Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 24, 2010
Imagem

Mágica

Brasil ajudará Chávez a sanar crise energética

da Folha Online
O governo brasileiro deve enviar, na próxima semana, uma equipe técnica para tentar minimizar a grave crise energética na Venezuela, informa o repórter Fabiano Maisonnave, enviado especial da Folha a Caracas.

Segundo reportagem publicada neste sábado no jornal a ajuda foi acertada pelo assessor da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, e do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, durante visita a Caracas.

Garcia disse à Folha que técnicos brasileiros de estatais, como Furnas e Eletrobrás, vão inspecionar a hidrelétrica de Guri, a terceira maior do mundo, que está com reservatório baixo devido à falta de chuvas.

Também está sendo estudada a possibilidade de cortar a energia da Venezuela que é exportada para o Estado de Roraima. Na terça-feira, a cidade de Pacaraima (RR) ficou sem luz.

Chávez nacionalizou o setor de energia em 2007. Analistas dizem que os problemas foram…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

MST nas malhas da lei

Editorial do Estadão
Se o Movimento dos Sem-Terra (MST) viesse sendo considerado pelas autoridades, já há muito tempo, um caso de polícia, dada a sucessão rotineira de crimes praticados em suas operações - que vão desde a depredação de bens e matança de animais em propriedades invadidas, até a destruição de laboratórios de pesquisas necessárias aos avanços da atividade agrícola, sem esquecer o cárcere privado de trabalhadores das fazendas -, com certeza se teria evitado não só a repetição de tais crimes, como a grande insegurança que se instalou entre os produtores do campo, todos sob a permanente ameaça de ver suas propriedades invadidas por bandidos travestidos de militantes de movimentos sociais. De qualquer forma, nunca é tarde para fazer-se cumprir a lei.

Cumprindo 20 mandados de prisão e outros 30 de busca e apreensão, expedidos pelo juiz Mário Ramos dos Santos, da 1ª Vara Criminal de Lençóis Paulista, a Polícia Civil de São Paulo prendeu, na terça-feira, nove…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 30 / 01 / 2010

Folha de São Paulo
"Chávez terá ajuda de Lula contra crise de energia"

Na semana que vem, técnicos irão à Venezuela, diz assessor do Planalto

O Brasil deve enviar na próxima semana missão técnica de alto nível para tentar minimizar a crise energética na Venezuela. A ajuda foi acertada em Caracas, em encontro de Marco Aurélio Garcia, assessor internacional do Planalto, e do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, com Ali Rodríguez, ministro de Energia Elétrica, pasta recém-criada pelo governo Hugo Chávez. Somados às novas medidas contra meios de comunicação, os cortes de energia têm provocado protestos contra o governo Chávez, que resultaram em dois mortos na segunda-feira. Segundo Garcia, serão enviados técnicos brasileiros à hidrelétrica de Guri, a terceira maior do mundo, cujo reservatório está mais baixo devido à falta de Chuvas. O Brasil também vai ajudar a Venezuela na instalação de usinas termelétricas.

O Estado de Sã…

Rápido como um raio

Imagem
Eduardo Cesar atravessa a ponte em meio à multidão.

Inaugurada a Ponte da Ressaca

Sidney Borges com informações da PMU
Sem que os moradores soubessem, ninguém foi avisado, em verdadeira manobra de "blitzkrieg", o prefeito de Ubatuba, sr. Eduardo de Souza Cesar, inaugurou a ponte da Ressaca.

