Postagens

Mostrando postagens de Abril 1, 2007

Frutos do mar

Imagem
Imagem

Voar é perigoso (D'après Guimarães Rosa)

Para piorar o caos

Da Veja desta semana:
"Até a colisão do Boeing da Gol com o jato Legacy, em setembro do ano passado, os brasileiros acreditavam contar com um sistema de segurança aérea de Primeiro Mundo. Depois do acidente, essa crença se revelou uma ilusão coletiva alimentada por um misto de desinformação e propaganda oficial enganosa. Os céus brasileiros, descobriu-se, são tão inseguros quanto os africanos. Ou seja, em matéria de vigilância e prevenção de acidentes, o Brasil não ombreia nem com o Terceiro Mundo. Situa-se no Quarto. Controladores mal preparados operam equipamentos ultrapassados, os aviões ficam expostos a zonas cegas de radar e a comunicação por rádio é deficiente. Como se não bastasse tudo isso, um ingrediente explosivo se juntou à lista de problemas que comprometem a segurança dos vôos no Brasil. Os controladores de vôo, os mesmos que se amotinaram há uma semana e paralisaram o país, passaram a lançar mão da sabotagem como forma de demonstrar insatisfação com…

Paris é uma festa

Imagem
Vale a pena acessar

É como se você sobrevoasse Paris à noite de helicóptero - e ouvindo música. E com direito a muitas informações (em francês) sobre a cidade. Para ver toda a foto, que é 360º, use as setas (ad) do teclado ou o mouse sobre a régua horizontal inferior. Acesse aqui
Fonte: Blog do Noblat
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 07 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Mudanças climáticas vão afetar mais os mais pobres"
Os mais pobres serão os mais afetados pela combinação das mudanças climáticas com a presença humana, dizem os cientistas do IPCC. De acordo com os pesquisadores, a escassez de água em regiões do planeta já secas e pobres, e o excesso dela em áreas sujeitas a inundações, vai por em risco 'muitos milhões de pessoas' até 2080.

O Globo:
"ONU: clima aumentará a desigualdade no mundo"
A Humanidade passará por uma divisão sem precedentes causada pelas mudanças climáticas. O alerta está no relatório global do clima apresentado ontem pela ONU, o segundo dos quatro previstos para este ano. Segundo o documento, preparado por um painel de 2.500 cientistas, as conseqüências mais graves do aquecimento global previstas para as próximas décadas atingirão principalmente América do Sul, Ásia e África. Os que mais contribuíram para o efeito estufa, Estados Unidos, Europa e Austrália, são…
Imagem

Crônica

Dia especial

“Sexta-feira Santa” é um dia diferente. Tenho essa imagem desde os tempos de criança quando nos chamados dias santos de guarda não era permitido manifestar alegria. Mesmo que você ganhasse na loteria. Melhor não sorrir. Cara amarrada, olhar baixo e expressão de tristeza. Esse era o padrão. Para as pessoas mais velhas, criadas na igreja de outrora, fazia sentido. Crianças não entendiam, eu era criança e me lembro dos pitos que levei por praticar criancices em dia impróprio. Com o passar do tempo restam as lembranças distorcidas daquela época, tão distantes que parecem fazer parte de outra vida. Havia um atenuante, pelo menos uma possibilidade de diversão era permitida; ir ao circo, assistir à peça “A Paixão de Cristo”. Acabei me defrontando com a peça tantas vezes, no circo, no cinema, na televisão, no radioteatro Eucalol, que em uma dada sexta-feira santa longínqua preferi não ir ao Pavilhão François, circo de alumínio que todos os anos era montado perto de onde morávamos.…
Imagem

