Postagens

Mostrando postagens de Agosto 20, 2006

COMUNICADO

À Comissão Executiva do PSDB de Ubatuba

A/C do Vice-Presidente Hugo Gallo Neto

Marco Antonio Machado de Alcântara, Presidente do Diretório Municipal de Ubatuba, vem por meio deste, comunicar seu afastamento por motivos pessoais da Presidência do PSDB neste município, por 60 dias.
No período em questão, desejo ao Vice-Presidente Hugo Gallo, uma ótima gestão em continuidade ao trabalho desenvolvido até o momento.
Sem mais para o momento, reitero meus votos de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,
Ubatuba, 26/08/06

Marco Antonio Machado de Alcântara
Presidente do Diretório Municipal do PSDB de Ubatuba
Imagem

Vereador quer saber...

Edilson Felix quer informações do Executivo sobre obras prometidas e não realizadas

O vereador Edilson Felix protocolou três pedidos de informações, de forma a obter um pronunciamento oficial da Prefeitura a respeito de obras prometidas para os bairros do Vale do Sol e do Parque dos Ministérios, além de como será gasto o dinheiro prometido pelo Governo do Estado para investimentos no setor turístico.
“A Prefeitura, através de sua assessoria de comunicação, veiculou matérias referentes a verba de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) que estaria a disposição do município para investimentos no setor turístico. Quero que a Prefeitura enumere as obras que serão realizadas e o valor das mesmas, para que a população possa acompanhar. É importante que a comunidade ubatubense possa acompanhar as verbas que chegam ao Município e de que maneira são utilizadas”, disse Edilson.
Os pedidos de informações sobre obras não realizadas dizem respeito a construção de uma quadra poliesportiva, que seria c…
Imagem

Notícias da Unitau

Unitau encerra Semana da Comunicação

A situação política, social, econômica e os impasses do ano eleitoral no país foram os principais aspectos abordados no último dia da SECOM – Semana da Comunicação – do Departamento de Comunicação Social da Unitau. No período da manhã, alunos e visitantes acompanharam as explicações dos professores da Universidade de Taubaté, Cidoval de Souza, Fabio Ricci, André Luis e Edson Trajano, sobre a reforma política, eleições, distribuição de renda e o interesse do jovem na política.
O professor Fabio Ricci ressaltou a importância da política na vida do jovem. Segundo ele, para ter uma boa formação é preciso estudar o assunto e como a mídia transmite informações em grande velocidade, os jovens não param para analisar o que é veiculado. “É preciso exercitar a reflexão, este é um problema que vem desde o início da educação, na qual o próprio professor não consegue dar uma direção para que aluno possa seguir uma evolução melhor”, afirma.
A programação do evento…
Imagem

Alerta geral

Moradores, visitantes e navegantes na região do Saco da Ribeira

Na última segunda-feira 21/08 foi encontrado na região do Saco da Ribeira um inesperado visitante.
Trata-se de um elefante marinho da espécie Mirounga leonina.
É um animal macho adulto medindo 4,80 metros de comprimento e pesando cerca de 2 toneladas.
Esta espécie normalmente habita um cinturão ao redor do polo sul e esta muito longe de casa, tendo provávelmente vindo parar aqui acompanhando as correntes marinhas frias que chegam até a nossa costa nesta época do ano.
Em função da grande distancia percorrida e do fato dele provavelmente estar trocando de pelagem, este animal está na região do Saco da Ribeira (que é um local abrigado de ventos e ondas) tentando descansar.
Seu estado de saúde (que foi avaliado por veterinários especializados ), assim como seu comportamento se apresentam normais.
Foram realizados exames laboratoriais e o animal foi marcado com água oxigenada de forma a podermos acompanhar seu deslocamento futuramen…

Manchetes do dia

Sábado, 26 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
"PF indicia ex-ministro da Saúde de Lula"
O ex-ministro da Saúde e candidato do PT ao governo de Pernambuco, Humberto Costa, anunciou ontem, em Recife, ter sido indiciado pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento no escândalo dos vampiros - esquema de fraudes em licitações para a compra superfaturada de hemoderivados descoberto em 2004. Também foram indiciados o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e 40 servidores, empresários e lobistas. Costa disse que foi indiciado por supostos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude em licitação. Segundo ele, a decisão de anunciar o fato foi tomada para evitar a "exploração" do caso, com o vazamento das informações. "A maior prova de que não tenho nada a temer é que eu estou antecipando um fato negativo." O indiciamento ocorreu em 28 de julho.

O Globo:
"PF indicia ex-ministro e Delúbio por 'vampiros'"
O ex-ministro da Saúde Humberto Cost…
Imagem

Reunião com ministro

Imagem
Prefeito de Ubatuba participa de encontro com o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, realizado pela candidata a deputada federal Aline Corrêa, em São Paulo. Estiveram no evento, realizado esta semana, prefeitos e lideranças políticas de várias regiões do Estado. Na oportunidade, Eduardo César, pôde despachar diretamente com o ministro, apresentando a ele diversos projetos de infra-estrutura para o desenvolvimento de Ubatuba. (Ednelson Prado)
Imagem

Perigo na web

Google ameaça fechar Orkut no Brasil

O Orkut, site de relacionamentos virtuais que foi criado e é mantido pelo Google, pode fechar suas atividades no Brasil ou pelo menos limitar o acesso de internautas brasileiros. A informação foi obtida pela Folha na sede da empresa em Mountain View, na Califórnia. As pessoas ouvidas pediram anonimato por se tratar indiretamente de uma questão jurídica em andamento.
Para a empresa, a ação pode ser tomada se não for possível coibir excessos dos usuários brasileiros ou não se chegar a um acordo com a Justiça do país. A direção do Google avalia que, seja qual for o resultado da atual disputa jurídica, a imagem do site pode sair irremediavelmente arranhada no Brasil, país que responde por entre 80% e 90% do total de usuários, de cerca de 20 milhões.
Em conversa por telefone, a diretora jurídica do Google, Nicole Wong, disse que "nenhuma hipótese está descartada", mas que a empresa "está muito feliz em prover esse serviço ao Brasil e gostari…

Realidade...

Vivos ou mortos?

"Há um clima chato no ar. Uma coisa sem graça. Uma sensação de mal-estar. Uma campanha chata, com resultado previsível. Os escândalos, denúncias de corrupção, já viraram casos rotineiros. Nada mais choca a sociedade. Nem a violência.

Há um sentimento de acomodação, uma desconfortável acomodação. Como se ninguém mais acreditasse que as coisas possam melhorar. Um sentimento de resignação.

Descrédito, eis a palavra certa.
A impunidade está de novo nos palanques, tentando uma vaga de deputado federal.

Vejo os jovens nas universidades. Apáticos, esperando um novo Big-Brother Brasil. Não se interessam pelo destino do seu país.
Com razão, ninguém parece querer mudar nada." (Jorge Bastos Moreno)
Imagem

A cidade em foco

Comissão de vereadores visita obras da avenida Iperoig

Na última terça-feira, dia 22, os vereadores Marcos Francisco Demo, Gerson de Oliveira e Romerson de Oliveira, estiveram visitando as obras da avenida Iperoig e solicitando a agilização do término dos trabalhos antes do feriado de 7 de setembro.
Também estiveram presentes a presidente da Associação do Comércio da Avenida Iperoig, Sra. Patrícia, Sr. Luis, encarregado da obra, Mauro Freitas, o engenheiro Vital, Virgílio e o secretário de obras João Paulo Rolim, além dos comerciantes que matem estabelecimentos naquele local.
Após a reivindicação o secretário de obras informou que as duas primeiras quadras da avenida, partindo do aeroporto, estarão prontas na véspera do feriado, faltando apenas o asfalto. A via onde trafegam os automóveis não estará concluída, mas pronta para receber o asfalto, “ele nos garantiu que os automóveis poderão circular normalmente e estacionar nas vagas destinadas a este fim”, disse o vereador Marcos Francisco…
Imagem

Notícias da Associação Comercial

ACIU ofereceu o curso “Fluxo de Caixa - Como Administrar”

O curso já foi realizado ano passado e devido à grande procura, a ACIU trouxe novamente

Durante toda esta semana foi realizado na Associação Comercial de Ubatuba, o curso “Fluxo de Caixa- Como Administrar”.
O curso se deveu à uma parceria entre a ACIU e o Sebrae e foi ministrado na sede da entidade.
O curso termina hoje e contou 33 participantes, a maioria empresários.
Participaram também do evento, quatro empresários de outras cidades. Três de São Sebastião e um de Caraguatatuba.
“Ficamos muito satisfeitos em saber que o nosso trabalho é reconhecido também em outras cidades”, disse o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat.
Segundo o consultor do Sebrae, Kazuma Yamauti, organizar os documentos para controle do caixa, apurar os saldos de caixa, controlar o "contas a receber" e o "contas a pagar", projetar o fluxo de caixa e planejar a utilização do dinheiro da empresa, foram alguns dos temas abordados no curso.
Imagem

Resposta ao jornal

Chega ou quer mais?

Na edição nº23 do Jornal Expressão Caiçara, que circulou em Ubatuba, na semana de 09 a l5 de agosto de 2006, houve por parte do redator da matéria, um desabafo no qual ele mostrava certo inconformismo ao verificar que a Câmara Municipal de Ubatuba havia sediado o I Encontro de Protetores de Animais do Litoral Norte, para tratar da situação dos animais na comunidade, seus problemas e soluções.
A indignação do autor anônimo, que estava expressa na pagina dois do mencionado jornal, refletiu-se precisamente no momento em que ele fez uma observação dizendo que o “Encontro” estava acontecendo na Câmara, apesar da cidade se ressentir de ampla discussão com os seus representantes a respeito do plano diretor, que irá decidir os destinos do município, pelas próximas décadas. O texto é finalizado com a expressão “Chega ou quer mais?”.
Gostaria,neste momento, como organizadora do evento e como membro da Apauba-Associação Protetora dos Animais de Ubatuba de manifestar meu repúdio …

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 25 / 08 / 2006

Encontro Cultural em escola de Ubatuba termina com festa nesta sexta-feira
Concurso de escultura de areia acontece neste domingo em Ubatuba
Ubatuba classifica seis grupos para a final do estadual da Ginastrada
Em Ubatuba, esportista pratica surfe na corrente

Leia aqui

Manchetes do dia

Sexta-feira, 25 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
"Desemprego é o mais alto em 15 meses"
Na contramão das expectativas e do seu padrão histórico, a taxa de desemprego começou o segundo semestre em alta: bateu em 10,7% em julho, na maior marca desde abril 2005 (10,8%), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Outra má notícia foi a queda de 0,7% no rendimento de junho para julho (R$ 1.028,50), na primeira retração desde janeiro deste ano. Com mais gente à procura de trabalho, o contingente de pessoas desocupadas nas seis principais regiões metropolitanas do país atingiu 2,430 milhões, retornando ao patamar de desempregados registrado em julho de 2004 (2,442 milhões).
De acordo com Cimar Azeredo Pereira, gerente da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, o mercado de trabalho frustrou as expectativas, a julgar pelo comportamento passado da taxa de desemprego, que sempre recua no segundo semestre, quando aumenta a oferta de postos de trabalho.

"O mercado de …
Imagem
Dê um clique na imagem para ampliar

Horário político

A mesma história...

Ligo a televisão e dou de cara com o candidato do aerotrem. Não sei quantos anos faz que ele usa o mesmo argumento, as mesmas imagens e consegue votos para continuar falando do aerotrem que nunca vem. Em todas as eleições se repete a mesmice. Suponho que a coisa vai continuar até que um dia ele morra de causas naturais. Ou de morte matada, quem sabe alguém cansado de tanta mesmice rogue uma praga. Algum deus grego de passagem ouvirá e lançará a lagosta cibernética explosiva. Zump. Lá vai o aerotrem pro espaço. Cheio de mensaleiros, sanguessugas e chatos diversos, daqueles que vivem lutando pelo povo e acabam ricos e contentes enquanto o povo permanece querendo algo novo. De qualquer forma o candidato do aerotrem já deve ter um herdeiro, que continuará dizendo que metrô é buraco de tatu. Com a cláusula de barreira em ação os partidos nanicos desaparecerão. Ainda bem. Sou contra o aerotrem. É perigoso e antinatural. Trem é trem, aero é coisa de avião, zepelim, passari…

Será?

"Pode escrever aí, hoje, 23 de agosto: eu estarei no segundo turno".

Geraldo Alckmin
Imagem

Holofotes...

Ubatuba Víbora em foco

A homenagem que este blog recebeu da Câmara Municipal foi comentada em um jornal de distribuição dirigida. O que está escrito é a expressão da verdade. Só há uma pequena restrição aos possíveis “comentários ácidos”. Estes existem, mas não partem do blog. Estão começando a ganhar força na Câmara e pelo que apurei, vão aumentar. De qualquer forma, agradeço a gentileza. (Sidney Borges)
Imagem

Promessas...

Para crescer no mínimo 6%

Vera Rosa na agência Estado
"Em plena campanha à reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará nesta quinta-feira, 24, em cerimônia no Palácio do Planalto, um “plano estratégico de desenvolvimento” para os próximos 15 anos.
Preparado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o documento afirma que, para ter sustentabilidade, o Brasil precisa crescer no mínimo 6% ao ano no período que vai de 2008 a 2022.
“Não é um crescimento espetacular, como o da China (no patamar de 10%), mas a nossa opção é crescer menos para haver distribuição de renda”, afirmou o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, que comanda o Conselho."
Leia mais
Imagem

Notícias da Unitau

Profissionais discutem o mercado de trabalho durante a SECOM

O principal tema discutido no terceiro dia da SECOM foi o que os universitários mais se questionam: o mercado de trabalho. Na manhã do dia 23/08, profissionais das áreas de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e Web Design falaram um pouco de suas experiências e como conquistaram uma vaga no mercado.
Francisco Celso, da agência Artezaria e Mykalas de Oliveira Mascani, da Netmakers, falaram sobre propaganda convencional na Internet e o que é a imagem digital enquanto ferramenta para utilização. Ambos ilustraram a palestra usando exemplos de campanhas veinculadas pela agência.
Marcelo Hespaña, repórter da TV Vanguarda e Marcelo Claret, editor de Cidades do jornal Vale Paraibano, se uniram para discutir o papel do jornalista e as áreas em que um jornalista pode atuar, além de falar de suas experiências como repórteres. Falaram também sobre a importância da SECOM para os universitários. “A SECOM é muito important…
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 24 / 08 / 2006

CMD e Núcleo Gestor discutem minuta por mais de 15 horas
Ubatuba renova licenças até a próxima semana
Conselho Antidrogas de Ubatuba toma posse nesta sexta-feira
Projeto Arco-Íris reintegra crianças e adolescentes em situação de risco
Alunos da escola Tancredo Neves visitam pontos históricos do Rio de Janeiro
Ubatuba sedia Torneio de Karatê neste domingo
2ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino acontece neste final de semana

Leia aqui

Manchetes do dia

Quinta-feira, 24 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Serra mantém vitória no 1° turno”
O cenário eleitoral em São Paulo segue estável e o candidato do PSDB ao governo, José Serra, venceria hoje a eleição no primeiro turno com 59% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha, realizada nos dias 21 e 22. Após cinco dias de propaganda eleitoral, o levantamento captou oscilações, dentro da margem de erro - dois pontos percentuais para mais ou para menos - de Serra e do segundo colocado, Aloizio Mercadante (PT). Em comparação com a pesquisa anterior (dias 7 e 8), o tucano oscilou de 49% para 48% e Mercadante de 17% para 18%. Orestes Quércia (PMDB) ficou estável com 10%, na terceira posição. O percentual de indecisos é 10% e 8% votariam em branco ou anulariam o voto. Foram feitas 1.931 entrevistas em 57 municípios. Na pesquisa espontânea, Serra tem 23%, Mercadante, 9%, e Quércia, 3%.

O Globo:
“Rio veta candidaturas de Eurico e 4 sanguessugas"
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro i…
Imagem

O que está escrito ali?

Imagem
Dinheiro jogado fora

Experimente ler os adesivos dos candidatos a deputado estadual e federal que circulam por Ubatuba. É uma poluição só. De cinco metros de distância só se percebe um borrão. Não dá para saber o nome, o número ou o partido do financiador da peça mal confeccionada. Comunicação feita por quem pensa que é só acionar as teclas do computador e pronto. Está feito. Ledo engano. Na década de 1920, na Alemanha, uma escola ensinou os princípios da arte da comunicação visual. Seu nome: Bauhaus. Só um dos candidatos de Ubatuba tem adesivos que seguem as normas do design eficiente. Quando você vir um saberá do que estou falando. Muito dinheiro tem sido jogado fora em campanhas. Depois vem a derrota, a decepção e a curiosidade de saber o porquê. Depois é tarde.

Sidney Borges
Imagem

Mensaleiro, tô fora...

Imagem
Lula evita João paulo em palanque de comício

Por Leandro Mazzini no Jornal do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, evitou citar o deputado João Paulo Cunha em comício em Osasco (SP), no último dia 20. João Paulo foi absolvido pela Câmara no caso do mensalão, mas denunciado pelo procurador-geral da República, Luiz Fernando de Souza, no relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal.
A presença de João Paulo, no entanto, criou uma saia-justa para o presidente-candidato. O deputado sequer foi citado no discurso de improviso. Ao lado de Lula, figuraram a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, o candidato ao governo pelo partido, Aloizio Mercadante, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, e o senador Eduardo Suplicy.
Imagem

Meus sais...

Imagem
Plutão perde categoria de planeta do Sistema Solar

da Efe, em Praga
A definição de planeta a ser adotada pela União Astronômica Internacional (IAU) reduzirá de nove para oito o número de planetas do Sistema Solar, ao trocar a categoria de Plutão para, provavelmente, "planeta anão".
Assim afirmou hoje Junachi Watanabe, porta-voz do Observatório Nacional de Astronomia japonês e membro do "Comitê da IAU para a Definição de um Planeta".
Leia mais

Brasil

Imagem
Jogos reúnem 600 índios de 16 etnias no sul do Pará

CAIO VILELA
Após cinco dias de competição, cerca de 600 índios, de 16 etnias, participam nesta quarta-feira da festa de encerramento da terceira edição dos Jogos Indígenas do Pará, evento organizado pelo líder indígena Marcos Terena em Conceição do Araguaia (1.100 km de Belém). Em uma arena montada à margem do rio Araguaia, os atletas indígenas disputaram provas de natação, arco e flecha, arremesso de lanças, canoagem, cabo de guerra, corrida e futebol.
Leia mais

Jogo sem regras...

No Rio, ex-comandante da Varig vira taxista após fim de pensão do Aerus

Folha de São Paulo
Quando ficou sabendo que o fundo de pensão Aerus seria liquidado e que, a partir de dezembro, não receberia nem mais um tostão de lá, o ex-comandante da Varig José Panaro Filho, 60, aposentado desde 1998, decidiu voltar a trabalhar.
Primeiro, tentou uma vaga para voar pela VarigLog, mas, como não conseguiu nada, resolveu gastar R$ 140 mil e virar um dos 86 taxistas da empresa Transcootour, que faz ponto nos dois aeroportos do Rio e em shopping centers da cidade.
"Sou casado e tenho dois filhos para criar. Não posso viver com os R$ 1.500 que ganho do INSS. Até a crise da Varig, recebia R$ 8.000 por mês e era um aposentado feliz. Agora, tive que voltar a trabalhar duro", contou o ex-comandante em entrevista concedida à Folha.
Desde que virou taxista - há apenas cinco dias -, Panaro acorda às 3h e vai para o aeroporto Galeão, onde, por volta das 6h, pousam os primeiros aviões internacionais. L…
Imagem
Dê um clique na imagem para ampliar

Visitante incomum

Imagem
Aviso aos navegantes

Na última terça-feira, 22 de Agosto, membros da equipe de resgate do Instituto Argonauta para a Conservação Marinha e Aquário de Ubatuba, receberam chamados inusitados vindos da região do Saco da Ribeira. As chamadas, ocorridas no meio da manhã, citavam a ocorrência de um animal marinho que foi identificado pelos leigos como sendo um cavalo marinho gigante, um peixe-boi, um cachalote e até um lobo-marinho. Ao chegarem ao local, o oceanógrafo Hugo Gallo e o biólogo Fernando Alvarenga puderam entender a confusão, pois na área da marina Goldenport, próxima ao Píer estava um exemplar macho adulto de Elefante-marinho-do-sul ou Mirounga leonina, o primeiro registro da espécie em Ubatuba. Assim como os pingüins, lobos e leões marinhos que vêm dar na costa nesta época, estes animais também podem ser trazidos por correntes marinhas. O exemplar em questão parecia estar bem e apenas descansava no local. Elefantes marinhos-do-sul vivem ao redor de todo o hemisfério sul e os ma…

Nas ondas do Surf

Imagem
Hizú domina Expession Session na França

Terminou no último domingo, em Lacanau, França, o Oakley Pro Junior 2006, competição paralela ao Sooruz Lacanau Pro, etapa de nível 6 estrelas do WQS.
Hizunomê Bettero surfou bem e chegou até as quartas-de-final, perdendo na terceira colocação por uma diferença bem pequena para Adrien Toyon, segundo colocado.
Em compensação, Hizu faturou a Expression Session para embolsar US$ 300 e uma guitarra Gibson na capa.
Até o presente momento, apenas Hizú havia perdido na competição principal do evento, na bateria do outro ubatubense, Renato Galvão.
Já Galvão, obteve a segunda maior somatória do dia e da competição até o momento, 17.80 pontos na 18a bateria, que teve o aussie Michael Spencer classificado em segundo lugar.
Odirley Coutinho também segue na briga e disputa uma vaga na rodada dos 24.
Vale a pena lembrar que Odirley conquistou um ótimo segundo lugar em Lacanau no ano passado, no evento que foi vencido por Adriano Mineirinho.
Boa sorte aos nossos atlet…
Imagem

Notícias da Associação Comercial

Palestra: Associativismo

Conteúdo: Tendências mundiais, objetivo do associativismo, definição de associativismo, exemplos de ações associativistas, viabilidade do associativismo e formalização do associativismo (aspectos legais e tributários).

Data: 04/10/06
Horário: 19h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Gratuita

Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Não deixe de colocar o CPF.
Fonte: Comunicação ACIU
Imagem

Notícias da Unitau

Grande quantidade de público marca início da SECOM

Trezentas pessoas estiveram presentes na abertura oficial da 26ª Semana da Comunicação. A presença da palestrante Soninha Francine, apresentadora e comentarista da ESPN lotou o anfiteatro do Departamento de Comunicação Social da Unitau. Estiveram presentes a reitora da Universidade, Profª Drª. Maria Lucila Junqueira Barbosa, o vice-reitor Prof. Dr. José Rui Camargo e representando o prefeito Roberto Peixoto, a jornalista Ana Paula Moura.
Soninha falou sobre o início de sua carreira e as decisões que teve que tomar. Citou o exemplo de um convite feito pela rede Globo para ser apresentadora do Globo Esporte, onde rejeitou a proposta o motivo foi porque estava feliz na ESPN e não sabia se ia ter a liberdade que sempre teve em outras emissoras.
Sobre o universitário no campo de trabalho, Soninha disse que a paciência e a persistência têm que ser o principal adjetivo do jovem, devendo sempre aproveitar as oportunidades que a Universidade ofer…
Imagem

