Postagens

Mostrando postagens de Março 5, 2006

Necrológio

Imagem
Bye, bye, John

Morreu aos noventa e um anos, John Profumo, ex-ministro da Defesa da Inglaterra. Pouca gente no Brasil sabe quem foi esse cidadão inglês de modos suaves e origem italiana. Nem deveria saber, Profumo há muito tempo não freqüentava as páginas dos jornais. No começo da década de sessenta as coisas eram diferentes, os Beatles não passavam de anônimos estudantes em Liverpool e Mick Jagger preparava-se para o mundo dos negócios na The London School of Economics. O primeiro ministro da Inglaterra era o conservador Harold McMillan e Profumo brilhava na pasta da defesa. A alta sociedade inglesa era atendida por um médico charmoso, que gostava de receber em animadas festas. Stephen Ward era o seu nome. De repente aconteceu o que os gauleses sempre temeram. O céu desabou sobre as cabeças de Ward e Profumo. O pivô da crise foi uma jovem de dezenove anos, que gostava de nadar nua em festas que Ward dava para políticos. Christine Keeler era uma garota de programas, bonita e sensual. E…

Notícias do Legislativo

Charles Medeiros apresenta projetos educacional e social

Foram aprovados, na última sessão de Câmara, os projetos de leis nº 130/05 e 144/05, ambos de autoria do vereador Charles Medeiros. Os projetos serão agora submetidos à sanção ou ao veto do prefeito.
Os projetos de lei de autoria de Charles Medeiros tratam, o primeiro, da inclusão da Educação Ambiental como disciplina na grade curricular das escolas municipais, e, o segundo, assegura aos deficientes visuais ingressarem e permanecerem com seus cães-guia nas repartições e em todos os locais públicos, nos meios de transporte, nos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços em geral.
Segundo o Vereador Charles Medeiros, a inclusão da Educação Ambiental como disciplina nas escolas do município possibilitará uma maior sensibilização da criança e do adolescente para com a natureza, bem como desenvolverá perspectivas de melhor interação sociedade-natureza e de desenvolvimento sustentável do município. A Educação Amb…

Região Sul

Imagem
Dra. Dilei de Brito, Vereador Romerson de Oliveira e Mirza Zanon

Vereador Romerson de Oliveira preocupado com a Saúde da região Sul

No mês de fevereiro, o Vereador Romerson de Oliveira (Mico) – PFL, esteve reunido com a Chefe de Serviço de Medicina, Drª Dilei de Brito Nascimento e com a Srª Mirza Zanon da Silva, Chefe de Serviço da Secretaria de Saúde, tendo como pauta de discussão o atendimento de saúde aos moradores da Enseada, Perequê-Mirim,Saco da Ribeira, Lázaro , Rio Escuro e Corcovado.
Em visita a estas comunidades, o Vereador têm observado que o atendimento aos munícipes não tem sido amplamente suficiente, e desta forma, causado insatisfação e em alguns casos, dificultando o acesso dos moradores a estes serviços.
Mico expôs à Drª Dilei que os moradores da Praia da Enseada tem reclamado quanto a distância para serem atendidos, pois utilizam o Posto de Saúde do Saco da Ribeira, ou seja, aproximadamente 5 quilômetros, que além de estarem necessitando de cuidados médicos ainda depende…

O tédio mata nosso ensino

Paulo Ghiraldelli Jr.
Um professor do ensino fundamental ganha, por mês, entre R$ 300 e R$ 800 nas escolas paulistas e paulistanas. Qualquer um que tenha um carrinho de cachorro-quente na frente da escola, não aprovado pela vigilância sanitária, ganha mais que isso.
A vida na escola é insuportável, no Brasil. O aluno adolescente ameaça fisicamente o professor. Se vier a se defender, o professor tem contra ele o juiz, o pai, o delegado, a mãe, o Conselho Tutelar do Menor e, enfim e mais decisivamente, a gangue à que o garoto pertence.
Os prédios escolares, então, são ambientes de "filme catástrofe". Computadores e vídeos, estragados, se existem, ficam empilhados em bibliotecas fechadas. O aluno de nariz sujo e o professor de "chinelo de dedo" se misturam no martírio de um improvável aprendizado de conteúdo que ninguém justifica. O quadro se completa com a venda de roupas e bijuterias - um modo de sobreviver ali.
Leia mais

Ponte do Ipiranguinha

A obra está parada ou em andamento?

