Postagens

Mostrando postagens de maio 31, 2009

Festança

Imagem
Hoje tem pipoca e quentão Sidney Borges Se você quiser comer bolo de fubá recheado com goiabada e queijo, feito na casa do editor deste blog, vá ao Arraial da Ressaca. Mas vá cedo pois o bolo é tão bom que não vai durar muito, haverá filas de entusiasmados festeiros querendo mais, exclamando bolo, bolo, bolo... Igualzinho ao filme dos mortos vivos, que pediam brain, brain, brain... He, he, he...

Lockheed Constellation

Voando a bordo do Lockheed Constellation na década de 40, quando ainda não existiam aviões a jato para vôos comerciais. GPS era coisa de outro planeta e os auxílios para rádio-navegação eram restritos, mas funcionavam perfeitamente. Note que quem pilotava era o piloto e não um computador. Esses aviões cruzaram o Atlântico milhares de vezes, com ou sem turbulência. Bons tempos.
Imagem

Opinião

A dúvida depois do discurso Editorial do Estadão A duas semanas de completar apenas cinco meses na Casa Branca e a braços com a maior crise econômica experimentada por seu país em 60 anos, o presidente Barack Obama terminou na quarta-feira de cobrir as bases, como se diz em beisebol, de toda a agenda política americana no mundo. Ele já disse a que veio em relação a todos os temas e a todas as regiões de interesse dos Estados Unidos - da proliferação nuclear ao diálogo com Cuba. Mas nunca antes desse dia ele havia recorrido tão intensamente à sua superlativa eloquência para fazer o que tem sido a sua evidente prioridade na cena internacional: deitar as fundações de um novo arcabouço para o relacionamento de seu país com aliados e inimigos, a partir de uma percepção também nova da presença americana no globo. Numa atitude à altura da importância da esfera árabe-muçulmana de 56 países e 1,4 bilhão de habitantes para o desenrolar dos maiores problemas de Washington no exterior - as guerras
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 06 / 06 / 2009 Folha de São Paulo "Mensagem indica que leme do Airbus quebrou" Problema pode ter desencadeado o acidente que matou 228 pessoas Uma mensagem automática enviada pelo Airbus A.330 da Air France que caiu no mar no domingo mostra que o leme do avião, peça essencial para o voo, quebrou. A mensagem foi emitida no primeiro dos quatro minutos finais do AF-447, em que 24 alertas foram disparados. Ela indica que um problema estrutural pode ter desencadeado o acidente que matou 228 pessoas, sem afastar a hipótese de que o computador tenha falhado. Para pilotos de Airbus, um evento como a quebra do leme – que pode ter sido provocada por fortíssima rajada de vento – tem o potencial de causar um desastre. O Biró de Investigação e Análise, agência francesa que apura acidentes aéreos, dará entrevista hoje sobre o caso. A Air France informou a seus pilotos que irá trocar os sensores externos de sua frota de Airbus, um dia após o biró ter apontado “incoerências” entre as
Imagem

Tragédia nos céus

Pane de Airbus na Austrália foi parecida Comparação mostra que mensagens do A330 que caiu no mar são muito semelhantes à de uma queda brusca em outro A330, em 2008, na Austrália José Antonio Lima na revista Época (original aqui ) A rigidez da legislação francesa sobre acidentes aéreos tem impedido a divulgação de dados sobre o que ocorreu com o voo 447 da Air France , que desapareceu no Atlântico quando voava do Rio de Janeiro a Paris na segunda-feira (1º). No entanto, informações da Air France e do BEA, o órgão francês responsável pela investigação, dão alguns indícios do que pode ter acontecido com a aeronave, e alguns detalhes são muito semelhantes aos de dois incidentes ocorridos em 2008 com voos da Qantas, uma companhia aérea da Austrália. No incidente de 7 de outubro, o avião, um Airbus 330 – semelhante ao da Air France – voava de Cingapura para Perth, na Austrália. Quando estava no meio do caminho, a aeronave sofreu, à revelia do piloto, duas quedas bruscas – pequenas, mas vi
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Falastrices

