feira (26/2), às 16h51, para ser postado logo em seguida na retranca "Opinião", como acontece habitualmente. Como até às 20h o texto não havia sido publicado, fez-se uma consulta telefônica para verificar se efetivamente chegara. Mais de uma hora depois, por telefone, claramente constrangida, a responsável pela edição, Mariana Castro, informou que a colaboração de quase 10 anos fora suspensa e o texto não seria publicado. Raul Castro tem razão: quem manda na mídia são os seus donos. (A.D.)

Tem fama de afortunado, ditoso ou, como diz o povo, empelicado. Mas nem tudo foram flores quando Lula enveredou pela política: perdeu três pleitos presidenciais sucessivos e já começava a ficar com fama de perdedor quando os ventos mudaram e embora não fosse surfista enganchou-se nas ondas certas.

Nesses últimos oito anos, inspirado pelos astros ou pelo…
Imagem

Nem me diga...

Exorcista oficial da Igreja diz que demônio está no Vaticano

Veja.com
Os recentes escândalos envolvendo a Igreja Católica, e até mesmo o ataque ao Papa Bento XVI na noite de Natal, ganharam uma explicação do exorcista-chefe do Vaticano: "O demônio está instalado no coração da Igreja", concluiu o padre Gabriele Amorth, exorcista há 25 anos.

Para o religioso, há sinais de que o Anti-Cristo está vencendo a batalha contra a Santa Sé. De acordo com Amorth, as evidência são irrefutáveis. Ele ainda disse que, na alta hierarquia Católica, "há cardeais que não acreditam em Jesus e bispos que estão ligados ao demônio".

"O demônio mora no Vaticano e você pode ver as consequências disso", disse o padre, de 85 anos. "Ele pode se esconder, ou falar diversas línguas, ou até aparecer para ser solidário. Às vezes ele ri de mim. Mas sou um homem feliz com o meu trabalho".

A tentativa de assassinato do Papa João Paulo II em 1981 e as recentes revelações de violência e …
Imagem

Papo do Editor

Águas de março

Sidney Borges
Março parece ter começado ontem e já estamos no dia 11. Quero ser um mico de cavalinhos se o tempo não está avançando rápido demais. E as estações do ano mais ainda. O céu azul e a temperatura amena não fazem parte do cenário habitual deste mês. Estamos vivendo dias de maio em março. As águas vieram em janeiro e fevereiro, o inverno talvez venha antes do tempo e, tudo indica, mais frio do que o habitual.

O ano esportivo começou. Domingo tem Fórmula 1 e faltam apenas 3 meses para a Copa do Mundo. De 11 de junho a 11 de julho os 90 milhões em ação de 1970 e seus descendentes, os 180 milhões de brasileiros de 2010, estarão com a atenção voltada ao ludopédio. É a primeira copa na África.

Que Branca de Neve ilumine Dunga.

Depois da copa a massa vai estar focada nas urnas. Dilma? Serra? Serra? Dilma? Lula? FHC?

Mas antes, muito antes de tudo isso acontecer Ubatuba ficará sabendo o resultado da auditoria em curso na Santa Casa, que segundo a Assessoria de Comunicação…
Imagem

Jornalismo e jornais

As reformas e a dança dos fios

Por Carlos Brickmann no Observatório da Imprensa (original aqui)
Faz tempo, muito tempo. Um dia, animadíssimo, um editor contou a Rolf Kuntz, um dos mais equipados jornalistas do país, que o jornal faria uma reforma gráfica. Rolf, entediado, perguntou: "Vão tirar os fios ou colocar os fios?"

As coisas hoje são mais complexas. O título do jornal muda de cor, as páginas, antes artesanais e bem trabalhadas, se contentam com desenhos pré-fabricados, aumenta o número de gráficos, reduz-se o tamanho dos textos ("em busca de maior agilidade e concisão, sem prejuízo do conteúdo analítico").

Nas sucessivas reformas que ocorrem nos principais jornais, muitas coisas já foram obtidas:

1. Vários jornais concorrentes ficaram parecidíssimos uns com os outros;

2. Na busca de textos curtos e ilustrações maiores, no estilo popularizado pelo USA Today, boa parte das publicações ficou com a cara da internet. Se é para ficar com a cara da internet, por que não…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Crônica

Jesus está batendo um bolão!!!

Mario Prata no Balaio do Kotscho (original aqui)
Tem acompanhado jogos de futebol no Brasil? Se tem, há de concordar comigo: Jesus é o artilheiro isoladíssimo de todos os campeonatos regionais.

Observe as entrevistas dos craques depois dos jogos. São sinceros:
- Foi Ele! Tenho que agradecer.

Se você nunca entendeu aquele minuto de silêncio antes do juiz apitar o começo da peleja, saiba agora: é a concentração para cada um receber em seu atlético corpo o artilheiro Jesus. Mesmo Jesus já beirando os 34 anos, vale a pena e o investimento.

E não pense que é apenas no seu time que Jesus está fazendo gols. Não! O Kaká, por exemplo, nunca fez um gol na sua carreira. Desde as categorias de base no São Paulo (São Paulo foi apóstolo de Jesus, lembra?), quem tem feito os seus gols é Ele, e não ele.

