Postagens

Mostrando postagens de Agosto 16, 2009

Brasil

Humor gaúcho

Sidney Borges
É de conhecimento universal que o craque Ronaldo Fenômeno esteve envolvido com travestis. História pra lá de mal explicada.

O tempo passou, ninguém mais tocava no assunto até que um dos travestis, o mais notório, morreu. No dia seguinte o Corinthians jogou contra o Internacional em Porto Alegre.

Jogo difícil, nervoso, sempre que Ronaldo pegava na bola o Beira Rio vaiava e depois sussurava em uníssono: vi-ú-vo. vi-ú-vo, vi-ú-vo...

Twitter
Imagem

Ubatuba em foco

Boa notícia

Anderson Rodrigues (Tato)
Acabei de receber um telefonema e a seguinte noticia: “o dinheiro para construção do Centro de Convivência no Conjunto Habitacional do bairro do Taquaral vai ser liberado dentro de alguns dias”.

O Deputado Campos Machado, líder absoluto do PTB, acatou o pedido que fizemos e brigou pela recuperação do dinheiro e, como sempre, conseguiu recuperar na sua totalidade.

A divulgação desta informação se faz necessário, pois, os moradores deste conjunto estavam inconformados com a falta de habilidade da Administração Municipal que na ocasião perdeu essa verba por não entregar os documentos dentro dos prazos legais.

Parabéns ao senhor Sr. Wilson do Taquaral, presidente do bairro, que não mediu esforços, nunca desistiu e lutou incansavelmente, pois, sabe da importância deste benefício a todos moradores; que essa atitude desse grande homem sirva de exemplo a todos os presidentes de bairro desta nossa cidade.

Twitter

Charge - Amarildo

Imagem
Original aqui Twitter

Deu na Veja

"Lula não fará seu sucessor"

Oscar Cabral Carlos Augusto Montenegro é um dos mais experientes analistas do cenário político nacional. Presidente do Ibope, empresa que virou sinônimo de pesquisa de opinião pública no Brasil, ele acompanhou com lupa todas as eleições realizadas no país desde a volta à democracia, em 1985. Agora, faltando pouco mais de um ano para a sucessão presidencial, Montenegro faz uma análise que o consagrará se acertar. Se errar? Bem, dará às pessoas o direito de igualarem seu ofício às brumas da especulação. Em entrevista ao editor Alexandre Oltramari, Montenegro aposta que o governo, apesar da imensa popularidade do presidente Lula, não conseguirá fazer o sucessor – no caso, a ministra Dilma Rousseff. Também afirma que o PT está em processo de decomposição.

O que os acontecimentos da semana passada revelaram sobre o PT?
Que o partido deu um passo a mais na direção de seu fim. O PT passou vinte anos dizendo que era sério, que era ético, que trabalhava pel…

Lou Bega

D'après Duchamp

Imagem

Dudasarney (coitadinha)

Imagem

Zoom na Duda

Imagem

Deu na Folha

Mundo sem droga é tão difícil quanto sem sexo, diz FHC

Em fórum no Rio, ex-presidente voltou a defender a descriminação do uso da maconha. Tucano participou de reunião que criou Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, inspirada em entidade latino-americana presidida por ele

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 78, afirmou ontem que existir um "mundo sem drogas" é tão difícil quanto um "mundo sem sexo". Presente à reunião de criação da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, no Rio, ele voltou a defender a descriminação do uso da maconha, a adoção de política de redução de danos e o atendimento a usuário de drogas na rede pública de saúde.

"Imaginar um mundo sem drogas é um objetivo difícil de alcançar. A humanidade sempre usou algum tipo de droga. Então, é como imaginar um mundo sem sexo. Nem o [ex-presidente norte-americano George W.] Bush."

FHC defendeu campanhas para desestimular o uso de drogas e sugeriu como modelo o bem avaliado prog…
Imagem

Opinião

Indicativos econômicos e conjuntura

Editorial do Estadão
A demanda doméstica depende de vários fatores, e da perspectiva do seu aumento depende a produção industrial. É normal, então, dar atenção especial ao nível do emprego e à evolução da massa salarial real, sem deixar de acompanhar as receitas e despesas do governo federal. Vários dados divulgados ontem permitem dizer que a economia está entrando numa fase de recuperação.