No release enviado pela prefeitura consta o seguinte parágrafo:

O morador do bairro da Ressaca, Valdemir Fernandes Pedroso, afirmou que a ponte vai mudar muito a vida de todos que ali moram. “A construção desta ponte vai mudar pra melhor a vida de todos aqui, é uma obra excelente. Por esta e outras tantas obras que acredito que o Eduardo Cesar seja o melhor prefeito que Ubatuba já teve nos últimos trinta anos”, disse o morador.
Já o capitão da PM de São Paulo, Walter de Oliveira Heitor, freqüentador de Ubatuba desde os anos da década de 1960, discorda.Eduardo Cesar o melhor prefeito? Qual o quê. Zizinho foi muito melhor.Como podem notar os leitores, opiniões há muitas. Coisa da democracia.Twitt…

Final feliz

Imagem
O marinheiro Adam Buczynski segura o cão Báltico. (Foto: AP)

Cão salvo de bloco de gelo à deriva no mar ganha donos e é batizado

Animal resgatado vai se chamar Báltico. Ele deve ser adotado pela tripulação do navio que o resgatou.

Do G1, com AP
O cão resgatado esta semana de um bloco de gelo à deriva no Mar Báltico foi batizado como Báltico nesta sexta-feira (29).

Ele está se sentindo em casa no navio polonês que o resgatou e que está ancorado no porto polonês de Gdynia.
Leia mais

Twitter
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Ora pílulas...

Céticos vão tomar overdose de remédio homeopático para provar sua ineficiência

Grupo marcou protesto para sábado diante de drogarias na Grã-Bretanha. A ingestão coletiva de milhares de pílulas vai ocorrer em 13 cidades.

Do G1, em São Paulo
Centenas de céticos da homeopatia vão encenar uma “overdose em massa” diante de várias unidades de uma rede britânica de drogarias. O ato, marcado para este sábado (30), é para protestar contra a venda pela rede Boots de remédios homeopáticos e denunciar a falta de base científica dos tratamentos. A informação é do jornal “The Guardian”.

No evento, cada manifestante vai ingerir todas as pílulas de vários frascos, para demonstrar que “não passam de pílulas de açúcar”. Entre as organizações que articulam a manifestação está a Merseyside Skeptics Society, entidade sem fins lucrativos dedicada a “desenvolver e apoiar a comunidade cética”.
Leia mais

Twitter

Kandinsky

Imagem
Curva Dominante (1936)

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa (original aqui)
Quando Kandisnky foi obrigado a deixar a Alemanha, em 1933, devido a pressões políticas, o ambiente na Europa era depressivo e de desolação, pois a iminência da guerra era palpável. O que só piorou durante os anos terríveis da II Guerra Mundial. Ele ficou na França até 1944. Em suas últimas obras a paleta de cores é mais suave, a rigidez da geometria apreendida em Bauhaus é suavizada, tem muito das formas usadas pelos surrealistas com quem trava amizade em Paris, tais como Jean Arp e Joan Mirò. Nota-se também a influência das composições extravagantes e fantasiosas de seu velho amigo Klee, em telas cheias de alegria, lúdicas.

Durante seus primeiros anos na França, ele experimentou com pigmentos misturados com areia, uma inovação técnica utilizada por muitos artistas parisienses durante os anos 30, inclusive por Georges Braque. Sempre atento às inovações artísticas e estilísticas de seus contemporâneos, Kandin…
Imagem

Aviação

Crônica de um vôo muito, muito louco

Marcelo Ambrosiono JBlog Slot (original aqui)
Há coisas que acontecem na aviação brasileira que só podem ser contadas em forma de crônica, para que o leitor ria e se divirta em vez de ter um acesso de fúria. Recebi o relato de uma passageira, conhecida minha, a respeito do voo que fez pela Gol de Buenos Aires para Brasília, com escala em Guarulhos. Há tantos absurdos que a gente se pergunta para que serve a Anac...

Eis o relato:

“No dia 27 de dezembro (domingo), nosso voo – Gol 7659 – sairia de Buenos Aires às 13h30 com previsão de chegada em Guarulhos às 17h20. Bem, chegou a hora de decolar e a porta nem fechada estava. O piloto avisou que estávamos esperando cinco passageiros que haviam tido problemas com a imigração. Em seguida, voltou a avisar que só poderíamos decolar às 16h30 por termos perdido um tal de slot (Nota da redação: o slot, que batiza esta coluna, é a autorização concedida pelo controle de tráfego para que a aeronave pouse ou decole. P…
Imagem

Espaço do leitor

Advocacia e Sociedade

Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição (par. Único do artigo 1º da C.F.).

