Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 5, 2010

Pancho...

Imagem
José Doroteo Arango Arámbula (5 Junho 1878 – 20 Julho 1923), conhecido como Francisco Villa ou pelo nome de guerra, Pancho Villa. Famoso em todo o mundo é o mais conhecido general da Revolução Mexicana. Ou talvez o mais folclórico.

Coluna do Mirisola

O exorcista

Ninguém sabe, mas além de grande escritor, Reinaldo Moraes é exorcista. Talvez nem ele saiba. Vai saber agora

Marcelo Mirisola*
Faz uns dois meses. O jornalista Álvaro Costa e Silva, o Marechal, me pediu um depoimento sobre Reinaldo Moraes, nosso amigo comum. Era prum jornal de São Paulo. Claro que sim, em se tratando do Reinaldo, fiz questão de caprichar. O tempo passava e a matéria não saía, e eu já havia esquecido do pedido do Marechal. Até que nesse domingo (5/12) deram a capa da Ilustríssima pro Reinaldão, curiosamente depois de o autor de Pornopopéia ter perdido o Prêmio São Paulo, o Jabuti e o Portugal Telecom, algo em torno de 330 mil reais. Parece que esse povo é sádico, sei lá. De qualquer forma, desconsiderando as tolices que Ruy Castro falou sobre Bukowski, a Folha de São Paulo acertou na homenagem. Reinaldão merece.

Chato é que Costa e Silva, o marechal da Help, não aproveitou meu depoimento. Então vou dar uma wikilicada e expor os arquivos secretos dele.

Aqui vai:

Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Liberdade de imprensa, porém...

AE - AE
A história da obstinação de setores do atual governo pela concretização de um novo marco regulatório das comunicações eletrônicas que permita algum tipo de "controle social" de conteúdos viveu mais um capítulo esta semana. O jornal Folha de S.Paulo teve acesso ao anteprojeto do governo de uma tal Lei Geral da Comunicação Social, destinada a regular o funcionamento do setor por meio da criação de um novo órgão, a Agência Nacional de Comunicação (ANC), que substituiria a Agência Nacional do Cinema. Caberia a essa nova agência, entre outras atribuições, regular o conteúdo veiculado pelas emissoras de rádio e televisão. A notícia provocou reação negativa tanto na área política quanto na empresarial. Com a mesma presteza, o principal responsável pela elaboração do projeto, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Franklin Martins, tentou minimizar a importância da notícia, alegando que existem várias versões de anteproje…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 11 / 12 / 2010

Folha de São Paulo
"Petrobras faz oferta para ser líder em etanol"

Estatal pretende comprar 40% da empresa de álcool do grupo Odebrecht em negócio estimado em R$ 3 bilhões

Num negócio avaliado em cerca de R$ 3 bilhões, a Petrobras fez oferta de compra de 40% da ETH, empresa da Odebrecht no segmento de álcool combustível. Em concorrência com petroleiras internacionais, a estatal visa a liderança do mercado brasileiro de etanol. Com o dinheiro da Petrobras, a vice-líder ETH pode se tornar nos próximos anos a maior produtora global de álcool - posição que atualmente pertence a Cosan, empresa que conta com a participação da anglo-holandesa Shell. A inglesa BP e outro concorrente de peso. Petrobras e Odebrecht não comentaram o negócio. Essa não é a primeira sociedade da estatal com a empreiteira. Juntas, formaram uma gigante na área petroquímica, tem parceria em fábrica de plástico verde e participam de projeto de mega-alcoolduto.

O Estado de São Paulo
"Farr…

Humanos

Imagem
Clique para ampliar
Panorama privilegiado
Sidney Borges Da janela da Estação Espacial Internacional (ISS), cerca de 350 quilômetros acima do solo, é possível contemplar a curva do horizonte terrestre. Dentro do círculo vermelho vemos uma linha em azul claro, quase branca e, sobre ela, uma linha mais larga em azul escuro que aos poucos vai escurecendo até ficar negra como o firmamento.
É a atmosfera terrestre, colada ao planeta por conta da gravidade. É nela que vivemos e respiramos. Somos filhos do Sol e afilhados do oxigênio. A vida humana é precária, existimos em uma ilha de exceção cujas condições de pressão e temperatura são raras no Universo. Ou melhor, afirmar isso é temerário, é melhor dizer que as condições terrestres são raras no Universo que conhecemos.
Quem sabe existam zilhões de planetas parecidos com o nosso.
A atmosfera tem papel da maior importância na existência de água na forma líquida. Sem a pressão exercida pela massa de ar que cobre a Terra a água evaporaria. E nossos c…

30 anos...

