Postagens

Mostrando postagens de Agosto 17, 2008

Convite

Imagem
Clique sobre a imagem para ampliar

Moon Over Bourbon Street

Imagem

Eleições 2008

Caro Sr. Sidney, as entidades de Arquitetos do Estado de São Paulo, IAB Departamento São Paulo e SASP-Sindicato dos Arquitetos elaboraram um Manifesto dos Arquitetos diante das próximas eleições municipais, tendo elencado 10 pontos reivindicativos que resumem as preocupações da categoria. Solicito a publicação no Ubatuba Vibora.

Desde já agradecendo a sua atenção,

Daniel Amor
Presidente do SASP

Manifesto das entidades dos arquitetos e urbanistas frente às eleições de 2008

SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo
IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo

Arquitetos e Urbanistas e as Eleições de 2008

A participação dos arquitetos e urbanistas nas lutas pela redemocratização do País e nas conquistas pela reforma urbana é um fato. Nesta luta pode ser destacado o Movimento denominado “O Grito da Cidade” nos anos 80, quando os profissionais chamaram a atenção dos gestores públicos para o destino das cidades, para a necessidade da implantação de instrumentos pa…
Imagem

Angra 3

Eletrouclear faz preparativos finais para iniciar obras de Angra 3

A Eletronuclear está na reta final dos preparativos para iniciar as obras de Angra 3. De posse da licença prévia, o próximo passo da empresa será apresentar o plano básico ambiental para o Ibama e um planejamento de como cada exigência feita pelo instituto será atendida. A expectativa é que isso seja feito até o final de agosto, o que abriria caminho para a concessão da licença de instalação. A licença nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) também é esperada até o fim do mês.
Dessa forma, a Eletronuclear poderia começar em 1º de setembro os preparativos para as obras da usina. Eles incluem a regularização e a impermeabilização do terreno, além da implantação da infra-estrutura do canteiro de obras. O prazo estipulado para realizar estes serviços é de sete meses, o que permitiria o início da construção de Angra 3 em 2 de abril de 2009. A Cnen já deu a autorização para a primeira etapa dos trabalhos prepara…

Lá e cá.

Imagem
Esperando Joe Biden

Pedro Doria Weblog
É um chute, e muita gente boa está chutando no mesmo alvo: Barack Obama anunciará que o senador Joe Biden será o vice-presidente de sua chapa.
Obama precisa de gente experiente. Biden é senador desde 1973. Precisa de gente com experiência em política externa. É a especialidade de Biden. Obama sai desajeitado quando bate em McCain. McCain bate com um sorriso. McCain é que está certo: política não é uma arte para os frágeis. Ao não responder os ataques que lhe dirigem, Obama parece fraco. Biden bate bem – e com um sorriso. Obama mantém a imagem de bom moço e resolve o problema sem parecer fraco. Biden foi a favor da guerra, também. Mas, como McCain, é um poço de idéias de como resolver o imbróglio. Biden tem cabelos brancos.
Governadores não trazem a experiência nacional e internacional. Jovens reforçam a imagem de inexperiência. Biden complementa Obama em seus pontos fracos.
Leia mais
Imagem

Opinião

Correção de origem

Editorial do Estadão
Se parecem descabidas as análises que atribuem vícios brasileiros a nossa formação histórica, faça-se uma exceção quanto ao nepotismo, pois ele é arraigado à nossa vida pública desde que o escrivão Pero Vaz de Caminha, depois de descrever as maravilhas de Pindorama, aproveitou a carta enviada ao rei para pedir emprego para um parente. Na terra das capitanias hereditárias e dos cartórios sempre foi natural a busca dos cargos públicos, por meio da "colocação" de parentes em serviços ou sinecuras dos Três Poderes. Eis por que a decisão que tomou o Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, de proibir a prática do nepotismo no Executivo, no Legislativo e no Judiciário, pode ser considerada uma histórica correção de origem.
A mais alta Corte de Justiça do País decidiu - decisão essa que por súmula vinculante se impõe a todas as instâncias judiciais - que é proibido contratar parentes de autoridades e funcionários para cargos de confianç…

