Postagens

Mostrando postagens de Agosto 3, 2008

Guerra

Entenda o conflito na Geórgia

Do The Guardian, no Estadão:
A Ossétia do Sul e a outra região separatista da Geórgia na região, a Abkházia, conquistaram uma independência de fato desde o início dos anos 90, mas a Geórgia jamais reconheceu a perda de seu território. A disputa entre Tblisi e as duas regiões foi chamada de "o conflito congelado" porque as questões permaneceram sem resolver, mas não havia luta. O gelo começou a degelar e o calor a crescer no começo deste ano quando o Ocidente reconheceu Kosovo, indo contra a recomendação da Rússia. Os ossétios do sul e os abkházios argumentavam que se Kosovo podia ser independente eles também - e retomaram sua luta pela liberdade.

ORIGEM DA DISPUTA

Os ossétios são descendentes de uma tribo chamada os alanos. Como os georgianos, os ossétios são cristãos ortodoxos, mas têm a sua própria língua. Na época soviética, os ossétios tinham uma região autônoma dentro da Geórgia. Os georgianos dizem que os ossétios colaboravam com os bolchevist…
Imagem

Saúde

Anvisa dá alerta sobre bactéria hospitalar

De Cláudia Collucci na Folha de São Paulo
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disse ontem que o país vive uma "emergência epidemiológica" causada por uma bactéria presente em equipamentos de cirurgia -chamada micobactéria. Há ao menos duas hipóteses para explicar os surtos dessas infecções: sujeira dos aparelhos e resistência da bactéria aos produtos de esterilização.
Nos últimos cinco anos, a micobactéria, uma "prima" da tuberculose, fez 2.102 vítimas em 14 Estados brasileiros, a maioria em hospitais privados. Em São Paulo, foram notificados 43 casos -os últimos em 2004. Neste ano, houve 76 novas ocorrências no Distrito Federal, em Goiás e no Rio Grande do Sul. Duas mortes estão sob investigação no Paraná.
Em razão dessas infecções, que causam perdas de tecidos, nódulos e feridas que não cicatrizam, o governo do Espírito Santo decidiu na última terça suspender as lipoaspirações. Os infectologistas classificam …
Imagem

Internacional

Nagasaki pede fim de armas nucleares em aniversário da bomba

Explosão deixou mais de 145 mil mortos nesta cidade japonesa, contra quase 260 mil em Hiroshima

EFE
TÓQUIO - O prefeito de Nagasaki reivindicou neste sábado um futuro sem armas nucleares durante uma cerimônia que lembrou nessa cidade do oeste do Japão o 63º aniversário do lançamento da segunda bomba atômica dos EUA no final da Segunda Guerra Mundial.

Segundo informou a agência local "Kyodo", o regedor, Tomihisa Taue, leu um manifesto pela paz na qual pediu a eliminação dessas armas e lembrou que o ex-secretário americano de Estado Henry Kissinger pediu sua redução paulatina até chegar a sua abolição total.

Na cerimônia participaram cerca de 5.400 pessoas, entre elas o primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, logo depois de retornar ao Japão após sua viagem relâmpago à China, para assistir a inauguração dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Leia mais
Imagem

Região

Ilhabela tem o melhor Índice de Desenvolvimento Municipal do Litoral Norte

Ilhabela - Ilhabela tem o melhor Índice de Desenvolvimento Municipal do Litoral Norte, foi o que revelou pesquisa realizada pela Federação das Industrias do Rio de Janeiro, que aponta o IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal) 2005 de todas as cidades brasileiras.
O IFDM considera, com igual ponderação, as três principais áreas de desenvolvimento humano, a saber, Emprego e Renda, Educação e Saúde. A leitura dos resultados – por áreas de desenvolvimento ou do índice final – é bastante simples, variando entre 0 e 1, sendo quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento da localidade.
Ilhabela obteve o melhor resultado do Litoral Norte, ocupando a 76ª posição nacional e a 68ª no Estado, com o IFDM de 0,8486. São Sebastião ocupa a 211ª posição nacional e 145ª do Estado, com o IFDM 0,8032. Ubatuba vem em seguida em 517ª (nacional) e 300ª (Estado), com IFDM 0,7493. E por fim, Caraguatatuba na 869ª co…
Imagem

