Postagens

Mostrando postagens de Março 27, 2011

Império invadido

Apartamentos de luxo em Manhatan para brasileiros

Lino Rodrigues, de O Globo, no Blog do Noblat
O magnata americano Donald Trump está apostando nos milionários brasileiros para desencalhar as vendas dos apartamentos e coberturas do Trump Soho Condominium, um megaprédio de luxo localizado no coração de Manhattan, em Nova York, e inaugurado em abril de 2010.

Com o mercado americano de imóveis praticamente parado desde o estouro da crise financeira, em 2008, quando o empreendimento foi lançado, Trump recorreu à Piquet Realty, imobiliária especializada na venda de imóveis de alto valor para brasileiros nos Estados Unidos.

Ela é comandada por Cristiano Piquet, sobrinho do tricampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet.

Dublê de piloto e corretor de imóveis, Piquet e sua equipe desembarcam no Brasil no início da semana que vem para vender pelo menos 20 unidades em um evento com convidados VIPs na próxima quinta-feira.

- Todo mundo está de olho no Brasil. E não são só os investidores. Os brasileiros são u…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Mais atenção aos minerais raros

O Estado de S.Paulo - Editorial
Conhecida pela sua agressividade nas exportações, a China surpreendeu ao anunciar, em 2010, uma redução obrigatória de 40% nas suas vendas externas dos chamados metais de terras raras. A intenção de Pequim é atrair investidores para industrializar internamente minerais cuja oferta é escassa no mundo e que são essenciais para fabricar circuitos elétricos e eletrônicos, usados em smartphones, fibras óticas, supercondutores, baterias e para a produção de vidros, lentes especiais, ímãs, etc. Além disso, a China e outros países asiáticos vêm procurando comprar o máximo que conseguirem das jazidas existentes desses minérios, especialmente na África e nas Américas. Em março deste ano, o grupo nipo-coreano formado pela Nippon Steel, JFE e Posco adquiriu por cerca de US$ 1,8 bilhão uma participação de 15% na Cia. Brasileira de Metalurgia e Mineração, que explora nióbio em Araxá (MG). Enquanto isso, o Brasil praticamente ignora suas …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 02 / 04 / 2011

Folha de São Paulo
"Ataque religioso mata 7 da ONU no Afeganistão"

Em protesto contra a queima do Corão por pastor nos EUA, manifestantes atiraram em guardas e funcionários

Ao menos 12 pessoas morreram em um ataque a um prédio da ONU ontem em Mazar-i-Sharif, no Afeganistão. Sete eram funcionários do órgão. Foi a ação mais letal desde 2003, quando 22 morreram em Bagdá, entre elas Sérgio Vieira de Mello. Entre os membros da ONU mortos há quatro nepaleses, um sueco, um romeno e um norueguês. O ataque aconteceu durante um protesto contra a queima do Corão pelo pastor de uma pequena igreja da Flórida (EUA), no dia 20.

O Estado de São Paulo
"Governo intensifica leilão de alimentos para conter preços"

Oferta, que antes era feita para garantir preço mínimo ao produtor, agora atua contra pressão inflacionária

Com a disparada internacional das commodities, o governo intensificou neste ano a realização de leilões de alimentos para conter os preços - antes, entr…

Ubatubenses (d'après Joyce em Dublinenses)

Imagem
x
Há cruzes! Há Santa Casa! Há Santa Cruz de Ubatuba!
José Ronaldo dos Santos Dias horríveis estes. A minha companheira está doente. Todos os sintomas levam a crer que, pela segunda vez, ela contraiu dengue. Daí o motivo que, em todas as oportunidades cobro das pessoas, principalmente dos meus alunos e das autoridades que se sustentam com nossos impostos, que não cessem de fazer a sua parte.
Eu faço a minha parte! E continuo não aceitando o que para alguns é normal (carros abandonados na mata ciliar e em terrenos baldios, sucatas a céu aberto, lixos por todo lugar, áreas públicas parecendo “terra de ninguém” etc.).
Na lista para perícia médica municipal são muitos os causos. O principal foco está no centro da cidade, onde, teoricamente, moram os mais próximos de recursos e de informações.
Hoje, 31 de março, na Santa Casa, muitos apresentavam os mesmos sintomas da minha esposa. Outro tanto estava com conjuntivite. Ainda bem que, há muito tempo, a Irmandade do Senhor dos Passos pensou na Sant…
Imagem

Coluna do Mirisola

A senzala e a revolução de Zuckerberg

“Para Mark Zuckerberg & Associados, eu não só escrevo, como 'compartilho', 'curto' e me solidarizo com amigos, que igualmente engrossam o caldo e a conta do nerd dos infernos”

Marcelo Mirisola
Quando me dei conta, já era tarde. Havia sido tragado pelo Facebook. Tudo o que pensava já vinha empacotado e embalado no formato Zuckerberg & Associados. E o mais grave, o que eu não pensava também.

Quem é que não quer publicar e ter retorno imediato? Mesmo com 11 livros na praça, eu continuo querendo. Trata-se de uma questão de honra pra qualquer vaidoso que se preza, ainda mais prum cara como eu; carente, talentoso e verborrágico, vindo lá dos idos da Sessão Coruja. Desde o primeiro original até Maria Rita Kehl fazer a ponte com a editora Estação Liberdade, foram oito longos anos sendo recusado por editoras, e praticamente incomunicável.

Bom demais publicar no facebook. Sem falar na quantidade de amigos e na possibilidade erótica que ve…

Caneta da felicidade...

Imagem
Eta canetão! Só põe a mão quem ganha eleição...

Coluna do Celsinho

Papo com Tato

Celso de Almeida Jr.
Há uma semana, tomei um café com o Tato, do Partido Trabalhista Brasileiro.

Comi um quindim.

É o amarelo que me persegue.

Não bastasse ser a cor da escola, caracteriza o doce preferido.

Percebo a generosidade do Tato.

Extremamente respeitoso, procura, com todo zelo, reintegrar-me ao PTB.

Quando estive filiado, na década de 80, estava sob o comando do querido Joanilson Serpa que, literalmente, carregava o partido no porta malas de seu carro...

Joanilson fortaleceu a legenda lançando a candidatura de Nadim Kayat a prefeito e elegendo três vereadores em 1988: Maria do Carmo, Douglas Incao e Othon Carneiro.

Hoje, Tato além de comandar democraticamente o diretório municipal - cuja bem organizada sede simboliza uma homenagem a todos que contribuiram na trajetória da legenda - tem a tarefa de fortalecer o PTB em nossa região.

Tato e sua equipe deram ao partido uma extraordinária visibilidade, o que garante disputar o comando da prefeitura e cadeiras da câmara municipa…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Nuclear em novo momento

Fernando Gabeira - O Estado de S.Paulo
O terremoto no Japão estremeceu a indústria de energia nuclear. Ele aconteceu quando a confiança nessa matriz estava em alta. Governos influentes, como o de Barack Obama, anunciaram planos de expansão do nuclear. O momento era bom no plano das ideias. Autor de Gaia, um famoso livro sobre meio ambiente, James Lovelock defendeu as usinas nucleares, considerando os perigos do aquecimento global e as circunstâncias europeias.

O impacto da posição de Lovelock foi muito grande, entusiasmando políticos e lobistas a iniciarem uma nova ofensiva. Além de todas as suas vantagens, a energia nuclear era considerada uma saída inteligente para atenuar os males do aquecimento.

A tendência geral alterou-se, no momento. Pesquisas nos EUA revelaram que o apoio ao nuclear caiu de 56% para 47%. E na Alemanha, onde é forte a oposição popular às usinas nucleares, os verdes derrotaram a Democracia Cristã em Baden-Württemberg. A Alemanha é o berço do …
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 01 / 04 / 2011

Folha de São Paulo
"Pela 2ª vez, leilão para trem-bala deve ser adiado"

Governo considera que é necessária mais tempo para atrair novas concorrentes em licitação de R$ 33,1 bi

O governo federal já admite informalmente adiar por 90 dias o leilão do trem-bala, marcado para o próximo dia 11. Será o segundo adiamento da licitação. Na semana que vem, a presidente Dilma Rousseff se reúne com técnicos do governo para acertar detalhes e a nova data.

O Estado de São Paulo
"Governo quer taxar minério para fazer Vale investir em ação"

Pressão para que empresa atue em siderurgia vem desde o governo Lula; setores envolvidos criticam ideia

O Planalto determinou à Fazenda que estude uma forma de taxar fortemente a exportação de minério de ferro e desonerar a do aço. A ideia é reduzir a venda de minério e elevar a de produtos siderúrgicos no exterior. O objetivo é forçar a Vale a investir mais em produtos de maior valor. A ideia foi criticada por representantes…

Teste de memória

Imagem
Quem são eles? Acerte e ganhe 13 jujubas coloridas.

Coluna da doutora Luiza Eluf

Não há democracia com burca

Luiza Nagib Eluf
Assistimos à derrubada da ditadura egípcia e aos movimentos revolucionários na Líbia, Iêmem, Bahreim e outros países do oriente, onde as populações clamam por democracia e o restante do mundo assiste ao desenrolar dos fatos formulando as mais variadas análises.

Deposto Hosni Mubarak, uma junta militar promete conduzir o Egito às eleições. As liberdades democráticas são a principal reivindicação do mundo árabe. Antes de qualquer análise, porém, é preciso lembrar que estamos falando de uma região que concentra maioria esmagadora de seguidores do islâmismo. Nesse contexto, é impossível prever qual a influência dos cânones religiosos na reestruturação que está por vir. Embora muitos argumentem que alguns dos países em processo de transformação têm tradição de Estado laico, como o Egito, as imagens internacionais evidenciam a forte presença religiosa entre os sublevados, fazendo crer que o potencial de crescimento da Irmandade Muçulmana não deve se…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O arrefecimento do MST

O Estado de S.Paulo - Editorial
Criado para lutar pela reforma agrária em nome da sobrevivência da população marginalizada do campo, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - que depois se transformou em uma organização clandestina voltada para a subversão da ordem democrática e a destruição do capitalismo - está preocupado hoje em sobreviver ele próprio. Seu maior desafio é o rápido esvaziamento de seus acampamentos em todo o País. Sem abandonar a tentativa de mobilização dos sem-terra e o uso dos acampamentos como instrumento de pressão para obrigar o governo a fazer novos assentamentos - um novo "abril vermelho" já foi anunciado -, a direção do movimento pretende mudar o foco prioritário de sua atuação, como deixou claro, em depoimento ao Estado (27/3), um dos membros da coordenação nacional, Gilmar Mauro: "A reforma agrária precisa de fato ser ressignificada (sic), com um debate político amplo que envolva toda a sociedade. Se contin…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 31 / 03 / 2011

Folha de São Paulo
"CIA ajuda rebelde líbio após ordem de Obama"

EUA não confirmam nem negam; Gaddafi retoma terreno de rebeldes

Os EUA autorizaram missões secretas na Líbia para ajudar rebeldes contra o ditador Muammar Gaddafi. O serviço secrete britânico MI6 também está envolvido. As informações foram divulgadas pelo jornal "The New York Times" e pela agência Reuters. A Casa Branca e a CIA (agência de inteligência dos EUA) não se manifestaram.

O Estado de São Paulo
"Obama assina ordem secreta e CIA já ajuda insurgentes na Líbia"

Kadafi retoma cidades em poder de rebeldes; chanceler líbio deserta em Londres

A CIA iniciou operação clandestina na Líbia para auxiliar os rebeldes que lutam contra o ditador Muamar Kadafi, revelou o jornal The New York Times, citando funcionários do governo americano. A ação, segundo a agência Reuters, é resultado de ordem assinada pelo presidente Barack Obama para dar apoio secreto dos EUA aos insurgentes…

Elite branca de olhos azuis - Origem

Imagem
Imigrantes italianos em São Paulo - Clique para ampliar

Poder

"As vantagens de ser megalômano! E faltam os da América latina!