Acidente marítimo

Grécia: 1.560 pessoas são retiradas às pressas de navio que está afundando

Cerca de 15 barcos ajudam a resgatar passageiros de navio que está afundando

EFE Em Atenas (Grécia)
Um cruzeiro com 1.500 pessoas a bordo começou a afundar em frente à ilha grega de Santorini, e equipes de resgate estão evacuando os passageiros e a tripulação, informou hoje o Ministério da Marinha Mercante.
Lanchas da capitania grega, helicópteros e pescadores começaram a evacuar os cerca de 1.250 turistas que viajam no navio e outros 250 membros da tripulação do cruzeiro "Sea Diamond", a cerca de dois quilômetros de Santorini.
O navio, de 140 metros de comprimento, está sendo rebocado por um ferry boat a águas menos profundas para facilitar a operação de resgate, na qual, por enquanto, ninguém ficou ferido, segundo fontes oficiais.
Os ocupantes do barco são, na maioria, turistas americanos e canadenses, retirados depois que o "Sea Diamond" sofreu uma avaria a uma milha náutica de Santorini.
Segund…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 06 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Controladores pedem perdão à sociedade"
Os controladores de tráfego aéreo pediram 'perdão' à sociedade pela paralisação dos aeroportos. Em nota, também afirmam o respeito ao governo, à Aeronáutica e às 'bases do militarismo: hierarquia e disciplina'. É um agrado político, como exigiu o governo em negociações. Na nota da ABCTA, constituída por militares, eles definem a paralisação como 'grito de socorro'.

O Globo:
"Controladores pedem perdão à sociedade por motim aéreo"
Ameaçados de punição e precisando reabrir negociações com o governo, os controladores militares de vôo fizeram uma retratação pública e pediram perdão à sociedade pelos "grandes traumas" decorrentes do motim da categoria há uma semana, que fechou os principais aeroportos do país. Em texto divulgado pela internet, a Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA) também reafirmou respeito à hierarquia e à dis…
Imagem

Espaço do leitor

Sobre a saúde

Sobre administrador da Santa Casa, importado pelo prefeito para atuar por seis meses em nosso hospital... Alguém pode apurar os fatos disso? E qual o valor do financiamento de salário e estadia deste senhor e é por conta de quem?

Notícia publicada no "Diário Oficial da União" Nº 1, segunda-feira, 24 de julho de 2006 86 1 ISSN 1677-7042
http://www.afinca.org.br/do1-86.pdf

4.10 Responsável: Álvaro de Mesquita Spinola
CPF: 046.099.558-81

Ocorrência:
4.10.1 por não haver solicitado ao Diretor-Geral a instauração de comissão de sindicância para apurar responsabilidade pelo cálculo incorreto na Planilha de Orçamento do processo nº 1799/2004, que ocasionou a frustração do Pregão nº 240/2004;4.10.2 por haver dado andamento ao Pregão nº 240/2004, descumprindo o Despacho da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde, que determinou o retorno dos autos para aprovação, apóssaneamento, conforme estabelece o art. 3º da Portaria MS nº 1.099/2004;

4.10.3 por haver dado andamento ao P…

Mensagem de Páscoa

Para meditar

Celebrar a Páscoa com alegria é dizer sim ao amor, à vida, é investir na fraternidade e na solidariedade. Ela traz esperança e alegria e é símbolo de mudança, de liberdade, de vida, pois Jesus, pela ressurreição, passou da morte para a eternidade, mas "estará conosco todos os dias até a consumação dos séculos". (Mt 28,20).

Feliz Páscoa.

É o que deseja o vereador Jairo dos Santos

Pelos ares

Iata: Brasil não tem alternativa para crise

Associação, que reúne 220 grandes empresas, enviará missão ao País

Jamil Chade em O ESTADO DE S.PAULO
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) acusou ontem o governo de não ter um plano de contingência para a crise aérea no País. A poderosa entidade, que reúne mais de 220 empresas de todo o mundo, enviará na próxima semana uma missão ao Brasil para tentar estabelecer com as autoridades e companhias aéreas um plano para evitar que a segurança seja comprometida.
'Os problemas enfrentados no Brasil terão um impacto econômico para o País se continuarem a ocorrer', alertou Steven Lott, porta-voz da Iata, entidade que representa os interesses das principais companhias aéreas, que não esconde que está preocupada com os prejuízos que o apagão pode gerar para inúmeras empresas. 'Diante do aumento da demanda de passageiros no País nos últimos anos, o Brasil se viu sem controladores em número suficiente. Mas o que estamos preocupad…
Imagem