Opinião

A ''pedagogia'' do Supremo

Editorial do Estadão
O Brasil se tornou um país melhor esta semana graças a duas límpidas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) - uma, contrariando uma opinião pública compreensivelmente revoltada com a desenvoltura dos políticos corruptos que se mantêm impunes; outra, restringindo a situações excepcionais uma prática corriqueira no trabalho policial, apreciada com sabor de desforra por setores dessa mesma opinião pública quando dirigida contra figuras notórias que simbolizam os privilégios da política ou do capital. Ambas as decisões eram esperadas nesse período em que o Supremo tomou a si a incumbência civilizatória de promover "uma pedagogia dos direitos fundamentais", nas palavras do seu presidente e principal porta-voz da causa entre os seus pares, ministro Gilmar Mendes.
A primeira decisão, tomada por 9 votos a 2 na terça-feira, ratificou o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral - vitorioso, é bem verdade, por um único …

Manchetes do dia

Sábado, 09 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"Russos invadem Geórgia após ataque a separatistas"
O premiê russo, Vladimir Putin disse que a "guerra já começou" entre seu país e a ex-república soviética da Geórgia, que iniciaram confrontos cujo saldo é estimado em centenas de mortos.O estopim foi a ofensiva da Geórgia para retomar sua província separatista da Ossétia do Sul. Em seguida, blindados da Rússia responderam com bombardeios a bases aéreas georgianas.Os dois lados se acusam pelo conflito, que rompeu a trégua após a eleição, em 2004, do presidente Mikhail Saakashvili, empenhado em reunificar a Geórgia. Dois terços dos sul-ossetianos têm nacionalidade russa. A origem da tensão está na implosão da URSS; independente, a Geórgia não permitiu desmembrar seu território. A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, pediu a saída dos russos do território georgiano.

O Globo
"Governo só liberou 3,5% da verba do PAC no Rio"
Apesar das inaugurações com a presença …
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Deu em O Globo

TREs: ‘Poderemos ter bandidos nas prefeituras’

Presidente do colegiado de tribunais diz que decisão do STF sobre ‘fichas-sujas’ deixa magistratura de mãos atadas

De Isabel Braga:
Presidente do colégio de presidentes de tribunais regionais eleitorais, o desembargador Cláudio Santos lamentou ontem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar a candidatura de políticos que respondem a processos judiciais. Ele enfatizou que a decisão da Corte deixa a magistratura de mãos atadas e que, no momento, resta apenas aguardar que o Congresso Nacional aprovou uma lei mais restritiva.
— Pelo menos, por ora, a magistratura está de mãos atadas. Os magistrados devem se submeter à hierarquia jurisdicional. Mas poderemos continuar a ter, à frente das prefeituras e nas câmaras municipais, bandidos de notória visibilidade, o que é uma anomalia jurídica — criticou o desembargador. Leia mais em O Globo
Com suas candidaturas impugnadas horas antes da decisão do Supremo Tribunal Federal que liberou as ca…
Imagem

Música

A música do dia - 50 anos da bossa nova

Diana Krall - "Insensatez" (30)
Insensatez (Vinicius de Moraes e Tom Jobim) - Diana Krall; do cd: "From this moment on". Ouça aqui
Diana Krall nasceu na Colúmbia Britânica, numa família musical. Começou a tocar piano aos quatro anos. No colegial, entrou num pequeno grupo de jazz. Aos 15, passou a se apresentar regularmente em diversos restaurantes de Nanaimo. Em 1993, Krall lançou seu primeiro álbum "Stepping Out", juntamente com John Clayton e Jeff Hamilton. Leia mais sobre Diana Krall. E confira a letra da música no site "Letras". (Do Blog do Noblat)
Imagem