Manchetes do dia

Sábado, 23 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"Governo vê 'mercado de votos' no Congresso"
A proposta de reforma política encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos ministros Tarso Genro (Justiça) e José Múcio (Relações Internacionais) afirma que há um “mercado de votos” no congresso, informa Andréa Michael. De acordo com o texto, o apoio ao governo custa liberações de verbas e nomeações para cargos públicos, e, por conta das regras eleitorais, o Congresso atual anão reflete a vontade do eleitor. O documento afirma que as coalizões proporcionais induzem os eleitores a erro porque seus votos vão par a legenda e, em muitos casos, para outros candidatos. A existência de “coligações esporádicas e de ocasião para eleições proporcionais” é outra falha citada. As medidas sugeridas incluem lista fechada de candidaturas, financiamento público de campanha e veto a coligações em eleições proporcionais.

O Globo
"Governo estuda desapropriar áreas da Petrobras no Pré-S…
Imagem

Eleições 2008

O mundo gira e a Luzitana roda

Sidney Borges
Quero ser um mico de cavalinhos se essa campanha não está estranha. Ou melhor, esquisita. Talvez bizarra exprima melhor o que vai por aí. Ontem encontrei o Chicão, meu amigo gaucho de longa data. Com aquela voz tronitoante modulada nas verdes pastagens dos pampas ele me perguntou:
- O que tu tá achando chê? Os piá tão calados, cestrosos, ninguém sai a campear. Fora o caudilho tá todo mundo embretado.
Fiz que sim com a cabeça, quando o Chicão fica nervoso desembesta a falar no dialeto do Continente e não há quem entenda, Maragato ou Pica-pau.
Por via das dúvidas vou vestir a camisa com estampa de uva, tem dado sorte ultimamente. E depois bolear a perna para abrir cancha, com se diz em Uruguaiana.
Imagem

Turismo

A convite da Embratur, operadores de turismo estrangeiros fazem expedição na Mata Atlântica

Objetivo é reforçar roteiros de São Paulo e do Rio como opções de turismo de aventura e ecoturismo

A Embratur organiza uma expedição formada por operadores de turismo estrangeiros para mostrar a região da Mata Atlântica brasileira como cenário para turismo de aventura e ecoturismo. De 25 de agosto a 3 de setembro, eles conhecerão roteiros de turismo de aventura em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ao todo são 15 roteiros que envolverão 70 profissionais, entre operadores e jornalistas dos EUA e do Canadá. Trilhas no litoral norte paulista, passeios em veículos 4x4, visitas a quilombos e a cidades históricas, passeios de caiaque, jornadas de barco, mergulhos em belas praias, noites na Lapa e caminhadas na mata são algumas atrações. A partir do dia 26, eles seguirão para Ilhabela, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande e Rio de Janeiro. A expedição acontece às vésperas da ATWS-SA (Adventure Trave…
Imagem

50 anos da Bossa Nova

Roberto Menescal e Oscar Castro-Neves - "Barquinho"

Barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) - Roberto Menescal e Oscar Castro-Neves; do cd: Quartet Bossa Nova At Carnegie Hall. Ouça aqui.
Compositor da primeira leva da bossa nova, Roberto Menescal estudou piano por imposição familiar durante a infância em Vitória (ES). Também aprendeu acordeon, gaita e, principalmente, violão - instrumento no qual se especializou. Radicou-se no Rio de Janeiro, onde fundou com Carlos Lyra uma academia de violão. Leia mais sobre Roberto Menescal. Oscar Castro-Neves é cantor, instrumentista, arranjador, compositor, produtor musical e diretor musical. Surgiu no início dos anos de 1960 e é considerado por muitos uma das figuras que ajudou a estabelecer o movimento da Bossa Nova no mercado internacional. Leia mais sobre Oscar Castro-Neves. E veja a letra da música no site "Letras".(Do Blog do Noblat)
Imagem