Notícias da Prefeitura

Quarta-feira, 23 / 08 / 2006

CMD e Núcleo Gestor discutem amplamente minuta do Plano Diretor
Regional Norte realiza serviços no Ubatumirim, Prumirim e Almada
Prefeito se reúne com moradores da Enseada
Festival Gastronômico de Ubatuba entra na reta final com muitas atividades
Projeto EconomizAR fará avaliação de veículos a diesel em Ubatuba
“Futebol, Paixão Brasileira” estará na Fundart
Surfista ubatubense é vice-campeão na França
Jogos Escolares de Ubatuba movimentam 35 escolas à partir do dia 30

Leia aqui

Manchetes do dia

Quarta-feira, 23 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Aprovação sobe e Lula amplia vantagem”
A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu sete pontos nas duas últimas semanas e atingiu o recorde de 52%, consolidando em várias frentes seu favoritismo à reeleição. Se a votação de 1º de outubro fosse hoje, Lula venceria com 56% dos votos válidos. Pesquisa Datafolha mostra que o início do horário eleitoral na TV, na semana passada, teve pequeno impacto sobre as intenções gerais de voto do eleitor. Mas a TV serviu para reforçar todos os indicadores que favorecem a candidatura Lula. Entre o dia 8 de agosto e ontem, Lula oscilou dois pontos, de 47% para 49%. Seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), um ponto, de 24% para 25%.

O Globo:
“Câmara abre processo de cassação de 69 deputados"
O Conselho de Ética da Câmara abriu processo contra 69 deputados - 13,4% do total -, que podem ser cassados por quebra de decoro parlamentar. Dos processados, 67 foram denu…
Imagem

Boa idéia!

Imagem
Grafiteiros irão colorir tapumes de praça em Ubatuba

Interessados deverão se inscrever até a próxima sexta-feira; dez grafiteiros já estão inscritos

Os tapumes que cercam as obras de reurbanização e revitalização da Praça 13 de Maio em Ubatuba irão ganhar desenhos inéditos produzidos por grafiteiros. A ação, que tem como tema “Grafitando pela Vida”, acontecerá no próximo dia 3 de setembro e é uma parceria da Prefeitura de Ubatuba com a Agenda 21 Regional do Litoral Norte, Diretoria de Ensino de Caraguatatuba e Projeto Escola da Família. Os grafiteiros criarão desenhos direcionados a uma melhor qualidade de vida ou sobre a Agenda 21 do Litoral Norte.
Segundo Rui Alves Grillo, coordenador do grupo de trabalho Rede 21, a proposta do projeto, além de divulgar a Agenda é fortalecer o protagonismo juvenil e a auto-estima, criando condições adequadas para sua expressão. “Pretendemos estimular o desenvolvimento da capacidade de criação e representação através de diferentes linguagens como a músi…

Evento musical

Serestas e Seresteiros

A Fundart e o projeto Serestas e Seresteiros têm o enorme prazer de convidar você para sua próxima edição, com: Sérgio e Regina, Grupo Canoá, Cris Domingues, Dona Ophélia, Beth Viana, Grupo de Dança de Gisela Papadopoulos, demais seresteiros e amigos.
Dia 26 de agosto de 2006, às 20 horas, na Fundart.

Não perca também:

Ensaio geral: dia 25 de agosto de 2006, às 20 horas, na Fundart, com a presença da TV Aparecida.
Fonte:tangoloureiro@ig.com.br
Imagem
Dê um clique sobre a imagem para ampliar

Notícias da Associação Comercial

Palestra gratuita na ACIU

Autônomos e contrato de prestação de serviços

Descritivo: O que é ser autônomo estabelecido e não estabelecido; qual a diferença em relação ao empregado registrado; o que caracteriza o vínculo empregatício. Contrato de prestação de serviços, como ter absoluta validade.
Quais as diferenças entre autônomos e empregados; qual o perfil do profissional autônomo; como elaborar o contrato do profissional autônomo.

