Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 25, 2007

Saturno pela Sonda Cassini

Imagem

Pensata

Drogas e violência

Fernando Gabeira, na Folha de São Paulo
No auge do debate sobre violência, Sérgio Cabral mencionou a legalização das drogas como um tema importante. Aparentemente, todos os que acreditam nesta saída futura deveriam lançar-se na batalha. Mas quem conhece o processo de legalização fora daqui sabe que ele tem premissas que não foram cumpridas no Brasil. Uma delas é uma polícia mais ética e competente. Enquanto não se fizer uma reforma profunda nos organismos policiais, a mudança pode contribuir com a violência.
Com o tempo e observação internacional, passei a ver a legalização não como como uma renúncia ao controle, mas um salto de qualidade no próprio controle. Aqui, no Brasil, é evidente que a súbita retirada dos mercados clandestinos jogaria os criminosos em outros tipos de crime. Logo, é preciso estar preparado para esse deslocamento, de um modo geral para seqüestros e roubos de carro.
Um brasileiro entrou num bar holandês onde se vende maconha. Estava de gorro, e o ge…
Imagem

Arquitetura

Imagem
"Momento é de revisão das cidades", diz arquiteto Paulo Mendes da Rocha

Por Fernanda Ezabella
SÃO PAULO (Reuters) - Para o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, vencedor do prêmio Pritzker de Arquitetura deste ano, o momento atual é de desviar as metrópoles da rota de degradação.
"Estamos numa época de rever tudo. Acho que a arquitetura, cada vez mais, terá muita importância como opinião influente nas políticas de desenvolvimento, nas decisões sobre o que será a nossa cidade do futuro", disse o arquiteto de 77 anos à Reuters, em entrevista na quarta-feira.
Para o arquiteto, a ideologia colonialista de um passado recente deixou como herança um "caminho de discriminação e exclusão" que precisa ser revista.
"Estamos em um momento em que se considera nitidamente uma visão crítica do colonialismo e a construção da paz entre os homens através da questão da cidade, um recinto da convivência. A França enfrenta problemas com seu passado junto à Argélia, a Espanha junto…
Imagem

Jamais verás...

Os segredos para fazer um “pibinho”

Por Giuliano Guandalini em Veja:
Os brasileiros conheceram na semana passada o balanço econômico do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre 2003 e 2006, o PIB (a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país) avançou lentamente, em um ritmo de 2,6% ao ano, bem abaixo da média mundial. Um primeiro olhar mostra um resultado tíbio, mas sem surpresas. Essa tem sido a toada da economia brasileira há duas décadas, desde que a Constituição de 1988 instituiu, por decreto, uma sociedade do bem-estar de nível europeu financiada pela porção produtiva de um país de nível de renda brasileiro. No entanto, dois fatos fazem do resultado do PIB do primeiro mandato de Lula um número especialmente desalentador na história econômica brasileira. O primeiro diz respeito ao contexto internacional. Ao contrário de governos anteriores, Lula presidiu o país durante quatro anos de rara prosperidade global. O governo petista não deparou com crises…
Imagem

Ubatuba em foco

Batalhas jurídicas

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura enviou a notícia abaixo, dando conta de que a Justiça não acatou três ações contra o prefeito Eduardo Cesar e alguns secretários, enquanto o jornal eletrônico “O Guaruçá” publicava que uma quarta ação, proposta pelo vereador Jairo dos Santos, também contra o Prefeito, foi acatada e terá prosseguimento. Guardadas as devidas distâncias, há semelhanças entre a ação do vereador Jairo e o processo que condenou o deputado Gil Arantes por improbidade administrativa durante sua gestão na prefeitura de Barueri. (Sidney Borges)


Justiça não acata três ações sobre saúde movidas contra o prefeito Eduardo Cesar

De autores diferentes, as três ações pediam sanções e até o afastamento do prefeito de Ubatuba e de alguns secretários por supostas irregularidades na área da saúde; Justiça não acolheu nenhum dos pedidos

O mandado de segurança movido pelo Comus contra o prefeito Eduardo Cesar, em função da Oscip/Ciap, a ação civil pública contra o prefei…
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 03 / 03 / 2007
Pedro Bismarck passeia pela cidade e visita prefeito Eduardo CesarEleição define cinco novos conselheiros tutelares de UbatubaUnidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos inicia suas atividades dia 5, na MarandubaBrinquedistas de Pindamonhangaba visitam Casa do Brinquedo de UbatubaEscolas municipais da região oeste discutem agenda 21Comércio comemora sucesso da temporada 2006/2007Leia aqui

Manchetes do dia

Sábado, 03 / 03 / 2007

Folha de São Paulo:
"Governo quer impedir greve em setor essencial"
O governo quer proibir alguns setores essenciais do funcionalismo de fazer greves. A Constituição diz que os servidores civis têm direito a greve, mas não estipula como ele pode ser exercido. "Primeiro, a Constituição diz que o servidor tem o direito de fazer greve. Segundo, nós temos de preservar o atendimento ao cidadão. Então tem de ver qual é o limite', disse Paulo Bernardo, ministro do Planejamento.