Enquanto a ligeira retomada da economia norte-americana é acompanhada por aumento do desemprego, no Brasil o quadro é diferente. Os dados de julho, nas seis principais regiões do País, mostram redução do desemprego de 8,1% para 8%, resultado de um aumento de 0,9% dos ocupados, que significa geração de 185 mil postos de trabalho, enquanto o número de desocupados (pessoas sem trabalho ou procurando emprego) caiu 0,7%, para 1,9 milhão.

Essa taxa de desemprego, em julho, é a menor da série desde 2002. Melhora que não parece refletir desalento na procura de emprego, já qu…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 22 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Mercadante atende a Lula e desiste de saída ‘irrevogável’"

Um dia após prometer renunciar, líder do PT no Senado decide ficar no cargo depois de reunião com o presidente

Um dia depois de afirmar que sua saída da liderança do PT era “irrevogável”, o senador Aloizio Mercadante (SP) anunciou da tribuna da Casa que mudara de ideia para atender a pedido irrecusável do presidente Lula. Em reunião de cinco horas no Alvorada, Mercadante combinou que Lula pediria em carta sua permanência.
A ameaça de saída ocorreu após o arquivamento de todos os processos contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), medida da qual Mercadante afirmava discordar. Lula pressionou pelo arquivamento.
A manutenção do senador no cargo dá alívio ao governo, evitando o desgaste da escolha de um sucessor.
Na avaliação de integrantes da bancada, o senador petista sai do episódio desgastado e sem autoridade.
Num discurso de 23 minutos lido para cinco colegas, só um pet…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Perguntas

Onde está a oposição?

Engº Guaracy Fontes Monteiro Filho
Vejo com forte tristeza a nossa querida Ubatuba, envolvida em um íncrivel embrólio político , alertado por poucos, mais sem ganhar a devida atenção que tais fatos merecem. Candidatos que só aparecem na hora do voto e que hoje se acovardam diante do poder. Talvez temam a famigerada página dois, alimentada por subjetivos ataques, que insiste em alimentar-se de observações sobre derrotas, esquecendo a grande lição deixada por Abrahan Lincoln em suas seguidas falências e derrotas e, mesmo assim, tornando-se um dos maiores presidentes que a América viu.

Talvez temam o desgaste, ou simplesmente são meros oportunistas de plantão, prontos para o ataque no momento que os convêm, porém, isso não é política, política séria é acompanhar todos os momentos da cidade, fiscalizar, ajudar trazer recursos e criticar construtivamente ações que visam interesses próprios.

Agora pergunto? Cadê a oposição de Ubatuba? Por que se cala? A cidade está and…
Imagem

Deu na Folha

Redoma para Dilma

Da coluna Painel:
Embora Dilma Rousseff tenha se envolvido por inteiro na operação salva Sarney, até o ponto de participar da derradeira reunião em que os senadores do PT foram enquadrados para votar a favor do presidente do Senado no Conselho de Ética, a ordem agora é retirar a ministra da linha de tiro, tanto neste caso quanto no embate com a ex-secretária da Receita Lina Vieira.
Além da preocupação com a pecha de "mentirosa" que a oposição procura carimbar na candidata de Lula, voltou a ganhar corpo no governo o argumento de que é muita coisa acumular gestão, tratamento de saúde e embate eleitoral. Será criado um grupo, com a participação do ex-ministro José Dirceu, para tomar a frente nas respostas aos ataques a Dilma.

Twitter
Imagem

Sexta-feira

Panorama visto da ponte

Sidney Borges
Dos fatos podemos tirar conclusões, mas é arriscado fazer previsões. Eu não ouso. Quem poderia imaginar um dia o eixo Lula, Sarney, Collor? Nem o mais criativo dos ficcionistas pensou nessa possibilidade.

Desde o início do segundo mandato tenho batido na mesma tecla, o partido de Lula é o PMDB. O PT foi útil até a chegada ao poder, depois surgiu o inevitável confronto entre o possível e a utopia.

O PT sempre esteve à sombra de Lula, não formou e não tem quadros populares, gente boa de voto. Os escândalos da lavra José Dirceu minaram a credibilidade do partido. Antes o PT era visto como campeão da ética, hoje é apenas mais um, com toda a carga negativa embutida na constatação. Lula, o símbolo máximo do PT, foi preservado, passou ao largo da turbulência. Sem saber de nada ficou como o virtuoso traído.

Imaginemos "Nosso Guia" mudando de sigla. O que resta? Dirceu? Está morto politicamente. Genoino? Mercadante? Berzoini? Tarso Genro? Nunca passa…
Imagem

Coluna do Celsinho

Panorâmica

Celso de Almeida Jr.
Lá do alto, Deus deve se divertir bastante.
São muitas as trapalhadas de seus filhos queridos.
Como Pai extremado, talvez se espante com a criatividade da prole.
Certamente, se quisesse, mandaria os seus anjos puxarem as nossas orelhas.
Mas creio que não lance mão deste expediente.
É muito mais interessante para os querubins gastarem o tempo invadindo a troposfera, brincando nas nuvens, flechando corações.
E que vista maravilhosa...
Imagine - de cima - olhar para Ubatuba, Parati, Angra...
O Corcovado, o Cuscuzeiro, o Frade...O mar...
Não sei se mira no rodapé.
Talvez veja-nos como vemos as formiguinhas.
Sem maior envolvimento.
A não ser que seja um Mario Autuori.
Apaixonado pela rotina do formigueiro.
Será?
Sei não...
Atrevo-me a apostar que Ele é fã do Erasmo e do Roberto.
Os dois desejaram publicamente que uma mulher amorosa os aquecesse no inverno...E que tudo o mais...vá pro inferno!
Creio num Deus bem humorado.
Que dê gargalhadas com a nossa prepotência.
Com o nosso ego…
Imagem

Opinião

O quadro social na crise global

Washington Novaes
Em artigos anteriores, comentou-se neste espaço a gravidade do quadro no País em várias áreas - institucional, urbana, fiscal, do clima (e da energia), ambiental, entre várias outras. É preciso acrescentar a área da renda, do trabalho (ou da falta dele) e das desigualdades sociais - apesar de alguns progressos -, assim como a da violência, que tem ligações estreitas com aquela.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a desigualdade social no País diminuiu 4,1% (índice Gini) no primeiro semestre deste ano (5/8). E 316 mil pessoas saíram da "condição de pobreza" entre agosto do ano passado e março deste ano nas seis maiores regiões metropolitanas. Ao que parece, entretanto, a redução de empregos e de rendimentos nos níveis mais altos teve forte influência nesse resultado (a taxa de desemprego aumentou 18,5% nas faixas de menor rendimento e 24,8% nas de maior poder aquisitivo), assim como a ampliação do Bolsa-Fam…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 21 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Insatisfeitos podem deixar PT, diz Lula"

Presidente nega a existência de crise e afirma que o partido "continua forte, com muitas possibilidades"

O presidente Lula disse, em visita ao Vale do Açu(RN), que não vê crise no PT nem problema na saída dos senadores Marina Silva (AC) e Flávio Arns (PR). "Se a pessoa quer sair do partido, não está confortável, é direito da pessoa. Quem entra sai", declarou Lula, para quem "o PT continua forte, com muitas possibilidades".
Irritado com a decisão de Aloizio Mercadante (SP) de renunciar ao cargo de líder do PT no Senado, Lula chamou o senador para conversar- segundo um assessor, não vai "suplicar" pela permanência dele. Mercadante adiou o anúncio para hoje.
Em discurso, o presidente não comentou a crise no Senado, mas disse que denúncias fazem "muita fumaça e pouco fogo". Ele criticou a eternização de clãs nordestinos no poder, mas não citou o Ma…
Imagem