Saia pra lá de justa

Em nota, Clube da Aeronáutica ataca governo

Folha de São Paulo
O presidente do Clube da Aeronáutica, tenente-brigadeiro da reserva Ivan Frota, que criticara a atuação de Luiz Inácio Lula da Silva na condução da crise aérea, divulgou ontem nota em que ataca duramente o governo.
No texto, Frota tece elogios ao golpe militar de 1964 e lamenta a atual conjuntura do país. Diz que a população que elegeu Lula é acostumada “com corrupção em todos os níveis sociais, além de ser facilmente manipulável pelo governo, mercê dos mais indignos favorecimentos pessoais, das bolsas família aos mensalões”.
Frota alerta para os “perigosos riscos de desestabilização institucional”, quando “se identificam intenções inconfessáveis do partido dominante de buscar, a qualquer custo, a meta do continuísmo no poder”.
E conclui com uma ameaça: “que a comemoração de mais um aniversário do vitorioso momento de 64 possa servir de alerta a aqueles que ainda têm esperança de implantar, no Brasil, um retrógrado regime bolch…
Imagem

Editorial

Desesperança desesperadora

Embora ainda faltem muitos meses, as campanhas para as eleições de 2008 estão nas ruas. De forma velada, mas perceptíveis por quem tem um olho apenas, ainda que míope. Os agentes políticos ubatubenses, de todos os matizes, da extrema esquerda à extrema direita, com raras exceções, repetem a velha cantilena, a mesma que colocou Ubatuba onde está. À beira do abismo. Não há seriedade, não há trabalho, não há propostas. De nenhum dos postulantes. Haverá sim calhamaços de papel impresso detalhando programas de governos. Que não serão seguidos. Depois do poder conquistado a ordem é mantê-lo a todo custo, ainda que a cidade afunde e afogue seus moradores na desesperança. A desesperadora desesperança do título deste desabafo em forma de editorial. Estamos frente a um dilema. A possibilidade de haver continuidade é questionável, quem pouco fez, pouco ou nada fará. Sempre é bom lembrar que os homens não mudam. As alternativas também são questionáveis. Vamos voltar a um…
Imagem

Ubatuba em foco

Saúde, um direito de todos

O vereador Charles Medeiros esteve em audiência no último dia 04 com a Diretora Regional de Saúde do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a Sra. Sandra Maria Carneiro Tutihashi, no gabinete do deputado estadual Antonio Carlos, em Caraguatatuba. Na ocasião o vereador entregou à Diretora uma cópia do relatório da Comissão de Saúde e solicitou ajuda do governo do Estado à população de Ubatuba. A audiência foi agendada pelo deputado Antonio Carlos, por solicitação do Vereador, que se encontra bastante preocupado com o caos em que se encontra a saúde de Ubatuba. “Sentimos uma forte angustia de nossa população, um sentimento de abandono por parte do Poder Público, saúde é um direito constitucional, a população merece e deve ser respeitada”. Afirma Charles Medeiros.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros
Imagem

Opinião

“Ocultação”

Corsino Aliste Mezquita
No artigo “LEMBRANÇAS”, sobre a Santa Casa do Senhor dos Passos de Ubatuba, foi registrado que, a partir de 1995, ocorreram denúncias de desvios. Nos anos 1997-2000 algumas de bastante gravidade. Todas sistematicamente abafadas, ocultadas, não resolvidas.
Os efeitos dessa ocultação foram desmoralizando o único hospital de Ubatuba, fazendo à população perder a confiança em seus administradores e, como conseqüência, deixar de colaborar e temendo necessitar de seus serviços. As dívidas foram se acumulando. Os políticos locais passaram a afirmar, em todos os ambiente, que, a Santa Casa, era um problema. Quando questionados sobre os criadores e alimentadores do problema nunca existiram respostas. O problema Santa Casa passou a ser uma espécie de “segredo de estado”. O povo não poderia saber.
Nesse processo de “ocultação” da problemática da Santa Casa, nos primeiros dias de novembro de 2005, o Sr. Eduardo de Souza César, Prefeito Municipal, através de decreto…
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 05 / 04 / 2007
Prefeitura realiza melhorias na Estrada Boa Vista, no PrumirimFlor de Nan promove última oportunidade para assistir à peça "O Analista de Bagé"Ubatuba terá diversas apresentações da Paixão de CristoPraia da Sununga recebe evento de Skimboard e SonrisalAbertas inscrições para torneio de futevôleiLeia aqui

