Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 20, 2009

Ubatuba em foco

Imagem
Justiça proíbe quiosques de colocar mesas e cadeiras nas praias de Ubatuba

Decisão ainda impede música ao vivo na orla da praia. Determinação causa polêmica entre turistas.

Do G1, com informações do VNews
O turista que for para Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, encontrará um cenário diferente neste verão: os quiosques estão proibidos de colocar mesas e cadeiras nas praias. Para os comerciantes, a restrição, em plena alta temporada, deve trazer prejuízos e demissões. Mesas e cadeiras estão encostadas. Alguns turistas se mostram indignados. “Vou ficar sentada ali, eu não tenho como trazer as coisas, não vim preparada. É ruim”, reclama a industriária Viviane Bento Cardoso.

Uma família de Caçapava que foi passar o feriado de natal em Ubatuba foi surpreendida pela determinação ao chegar ao quiosque. Cadeiras, mesas e até o guarda-sol não podem mais ser colocados na areia. “É uma falta de conforto. A gente vem pra cá esperando uma estrutura básica para atender a gente. Existe a dificuldad…
Imagem

Impostos

Receita tornará nota fiscal eletrônica obrigatória em 2010

Ricardo Noblat (original aqui)
A partir de abril, a Receita Federal vai fechar ainda mais o cerco à sonegação, tornando a nota fiscal eletrônica, que já está em teste há quatro anos, obrigatória em praticamente todos os setores.

A adaptação ao novo modelo pode ser um desafio para as companhias que não utilizam a ferramenta - mas os especialistas acreditam que as vantagens podem ser ainda maiores, mostra reportagem publicada neste sábado pelo jornal 'O GLOBO'.

O documento já é exigido de vários setores da economia, como bebidas, combustíveis e cigarros, passará a valer também para as empresas que atuam na indústria, no comércio ou na área de distribuição, incluindo micro e pequenas empresas.

Nota do Editor - Com a nota fiscal eletrônica implantada as compras exigirão CPF válido. Sem ele não tem compra, nem com dinheiro na mão. Feita a transação o registro irá para a pasta do CPF comprador. Na hora da declaração será feito o …
Imagem

Pois é, prá quê?

Brasil pode chegar a 58 legendas se nanicos obtiverem registro

Maior dificuldade, entretanto, é obter 468 mil assinaturas de apoio por todo o País

Moacir Assunção
Nada de somente PT, PSDB ou PMDB. No futuro, eleitores mais à direita poderão votar no Movimento Integralista Brasileiro (MIB), os que preferem a esquerda terão a possibilidade de optar pela Liga Bolchevique Internacionalista (LBI) ou pelo Partido Comunista Revolucionário (PCR). Os de espírito mais alternativo poderão depositar suas esperanças no Partido Pirata. Se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovar a fundação das novas legendas, o Brasil pode chegar a 58 partidos ante os 27 que existem atualmente. Trinta e uma novas agremiações aguardam a oportunidade de se tornar partidos.

A questão, para o eleitor, será descobrir quem, dentro dessa sopa de letrinhas, tem propósitos de realmente representar setores da sociedade. E quem pretende apenas vender seu espaço na TV e no rádio para partidos maiores ou se tornar "língua d…

Um momento...

Imagem
Todas Elas Juntas Num Só Ser
Clique aqui

Twitter
Imagem

Brasil

Municípios perdem fôlego financeiro com repasse de serviços pela União

Para 70% das prefeituras, esse tipo de despesa comprometeu mais do que toda a arrecadação tributária própria

Ricardo Brandt
Os 5.563 municípios brasileiros gastaram em 2008 pelo menos R$ 11,8 bilhões com o custeio de serviços que são responsabilidade constitucional da União e dos Estados. Para 70% dessas prefeituras, esse tipo de despesa comprometeu mais do que toda a arrecadação tributária própria - um universo de 3.942 cidades com até 20 mil habitantes que este ano podem fechar as contas no vermelho.

São gastos com a manutenção de prédios da Justiça, das polícias, do Corpo de Bombeiros, de unidades hospitalares estaduais, fornecimento de transporte e merenda para alunos da rede de Estado entre outros. Pelo pacto federativo, os recursos para custear toda essa estrutura deveriam sair dos cofres dos governos federal e estaduais.

"Somos obrigados a decidir entre perder um posto da polícia na cidade, por exemplo, ou c…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

O avanço da internet

Editorial do Estadão
Com mais de 60 milhões de computadores e cerca de 170 milhões de telefones celulares, o Brasil ocupa, respectivamente, o décimo e o quinto postos dos rankings mundiais, destacando-se entre os mercados digitais que mais crescem. Este é o resultado da abertura do mercado de telecomunicações, na década passada, confirmado pelo estudo Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal, feito com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano passado, 56 milhões de pessoas maiores de 10 anos - 34,8% da população - acessaram a internet pelo menos uma vez no ano por meio de um computador, porcentual que aumentou 75,3% em relação a 2005. A maioria dos que utilizaram a rede (62,9%) está na faixa etária de 15 a 17 anos, seguida pelo grupo de 10 a 14 anos de idade (51,1%). O porcentual de internautas reduziu-se nas faixas etárias mais altas, c…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 26 / 12 / 2009

Folha de São Paulo
"Para 40%, atuação do Congresso vai de ruim a péssima"

