Postagens

Mostrando postagens de Abril 13, 2008
Imagem

Tecnologia

Endereços de IP podem acabar em três anos

Geek
Para muitos executivos de indústrias, essa é uma notícia alarmante: os endereços de IP, utilizados para identificação de máquinas em redes como a internet, podem se esgotar em três anos.
A solução, segundo relataram companhias de tecnologia no site Network World, seria o uso do IPv6 (a versão 6 do protocolo IP), mais abrangente que o IPv4, sistema utilizado atualmente, que suporta 4 bilhões de endereços.Entre as vantagens do uso da nova versão do protocolo, estão o espaço de endereçamento com tamanho de 128 bits, qualidade e maior variedade de serviços, melhor criptografia de dados e maior mobilidade, como pode ser lido na Wikipédia.Na Conferência Mundial do IPv6 em Pequim neste ano, profissionais trataram a situação como uma crise, e não como um evento previsto de mercado, como relatou o site The Inquirer, o que pode indicar que a transposição para o IPv6 deve acontecer de maneira apressada e pouco controlada.
Leia mais

Clodovil

Imagem
O deputado federal Clodovil Hernandes participou festa de abertura do Encontro Nacional do Índio, realizada na praia de Bertioga, região litorânea de São Paulo. O evento, que teve início na sexta-feira (18), conta com a participação de cerca de 800 índios de todo o pais. (Do Portal G1) (Foto: Satiro Sodré /AE)
Imagem

Angra 3

Furnas quer parar de comercializar a energia de Angra

Agencia Estado
O diretor de Operação do Sistema e Comercialização de Furnas Centrais Elétricas, Fábio Resende, disse hoje que é de interesse da empresa deixar para a Eletronuclear a comercialização da energia nuclear no País. Isso porque, segundo ele, Furnas compra hoje a energia nuclear por R$ 120 por megawatt por hora (MWh) e é obrigada a vender por R$ 70 o MWh, já que o preço foi estabelecido em leilão no passado. "Essa diferença representa uma perda de centenas de milhões de reais para Furnas", disse Resende.
Segundo o executivo, haverá também a necessidade de discutir uma tarifa que remunere a construção de Angra 3, sem que para isso ela deixe de ser competitiva com as térmicas a gás. "É claro que uma usina nuclear nunca poderá oferecer concorrência à energia hidrelétrica, mas tem condições de concorrer com as térmicas a gás sem precisar ficar com seu preço tão baixo quanto está hoje", afirmou. Resende partici…
Imagem

Gente

Casagrande revela que se recupera do vício das drogas

Agência Estado
São Paulo - Walter Casagrande Jr., ex-jogador do Corinthians e comentarista esportivo da Rede Globo, está ganhando sua batalha contra as drogas. Nesta sexta-feira, fez seu primeiro depoimento após ter sido internado há sete meses numa clínica de reabilitação para dependentes químicos.
Em entrevista à revista Época (Editora Globo) na clínica Greenwood, em Itapecerica da Serra, onde continua seu tratamento intensivo, longe de amigos e com a família somente para as sessões de terapia, Casagrande revela que recupera-se às duras penas, mas segue à risca as orientações médicas. “As pessoas que gostam de mim podem ficar tranqüilas: estou me tratando bem”.
Um dos comentaristas de maior carisma no Brasil ressaltou a importância de os viciados aceitarem sua condição. “As pessoas precisam aceitar que são dependentes e que estarão em recuperação diariamente, até o final da vida, porque a droga é sedutora”.
Leia mais
Imagem

Deu na Veja

Como Alexandre e Anna carolina mataram Isabella

FATO: Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acompanhados dos dois filhos e de Isabella, participaram de uma festa no prédio onde moram os pais de Anna Carolina, em Guarulhos. A comemoração se deu por volta das 21 horas no salão de festas. Em dado momento, Nardoni se enfureceu com o que seria uma má-criação de Isabella. Gritou com ela e lhe deu um safanão. A menina caiu no chão. Ainda nervoso, ele disse à filha chorosa: "Você vai ver quando chegar em casa"
EVIDÊNCIA: câmeras do prédio dos pais de Anna Carolina registraram imagens de Isabella brincando na festa. A agressão de Nardoni foi presenciada por convidados que prestaram depoimento à polícia
FATO: já no carro, de volta para casa, Nardoni e Anna Carolina começaram a espancar Isabella. A madrasta asfixiou-a a ponto de a menina desmaiar. Quando chegaram ao prédio, Isabella sangrava. O casal embrulhou a menina em uma fralda de pano para evitar que o sangue pingasse no trajeto…

Brasil arcaico

Imagem
Gabeira vai à Justiça contra o TRE

Pré-candidato não retira site do ar e levanta discussão sobre liberdade de acesso à internet

