Pedidos de cassação

Josias Saboia
Uma coisa muito complicada em nossa cidade é este tal de pedido de afastamento de prefeito com liminar e na Casa de Leis. Já sofremos nos últimos oito anos a complicação de afasta prefeito, volta prefeito.
Não podemos admitir que um prefeito ou qualquer outro cidadão que cometa um crime fique impune, mas temos que tomar muito cuidado com estas denúncias. Não estamos defendendo ninguém, pois já fizemos outros editoriais neste mesmo sentido, no afastamento do prefeito Zizinho e no do prefeito Paulo Ramos.
A cidade perdeu muito com a quebra do andamento de obras e outros serviços em outros afastamentos de prefeito, principalmente no caso do Zizinho. Quem não se lembra que o José Maria Patrício assumiu a prefeitura por poucos dias, em seguida assumiu Andrade Henrique por poucos meses e depois voltou o Zizinho. Muitos projetos do então prefeito Zizinho foram por água abaixo. O custo do afastamento para ele foi muito alto.
Já o prefeito Paulo Ramos ficou poucos dias fora do cargo e quem assumiu foi o vice Moralino Vallin, os dois eram bem sintonizados e os serviços e obras não sofreram prejuízos.
Cabe a cada cidadão, a cada vereador analisar bem as denúncias, pois se não têm substância pode vir só a atrapalhar o município. Não estamos julgando o conteúdo desta denúncia ou de quaisquer outras. Estamos, sim, pensando em nossa cidade.
Esta cidade já não agüenta mais ficar parada esperando ver o que acontece em cada denúncia, se o prefeito errou ou se o vereador. O errado tem que responder pelo erro, mas a cidade não pode ser prejudicada como tem acontecido.
Picuinhas de lado, amores políticos também.
Está certo que muitas vezes os prefeitos saem em perseguição e acabam instigando a ira de muitos que certamente têm material de sobra para uma denúncia e não o fazem, pois analisam os prós e os contras. Mas quando por motivos fúteis os donos do poder se acham no direito de sair pisando em todo mundo, com certeza há uma reação, e esta reação pode acabar com o prefeito fora da cadeira.
Vamos aqui, sim, fazer um apelo: estamos a quase três anos da próxima eleição para prefeito. Todos os possíveis candidatos a prefeito deveriam fazer uma devassa em suas vidas, ver se não tem rabo preso, se não aprontou nenhum crime antes de se candidatar.
Pois, se querem o bem da cidade, o melhor a fazer com rabo preso é não participar de um processo eleitoral, pois certamente se as coisas erradas não vazarem durante a campanha, vazarão durante a administração e, se não vazarem, o prefeito pode ficar refém de meia dúzia, com as mãos amarradas.
Cabe a cada um fazer uma análise de suas vidas, ver seu passado, imaginar seu futuro, para depois pôr a cara à tapa em uma possível candidatura, pois toda a família sofre com este tipo de coisa. Já ouvimos histórias de filhos chegarem em casa chorando, pois na escola os amigos o chamaram de filho do ladrão. Vale a pena ver seu filho pelos cantos da casa não querendo ir para escola, pois os amigos acusam o pai de ladrão, corrupto e outras coisas mais?
Ética já em nossa política! Temos que banir de nossa cidade os possíveis candidatos a cargos públicos que não tenham uma história de honestidade, lealdade e transparência em suas vidas.

Publicado originalmente em "A Semana"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu