Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 27, 2013

Balão

Imagem

Colunistas

O ano em que sonhamos perigosamente

Um breve apanhado do ensaio “Da Dominação à Exploração e à Revolta”, do mais novo livro de Slavoj Zizek, um intelectual que também pensa perigosamente

Márcia Denser
No início deste ano, recebi o último livro de Slavoj Zizek (título acima, S.Paulo, Boitempo, 2012) – um intelectual que também pensa perigosamente! Uma coleção de ensaios que englobam uma abordagem totalizante de fatos que marcaram as primeiras décadas do século XXI: o crash financeiro de 2008 nos EUA, seu repique na UE e a eclosão, em 2011, de movimentos mundiais – da Primavera Árabe até o Occupy Wall Street.

Servindo como uma espécie de Manual para a Mobilização Emancipatória que, segundo o autor, se coloca pela primeira vez em nível planetário, aqui é o velho Lenin da pergunta “o que fazer?”, o filósofo invocado, combinando-se marxismo e psicanálise na linha de Marcuse e Erich Fromm, tudo pra decifrar a “circulação autopropulsora do capital”, que hoje prescinde não só dos trabalhadores co…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Defensor da ética!

O Estado de S.Paulo
Renan Calheiros é presidente do Senado Federal. A Casa está de joelhos. Cinquenta e seis senadores renderam-se aos interesses subalternos do caciquismo político que transformou o Congresso Nacional no mais desprestigiado poder da República. Cumpriu-se, de resto, mais uma etapa importante da consolidação do projeto de poder do lulopetismo. Mais uma vez, os detentores da hegemonia política no plano federal demonstraram sua habilidade em usar a mão do gato para atingir seus objetivos. Para completar a destruição da credibilidade do Parlamento, só falta agora consumar-se a eleição do notório deputado Henrique Alves como presidente da Câmara dos Deputados.

Para os brasileiros que acompanharam pela televisão as sessões plenárias do julgamento do processo do mensalão pelo STF, a transmissão ao vivo da eleição de Renan Calheiros e da melancólica despedida de José Sarney foi ilustrativa, didática mesmo, por escancarar a falta de cerimônia com que muitos dos …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 02 / 02 / 2013

O Globo
"Com apoio até de tucanos, Renan está de volta"

Peemedebista consegue 56 votos de colegas mesmo denunciado por procurador-geral

Com Renan na presidência do Senado e Henrique Alves na da Câmara, na terça, PMDB terá hegemonia no Legislativo. Cinco anos depois de renunciar ao cargo sob acusações de corrupção, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) voltou à presidência do Senado apoiado pelos governistas e com votos até de tucanos. Denunciado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos, Renan, nome central da tropa de choque do ex-presidente Fernando Collor, afirmou que "ética é obrigação de todos". A oposição apoiou Pedro Taques (PDT-MT), mas o peemedebista venceu por 56 votos a 18, dois votos brancos e dois nulos. Aliados de Renan contabilizaram sete traições no PSDB, o que garantiu a vaga da 1º Secretaria da Mesa para o tucano Flexa Ribeiro (PA). O novo presiden…

Cri-cri, chiquitito, pero cumplidor...

Imagem
Projetado pelo francês Michel Colomban, em 1973, o Cri-cri tem autonomia de 750 km e velocidade máxima de 170 km/h. Michel disponibiliza as plantas a quem desejar. Via

Coluna do Celsinho

Atitude

Celso de Almeida Jr.
Fui informado que a base do litoral norte do Sinhores – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares enviou ofício aos quatro prefeitos da região alertando para a necessidade de imediata vistoria em todo o comércio formal e informal.
Esta já tem sido uma postura do sindicato há muitos anos, mas tornou-se mais do que oportuna neste instante, após a terrível tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, com mais de duzentas mortes.
O Sinhores insiste que os comerciantes que cumprem todas as obrigações legais são extremamente prejudicados por aqueles que se mantêm na informalidade ou driblam a legislação.
E, somente quando tragédias ocorrem, a sociedade se mobiliza para exigir providências dos agentes públicos.
A estes fatos, somei uma experiência que tive no final de 2012, quando, em serviço, acompanhei as eleições internas do Partido Colorado, no Paraguai.
Nesta festa democrática, os filiados de todo o país escolheram os nomes daqueles que rep…

Pitacos do Zé

Imagem
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Disputa acirrada no PT