Manchetes do dia

Quinta-feira, 05 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Para Lula, crise aérea está resolvida"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar 'confiante de que os aeroportos brasileiros vão encontrar paz e normalidade, não apenas na Semana Santa', mesmo sem solução concreta para a crise aérea. Lula acusou os controladores de 'falta de sensibilidade' e foi dúbio em relação à provável punição dos que se amotinaram - alvos de inquéritos militares.

O Globo:
"FAB não deverá punir todos os militares insubordinados"
O Comando da Aeronáutica deverá concentrar em um pequeno grupo de controladores de vôo as punições mais severas, entre todos os que participaram do movimento grevista da última sexta-feira que parou os aeroportos do país. Só no Cindacta 1, em Brasília, foram 18 controladores que se recusaram a assumir seus postos. Também serão investigadas as ações dos profissionais em Manaus e Curitiba. Ao todo, são três inquéritos abertos. A crise aérea já provocou …
Imagem

Crise na Saúde

Justiça afasta diretora clínica da Santa Casa

O Poder Judiciário concedeu antecipação de tutela à Prefeitura de Ubatuba e a Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, afastando do cargo a diretora clínica do hospital, a médica Jardelina Gomes de Abreu.
A Prefeitura e a Santa Casa propuseram ação contra a diretora clínica alegando que ela não vinha desempenhando bem suas tarefas culminando com a perda de confiança necessária para sua manutenção no cargo.
Na inspeção do pedido liminar, o Judiciário considerou que a documentação apresentada pelos autores da ação justificava a perda de confiança como motivo para o afastamento da diretora clínica. Jardelina recebeu ontem, 3, a ordem judicial e tem até hoje, 4, para desocupar a sala que utilizava para as atividades.
A Juíza da 1ª Vara de Ubatuba determinou a cientificação do vice-diretor clínico, Carlos Augusto Fragnan, para que assumisse imediatamente a função de diretor clínico. Fragnan foi cientificado ainda na da…
Imagem

Crise aérea 1

Trecho do editorial da Folha

“O presidente também "reavaliou" a promessa que fez aos controladores em motim de não os punir. Foi firula, para usar um termo do repertório presidencial. A repressão disciplinar que deveria ter sido aplicada na sexta foi evitada por Lula -isso é fato. Já sobre as sanções na Justiça Militar, a partir de inquérito solicitado pela respectiva Promotoria, o presidente não tem poder de interferência. Eventuais anistias, só no fim do processo, se o Congresso aprovar. Lula informa também que o brigadeiro Saito poderá prender os rebelados. Mas só na hipótese de ocorrer um novo motim. Paulo Bernardo, do Planejamento, que na sexta entregaria até a preciosa churrasqueira da Granja do Torto se os controladores o exigissem, agora diz que não negocia com "a faca no pescoço". E a patética meia volta culminou com um clássico. Durante encontro com lideranças de sua base parlamentar, o presidente afirmou que foi traído por um grupo de controladores. Como …
Imagem

Crise aérea

Brincando com fogo

A irresponsabilidade com que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tratou a questão do apagão aéreo, transformada a partir de sexta-feira em crise militar, foi assustadora. Seu comportamento, no entanto, seguiu um padrão já conhecido. No caso do mensalão, Lula não sabia de nada, muito menos que na sala ao lado de seu gabinete no Palácio do Planalto havia se instalado uma central de compra de votos e consciências de parlamentares. No caso dos controladores de vôo, ele, que rompeu os princípios basilares da hierarquia e da disciplina entre os militares, agora diz que os sargentos amotinados foram irresponsáveis e que se sente traído por eles. Como se sentirão os milhões de passageiros, que foram submetidos a prejuízos e humilhações, durante seis meses, porque o presidente achava que nada tinha a ver com o problema, e todos os cidadãos brasileiros, de repente às voltas com uma grave crise militar, porque o presidente da República não conhece seus deveres fundamentais d…
Imagem

Cravo de defunto!