Ubatuba

Os rankings da OCDE

Corsino Aliste Mezquita
A revista VEJA (Páginas amarelas- Edição 2072 – ano 41, n° 31 de 06-08-08) publicou entrevista com o físico alemão, ANDREAS SCHLEICHER, responsável pela aplicação das provas para a elaboração do indicador PISA (sigla em inglês para o programa internacional de aferição de estudantes sob a responsabilidade da OCDE). A entrevista enfoca a educação brasileira por ser Brasil um dos cinqüenta e sete países participantes do programa. As idéias apresentadas não trazem grandes novidades para quem acompanhe os movimentos e avaliações da educação brasileira. São conceitos óbvios, de todos conhecidos, mas.... que jamais foram assimilados e pensados com seriedade pela grande maioria dos educadores e políticos brasileiros.
A entrevista sob o título: “Medir para avançar rápido” merece a leitura reflexiva dos educadores brasileiros de todos os níveis. Neste momento de publicação de pesquisas, mal elaboradas e tendenciosas, de responsabilidade do Ministério da …
Imagem

Opinião

Muito barulho, muita confusão

Washington Novaes
Há momentos, no Brasil, em que é difícil avaliar a realidade política, tais as contradições entre os diversos agentes ou entre as palavras e as ações. O momento que estamos vivendo é um desses. Nunca se ouviu falar tanto em desenvolvimento sustentável, poucas vezes se caminhou tanto em direções opostas em áreas muito importantes.
Pode-se começar pela licença prévia concedida ao projeto da usina nuclear Angra 3. A primeira pergunta seria se o País precisa de mais energia, inclusive dos 1.300 MW dessa unidade. E vários estudos - da Unicamp, da USP (professor Célio Bermann, entre outros), do WWF, dos professores Pinguelli Rosa (Coppe-UFRJ) e José Goldemberg (ex-ministro e ex-secretário, IEE-USP) e de outras instituições - dizem que o Brasil poderia até reduzir seu consumo em 30% com programas de eficiência e conservação de energia; ganhar mais 10% do consumo atual com repotenciação de usinas antigas; e outros 10%, ainda, aumentando a eficiênci…

Manchetes do dia

Sexta-feira, 08 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"Decisão do STF limita utilização de algemas"
O Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, que algemas só devem ser usadas em casos “excepcionais” e de “evidente perigo de fuga ou agressão”.“O uso de algemas se tornou uma forma de execrar um cidadão”, disse o ministro Marco Aurélio Mello. O tribunal analisou um caso específico, no qual o réu alegou que o fato de estar algemado influiu na sentença – o julgamento foi anulado. Os ministros editarão súmula vinculante, para que a decisão seja seguida nas instâncias inferiores. Após a aprovação da súmula, quem se sentir vítima de abuso poderá recorrer ao Supremo.A discussão sobre abusos renasceu quando Daniel Dantas e outros foram presos na Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

O Globo
"Supremo anula julgamento de homicida por uso de algema"
Por dez votos a zero, o Supremo Tribunal Federal anulou uma condenação por homicídio triplamente qualificado porque o réu foi mant…

Ubatuba em foco

Imagem
Ubatuba é o primeiro município do Litoral Norte a se integrar ao Programa 'Observando os Rios'

Ubatuba, através do Projeto 'Cuidágua na Escola', é o primeiro município do Litoral Norte a se integrar ao Programa 'Observando os Rios'. O programa faz parte do Projeto Rede das Águas, promovido pela SOS Mata Atlântica e oferece instrumentos de educação ambiental, capacitação e articulação em rede com o objetivo de promover e estimular a participação dos cidadãos na gestão da água e do meio ambiente.
A metodologia desenvolvida especialmente por Samuel Murgel Branco para a Fundação SOS Mata Atlântica tem sido aplicada desde a instituição do Núcleo União Pró-Tietê, utilizando o monitoramento da qualidade da água como instrumento de sensibilização e engajamento social para gestão participativa de bacias hidrográficas.
Em Ubatuba, será feita análise mensal dos rios através de coleta das águas, considerando diversos parâmetros ambientais, como presença de col…

Santa Casa

Imagem
Neurologistas na Santa Casa de Ubatuba, sim senhor!!