Fernanda Thurler
A Justiça é quem vai definir se as propagandas sobre a candidatura do deputado federal Fernando Gabeira à prefeitura do Rio são ilegais. Depois de ser notificado pelo TRE a retirar reportagens que fazem menção à sua candidatura em seu site pessoal e páginas do Orkut, o deputado decidiu comprar a briga e anunciou que vai aos tribunais para questionar a decisão. Para Gabeira, o acesso à internet deve ser amplo, geral e irrestrito. A polêmica começou ontem, após reportagem do Jornal do Brasil em que foram encontradas várias menções às campanhas de cinco pré-candidatos na grande rede, apesar da proibição do Tribunal Regional Eleitoral. Uma entrevista à versão em português do jornal francês Le Monde Diplomatique que continua no ar, foi o pomo da discórdia.
– Vou lutar dentro dos limites legais – assegurou Gabeira. – Não podemos ter no Brasil a mesma v…
Imagem

A ponderar...

Lavando dinheiro

Sidney Borges
Ontem em conversa com amigos veio à baila o tema lavagem de dinheiro. Como tornar legal o ervário ilegal, ou melhor, como as diversas máfias que operam em todos os cantos do Universo agem para esquentar a grana que entra fácil. Perdoem-me pelos cantos, é grande a possibilidade do Universo não ter cantos, mas como é impossível provar o contrário lanço mão dos mesmos. Com parcimônia, não é elegante ficar falando em cantos aos quatro ventos. Hotéis. É isso, geralmente são cheios de cantinhos, ótimos para esconder rolinhos de notas. Passadas três luas basta desenrolar que está limpo. Entenderam? Explico melhor. No Nordeste há dezenas de hotéis sendo construídos para atrair gringos e que também serão usados em convenções. Não são poucas as empresas que reúnem executivos em simpósios nas ensolaradas praias nordestinas. Como funciona? Simples, alguém faz a reserva. O pagamento é feito. Os impostos são recolhidos e todos ganham. Dificilmente haverá algum chato do …

Política e políticos

Imagem
Traição não rima com perdão

Cláudio Humberto
Na campanha presidencial de 1950, Getúlio Vargas recebeu a adesão de muita gente, inclusive antigos rivais, como um velho desafeto de São Leopoldo (RS), que também aderiu ao seu PTB. Logo após a eleição, Getúlio mandou chamar o adesista, para perpetrar a sua vingança:
- Em 45 o senhor assinou um manifesto contra mim. A política vive da traição, mas liquida os traidores. Raspe-se do meu partido!
E deu por encerrada a conversa.
Imagem

Informação lucrativa

Ouro negro

Anúncio de poço da Petrobrás pode virar caso de polícia

por Lilian Matsuura
Quem comprou ações da Petrobras por volta do dia 14 de abril não poderia ter feito melhor negócio. Quem vendeu, deve estar completamente arrependido. Em 24 horas, as ações subiram mais de 10% com a divulgação da informação de que a Petrobras encontrara reserva de 33 bilhões de barris de óleo no bloco conhecido como Carioca, na Bacia de Santos. Assim como quem não quer nada, a notícia foi dada pelo diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima, na tarde de segunda-feira (14/4) durante uma palestra, e causou alvoroço na Bolsa de Valores.
A descoberta seria cinco vezes maior que o megacampo de Tupi, o que resultaria no terceiro maior campo de petróleo do mundo. O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, não confirmam a informação. “Não temos condições de confirmar o volume de petróleo do poço descoberto na Bacia de Santos”, declarou Gabrielli. E…
Imagem

Opinião

MST humilha a Nação

Editorial do Estadão
Jamais existiu no País alguma outra entidade - no caso, agrupamento ou bando, já que não tem existência legal - capaz de demonstrar tamanho desrespeito pelas instituições como o Movimento dos Sem-Terra (MST). Esse bando não pode ser comparado a organizações guerrilheiras, pois estas, onde existem, são combatidas, com maior ou menor grau de sucesso, pelas forças policiais. O MST, embora use muitos dos métodos violentos daquelas facções insurretas, aqui recebe subsídios oficiais (por meio de entidades laranjas "legais") e é tratado com a maior deferência, a ponto de ser recebido pelo chefe de Estado e governo, que até já vestiu seu simbólico boné. Apesar desse tratamento, ao desrespeito junta-se a ingratidão quando o líder emessetista maior, João Pedro Stédile, ao explicar as razões do Abril Vermelho, afirma que "está na hora de o governo federal criar vergonha na cara".
Como há muito tempo têm se repetido o "Abril" e o…

Manchetes do dia

Sábado, 19 / 04 / 2008

Folha de São Paulo
"Pai e madrasta são indiciados no caso da morte de Isabella"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu adiar de 7 a 10 dias o anúncio do aumento dos soldos militares, previsto para ontem, Dia do Exército, por causa do clima de mal-estar no Planalto com as críticas do comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, à política indigenista e à homologação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol (RR).