Imagem
John Winston Ono Lennon.

Coluna do Celsinho

Exclusão

Celso de Almeida Jr.
Finais de tarde.

Patrícia, esposa querida, relatava o dia de professora da classe especial, na escola Tancredo.

Ela, a Claudia e outros dedicados profissionais contribuíram para o avanço de alunos com deficiências diversas e complexas.

Grande entusiasmo ao contar da tarde na Escola Zecão de Surf, na Itamambuca.

Zecão e equipe dispensam comentários. A qualidade do trabalho que realizam merece os maiores aplausos. Visite: www.zecao.com.br

Pois é...

Ouvi-la descrever a emoção daquele instante, quando muitos alunos tiveram o primeiro contato com o surf, comoveu.

Mas, emoção maior vivenciei no último encontro da garotada, no auditório do Tancredo, na segunda-feira passada, que simbolizou o fechamento da classe especial.

Patrícia, Claudia e equipe voltarão para as salas normais.

Neste encontro emocionante, alunos, professores, pais, funcionários, direção, voluntários e convidados assistiram apresentações de dança e canto, além da exposição de trabalhos, depoimentos e, cla…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O acordo aéreo com os EUA

O Estado de S.Paulo - Editorial
Criação de rotas diretas entre diversas capitais brasileiras e diferentes destinos nos Estados Unidos, com a redução da concentração em São Paulo, maior oferta de assentos nos voos entre os dois países e horários mais flexíveis devem resultar em maior comodidade para o passageiro e tarifas mais baixas. Estas são as consequências esperadas do acordo cujos termos os governos do Brasil e dos Estados Unidos acabam de acertar para liberar gradualmente o transporte aéreo de cargas e de passageiros, até se alcançar o regime de "céus abertos", em outubro de 2015, quando não haverá mais limite para o número de voos e de cidades atendidas nos dois países.

Trata-se de uma grande mudança em relação ao regime ainda predominante no Brasil e em grande número de países, baseado em acordos bilaterais que estabelecem regras rígidas para as frequências, as rotas, os aeroportos em que as companhias estrangeiras são autorizadas a operar e, e…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 10 / 12 / 2010

Folha de São Paulo
"País reduz ritmo, mas crescimento deve ser de 7,5%"

Economia avança só 0,5% no 3° trimestre; desempenho, porém, não compromete previsão do governo para 2010.

A economia brasileira cresceu 0,5% de julho a setembro na comparação com o trimestre anterior. A alta equivale a um quarto da média dos quatro últimos trimestres (2,2%). Apesar da desaceleração, o PIB (Produto Interno Bruto) deve fechar 2010 com alta de 7,5%. A taxa projetada pelo governo deve ser garantida pela explosão das importações (alta de 40,9% em 12 meses) que atendeu a forte demanda interna, contribuindo também para conter a inflação. A médio prazo, porém, esse aumento ameaça deteriorar as contas externas. Queda da indústria e consumo forte alertam para a necessidade de controlar os preços, mas investimentos, que indicam uma produção maior no futuro, estão perto do nível pré-crise.

O Estado de São Paulo
"PIB esfria no trimestre, mas garante alta anual de até 8%&quo…
Imagem

Polêmica

WikiLeaks e a encruzilhada do jornalismo

Marcos Guterman (original aqui)
Muitos excelentes jornalistas saíram em defesa de Julian Assange e seu WikiLeaks no episódio do vazamento de documentos diplomáticos americanos. Para eles, a prisão de Assange é “política”, como brada um ainda incipiente movimento brasileiro de protesto. O argumento é simples: o direito à informação é superior a qualquer outra consideração moral ou ética.

“A prisão de Julian Assange é um teste claro, voltaireano: não precisamos concordar com nada do que ele diz para aceitar que tem o direito de fazê-lo”, escreveu Paulo Moreira Leite em seu blog.