O Globo:
"Lula tentará proibir greve nos serviços essenciais"
Ex-sindicalista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai propor a regulamentação do direito de greve no serviço público para proibir a paralisação em setores essenciais. O anúncio foi feito ontem pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, depois de reunião com Lula. "Em alguns serviços, em setores considerados essenciais, a greve tem de ser proibida", disse o ministro petista, sem especificar, p…
Imagem

Sem sentido...

Um baú sem fundo de embromações

No dia 3 de março de 2006, os jornais brasileiros transcreveram os principais trechos de uma extensa entrevista do presidente Lula à revista londrina The Economist, incluída, juntamente com um editorial elogioso, na edição que começava a circular naquela sexta-feira, às vésperas de sua visita de Estado à Grã-Bretanha. Numa passagem, perguntado por que o PIB brasileiro cresceu apenas 2,3% no ano anterior, ele respondeu: “No Brasil, não estamos com pressa de fazer a economia decolar imediatamente. Primeiro, cuidamos de consolidar a base macroeconômica. Não quero um crescimento de 10% ou 15% ao ano. Quero um ciclo de crescimento sustentável de 4% ou 5%.” Passados 12 meses, confrontado com mais uma evidência de que a realidade teima em negar o que ele quer - o PIB de 2006 não chegou nem a 3% -, Lula não se deu por achado e ligou o piloto automático.
Começou por dizer que o crescimento econômico não depende da vontade do presidente ou do governo - o que é part…

Conjuntura

Alalaô ô ô ô ô...

Vamos prestar atenção aos números. Alguns sobem de forma avassaladora, aqueles que expressam os lucros dos bancos Itaú e Bradesco, em eterno fla-flu pra ver quem fica com a taça. Outros descem de forma também avassaladora, o PIB brasileiro e os resultados das avaliações de nossos estudantes, cada ano piores. Em termos de crescimento devemos dar graças aos deuses pela existência do Haiti. A lanterninha é terrível, embora o compositor Gilberto Veloso, ôps, Caetano Gil, tanto faz, é quase a mesma pessoa, tenha cantado que o Haiti é aqui. Aqui não cara-pálida, aqui a economia é um sucesso. Lá, o Haiti é lá. Outros números que estão subindo são os da temperatura ambiente. Dizem que é só o começo. Imagino quando estiver quente de verdade. Em tempos difíceis para icebergs, leva vantagem quem é pé-frio. Lula disse que não vai haver outra reeleição e o Zé Simão aproveitou a polêmica do ministério e sapecou na boca de Nosso Guia: “Independência ou Marta”. Eu que sou fã da Marta…

Vai um sorvete?

Planeta registra janeiro mais quente da história, diz cientista

France Presse / Nova York
A média das temperaturas mundiais registradas em janeiro foi a mais alta da história já registrada neste período do ano, anunciaram cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica americana (NOAA, sigla em inglês) - há registros da temperatura do planeta desde 1880. "As temperaturas mundiais terrestres e da superfície dos oceanos foram as mais elevadas registradas para um mês de janeiro", disse o organismo em um comunicado, citando cientistas de seu centro de dados climáticos. De acordo com relatórios preliminares, em janeiro, as temperaturas ficaram 0,85ºC acima da média do século 20, batendo o recorde estabelecido em 2002, de 0,71ºC sobre a média. Em particular, as temperaturas terrestres estavam 1,89ºC acima da sua média em janeiro, um nível recorde, enquanto as temperaturas oceânicas eram as quartas mais quentes já registradas em 128 anos, ou seja 0,1ºC abaixo do recorde estabeleci…

Palestra?

Crimes de prefeitos, nem sempre perfeitos...