Jose Nelio de Carvalho
Por ocasião da posse dos novos dirigentes em Ubatuba da Ordem dos Advogados, em Ubatuba, no dia 28 de janeiro p.p., oportuna uma reflexão sobre a advocacia e a sociedade.

Na sua história, a atuação da Ordem dos Advogados tem se desdobradado em duas vertentes : a corporativa, voltada para os seus componentes, garantindo-lhes o exercício da função legal e constitucional, e a outra, mais voltada para a Sociedade, em que o peso da Instituição tem sido fundamental para a construção do Estado de Direito.

A Constituição Federal, no título IV – Organização dos Poderes, destaca entre as funções essenciais à Justiça, o papel indispensável do advogado (art. 133 da C.F.).

Nessa mesma linha, o Estatuto da Advocacia – Lei 8.906, de 4 de julho de 1994, define que “no seu ministério privado, o advogado pres…
Imagem

Apocalipse

Amazônia só tolera mais 3% de desmate, após perder 17% da extensão

GIULIANA MIRANDA colaboração para a Folha de S. Paulo
Se o desmatamento da Amazônia --que já consumiu 17% da floresta-- atingir a marca de 20%, o aquecimento global se encarregará de destruir o que sobrou, afirma uma compilação de estudos sobre a região feita pelo Banco Mundial.

As conclusões do documento, que reúne vários estudos publicados nos últimos anos, levam em conta simulações do comportamento da Amazônia em diferentes cenários projetados pelo IPCC (painel do clima da ONU).

Os cientistas identificaram que o efeito conjunto de incêndios, desmatamento e mudança climática empurra a floresta para um estado em que ela perde sua "massa crítica" para sobrevivência.

Como as árvores tropicais são importantes para a regulação do clima e o regime de chuvas, forma-se uma espécie de efeito dominó que afeta todo o bioma.
Leia mais

Nota do Editor - Depois de ler a notícia acima comecei o rascunho do testamento. Houve é…
Imagem

Medicina

Alzheimer

Trem Azul (original aqui)
O médico francês Étienne-Émilie Baulieu anunciou a descoberta de uma proteína para combater o mal de Alzheimer, assim como outros tipos de demência senil. O descobrimento, anunciado na academia francesa de medicina e publicado na revista da academia americana, pode ser utilizado também para fazer um diagnóstico precoce da doença.

O médico, de 83 anos e pai da chamada pílula do dia seguinte, usada para evitar gravidez indesejada, disse que descobriu uma proteína encontrada de forma anômala nos casos de Alzheimer, e outra que destrói a primeira.

Baulieu explicou que, potencializando esta segunda proteína, é possível chegar a um medicamento que freie o desenvolvimento da doença. Embora tenha assegurado que ainda está longe de poder curar a doença, o pesquisador assegurou que a descoberta pode servir para identificá-la com 10 a 15 anos de antecedência.

Ele disse que será possível ter um perfil mais claro do funcionamento destas proteínas em dois a três anos,…

Em foco

Imagem
Foto: Victor Vassimon

Lixo: Ubatuba reage

Rui Grilo
Após quase quatro horas de reunião entre a Prefeitura, representantes do Movimento Ubatuba em Rede, de diversos bairros e setores, poderá ser implantado em Ubatuba o Projeto Lixo Zero, Arquitetura Sustentável, Energia Renovável, desenvolvidos pelos arquitetos Márcia Macul e Sergio Prado, membros da Associação Verdever.