O Estado de S.Paulo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro José Dirceu e o presidente do PT, Rui Falcão, para seguir a efetiva ordem de importância de cada um na hierarquia da agremiação, parecem ter tirado o dia, anteontem, para disputar entre si um acirrado torneio de primarismo, descaramento e mistificação. Em Cuba, participando de um daqueles convescotes ideológicos cheios de ar quente e vazios de ideias - no caso, uma "Conferência pelo Equilíbrio Mundial", no Palácio de Convenções de Havana -, Lula demonstrou surpreendente sintonia com o espírito já um tanto fanado da new age, ao pedir ao público que mandasse "energia positiva" para o caudilho venezuelano Hugo Chávez. Se ele porventura superar as sequelas da operação a que se submeteu na ilha em meados de dezembro para extirpar o câncer de que padece, Lula bem poderá se gabar de haver contribuído para a sua miraculosa recuperação. Pelo menos seria coerente com a sua prope…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 01 / 02 / 2013

O Globo
"Rio começa a fechar hoje teatros sem segurança"

Medida, adotada por estado e município, vale também para lonas culturais e bibliotecas

Interdição vai durar 20 dias, até que todos os espaços sejam vistoriados e liberados pelos Bombeiros. Após O GLOBO revelar que 49 espaços públicos funcionavam sem autorização dos Bombeiros, a prefeitura e o governo anunciaram a suspensão da programação artística nesses locais, começando hoje pelo Teatro Glaucio Gill. "O critério é único: tem autorização, funciona. Não tem, não funciona. Não vou correr o risco de assistir a uma tragédia", disse o secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões.

O Estado de São Paulo "Alvo de 3 inquéritos, Renan deve ser eleito hoje"

Senador lançou candidatura na véspera e enfrentará Pedro Taques(PDT), apoiado por ‘independentes’

Alvo de três inquéritos no STF, Renan Calheiros (PMDB-AL) deve ser eleito hoje presidente do Senado. Sua candidatura foi lançada ont…

Livro

Imagem
Colunista do Ubatuba Víbora lança livro infantil

Marcelo Mirisola envia convite aos leitores do blog e diz que pode levar amiguinho na festa

Dia 5 tem lançamento do "infantil" que escrevi a 4 mãos com o Furio Lonza. Ilustrações do André Berger. Apareçam. Todas as informações no convite em anexo. Apareçam!

Abraços,

MM

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Ambicioso e dispendioso

O Estado de S.Paulo
Do pouco que se sabe do ambicioso projeto do governo de desenvolver a aviação regional, já ficou claro que barato ele não será. Para assegurar que mais brasileiros utilizem o transporte aéreo entre cidades ainda não atendidas por voos comerciais regulares, o governo vai pagar 50% da passagem de até 60% dos assentos dos aviões que atenderem a essas linhas. O custo dependerá do preço da passagem e do número de passageiros que serão beneficiados, mas o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, calcula que os gastos do governo com essa parte do programa serão de R$ 1 bilhão por ano. E este é apenas um dos subsídios do programa.

Vários pontos obscuros do programa anunciado em dezembro pelo governo, entre os quais o custo real dos subsídios para o Tesouro, deixam dúvidas sobre sua viabilidade. Além disso, o fato de pertencer a Estados e municípios boa parte dos aeroportos nele incluídos para serem reformados, modernizad…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 31 / 01 / 2013

O Globo
"Rio tem 49 espaços culturais sem alvará"

Município admite fechar os seus estabelecimentos; estado anuncia vistorias

Entre os que estão em situação irregular, 36 são geridos pela prefeitura; secretário municipal de Cultura, que pediu levantamento, se diz surpreso e admite que, na atual situação, não há garantia de que público esteja seguro. A prefeitura do Rio e o governo estadual têm 49 espaços culturais funcionando sem autorização do Corpo de Bombeiros, informa Luiz Felipe Reis. O Teatro Carlos Gomes, o maior sob gestão do município,está em situação irregular desde 2010.0 secretário municipal de Cultura, Sérgio Sá Leitão, afirmou que toda a programação poderá ser suspensa, até a regularização dos equipamentos. O estado se comprometeu a começar vistorias segunda-feira. Ontem, os Bombeiros interditaram as boates 021 e Nuth Club, na Barra.