Por solicitação do Presidente da Câmara, Dr. Ricardo Cortez, o vereador Charles Medeiros e o Assessor Jurídico, Luiz Gustavo, compareceram neste último dia 28 à Procuradoria de Justiça Itinerante, que se encontrava no Fórum de São Sebastião.
O convite foi formulado à Câmara Municipal de Ubatuba, através do Excelentíssimo Sr. Drº Procurador de Justiça Luiz Roque Lombardo Barbosa.
O evento contou com a presença de membros do Setor de Crimes de Prefeitos, da Assessoria do Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo. Compareceram membros da sociedade civil, autoridades e convidados da Região. Os membros estiveram à disposição para atendimentos de interessados e esclarecimentos relativos à matéria sobre assuntos relacionados ao tema no Litoral Norte. No período da tarde a equipe compareceu a Delegacia Seccional de Polícia para os devidos atendimentos á população.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Futuro radiante...

Transatlânticos no horizonte

Ontem tive a satisfação de ler um comunicado da Prefeitura dando conta que o cais do Itaguá vai ser reformado. Vai receber lanchas de transatlânticos que em breve estarão fundeando em nossas águas. Palavra do Prefeito, que participou de uma reunião em Ilhabela. Tais lanchas trarão os tão almejados turistas, que aqui desembarcarão com os bolsos transbordantes de ouro, prata, incenso e mirra, para gáudio dos ubatubenses. A prefeitura certamente vai construir uma área de espera, coberta, com banheiros e ar condicionado. Nossos hóspedes não ficarão debaixo de sol e sob a mira do Aedes, jamais. Uma vez reunidos, os turistas poderão sobrevoar Ubatuba, como fizeram os técnicos que aqui estiveram para dar o pontapé inicial nos trabalhos e ficaram impressionados com tanta beleza, segundo afirmou o secretário de Turismo. Depois do vôo poderão conhecer o Shopping Center, o Projeto Tamar e o Aquário, além de fazer um tour pela obras. Quem viver verá. (Sidney Borges)
Imagem

BBC informa:

Planeta azul

A notícia da BBC nesta manhã de que a Igreja irá liberar o uso da camisinha (no casamento) traz boas novas. Finalmente a Igreja se curva aos dois vilões da humanidade. A AIDS e, indiretamente, o crescimento populacional. O primeiro, diminuirá o flagelo humano e, o segundo, os índices de natalidade. A diminuição da população contribuirá decisivamente com a diminiução do aquecimento global e, com a preservação do planeta (ainda) azul. Vivas à razão!

Ronaldo Dias

Esse PAC vai dar certo

PAC

Programa Amigos Caminhantes
Promoção de Saúde através de Caminhada e Ciclismo

REUNIÃO
Quarta-feira, 7 março - 9:30 h
UPS Maranduba - Posto de Saúde
Convidamos a todos os Moradores da Região Sul para as Palestras sobre Saúde, Caminhada e Ciclismo.
Com Profissionais da Saúde e Educação Física
Informações: UPS 3849-5001
Por Melhores Condições de Vida dos Moradores
Fonte: Luiz Carlos - Maranduba
Imagem

Luiz Inácio falou...

Sucesso? Que sucesso?

Um dia depois do anúncio de que a economia do Brasil só cresceu 2,9% em 2006, bem abaixo da média global de 5,1% e da média dos emergentes, de 6,5%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro nesta quinta-feira que não vai mudar o comando da economia e elogiou: "A área econômica está blindada pelo sucesso". (Eliane Cantanhede)

Nota do Editor - Fico imaginando como seria o fracasso...
Imagem

Visão estrangeira

Lula deve descumprir prazo para nomear equipe, diz "Financial Times"

da Folha Online
O "Financial Times" destaca em sua edição desta sexta o atraso na formação da equipe do segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o jornal, Lula deve perder nesta sexta outro prazo que se impôs para formar sua equipe de governo.
"Os atrasos, causados por negociações políticas, deixaram grandes partes de seu governo patinando e vão desafiar a promessa de Lula de crescimento econômico anual de 5%. Analistas já dizem que o segundo mandato de Lula não começou correndo, mas tropeçando", escreve o jornal.
O "Financial Times" lembra que o país cresceu apenas 2,9% no ano passado - "muito atrás dos outros países em desenvolvimento". Diz ainda que o FMI (Fundo Monetário Internacional) espera um crescimento médio para mercados emergentes em 2006 de 6,5%.
Em seguida, o jornal relembra a série de atrasos e os motivos que levaram Lula a adiar a formaç…