Tratamento natural da dengue

Dengue tem cura: ela vem da Natureza Tenho acompanhado no noticiário a situação em que se encontra minha terra natal - Rio de Janeiro - devido a uma epidemia de dengue e estou oferecendo minha contribuição: Quando estava morando em Maceió, Alagoas, estive sendo monitor da ANEDE na unidade Princesa Mariana. Naquela época, trabalhei em plantões nos finais de semana em um hospital da Cooperativa Pindorama, bem próximo da cidade de Penedo, ribeirinha ao São Francisco, quase em sua foz. Encontrei uma epidemia de dengue numa comunidade rural, onde a medicação não era suficiente. Solicitei ao motorista da ambulância que me levasse ate uma casa onde havíamos visto uma bonita plantação de cravos amarelos, colhemos uma boa quantidade de folhas levamos até o hospital de Pindorama, solicitei que a cozinheira preparasse um litro de chá e comecei a consultar. Todos os casos em que havia dor muscular ou articular generalizada com febre, independentemente do diagnóstico, o…
Imagem

Controladores em greve

Lula, um exemplo de coerência
Para sindicalista Lula, presidente Lula é ‘sacana’

“Houve uma proposta, a empresa [Scania] aceitou a proposta. Essa proposta foi levada aos trabalhadores dentro da fábrica e nessa assembléia eu falei (...). Os trabalhadores aceitaram a proposta, aceitaram inclusive batendo palmas. E nós saímos da Scania e fomos para a Delegacia Regional do Trabalho para fazer o acordo”.

“Foi então", prossegue Lula, "que os sacanas dos diretores da Scania tomaram uma prensa do Sindicato da Indústria Automobilística e disseram que não podiam fazer aquele acordo. A gente já tinha pedido para o pessoal voltar a trabalhar. Aquilo foi uma coisa muito ruim, porque no dia seguinte a Scania montou um esquema de segurança dentro da fábrica de perseguição aos trabalhadores fodido. Cada setor tinha dois ou três guardas olhando os trabalhadores. Então virou um campo de concentração. E é lógico que você pega o trabalhador que desconfia que houve traição, que o sindicato vendeu e…
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 04 / 04 / 2007
Ipema realiza Oficina de Produção de Polpa e Sementes dos Frutos da Palmeira JuçaraSanta Casa investe em capacitação de funcionários para humanizar atendimentoMédicos e enfermeiros de Ubatuba recebem capacitação sobre denguePrefeitura realiza demolição de casa construída em área congeladaPrefeitura de Ubatuba executa limpeza de valas na região centralMegaoperação de combate à dengue mobiliza população de UbatubaBalcão de empregos ultrapassa 300 vagas preenchidas em 2007Prefeitura contrata operários braçais para atuar na limpeza públicaPrefeitura realiza devolução de praça nesta quarta-feiraDivulgado cronograma dos Jogos Regionais em UbatubaADUBA promove show de prêmios em maioBeach soccer feminino de Ubatuba conquista bronze em CaraguáLeia aqui

Manchetes do dia

Quarta-feira, 04 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Governo só negocia depois da Páscoa"
O governo decidiu só retomar as negociações com os controladores de vôo se o tráfego aéreo for normalizado no feriado da Páscoa. 'Vamos negociar, mas não podemos fazer isso com a faca no pescoço', disse o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) após reunião com líderes dos controladores.