Na resposta ao Pedido de Informação do vereador Edílson Felix, o prefeito diz que a reforma de uma ponte no bairro do Ipiranguinha está em andamento, mas a população do bairro reclama e diz que a obra está parada

O vereador Edílson Felix enviou, em novembro passado ao Chefe do Executivo, Pedido de Informação, de número 97/05, solicitando informações sobre o convênio assinado entre a Prefeitura e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, visando a liberação de recursos para a reforma de uma ponte no bairro do Ipiranguinha, entre as ruas da Cascata e Frei Tarcísio.
Em matéria, da lavra da Assessoria de Imprensa, a Prefeitura dizia que “De acordo com a Secretaria de Obras, o início da obra deve acontecer nos próximos dias e serão feitos reparos na super estrutura e no tabuleiro da ponte sobre o rio Ipiranguinha, entre as ruas Cascata e Frei Tarcísio. A ponte sofreu sérios danos durante as enchentes ocorridas no início do ano. Este serviço irá complementar…

Notícias da Prefeitura

Biblioteca disponibiliza livros em braille

Você sabia que a Biblioteca Municipal possui cerca de 80 títulos de livros em Braille? Entre os livros com linguagem especial para deficientes visuais, encontra-se até mesmo a Constituição da República do Brasil. Tem ainda obras de Jorge Amado, José de Alencar, Manoel Bandeira, Raquel de Queiroz, Fernando Sabino, e até mesmo o sucesso da escritora inglesa J. K. Rowling, “Harry Potter e o cálice de fogo”. Além desses títulos, a Biblioteca também disponibiliza CDs produzidos especialmente para deficientes visuais, com obras narradas de vários escritores, incluindo Vinícius de Moraes, Machado de Assis Nelson Rodrigues e outros. Os interessados podem passar na Biblioteca Municipal, que fica na Praça 13 de Maio, das 8h30 às 18h pedir informações aos atendentes. PMU


Surfistas de Ubatuba têm chances na final do Rip Curl

Filipe Toledo já garantiu o título na categoria grommets

A equipe da Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba disputa neste final de sem…

Sucessão

Quando terça-feira chegar

O anúncio oficial do nome do candidato do PSDB à sucessão de Lula será feito na próxima terça-feira, dia 14. É o que acaba de revelar o senador Tasso Jereissati (CE), presidente do partido.

Celebração silenciosa

A ordem dada por Lula a seus assessores mais próximos é para não demonstrarem alegria com a eventual escolha do governador Geraldo Alckmin para candidato do PSDB a presidente da República.

Não será fácil.
Fonte: Noblat

Editorial

E por falar em Fascismo...

O Ubatuba Víbora não publica textos apócrifos. O Ubatuba Víbora não tem preferências políticas e também não é um trampolim para cargos na administração. O Ubatuba Víbora não concorda necessariamente com o que é publicado em suas páginas, mas quando a autoria se diz responsável, acredita que deve publicar. E publica. No Ubatuba Víbora não existe a necessidade da intervenção da Justiça para a obtenção de direito de resposta. Se porventura alguém se sentir ofendido, prejudicado, maculado, a defesa está automaticamente garantida. Sempre que alguém comete excessos, paga um preço por isso. Quem fala demais, sem medir o que está dizendo, cai em descrédito. Estou me referindo diretamente ao texto escrito por um cidadão sobejamente conhecido na cidade pelo pouco cuidado que tem com as palavras. Este cidadão enviou um texto para o Ubatuba Víbora. O texto foi publicado, impossível não notar nele um toque oriental. Tratava de um episódio ocorrido na Câmara, quando um ver…

Fábula X

E a semana começou fervendo na cidadezinha. A notícia que circulava pelas esquinas e bastidores políticos enfocava um pedido de cassação do chefe do Executivo. O motivo? Parece que o chefe do Executivo junto com alguns assessores, pessoas de sua confiança, resolveram grilar uma grande área pública. Foi mais uma gota d´água no oceano da cidadezinha que levou cidadãos de bem a protocolarem na Casa de Leis o tal pedido de cassação.
A partir daí o cenário começou a pegar fogo. Um fala daqui, outro fala dali e o caso vem à tona como um trator passando por cima da cidadezinha. O chefe do Executivo, muito preocupado com sua imagem perante a população, talvez tenha tentado barrar o tal pedido no Legislativo, buscando apoio no corpo jurídico. Se isto realmente aconteceu, os esforços foram em vão e a população estava presente na sessão que, mesmo não aprovando o referido pedido, declarou em voz alta o ato ilícito daquele que deveria ter um comportamento exemplar perante seus eleitores, pelo meno…

Nada fez, nem resposta deu

Ofício nº. 14/02
Ubatuba, 23 de fevereiro de 2006.

Ilmo. Senhor Prefeito,

A falta de moradia para tantos cidadãos ubatubenses não é um problema de nossos dias, mas possui suas raízes num longo passado histórico. Raquel Rolnik defende a tese de que o problema urbano vivido por este centro é fruto não da ausência de políticas públicas, mas de uma política que esteve voltada para os interesses da elite dominante. Tal política desenvolvia áreas que eram de seu interesse e excluía dos bens mínimos as classes menos favorecidas. Dessa forma, coexistem em nossos dias bairros luxuosos e miseráveis, cuja semelhança se dá nos nomes e no dado fundamental: em ambos moram seres humanos. Entretanto, na sociedade onde o “ter” vale mais que o “ser”, na deterioração dos valores fundamentais, dentre esses a vida, em muitos bairros é possível perguntar: esses habitantes não são seres humanos?

Um olhar sobre a história

Com a explosão populacional ocorrida ao longo das décadas de 70, 80 e 90, a situação se agra…

Correção

Curso de panificação artesanal na ACIU mudou de data

As datas corretas são dia 14 e 15 de março das 8h00 às 12h00 ou das 14h00 às 18h00. Para mais informações (12) 3832 1449.

Cordialmente,

Cristiane G. Zarpelão

“CENTRO DE TRIAGEM DOS BOBOS”

Corsino Aliste Mezquita
Diversos articulistas estão convidando os críticos a olhar Ubatuba com otimismo, só enxergar suas belezas naturais, belas praias, lindas cachoeiras, clima ameno de eterna primavera-verão e a generosidade de nossos homens públicos e sua eficiência administrativa traduzida nas obras realizadas. Mesmo duvidando dos efeitos positivos do ufanismo e sabendo que todo ufanismo é assunto só para otário acreditar, estava iniciando um esforço para um processo de conversão. Nesse dilema, havendo tirado os olhos do artigo que recomendava o pensamento positivo, deparei com o título a seguir:
“CENTRO DE TRIAGEM ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO E DEVE REDUZIR O NÚMERO DE ANDARILHOS”. (Litoral Virtual 03-03-06)
Opa!. Vibrei!. Primeira notícia positiva! As coisas estão acontecendo. Ótimo ter mudado a óptica.
Continuei lendo para confirmar o que acabava de ler e verificar como tinha sido aplicada a famosa “lei do funil” e encontrei o texto a seguir:
“A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimen…

Passe escolar

Charles Medeiros discute Passe escolar da rede estadual em Ubatuba

O vereador Charles Medeiros esteve neste último dia 09 reunido com a Supervisora de Ensino da Diretoria Regional de Ensino em Caraguatatuba, Mareci Rodriguez Gazzi, na oportunidade foram tratados de assuntos relacionados ao passe escolar dos alunos de Ubatuba, Segundo Mareci, até terça-feira,14 da próxima semana a situação estará normalizada. Medeiros explicou que pelo menos oitenta alunos do EJA do Sertão da Quina, Região Sul de Ubatuba, não está sendo contemplada com o passe escolar, solicitou ainda informações referentes à normalização da situação. A Supervisora se colocou a disposição e irá levar a questão a superiores na tentativa de normalizar a situação. Charles Medeiros já contatou o Executivo Municipal solicitando maiores providências. Mareci comenta que há a possibilidade do passe escolar ser pago com verbas do Fundef - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério,…

A DOR DA INDIGNAÇÃO

Quando vejo aquela expressão de dor na tela de Tv, onde o soluço chorado da pesquisadora do Sul transmite a indignação do acontecido e a impotência daquela situação, de ver todo o seu trabalho científico, de vinte anos, destruído por uma manada de humanos insensíveis do MST, que ainda tiveram a ignorância de vangloriar o feito, instigado e elogiado por aquele coordenador imbecil, volto a pensar no regime de “tolerância zero” ou de “pelotão na rua”, adotados nos Estados Unidos e na China.
Quando certos grupos de uma sociedade começam a destruir os avanços de ponta, ao invés de construí-los, sob o pretexto de uma causa (falsa), da forma como é feito por esse bando do MST, ainda que originalmente fosse justa alguma reivindicação, começo a sentir o retrocesso de uma camada da sociedade, que não quer conviver com o Estado de Direito.
Então, qual será a solução? Ora bolas, contingência de um plano alternativo de sufocar o bando e prender “os cabeças”. Nesta altura seria bem-vinda uma “Lei de …

Notícias da Prefeitura

Imagem
As guias estão pintadas. Agora faltam apenas alguns complementos

Prefeitura finaliza pintura de guias na Thomaz Galhardo e Conceição

A Prefeitura de Ubatuba finalizou na última quarta-feira, 8, a pintura total das guias do lado esquerdo das ruas Thomaz Galhardo e Conceição. A sinalização amarela, que indica a proibição do estacionamento do lado esquerdo de ambas as ruas, faz parte da implantação das ciclofaixas nestas que são consideradas as vias de maior movimento de veículos, motorizados ou não, em todo o município.
Na avenida Thomaz Galhardo diversos cones estão enfileirados, demarcando a área da ciclofaixa, local que é destinado exclusivamente aos ciclistas, que devem respeitar a sinalização, não trafegando na contramão, nem fora da área demarcada. O próximo passo é a pintura da faixa e a colocação de catadióptricos (“olhos de gato”) que vão delimitar o espaço da ciclofaixa na Thomaz Galhardo. Depois disso os cones passarão para a Rua Conceição, quando a ciclofaixa começará a entrar …