Franceses criticam declaração de Jobim Ministro da Defesa descartou explosão ou incêndio, mas investigadores e especialistas são mais prudentes De Andrei Netto no Estadão As declarações do ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, anteontem, descartando as hipóteses de uma explosão e de um incêndio no Airbus A330-200 foram vistas com ceticismo e críticas, ontem, na França, antes mesmo de a Marinha confirmar que os destroços recolhidos não eram do avião da Air France. Enquanto as autoridades dizem que nenhuma hipótese pode ser descartada, especialistas reiteraram que, mesmo em caso de explosão, o combustível transportado pela aeronave poderia não se pulverizar no oceano. Em entrevista coletiva concedida na quarta-feira no Rio de Janeiro, Jobim afirmou que a concentração de óleo em uma mancha no Oceano Atlântico - que depois foi descartada como sendo do avião - indicaria que o Airbus teria colidido contra a água e não se partido em pleno voo. "A existência de mancha de óleo pode
Imagem

Energia

Angra 1 volta ao Sistema Eletronuclear A Usina Nuclear Angra 1 foi conectada ao Sistema Elétrico Nacional, ontem, dia 4 de junho de 2009, às 22h10. A unidade estava desligada desde o dia 24 de janeiro para troca dos geradores de vapor (GVs) e manutenções diversas. Às 7h00 de hoje, a Usina estava operando com 30% de sua capacidade. A Usina já funciona normalmente e está em processo de elevação de potência. A previsão para a Usina atingir 100% de sua capacidade de forma estável é no dia 21 de junho. Gloria Alvarez Coordenadora de Imprensa da Eletronuclear Contatos.: 21 2588.7606 / Cel. 9642.9910 E-mail: galvarez@eletronuclear.gov.br Juliana Rezende Assessoria de Imprensa Contatos: 21 2588-7665 E-mail: jreze@eletronuclear.gov.br
Imagem

Merenda

MP investiga merenda no Interior Grupos especiais da Promotoria e Secretaria Estadual da Fazenda apuram se há cartel, sonegação e superfaturamento Nélson Gonçalves (original aqui ) Uma atuação conjunta da Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo, do Grupo de Atuação Especial de Combate à Formação de Cartéis e Lavagem de Dinheiro (Gedec) e Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social, órgãos do Ministério Público de São Paulo (MPE), iniciou anteontem o levantamento de documentos e arquivos para identificar se há ocorrência de crimes de sonegação fiscal e fraudes em licitações em 30 prefeituras paulistas, sendo 11 do Interior. A assessoria de imprensa do MP informa que, por enquanto, os promotores não podem divulgar os nomes das empresas investigadas no Interior e dos municípios onde a operação, batizada de “Pratos Limpos”, está sendo desencadeada. A operação conjunta estava sendo preparada há quatro meses. Na última terça-feira, uma ação sincronizada foi realizada
Imagem

Coluna da Sexta-feira

Vida breve Celso de Almeida Jr. Olá, leitor! Como vai a vida? Tem vivido bastante? Perguntinha esquisita, né? Eu gosto de matemática. Às vezes, vejo-me fazendo continhas... Nestes anos meus, dormi um terço, as clássicas 8 horas diárias. Veja só... Brevemente completarei quinze anos dormidos, roncados... Do que sobrar, quanto realmente terei vivido? Não creio que o tempo gasto com as correrias bancárias tenha sido viver... Briguinhas familiares, também, não quero incluir na conta vivida. Discussões tolas com amigos, muito menos. Irritação com a política local, nacional, mundial... Leitor prezado, leitora querida... Confesso que vivi experiências maravilhosas, mas, francamente, se eu tivesse prestado maior atenção, muito tempo seria aproveitado de forma bem diferente. A vida, afinal, não é tão curta assim. Mas, sem perceber, é possível desperdiçá-la no calor do ego; nas aflições. É isso que hoje invade o meu pensamento, leitor paciente... Aproveitar cada dia com entusiasmo, revendo conce
Imagem