Mara Franhani
Com relação à matéria veiculada na internet sobre a equipe de neurocirurgiões da Santa Casa de Ubatuba, só tenho a lamentar como algumas pessoas desprovidas de consciência e de conhecimento, ou por interesse maldoso de causar danos a pessoas que nem mesmo conhecem, se prestam a tal ação leviana. Apesar do ônus da prova caber a quem acusa, por respeito a nossos usuários vamos esclarecer os apontamentos feitos pelo senhor Marcos Leopoldo Guerra.
Ao que se refere à acusação de que o Dr. Alexandre Rangel não seria especialista em neurocirurgia, o Sr. Marcos deveria procurar melhor tal informação, uma vez que a Santa Casa possui em arquivo os certificados de especialidade dos médicos em questão, como mostra a imagem anexa. Como pode ser observado, o Dr. Alexandre de Araújo Rangel, realizou sua especialização pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, concluindo-a em 2002. Portanto,…
Imagem

Brasil

Iraque versus Rio de Janeiro

Diogo Mainardi
(...) fiz umas continhas e concluí espantosamente que, nos últimos dois meses, matou-se mais no Rio de Janeiro do que no Iraque. Claro que foi um exagero. Eu sempre exagero. Sou conhecido por minhas colunas exageradas. No caso, exagerei no número de mortes da guerra no Iraque. Na realidade, a taxa de assassinatos no Rio de Janeiro não superou a do Iraque somente nos últimos dois meses, e sim em todo o ano de 2008. De janeiro a maio, segundo o site Iraq Coalition Casualty Count, foram mortos exatamente 3.458 iraquianos, entre civis e militares. No mesmo período, no Rio de Janeiro, de acordo com os dados oficiais da secretaria de Segurança Pública, foram cometidos 2.441 homicídios dolosos, 87 casos de latrocínio, 17 episódios de lesão corporal seguida de morte e 6 policiais mortos em serviço. Total: 2.551 assassinatos. Considerando que a população do Iraque é duas vezes maior do que a do Rio de Janeiro, pode-se dizer que nossa guerra é mais mort…
Imagem

Literatura

Escritor novo no pedaço

Sidney Borges
Enquanto caminhava em direção à peixaria tive um acesso de tosse. Nada grave, provavelmente alergia a pólen, ou pode ter sido uma molécula mal recebida. Meus pulmões detestam partículas que estiveram nos pulmões de Cleópatra, comuns no inverno. No percurso encontrei meu amigo Gabriel que está escrevendo um livro. Caminhamos juntos e ele me falou da obra. É sobre a vida de um jovem que vivia na Ilha da Varrição, onde os habitantes tinham compulsão por limpeza. Varreram tanto que a ilha afundou. O herói se refugiou em um iceberg errante onde viveu até a adolescência na companhia de uma loba e quatro pingüins. Um dia o navio gelado adentrou ao Saco de Pallgrande, na Polinésia. Em terra a loba se sentiu em casa. Depois de comer algumas folhas de uma palmeira local chamada pallmeu partiu em busca do desconhecido. O jovem descobriu que tais folhas eram altamente energéticas. Sem saber que o limite eram duas folhas por ano, comeu quatro em uma semana e gan…

Baleia

Imagem
Prefeitura Municipal e Aquário de Ubatuba iniciam resgate de ossada de baleia Jubarte