O Globo:
"FAB retoma controle e monta plano especial para o feriado"
Em lugar da medida provisória com a "solução definitiva" para o caos nos aeroportos, como prometera no domingo o presidente Lula, o governo decidiu ontem devolver o comando do controle aéreo para a Aeronáutica e desistiu da desmilitarização imediata do setor. Preocupado em restabelecer o prestígio do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e recompor a hierarquia militar quebrada durante o motim dos controladores na sexta-feira, Lula deu ontem à FAB a responsabilidade de montar um plano de emergência para evitar nova…

CPI

Imagem
Sessão da Câmara

Hoje será votada a criação da "CPI da Saúde". Sem ser pitonisa ou ter dons premonitórios afirmo que não vai passar. Seria mais fácil o camelo acima atravessar o buraco de uma agulha do que essa CPI ser instalada. E não é por falta de argumentos dos que a pedem. A situação da Saúde de Ubatuba, calamitosa, exige uma investigação dos porquês. A verdade um dia aparecerá, sempre aparece. Quanto mais tarde isso acontecer, mais perto estaremos da eleição e maior será o estrago causado ao projeto de continuidade. Quem viver verá. (Sidney Borges)

Fazenda da Caixa

Luz Para Todos

O Vereador Charles Medeiros agradece aos membros do programa federal "Luz Para Todos", especialmente ao Sr. Shinji Yoshino, pelas ações que se concretizaram na implantação do programa na Fazenda da Caixa, região norte de Ubatuba.
A comunidade está muito satisfeita com a benfeitoria viabilizada pelo Governo Federal.
O vereador comenta ainda que várias outras ações do Governo Federal estão sendo discutidas em beneficio dos moradores das comunidades assistidas, conforme informações dos dirigentes do Programa.
“O Programa não só contempla a instalação das obras de rede de extensão elétrica às comunidades, isto é apenas o primeiro passo, existem também ações de planejamento para que cada morador possa pagar a conta sem sacrifícios, são ações que redundarão em geração de emprego e renda, capacitação, agregação de valores aos produtos saídos do local, melhorias na organização da comunidade, tudo que possa efetivamente colaborar para que a qualidade de vida dos beneficiad…

Pensata em 6B

Conselhos de um arquiteto aos políticos

ArquitetoRenato Nunes
O arquiteto Ruy Othake, meu amigo e contemporâneo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, é hoje um nome internacional e muito respeitado profissionalmente em razão de suas magníficas obras. Conhecedor profundo do seu ofício sabe que intervenções urbanas devem ser feitas e conduzidas por arquitetos e urbanistas, se quisermos que seus resultados melhorem as condições do local que está exigindo transformações e melhorias. A Favela de Heliópolis em São Paulo era um exemplo do caos. Contratado pela Prefeitura coordenou em parceria com os moradores um processo extraordinário de embelezamento e reciclagem dos espaços tornando aquela favela uma referência para estudos de comportamento humano, de valorização da auto estima de uma população e um exemplo administrativo para quem quiser aprender alguma coisa sobre o verdadeiro sentido de urbanização.
Para ser objetivo transcrevo aqui trechos de sua palestra “Lições de Cidadania p…
Imagem

ACIU

Agradecimento
Do Presidente e da Diretoria da Associação Comercial de Ubatuba

Caro Associado,

Agradecemos a todos aqueles que nos apoiaram e confiaram a direção da ACIU a nós. A expressividade da votação não só nos orgulha como também aumenta a nossa responsabilidade perante a nossa entidade; foram dois anos de muito trabalho de toda a equipe, um trabalho que foi gratificante que foi reconhecido na eleição. Não posso deixar de agradecer também aos amigos particulares que nos apoiaram e abraçaram a nossa causa. Foi uma vitória da democracia, da imparcialidade e independência.