O Globo
"Lula promete a índios manter reserva atacada por general"
O presidente Lula participou ontem de solenidade no QG do Exército e não tocou nas críticas de setores militares à demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol em terras contínuas. Horas depois, porém, recebeu líderes indígenas, aos quais garantiu que o governo manterá a polêmica decisão, contestada no Supremo Tribunal Federal. Aos índios, Lula se dispôs a procurar ministros do STF para tentar convencê-los da necessidade da medida. Por ordem do presidente, o mi…

Desistências históricas

Imagem

Justiça

Entenda o que pode acontecer com o casal Nardoni

Rosanne D'Agostino
No dia em que Isabella Nardoni completaria seis anos, o diretor do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), Aldo Galiano Júnior, anunciou o indiciamento de seu pai e madrasta pelo homicídio da menina, ocorrido no dia 29 de março.
Isabella foi jogada do 6º andar do apartamento em que moravam o pai Alexandre Nardoni, 29, e a madrasta, Anna Carolina Jatobá, 24, na zona norte de São Paulo. Segundo laudos concluídos pelo IML (Instituto Médico Legal) e IC (Instituto de Criminalística), a menina morreu em conseqüência da queda, agravada pela asfixia que sofreu dentro do apartamento.
O indiciamento formalizado não significa que o pai e a madrasta de Isabella sejam autores do homicídio. Eles tornam-se oficialmente suspeitos. Isso porque o inquérito policial apura indícios da autoria de um crime, mas não dá a palavra final sobre culpa, papel reservado ao Judiciário. Além disso, nesta fase, não há contraditório e a…
Imagem

O cerco se fecha...

Laudo revela que havia sangue de Isabella no carro do pai

Polícia acredita que casal está diretamente envolvido na morte de Isabella. Informações do laudo foram fundamentais para pedido de indiciamento por homicídio.

Do G1, com informações do Jornal Nacional
As provas recolhidas pela perícia no prédio dos Nardoni foram fundamentais para o indiciamento do pai de isabella por homicídio. Os repórteres Maurício Ferraz e César Tralli conseguiram obter detalhes exclusivos dos laudos. As informações técnicas dos peritos levaram a polícia a concluir que o casal está diretamente envolvido na morte da criança. O laudo ainda não foi divulgado oficialmente.
Leia mais
Imagem

Percalços de percurso

Lula é vaiado ao chegar ao casamento da filha de Dilma

Agência Estado
Porto Alegre - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou às 20h30 à Igreja São José, na região central de Porto Alegre, para a celebração do casamento de Eduardo Covolo e Paula Rousseff Araújo, filha única da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ao passar pela entrada da igreja, Lula recebeu uma leve vaia. Ele foi acompanhado da esposa, Marisa Letícia, e do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Também estão presentes na igreja o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), a ministra do Turismo, Marta Suplicy, o ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra (PT-RS), o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), e a senadora Ideli Salvatti (PT-SC).
Leia mais

Crônica

Imagem
Visão fugaz do Paraíso

Era um dia normal de atendimento na Santa Casa de Ilhabela, eu fazia uma visita a um paciente recém operado e presenciei um diálogo na enfermaria que vale à pena ser contado.
Em um dos leitos havia um homem de idade avançada, internado em estado de coma por diabetes. Medicado e recebendo todos os cuidados necessários, em certos momentos o coma se tornava superficial e o paciente voltava à consciência.
Num desses instantes veio a pergunta clássica de quem acorda em lugar estranho:
- “Onde estou?”
O acompanhante, membro da família, visivelmente cansado da indagação recorrente respondeu baixinho, em tom de padre:
- “Você está no Paraíso meu filho...”
O homem ficou espantado e perguntou aflito:
- “Então eu morri?”
A resposta foi imediata:
- “Sim meu filho, você morreu, eu estou lhe reconhecendo. Você não é filho do Baiano?"
Dessa vez o homem pensou um pouco antes de concluir:
- “Você sabe o nome de meu pai, então eu também o estou reconhecendo, você, digo o senhor, deve se…