Opinião

Energia esquenta o meio ambiente Washington Novaes Vai-se de espanto em espanto. Não há descrição mais apropriada para a sensação de quem observe hoje a evolução do panorama energético brasileiro, principalmente com a retomada das obras da usina nuclear Angra 3. Pode-se começar com o noticiário da semana passada, quando o ministro do Meio Ambiente, ao descrever para os jornalistas suas queixas ao presidente da República - por causa das brigas com outros ministros -, disse: "Licenciei Angra 3 sem concordar" (Estado, 31/5). A afirmação autorizaria o leitor a perguntar a ele, que durante toda a carreira política se bateu contra a usina: e por que aceitou, abandonando a coerência, se não concordava com o licenciamento? Em troca do cargo? E mais difícil de explicar ainda ficou, porque dois dias antes dessa declaração se anunciara um vazamento radiativo em Angra 2, atribuído a "um funcionário da limpeza de equipamentos na sala de descontaminação", que "esqueceu a por
Imagem

Opinião

Sexta-feira, 05 / 06 / 2009 Folha de São Paulo "Obama quer nova relação com mundo muçulmano" No Egito, presidente americano propõe fim da 'desconfiança mútua' Em discurso no Cairo, o presidente dos EUA, Barack Obama, propôs um "recomeço" na relação dos americanos com o mundo muçulmano e defendeu pôr fim à "desconfiança mútua" para pacificar o Oriente Médio. Citando o Alcorão, Obama defendeu a existência da ''Palestina'', criticou o expansionismo de Israel e reconheceu que todo país,"incluindo o Irã", tem direito a um programa nuclear civil. O presidente também destacou pela primeira vez seu sobrenome Hussein (o bom, em árabe) e detalhou os laços de sua família com o islã. Obama ainda atacou extremistas, sem usar o termo "terrorismo", e cobrou dos palestinos que renunciem definitivamente à violência. As reações à fala de Obama evidenciaram as divisões no Oriente Médio. Israel a chamou de "importante", ma
Imagem

Ele quer ser governador!

Suplicy oferece seu nome ao PT para disputar o governo de São Paulo em 2010 GABRIELA GUERREIRO da Folha Online , em Brasília O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse hoje que se colocou à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar o governo de São Paulo nas eleições de 2010. Em conversa com o presidente e ministros petistas, nesta semana, o senador deixou clara a sua intenção de concorrer ao governo --embora reconheça que a decisão final será do partido. De acordo com o "Painel" da Folha, Suplicy fez chegar ao presidente, durante viagem, um bilhete manuscrito em um guardanapo com a informação de que está à disposição do partido para concorrer ao governo do Estado. "Eu escrevi em um guardanapo que, se o PT quiser considerar uma pessoa que nas eleições de 2006 teve 8,6 milhões de votos, o que dá um em cada dois votos no Estado, eu estava à disposição", disse. Leia mais Nota do Editor - Suplicy governador? Waal! Governador cantor. Embora o atento
Imagem

Tragédia nos céus

Voo da Lufthansa que passou na mesma rota de Airbus da Air France foi normal da France Presse , em Frankfurt Os pilotos de um voo da Lufthansa realizado na mesma noite e em uma zona próxima à do acidente com o avião da Air France entre o Rio de Janeiro e Paris não notaram "nada de anormal" no trajeto, indicou nesta quinta-feira à France Presse um porta-voz da companhia aérea alemã. Um porta-voz da Lufthansa afirmou que três pilotos do voo LA507 consultados pela companhia declararam que não haviam notado nada de anormal, inclusive sobre as condições meteorológicas durante o trajeto. O avião da Lufthansa, um Boeing 747-400 com cerca de 300 passageiros a bordo, decolou no domingo (31) às 18h36 de São Paulo e aterrissou às 5h57 (horário de Brasília) da segunda-feira (1) em Frankfurt. Dois aviões da Lufthansa passaram nas imediações da zona do voo Rio-Paris meia hora antes do desaparecimento do Airbus da Air France desaparecer dos monitores dos radares, segundo o site da BBC, que
Imagem