Bananas

Democracia em concordata

Sidney Borges
A Colômbia está a um passo da ditadura, vai aprovar uma lei que permitirá ao presidente a segunda reeleição. Uribe está perto do terceiro mandato. Depois virá o quarto, na seqüência o quinto. Mais uma ditadura bananeira estará configurada no continente banananeiro. Mandatos consecutivos sem limite não combinam com democracias. Não me venham com a conversa mole da legitimidade das consultas populares. Os regimes do Leste Europeu, de antes da queda do muro, se diziam democráticos. Eram ditaduras, apesar dos arremedos de eleições que sempre aconteciam. Uribe é diferente de Chávez, aceita o capitalismo patrimonialista como legítimo. Chávez se diz socialista bolivariano e quer mudar o modo de produção da economia venezuelana. É uma empreitada e tanto. Vai consumir muito dinheiro. Oxalá não descambe em violência, regimes experimentais dificilmente escapam de tormentas. Uribe e Chávez são farinha do mesmo saco em extremos opostos. Vejo muitos defeitos no …
Imagem

Vida urbana

Fui assaltado

Julio Daio Borges (original aqui)
* Foi numa terça-feira à noite. Saí do escritório antes das 20 horas e lembro de ter visto uns vídeos no YouTube. Coloquei, no carro, a mesma música cuja performance vira no escritório e segui, como fazia há quase três anos, pela avenida Giovanni Gronchi. Mais ou menos na altura da favela Paraisópolis, estava parado na pista da direita, perto da calçada, quando ouço alguém batendo freneticamente na janela do passageiro. Desliguei o som e abri o vidro – porque, pelo barulho, imaginei que fosse alguém, realmente, precisando de ajuda. Não era; era um assaltante. Lembro que ele estava com um blusão vermelho, do tipo com gorro e bolsos na frente. Entendi tudo quando me apontou um revólver. Mesmo sem conseguir ver inteiro (estava escuro), tinha certeza de que era um cano preto, com um orifício na ponta, e que mirava na minha direção...

* Minha primeira reação foi a clássica “mãos ao alto”. Minha primeira reação, portanto, foi imediatamente me ren…

Grandes questões da criação...

Imagem
Original aqui

Twitter

Crise

Mercadante deixou petistas desamparados, diz delcídio

Do Estadão Online
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou que o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), deixou a bancada “desamparada” no Conselho de Ética ao contrariar a orientação do presidente do partido, Ricardo Berzoini (SP), para que os petistas votassem pelo arquivamento das ações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

“Um exército forte é feito de um líder forte. Nós nos sentimos desamparados hoje”, disse Delcídio. Na avaliação de Mercadante, que não é integrante do conselho, arquivar as denúncias e representações contra o presidente do Senado não seria a melhor maneira de tentar solucionar a crise política no Senado.

Delcídio contou que foi combinado, em reunião do PT, que a nota de Ricardo Berzoini seria lida por Mercadante, para anunciar ao Conselho de Ética “uma posição da bancada” em relação às ações envolvendo o presidente do Senado. Em cima da hora, porém, Mercadante desistiu de ler a orientação do diret…

Contando Patos

Imagem
Foto: ReutersLá e cá. Vida de pato

Sidney Borges
Fazendeiro conta seus patos em Thach Bich, perto de Hanói, no Vietnã, nesta quinta-feira. A Notícia saiu na Veja (aqui). Depois do vexame de ontem podemos fazer uma analogia com o Brasil. O Contador de PaTos ri da cara dos brasileiros enquanto impõe a sua vontade. Somos todos patos, ou há marrecos infiltrados?

Twitter

Direto do Planalto Central

Imagem
Charge: Angeli, publicada na Folha de S. Paulo

Dia histórico: Lula NÃO abriu o blog

Do Blog do Tas(originalaqui)
Ontem foi um dia histórico: o PT abraçou, definitivamente, Sarney- simbolo máximo do coronelismo e atraso político brasileiros; Marina Silva, 30 anos de PT, deixou o partido e, last but not least, o tão anunciado blog de Lula não estreeou. Este último fato parece pequeno diante dos outros? Não é.

Abrir um blog, pensar que o eleitor é idiota são faces da mesma moeda. Os políticos (permitam-me generalizar para não ficar só batendo nos petistas, antigos guardiões da ética, pobres diabos...) pensam mesmo que a gente é besta.