David Brooks - The New York Times/La Nacion, 27
O que buscam os megalômanos, como Kadafi, é controlar até o ultimo neurônio a mente de seus súditos e controlar todos e cada um dos aspectos de sua vida. Ocupam-se de destruir toda autoridade externa e a sociedade civil. Personalizam as instituições, para que, por exemplo, o exército exista para servir-se a si mesmo e não a nação. Não os acossa nenhuma dúvida, nem lhes preocupa a boa ou má opinião dos demais, pois já se sentem possuidores da verdade absoluta. Só os move seu desejo de cumprir sua "missão histórica mundial". A ideia de retirar-se pacificamente a algum local de verão não os motiva.

Tinha razão Jeane Kirkpatrick, quando alguns anos atrás fez a distinção entre ditaduras autoritárias e totalitárias: estas últimas são ao mesmo tempo mais nocivas e mais difíceis de desarticular. O descontrolado narcisismo de Kadafi parece ser a chave de sua sobrevivência…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A antecipação da alfabetização

O Estado de S.Paulo - Editorial
Em resposta a uma consulta encaminhada por duas escolas particulares de São Paulo - os colégios Albert Sabin e Guilherme Dumont Villares -, por uma diretora de ensino da capital e por um grupo de pais de alunos na faixa etária entre 3 e 5 anos de idade, a Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação (CEE)proibiu matrículas de crianças na educação fundamental antes que elas completem a idade mínima exigida para esse ciclo do ensino.

As escolas somente poderão matricular no ensino fundamental alunos com 6 anos, já completados ou a completar até o dia 30 de junho. A orientação do órgão é para que os alunos frequentem a segunda fase da pré-escola com 5 anos de idade e a primeira fase da pré-escola com 4 anos - também completados até a data-limite de 30 de junho. Com isso, as crianças nascidas no segundo semestre terão de ser atendidas pelos estágios anteriores do sistema educacional - ou seja, as creches.

A fixação d…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 30 / 03 / 2011

Folha de São Paulo
"Crédito cresce, apesar de medidas do governo"

Expansão chega a 21% em 12 meses; BC quer baixar nível para 13% ao ano

Apesar das medidas tomadas pelo governo federal desde o fim do ano passado - como o aumento da taxa de juros e restrições no financiamento de veículos -, o crédito no país cresceu 21% nos 12 meses encerrados em fevereiro, segundo dados do Banco Central. Ao favorecer o consumo, essa expansão preocupa, pois contribui para alimentar a inflação. O governo espera que a decisão de taxar em 6% empréstimos com prazo inferior a um ano tomados fora do país ajude a limitar o avanço do crédito a apenas 13% neste ano.

O Estado de São Paulo
"Coalizão articula dar armas aos rebeldes contra Kadafi"

Objetivo declarado é derrubar o ditador; para Washington, a medida não extrapolaria resolução da ONU

Chanceleres de mais de 40 países, reunidos ontem, em Londres, discutiram formas de armar os rebeldes líbios para que eles possam …

Vida moderna

Imagem
Trem superlotado. Japão, 1950.

Pensata

Dengue

Sidney Borges
Não há dia em que não saia na mídia alguma notícia (ruim, ou se alguém preferir, péssima) sobre a dengue. Não bastassem as formas virais 1, 2 e 3, que tanto mal tem causado, reaparece o vírus tipo 4 que não dava as caras há 28 anos. Em Ubatuba a brava equipe que cuida da prevenção tem trabalhado duro. Digo isso por que a minha casa foi visitada 4 vezes. Não me incomodam as visitas, quando posso ofereço café e biscoitos, evitar a proliferação do mosquito é um trabalho da maior importância.

Mas é apenas um paliativo. Acabar com o Aedes aegypti é difícil, para não dizer impossivel e é natural imaginar que quando cessar o ruído em torno da epidemia as medidas preventivas serão abrandadas e os mínusculos vetores voltarão a ocupar seu lugar na cadeia alimentar.