Utilidade Pública

Oportunidades de empregos em Caraguá e região

Maurício Moromizato
Estive ontem em São Paulo. Conversando com conhecido que é diretor da Petrobrás perguntei se não haveria oportunidades de emprego em Caraguá, com a construção da base de gás ele colocou que o processo seletivo abaixo transcrito encerra-se dia 25 de Abril e das mais de 700 vagas para Caraguatatuba e região, só estão inscritos pouco mais de 150 pessoas até o momento. Então, com a crise de emprego que assola nosso município é uma grande oportunidade para qualificação da mão de obra na construção civil.
Os desempregados que preencherem os requisitos receberão ajuda entre 300,00 e 600,00 reais durante o curso, que será ministrado pelo SENAI. Não há garantia de emprego ao final, mas a finalidade é para qualificar pessoas a trabalharem na construção da Base de Gás.
Estou divulgando porque acho importante aproveitar a oportunidade. Estou conectando todos os conhecidos que são trabalhadores na construção civil para que tomem conheci…
Imagem

Ufanismo suspeito

Brasil é 'superpotência, agora com petróleo', diz Economist

Editorial da revista diz que comparar crescimentos do Brasil e China é 'enganoso'

LONDRES - A revista semanal britânica The Economist afirmou em artigo publicado nesta quinta-feira, 17, que o Brasil é uma "superpotência econômica" e que possivelmente o País pode virar uma potência de petróleo. No editorial intitulado Uma superpotência econômica, e agora com petróleo também, a revista afirma que "há motivos para se acreditar que a potência econômica da América do Sul de 190 milhões de habitantes está começando a fazer a diferença no mundo".
Leia mais

Nota do Editor - À revista eu peço para contar outra, essa não cola. Virou moda dizer que o Brasil ficou rico e que tudo está maravilhoso. Uma rápida passada por qualquer periferia, de qualquer cidade, vai revelar a verdade nua e crua. Estamos avançando, mas há muito a percorrer antes de nos tornarmos potência. Um bom começo seria acabar com a escr…
Imagem

Pensata

Síndrome do “report jump”

Miguel Angel
Submetidos à condição de estranhas condutas, alguns homens aderem a um “eu” que não lhe é próprio. Ao invés de ser um ser para si e violentamente transformado em um ser para outros, ele se torna, desta maneira, um ser alienado, cujo único papel é obedecer, silenciar o pensar e seguir comandos de elites superpostas a seu mundo, trazendo-lhe, pois, a desumanização, destituído, assim, de uma postura crítica. Ele jamais poderá realizar a sua natural vocação. Ele se mostra indiferente aos problemas que se estendem para além da esfera puramente biológica. Ele é destituído de consciência histórica e incapaz de perceber a realidade e fica submetido às forças que o oprimem e o utilizam para devorar a cidade, sujeitando-o a uma consciência mágica. Esse tipo de consciência mágica é a marca visível das chamadas “Sociedades Fechadas”, a cultura do silêncio. Essas culturas são caracterizadas pela não participação de seu povo na solução de seus problemas, pelo ex…
Imagem

Energia

Dirigentes sindicais lançam campanha em defesa da energia nuclear

Gloria Alvarez
Cerca de 70 sindicalistas lançaram uma campanha nacional em defesa do programa nuclear brasileiro, durante a abertura da reunião da direção nacional da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), realizada nos dias 14 e 15 de abril, em Angra dos Reis (RJ). Como parte das atividades, membros da executiva nacional e representantes das CGTBs estaduais também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Eletronuclear.
A CGTB já vem há algum tempo realizando um trabalho de conscientização dos trabalhadores sobre a importância da energia nuclear, seus benefícios econômicos e seu caráter estratégico para o país. Agora, com o lançamento dessa campanha, a CGTB deu um passo importante nesse sentido, de acordo com José Avelino Pereira, segundo vice-presidente da CGTB Nacional. “Estamos vivendo um grande momento da economia brasileira. Com a velocidade que o país tem crescido, a disponibilidade de energia …
Imagem

Tudo pela audiência

Telejornais crescem até 46% com caso Isabella

Coluna do Daniel Castro na Folha de SP
O trágico caso Isabella está fazendo a felicidade dos telejornais. A audiência desses programas cresceu até 46% na primeira quinzena deste mês em relação ao mesmo período de março. Foi o caso do "Brasil Urgente" (Band). Outro jornal sensacionalista, o "Balanço Geral", da Record, cresceu 25%. Anteontem, o "Jornal da Band" (crescimento de 24%) atingiu sua melhor média no ano: 7,5 pontos. O "Jornal Nacional" e o "Jornal da Record" aumentaram seus públicos em 9%. O "JN" saltou de 31,4 para 34,2 pontos. Atribuem-se também ao caso Isabella as consecutivas lideranças da Record no período matutino. Ontem, o "SP TV - 1ª Edição" dedicou mais de meia hora à história. No estúdio, os apresentadores entrevistavam o repórter Walmir Saláro, numa tática que lembra a Rede TV! No "Jornal Nacional", a cobertura chegou a ocupar 15 minutos e 20 s…