Imagine o que vai acontecer após o primeiro post de Lula, o presidente que, diante da imprensa, se calou como nunca na história dessa país? Imagino que ele não imagine a quantidade de coisas que os internautas querem falar para ele. Abre o blog, "cumpanhero", queremos te falar umas coisinhas.

Twitter
Imagem

Opinião

O grito não mudou a verdade

Editorial do Estadão
O governo se agarrou a um fio de palha para tentar encobrir a mentira da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao negar que tivesse chamado a seu gabinete a então secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, para determinar que agilizasse a devassa na contabilidade de Fernando Sarney, o filho mais velho do presidente do Senado que toca os negócios do clã. O fio de palha foi a passagem do depoimento de Lina Maria no Senado, em que ela disse não ter se sentido pressionada pela ministra. "Se não houve pressão", alardeou o líder do governo na Casa, Romero Jucá, "não havia problema." Foi secundado pelo líder peemedebista Renan Calheiros: "Se houve ou não o encontro, não tem mais importância central." O presidente Lula, enfim, comentou que a ex-secretária "recuou". Quiseram jogar areia nos olhos do público - e erraram o alvo.

Afinal, o que se averigua desde o início desse episódio não é o que aconte…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 20 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"PT obedece a Lula e salva Sarney"

Petistas votam para arquivar todos os processos contra o presidente do Senado no Conselho de Ética

Após determinação direta do presidente Lula, senadores petistas deram os votos necessários para que fossem arquivados no Conselho de Ética todos os processos contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).
Com apoio dos três petistas - Ideli Salvatti (SC), Delcídio Amaral (MS) e João Pedro (AM)-, as 11 ações movidas contra Sarney foram enterradas pelo placar de 9 a 6 em duas votações. Visivelmente constrangidos, muitos senadores optaram por votar fora do microfone.
Em seguida, foi arquivado o processo contra o líder do PSDB, Arthur Virgilio (AM).
A votação petista expôs um racha da legenda no Senado. O senador Flávio Arns (PR) afirmou que a sigla "jogou a ética no lixo". "Tenho vergonha de estar no PT."
Em nota, Ricardo Berzoini, presidente do partido, disse que o Conselho de Éti…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Humanos

Dinheiro fácil

Sidney Borges
Ninguém sabe de onde vieram. Elegantes, bem falantes e ricos. O anúncio de página inteira nos principais jornais convidava para uma palestra no elegante Clube Pinheiros, em São Paulo. Tema: ganhe dinheiro sem sair de casa. Compareceram mais de 4000 pessoas.

A fórmula da riqueza era simples, os palestrantes vendiam insumos para a indústria francesa de cosméticos. Produto de alto valor agregado. Quem estivesse interessado teria de comprar um kit e, seguindo as instruções com rigor, produzir a matéria prima que teria recompra garantida.

Para dirimir dúvidas e convencer desconfiados, os palestrantes disseram que os lucros nesse tipo de negócio eram compensadores. A empresa ao terceirizar o trabalho manual não tinha problemas com mão de obra e instalações, podendo remunerar os "sócios" de forma generosa.

Cada kit custava 100 reais. O processamento era simples, bastava adicionar água e transformar um farináceo amarelado em bolinhas. Depois de 12 horas de c…
Imagem

O MDA informa:

Merenda escolar e agricultura familiar

Amigos: recebi essa mensagem da assessoria do deputado Carlinhos de Almeida. Reparem no anexo, que pela nova legislação, a administração municipal pode comprar, do total repassado pela União para a merenda, até 30% diretamente de agricultores familiares. Pelo limite de 9.000/ano por cada agricultor familiar, abre-se a possibilidade de termos 33 agricultores familiares produzindo especificamente para a merenda escolar de Ubatuba. Alimentos que podem ser orgânicos, peixes, etc... Agora, precisamos de vontade política da administração municipal e de pressão dos setores envolvidos para que se possa atingir essa meta. E ainda pode-se acrescentar até 30% do valor gasto também pelo município e pelo estado. Ou seja, 33 agricultores familiares produzindo para a merenda é o mínimo que podemos ter.

Forte abraço,

Maurício Moromizato


Página eletrônica facilita a compra de produtos da agricultura familiar

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) criou uma pá…

E agora?