Orientação do trânsito

Imagem
Membros da Guarda Municipal orientam ciclistas na Thomaz Galhardo

Guarda Municipal orienta trânsito pós implantação das ciclofaixas

Depois de feita a demarcação da ciclofaixa nas avenida Thomaz Galhardo, a Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) está realizando um trabalho de orientação e conscientização tanto para os ciclistas como para motoristas, motociclistas e pedestres. Essa orientação é extremamente necessária para que os transeuntes aprendam a obedecer as regras para tornar o trânsito mais organizado e seguro.
Os homens da Guarda Municipal se posicionam principalmente no início da Thomaz Galhardo, onde o ciclista que vem da rodovia costuma trafegar pela direita. Ali eles ensinam como os munícipes devem proceder, entregam panfletos explicativos e orientam os ciclistas a não trafegarem na contramão, dando preferência aos pedestres e respeitando o limite das ciclofaixas, que por enquanto, está demarcado com cones até que sejam realizadas a pintura da faixa e a colocação de catadióptricos …

Dia Internacional da Mulher

Imagem
Grupo de artesãs que expuseram suas obras na Praça Anchieta

Talento e arte feminina são expostos no Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, marcou o início de uma série de atividades culturais voltadas para o gênero no município de Ubatuba. Neste dia, aconteceu uma exposição de artesãs ubatubenses na Praça Anchieta. No paço Municipal, teve início uma exposição só para mulheres pintoras. No final da tarde, as servidoras da prefeitura foram convidadas a participar de um café, com MPB ao fundo. Durante todo o mês, serão diversos eventos, que estão sendo organizados numa parceria entre a Coordenadoria de Projetos da Mulher e a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).

Artesanato feminino na Praça

Cerca de 30 artesãs obtiveram autorização da Prefeitura para expor suas obras na Praça Anchieta durante todo o dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Nesse dia, as pessoas que por ali passaram puderam admirar centenas de …

Meio Ambiente

Ubatuba representa o Brasil no Parlamento da Juventude pelas Águas

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, foi convidada para representar o Brasil juntamente com dois jovens ubatubenses no Parlamento Latino-americano e do Caribe da Juventude Pela Água”, que acontecerá de 13 a 15 de março, no México. A comitiva brasileira será formada por um rapaz de 16 anos, chamado Ramatis dos Santos e uma moça de 18 anos, chamada Raquel Rodrigues, além da secretária Cristiane Gil, que os acompanhará. Os jovens foram escolhidos por estudarem em escolas públicas e por já terem participado de projetos ambientais no município. A secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gil, foi escolhida por sua relevante atuação em projetos de Educação Ambiental.
A proposta do Parlamento é realizar um debate entre jovens de diversas nacionalidades sobre as problemáticas enfrentadas em relação à água em seus países e suas propostas de soluções. Os resultados dos debates serão discutidos durante os dias 16, 1…

Veteranos

Melhor Idade de Ubatuba intensifica treinamentos rumo aos Jogos Regionais do Idoso

A equipe de Ubatuba que participará do 10º JORI (Jogos Regionais do Idoso) em São José dos Campos continua treinando intensamente. Com atividades no Tubão, Piscina Municipal e Academia Biodance, os atletas aprimoram a técnica para as competições que começam dia 22. Agora são 49 participantes, pois mais uma atleta foi incorporada à delegação que disputará competições de atletismo (corrida), bocha, buraco, coreografia (danças), damas, danças de salão, dominó, malha, natação, truco e voleibol adaptado, para atletas com idade igual ou superior a 60 anos.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise César, acredita no sucesso do grupo. “Ano passado pude acompanhar a equipe em São Vicente e estarei também em São José, torcendo pelos bons resultados dos nossos atletas”, disse Denise. As competições acontecerão entre dia 22 e 26 de março.
Valéria Carvalho, coordenadora das atividades da melhor idade da Se…

Obras

Prefeitura constrói sarjetas na principal rua da Marafunda

A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Secretaria de Obras, em parceria com a Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários e com a AUM (Associação Unidos da Marafunda), iniciou na última quinta-feira, 9, a construção de sarjetas na Rua Laurentina B. de Almeida. Além de ser uma antiga reivindicação dos moradores do bairro, as sarjetas foram pedidas pelo prefeito Eduardo César, em 2000, quando ainda era vereador. A situação foi se tornando cada vez mais urgente, já que o esgoto corria a céu aberto, causando mau-cheiro e colocando em risco a vida da população local. Desta vez foi o vereador Claudinho Gulli que efetuou a indicação na Câmara Municipal e, com o apoio da atual administração, efetivou-se então a colocação das sarjetas que tanta falta faziam em um local onde passam cerca de mil e quinhentas pessoas diariamente e no qual situam-se duas escolas (Emei Prefeito Silvino Teixeira Leite e EEPG Maria Alice Alves P…