Dia: 20 de setembro
Horário: 19h00
Duração: 2 horas (aproximadamente)
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Vagas limitadas
(Não serão aceitas inscrições sem o CPF)
Fonte: Cristiane Zarpelão - Comunicação ACIU
Imagem

Opinião

Qualificação profissional

Muito se fala sobre desemprego no Brasil. Há meses em que sobe o índice e outros em que desce, mais mesmo assim o nível de desempregados no pais é alto.
Você sabia que existem muitas vagas de emprego que não são preenchidas somente por falta de qualificação profissional?
E que também não existem escolas com cursos realmente profissionalizantes?
Nesta coluna, falarei de um Curso de Telecomunicações, que conta com a aprovação da Telefônica, e que está sendo ministrado na cidade de Ubatuba, SP. E que realmente cumpre com todas as exigências e qualidade que o mercado de trabalho pede, e que também é a área que mais oportunidades oferece. Só na Internet aparecem mais de 1500 vagas na área de telefonia por dia, em diferentes paginas de classificados.
Para pessoas interessadas em trabalhar neste mercado e que não têm experiência, este curso qualifica, dando subsídios necessários para atuação profissional. Benefícios esperados: Ao término do curso o aluno sai apto para …
Imagem

SECOM na Unitau

Unitau realiza 26º Semana da Comunicação

Começou nesta segunda-feira (21/07), a 26ª SECOM - Semana da Comunicação -, do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté. A expectativa é de que 800 pessoas, entre universitários e visitantes, participem das atividades que serão realizadas até o dia 26 de agosto, nos períodos da manhã e noite.
Este ano a programação está diversificada. Serão abordados temas como “Mídia e Juventude” e “Visões sobre a realidade: Debate sócio-político e econômico”. O evento também contará com exposições, seminários, oficinas e atrações culturais. A abertura contou com a presença de Soninha Francine, apresentadora e comentarista da ESPN- Brasil.
A SECOM é gratuita e aberta à comunidade. O Departamento de Comunicação Social está localizado na rua do Colégio, nº 334, bairro Bom Conselho. Mais informações pelo telefone (12) 36254289.

ACI – Agência de Comunicação Integrada
Assessoria do Departamento de Comunicação Social
Imagem

Nas ondas

Imagem
Edgley vence em Itamambuca

As ondas aumentaram no último dia, em torno de um metro e meio e nem mesmo a chuva fina tirou o brilho do campeonato.
O último dia começou em altíssimo nível, com a semi da categoria Profissional.
A primeira semi foi entre João Santana e Saulo Junior.
João começou na frente com 6 pontos. Saulo pegou uma boa direita, aplicou três rasgadas fortes e tirou um 8.75.
João inda tirou um 5.5, mas não foi suficiente para avançar a grande final.
A segunda semi foi um confronto entre Edgley Santos e Diego Santos.
Edgley começou com um 6.25 e Diego abriu a bateria com um 5.50
Edgley estava inspirado e garantiu sua vaga na final com um 7.5 em uma boa onda na qual aplicou duas boas manobras de backside.

A grande final Profissional foi um show de surf

Edgley começou com uma direita, aplicou três batidas e tirou um 7. Na seqüência pegou uma esquerda e manobrou forte pra tirar um 7.5.
Saulo entrou na bateria com um 6. Saulo ainda pegou uma boa direita com boas rasgadas que lhe rendeu 7…

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 22 / 08 / 2006

Plano Diretor Participativo terá votação da minuta no dia 24
Pescadores realizam manifestação e pedem ajuda da Prefeitura
Pit Stop do Conpet será na Avenida Rio Grande do Sul
Ubatuba continua vacinando cães e gatos
Caiçarada terá cerca de mil participantes
Alunos da região sul estréiam como guias mirins
Artistas de Ubatuba conquistam prêmios no interior
Natação de Ubatuba vence mais uma etapa do Paulista de Águas Abertas
Campeonato de futebol categoria Dentinho começa neste sábado em Ubatuba

Leia aqui

Manchetes do dia

Terça-feira, 22 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Senado vai abrir processo de cassação de 3 senadores”
O Conselho de Ética da Câmara instala hoje 67 processos contra os acusados de participação na máfia das ambulâncias. Os deputados tiveram até a meia-noite de ontem para renunciar ao mandato como forma de escapar ao processo de cassação, mas apenas o deputado Marcelino Fraga (PMDB-ES) recorreu à manobra. Um assessor entregou sua carta de renúncia faltando cinco minutos para o fim do prazo. O peemedebista soma-se a Coriolano Sales (BA), que renunciou na semana passada. Fraga é acusado de ter recebido R$ 10 mil de propina do esquema, por meio de depósito na conta de um suposto assessor. "Impedido de defender-se junto à Corregedoria desta Mesa das infundadas acusações contra si imputadas pela CPI das Ambulâncias, [o deputado] oferece renúncia ao seu mandato parlamentar", diz a carta. O deputado e outros dez acusados ingressaram no STF (Supremo Tribunal Federal) com mandado de seg…
Imagem