“Não há autismo intelectual que impeça o mais medíocre dos jornalistas de perceber a ardilosa campanha organizada contra a WikiLeaks”, argumentou Diego Escosteguy em seu Twitter. “Para aqueles que, como eu, subordinam seu trabalho ao princípio democrático da liberdade de expressão, é imperativo expressar indignação.”

São discursos fortes, obviamente respaldados na ideia, absol…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Situação alarmante

O Estado de S.Paulo - Editorial
Embora pareça uma platitude, o ministro da Educação, Fernando Haddad, não deixa de ter razão quando diz que o desempenho dos estudantes brasileiros em avaliações internacionais deve ser visto em "perspectiva histórica". De fato, ao longo do século 20, enquanto um número cada vez maior de países investia pesadamente em educação, "o Brasil custou a despertar para o assunto", recorda o ministro. O problema é que o País não só acordou tarde - o pleno acesso ao ensino fundamental foi obtido apenas na segunda metade da década passada -, como ainda não acordou de todo, se a condição de vigília for medida pela qualidade da educação.

Esta continua longe do mínimo satisfatório, assim como os índices de evasão escolar e o porcentual de estudantes em séries aquém de sua idade. É verdade que os números já foram piores, mas isso não pode servir de consolo. Sem querer negar os progressos alcançados, o patamar em que se encontra o en…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 09 / 12 / 2010

Folha de São Paulo
"Lula entrou e vai sair com o maior juro real do mundo"

BC mantém Selic em 10,75%; mesmo com cortes, país continua no topo do ranking de taxas básicas

Na última reunião sob o comando de Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu manter a taxa básica de juros em 10,75% ao ano. Com isso, apesar dos cortes feitos na Selic ao longo de oito anos, o presidente Lula terminará o governo deixando o Brasil com os maiores juros reais (descontada a inflação) do mundo. No início da gestão do petista, em 2003, o país já ocupava o topo desse ranking. O nível dos juros reais no Brasil ante os de outros países contribui para atrair mais dólares e derrubar a cotação da moeda americana, cuja desvalorização o governo procura conter. A presidente eleita, Dilma Rousseff, já manifestou o desejo de reduzir os juros. As previsões para 2011, porém, são de aumento, para tentar conter a inflação. O futuro p…

Pearl Harbor - Dezembro 7, 1941

Imagem

Ramalhete de "causos"

O paradigma de dona Tina

José Ronaldo dos Santos
A escola, quando eu era bem criança, atraía, mas também assustava pelo motivo que pegava algo valioso para qualquer criança: o tempo de brincar. Assim, manter a regularidade da vida escolar era um sacrifício. Por isso que, no primeiro ano escolar, eu faltava em qualquer oportunidade que se mostrava mais prazerosa. Um exemplo? Época de goiaba madura. Outro? Tempo de ninhada dos passarinhos. Tinha ainda as puxadas de rede, as marés vazias para mariscar, a queimada para novo roçado, os preparativos para as festas na capela etc. Em muitas ocasiões aconteceu de conseguir me segurar até o momento do recreio, quando a criançada partilhava banana, beiju, farinha e peixe frito ou assado; depois ganhava os caminhos entre bananais e capim melado. Uma dessas ocasiões foi para assistir o meu tio fazendo um piso cerâmico. Que lindo! Para encurtar: nesse dilema eu descobri as letras, os números, os conceitos de uma época que mais tarde também foram cham…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Obstáculos ao pré-sal

O Estado de S.Paulo - Editorial
É muito tardia - pois surge só no apagar das luzes do governo Lula, quando o uso do tom eminentemente político na discussão do tema não tem mais a utilidade que teve ao longo da campanha eleitoral - a advertência do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, de que a exploração do petróleo da camada de pré-sal exige cautela. Mas ela é pertinente. Toda a cadeia produtiva do setor petrolífero trabalha no limite da sua capacidade e, se o governo decidir acelerar os projetos do pré-sal, a indústria nacional não terá condições de atender à demanda adicional, o que exigirá importações em grandes volumes e valores, intensificando o risco de desindustrialização do País, disse ele ao jornal Valor.

A advertência de Gabrielli é a primeira demonstração clara de que, passada a obsessão eleitoral que contaminou a administração petista, a diretoria da Petrobrás começa a recolocar os pés no chão.