Aquário de Ubatuba
Há cerca de 8 anos, o encalhe de uma baleia morta de 16 metros em Ubatuba se transformou literalmente em um grande problema. O mau cheiro e a dificuldade de dispor da carcaça do animal geraram polêmica e prejudicaram o comércio na região da praia grande.
Agora, a Prefeitura Municipal (através da Secretaria de Obras e da Emdurb) e o Aquário de Ubatuba resolveram dar um final feliz a este episódio e se uniram na empreitada de resgatar a ossada, visando sua exposição ao público na praça Alberto Santos que está em reforma atualmente.
“Este tipo de patrimônio, quando devidamente valorizado, se transforma em um monumento e em uma nova atração turística para a cidade, sem falar em seu inestimável valor científico e educacional.”, diz o oceanógrafo Hugo Gallo, diretor do Aquário , que deverá orientar tecnicamente o trabalho.
Segundo Gallo, o animal era uma fêmea da espécie Jubarte já adulta, es…
Imagem

Eleições 2008

STF rejeita pedido de juízes e libera candidatura de 'ficha-suja'

Por 9 a 2, corte decide que, enquanto Lei de Inelegibilidades não for revista, TREs não podem barrar

Mariângela Gallucci, de O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - Por 9 votos a 2, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) não podem barrar as candidaturas dos políticos de ficha suja. Prevalece, assim, o que está na Constituição e na atual Lei de Inelegibilidades: ninguém pode ser privado do direito político de se candidatar enquanto o processo a que responde não tiver sido julgado em última instância (transitado e julgado). Isso significa que os "fichas-sujas" listados pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) estão com a candidatura garantida para a eleição municipal de outubro, pois a sentença do STF tem efeito vinculante - os juízes de primeira instância estão impedidos de tomar decisão divergente.
Leia mais
Imagem

Opinião

A Lei da Anistia

Editorial do Estadão
O ministro da Justiça, Tarso Genro, está empenhado em fazer da Lei da Anistia letra morta. Como sabe que a revogação pura e simples da lei está além de sua competência como ministro, patrocina uma interpretação enviesada do texto que contribuiu decisivamente para a pacificação política do País, abrindo caminho para a redemocratização. Quer que os "torturadores" - e inclui nessa categoria apenas agentes do Estado - sejam levados à Justiça e punidos. "A partir do momento em que o agente do Estado pega o prisioneiro e o tortura num porão, ele sai da legalidade do próprio regime militar e se torna um criminoso comum. Não foi um ato político. Ele violou a ordem jurídica da própria ditadura e tem de ser responsabilizado", afirmou ele em audiência pública organizada pelo seu Ministério.
Leve-se essa interpretação a sério, e ninguém - da "subversão" ou da "repressão" - terá sido anistiado, uma vez que os governos milit…

Manchetes do dia

Quinta-feira, 07 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"Cursos ruins formam 1 a cada 4 médicas"
Levantamento divulgado pelo Ministério da Educação revela que 27 cursos de medicina do país não têm condições de funcionar, segundo o próprio governo.
Essas escolas, na maioria privadas, formam anualmente cerca de 2.600 alunos – um a cada quatro médicos que concluem o ensino superior na área. Os cursos mal avaliados obtiveram notas 1 e 2 em um novo indicador criado pelo ministério. Esse indicador, o conceito preliminar, vai de 1 a 5 e engloba a titulação de professores, a satisfação dos estudantes e o desempenho dos alunos no Enade (antigo provão, do qual USP e Unicamp não funcionam).
De 153 cursos de medicina, só 4 tiveram nota 5, como “referências” no setor. Outras 15 áreas foram avaliadas. O ministro Fernando Haddad prometeu fiscalização mais rígida.