Natação

Natação de Ubatuba busca medalhas na final do “Peixinhos e Golfinhos”

A natação de Ubatuba enviará 32 atletas para a final do 7º Torneio Peixinhos e Golfinhos, que acontece neste domingo, 12, em Jacareí. Os atletas da categoria pré-mirim disputarão a prova de 25 metros Nado Livre; a categoria mirim disputa a mesma distância no nado livre e nado costas, enquanto as categorias petit I e II disputam também o nado peito. Os atletas das categorias infantil e juvenil disputarão provas de 50 metros nos estilos livre, costas, borboleta e peito.
A competição será realizada no Sesi de Jacareí. As provas das categorias mirim e pré-mirim estão marcadas para as 10h e as categorias petit 1 e 2, infantil e juvenil terão inicio às 14h.
O coordenador de natação da secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba, Cristiano Eusébio, acredita em bons resultados. “Acho que poderemos conquistar até 10 medalhas. Os atletas conquistaram boas marcas na classificatória e acredito que poderão ser melhoradas na final”, d…

Pesca esportiva

Definido o calendário da pesca esportiva em Ubatuba para 2006

Principal torneio, o 6º Ubapesc será disputado em novembro

O Clube de Pesca de Ubatuba (C.P.U) divulgou o calendário de provas que acontecerão em 2006. A principal mudança aconteceu em relação ao Ubapesc, torneio para duplas, que acontecia em outubro e foi transferido para o mês de novembro. A competição faz parte do calendário desportivo nacional. O circuito interno individual será disputado em cinco etapas e outras duas provas comemorativas estão definidas. “Talvez alguma equipe marque alguma prova, mas isso não altera o calendário oficial que já foi apresentado à Federação Paulista de Pesca e Lançamento”, disse Juscelino Barbosa, presidente do Clube.
“Temos recebido um grande apoio da Prefeitura, por meio de várias secretarias, a Associação Comercial também está acreditando que a pesca esportiva movimenta a cidade”, concluiu Juscelino.
O diretor de pesca do clube, Jose Carlos de Macedo, acredita que os pescadores de Ubatuba…

Enquanto isso...

Imagem
Cangaço Nacional absolve mais dois

Thomaz Magalhães
Luizinho, o professor do PT, que não sabia dos 20 mil reais do Valério maleiro sacado pelo seu cupinhcha, acaba de ser absolvido pelo plenário da câmara. Durante a tarde, Roberto Brandt do pefelê, que ganhou 120 mil, mas não usou no caixa dois, usou pra outra coisa, também foi perdoado pelo plenário do cangaço nacional. Mais um duro dia de labuta do jaguncel. Fonte: Trem Azul

HITLER NÃO MORREU

Lamentável a postura inadequada do Vereador Charles “Loco” Medeiros na última sessão da Câmara Municipal de Ubatuba quando da votação do pedido de cassação do Prefeito Eduardo Cesar, grilo nosso digo grifo nosso, truculento e ao mesmo tempo covarde, provocando, insultando e partindo para provocações desnecessárias a comunidade presente.
O nobre Vereador foi obrigado a sair do PSDB, após derrota desconcertante, quando apoiado pelo prefeito teve apenas 22% dos votos, sendo que a chapa que faz oposição à administração o massacrou com 78% dos votos, em seguida não restando nenhuma alternativa o edil se mandou do partido. Isto, segundo sua assessoria, mexeu e abateu o vereador de forma tão profunda, que o mesmo alterou por demais o seu comportamento.
Logo Medeiros ficou tentando filiar-se a outros partidos, o que não foi uma tarefa tão fácil pois seu comportamento frente aos tucanos manchou sua imagem política, pois política exige ética e lealdade.
Conseguiu então entrar no PSB por cima, ou s…

Cidadã exemplar

Imagem
Essa é a minha sobrinha Valentina. Hoje ela me disse que agora só anda de bicicleta na ciclofaixa. Sempre respeitando a mão. Apoiei.

Sidney Borges

Colcha de Retalhos

Mas uma vez causa estranheza, e tristeza, a maneira como são propostas modificações na Lei de Uso e Ocupação do Solo de Ubatuba. Os dois projetos de lei apresentados pelo vereador Claudinho Gulli, propondo a criação de dois novos “corredores comerciais”, provocam as seguintes indagações:

Houve alguma análise, por técnicos habilitados, que dê embasamento a estas propostas?