Ubatuba em foco

Eleições do medo

Corsino Aliste Mezquita
Trinta e cinco anos, em Ubatuba, e sete eleições municipais vivenciadas, “nunca antes” observamos clima de medo e terror em que, a Ubatuba de nossos dias, está imersa. O medo está na boca e nas reações espontâneas de todos os cidadãos.
Medo a ser processado como já registramos em “COMISSÕES PROCESSANTES” e “ALUCINADOS E DESVAIRADOS”. Para esse medo existem razões, exemplos, processos, já em andamento, que o justificam. Os cidadãos cordatos não conseguem entender o uso abusivo do Poder Judiciário para assuntos irrelevantes como seria um debate promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba. Debate, que em outras eleições, sempre promovido, nos moldes que proposto aos quatro candidatos e, em princípio, por todos aceito.
Sem nada ter a questionar sobre a decisão judicial e com total respeito à mesma, convidamos, os sindicalizados, a refletir sobre os medos que podem dominar os que solicitaram a intervenção do Poder Jud…
Imagem

Área indígena

Raposa Serra do Sol à luz do Direito

Washington Novaes
Ao mesmo tempo que a demarcação da área indígena Raposa Serra do Sol se vai transformando em delicada questão internacional - com a decisão do relator especial da ONU para direitos indígenas de visitar a região -, o Supremo Tribunal Federal (STF) decide na próxima semana se confirma a demarcação homologada pelo presidente da República em 2005 ou se dá razão aos plantadores de arroz que ocuparam porções ali, recusam-se a sair e são apoiados por grande parte da corporação política do Estado, em sua pretensão de que o STF mande fazer uma demarcação apenas em "ilhas" ao redor das aldeias e permita aos invasores permanecer onde estão.
O presidente da República já deu declarações confirmando a demarcação contínua que ele mesmo homologou em 2005. O STF já rejeitara cerca de 30 ações contra a demarcação. A Funai já depositara R$ 5 milhões para indenizar os invasores. A Procuradoria-Geral da República recomendara a retirada dessas p…
Imagem

Opinião

O circo do pré-sal

Editorial do Estadão
O presidente Lula nega que já tenha decidido criar uma nova estatal para administrar a exploração do petróleo do chamado pré-sal, a 7 mil metros de profundidade e a mais de 200 quilômetros da costa. Segundo ele, a questão continua em discussão no governo. É certo, de toda forma, que o setor terá um segundo marco regulatório. O atual, que data de 1997, ficará restrito às reservas que se poderiam chamar de convencionais e para os 11 blocos em águas ultraprofundas já licitados. Nele, a União, por meio da Agência Nacional do Petróleo (ANP), concede a exploração em troca de royalties e participações. O outro modelo previsto é o da partilha de produção, em que o lucro é dividido em partes desiguais entre o Estado e as empresas escolhidas. Lula não se cansa de afirmar que as riquezas do pré-sal servirão para financiar a educação e "acabar definitivamente com a pobreza".
Ou seja, o presidente cujo mandato termina em 2010 já sabe onde gastar os lu…

Manchetes do dia

Sexta-feira, 22 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"STF veta contratação de parentes até terceiro grau"
Ao aprovar sua 13º súmula vinculante, que veta contratação de parentes nos três Poderes, o Supremo Tribunal Federal definiu que a medida atingirá familiares até o terceiro grau. O tribunal vetou o nepotismo cruzado, em que um servidor contrata parentes de outro. Assim de acordo com a súmula do Supremo, os agentes públicos brasileiros não poderão contratar seus pais, avós, bisavós, filhos, netos, bisnetos, tios, sobrinhos, sogros, cunhados, genros e noras para trabalhar no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. O ministro Ricardo Lewandowski afirmou,, porém que “a realidade é tão multifacetada que é necessário analisar caso a caso”. Anteontem, o tribunal já decidira por unanimidade proibir o nepotismo nos três Poderes, mas faltava ainda editar o texto da súmula. Congressistas criticaram o STF, mas prometeram demitir os parentes. Ao menos 22 deputados e 9 senadores empregam fam…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Angra 3