O Globo
"STF libera candidatura dos fichas-sujas em todo o país"
O Supremo Tribunal Federal decidiu liberar as candidaturas de polític…
Imagem

Brasil

Piada macabra - E os traficantes, acreditem!, exigem "compromisso social" de candidatos

Por Italno Nogueira, na Folha:
A contratação de moradores para atuar na campanha eleitoral ou a oferta de serviços sociais em favelas é estratégia usada para assegurar o acesso de candidatos com segurança a favelas do Rio. Lideranças comunitárias afirmam que, sem essa contrapartida, os traficantes vetam a presença de candidatos em área em que controlam a venda de drogas.
Segundo o presidente da Federação de Favelas do Rio, Rossino Castro Diniz, os presidentes de associações de moradores apresentam aos candidatos uma "listagem de demandas". Ele afirma que o montante "investido" pode chegar a R$ 35 mil em uma comunidade.
"As favelas agora acharam por bem expulsar esses políticos [que só vão às favelas] de quatro em quatro anos para tirar os votos. Os políticos não têm compromisso com a comunidade. A comunidade agora mudou, acordou", disse Diniz."
Em certas com…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Crime e Castigo

Por que Ellen Gracie negou a liberdade ao casal Nardoni

Do Blog do Noblat
No link abaixo está postada a íntegra da decisão da ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal, em pedido de habeas corpus em favor de Alexandre Nardoni e Anna Maria Jatobá, acusados pela morte da menina Isabella, de cinco anos, jogada viva do sexto andar do Edifício London, na zona norte de São Paulo, em 29 de março último.
Leia mais
Imagem

Ubatuba em foco

Santa Casa de Ubatuba e a farsa dos especialistas

Marcos Leopoldo Guerra
No dia 02 de agosto p.p., a capa do jornal A CIDADE, traz com destaque a notícia de que a Santa Casa de Ubatuba havia contratado uma equipe de neurocirurgia comandada pelos médicos Hugo Capelli e Alexandre Rangel.
Imediatamente acessei o sítio do CRM – SP para obter mais informações sobre os recém contratados. Resultados obtidos:

· Sr Hugo de Castro Cappelli – CRM 111.005, inscrito em 29 de abril de 2003 – especializado em Neurocirurgia;

· Sr Alexandre de Araújo Rangel – CRM 111.036, inscrito em 06 de maio de 2003 – sem especialidade cadastrada;

Além da vasta experiência (05 anos) dos contratados pude também observar que apenas o Sr. Hugo possui especialização em Neurocirurgia, ou seja, o Sr Alexandre é clínico geral e portanto não deve permitir que seu nome seja ligado a uma especialidade que não possui.
No intuito de preservar a ilibada imagem dos que dirigem temporariamente a Santa Casa optei por formular uma denúnci…
Imagem

Aventura

O resgate da mochila

Sidney Borges
Viajava eu no ônibus das sete quando subitamente me vi estacionado no acostamento, por sorte ao lado de uma parada de ônibus dessas que têm bancos e abrigo contra a chuva, se bem que não estivesse chovendo. O motorista acelerou o motor e ficamos estáticos por uns cinco minutos. Parece pouco quando a gente tem o que fazer, mas uma eternidade se você está esperando que alguma coisa aconteça. Depois de alguns momentos de acelera, desacelera, acelera, desacelera, fomos informados que viria outro ônibus. O nosso teve falta de ar. Seu Antenor tinha falta de ar quando a Sandrinha passava. Ele com 52, ela nos seus 23. Falta de ar de outro tipo. Sem a presença do fluido gasoso que envolve o planeta as portas do bagageiro não puderam ser abertas e o jovem gringo não pôde seguir conosco. Em Ubatuba é usual circularem andarilhos de estrada e jovens gringos. Andam sempre de bermudas, meias e sapatos e agasalhados. Nas costas levam a mochila e nas mãos o cajado. Wha…
Imagem

Opinião

O resgate do Estado de Direito

Editorial do Estadão
A má notícia é que a tradição da impunidade incrustada na vida nacional, combinada com a imensa desigualdade de acesso à Justiça entre os brasileiros, terá levado parcelas da população a aceitar, quando não a aplaudir, evidentes violações dos direitos fundamentais da pessoa, sempre que isso lhes parecer eficaz para as ações policiais de combate à corrupção e aos chamados crimes de colarinho-branco. Pelo menos nessa etapa, argumenta-se, os delinqüentes de costas largas provam do tratamento que fariam por merecer até pagar por seus ilícitos - e do qual são poupados por suas privilegiadas conexões com a elite do poder.
A boa notícia é que, contrapondo-se a tais expressões de tolerância a meios condenáveis para fins presumivelmente virtuosos, a questão das condutas indevidas na repressão aos violadores das leis instalou-se na agenda pública do País.
Tantas fez a Polícia Federal (PF) na Operação Satiagraha - da pirotecnia das prisões aos va…