Nesta eventual análise foi feita projeção de seus impactos sobre o entorno, ao longo do tempo?

Estas propostas têm parecer do CMD, órgão legalmente habilitado a fornecer subsídios a tais questões?

É importante lembrar, entre outras coisas, a dificuldade de implantação das ciclofaixas em outros corredores comerciais (ruas Prof. Thomaz Galhardo e Conceição), assim como a dificuldade de estacionamento e circulação de veículos.
Não podemos esquecer que até outubro teremos um novo Plano Diretor para o município, e estas alterações poderão resultar inúteis.
Será que mais uma vez estas mudanças estão sendo propostas sem que haj…

Escola sem manutenção

Imagem
A entrada da escola é motivo de reclamação de pais e alunos

Sou pai de aluno uma aluna da EEPG Sueli Aparecida Figueira dos Santos eestou indignado com a situação em que se encontra a escola.
A caixa d’água não recebe limpeza há uns 4 anos, sem manutenção (há até ninho de urubu em cima) o mato e o entulho tomam conta de toda a área do estabelecimento, sem contar o portão improvisado, que coloca em risco a segurança dos alunos. A iluminação é precária.
É um verdadeiro abandono, um desrespeito com as nossas crianças.

Célio Feliciano de Moura
(Pai inconformado)

Notícias da Associação Comercial

Você é Empreendedor?
Empretec - O que conta é a Atitude!!

Não perca: Palestra elucidativa gratuita sobre o Empretec é hoje!

Fazer bons negócios é uma lição que não se aprende na escola. O ensino tradicional sempre esteve mais inclinado a formar empregados do que empreendedores.
No balcão, leva vantagem quem faz cursos de capacitação empresarial.
O Empretec é um programa criado pela ONU e viabilizado no Brasil através do SEBRAE, incentivando a criação e o desenvolvimento de empresas. A sua metodologia é Comportamental e visa capacitar futuros empreendedores e empresários a obterem melhores resultados à frente dos negócios e ajudar na criação de novas empresas. O objetivo é que se possa fazer uma auto-avaliação das principais características que todo empreendedor deve ter, tais como, iniciativa na busca de oportunidades, capacidade de correr riscos calculados, persistência, comprometimento, objetividade no estabelecimento de metas, capacidade para planejar e monitorar, capacidade para buscar…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Lu Alckmin cumprimenta membros da Comunidade Emaus

Lu Alckmin visita Ubatuba e inaugura Padaria Artesanal

No Dia Internacional da Mulher, a primeira-dama do Estado conheceu também as futuras instalações da Casa do Brinquedo de Ubatuba

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo – Fussesp, Lu Alckmin, esteve nesta quarta-feira, 8 de março, em Ubatuba, inaugurando uma Padaria Artesanal e visitando as instalações da futura sede da Casa do Brinquedo, no centro da cidade, além de uma unidade já existente projeto “A Onda é Brincar” no Posto de Saúde da rua Rio Grande do Sul. Recepcionada pelo prefeito Eduardo César e pela presidente de Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Montemor César, além de vereadores, secretários municipais e dezenas de participantes do projeto “Atividade Física e Cidadania da Melhor Idade”, Lu Alckmin chegou por volta das 10 horas, no aeroporto Gastão Madeira e permaneceu na cidade até às 13 horas.
“A Casa do Brinquedo de Ubatuba é linda”, diss…

Obras

Imagem
Prefeitura atende reivindicação de moradores e recupera rua do Lázaro

Prefeitura inicia recuperação da Rua Andrelino Miguel

As obras representam a realização de uma antiga reivindicação dos moradores

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou nesta terça-feira, 7, as obras de recuperação da Rua Andrelino Miguel, situada no Lázaro, região sul do município. A manutenção da referida rua é uma antiga reivindicação dos moradores e veranistas que lá freqüentam, já que o local estava em situação de abandono há muito tempo.
A atual administração decidiu atender aos apelos da população e realizar o sonho dos moradores, que nada mais queriam além de poder residir em uma rua com uma infra-estrutura no mínimo razoável, já que, até então, as águas pluviais corriam a céu aberto, fato do qual se aproveitaram algumas pessoas para jogar esgoto no mesmo local.
A Prefeitura vai recuperar o pavimento da Rua Andrelino Miguel e de mais quatro travessas da mesma, retirando os blo…

O tempo passa...

Imagem

Sessão da Câmara

Ontem comecei a acompanhar a sessão da Câmara pela rádio Gaivota, em companhia de minha sobrinha Valentina, de três anos e meio.
Em dado momento ela me disse:
- Tio, muda de estação.
Curioso, perguntei o porquê. Ela replicou:
- Se assustei!
Mudei rapidamente.