Caso Isabella

Polícia apura se Isabella deixou bebê cair antes do crime

Segundo investigações policiais, menina pode ter sido espancada pela madrasta após deixar irmão cair

da Redação - estadao.com.br
SÃO PAULO - A polícia de São Paulo investiga se Isabella Nardoni teria sido agredida pela madrasta Anna Carolina Jatobá, momentos antes do crime. A menina de 5 anos teria deixado, por um descuido, o irmão mais novo, Kauã, que completou 1 ano na quinta-feira, 17, escapar de seus braços e cair no chão. O que teria levado a madrasta a ter uma reação furiosa. Isabella, segundo depoimento de sua família, adorava segurar o irmãozinho.
Segundo a teoria da polícia, na noite de 29 de março, dia da morte de Isabella, ao chegar ao apartamento, ainda no corredor de entrada, teria ocorrido o acidente. A madrasta teria se enfurecido ao ver o filho cair. Gritou palavrões, ouvidos por testemunhas. Neste momento teria começado uma discussão entre o casal. Os investigadores levam em consideração depoimento de uma testem…

Parabéns Caraguá

Imagem

Fidelidade partidária

Mário Covas assim se manifestou sobre o tema:

"O instituto da fidelidade partidária é uma necessidade absolutamente indispensável.

Admira-me muito que tenhamos eleições proporcionais para as Casas Legislativas e ao mesmo tempo não tenhamos um instituto de fidelidade partidária extremamente rigoroso, porque o sentido da distribuição da eleição proporcional é exatamente o de conferir o mandato ao partido e não ao candidato.

Ele depende - a não ser que atinja diretamente o quociente eleitoral, e mesmo assim isso é uma forma de violência - fundamentalmente do partido político para eleger-se. A eleição é proporcional. Portanto, o candidato sempre deve, na sua eleição, alguma coisa ao conjunto. De forma que pensar em eleição proporcional, como tivemos até agora, e ao mesmo tempo não ter um sistema de fidelidade partidária extremamente rigoroso, parece-me um absurdo.

Na época do bipartidarismo, a fidelidade partidária prevaleceu, mas prevaleceu sob um enfoque completamente diverso. Naquele …

Da Lua e das marés

Imagem
Maré cheia de Lua!

Camilo de Lellis Santos
Que ela é inspiração para os apaixonados todo mundo sabe, que ela abriga o guerreiro São Jorge alguns vêem, que ela foi explorada por nossos astronautas todos comprovamos e que ela influencia na maré dos oceanos, será que todo mundo entende?
A Lua é o nosso satélite natural. Como todo astro ela exerce uma força sobre o planeta Terra e é exatamente essa força que permite haver as subidas e descidas da maré. Sabiamente os moradores de Ubatuba utilizam as fases da lua para pescar e caçar alguns animais que habitam a areia da praia. Talvez o que nossos ilustres moradores não saibam é que todo astro possui uma massa (o que determina um peso). O Sol, a Lua e a Terra estão relativamente próximos uns dos outros devido a essa massa que gera uma força: a força da gravidade. Essa força diz que os corpos se atraem em função da massa e da distância entre estes corpos. Resumidamente, quanto maior for a massa dos corpos que se atraem maior será a força gravita…
Imagem

Opinião

Quem é vítima em Roraima?

Washington Novaes
Talvez um recuo no tempo e na memória possa ajudar a desfazer a enorme confusão em torno da retirada de arrozeiros da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima - suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas ainda pendente de apreciação final.
O processo de invasão de áreas indígenas, ali, é antigo e tem contado com o apoio de forças políticas importantes. É preciso, por isso, voltar à década de 1980, quando milhares de garimpeiros invadiram outra área, dos ianomâmis, depois que o presidente da Funai na época, Romero Jucá, hoje senador por Roraima, desprezou a demarcação contínua aconselhada por antropólogos, arqueólogos e outros cientistas e em seu lugar providenciou e aprovou outra proposta, de um arquipélago de pequenas reservas em torno de cada aldeia. Em seguida, em busca de seus votos nas eleições , abriu toda a área a 45 mil garimpeiros, embora ela fosse também floresta nacional. E ali se implantaram mais de 100 pistas…

Manchetes do dia

Sexta-feira, 18 / 04 / 2008

Folha de São Paulo
"Real lidera valorização ante o dólar"
Nos últimos 12 meses, o real figurou no topo do ranking da valorização diante do dólar. A moeda dos EUA desvalorizou-se 18,61% em relação à brasileira. A queda sofrida pelo dólar foi mundial no período. A recente retomada da alta de juros pelo Banco Central brasileiro, combinada com a redução das taxas no EUA, tende a atrair mais dólares para o Brasil e dar impulso à valorização do real.