Frases

“Um país que pode achar petróleo a 6 mil metros de profundidade, pode achar um avião a 2 mil metros”. Lula
Imagem

Terror nos céus

Um é pouco, dois é bom, três é demais... Sidney Borges A resposta à enigmática pergunta; por que o avião da Air France caiu, pode estar bem à mão. Basta examinar os eventos estranhos ocorridos com os aviões da Quantas e da TAM. Ambos voavam em cruzeiro, com tudo funcionando a contento, até o computador enlouquecer e fazer com que os aviões mergulhassem, arremessando passageiros e tripulantes ao teto, causando pânico e quebrando ossos. Nos dois casos a tripulação conseguiu recuperar a atitude de vôo. Depoimentos de pilotos e gravações das caixas-pretas poderão ser de grande valia na solução do mistério, principalmente quando as investigações sugerem que os eventos que levaram à catástrofe tiveram início antes do avião entrar em zona de turbulência. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Que me perdoe o fantasma do comandante Rolim, um bravo, mas para cruzar o Atlântico vou preferir os velhos e confiáveis jumbos da Boeing. O computador é bamba, eu até diria do arco-da-velha,
Imagem

Sobrariam poucos...

CCJ aprova projeto contra fichas-sujas Proposta de Simon exige idoneidade moral e reputação ilibada de candidatos De Demétrio Weber: A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem um projeto que, em tese, pode proibir o registro eleitoral de candidatos que respondem a processos na Justiça, mesmo que nunca tenham sido condenados em qualquer instância. De autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), a proposta exige a comprovação de "idoneidade e reputação ilibada" dos candidatos em todo o país. A decisão da CCJ foi terminativa, ou seja, o projeto seguirá para a Câmara, caso nenhum senador peça votação em plenário. O texto foi aprovado por unanimidade, simbolicamente. Presidente da CCJ e relator da proposta, Demóstenes Torres (DEM-GO) defendeu o texto. Segundo ele, há "clamor popular" pela medida. Ele admite, porém, surpresa com o resultado: - Acho que os senadores não se aperceberam. Queira Deus que esse espírito público continue - disse Demóstenes.
Imagem

Opinião

Um estorvo para o meio ambiente Editorial do Estadão A defesa da causa ambiental no governo Lula, já não bastasse ser uma empreitada complicada em razão da identificação do presidente com o desenvolvimentismo a qualquer custo que prevalecia à época em que ele descobriu o mundo, dificilmente poderia estar em mãos menos adequadas. Ao degradar em espalhafato a já reprovável extravagância com que se notabilizou desde os primeiros rumores de sua nomeação para o Ministério do Meio Ambiente, no lugar da demissionária Marina Silva, em maio do ano passado, o ministro Carlos Minc se transformou, para todos os efeitos práticos, em um estorvo para a proteção do patrimônio natural do País contra as pressões dos interesses que formam a chamada coalizão da motosserra. O trato de questões que se entrelaçam numa das mais decisivas agendas nacionais - como a regularização fundiária na Amazônia, a repressão ao desmate, o zoneamento da cana-de-açúcar, o licenciamento para a modernização da malha rodoviári
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 04 / 06 / 2009 Folha de São Paulo "Após 47 anos, OEA revoga veto a Cuba" Medida não implica retorno automático dos cubanos à entidade; segundo resolução, volta dependerá de diálogo A Organização dos Estados Americanos anulou ato que, em 1962, suspendeu o governo socialista de Cuba. A decisão, aprovada por consenso, foi chamada de histórica por representantes de todos os 34 países da OEA. Ela não implica, porém, o retorno automático. Segundo a resolução, a volta dependerá de um diálogo de acordo com os "princípios" da OEA. "O importante era tirar um pedaço de sucata", disse o secretário-geral José Miguel Insulza. O texto procura conciliar o reconhecimento do anacronismo da decisão de 1962 e a reafirmação da Carta Democrática da OEA, aprovada oito anos atrás. Cuba é uma ditadura de partido único. Duas partes cederam em suas posições: os EUA, que não admitiam publicamente a anulação do ato, e os países liderados pela Venezuela, que defendiam um