Sidney Borges

Lulalá

O PT está questionando a política econômica do governo Lula, que segredou a um conhecido jornalista não aguentar mais o partido. Raul Pont disse que é contra. Tarso Genro também é contra. Até o falecido José Dirceu afirmou em Cuba ser contra. No frigir dos ovos, petistas alfabetizados se opõem à política de Palocci, digo de Malan. Ou seria do FMI? Centenas de documentos serão produzidos para expressar o descontentamento. Melhor dizer, milhares. Lula está se lixando para eles. Lula é um homem feliz. Está livre de Dirceu, de Genoino de Delúbio, de Tarso Genro e de toda a camarilha petista. Lula vai para o segundo turno e então fará aliança com o PMDB. Se vencer vai governar sossegado, isto é vai viajar sossegado enquanto o partido mais fisiológico da história do Brasil cuidará de aumentar os juros. Lula só vai lutar por uma coisa. Uma emenda para outra reeleição. Com o apoio dos companheiros do PT que dirão que finalmente o país estará pronto para o socialismo. Quem viver verá.

Sidney B…

"Dia Internacional da Mulher"

Os seios eram fartos,
tais como os quadris,
moldados que foram
nos diversos partos.

Pequeno nariz,
mãos calosas,
coxas vigorosas,
olhos brilhantes,
lábios falantes.

Era mulher, como outra qualquer!

Os sonhos? Esquecera
que um dia os tivera.
Tinha por metas
questões concretas:
o feijão a cozinhar
não podia queimar.
O filho a chorar,
tinha que calar.
O marido embriagado,
ser suportado...

Mas lhe sobrava
o que a algumas faltava:
determinação!

O marido dormia
e desconhecia sua intenção.
Desligou a panela,
fechou a janela,
reuniu as crianças
como quem tange gado.
Retirou dos guardados,
os últimos trocados.

Respirou esperança...

Trancou o portão
e encarou a rua.
O andar confiante,
confirma-lhe, adiante,
que apesar de crua
a vida é só sua!

(Henriette Effenberger- 'Biografia' - 1952)

Homenagem do vereadorJairo dos Santos,à todas às mulheres do mundo.

Editorial

Aguardando a Justiça

No período da campanha eleitoral de 1994 escrevi no Ubatuba Víbora recém criado e quase desconhecido, uma matéria sobre o encontro de dois políticos, na época adversários. Desabou uma tempestade sobre a minha cabeça. Além dos telefonemas intimidatórios para a minha casa, tive de enfrentar carrancas ameaçadoras por onde quer que passasse. O que sempre me intrigou foi que a ira recaiu sobre o escriba. Ninguém teve o cuidado de escrever um texto dizendo que o encontro não aconteceu. Teria sido mais racional fazer um desmentido. Não fosse o desconhecimento de comunicação dos candidatos e o episódio poderia ter tido peso no resultado da eleição. Agora noto que esse tempo é passado, qualquer questionamento é prontamente respondido. Na querela fundiária em voga, pessoas que ocupam cargos de relevância foram acusadas de se apoderar de áreas públicas depois de "esquentar" documentos. Os acusadores dizem ter provas irrefutáveis que apresentarão à Justiça. Os acusad…

MAR DE TRICAS E FUTRICAS

Herbert Marques
No dizer do meu amigo Eduardo de Souza, em outras palavras, estamos envolvidos em um mar de tricas e futricas que não leva a nada que não seja o deleite de uma meia dúzia de fuxiqueiros que nada têm a perder com o desenvolvimento da cidade. Incluo nessa meia dúzia, força de expressão, pois o número é bem maior, e põe maior nisso, a maioria dos políticos, que buscam sempre tirar proveito de qualquer situação que envolva seus pares para tirar sua casquinha e seu dividendo eleitoral.

Sugiro ao meu amigo Eduardo começarmos uma campanha com os seguintes focos:

a) – conscientização dos homens públicos de que são peças importantes para a sociedade e não a sociedade para eles;
b) – conscientização da sociedade de que ela independe dos homens públicos a partir do momento em que se estimula, em forma de terceira via, o seu verdadeiro destino;
c) – por derradeiro, somente com trabalho e determinação se constrói uma sociedade digna de seu nome e dos cidadãos que a compõem.