Tendo o Congresso aprovado os projetos que definem…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 08 / 12 / 2010

Folha de São Paulo
"Fundador do WikiLeaks é preso e teme a extradição"

Justiça do Reino Unido negou pedido de liberdade para Julian Assange

O criador do site WikiLeaks, Julian Assange, se apresentou à Justiça inglesa, foi ouvido por juiz e saiu da corte para a prisão, onde ficará pelo menos até terça. Procurado pela polícia internacional desde o dia 20, ele tentou obter liberdade, mas teve a petição negada. A prisão atende a um pedido de extradição do australiano emitido pela Suécia. Assange é acusado de estuprar uma mulher em Estocolmo e de obrigar outra a manter relação sexual sem proteção. Ele admite que não usou preservativo, mas nega as outras acusações. Segundo o fundador do WikiLeaks, o Processo terá cunho político e é uma tentativa de intimidação motivada pela divulgação de documentos secretos da diplomacia norte-americana. A promotora sueca nega influência política. Robert Gates, secretário de Defesa dos EUA, classificou a prisão de "bo…

Ubatuba

Imagem
Adote um filhote
Sidney Borges A Prefeitura está fazendo uma campanha de adoção de filhotes. Infelizmente não há pandas entre os bichinhos ofertados, mas há cães e gatos tão bonitos quanto e que necessitam de donos e de carinho.
Adote um animal, trate-o bem e você terá um amigo para sempre.
Para mais informações: www.ubatuba.sp.gov.br
Twitter
Imagem

Vida

Surfando no tempo

Sidney Borges
O tempo da Física não tem paralelo com a concepção que dele fazemos. Para o homem comum o tempo assemelha-se a uma onda que passa. Enquanto estivermos vivos estaremos surfando no limiar dessa onda. Na esquisitice geral do Universo sabemos que o tempo não é uma entidade solitária, ao lado dele está o espaço, na verdade os dois não existem isoladamente, existe o espaço-tempo que é suscetível aos campos gravitacionais. Quanto maior a gravidade (propriedade da massa), maior a distorção do espaço-tempo. No horizonte de eventos de um buraco negro deve cessar o fluxo temporal. tudo permanecendo forever como está. Será?

Ok, estou me alongando em divagações. Esse estado d'alma surgiu em função de eu estar dialogando com Walter Clark há três dias. Nada de sessão espírita, não acredito nisso, estou relendo a biografia dele escrita por Grabriel Priolli, digo, muito bem escrita. Walter foi um homem poderosíssimo, criou e dirigiu a Rede Globo a partir do nada e a t…

Olho vivo

Imagem

Ubatubenses

Arrelá, João de Souza

Neste dia faço questão de lembrar o nosso saudoso João de Souza, filho do velho Rita e da dona Josefa, casado com dona Maria, pai de umas meninas maravilhosas e avô querido por uma modesta netalhada. É uma pena que os seus escritos ainda não estão disponíveis a todos. Eu, que pude conviver bem com ele e todos os seus familiares, nunca me esqueço dos momentos bons que passamos juntos. Não tem como me desapegar desse humilde caiçara tão ligado à vida do Itaguá. Na minha memória estão momentos maravilhosos, de convivência intensa. Ah! Como eu gostaria que os leitores ouvissem uma fita cassete, onde o Júlio e o João são correspondentes dos jogos da copa do Japão. Impressionante a agilidade, a criatividade deste homem que enfrentou a vida como um longo causo caiçara. Para encerrar, torno a fazer a reprodução da poesia que o Domingos compôs no dia da sua morte, há três anos. É dela que saiu o título deste pequeno texto.

O coração levou uns cambotes na vida,
Peitou grileir…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O conserto da herança

O Estado de S.Paulo - Editorial
O governo cortará gastos a partir de 2011 e nenhum Ministério será poupado, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A ideia é preservar os programas sociais e os investimentos mais importantes, mas projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) poderão ser atrasados, acrescentou. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, já havia indicado a conveniência de um aperto nas contas públicas. Ao insistir no assunto, o ministro da Fazenda, convidado para permanecer no posto no próximo governo, dá um sinal positivo. Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende a gastança e anuncia uma herança bendita para a sucessora, os ministros econômicos mostram algum realismo ao falar sobre as contas públicas. Pelo menos admitem alguns pontos essenciais para a adoção de uma política mais saudável nos próximos anos: 1) é possível e necessário conter a despesa federal; e 2) para diminuir a relação entre a dívida pública e o tam…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 07 / 12 / 2010