Pane

Problemas técnicos

Estamos com dificuldades para colocar notícias no ar. Deu pane no provedor. Em breve, esperamos, tudo voltará aos conformes. Pedimos desculpas aos leitores, o problema foge à nossa alçada e competência. (Sidney Borges)
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 02 / 03 / 2007

Mutirão contra dengue no Centro prossegue na próxima semana
Defeso do camarão rosa teve início neste dia 1º de março
Curso de Agregação de Valor ao Pescado traz informações importantes aos pescadores
Prefeitura de Ubatuba oferece vagas nos cursos de geração de renda
Ubatuba se prepara para receber delegações para os Jogos Regionais
Prova de Triatlo em Ubatuba tem data alterada


Leia aqui

Manchetes do dia

Sexta-feira, 02 / 03 / 2007

Folha de São Paulo:
"Incerteza sobre China e EUA deixa mercados instáveis"
Os mercados financeiros brasileiro e internacional viveram mais um dia de instabilidade. As Bolsas dos EUA e da Europa fecharam em baixa após grande oscilação. A Bovespa chegou a cair mais de 4% e encerrou o pregão em queda de 0,86%. Na terça-feira, dia de maior nervosismo, houve uma saída líquida de R$ 222,5 milhões em recursos estrangeiros da Bovespa.

O Globo:
"Baixo crescimento derruba o principal diretor do BC"
Um dia após o IBGE ter anunciado uma expansão de apenas 2,9% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2006, o mais forte diretor do Banco Central e considerado o fiador da política conservadora de juros, Afonso Bevilaqua, anunciou que está deixando o cargo. Ele tem sido, nos últimos meses, o fiel escudeiro do presidente do BC, Henrique Meirelles, e o principal alvo do setor produtivo e do "fogo amigo" - aliados do governo puxados pelo PT que criticam a pol…
Imagem

Conflito de interesses

Ubatuba e a ética

Na votação da última terça-feira, na Câmara Municipal de Ubatuba, que impediu a instalação de um processo de cassação contra o Prefeito, havia pelo menos três vereadores com parentes próximos na administração municipal. Todos trabalhando em cargos comissionados, portanto de confiança do Prefeito. Com interesse direto no resultado, teriam tais edis a isenção que a democracia exige? (Sidney Borges)

Opinião

“As poções da Corte”

Corsino Aliste Mezquita
POÇÃO: “Hidrólio que contém medicamento dissolvido ou em suspensão e administrado por via oral”. (Aurélio)
CORTE: “Conjunto de aduladores”. “Assembléia legislativa”. “Participantes da administração do palácio real”. (Aurélio, entre outras dezenas de significados”.
Nossos cortesãos ubatubenses, nem sempre corteses nas atitudes, mesmo que o sejam no nome, cada pouco, nos brindam com novo capítulo de folclore político ubatubense. Pode ser a troca das “lentilhas do título de cidadão ubatubense” pela “primogenitura da presidência da Câmara de Vereadores”, o disfarce e a ocultação da problemática da Santa Casa, leis inconstitucionais e prejudiciais a toda a sociedade ubatubense, ou atentado à saúde pública com “a poção milagrosa” a título de vacina contra a dengue. Haja folclore!.
Qualificamos a “poção” de “milagrosa” porque em conversa descontraída, carinhosa e amiga recebemos o testemunho de fiel devoto. A seguir: “O apostolo (.......) recomendou a…

Editorial

Imagem
Dengue, problema de todos nós

Convém lembrar que a epidemia de Dengue é uma realidade. Não vou embarcar na onda oportunista de culpar unicamente as autoridades locais. O que está acontecendo vem sendo anunciado há muito tempo. O Brasil, por suas características tropicais, que facilitam a proliferação do vetor mosquito, já deveria ter desenvolvido uma vacina. É difícil, mas é possível, basta vontade política, o que se traduz em verbas para as instituições de pesquisa. Desde 1982 estou familiarizado com o Aedes aegypti. Na época, trabalhando na Editoria de Arte da CGJ-SP (Central Globo de Jornalismo de São Paulo), era minha tarefa mostrar o mosquito em detalhes nos diversos jornais da casa. As campanhas de prevenção continuam iguais, mas não surtiram efeito. O problema persiste e começa a assumir proporções incontroláveis. Quem já teve Dengue, corre o risco de contrair a forma mais perigosa da doença. A Dengue Hemorrágica, que se não for tratada de forma conveniente pode levar à morte. V…
Imagem