A existência da dengue em pleno século XXI é motivo de vergonha. A vacina é a única forma de exterminar o mal, mas para que seja criada é preciso dinheiro. Temo que não haja interesse em resolver o problema. Será que…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Dilma, a Vale e a sombra de Lula

O Estado de S.Paulo - Editorial
O governo venceu, depois de quase dois anos e meio de campanha contra o presidente da Vale, maior empresa privada do Brasil, segunda maior mineradora do mundo e líder mundial na extração de minério de ferro. Roger Agnelli deixará o posto, afinal, porque o Bradesco desistiu de enfrentar a pressão do Palácio do Planalto. Sem a rendição do banco, o governo federal não teria os votos necessários para forçar a mudança na cúpula da empresa. O acordo foi concluído em reunião do ministro da Fazenda, Guido Mantega, com o presidente do conselho de administração do Bradesco, Lázaro Brandão, na sexta-feira. O resultado já era dado como certo por fontes do governo e, portanto, não surpreendeu. Mas a disputa em torno da presidência da mineradora foi muito mais que um embate entre dois grandes acionistas. Este é o ponto mais importante, não só para os diretamente envolvidos nesse confronto, mas, principalmente, para o País.

Se houve algo …
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 29 / 03 / 2011

Folha de São Paulo
"Coalizão amplia ofensiva e discute Líbia pós-Gaddafi"

Sob o pretexto de defender civis, aliança ataca cidade natal do ditador, considerada estratégica para conquistar capital

Os países que lideram a ação militar na Líbia começaram a debater pianos para depois da eventual saída do ditador Muammar Gaddafi. Na TV, Barack Obama (EUA) defendeu a transição, embora tenha negado que essa seja a meta das operações da aliança militar Otan.

O Estado de São Paulo
"Juízes federais marcam greve por reajuste de 14,79%"

Teto de R$ 30,6 mil teria efeito para toda a categoria; para magistrados, aumento não tem de passar pelo Congresso

Juízes federais marcaram uma paralisação nacional para o dia 27 de abril, para forçar a aprovação de um reajuste de 14,79% para os magistrados que, afirmam, tem base na Constituição. Paralelamente, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo que o tri…

Ramalhete de "causos"

Imagem
Zé Bráz e o fim do mundo
José Ronaldo dos Santos No ano de 2005, recordando-me de algumas histórias contadas por dona Francisca “Santa”, da praia do Perequê-mirim, senti vontade de escutá-las novamente. Telefonei para a sua filha Nilsea e marcamos um encontro. Foi um dia maravilhoso! Saí encharcado pelo banho de cultura que as duas esbanjaram!
Apresento, hoje, de forma resumida, a façanha do Zé Bráz. Desta família tradicional do lugar eu somente conheci o João Bráz. Os seus descendentes são poucos, e, por enquanto, não mostram interesse pela memória interessante de seus antepassados. Eis o causo:

“Há cem anos, mais ou menos, na praia do Perequê-mirim, morava um solteirão por nome de Zé Bráz. Muitos diziam que ele era meio tonto, desequilibrado, mas não é isso que se conclui depois de analisar os seus muitos feitos. É o contrário! Ele era muito astucioso, capaz de elaborar os melhores planos com a intenção de pregar boas peças nas pessoas. Era um verdadeiro maroto!”.

A história do fim do mu…

Geral

Imagem
O complexo nuclear em Angra dos Reis - Foto: / Gabriel de Paiva-O Globo
Angra planeja obras para ter plano de fuga pelo mar
Do Blog do Noblat Além de anunciar a contratação de uma consultoria externa para reavaliar a segurança das encostas no entorno de Angra 1 e 2 , que já passam por um monitoramento constante, a direção da Eletronuclear, que opera as usinas, já tem em mãos um estudo para a construção de dois píeres nas imediações da central, visando a reforçar o plano de retirada dos moradores da cidade, em caso de acidente ou outro evento não esperado.

Um cais seria instalado na Baía da Ribeira, do lado direito das usinas, do ponto de vista do mar, e o outro na Praia Brava, do lado esquerdo, onde ficam as residências dos funcionários, revela reportagem de Leonardo Cazes, publicada pelo GLOBO nesta segunda-feira.