Caro e de pouca serventia

Imagem
O carro de uma era que terminou por Paulo Moreira Leite (original aqui ) Sou fã de Impalas, a obra-prima que a Chevrolet criou nos anos 50. Também adoro Cadillacs, carros que são símbolo de luxo e perfeição sobre quatro rodas. São carros que vão sobreviver à concordata da estatal GM. Quem quiser estudar nossa civilização, não poderá ignorá-los. Já o Hummer, que é este carro que você pode examinar aí acima, era fabricado pela GM e a marca acaba de ser colocado à venda em sua nova gestão. Dizem que um grupo chinês está interessado. Espero que sim, já que 3 000 empregos podem ser salvos. O problema do Hummer não é a realidade. É o que representa. Nenhum outro veículo tornou-se um retrato tão perfeito do mundo que desmoronou em outubro de 2008. A colunista Maureen Dowd, do New York Times, disse que o Hummer é o tipo de carro para quem tem tanto dinheiro no bolso que já não sabe o que fazer com ele. O ponto é este: a partir de determinado momento, aquela que foi uma das maiores empresas do

Aventuras juvenis

Imagem
Notem o bonde fora dos trilhos, pancada forte. O "camarão" bateu no ônibus, ou melhor, nocauteou o coletivo para tristeza de cobrador e motorista. Ninguém se feriu seriamente, apenas uma senhora já adiantada nos anos queixou-se de certa dor do lado, mesmo assim sem precisar se o incômodo tivera origem na trombada ou no abuso de couves. Deu o maior trabalho colocar o bichão nos trilhos e desimpedir o trânsito. Eu gostava de andar de bonde, preferencialmente de cara-dura a reboque dos bondes abertos. Fiz grandes passeios contemplando a cidade. Sempre de sete-vidas para não levar choque em dia de chuva. (Sidney Borges)
Imagem

Aviões e computadores

O computador errou. Será? Sidney Borges Tenho amigos pilotos, muitos. Hoje conversei pelo Skype com um que trabalha na China desde que a Varig faliu. Entre pilotos há uma dicotomia estilo "Marlene-Emilinha" envolvendo aviões Airbus e Boeing. Pilotos de Boeing 737 dizem que voar Airbus é parecido com brincar de "Flight Simulator". Dizem mais, que o piloto apenas sugere, mas é o computador que decide. Palavras de um experimentado comandante com mais de 15 mil horas de vôo. Segundo ele há acidentes estranhos envolvendo os aviões europeus. Cita dois especialmente. O da TAM em Congonhas e aquele dos Estados Unidos em que o piloto pousou no rio. Nos dois casos o computador tomou decisões que contribuiram para o desfecho, os acidentes não aconteceriam se as manetes de potência fossem operadas pelos comandantes. Apesar desse julgamento severo, acidentes são estatísticamente desprezíveis em relação ao número de vôos que há. O xis da questão é você estar viajando em um avião
Imagem

Quarta-fria

O frio, quem ligou o frio? Sidney Borges Céu azul, dia luminoso e sensação térmica estranha aos padrões ubatubanos, está fazendo frio. Para mim é uma espécie de recordação, estou acostumado, São Paulo, onde passei a maior parte da vida é uma cidade fria. Já foi mais, lembro-me da década de 1960. Certo dia fui com um amigo buscar o irmão na Estação Roosevelt, no Largo da Concórdia. Era junho, o incauto viajante saiu do Rio de Janeiro desprevenido, sem agasalho à mão. Desembarcou em uma manhã especialmente gélida, segundo os jornais a mais fria do ano. Lembro-me de olhos arregalados de susto. O cara quis voltar imediatamente enquanto tremia e gritava aos quatro ventos que não era pinguim. Foi engraçado, as pessoas em volta interpretaram como performance e aplaudiram. Hoje nem sei se ainda é possível ir ao Rio de Janeiro de trem. Viagem romântica, vagões Pullman de filme antigo, corredor enfumaçado, Humphrey Bogart passando furtivamente de jaquetão e cigarro no canto da boca. Artistas e p
Imagem