Cordialmente

Ahmad K. Barakat
www.aciubatuba.com.br
Imagem

Ubatuba em foco

A guerra é aqui

Mais uma vez Ubatuba está nas manchetes dos jornais. E, novamente, abre as páginas e as inserções televisivas expondo mais um grande caos.
A guerra foi declarada. Cada oponente com suas armas. De um lado, o exército rajado em preto e branco, vem por céu travar o duro combate. Neste entrave, este grupo é o inimigo. Do outro lado da trincheira, o pelotão vem por terra. Seu escudo, apenas loções repelentes, que combatem o veneno destilado pelo inimigo.
Ubatuba virou morada dos pequenos mosquitinhos Aedes aegypti, estes sim a grande e atual autoridade da cidade. Dominantes do campo de batalha, os mosquitos da dengue mostram sua autonomia e em sua comunidade, expressam até mesmo a força feminina, pois, como se sabe, são as fêmeas os agentes transmissores.
E por falar em autoridade, onde estão os governantes, que deixaram chegar a este ponto calamitoso? De Miami, devem ter ouvido falar que a situação em casa estava complicada, mas preferiram conhecer novidades turísticas para im…
Imagem

Reflexões

O que é o tempo?

As coisas mudam com o passar do tempo. Desde criança ouço essa frase, mas no último sábado passei algum tempo meditando sobre o tema e a razão foi a “sessão da tarde” do canal MGM. Momentaneamente me veio à cabeça o ano de 1972 e o burburinho causado pelo lançamento, na Europa, do “Último Tango em Paris”. Que escândalo! No Brasil dos milicos carrancudos nem pensar. Nosso povo não estava preparado. O filme era uma manobra subversiva que visava solapar a integridade da família brasileira. Tivemos de esperar dez anos para ver a obra, que na verdade é do gênero papo-cabeça, pra lá de chato. Pois não é que no último sábado eu assisti a alguns trechos do filme na sessão da tarde. Eu disse alguns trechos, não sou masoquista, quando vi pela primeira vez, no cine Bijou, na praça Roosevelt, depois de esperar horas na fila, saí do cinema com um sentimento que ia do deprimido ao decepcionado. Voltando ao presente, enquanto estava na varanda conjeturando lembrei-me de uma festa de …
Imagem

Opinião

''Lula tem de parar de atuar sindicalmente''

De O Estado de S.Paulo, hoje:
"Há, sim, uma crise militar, embora não estejam ameaçadas nem as instituições nem a autoridade do presidente da República. Três fatos distintos caracterizam essa crise, surgida com a rebelião dos sargentos na sexta-feira. Primeiro, a quebra de hierarquia, quando eles se recusaram a cumprir ordens superiores. Segundo, a decisão dos oficiais de se recusar a continuar comandando os insurretos. Terceiro, a atitude do governo de escalar um ministro civil - o do Planejamento, Paulo Bernardo - para negociar diretamente com os rebeldes e tomar decisões que desprezam os procedimentos militares. A definição é do cientista político Eliezer Rizzo de Oliveira, especialista em assuntos militares e autor do livro Democracia e Defesa Nacional.
Aposentado como professor de Ciência Política na Unicamp, Rizzo dirige agora o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, no Memorial da América Latina, em São Pau…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 03 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Lula recua de acordo com amotinados"
Em reunião com os comandantes da Aeronáutica, do Exército e da Marinha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que reavaliou a promessa de não punir os controladores de vôo que se amotinaram na sexta-feira. O governo recua, assim, da garantia dada aos amotinados de que não seriam punidos. No futuro, o presidente poderá anistiá-los.

O Globo:
"Lula recua, apóia punição de amotinados e greve pode voltar"
Três dias após mandar o ministro do Planejamento negociar com controladores de vôo amotinados, cancelando a prisão de pelo menos 18 deles pedida pela Aeronáutica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuou e, para acalmar os comandantes das Forças Armadas diante da quebra de hierarquia, deu apoio ao inquérito policial militar (IPM) aberto ontem para investigar a rebelião. "Acho muito grave o que aconteceu. Acho grave e uma irresponsabilidade de pessoas que têm funções conside…
Imagem

Clodô não está dengoso

Clodovil não teve dengue, dizem médicos

Nesta segunda-feira, deputado recebeu alta após cinco dias de internação. Clodovil chegou à clínica com febre e dores no corpo