Programa Nuclear Brasileiro é apresentado ao Presidente Lula

Gloria Alvarez
O Presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, como Secretário-Executivo do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, criado pelo Decreto de 2 de julho de 2008 e formado por 11 Ministros de Estado, apresentou ao Presidente Lula, em reunião realizada no Palácio do Planalto dia 18 de agosto, os objetivos e metas propostos para a retomada do desenvolvimento do Programa, que abrange os setores de energia (usinas nucleares), defesa (propulsão naval de submarinos), produção de combustível nuclear (prospecção mineral, mineração, conversão e enriquecimento de urânio), aplicações nucleares (medicina, indústria, agricultura e P&D), juntamente com o gerenciamento de rejeitos radioativos e o licenciamento, controle e fiscalização da segurança e impacto ambiental das instalações nucleares.
No setor de energia, para atender ao Plano Decenal de Energia - PDE 2007/2016, a Usina Angra 3 (1.400 …
Imagem

Arriégua!

Mulher dá 30 machadadas em marido

Deu na Folha Online
Por não concordar em dar dinheiro para a compra de bebidas, Januário do Nascimento, 72, levou mais de 30 golpes de machado da mulher, Virgínia da Silva Santos, 27, na noite de terça-feira (19) em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Nota do Editor - Sou contra isso. (Sidney Borges)
Imagem

Deu em O Globo

Candidato dono de rádio é preso em Alagoas

Filho de ex-governador que tenta vaga de prefeito no interior, ele não veiculou horário eleitoral gratuito

De Odilon Rios:
O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV provocou ontem a primeira prisão de um candidato em Alagoas. Gustavo Bulhões, filho do ex-governador Geraldo Bulhões (1990-94), está preso na Polícia Federal, acusado de impedir a transmissão da propaganda eleitoral na Rádio São Miguel FM, de sua propriedade, contrariando o artigo 323 do Código Eleitoral. Gustavo é candidato pelo PRB a prefeito em São Miguel dos Campos, a 30 quilômetros da capital alagoana, e, de acordo com a juíza da 18 Zona Eleitoral, Nirvana Coêlho de Mello, deixou de veicular os programas do horário eleitoral dos candidatos a vereador, na terça-feira.
— Ele deixou a programação normal da rádio e não deu satisfações. Foi a gota d’água. Era locutor oficial da rádio e fazia autopromoção da sua candidatura, o que é ilegal. Conversei com ele, mas ele não me ouviu. …
Imagem

Ilhabela

Estão abertas as inscrições para a 3ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria

Em 2007, umapadeira de Ilhabela foi finalista em etapa regional do concurso. Agora, em sua terceira edição, a Copa vai premiar as melhores receitas em padaria e confeitaria com um caminhão de prêmios

São Paulo, agosto de 2008. A Bunge Alimentos, em parceria com a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), lança este mês a 3ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria. Padeiros e confeiteiros de todo o Brasil já podem inscrever suas receitas especiais de pães e doces, que serão avaliadas segundo critérios como aparência, criatividade e sabor.
Nos anos anteriores, a Copa recebeu 2 mil inscrições na primeira edição e mais de 3.500 receitas na segunda, elegendo os melhores pães do Brasil. Em 2007, a padeira Marinéia dos Santos, de Ilhabela/SP, foi uma das finalistas da etapa regional. Agora, a 3ª Copa vai também avaliar e premiar as melhores receitas em confeitaria.

Saiba como participar d…

Fut

Imagem
Imagem

Brasil

Parente sem emprego

STF fará súmula que proíbe nepotismo nos três poderes

Consultor Jurídico
O Supremo Tribunal Federal decidiu que irá editar Súmula Vinculante na sessão plenária de quinta-feira (21/8) que proibirá o nepotismo nas três esferas do Poder Público. Os cargos de ministro de Estado e de secretário estadual e municipal devem ficar fora da proibição. Também será definido qual é o grau de parentesco a ser considerado como nepotismo.
A extensão da proibição do nepotismo no Judiciário para o Executivo e o Legislativo foi decidida em julgamento de ação relatada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que examinou os casos de um secretário municipal de Saúde, Elias de Souza, e de um motorista em Água Nova (RN), Francisco de Souza, que eram parentes de um vereador e do vice-prefeito.
Em Recurso Extraordinário, o Ministério Público do Rio Grande do Norte contestou a decisão do Tribunal de Justiça potiguar, que entendeu que a proibição do nepotismo só valia para o Judiciário. O recurso foi ju…
Imagem