Coluna da Quarta-feira

Semana do Meio-Ambiente: Prefeitura de Ubatuba perde investimentos para coleta seletiva de lixo Mauricio Moromizato Semana do Meio-ambiente. Comemorações e programações extensas por toda parte. A conscientização cresce, sem sombra de dúvidas, mas os resultados não aparecem. Na verdade os indicadores pioram. A olhos vistos. Bandeira vermelha em Itamambuca; saneamento básico insuficiente e sem aumento do tratamento, com a população crescendo; milhares de Ubatubanos sem água tratada; coleta de lixo ineficaz em vários bairros (quem duvidar pergunte aos moradores da região sul e de bairros distantes), entre outros problemas. Ontem estive presente na abertura do “IV Seminário de Políticas Publicas” que ocorrerá até dia 3 de junho na UNITAU – Campus Ubatuba. Bom evento, bem organizado. Público pequeno. Boa oportunidade para conversar com as pessoas e trocar informações. Durante a mesa redonda que aconteceu após as explanações, algumas “pérolas” vieram á tona: - falta vontade política para exe
Imagem

Tragédia

4 minutos da 1ª pane até a queda Daniel Gonzales , JORNAL DA TARDE ; Bruno Tavares As mensagens automáticas recebidas pela sede da Air France, em Paris, indicam que a tragédia do voo 447 se desenhou em apenas 4 minutos. O primeiro sinal de um possível problema a bordo chegou às 23h10 (hora de Brasília) do domingo, dando conta de que o piloto automático do Airbus A330-200 havia se desconectado. As mensagens seguintes apontam para uma sucessão de graves panes em alguns dos principais computadores do jato. O último alerta foi emitido às 23h14: "cabin vertical speed" (cabine em velocidade vertical, na tradução do inglês). A informação final, dizem investigadores militares, pode ter duas leituras: queda livre ou uma brusca variação de pressão dentro da cabine, ocasionada por uma descida mais rápida do que o comum. Como a tripulação do A330 não fez nenhuma tentativa de comunicação por rádio e nem a companhia aérea recebeu outros alertas, é possível que esse seja um "indício té
Imagem

Opinião

Balança comercial e taxa cambial Editorial do Estadão Em que medida a valorização do real ante o dólar contribuiu para afetar negativamente a balança comercial no mês de maio? A resposta não é simples, mesmo quando se verifica que, na média por dia útil, o saldo da balança comercial registrou, em maio, queda de 28,6% em relação ao mês anterior. O resultado de maio (sempre na média por dia útil) ficou acima da média dos três primeiros meses do ano, perdendo apenas para o de abril. No entanto houve queda de 2,7% das exportações, relativamente a abril, e crescimento de 8,4% das importações, o que aparentemente explicaria a valorização do real. Porém será preciso examinar melhor as causas dessa evolução, reconhecendo que o efeito da valorização só poderá ser confirmado daqui a dois meses. A queda das exportações de produtos básicos foi responsável por 66,5% da redução das exportações de maio, em relação às do mês anterior, e a forte redução das exportações de minérios de ferro, em volume e
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 03 / 06 / 2009 Folha de São Paulo "FAB localiza destroços do Airbus" Material foi encontrado no mar a 740 km de Fernando de Noronha, diz ministro da Defesa Busca não localiza sobreviventes; causas do acidente com o avião ainda são desconhecidas O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que um avião da Força Aérea Brasileira localizou os primeiros destroços do Airbus A330-200 da Air France que desapareceu no oceano Atlântico na noite de domingo; quando seguia do Rio para Paris. Segundo Jobim, os destroços, entre os quais uma poltrona, estavam a cerca de 740 km do arquipélago de Fernando de Noronha e a 1.200 km de Recife. O ministro disse existir a certeza de que o material é do avião. Nenhum corpo foi achado. O Globo "Brasil acha destroços de avião e França investigará tragédia" Mistério no Atlântico Poltrona e pedaços de fuselagem estavam espalhados numa faixa de cinco quilômetros de mar O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou ontem que os destr
Imagem