Folha de São Paulo
"Governo propõe agência para controlar conteúdo"

Em 1ª versão, texto prevê criar órgão com poder de multar emissoras de rádio e TV

O governo federal estuda a criação de um órgão, a ANC (Agência Nacional de Comunicação), para regular o conteúdo de rádios e TVs, relata Andreza Matais. Ele substituiria a Ancine (Agência Nacional do Cinema). A proposta, que será levada à presidente eleita Dilma Rousseff como sugestão, vem de grupo de trabalho comandado pelo ministro Franklin Martins, criado há seis meses para discutir o marco regulatório do setor. A nova agência teria poderes para aplicar multas por programação considerada ofensiva, preconceituosa ou inadequada ao horário. O texto também proíbe que políticos com mandato tenham rádios e TVs. Para o governo, não haverá censura: o conteúdo será analisado após veiculação. O setor, porém, vê brechas para cerceamento.

O Estado de São Paulo
"Orçamento de 2011 repete contratos com entidades …

Coluna do Rui Grilo

Imagem
Concertada no Tamar
“Todo artista tem de ir aonde o povo está” (Milton Nascimento)
Rui Grilo Neste sábado, fiquei extremamente incomodado ao assistir o show do grupo Concertada, ao ver um número tão reduzido de espectadores para um espetáculo com aquela categoria. Subi ao palco e manifestei essa indignação e, de certa forma, minha solidariedade ao grupo.
Por outro lado, se ouve por todos os lugares que Ubatuba não oferece muitas opções de lazer a não ser praia e sol. Parece que a comida do vizinho sempre é melhor. Será verdade ou não enxergamos o que ocorre ao nosso lado?
Logo que cheguei aqui em Ubatuba, constatei alguns problemas: a proibição de músicas nos quiosques e restaurantes, a falta de espaços públicos com infraestrutura adequada e a má utilização dos poucos espaços existentes; a falta de um calendários fixo de eventos, a má divulgação dos eventos programados pelos grupos locais e a falta de apoio do poder público, que usa esse apoio como se fosse favor, reservando os recursos ap…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Afinal, uma boa notícia?

O Estado de S.Paulo - Editorial
A influência do presidente Lula na composição da equipe de governo de sua sucessora - e o que poderá resultar disso a partir de 1.º de janeiro - é visível e, de resto, natural e inevitável, considerando que a candidatura Dilma Rousseff foi criação exclusiva do atual ocupante do Palácio do Planalto e sua eleição resultou da bem-sucedida transferência do enorme prestígio popular do chefe para sua ungida. Num primeiro momento, portanto, a julgar pelos nomes até agora confirmados, o compromisso com a continuidade, ou, em outras palavras, a "cara do Lula", é a característica mais forte do novo quadro ministerial. Só o tempo dirá se e quando Dilma se sentirá à vontade para comandar o "seu" governo.

Já é possível perceber, no entanto, e essa é uma boa notícia, que em pelo menos uma área específica a sucessora, se não está ostensivamente contrariando o seu patrono, mostra-se pelo menos disposta a dar um rumo diferente à…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 06 / 12 / 2010

Folha de São Paulo
"Principais estradas de SP cobram pedágio a mais"

Problema ocorre em 24 postos de cobrança; governo promete rever tarifas

Os motoristas pagam desde julho um valor de pedágio acima do previsto nos contratos de concessão em 24 praças de estradas no Estado de São Paulo. A diferença a mais oscila de R$ 0,05 a R$ 0,10 para carros. O problema, observado em 18% dos postos de cobrança das rodovias estaduais paulistas, se deve à modificação da base para correção da tarifa e do critério para arredondamento, informa Alencar Izidoro. Segundo os cálculos contratuais, a tarifa no sistema Anchieta-Imigrantes deveria ser de R$ 18,40, e não R$ 18,50. Situação parecida ocorre na Bandeirantes, na Anhanguera, na Raposo Tavares e na Castello Branco. Em nota, a Secretaria dos Transportes afirma que a decisão do governo Alberto Goldman "se mostrou benéfica para a grande maioria" e promete, em 2011, revisão das tarifas nos locais com cobrança e…