O Estado de São Paulo "Governo eleva a 25% mistura de etanol na gasolina"

Para reduzir impacto ao …

Mistério!

Onde está o avião?

Sidney Borges
Com base em informações colhidas na Internet foi possível criar uma animação mostrando os pontos de partida e o local do "desaparecimento" do avião RV-7 que decolou de Ubatuba e não chegou ao seu destino: Rio Claro. Pelos dados dos sinais emitidos pelo celular de um dos ocupantes do avião supõe-se que o voo foi interropido na região de Monte Verde.


Twitter

Arte

Imagem
Paul Klee - Red Ballon - 1922

Pitacos do Zé

E por falar em civilidade... (XXX)

José Ronaldo dos Santos
Acho bom o prefeito aproveitar o “abrir do tempo” para um grande empenho em eliminar os buracos. 

Eles estão por todos os lados, porém, no Ipiranguinha, sobretudo na Rua Frei Tarcísio, por onde milhares de pessoas transitam diariamente, a situação nunca foi resolvida. 

Ou seja, no bairro mais populoso do município já passa da hora de ter um tratamento decente, onde não tenhamos mais gastos desnecessários com os veículos. Creio que também já pode ser repensado a questão do modelo de  pavimentação em todo o município. 

Que tal uma consulta popular, onde os setores da sociedade discutam e decidam os rumos mais coerentes para tornar a cidade mais decente?

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A cobiça cega e o Estado surdo

José Neumanne *
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), resultou da associação perversa e criminosa da cobiça cega de um capitalismo de vale-tudo, sem código de conduta nem esteio moral, com um Estado estroina, corrupto, incompetente e incapaz de garantir ordem, paz, segurança pública, a vida e a integridade física de seus cidadãos. Não se trata de um fenômeno exclusivo do subdesenvolvimento endêmico do qual países emergentes como o nosso parecem nunca sair, principalmente no que concerne ao espírito e às mentalidades. O mundo inteiro foi assaltado pela brutalidade da busca incessante da fortuna fácil e do desprezo ao trabalho e à conduta moral que deveria reger a vida em sociedade neste século 21, depois da visita à Lua e do telefone portátil, que conecta seu usuário com as notícias do dia, as cotações do mercado de capitais e as manifestações mais escabrosas da miséria humana. Incêndios em boates são comuns e ocorrem em ambientes fechados e abarro…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 30 / 01 / 2013

O Globo
"Omissão de prefeitura e bombeiros é investigada"

Polícia Civil aponta falhas na fiscalização e Ministério Público abre inquérito

O Ministério Público do Rio Grande do Sul abriu inquérito para apurar se houve falhas e omissões da prefeitura de Santa Maria e do Corpo de Bombeiros na fiscalização da boate Kiss, onde ocorreu, na madrugada de domingo, o incêndio que já matou 235 jovens. O delegado Marcelo Arigony disse que a boate apresentava uma série de irregularidades e não poderia estar funcionando. Ele enumerou problemas que deveriam ter impedido o funcionamento da boate, entre eles superlotação frequente e saída de emergência insuficiente: "Qualquer criança vê que essa casa não poderia estar funcionando." Segundo o policial, a fiscalização sobre o empreendimento foi ineficiente e colaborou para a ocorrência da tragédia. A polícia já descobriu que a banda usou fogos de artifício proibidos para ambientes fechados, que custavam R$ 2,…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O horror de Santa Maria

O Estado de S.Paulo
A maior catástrofe já ocorrida numa casa de espetáculos no Brasil foi o incêndio criminoso que matou 503 pessoas em um circo de Niterói, em dezembro de 1961. A segunda maior - o fogo que irrompeu na madrugada de domingo na boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul - deixou pelo menos 233 mortos e uma centena de feridos. Queimaduras e sequelas em sobreviventes, como a chamada "pneumonia química", resultado da inalação de fumaça, poderão elevar o número de vítimas. Ninguém premeditou a nova tragédia. Mas a intenção de matar foi só o que faltou na receita que a tornou inevitável. Cerca de mil jovens se divertiam ao som da banda gaúcha Gurizada Fandangueira, superlotando um ambiente em que só havia uma porta de entrada e saída com não mais de 4 metros de largura (decerto para impedir o ingresso de penetras) e nenhuma indicação de como alcançá-la em caso de emergência. Tampouco havia janelas. A noitada se destinava a arrecadar dinheir…