Apesar de já ter sido apresentado à Prefeitura em 2005 e de ter sido aprovado em todas as comissões da Assembléia Legislativa através do PL 1269, o Projeto encontrava certa resistência por seu caráter inovador e por ainda não ter sido implantado em qualquer município. Outra dificuldade era o fato de ainda não ter um laudo técnico dos protótipos produzidos (tijolos, bloquetes, painéis, telhas) devido ao alto custo desse licenciamento.

Para vencer esses empecilhos, seus inventores procuraram o apoio do Ministro Sergio Rezende, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério das Cidades, do Ministério do Meio Ambiente e d…
Imagem

Coluna do Celsinho

Finalmente

Celso de Almeida Jr.
Alguns não entenderão.

Outros, dirão que eu exagero.

Aprendi que muito do que falamos não convence.

Tudo bem...

Acredito que o peso das palavras resulta da combinação de algumas forças especiais: entusiasmo, disciplina, convicção, estudo.

É uma mistura extraordinária que transforma o pensamento em ação.

E, de repente...a obra, a luz!

Fantástico, não é mesmo?

O invisível tornando-se visível e, quase sempre, nos surpreendendo.

É com este espírito que aguardo esta próxima segunda-feira, quando voltam as aulas em nossa escola.

Tantos projetos, tantos ideais, tanto planejamento, tantas reformas, tudo a garantir as melhores condições para que crianças e jovens acreditem na importância do estudo, na urgente necessidade de construir um ambiente solidário.

Muitos me entenderão.

Outros, dirão que sentem a mesma coisa.

Professores, diretores, coordenadores, secretários, inspetores, merendeiras, faxineiros conhecem este sentimento.

Todos, que vivem este desafiador mundo da educaçã…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

Quase duas décadas sem sair do lugar

Washington Novaes
O tema é penoso, pode até parecer irritante ao eventual leitor - pela insistência -, mas não há como fugir dele. Porque na semana em que se encerra o prazo para os países registrarem voluntariamente se estão de acordo com o texto final apresentado na reunião da Convenção do Clima em Copenhague e quais são seus objetivos para reduzir emissões, na verdade, nada se avançou - embora se tenha discutido naquele encontro que é preciso fazer todos os esforços para que a temperatura da Terra não suba mais que l,5 grau até 2050 (esteve 0,56 grau acima da média em 2009; todos os anos da década estiveram entre os mais quentes).

Também se discutiu ali que será preciso que os países industrializados contribuam com US$ 10 bilhões anuais até 2012 para ajudar os países mais pobres a enfrentar mudanças climáticas ("chegando a US$ 195 bilhões anuais em 2020"), mas até aqui nada aconteceu. Os países industrializados continuam mergulhados apena…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 29 / 01 / 2010

Folha de São Paulo
"Concessões da área elétrica vão ser renovadas por MP"

Indefinição vinha travando investimento e crédito de empresas do setor

O governo decidiu renovar as concessões do setor elétrico que vencem entre 2015 e 2020. Minuta de medida provisória que regulamenta a decisão está em fase final, informa Leila Coimbra. Com essa decisão, o governo descartou a possibilidade de tomar as concessões para fazer um novo leilão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não decidiu quando encaminhará a MP ao Legislativo. Tudo indicava que a decisão ficaria para o próximo governo. Mas, como a indefinição prejudica o setor elétrico, o governo resolveu encaminhar agora uma solução para o problema. O impasse vem travando operações de fusões e aquisições. De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), empresas também não estão conseguindo contrair empréstimos para investimentos em suas redes nem renovar contratos para contratos de longo …
Imagem

Brasil

Crescimento insustentável

Exportamos cinco toneladas de soja ou quatro de minério de ferro pelo preço de um laptop, cuja produção gerou mais empregos e renda

Roberto Nikolsky
Felizmente o Brasil já superou os principais reflexos da recente crise econômica mundial. Mas mesmo assim a economia brasileira, que entre 2006 e 2008 cresceu a uma taxa média de cerca de 5% ao ano, em 2009 não repetirá esse desempenho e deverá até encolher um pouco, conforme as estatísticas irão mostrar. A questão a se discutir, portanto, é se o modo de crescer que o governo vem praticando é sustentável.