Imagem
Original aqui

Frases

“Eu não mudo a verdade no grito, nem preciso de agenda para dizer a verdade. A mentira não faz parte da minha biografia”.

Lina Vieira
Ex-secretária da Receita

Twitter
Imagem

Política

Serra rebate Mercadante e diz que currículo é legítimo

Da Agência Estado (original aqui)
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), reagiu à acusação feita pelo senador Aloizio Mercadante (PT) de que o currículo do governador traria informações falsas. O tucano chamou o petista de mitômano, ou seja, de viciado em mentir, e disse que tem tantos títulos acadêmicos que poderia emprestá-los a Mercadante. Alvo preferido dos petistas desde que teve seu nome posto como o principal candidato tucano à Presidência em 2010, Serra evitou falar sobre as possíveis motivações do senador para atacá-lo. "Não vou fazer psicologia ou sociologia do conhecimento, porque um mitômano é um mitômano. A gente tem de pedir para analistas fazerem isso", disse após evento no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. "Eu acho que é um caso de psicanálise, não de política."

Mercadante afirmou hoje no Senado, durante audiência com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, que, à exempl…
Imagem

Opinião

Lina e Marina, duas rimas de Catilina

José Nêumanne
Os 82% de popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva são um feito notável. E inusitado. Mas não inédito. Com o mesmo olhar fixo e esgazeado com que partiu para cima do colega Pedro Simon, reagindo à simples menção de seu nome, Fernando Collor, saído de um inexpressivo governo em Alagoas, teve apoio popular para derrotar na disputa pela Presidência nomes de tradição na política nacional, como Ulysses Guimarães, comandante da resistência civil à ditadura, e Leonel Brizola, símbolo do Brasil expulso do Brasil pelos militares. E Lula, o metalúrgico, padrão do operário emergente nos poderes aquisitivo e político. Seu antecessor, José Sarney, havia fruído glória similar até afundar no opróbrio causado por uma inflação absurda. A diferença entre Lula e eles, Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, dom Pedro II e outros governantes amados, é que o atual está em pleno segundo mandato e nada há no horizonte que ameace sua lua de mel…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 19 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Lina vê 'ingerência descabida' de Dilma e reafirma encontro"

Ex-secretária da Receita Federal detalha reunião com ministra no Planalto, mas não apresenta provas

Em depoimento de cinco horas no Senado marcado por bate-bocas entre governistas e oposição, a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira reafirmou que foi chamada para um encontro reservado com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff - que nega a reunião e não comentou o depoimento.
Lina classificou como "ingerência desnecessária e descabida" o pedido que diz ter recebido de Dilma para agilizar investigação do fisco sobre a família de José Sarney. A ex-secretária não levou provas nem forneceu a data exata da audiência.
"Não mudo a verdade no grito. Nem preciso de agenda para dizer a verdade", afirmou. Lina citou duas novas testemunhas, acrescentou detalhes à descrição do encontro no Planalto e aceitou uma acareação com Dilma, sugerida pela opo…
Imagem

Brasil

Lula abusa de seu anjo da guarda e da popularidade?

Do blog Balaio do Kotscho:
Vamos aos fatos do dia. Ao ler esta manhã o noticiário em destaque nos jornais e na internet sobre o depoimento de Lina Vieira, ex-secretária da Receita Federal na CCJ do Senado, voltei a me fazer a pergunta que está no título deste post.

Na véspera, durante solenidade ao lado do presidente mexicano Felipe Calderón, no Itamaraty, ao ser interpelado por jornalistas sobre a questão Dilma-Lina, o presidente Lula não se fez de rogado e lançou um desafio à ex-funcionária:

“Qual a razão que essa secretária tinha para dizer que conversou com a Dilma e não mostrar a agenda? Só tem um jeito: abrir a mala em que ela levou a agenda e mostrar a agenda para todo mundo”.

É mais um caso de bola dividida em que Lula entrou sem precisar, dando de bandeja munição aos adversários, como já havia acontecido ao longo da novela Sarney, quando exagerou na defesa do aliado e depois teve que recuar.

Não faz sentido o presidente da Repúbli…