E na seleção? Podemos começar com o Jorginho, reserva do Dunga. Ele já é pastor ou bispo lá da Igreja dele. E metade da seleção também vem orando, digo, jogando com Ele.

E tem a…
Imagem

Deu na Folha

Estatal que mantém TV Brasil paga R$ 1,2 milhão a jornalista pró-governo

Luís Nassif diz que “notória especialização” justifica contratação sem licitação pela estatal que mantém TV Brasil

Por Rubens Valente
O jornalista e empresário Luís Nassif mantém um contrato anual, fechado sem licitação, de R$ 1,28 milhão com a estatal EBC (Empresa Brasil de Comunicação), vinculada ao Palácio do Planalto e responsável pela TV Brasil.

A empresa de Nassif, Dinheiro Vivo Agência de Informações, produz um debate semanal, de uma hora, e cinco filmetes semanais de três minutos.

Do R$ 1,28 milhão do contrato, o jornalista fica com R$ 660 mil anuais a título de remuneração, o que equivale a salário de R$ 55 mil. Os pagamentos começaram em agosto. O programa estreou segunda-feira.

À Folha, por e-mail, Nassif afirmou que os insumos de produção cresceram de forma “não prevista no contrato original”, por conta de “demandas adicionais da EBC”, e que a parte destinada à Dinheiro Vivo corresponde a R$ 49 mil brutos m…
Imagem

Ubatuba em foco

Cruzes, CIAP e OSCIPs

Corsino Aliste Mezquita
Não pretendo entrar no mérito e no debate acalorado sobre a Santa casa, o CIAP-OSCIPS (Centro de Integração de Apoio Profissional), de Londrina, (Paraná) e a suposta Cruz Vermelha do Maranhão. Logo o Maranhão que é um dos estados brasileiros com maiores carências em Saúde Pública do Brasil. Apenas observo que a mistura de interesses pode ser mais um tiro no pé da administração municipal e, em particular, daqueles que estão assinando os convênios em nome da Santa Casa.

Os interesses econômicos do SIAP-OSCIPS, de Londrina, são conhecidos faz algum tempo e seus serviços já foram rejeitados, em tempos passados, por pessoas que ao tomarem conhecimento de sua presença, em Ubatuba, exclamaram: CRUZ!!! CREDO!!!....

Desconheço se o único membro restante dos triunviratos que desde 2005, por decreto, deveriam administrar a Santa Casa, teria autoridade para assinar convênios com quaisquer que seja. É assunto para a Câmara Municipal pesquisar e tomar provi…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

A ditadura justificada

Editorial do Estadão
O presidente Lula, que tanto admira o cubano Fidel Castro, devia saber que certa vez ele disse: "Os tiranos tremem na presença de homens capazes de morrer por seus ideais." Essas palavras datam de maio de 1981, quando o ativista irlandês Bobby Sands morreu depois de 66 dias de greve de fome em protesto contra as condições carcerárias a que eram submetidos os seus companheiros e pelo direito de ser considerado prisioneiro político. Hoje, quando a tirania castrista se vê confrontada pela morte do preso político Orlando Zapata Tamayo, depois de 85 dias de jejum, e pela greve similar, que já dura 16 dias, do dissidente Guillermo Fariñas, Lula descortina o lado mais tenebroso de sua personalidade política, ao condenar os "homens capazes de morrer por seus ideais" - e, pior ainda, ao sair em defesa dos seus algozes.

A morte de Tamayo, em 23 de fevereiro passado, coincidiu com a presença do brasileiro em Cuba. Já então, instado pel…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 11 / 03 / 2010

Folha de São Paulo
"Governo cancela Enem do meio do ano"

Universidades terão de retornar ao vestibular ou convocar alunos que fizeram o exame no ano passado

O Ministério da Educação do governo Lula anunciou que não haverá edição de meio do ano do Enem, ao contrário do que estava previsto desde que o exame passou a ser usado para substituir os vestibulares em universidades federais. Segundo o ministro Fernando Haddad (Educação), não houve tempo para organizar o exame com a segurança adequada. A prova vazou no ano passado, quando passou a ser utilizada para selecionar calouros. Para as instituições que usariam o Enem para selecionar turmas no segundo semestre, Haddad sugeriu chamar alunos que fizeram o exame no ano passado. Algumas universidades, no entanto, já decidiram que voltarão a usar o vestibular. A Folha apurou que a nova edição da prova deve ser aplicada apenas depois do segundo turno das eleições. O governo considera que há mais riscos de te…
Imagem

Frases

“Eu aprendi que para crescer como pessoa preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu.”

William Shakespeare

Twitter
Imagem

Luiz Inácio falou:

Lula tenta explicar o inexplicável com o inadmissível

Josias de Souza (original aqui)
Se o bom senso tivesse de escolher um epitáfio, optaria pelo seguinte: “Aqui jaz uma vítima dos aloprados de todas as ideologias”.