Eleissão

Imagem
Brazil

Muro pintado em Belzonte. O candidato tucano está mal nas pesquisas, mas o pintor, com esse domínio da língua, ainda acaba presidente. (Sidney Borges)
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 21 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Em reduto de mensaleiro, Lula esconde ex-líder do PT”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a coordenação de campanha do PT evitaram ontem que ele fosse filmado ou fotografado próximo ao ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha, que teve seu nome envolvido no escândalo do mensalão. Lula fez um comício em Osasco, reduto eleitoral de João Paulo que reúne quase meio milhão de eleitores.
O deputado subiu no palanque minutos antes de Lula chegar e foi anunciado como "o orgulho de Osasco" pelo mestre-de-cerimônias. Porém, ficou escondido atrás do palanque enquanto seus correligionários, incluindo Lula, discursavam. Lula mencionou João Paulo uma única vez, mas evitou pedir votos para deputados.
A situação provocou constrangimento, já que os eleitores presentes no comício carregavam bandeiras e fotos de João Paulo. Uma mulher, no meio da multidão, gritou: "Chama o João Paulo, Lula!".


O Globo:
“Mensaleiros constrangem Lula em…
Imagem
Dê um clique sobre a imagem para ampliar

Sanguessugas

Fujões

De Eugênia Lopes e Sônia Filgueiras em O Estado de S. Paulo, hoje:
"Termina hoje, às 20 horas, o prazo para que os deputados acusados de participar do esquema dos sanguessugas renunciem para escapar da abertura de processo por quebra de decoro parlamentar. A expectativa de lideranças da Câmara e do Conselho de Ética é que pouco mais de 10% dos 69 deputados denunciados no relatório parcial da CPI dos Sanguessugas abrirão mão de seus mandatos."
Leia mais
Imagem

Nas ondas

Imagem
Petrobras Feminino na Bahia

Aconteceu entre os dias 11 e 13 a segunda etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino nas ondas da Praia de Aleluia, em Salvador – Bahia.
Na categoria Profissional, Suelen Naraisa ficou com a 9ª colocação no evento, perdendo nas quartas para a vencedora do evento, Kisna de Souza e Tita Tavares, ambas classificadas.
Francisca Pereira também não conseguiu seguir adiante e foi barrada nas quartas, ficando na 13ª colocação.
Na categoria Open quem chegou mais longe foi Veridiana Saldanha, que ficou na 7ª colocação.
As meninas se fizeram presentes na Junior. Camila Cássia conquistou o vice-campeonato com Natali Paola no quarta lugar.
Já na categoria mirim, a situação foi bem parecida, Camila Cássia ficou novamente com o vice-campeonato e Natali Paola finalizou na terceira colocação.
Foi realizada a coroação da Rainha do Mar, evento paralelo ao título brasileiro, no qual três primeiras colocadas da categoria pro, junto com a primeira colocada da categoria open, do ano …
Imagem

Plano Diretor

Problemas na Segunda Minuta

Embora se perceba o esforço de incluir as diferentes participações, parece que alguns são mais cidadãos que outros, porque mesmo na segunda minuta, no art. 18, na composição das políticas públicas não apareceu como item importante, nem a CULTURA, nem “A Criança, o adolescente e a juventude.”

A desculpa de que os anexos fazem parte integrante do Plano Diretor não “colou” pois era só discriminar no Artigo 18 a composição das políticas públicas” e em seguida, de acordo com a ordem que aparecem nesse artigo, ir definindo os objetivos, diretrizes e ações estratégicas de cada uma. Não foi isso que aconteceu. Enquanto algumas áreas estavam super enxutas, outras se alongavam “engulindo” objetivos e ações de outras áreas. A Cultura parecia uma parte do Turismo, quando as diferentes manifestações da cultura é que podem se tornar atrativos turísticos.

Por força de lei, o atendimento à criança e ao adolescente deve ter prioridade. No entanto, está limitado at…
Imagem

A cidade em foco

Relatório sobre a Merenda Escolar

As visitas realizadas nas escolas públicas municipais no mês de agosto permitem-nos aprofundar a hipótese sobre as diferenças que podem em si conter o programa de alimentação pós terceirização da merenda escolar em Ubatuba.

1- Quanto à merenda, em primeiro lugar, constatamos que o local onde ela é servida é muito diferenciado: desde a escola onde os alunos recebem o lanche em fila, em pé, e comem no pátio, sem lugar adequado para sentar, até o refeitório adequadamente equipado, passando por várias situações intermediárias. Onde não há espaço próprio para a alimentação, surgem duas alternativas: as refeições são servidas ou no pátio, saguão ou em outro local de uso coletivo na escola. Algumas escolas municipais possuem refeitório, e esses refeitórios são, ao mesmo tempo, muito diferentes entre si: pode ser um espaço pequeno com poucas mesas e cadeiras, onde algumas crianças, não todas as que merendam, entram para fazer o lanche; pode ser um amplo refeitó…