Opinião

Uma lição para o governo

Editorial do Estadão
Enquanto o governo discute como recolher e como gastar a sonhada riqueza do pré-sal - ainda retida sob a forma de petróleo a mais de 6 mil metros de profundidade -, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, tenta mostrar como o Brasil poderá ocupar uma posição destacada na economia global do século 21. Para alcançar o crescimento sustentável, o País precisará, segundo ele, ampliar as fontes nacionais de poupança e de financiamento indispensáveis à realização de investimentos volumosos e crescentes.
A base para esse novo salto foi criada com uma sucessão de conquistas difíceis, como a estabilização dos preços, a adoção da responsabilidade fiscal e a eliminação da dívida externa líquida. O movimento dependerá de novas decisões corretas - nem sempre politicamente fáceis. O professor Luciano Coutinho, eleito economista do ano pela Ordem dos Economistas do Brasil, discutiu esses desafios em seu discurso de agradecimento, em São Paulo.
O Brasil, se…

Manchetes do dia

Quinta-feira, 22 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"Decisão do STF proíbe nepotismo"
O Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, proibir a contratação de parentes nos três Poderes da união – com exceção para indicação de ministros de Estado e secretários estaduais, municipais edo DF. Ou seja, não há impedimento para que um presidente da República escolha parentes como titulares de ministérios. Com a decisão, o tribunal editou sua 13º súmula vinculante, cujo texto deverá ser definido hoje. A orientação vale também para nomeações anteriores ao julgamento. Assim que o texto for aprovado, o Ministério Público poderá protocolar no Supremo reclamações sobre casos de descumprimento da decisão. “Deixamos ainda mais claro, ainda mais explícito que o nepotismo é proibido em toda a administração pública brasileira”, disse o ministro Carlos Ayres Britto. A corte afirmou que a prática contraria a Constituição. O texto será inspirado em outros, como a resolução do Conselho Nacional de …

Tragédia

Imagem
Avião pega fogo ao decolar em Madri; pelo menos 150 morrem

Aeronave teria 172 pessoas a bordo; repórter do 'Estado' afirma que incêndio no local é de grandes proporções

Agências internacionais
Um avião da Spanair, modelo MD-82, com 172 pessoas a bordo, sofreu um acidente no aeroporto de Barajas, em Madri, nesta quarta-feira, 20. A aeronave teria saído da pista enquanto decolava depois de um incêndio no motor esquerdo. O número de vítimas ainda é incerto. De acordo com o jornal espanhol El Pais, pelo menos 150 pessoas morreram. Já segundo a agência Reuters, os mortos podem chegar a 145 pessoas, enquanto a agência Efe fala em 146 vítimas. A Associated Press, por sua vez, cita um ministro do governo do espanhol, que diz que há 153 mortos. De acordo com o governo da Espanha, 20 pessoas ficaram feridas, a maioria em estado grave. Um dos sobreviventes morreu no hospital, baixando o número de vivos para 19. Este é o pior acidente aéreo ocorrido na Espanha em mais de duas décadas.
Leia ma…
Imagem

Reflexões

Mau Humor ou Mal Humor ????????????????

Hoje acordei disposto a sair sorrindo. Abri o portão e me deparei com um monte de sacos de lixo, devidamente acomodados no meio da rua, aguardando o caminhão passar. Olhei para os dois lados e verifiquei que eram vários amontoados ao longo de minha rua. Pensei...nova metodologia de trabalho...planejamento...MBA...hum !!! Dobrei a esquina e senti o tranco, ou melhor, o solavanco...tinha acabado de ingressar e rapidamente sair de um das centenas de buracos de nossas vias públicas....respirei...refleti...conclui: sou piloto de testes da fábrica da Volks e estou numa pista de testes devidamente desenhada e planejada para verificar a durabilidade das suspensões automotivas, durabilidade dos pneus, etc....Olhei no retrovisor e me deparei com um sorriso levemente amarelo. Alias, amarelo era a cor do semaforo quando cheguei naquele cruzamento famoso de nossa cidade. Aguardei o sinal verde acender e, triunfantemente, engatei a primeira e pensei, agora eu …
Imagem

Artes e Espetáculos

Línguas Discordantes em Ubatuba!