Do G1, em São Paulo
O deputado federal Clodovil Hernandes (PTC-SP), de 70 anos, teve alta na manhã desta segunda-feira (2) da Clínica Santé, em Moema, na Zona Sul de São Paulo, onde estava internado desde quarta-feira (28), com suspeita de dengue. De acordo com o hospital, os exames não confirmaram a suspeita de que Clodovil tenha sofrido da doença.
Clodovil decidiu ir à clínica depois de ser aconselhado pelos paramédicos da Câmara dos Deputados que o atenderam no Hotel Nacional, em Brasília, a procurar atendimento especializado. Ele sentia febre e fortes dores no corpo desde a tarde de terça-feira (27). O parlamentar é cliente da Clínica Santé desde o ano passado, após uma cirugia para tratamento de câncer na próstata.
Leia mais

Mosquito na sopa

Casos de dengue sobem 573% em Ubatuba

JOSÉ EDUARDO RONDON da Agência Folha
Um dos destinos mais procurados por turistas no litoral paulista, a cidade de Ubatuba (224 km a leste de São Paulo) enfrenta uma epidemia de dengue às vésperas do feriado da Semana Santa.
Segundo a Secretaria da Saúde do município, de janeiro a março 700 casos autóctones (contraídos no local) foram confirmados. O número representa um aumento de 573% em comparação a todo o ano de 2006, quando houve a confirmação de 104 casos.
Os turistas que forem à cidade para o feriado serão orientados a adotar medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.
"Nas principais entradas da cidade, nas praias, haverá panfletagem. Informaremos aos turistas da necessidade de limpar as casas, de passar repelente no corpo e de evitar levar dengue para outros lugares", disse Neilton Nogueira, superintendente de proteção à saúde da Secretaria da Saúde de Ubatuba.
Nogueira disse que todos os hotéis e pousadas da cida…

Saúde na berlinda

A saúde pede socorro

Atos irresponsáveis na área da Saúde colocam em risco á vida da população. Investimentos equivocados fazem com que os parcos recursos sejam jogados na lata do lixo. Os fortes indícios de incompetência na Gestão da Santa Casa comprometem as ações emergenciais de socorro. Famílias sofrem por conta das infinitas falhas deste governo, que se especializou em promover desculpas esfarrapadas, cujo objetivo é esconder sua gritante incompetência gerencial. . A saúde de Ubatuba esta na UTI, mas só temos UT. Se alguém duvidar destas palavras, é só ler o Relatório da Comissão Especial de Saúde. (Charles Medeiros - Presidente da Comissão)

Relatório: A Saúde de Ubatuba

O Presidente da Comissão Especial de Saúde e PSF, Vereador Charles Medeiros, e os demais membros da Comissão, Vereador Gerson Biguá e Osmar de Souza, protocolaram junto ao Presidente da Câmara, Dr. Ricardo Cortez, durante a última Sessão da Câmara, 28, o relatório final da Comissão de Saúde apontando propostas (19),…

Jogando pesado

Tensão no Cindacta-1: a crise se instala

Um dos controladores amotinados relata o que houve sexta-feira

Tânia Monteiro, BRASÍLIA
Reuniões tensas, motim, ameaça de prisão, caos nos aeroportos. Foi assim a sexta-feira do apagão. Um dos controladores de tráfego aéreo do Cindacta-1, centro de controle de Brasília, envolvidos com o movimento que paralisou os aeroportos de todo o País contou ao Estado sua versão do que aconteceu no dia da maior crise vivida pelo sistema aéreo no Brasil.

11 HORAS
Militares e sargentos controladores participam da cerimônia do Dia do Meteorologista na Base Aérea de Brasília. Depois da solenidade, controladores decidem ficar no Cindacta-1, como combinado, para desencadear a greve de fome.

12 HORAS
Um grupo de 60 a70 sargentos controladores inicia greve de fome e se instala nas salas de descanso e TV do Cindacta-1.

15 HORAS
Sargentos que estavam trabalhando encerram seu turno e não vão embora para casa, aumentando o número de amotinados, ainda pacíficos, no Cindacta-1. N…