Conjuntura política

Duas caras, a mesma face

Comparar os governos Eduardo Cesar e Paulo Ramos não custa nada e se faz necessário para que possamos refletir sobre o passado, tendo em vista que estes personagens, sempre vem à tona. Quando se aproximam as eleições a memória curta da população deixa de funcionar e aflora o sentimento da troca do pior pelo menos pior.
Não encontrei razão para tantos contra-sensos do vereador Eduardo Cesar com o prefeito Eduardo Cesar. O Prefeito em tempos recentes de vereador fazia oposição ferrenha e mesquinha. Hoje reclama da oposição. Também é preciso lembrar aos que andam falando por ai que Paulo Ramos não perseguia. Perseguia sim, igualzinho ao que acontece hoje. Eduardo Cesar não é original, só sabe copiar. E copia mal.
O prefeito de Ubatuba faz a política do violino praticada por Perón na década de 70 na Argentina, do “pega com a esquerda e toca com direita” enquanto que Paulo, sabendo do desgaste da direita, que ao lado dele atrasou a vida de Ubatuba ao longo dos anos e …
Imagem

Cidadania

Reconhecimento de Culturas Tradicionais

Preocupado com as adversidades enfrentadas pelas comunidades tradicionais de Ubatuba, o Vereador Charles Medeiros encaminhou ao Executivo Federal documento solicitando a criação de estudos para a elaboração de um programa de reconhecimento das culturas tradicionais brasileiras.
Para o vereador, muitas oportunidades são perdidas por conta do não reconhecimento de comunidades tradicionais, um exemplo em Ubatuba é a questão do parque e outros locais que ainda não receberam benefícios por conta de não serem reconhecidos, como acontece na Praia do Perez em relação à implantação do programa federal de extensão de rede elétrica.
No estado do Rio de Janeiro, segundo Charles Medeiros, existe uma lei que mais se aproxima das necessidades das comunidades tradicionais, ela dispõe sobre a permanência de populações nativas residentes em unidades de conservação. Lá o executivo estadual, para minimizar os conflitos dentro de áreas de parques e reconhec…
Imagem

Fundart

PROGRAMAÇÃO
Março - 2007

02 e 03 - SEXTA / SÁBADO
NEVERSÁRIO DO NERSO
Salão de eventos da Igreja
São Francisco - 20h
NERSO DA CAPITINGA

02 a 18
VI EXPOSIÇÃO DO DIA
INTERNACIONAL DA MULHER

Sobradão do Porto - Seg. a Sexta das 8 às 12h.
e das 14 às 18h. Sab. E Dom. das 16 às 22h.
Participação: Quarteto SAIA JUSTA

03 - SÁBADO
APRESENTAÇÃO MUSICAL

Maranduba - 20h
Apresentação da Banda Sinfônica
Lira “PADRE ANCHIETA”

10 - SÁBADO
HOMENAGEM AO DIA
INTERNACIONAL DA MULHER
FUNDART - 20h
Apresentações Musicais:
Quarteto Saia Justa, Canoá,
The Power Grils, Grupo Solsticio Maior

17 - SÁBADO
APRESENTAÇÃO MUSICAL
Igreja Exaltação à Santa Cruz - 20:45h
Quarteto SAIA JUSTA

18 - DOMINGO
APRESENTAÇÃO MUSICAL
Associação Abaetuba do Ipiranguinha - 16h
SEXTETO CAIÇARA

18 - DOMINGO
APRESENTAÇÃO MUSICAL

Praça Exaltação à Santa Cruz - 21h
Retreta “MAESTRO PEDRINHO”


24 - SÁBADO
SARAU CAIÇARA

FUNDART - 20h
Apresentações Culturais / Musicais

24 - SÁBADO
APRESENTAÇÃO MUSICAL
FUNDART - 20h
Grupo TUPINAMBRÁS

31 - SÁBADO
SERESTAS E SERESTEIROS

Sobradão do Porto…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 01 / 03 / 2007

Folha de São Paulo:
"PIB de Lula empata com o de FHC"
O PIB brasileiro cresceu 2,9% em 2006, segundo o IBGE. A expansão média foi de 2,6% ao ano no primeiro governo Lula, igual à da primeira gestão FHC (95-98). No segundo governo tucano (99-2002), a expansão média da economia foi menor: 2,1%. Em oito anos de governo do PSDB, o Brasil cresceu 2,3%, em média. O país cresceu em 2006 menos que a média mundial _5,1%, segundo projeção do FMI.