Patrícia Cabral
A "Officina Artaud", livre espaço de pesquisa teatral, o "N.U.V.E.M", núcleo de valorização à expressão musical, através da " OSC CELEBREIROS UBATUBA" apresentam a "Confraria da Criação" com o espetáculo de teatro de rua "Línguas Discordantes", dia 23 de agosto de 2008, as 20:00hs., na Praça Nóbrega, em frente ao prédio do antigo Forum, com a participação especial do grupo musical "Tupinambras".

Uma rua. Uma calçada. Um papelão. Mario, um morador de rua envolto em suas leituras e escritas. Alberto, um jornalista enfurecido por uma pauta derrubada. De um passo descuidado, o encontro. Do encontro, a troca de palavras: concordâncias e discordâncias, num diálogo que transformará a trajetória destes personagens.

Na rua, no bom sentido, desde dezembro de 2006 a "Confraria da Criação" leva ao público o espetáculo "Línguas Discordantes" de Wolff Rothstein, com Otávio Co…
Imagem

Ubatuba em foco

Câmara aprova projeto que reconhece a Agricultura Familiar

Assessoria Charles Medeiros
Aprovado por unanimidade na Sessão do último dia 19, o Projeto de Lei que declara a Agricultura familiar no município de Ubatuba como atividade de relevante interesse social. O projeto considera como agricultura familiar as atividades e diretrizes constantes na lei federal nº 11.326/06 que estabelece a Política Nacional de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Segundo o autor do Projeto, Vereador Charles Medeiros, a iniciativa é reconhecer a agricultura familiar como segmento produtivo e representativo neste novo marco para as políticas públicas destinadas ao desenvolvimento rural, desde a fase de elaboração até a implementação, execução e gestão de recursos.
Para os órgãos técnicos ligados agricultura, pesca e desenvolvimento, existe a necessidade e preocupação em avaliar melhor as potencialidades de produção e distribuição de alimentos, principalmente em Ubatuba onde a agricu…

Charge

Imagem
Clayton (O Povo, Ceará)

Da experiência...

Poema da noite

Coisas que a vida ensina depois dos 40

Artur da Távola
Amor não se implora, não se pede não se espera...
Amor se vive ou não.
Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.
Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
Água é um santo remédio.
Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
A criatividade caminha junto com a falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca te abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acredita…
Imagem

Opinião

O dia em que nosso Lula imitou o rei Salomão

José Nêumanne
O presidente da República pode não ser um homem letrado nem ilustrado, mas até seus adversários mais ferrenhos, que não toleram a hipótese do terceiro mandato nem em pesadelo, devem concordar que ele tem um bom senso invejável, além de um enorme talento para driblar obstáculos. Foi o que ele fez, aparentemente de maneira brilhante, na semana passada, ao encontrar uma solução salomônica para a proposta inoportuna e insensata feita por seu ministro da Justiça, Tarso Genro, e seu secretário de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, de reabrir unilateralmente a Lei da Anistia para punir apenas os torturadores.
Se cedesse à pressão dos comandantes militares e desautorizasse os dois auxiliares na cerimônia de apresentação dos novos oficiais-generais, terça-feira 12, no Palácio do Planalto, poderia passar a impressão de que carece de apoio da caserna para permanecer no legítimo posto em que está por decisão majoritária e soberana do povo bra…

Manchetes do dia

Quarta-feira, 20 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"Lula vai criar empresa para explorar o pré-sal"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em reunião com presidentes e líderes de partidos aliados que criará uma nova estatal para cuidar apenas das reservas de petróleo da camada pré-sal ainda não leiloadas, informa Kennedy Alencar. Segundo participantes do encontro, Lula afirmou já ter concluído que é necessária uma empresa só para cuidar do assunto. Planeja utilizar as verbas da extração futura do petróleo do pré-sal para combater a miséria e aplicar na educação. Lula tentou desarmar resistências a um novo marco regulatório e obter apoio à criação da estatal. Ele quer usar o pré-sal para fortalecer e tentar eleger o sucessor em 2010,, embora a exploração em larga escala deva demorar alguns anos. De manhã, em reunião de ministros o principal ponto debatido fora como aplicar as verbas da exploração do pré-sal sem gerar inflação. O governo debate um modelo que preveja a manutenç…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Bichos