Em Pauta

Jornais em crise? Ande de avião, Fernando Canzian Fernando Canzian (*) (Fonte: Folha OnLine ) ( Comunique-se ) Na semana passada, o Comitê Nacional de Transportes dos EUA realizou audiência sobre a queda de um avião em 12 de fevereiro passado em Buffalo (NY). A tragédia matou 49 pessoas a bordo e mais uma em terra. Em questão de horas, dois dos melhores jornais norte-americanos, o "The New York Times" e o "The Wall Street Journal", trouxeram à tona histórias sinistras sobre como as empresas aéreas no país deceparam custos. A ponto de comprometer a segurança dos que voam muito em um país continental como os EUA. A copiloto do avião que se espatifou em Buffalo havia passado a noite inteira viajando em uma poltrona comum da Costa Oeste dos EUA para Newark, ao lado de Nova York (sua base). Ao chegar, assumiu pela manhã a segunda posição de comando no voo. Já o piloto, investigou o "WSJ", havia omitido duas vezes de sua ficha de contratação o fato de ter falh
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Frases

"Eu não brinco com a democracia. Foi muito difícil a gente conquistá-la, e o que vale pra mim, vale para os outros. Alguém que quer o terceiro mandato, pode querer o quarto, pode querer o quinto, o sexto", afirmou. Segundo o presidente, a "alternância de poder é fundamental para a democracia". Lula
Imagem

Futebol

Kaká acerta transferência para o Real Madrid por 65 milhões de euros MADRI (AFP) (original aqui ) O Milan acertou a transferência de seu meio-campista Kaká para o Real Madrid por 65 milhões de euros, anunciou nesta terça-feira a emissora privada de rádio Cadena Ser, da Espanha. O Real Madrid terá o astro brasileiro por cinco temporadas, cujo salário líquido por temporada será de "nove milhões de euros", segundo a rádio espanhola. O acordo foi fechado nesta tareça-feira em Madri entre o novo presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, e o pai de Kaká, Bosco Leite, informou a emissora. Kaká é a primeira contratação de Pérez, que assumiu a presidência do Real Madrid nesta segunda-feira pela segunda vez, após ter dirigido o clube entre 2000 e 2006. Kaká, de 27 anos, está atualmente em Teresópolis com a seleção brasileira, que se prepara para enfrentar no sábado o Uruguai pelas eliminatórias sul-americanas em Montevidéu.
Imagem

Procurando as causas da tragédia

Achar caixa-preta do avião da Air France será tarefa épica Por Tim Hepher e Jason Neely (original aqui ) PARIS/LONDRES (Reuters) - Os primeiros relatos de observação dos possíveis destroços de um avião da Air France desaparecido sinalizam o início do que deverá ser uma das operações mais desafiadoras já organizadas para recuperar uma "caixa-preta". A caixa, que na verdade se constitui em dois aparelhos diferentes contendo gravações das vozes da cabine do piloto e dados de instrumentos, representa a melhor oportunidade de descobrir por que o Airbus sumiu numa tempestade sobre o Atlântico na rota Rio de Janeiro-Paris com 228 pessoas a bordo. Os equipamentos são programados para enviar sinais de orientação ao atingir a água, mas apenas localizá-los apresenta-se como uma das tarefas de resgate mais árduas desde a exploração do Titanic e, com sorte, poderá levar meses, dizem especialistas. Se estiverem em águas tão profundas como temem algumas pessoas, 4 mil metros ou mais, subm