Manchetes do dia

Quarta-feira, 06 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"Mapa da violência revela áreas mais perigosas de SP"
Dados inéditos do setor de inteligência da polícia e São Paulo revelam como se distribui, distrito por distrito, a criminalidade na cidade, relatam André Caramante e Evandro Spinelli.Segundo os números, do segundo trimestre de 2008, os crimes contra a vida (homicídios e estupros) atingem principalmente as regiões mais pobres. Já os crimes contra o patrimônio (roubos, furtos, latrocínios) se concentram na região central e nos bairros ricos.No primeiro caso, destacam-se as regiões dos distritos policiais de Jardim Herculano, Parque Santo Antônio e Capão Redondo (zona sul), onde 31,5% dos domicílios têm renda de até três mínimos. O segundo é mais freqüente em bairros como Perdizes e Pinheiros.Os dados são da Coordenação de Análise e Planejamento, órgão da Secretaria da Segurança que estuda a violência. Desde 2002, o Estado os divulga sem divisão por distritos.

O Globo
"Rios vir…
Imagem

Brasil

Ficha suja nas eleições de 2008

Lucia Hippolito
Seja qual for o resultado da decisão do Supremo Tribunal Federal na próxima quarta-feira, o tema da vida pregressa dos candidatos entrou definitivamente em pauta.
Afinal, candidatos com ficha suja (processos, condenações em primeira instância etc.) podem ou não assumir cargos eletivos?
Para participar de concurso público, já sabemos que é impossível. Da profissão mais humilde à mais sofisticada, o cidadão deve ter vida exemplar para se transformar em funcionário público concursado.
Mas isto não é exigido quando se trata de candidato a cargo eletivo, de presidente da República a vereador.
Pois a Associação dos Magistrados Brasileiros entrou com uma ação no STF, pedindo a impugnação de artigos da Lei das Inelegibilidades (a Lei Complementar nº 64) que exigem decisões em última instância para negar o registro a candidaturas.
Segundo o entendimento da AMB, estes artigos contrariam a Constituição federal. Diz o § 9º do Art. 14: “Lei complementar es…
Imagem

Opinião

A crise mundial das megacidades

Editorial do Estadão
A edição da revista Grandes Reportagens que esmiúça o fenômeno mundial das megacidades, encartada no Estado do último domingo, coincidiu com a divulgação dos primeiros resultados de um novo levantamento sistemático sobre o desenvolvimento urbano nacional. O trabalho jornalístico, que focaliza uma dezena de megalópoles estrangeiras e se aprofunda, no País, no caso-síntese de São Paulo, é um contraponto vívido ao ordenamento de 5.590 municípios brasileiros segundo uma bateria de indicadores socioeconômicos. De um lado, os testemunhos dos enviados especiais do jornal a 7 dos 25 conglomerados urbanos no exterior com mais de 10 milhões de habitantes (Tóquio, Nova York, Cidade do México, Mumbai, Xangai, Moscou e Lagos, em sentido decrescente) e ainda a Londres, que já não integra essa relação, indicam uma crise de proporções ciclópicas que ameaça levar a colapso os atributos, expectativas e valores historicamente revolucionários, indissociá…