O crescimento brasileiro tem sido puxado, principalmente, pelos produtos agropecuários, extrativos e primários. São as chamadas commodities, de muito pouco valor por unidade física. Crescemos também produzindo para o mercado interno mediante a expansão do crédito, o que levou famílias a consumir mais, mas também a aumentar muito o seu endividamento. O inconveniente desse tipo de crescimento é que ele se sustenta no …
Imagem

Utilidade Pública

Lixo

Hoje, 28/01, às 14h00, na CETESB, Rua Cunhambebe, 521- Ubatuba, reunião para apresentação do Projeto "Lixo Zero" - alternativa mais barata de tratamento e reciclagem de lixo domiciliar, no municipio. Compareça, sua presença é importante.

Twitter
Imagem

Deu em O Globo

Governos e banqueiros em guerra

Executivos financeiros criticam regulação proposta por autoridades

Do Blog do Noblat
O Fórum Econômico Mundial, em Davos, abriu ontem com uma disputa aberta entre banqueiros e governantes. Passado o susto da maior crise financeira desde 1929, bancos e outras instituições financeiras voltaram com força a Davos, reagindo à proposta de maior regulação sobre os mercados. Mas líderes políticos, como o presidente francês, Nicolas Sarkozy, engrossaram o tom.
Num discurso vigoroso na abertura oficial do Fórum, Sarkozy se queixou de “comportamentos indecentes” e “lucros excessivos”.

- Só vamos salvar o capitalismo se o refundarmos, tornando-o mais moral — disse Sarkozy, num dos discursos mais radicais na abertura do Fórum.

Horas antes do discurso do presidente francês, representantes de grandes bancos defenderam menos regulação, dizendo que o cerco ao mercado vai reduzir emprego e gerar outras crises no futuro. O presidente do banco inglês Barclays, Bob Diamond, alert…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

Chávez avança para a ditadura

Editorial do Estadão
As ditaduras não costumam consolidar-se desrespeitando as leis, as liberdades, as garantias e os valores das pessoas em apenas um campo. Mas no conjunto da quebra de direitos, traçada por esses regimes, a intolerância à livre expressão é sempre uma prioridade. Por isso não surpreende, na Venezuela de Hugo Chávez, a retirada do ar - junto com mais cinco emissoras a cabo - da popular RCTV, por não transmitir em cadeia um discurso do caudilho.

Em 16 de julho de 2007 o caudilho venezuelano já retirara o sinal aberto da RCTV, que nunca se enquadrou nos padrões de comunicação exigidos pelo autoritarismo bolivariano. Atualmente, a RCTV só transmite sinal a cabo. Também não se enquadraram as 34 emissoras de rádio retiradas do ar pelo esbirro de Chávez, o tenente Diosdado Cabello, diretor da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), com base em leis aprovadas sob medida pela Assembleia Nacional, totalmente dominada pelo chavismo. A Conatel…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 28 / 01 / 2010

Folha de São Paulo
"Lula ignora TCU e dá verba para obras sob suspeita"

Paralisação causaria prejuízos e corte de 25 mil empregos, alega o Planalto

Veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à lei or­çamentária liberou pagamentos de R$ 13,1 bilhões para quatro obras da Petro­bras que, segundo o TCU (Tribunal de Contas da União), apresentam irregu­laridades "graves", como preços acima dos de merca­do e falhas nos projetos. Entre as obras que foram liberadas pelo veto de Lula está a refinaria Abreu e Li­ma, em Pernambuco, que deve receber R$ 6,1 bilhões. Outras 38 obras, inclusive do PAC (Programa de Acele­ração do Crescimento), fo­ram mantidas na lista das que não podem receber re­cursos públicos em 2010. Na justificativa de veto, o Planalto alega que a parali­sação das quatro obras da Petrobras representaria cor­te de 25 mil empregos e um prejuízos mensal estimado em R$ 268 milhões. Em 2005, Lula também vetou o bloqueio de dinheiro públi…
Imagem