Lula, exausto da própria inteligência, assassinou o bom senso em fatídica viagem a Cuba.

Na ilha de Fidel, lamentou que um preso “se deixe morrer de greve de fome”.

Desde então, num esforço inútil para esconder o caixão, o presidente despeja sobre o bom senso sucessivas camadas de “explicações”.

Nesta terça (9), em entrevista à Associated Press, Lula levou à sepultura do bom senso mais uma pá de “esclarecimentos”.

Pediu respeito às leis da ditadura dos irmãos Fidel e Raúl Castro:

"Temos de respeitar a determinação da Justiça e do governo cubano de deter pessoas em razão da legislação de Cuba, como quero que respeitem o Brasil".

Vigora em Cuba uma monstruosidade chamada “Lei de periculosidade". Prevê a detenção de pessoas que o Estado considere “perigosas”.

Para desce…

Tio & Sobrinho

Imagem
Família

Sidney Borges
Fazia tempo que eu não via o Tiano, (Luciano "Kdra" Lancelotti), ou melhor, fazia tempo que eu não o via pessoalmente pois ele está sempre em casa através da ESPN Brasil. As crianças crescem e só então percebemos que os anos passam e em seu fluxo inexorável levam nossos cabelos.

Twitter

Deu na Folha

Jornalista colecionador de documentos sonoros quer doar ou digitalizar acervo

O jornalista Luiz Ernesto Kawall manuseia parte do acervo de áudio que mantém em casa

João Batista Natali
O jornalista Luiz Ernesto Kawall, 82, é um colecionador de vozes. Tem em casa 4.000 documentos sonoros -Rui Barbosa, Freud, Monteiro Lobato, Juscelino Kubitschek, Federico Fellini, Édith Piaf, o marechal Rondon- e procura uma instituição que aceite a doação do acervo ou possa digitalizá-lo e disponibilizá-lo na internet.A “Vozoteca LEK” (iniciais de seu nome) possui, entre outras raridades, 74 gravações de gols históricos cedidas ao Museu do Futebol.

Entre os documentos, há a narração, pelo locutor Geraldo José de Almeida, de um gol de bicicleta feito pelo são-paulino Leônidas, em 1942, contra o Palmeiras. Em uma entrevista em que fala sobre música mineira, o ex-presidente JK diz que uma serenata em Diamantina (MG) “é mais bonita que um passeio de gôndola em Veneza”.

Rui Barbosa, afirma Kawall, tinha a voz ro…
Imagem

Oportunidade

Eletronuclear abre inscrições para concurso público

Gloria Alvarez
A Eletrobrás Termonuclear S.A. - Eletronuclear divulgou dia 08/03/10, no Diário Oficial da União, edital da realização de concurso público para formação de cadastro de reserva em diversos cargos de níveis médio/técnico e superior.

As inscrições - abertas a partir de 10/03/2010 - podem ser feitas, somente, pela internet, através do site da organizadora, a Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). As taxas são de R$ 50,00 para cargos de nível médio/técnico e de R$ 75,00 para nível superior.

Os candidatos aprovados e classificados na seleção poderão, dentro das reais necessidades da Eletronuclear, ser convocados ao longo da validade do edital do concurso público (dois anos, podendo ser prorrogável por igual período) para trabalharem em quaisquer localidades da empresa, de acordo com as necessidades existentes.

O novo concurso visa complementar o cadastro de reserva da Eletronuclear, já levando em conta a demanda de Angra 3, uma vez…

Empate técnico

Imagem

Vida

Erro médico

Sidney Borges
A familia reunida confabulava sobre o montante da indenização aguardando o advogado. Ultraje, violação de dignidade. Desrespeito a uma mulher de 87 anos.

Dona Ermelinda fora internada para extração de catarata. O médico confundiu as bolas e removeu o terrivel olho de peixe que a incomodava há mais de quarenta anos.

Enquanto a conversa familiar girava em torno de milhões, Dona Ermelinda sorria satisfeita, enlevada em pensamentos em que se via passeando na praça. De salto alto. Sedutora...

Twitter
Imagem

Deu em O Globo

Contradições

De Merval Pereira:
O prestígio internacional do presidente Lula está abalado depois de sua absurda mudez diante da morte do dissidente cubano Orlando Zapata Tamayo em uma prisão, após 85 dias de greve de fome, e de sua aproximação com a ditadura teocrática de Mahmhoud Ahmadinejad, no Irã.

O jornal espanhol "El País", hoje o mais influente da Europa, que havia lhe dado o título de "homem do ano", retirou simbolicamente seu apoio com uma crítica em editorial, afirmando que o governo brasileiro poderia exercer mais pressão sobre o regime cubano, em especial na área de defesa de direitos humanos.

Antes disso, já havia publicado um artigo do editor da respeitada revista de assuntos internacionais "Foreign Policy", Moisés Naim, que colocou Lula como um dos cinco grandes hipócritas de 2009. Os outros quatro hipócritas, segundo Naim, seriam:

* Os banqueiros, que sempre desdenharam o Estado e acreditavam no mercado e que, apesar de terem sido salvos pelo E…