O Globo
"Lula repreende general por ataque à política indigenista"
O presidente Lula convocou ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, de quem cobrou explicações pelas declarações do comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, contra a política indigenista e a demarcação em terra contínua da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Segundo auxiliares do presidente, as críticas, feitas anteontem, podem configurar grave quebra dos princíp…

Almada

Prova natatória

Fernando Florindo
Aconteceu neste domingo dia 13 de abril, aqui na praia da Almada mais uma etapa da prova natatória realizada pela prefeitura e com apoio da Sociedade Amigos do Bairro da Almada.Com grande sucesso de competidores e de publico. Estava tudo perfeito, dia, mar, organização, gente bonita. Quem compareceu pode comprovar que não estou exagerando em nenhum detalhe.
Queremos aqui agradecer à Prefeitura Municipal de Ubatuba por mais este evento realizado aqui na praia da Almada. Queríamos que houvesse mais, já que este tipo de evento alavanca o comercio local.
Gostaríamos de agradecer também a todas as pessoas que compareceram, entre competidores, visitantes de cidades vizinhas e principalmente aos moradores de Ubatuba que alem de presenciar uma bem organizada prova de natação pode ainda compartilhar junto ao comercio local, ficando até as ultimas horas de sol.
Estamos aqui todos os dias fazendo o melhor para os nossos turistas, com ótimas estruturas e uma excelent…

Pensata

O caso Isabella

Hélio Schwartsman
Relutei o quanto pude em comentar o caso do assassinato da pequena Isabella Nardoni. Não importa quem seja o autor do crime, o resultado é o mesmo: uma tragédia pessoal e familiar. Como há um homicídio a esclarecer, é inevitável que as autoridades policiais escarafunchem todos os aspectos da história, mas isso não significa que o grande público deva participar de tudo e acompanhar "on line" cada novo desdobramento das investigações. Até para que a família possa viver o luto, seria necessário um certo distanciamento. Receio, entretanto, que os limites do decoro tenham sido quebrados pela perversa combinação de uma imprensa ávida por sensacionalismo com declarações irresponsáveis de autoridades policiais e judiciárias. Tudo isso, é claro, motivado pelo desejo das pessoas de saber tudo a respeito desse macabro episódio.
É justamente sobre a natureza desse desejo que gostaria de lançar algumas observações na coluna de hoje. Por que o assassinato d…
Imagem

Energia

Angra 1 retoma operações após parada programada

Agencia Estado
A Usina Nuclear de Angra 1, localizada no Estado do Rio de Janeiro, foi sincronizada hoje, ao Sistema Elétrico Nacional (SIN), após a realização de parada programada para reabastecimento de pequena parte do combustível, manutenções e atividades preparatórias para a substituição dos dois geradores de vapor (Gvs). Segundo a Eletronuclear, a usina, que estava desligada desde o dia 16 de fevereiro deste ano, já funciona normalmente e está em processo de elevação de potência. Na manhã de hoje, Angra 1 estava gerando 140 megawatts (MW), ou seja, 27% da potência nominal do seu reator.
O desligamento, em comum acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), permitiu que fosse realizada a inspeção dos geradores de vapor em operação, a instalação de estruturas temporárias, além de medições, marcações e verificações, visando a troca dos equipamentos que será realizada na próxima parada, programada para iniciar em setembro deste ano.
Tam…
Imagem

Cultura

Aprendendo a cantar na Fundart

Ernesto F. Cardoso Jr.
As considerações a seguir, vêm a propósito da abertura de uma oportunidade única e jamais havida em nossa cidade de podermos constituir uma “OFICINA DE CANTO” profissional, de alta técnica, capaz de desenvolver pequenas e imperfeitas vozes em grandes e bem formadas expressões da fala e do canto, seja este de que classe for - popular, lírico, coral, secular ou religioso, etc.
Como todos sabem, uma das principais características do estágio evolutivo do ser humano que o distingue dos demais seres vivos é sua capacidade de falar e cantar, em nível único de compreensão, inteligência e capacidade de comunicação..
Não são ignorados, nesta assertiva, os variados sons e ruídos que outros seres vivos emitem, pelos quais se comunicam entre si e com o meio que os envolve. A fala e o canto humanos, todavia, são únicos em significado, abrangência cognitiva e perfeição.
Cientes desta superioridade, falamos e cantamos constantemente, utilizando esta fa…
Imagem