Aviação

O lançamento da mais poderosa bomba nuclear da história

Cultura Aeronáutica (original aqui)
No início dos anos 60, os Estados Unidos e a URSS estavam no auge da "Guerra Fria". Centenas de aeronaves de combate, incluindo bombardeiros estratétigos equipados com armas nucleares e mísseis balísticos intercontinentais estavam em prontidão para retaliar qualquer agressão.
Imagem
Uma vez que não havia, de fato, uma guerra, ambos os lados procuravam demonstrar poderio para intimidar qualquer iniciativa de agressão. Uma das maiores demonstrações de poderio foi feita pela URSS, que fabricou a mais poderosa bomba nuclear da história e a lançou em uma remota ilha no Oceano Ártico, a Novaya Zemlya.

A equipe de cientistas russos que construiu a bomba era liderada pelo Dr. Julii Borisovich Khariton, e incluía os físicos Andrei Sakharov, Victor Adamsky, Yuri Babayev, Yuri Smirnov e Yuri Trutnev. O artefato que eles construíram tinha 3 estágios de operação, fissão-fusão-fissão, podia gerar, em tese, 100 Megatons (o equivalente a 100 milhões de toneladas de TNT), e era designada oficialmente como RDS-220 e recebeu dos cientistas o nome de "Ivan".

Os cientistas, entretanto, modificaram a bomba, pois temiam a grande quantidade de radiação que seria liberada na atmosfera, que afetaria principalmente o próprio território russo, e também efeitos imprevisíveis numa exp…
Imagem
A tarefa seguinte foi adaptar uma aeronave para lançar a bomba, pois o artefato era enorme, 8 metros de comprimento, 2 metros de diâmetro e 27 toneladas de peso. Um bombardeiro turbo-hélice Tupolev Tu-95 (foto acima), o maior do arsenal russo, teve suas portas de bombas removidas, e a bomba foi levada semi-externamente, pois não cabia dentro da estrutura do avião. Para aliviar peso, alguns tanques de asa também foram removidos, restringindo seriamente seu alcance. O Tupolev Tu-95 e um jato Tupolev Tu-16 (foto abaixo), que seria usado como aeronave de observação e medição, foram pintados com uma tinta refletiva branca especial, para proteger os aviões do calor radiante que seria emitido pela explosão.
Imagem
Para possibilitar o máximo afastamento das aeronaves da área da explosão, a bomba tinha um para-quedas para retardar sua queda, de forma que, quando explodisse, a 4.000 metros de altura, os aviões já estivessem a 45 km de distância.
Imagem
Ambas as aeronaves decolaram na manhã do dia 10 de julho de 1961, de uma base na Península de Kola, em direção à Novaya Zemlya. O Tupolev Tu-95 que carregava a bomba era comandado pelo Major Andrei E. Durnotsev. Seu alvo era o campo de testes da Baía de Mityushikha. A bomba foi lançada de 10.500 metros de altura e explodiu às 11 horas e 32 minutos. A bola de fogo resultante atingiu o solo e também a altitude de lançamento. Era visível a mais de 1000 km do "ponto zero", e poderia provocar queimaduras de terceiro grau em pessoas a essa distância.
Imagem
Uma enorme nuvem em forma de cogumelo chegou a 60 Km de altura e 35 Km de largura, podendo ser vista até do norte da Finlândia. A onda de choque foi sentida em muitas cidades russas e finlandesas, chegando mesmo a quebrar janelas a mais de 1.000 Km de distância. Apesar de atingidos em cheio pela onda de choque, os aviões sobreviveram e pousaram em segurança.
Imagem
Embora fosse a mais poderosa bomba nuclear de todos os tempos, a Tsar Bomb (nome pelo qual a bomba foi conhecido no Ocidente) não era um artefato operacional, era apenas uma demonstração do enorme poder tecnológico da URSS. Sua potência foi rapidamente suplantada por mísseis balísticos de navegação inercial altamente precisa, que poderiam provocar danos localizados e muito mais eficientes.
Imagem
Depois da explosão da Tsar Bomb, o físico Andrei Sakharov, um dos componentes da equipe que construiu a Tsar Bomb, passou a se posicionar publicamente contra o uso de armas nucleares, tornando-se um dos mais famosos dissidentes da antiga União Soviética.