Manchetes do dia

Terça-feira, 05 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"No STF, teles mantêm sigilo de grampos"
O STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu liminar garantindo a 17 operadoras de telefonia fixa e móvel o direito de preservar os nomes de seus clientes que foram alvo de escutas telefônicas no ano passado, e que estão em segredo de justiça. No mês passado, a CPI dos Grampos na Câmara havia aprovado requerimento ordenando às operadoras o envio das cópías de decisões judiciais de interpretações em 2007. As empresas dizem temer ser acusadas de quebrar o sigilo das escutas. Ainda ontem, a CPI decidiu pedir explicações á Justiça Federal sobre decisões que permitiram ao delegado Protógenes Queiros, da PF, acesso irrestrito aos registros de ligações no pais, conforme revelou a Folha. "Estamos vivendo num Estado policialesco", disse o relator Nelson Pellegrino (PT-BA). Em nota, o juiz Federal Fauto de Sanctis, responsavel pela Operação Satiagraha, disse ter mecanismo de controle para evita…
Imagem

Noturnas

Sonhos de verão

Sidney Borges
Uma noite dessas tive um sonho estranho, na verdade acho que foi um pesadelo. No início eu me vi em meio a um denso nevoeiro e quando este se dissipou percebi que estava em pleno Coliseu. A platéia agitada gritava alguma coisa em latim vulgar. Eu não entendi, no ginásio me ensinaram latim clássico. Um núbio que agitava abanicos gentilmente traduziu. Mata, esfola, arranca o fígado do branquelo. Logo me dei conta que o branquelo a que se referiam os torcedores era o degas que vos escreve. Nesse momento começou o suplício. Primeiro fui mordido por girafas, depois escoiceado por coelhos, o que dá cócegas e como eu começasse a rir fui ensaboado por doze africanas bundudas. Essa última parte não foi das piores, mas quando entraram os leões comecei a suar frio. O núbio me disse ao pé do ouvido que naquela semana a única refeição dos felinos tinha sido iogurte. Desnatado. Estavam ávidos por carne. Imagino que por carne branca, a preferida dos borrachudos, se bem qu…
Imagem

Por partes...

As cartas de Chico Picadinho, quatro décadas atrás das grades

Preso por esquartejar duas mulheres, ele ocupa há quase dez anos uma cela individual de 8 metros quadrados

Bruno Tavares
O dia 3 de agosto é tragicamente inesquecível para Francisco Costa Rocha. Há exatos 42 anos, numa chuvosa madrugada de segunda-feira, ele matou e esquartejou a bailarina Margareth Suida, dando início a um dos mais longos períodos de cárcere da história do sistema prisional paulista. Somando as duas vezes em que esteve preso por crimes quase idênticos, o homem eternizado sob a alcunha de Chico Picadinho completará em novembro quatro décadas atrás das grades.
Pelo Código Penal brasileiro, ninguém pode ficar na cadeia mais do que 30 anos, independentemente da pena definida no julgamento. O que transformou o caso de Chico numa "prisão perpétua" foi uma interdição civil, obtida pelo Ministério Público em 1997, pouco antes de a pena imposta a ele chegar ao fim. "Nada mais devo à Justiça Criminal. Nad…
Imagem

Crônica

O carniceiro esotérico

Marcelo Mirisola *
A propósito da captura de Radovan Karadzic, lembrei de uma crônica que escrevi faz quatro anos. Então resolvi fazer um bem-bolado. Isto é, inserir e reproduzir trechos daquele texto neste daqui, e – no embalo – fazer outras considerações a respeito do mesmo tema. Entre essas considerações, posso apontar uma urgência: quero dizer que o personagem Dragan Dabic, encarnado por Karadzic, definitivamente completa a crônica, faltava ele.
Vamos lá. Radovan Karadzic, ou Dragan Dabic, deve freqüentar um nível espiritual mais elevado que o meu. Ele e a maioria de bruxinhas franqueadas e picaretas que devem IPTU e que são vegetarianos, e que, por um lado, inspiram e expiram (e suspiram) na hora de poupar porcos, vacas, aves e peixes e que, por outro, não estão nem aí na hora de massacrar bípedes muçulmanos da mesma espécie. Não deixa de ser curioso. A sentença dessa gente espiritualizada é a evolução. E, com uma ou outra variante, quem lê Dos¬toiévski e freq…