O Globo:
"Brasil cresceu em 2006 metade da média mundial"
O espetáculo do crescimento prometido pelo presidente Lula não aconteceu. O IBGE divulgou ontem uma expansão, em 2006, de apenas 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB), quase metade da média mundial de 5,1%. Com o resultado, o governo Lula ficou com 2,6% de média de expansão do PIB em quatro anos, exatamente a mesma do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso. Entre os emergentes, o Brasil só não teve, de novo, pior resultado do que o Haiti, devastado…
Imagem

Editorial

Fuzuê

Esse é o termo que melhor expressa o que aconteceu ontem na Câmara. Antes de ir ao cerne da questão, fica evidente a necessidade de um plenário mais amplo. Ubatuba está crescendo. A democracia está evoluindo, o que significa maior interesse do povo. Está na hora de construir instalações adequadas à realidade, uma casa de leis que possa abrigar os contribuintes. É direito do povo saber o que fazem os seus representantes. Com um mínimo de conforto. A noite estava quente e abafada, sem uma brisa sequer para movimentar as folhas das árvores, quietas como velhas beatas em missa solene. Isso do lado de fora do hospíc..., ato falho, da Câmara. Dentro a coisa fervia. Parecia inferninho da rua Augusta de outrora, quando Clodovil alfinetava o Denner. A sessão começou com a casa lotada, muito calor e muito barulho. Depois da praxe inicial, do discurso da Bruxinha e das desculpas do Doutor Ricardo, entrou em votação o pedido de cassação do mandato do vereador Jairo dos Santos e em seguida do…

Epidemia

Imagem
Sobre a Dengue

Coisas da vida. Percepção e falta dela podem ser decisivas, não é mesmo? Às vezes a visão política errada e o medo de admitir um problema podem atrapalhar tomadas de decisão que vão refletir direta ou indiretamente na vida de toda uma população. Vivemos atualmente uma epidemia de dengue. Ela está batendo à porta de cada um de nós e de forma galopante. Alguém em Ubatuba não conhece pessoa próxima que tenha tido dengue nos últimos dias? Esta é uma medida fácil de entender. Se o leitor não conhece ninguém que tenha tido, pode parar de ler agora. Epidemias requerem sistemas de saúde, sanitários e de controle de zoonoses eficientes e com metodologia padronizada. Infelizmente este não parece ser o caso de nossa cidade cuja Santa Casa está absolutamente à míngua. Não que os trabalhadores públicos do setor de saúde não sejam dedicados. O problema está na gestão destas questões. É como uma guerra. Quem se organiza melhor e trabalha duro tem mais chance de vencer. Diagnóstico e es…
Imagem

PV (Denúncia)

Imagem
Ao
Exmo. Sr. Deputado Federal Fernando Paulo Nagle Gabeira
Ref.: Denúncia sobre utilização indevida da imagem do Partido

Exmo. Sr. Gabeira,

Na última semana, em Ubatuba (município do litoral norte dos Estado de São Paulo), nós cidadãos, fomos surpreendidos com a distribuição de um complexo homeopático, o qual, destinava-se à imunização da Dengue. O texto do folheto explicativo (cópia acima) afirmava que todas as pessoas, contaminadas ou não, poderiam utilizar-se desse complexo.
Surpreendentemente o doador desse complexo é o atual Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Sr. Ricardo Cortes, o qual atua, também, como médico na clínica UBACLIN e na Santa Casa de Ubatuba.
Apesar de as medidas iniciais terem sido tomadas pela Vigilância Sanitária (Estadual e Municipal), no que tange ao recolhimento das doses do referido complexo, considero que V.Exa. na qualidade de representante do Partido Verde deva tomar conhecimento de mais alguns dados da presente denúncia, para a sua avaliação.
No folhet…
Imagem

Opinião

Falem mal, mas falem de mim

Paulo de Oliveira Barros
Parece ser este o lema que impera na Câmara Municipal de Ubatuba. Os nobres edis, com suas atitudes, nos fazem crer que não consultam os advogados que têm à disposição na casa, e por isso vivem cometendo erros um atrás do outro, tornando-se motivo de chacota na boca do povo. Não raramente aprovam "por unanimidade" leis esdrúxulas, inócuas, sem sentido, sem conteúdo, isentas de quaisquer benefícios para o município; outras, em flagrante contraste com leis anteriores em vigor, em confronto com leis estaduais e federais, aprovando até leis inconstitucionais que perdoam o ilegal, que dão anistia às obras irregulares, tornam válido e legal o oportunismo e o ilícito. Muito embora saibamos que o "lobo perde o pêlo, mas não perde o vício", devido também à falta de consultas jurídicas, 04 (quatro) deles estão às voltas com a Justiça, podendo ser cassados por improbidade administrativa, mesmo que, para sua defesa, se utilize…
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 28 / 02 / 2007
Prefeitura realiza novo mutirão contra dengueSertão da Quina recebe atividades para a Melhor Idade a partir de 5 de marçoUnidade de Saúde da Família da Estufa I tem novo médicoPrefeito Eduardo Cesar participa de reunião sobre cruzeiros marítimosBeach Soccer feminino de Ubatuba estréia com vitória no municipal de CaraguáNatação de Ubatuba conquista bons resultados na abertura do Paulista de Águas AbertasUbatuba recebe Regata do Inverso neste sábadoAtletas de Ubatuba se destacam em Biathlon de CaraguáLeia aqui