Twitter

Cultura

Imagem
Soldado da ONU tenta distribuir mantimentos na passarela. Organização se recusa a trocar biscoitos por barrinhas de cereal light

Ministério da Defesa desvia ajuda humanitária para a SPFW

The Piauí Herald (original aqui)
“Não podemos salvar o mundo. É preciso priorizar.” Foi com essa declaração seca que o general Charles Santoro, Chefe da Missão da ONU na São Paulo Fashion Week, explicou as razões pelas quais o Ministério da Defesa decidiu concentrar sua ação humanitária na semana da moda. “O Haiti já está recebendo ajuda dos Estados Unidos. A nossa maior responsabilidade são os problemas brasileiros e a situação aqui na Fashion Week é desesperadora.”

Santoro afirmou que, em trinta anos, nunca viu um quadro de desnutrição tão alarmante. “Integrei missões no Togo, na Somália e na Guiné-Bissau. Nunca vi nada parecido. Ontem conheci uma top-model que está há doze dias vivendo à base de água e cigarro. Isso as ONG's não vêem.”

De acordo com o general, o Ministério da Defesa destinou 30 milh…

Oportunidade!

Imagem
Agência Europeia Pressphoto (original aqui)

A câmera mais antiga e mais cara do mundo! Preço estimado entre 500.000 e 700.000 euros

VIENA, 27 de janeiro /PRNewswire/ -- No dia 29 de maio, a WestLicht Photographica Auction em Viena, Áustria, vai leiloar uma sensação histórica: um 'Daguerreótipo' -- a primeira câmera produzida em escala comercial!

A câmera em caixa de madeira deslizante foi fabricada em Paris em setembro de 1839 por Alphonse Giroux, cunhado de Louis Jacques Mande Daguerre. Daguerre, o inventor do primeiro processo fotográfico praticável, batizou a câmera para comprovar sua autenticidade. Somente cinco dias após o primeiro anúncio público da fotografia em 24 de agosto de 1839, o primeiro anúncio para o 'Daguerreótipo' foi impresso no 'Journal des Debats'. Não há registro do número total de câmeras que Giroux produziu, mas pelo fato de câmeras mais baratas e aprimoradas terem entrado no mercado com relativa rapidez, supõe-se que a quantidade delas foi…

Festa

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert/PR (original aqui)

Lula cumprimenta mãe de Chico

Sidney Borges
Maria Amélia Buarque de Hollanda, mãe de Chico Buarque, completou 100 anos e recebeu a visita do presidente Lula. A mãe de Caetano, Dona Canô, está com 102.
Em geral mães querem que os filhos sejam médicos. Talvez fosse mais interessante colocar o mimoso rebento a aprender violão. Ter filho cantor parece alongar a vida. Cantor de sucesso, não sei de mães de cantores de churrascarias, que prezo muito. Nada como trinchar uma picanha ao som de "Boneca cobiçada".