Apesar de não ser responsabilidade da empresa, criar uma alternativa de retirada das pessoas por mar é especialmente importante no caso de um deslizamento na Rio-Santos. Nos ú…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Dinheiro sujo

O Estado de S.Paulo - Editorial
Liderados por assessores do Ministério da Justiça, técnicos de 60 entidades dos Três Poderes divulgaram uma nota de protesto contra o Projeto de Lei n.º 354/09, de autoria do senador Delcídio Amaral, que incentiva o repatriamento de bens e valores mantidos no exterior por pessoas físicas e jurídicas e não declarados à Receita Federal. Além dos incentivos fiscais, o projeto - que foi apresentado após a eclosão da crise financeira - concede anistia para quem remeteu dinheiro ilegalmente para fora do País, inclusive recursos provindos de sonegação, corrupção, lavagem de dinheiro, narcotráfico e delitos financeiros.

Pelo projeto, que já passou pelas comissões técnicas, os contribuintes poderão repatriar esses bens e recursos e regularizar sua situação fiscal desde que paguem um imposto de 5% em cota única - ou de 10%, se for parcelado - sobre o valor repatriado. Emenda apresentada pelo relator na Comissão de Constituição e Justiça, senador Gariba…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 28 / 03 / 2011

Folha de São Paulo
"Rebeldes vão rumo a bastião de Gaddafi"

Cidades petrolíferas foram retomadas; Otan assume comando de ação militar

Apoiados pelos ataques aéreos internacionais, rebeldes líbios tomaram as principais cidades petrolíferas do país e avançavam rumo a Sirte, cidade natal do ditador Muanunar Gaddafi, relata Samy Adghirni. A batalha pelo controle de Sirte será o principal teste até agora para os rebeldes, que eram esmagados pelas forças de Gaddafi até o começo dos bombardeios aliados, no último dia 19.

O Estado de São Paulo
"Rebeldes avançam rumo à cidade de Kadafi"

Bombardeios da coalizão internacional abrem caminho e insurgentes retomam campos petrolíferos na Líbia

Rebeldes líbios retomaram ontem os complexos petrolíferos de Brega e Ras Lanuf, avançaram 270 km para o oeste e recuperaram o território ocupado antes da ofensiva das tropas do ditador Muamar Kadafi. Segundo o enviado especial Lourival Sant'anna, o recuo das forças…

Geral

Imagem
Em frente ao complexo nuclear de Angra dos Reis, RJ - Foto:  / Reuters
Central nuclear de Angra vai rever segurança de encostas
Do Blog do Noblat A tragédia na Região Serrana, em que as montanhas escorreram matando quase mil pessoas, tem tanto a ensinar para a melhoria da segurança das usinas atômicas de Angra dos Reis quanto a crise nuclear em Fukushima, no Japão.
É que o inimaginável - que, no caso japonês, foi um poderoso terremoto, seguido de uma gigantesca tsunami - também pode ocorrer por aqui, revela reportagem de Carla Rocha e Paulo Motta, publicada pelo Globo neste domingo.
De intensidade jamais vista, as chuvas de janeiro mostraram que, no Rio, o risco vem dos deslizamentos. A Eletronuclear, empresa responsável por Angra 1 e 2 e pelas obras de Angra 3, já criou uma comissão para estudar o assunto, e uma consultoria externa será contratada para reavaliar a segurança das encostas no entorno da central.
- Nós estamos sempre monitorando e reavaliando cada trecho de encosta. Às vezes, …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Novos acordos aéreos

O Estado de S.Paulo - Editorial
Com a assinatura do acordo com os Estados Unidos para a liberalização do transporte aéreo de passageiros e cargas entre os dois países e a conclusão das negociações para o estabelecimento de um acordo semelhante com a União Europeia (UE), que deverá ser assinado em junho, o Brasil adquire condições para ampliar mais rapidamente o número de voos internacionais que servem o País. Desses acordos deverão resultar mais opções para os passageiros e maior competição no setor, o que poderá levar a uma redução de tarifas.

O acordo com os Estados Unidos prevê a criação de rotas diretas entre diversas capitais brasileiras - com a redução da concentração dos voos em São Paulo - e diferentes destinos na América do Norte, maior oferta de assentos, horários mais flexíveis e mais comodidade para os passageiros.

O acordo aéreo com os EUA será implementado gradualmente, até alcançar o estágio de "céus abertos", quando não haverá mais limites pa…