Manchetes do dia

Quarta-feira, 28 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"China derruba Bolsas no mundo"
Os mercados de todo o mundo registraram quedas expressivas depois que a Bolsa de Xangai (China) desabou 8,84%. O efeito dominó atingiu a Ásia, a Europa, os EUA e os emergentes. A Bovespa caiu 6, 63%, e o risco-país subiu 12%, para 204 pontos. Em Nova York, o Dow Jones recuou 3,29%. As quedas foram as maiores desde a semana dos ataques de 11 de setembro de 2001.

O Globo:
"Número de homicídios cresce mais no interior"
Um estudo divulgado ontem mostra que a violência urbana, depois de atingir índices explosivos nas capitais e regiões metropolitanas do Brasil, está agora se espalhando rapidamente pelo interior do país. O Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros revela que, entre 1999 e 2004, as taxas de homicídios cresceram 5,4% por ano nas cidades do interior, contra 0,8% nas áreas metropolitanas. Em 2004, os 556 municípios com as mais altas taxas de homicídios registraram 81,9% das mortes …
Imagem

Política

Os dois “pês” da Política

A Administração pública não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a Lei (princípios administrativos do interesse público e da moralidade)

Dobrando como as canas

Marcelo Pascoal Mungioli
Na maioria das atividades humanas, a experiência conta muitos pontos. São as chamadas “horas de vôo”, que fazem com que o “ator de um determinado drama” mantenha-se calmo diante de uma situação totalmente adversa, daquelas em que o mundo desmorona na sua frente. Mas é na política e nos negócios, onde a experiência conta muito, vez que situações limites se apresentam com muita frequência. É a experiência que vai permitir ao “ator” manter-se calmo, equilibrado e racional.
Na política, o correto é evitar a todo custo situações limite, vez ser esta a “arte da negociação”, do consenso. O adversário (no plano das idéias) de hoje pode ser o aliado estratégico de amanhã. O interesse maior da política é (ou deveria ser) o bem comum. Já nos negócios, situações limite apresen…

Whyz quer a verdade

Imagem
O Universo está de olho...

Parece um toco de giz com um alfinete em cima e dois percevejos ao lado, colocado sobre um cinzeiro de cabeça para baixo. Só parece, na verdade é um comunicador intergaláctico de 300 zilhões de gigas, com o qual me conecto à dimensão Whyz. Acabo de receber de lá um pedido de informações. Querem saber detalhes da sessão da Câmara de hoje. Relato completo, com fotos e o escambau. Há estranhos rumores sobre um pedido de cassação do prefeito. Será? Não seja pego de surpresa, vacine-se contra o inusitado. Vá à Câmara hoje à noite. Os baixinhos verdes de Whyz perguntam sobre o Góis. Está com Dengue. Bobeou, podia ter aproveitado a vacinação gratuita. Antes eram nove casos comprovados, como deu no rádio. Com o pujante homem de imprensa são dez. Xô Aedes, vá voar em outras plagas coisa ruim... (Sidney Borges)
Imagem

Luiz Inácio prometeu...

Adiamentos

Na campanha eleitoral, Lula disse que desejava realizar uma reforma ministerial em novembro, compondo rapidamente com os aliados. Adiou as mudanças para dezembro. Falou publicamente que as realizaria em janeiro. Depois, em entrevista, afirmou que aguardaria a eleição para as presidências das Câmara e do Senado, que aconteceriam em 1º fevereiro.
Terminadas as eleições, adiou a reforma para depois do Carnaval. Agora, o novo prazo é o começo de março, na versão de alguns, e o final da primeira quinzena, na de outros. Contrariado, um peemedebista do grupo neolulista, que tenta realizar a reforma antes da convenção do partido, diz: "Talvez ela faça a reforma em 1º de abril [dia da mentira]".
A frase é um sinal de que a confiança na palavra do presidente poderá sair bastante abalada da reforma. O principal trunfo do presidente para acalmar sua base aliada é uma caneta com tinta até o topo e o "Diário Oficial" da União à espera da publicação dos novos ministros. Q…
Imagem

Editorial

Ionesco é fichinha...