Twitter
Imagem

Fim da novela

Zelaya aguarda salvo-conduto do presidente eleito de Honduras

Glauce Tolomei (original aqui)
Enviada Especial
Soldados do Exército fortemente armados continuam cercando o quarteirão onde fica a Embaixada do Brasil, no centro de Honduras. Depois de mais de quatro meses abrigado no prédio, o presidente deposto, Manuel Zelaya, deve receber um salvo-conduto do presidente eleito, Porfírio Lobo Sosa, depois que ele for empossado nessa quarta-feira (27). O documento permite que Zelaya e sua família deixem o país e sigam para a República Dominicana.

Na área próxima à embaixada, a expectativa é grande quanto à saída de Zelaya. Desde que ele se abrigou ali, o acesso a várias ruas foi bloqueado, causando prejuízo aos comerciantes. Rosamaria Matamoros, dona de quatro lojas vizinhas, entre elas um salão de beleza, reclama que os clientes foram embora. Ela conta que muitos ficavam constrangidos ao serem revistados pelos soldados e nunca mais voltaram. Rosamaria se diz feliz com um provável fim para…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

O resgate e a reconstrução

Editorial do Estadão
A reunião preparatória para a conferência sobre o futuro do Haiti, realizada segunda-feira em Montreal, no Canadá, com a participação de autoridades de uma vintena de países e representantes de organizações multilaterais, deixou claro que a comunidade internacional pelo menos está atenta para evitar um imenso equívoco: concentrar esforços exclusivamente nas demandas imediatas do país devastado, e só quando estiverem minimamente satisfeitas pensar na sua reconstrução. Primeiro, porque até onde vai a vista, o desafio de prover socorro e segurança à população flagelada, numa situação de miséria extrema, caos social e virtual inexistência de Estado, exigirá um tempo que nem sequer pode ser estimado a esta altura. A distribuição de alimentos, por exemplo, ainda é errática. As equipes médicas estão no limite de suas forças. Na Cité Soleil, a maior favela de Porto Príncipe, a fome e a sede convivem com o pavor das gangues de novo em atividade.

Em …
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 27 / 01 / 2010

Folha de São Paulo
"Presos 7 do MST acusados de destruir laranjal em SP"

Operação da polícia visa forjar acusações, afirmam líderes do grupo

Mais de três meses após a depredação de fazenda da empresa Cutrale em São Paulo, a Polícia Civil desencadeou a Operação Laranja, com o objetivo de cumprir 20 mandados de prisão de pessoas ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). As prisões ocorreram na região de Iaras e Bauru (noroeste do Estado). Foram cumpridas sete ordens de prisão, mas duas pessoas que não estavam na lista foram detidas por porte ilegal de armas, levando a nove o total de detidos. Ao final do dia, havia 13 foragidos. Entre os detidos estão o ex-prefeito de Iaras Edilson Xavier, do PT, a vereadora Rosimeire Serpa (também petista) e o marido dela, Miguel Serpa, da direção estadual do MST, acusados de liderar a invasão. Foram apreendidos ainda computadores e celulares. Em nota, o MST disse que foram "apreendidos pert…
Imagem

Voar

Pensando na vida

Sidney Borges
O ar parece não existir, não nos damos conta dele, mas não só existe como é bastante pesado. A massa de ar contida em uma caixa em forma de cubo (dadinho), com um metro de aresta (lado) é da ordem de 1,2 kg. Ou seja, 1 metro cúbico de ar "pesa" um quilo e duzentos gramas. Quem não tem familiaridade com ciência costuma dizer duzentas gramas, força do hábito, não é correto.

Quando dizemos "a grama" estamos nos referindo àquela plantinha que faz a alegria dos ruminantes. Se estivermos lendo o mostrador de uma balança e a marcação for igual a 200 com um g minúsculo adiante, (200 g) é correto dizer que a massa é de "duzentos gramas". O grama (g) equivale à milésima parte do quilograma (kg), unidade de massa do Sistema Internacional de Unidades. O quilograma-padrão é um cilindro de platina iridiada de 4 cm de diâmetro na base e 4 cm de altura. Está depositado em Sèvres, cidade francesa sede do Escritório Internacional de Pesos e Med…