Educação

Quilombolas querem sua Escola Municipal de volta

Mário Gabriel do Prado
A comunidade do Quilombo da Caçandoca, apesar de acordos feitos com órgãos públicos (Incra, Itesp, Fundação Cultural Palmares, Procuradores Federais), ainda espera resposta da Secretaria de Educação para que a Escola Municipal da Caçandoca seja desocupada. Hoje, o prédio é utilizado para armazenar bóias, cordas e redes. Os livros da biblioteca e os computadores, doados por Ongs, estão apodrecendo. Os moradores reclamam que muitos computadores nem funcionam porque nunca foram ligados.
A escola da Caçandoca era utilizada por toda comunidade. Servia para cursos, consultório médico, para reuniões com moradores e sempre foi palco de grandes festas em prol da comunidade. Hoje está fechada e monopolizada por um indivíduo que se diz dono da Escola, com direito até a um caseiro. Há cerca de uma semana, a pediatra, Carmen L.R Nunes e sua equipe, foram impedidas de fazer o atendimento médico, e esta semana, foi a vez da Enferme…
Imagem

Angra 3

Uma dica ao prefeito Eduardo Cesar

Sidney Borges
Por conta da audiência pública sobre o licenciamento ambiental da usina Angra 3, acontecida em Ubatuba no dia 28 de março, tive a rara e feliz oportunidade de visitar o complexo nuclear de Angra dos Reis, integrando uma seleta equipe de Ubatuba. Por conta de minha atividade de professor de Física a visita teve um caráter duplamente significativo, na prática a teoria é outra e em se tratando de uma usina nuclear as escalas são muito diferentes do imaginário. Em conversas com técnicos da Eletronuclear aprendi muito e em certo momento perguntei a um diretor da empresa:
- Não existe alguma forma do complexo nuclear de Angra dos Reis ajudar as cidades vizinhas, como é o caso de Ubatuba?
Para minha surpresa a resposta foi afirmativa, a Eletronuclear tem um programa de incentivo a escolas e hospitais, além de patrocinar atividades esportivas. Para ser contemplado com o beneplácito há uma série de trâmites que devem ser seguidos, mas segundo apurei…
Imagem

Política

O efeito borboleta!

1. Faleceu ontem aos 90 anos em Cambridge, nos EUA, o matemático Edward Lorenz, um dois pais da teoria do caos. Lorenz chamou de Efeito Borboleta sistemas físicos em que uma pequena mudança pode causar grandes transformações. Seu modelo matemático mostra como o ar se move na atmosfera e demonstra que pequenas variações nos valores iniciais das variáveis levam a resultados muito divergentes. Esta sensibilidade às circunstâncias iniciais é que veio a se chamar Efeito Borboleta.

2. O Efeito Borboleta adaptado à política significa que pequenos erros de origem em decisões políticas em governo, em parlamento ou de opinião pública, imperceptíveis durante um período inicial, podem ser a causa de desastres administrativos ou políticos algum tempo depois. Cabe aos analistas ou políticos olharem além da superfície e terem coragem para agir hoje, ao projetar cenários futuros, a partir de pequenos erros de origem, mas que tenham uma enorme força desviante.

3. O que muitas vezes pa…
Imagem

Ubatuba em foco

Nada de novo no front ocidental

Sidney Borges
Alguns acontecimentos recentes me dão a impressão de que a eleição de outubro será um festival de baixarias. Apesar da Justiça Eleitoral estar atenta e atuante, o processo político local funciona na base de favores e denúncias. O povo perdido no festival de iniqüidades das metralhadoras giratórias dos candidatos não percebe o engodo, fica feliz com pouco, troca o voto por uma camiseta e trinta reais. E não consegue ver que a vida não vai melhorar, não há propostas. E principalmente, não há planejamento. Ôps, peço desculpas, falei um palavrão. Planejamento em Ubatuba é palavra de baixo calão e não deve ser proferida na frente de senhoras e crianças. Os candidatos não mostram disposição para o trabalho racional, planejado, o que seria desejável por contrariar o padrão ubatubense de ações isoladas, próprias de amadores. Sem o que dizer, candidatos e acólitos lançam pedras ao ar. A maioria vai precisar de curativos na cabeça, os mais providos bu…
Imagem