Vejamos um, …

“BALA” de FESTIM

Inicialmente, gostaria de elogiar o Sr. Jair Caetano pela coragem de assinar uma matéria com o teor publicada pelos meios de imprensa virtuais de nossa cidade. Assim, como ele, invoco a Deus e lhe agradeço pela forma como as coisas ocorrem e como o tempo é soberano para depurar quem de fato está por trás de determinados assuntos e quem usa “balas de festim” para atingir seus mesquinhos objetivos, como meio de sobrevivência política, uma vez que o povo o negou nas urnas.
De fato, Sr. Jair “pau mandado”, desculpe, Jair Caetano, estou ocupando atualmente a pasta da Secretaria de Administração, na atual Administração Municipal e ocupei o cargo de Chefe do Serviço de Tributos na Administração Municipal no exercício de 2000, fato de que tenho muito orgulho, pois cada centavo que ganhei e ganho é honesto e é a retribuição do meu trabalho.
Entendo que os questionamentos que o Sr. lançou em sua matéria já estão ultrapassados, são objetos de análise pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Públic…

Notícias da Prefeitura

Imagem
O primeiro dia foi de estranhamento, logo tudo estará em ordem

Ciclofaixas
Clube de Ciclismo Ubatuba ajuda a orientar ciclistas e motoristas

O prefeito Eduardo César acompanhou o andamento do primeiro dia de funcionamento das ciclofaixas

Seis integrantes do Clube de Ciclismo de Ubatuba estão prestando serviço voluntário, ajudando a Prefeitura a orientar o trânsito após o começo da implantação das ciclofaixas. As orientações se referem principalmente a conduta que os motoristas e ciclistas devem adotar para adaptarem-se ao projeto cicloviário que inclui a utilização exclusiva das ciclofaixas por aqueles que se locomovem em bicicletas.
Os monitores do Clube de Ciclismo entregam panfletos informativos e abordam os ciclistas orientando que os mesmos devem trafegar no lado esquerdo da rua, respeitando os limites da ciclofaixas e nunca transitando na contramão. Já os motoristas que recebem os panfletos são orientados sobre a proibição do estacionamento no lado esquerdo e o novo modelo de tráfego…

Congelamento de áreas

Imagem
Autoridades de Ubatuba reunidas com moradores de Vila Santana

Prefeitura realiza reunião na Vila Santana para apresentar projeto de congelamento

A Prefeitura de Ubatuba esteve reunida com os moradores da Vila Santana, na região sul do município, para apresentar o projeto de congelamento de núcleos irregulares que está sendo implantado em Ubatuba desde o início da administração do prefeito Eduardo César. Cerca de 150 pessoas acompanharam a reunião, que contou com a presença do prefeito, dos vereadores Osmar de Souza e Luciana Machado e do secretário adjunto de Gabinete e responsável pela Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado, que realizou uma palestra explicativa sobre o processo de congelamento.
Segundo Claudinei, a Vila Santana, além de ser um local onde houve parcelamento irregular de solo, possui uma particularidade que é a indefinição da questão fundiária. O prefeito Eduardo César propôs que os moradores criassem uma comissão para procurar soluções para este problema juntamente…

Dia Internacional da Mulher

Prefeitura homenageia mulheres com programação cultural

Durante todo o mês de março, uma programação especial em homenagem às mulheres ubatubenses

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, marca o início de uma série de atividades culturais voltadas para o gênero no município de Ubatuba, durante todo o mês. Todos os eventos estão sendo organizados numa parceria entre a Coordenadoria de Projetos da Mulher e a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).
Para começar, no dia 8, tem uma exposição de artes plásticas, intitulada “Mãos Femininas”, que irá mostrar o talento das artistas ubatubenses no Paço Municipal da Prefeitura. A partir das 17h30, o cantor Gabriel Duarte Valino faz uma apresentação para as funcionárias da prefeitura no final do expediente.
Na sexta-feira, dia 10, a partir das 20h, a exposição se transporta para a Fundart, com uma abertura em grande estilo. Serão apresentadas músicas e poesias em homenagem às mulheres. No sábado, dia 11, acontece na Esco…

Serviços

Coleta de lixo terá novos horários a partir desta quarta-feira

A partir desta quarta-feira, 8, a coleta de lixo em Ubatuba vai voltar a funcionar no horário de baixa temporada. Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro os horário foram mudados para atender a demanda devido à maior quantidade de lixo produzida durante a temporada de verão.
Confira abaixo os novos horários das coletas em vários bairros da cidade:

Segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 6h: Av. Itaguá/Av.Iperoig, Barra da Lagoa, Centro, Parque Vivamar, Itaguá (bairro), Toninhas, Recanto da Lagoinha, Salga, Vila Mariana, Cabeça de Boi, Jd. Mirassol, Enseada, Barra Seca, Vermelha do Norte, Itamambuca/Sertão do Itamambuca, Ranário, Tiagão, Vila da Índia, Félix, Promirim, Puruba, Ubatumirim/Sertão do Ubatumirim, Praia do Estaleiro, Cambucá, Vila Rolim, Transbordo, Estufa I e II, Sertão do Sérgio, Sesmaria.
A partir das 14h30: Perequê-Açú, Pé da Serra, Figueira, Cachoeira do Macacos, Morro das Moças, Emaus, Vale do So…