Hoje à noite o programa é assistir in loco a sessão da Câmara Municipal. A cidade aguarda ansiosa por explicações sobre o fiasco da “Vacinação contra a Dengue”. Sou partidário da tese de que para toda ação humana há uma intenção motivadora. Hoje saberemos detalhes. Isto é, se algum dos senhores vereadores perguntar. Nossos bravos edis podem não estar totalmente inteirados, ocupados que estão na labuta diária em prol de uma cidade melhor. O povo sabe de tudo e no ano que vem vai se manifestar. Nas urnas. Por falar em vereadores, a comissão que investiga a crise da Santa Casa ainda não tem números para a imprensa. Segundo Charles Medeiros, que preside os trabalhos, existe a necessidade de aporte de perto de três milhões de reais para sanar dívidas contraídas após a intervenção da Prefeitura. Ele pediu que aguardássemos detalhes, afirmando que parte da dívida total é administrável, podendo ser negociada. Vamos continuar esperando. Até abril a comissão deverá ter um p…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 27 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"Lula oferece vantagens e Uruguai fica no Mercosul"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Uruguai e provocou um recuo da intenção do governo do país de fazer um tratado de livre comércio com os EUA, informa Eliane Cantanhêde. Na visita, 12 dias antes da chegada do presidente George W. Bush, Lula propôs um generoso pacote de vantagens ao país vizinho. Para Lula, o acordo com os EUA feriria as normas do Mercosul.

O Globo:
"Sem conservação, marquise cai e mata 2 em Copacabana"
Peritos da Polícia Civil revelaram que a queda da marquise do Hotel Canadá, em Copacabana, às 11h de ontem, foi provocada por excesso de peso. Para o presidente do Crea-RJ, Reynaldo Barros, que vistoriou o local ontem, a conservação da marquise era inadequada e o excesso de peso foi provocado por alguma obra antiga para conter infiltração. O desabamento matou duas mulheres e feriu nove pessoas na calçada. O Corpo de Bombeiros calculou que a estru…
Imagem

Representantes do povo...

Justiça afasta oito vereadores do Guarujá acusados de receber "mensalinho"

da Folha Online
O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou nesta segunda-feira o afastamento de oito vereadores da Câmara do Guarujá, no litoral paulista, acusados de participar de suposto esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalinho.
Nilson de Oliveira Fontes (PMDB), Marcos Evandro Ferreira (sem partido), Mario Lucio da Conceição (sem partido), Joaci Cidade Alves (PTB), Honorato Tardelli Filho (sem partido), Sirana Bosonkian (PDT), Helder Saraiva de Albuquerque (PP) e Gilson Fidalgo Salgado (PMDB) foram denunciados pelo Ministério Público por supostamente terem recebido pagamentos mensais para aprovar projetos de lei de interesse da prefeitura.
Em outubro passado eles já haviam sido afastados pela Justiça do Guarujá, mas recorreram ao Tribunal e conseguiram suspender a decisão inicial. Com isso, os vereadores puderam voltar à Câmara até o julgamento do recurso, o que ocorreu hoje.
Em decisã…

Um fundo de verdade...

Chávez bate forte no jornal "O Globo"

O presidente Hugo Chávez, fez duras críticas ao jornal "O Globo" durante entrevista coletiva neste sábado, ao responder a uma pergunta de um repórter da publicação brasileira sobre o destino de uma televisão e um diário de Caracas. "Dou as boas-vindas a você como cidadão sul-americano. Não dou boas-vindas é ao 'O Globo'", começou dizendo Chávez. "Estão te pagando para você dizer coisas, em função da oligarquia brasileira, que é o plano do império dos Estados Unidos. Tristemente você pode acabar como um cachorrinho do império (...) escrevendo o que seus donos, do jornal 'O Globo', querem que você diga", afirmou o governante.
Sobre "O Globo", Chávez reiterou que seus proprietários "são da mais rançosa extrema direita" e "vem agredindo há anos a verdade, o povo venezuelano, a mim, chegando a sabotar a integração com o Brasil". O presidente venezuelano lembrou que seu …