Imagem
Tartaruga com paralisia ganha skate

Uma tartaruga com as patas paralisadas ganhou vida nova com um skate feito especialmente para ela

da BBC
Arava é moradora do Zoológico Bíblico de Jerusalém.
O animal não consegue mover as patas traseiras e não podia andar para frente somente com a utilização das patas dianteiras.
Os tratadores do zoológico construíram então uma espécie de skate de metal para ela.
Com as novas rodinhas, Arava agora pode se movimentar livremente e já encontrou até um parceiro.

Nota do Editor - Parceiro no mínimo curioso. Essa "mina" é diferente deve ter passado pela cabeça dele, se é que passa alguma coisa pela cabeça de uma tartaruga. (Sidney Borges)
Imagem

Crônica

Porco Dio!

Marcelo Mirisola*
Toda noite, depois de lavar a louça do jantar e de terminada a novela da Globo, minha avó se trancava no quarto. E só saía de lá perto das onze e meia, para sacudir o velho Pascoal, meu avô, que roncava na frente da tevê. Ela rezava para os mortos, fazia novena para Nossa Senhora e era devota de santa Rita de Cássia. Também fazia promessas para santo Expedito em casos mais urgentes, e não descuidava de suas mandingas quando o Palestra jogava contra os corintianos maledetos. Eu era seu neto preferido, e o único a ter minha foto dependurada no hall de entrada, embaixo do altar de Santa Rita. Isso deixava os outros netos inconsoláveis de inveja, digamos que o meu privilégio (porque não era apenas preferência) era escancarado e ninguém tinha nada a ver com isso.
A “vecchia” me escolheu no berço, e sentenciou: esse é meu bambino. Na casa de Dona Anita, eu era um rei. E desde cedo – confesso – déspota esclarecido, sádico e sacana. Ora, eu tinha de aproveitar porqu…
Imagem

Pensata

Pequenos monstros

João Pereira Coutinhona Folha Online
Confesso: tenho assistido aos Jogos Olímpicos. A culpa não é minha. A culpa é da diferença horária: quando vou para a cama, Pequim está acordado. Deitado no leito, com a tv ligada, acompanho os exercícios. E a insônia vem a seguir.
Insônia por que? Por causa dos atletas chineses. Nada tenho contra chineses. Mas é difícil resistir ao rosto dessa gente. Americanos, russos, europeus, brasileiros - tudo gente normal, com as alegrias e tristezas de gente normal. Mas os chineses são outra história: o rosto exibe uma tensão e uma infelicidade que não se encontram nos outros. E quando falham, isso não representa uma derrota para os atletas. Representa uma tragédia de contornos apocalípticos. Como explicar o fenômeno?
Infelizmente, com política. Os Jogos não são mero desporto para a China; são uma forma do regime mostrar superioridade perante o mundo (tradução: perante os EUA), vencendo mais medalhas e apresentando uma organização imaculada, o…
Imagem

Angra 3

Solução para lixo de Angra 3 domina reunião do governo

Agencia Estado
A questão do armazenamento dos resíduos nucleares de Angra 3 e de outras futuras usinas dominou a reunião realizada hoje, no Palácio do Planalto, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e nove ministros para discutir o futuro da Política Energética Brasileira. Segundo fontes que acompanharam a reunião, o Comitê de Desenvolvimento da Política Nuclear Brasileira terá agora um prazo de 60 dias para encaminhar ao presidente uma proposta consolidada para a expansão do uso da energia nuclear no País e para a questão dos resíduos.
De acordo com as fontes, o destino do lixo nuclear é o principal gargalo que impede um avanço mais intenso da energia nuclear no Brasil. No licenciamento prévio da usina de Angra 3, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) exigiu que a estatal Eletronuclear apresente, antes de pôr a usina para funcionar, uma solução para o problema. A exigência criou po…