Ponto de vista

Honra ao mérito
Para Sergio Caribé

Solange Mazzei
Quando era menina, uns 12 anos, lá pelo idos de 1945 tempo da 2ª grande guerra mundial, havia um programa de radio, que não perdia. Adorava este programa, o nome dele era “Honra ao mérito’’”.
Consistia em relatos, divulgações e prêmios, às pessoas especiais que deram o melhor de si em beneficio do bem comum, da comunidade na qual viviam.
Geralmente estes atos morais eram praticados em situações de grande adversidade, com risco de vida para estes voluntários, simples cidadãos, que não tinham recebido nenhum treinamento para serem heróis. Também eram premiadas, pessoas que se dedicaram anos à fio, trabalhando com generosidade para ajudar, crianças, hospitais, escolas, igrejas etc. Sempre dando o melhor de si.
A minha intuição moral, me dizia que todas aquelas pessoas eram maravilhosas.
Porque faziam o melhor, não?
E acreditava com muita ingenuidade que eram a grande maioria.
Aprendi com a idade, com a vida, que eram uma pequena minoria.
Essas pess…

Políticos

Imagem
O guarda não era fashion

Cláudio Humberto
Prefeito de Campina Grande e vice-governador da Paraíba, Severino Cabral gostava de ser considerado um homem elegante. Certa vez ele estava no Rio de Janeiro e, ao atravessar uma rua, ignorou a faixa de pedestres. Um guarda chamou sua atenção:
- Cidadão, é proibido atravessar em diagonal. Severino parou, segurou a própria lapela e ensinou ao guarda:
- Não é diagonal, é tropical Maracanã! - referindo-se ao tecido do terno.
E foi embora resmungando.

Festas

Imagem
A partir da esquerda: Joana Félix, iria Rosa e Benedita Januária na chegada da santa de Portugal. A imagem, em peroba rosa, foi pintada em São Paulo pelo artista italiano Marino Del Fruero em 1925.

Evento tradicional da Região Sul é incluído em calendário oficial

Enviado pela assessoria do vereador Charles Medeiros
Aprovado por unanimidade na última Sessão de Câmara, 15, o Projeto de Lei que autoriza o Executivo Municipal a incluir no calendário oficial de eventos do Município de Ubatuba a tradicional festa de Nossa Senhora das Graças no bairro do Sertão da Quina. O Projeto de Lei nº 21/08 aprovado prevê ainda a participação da iniciativa pública e privada na colaboração do evento. No uso da tribuna em defesa do projeto o Padre Sérgio Lúcio falou da importância de se reconhecer como oficial a tradicional festa, falou da importância religiosa e até econômica do evento, já que em muitos lugares, além de fortalecer a fé, como função social fortalece a geração de emprego e renda através do t…

Caçandoca

Edital de convocação

Convidamos todos os moradores do bairro da Caçandoca, incluindo Caçandoquinha, Raposa, Saco das Bananas e Frade para a alteração e aprovação do estatuto e eleição da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Caçandoquinha, Raposa, Saco das Bananas e Frade no dia 26 de abril de 2008, às 16:00, na praia da Caçandoca. (Comissão organizadora)
Imagem

Opinião

Roraima é aqui

Demétrio Magnoli
''Morrer se preciso for; matar, nunca'' - esse era o lema de Cândido Mariano Rondon e dos pioneiros do Serviço de Proteção ao Índio, antes da degeneração da agência numa ponta-de-lança da espoliação dos índios. Rondon personificou o espírito de um tempo moldado pelo projeto de consolidação da unidade nacional. As suas idéias e ações adquirem significado sobre um pano de fundo formado por eventos como a Guerra do Paraguai, a incorporação do Acre, a delimitação final das fronteiras amazônicas e a elaboração dos planos ferroviários de integração nacional. Na visão rondoniana, a proteção estatal dos índios representava uma etapa na trajetória que conduziria até a sua integração à nação única. Quando se discute o impasse sobre a reserva Raposa Serra do Sol, o que está em jogo é o legado de Rondon.
Os indigenistas da tradição inaugurada por Rondon não indagavam se os índios seriam integrados à sociedade nacional, mas apenas como esse processo oco…

Manchetes do dia

Quinta-feira, 17 / 04 /2008

Folha de São Paulo
"BC surpreende e juro sobe 0,5 ponto"
Em decisão surpreendente e unânime, o Banco Central aumentou os juros básicos da economia pela primeira vez desde 2005. A alta foi de 0,5 ponto, fixando a taxa Selic em 11,75% ao ano. A medida contrariou a expectativa de boa parte do mercado, que apostava numa elevação de 0,25. Em nota, o Copom disse que a alta visa reduzir o risco de "cenário inflacionário".

O Globo
"Inflação em alta leva BC a subir os juros após 3 anos"
Para tentar conter a alta da inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central surpreendeu ontem ao elevar a taxa básica de juros do país em 0,50 ponto percentual, para 11,75% ao ano, interrompendo ciclo de três anos sem aumentos. O movimento foi mais agressivo do que esperava o mercado, que previa aumento de 0,25. O objetivo do BC seria atuar de forma contundente agora, na esperança de que o ajuste dure por um período mais curto e seja de meno…