Reprovação chega a 47% entre os que têm curso superior e 48% na faixa salarial acima de 5 mínimos

O Congresso nacional chega ao final de 2009, ano marcado por escândalos, com 40% de avaliação negativa, revela pesquisa feita neste mês pelo Datafolha. O desempenho de deputados e senadores foi considerado regular por 39% dos brasileiros, e ótimo ou bom apenas para 15% dos entrevistados. Em comparação à pesquisa feita no auge da crise do Senado, no mês de agosto, o incide de reprovação variou quatro pontos. Embora tenha diminuído, a taxa de reprovação é hoje, a dez meses das eleições para deputados e da renovação de dois terços do Senado, dez pontos superior à de março de 2007 (30%). A maior reprovação aos congressistas foi registrada entre os brasileiros com nível de escolaridade superior: 47%. Entre os entrevistados com faixa de renda familiar superior a cinco salários mínimos, o índic…
Imagem

Sociedade

Discriminação imposta pela lei e autoridades

por Ives Gandra da Silva Martins, no site Juristas
Reza o inc. IV do art. 3º da C.F. que: “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: ... IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

Hoje, tenho eu a impressão de que o “cidadão comum e branco” é agressivamente discriminado pelas autoridades e pela legislação infraconstitucional, a favor de outros cidadãos, desde que sejam índios, afro-descendentes, homossexuais ou se auto-declarem pertencentes a minorias submetidas a possíveis preconceitos.

Assim é que, se um branco, um índio ou um afro-descendente tiverem a mesma nota em um vestibular, pouco acima da linha de corte para ingresso nas Universidades e as vagas forem limitadas, o branco será excluído, de imediato, a favor de um deles. Em igualdade de condições, o branco é um cidadão inferior e deve ser discriminado, apesar da Lei Maio…
Imagem

Poesia

Jabberwocky

Poema de Lewis Carrol. Tradução de Augusto de Campos

Era briliz. As lelsmolisas touvas

Roldavam e relviam nos gramilvos.

Estavam mimsicais as pintalouvas

E os momirratos davam grilvos.

Twitter

Parece, mas não é.

Imagem
Vote Odorico!
Clique aqui

Twitter
Imagem

Esquerdices

O caso Sean e as pressões dos EUA

José Dirceu
As pressões política e econômica sem precedentes que os Estados Unidos exerceram sobre o Brasil no caso do garoto Sean Goldman, 9 anos, e que terminaram por levar o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, a determinar a entrega imediata do menino a seu pai, o norte-americano David Goldman, são mais uma demonstração de que o país da América do Norte ainda trata seus vizinhos de continente como quintal e é capaz até mesmo de usar questões comerciais para resolver um caso que deveria ficar restrita à esfera de drama familiar.
Leia mais

Nota do Editor - Depois de ler a cornucópia de asneiras esquerdóides do ex-ministro Dirceu, fiz o seguinte comentário no Blog do Noblat:

Os americanos fabricam carros grandes, dispendiosos, poluentes e de desenho questionável, têm péssimos hábitos alimentares e são materialistas. Há quem fale em breguice.

No entanto, no affair do menino Sean o governo americano agiu corretamente, defende…
Imagem

Pensata

Organiza o Natal

Carlos Drummond de Andrade
Alguém observou que cada vez mais o ano se compõe de 10 meses; imperfeitamente embora, o resto é Natal. É possível que, com o tempo, essa divisão se inverta: 10 meses de Natal e 2 meses de ano vulgarmente dito. E não parece absurdo imaginar que, pelo desenvolvimento da linha, e pela melhoria do homem, o ano inteiro se converta em Natal, abolindo-se a era civil, com suas obrigações enfadonhas ou malignas. Será bom.

Então nos amaremos e nos desejaremos felicidades ininterruptamente, de manhã à noite, de uma rua a outra, de continente a continente, de cortina de ferro à cortina de nylon — sem cortinas.

Governo e oposição, neutros, super e subdesenvolvidos, marcianos, bichos, plantas entrarão em regime de fraternidade. Os objetos se impregnarão de espírito natalino, e veremos o desenho animado, reino da crueldade, transposto para o reino do amor: a máquina de lavar roupa abraçada ao flamboyant, núpcias da flauta e do ovo, a betoneira com o sagüi ou…
Imagem

Coluna do Celsinho

Aum...

Celso de Almeida Jr.
Gosto dos yogues.

É muito bacana essa capacidade de buscar o equilíbrio valendo-se da correta respiração e de outras técnicas.

Um dia, chegarei lá.

Um amigo, atrevido, sugeriu que eu deveria continuar respirando errado.

Alegou que, dado o tamanho do meu nariz - se não vivesse entupido - eu comprometeria o estoque de oxigênio da atmosfera.

Tá bom...

Yoga lembra paz.

Palavra oportuna nestas épocas, quando experimentamos vibrações diferentes.

Deve ser o espírito de Natal.

Há um conceito Jesuíta que diz que o trabalho é uma forma de oração.

O pedreiro, ao preparar a massa, está orando.

O marceneiro, ao transformar a madeira, está orando.

O médico, na cirurgia, está orando.

E por aí vai...

Não vou quebrar a beleza e o encanto dizendo que foi um bom discurso para encaminhar os índios ao trabalho duro. Não é hora para isso!

Hoje é dia de acreditar!

Nos homens, nas crianças, nos sonhos!

Não é dia para lembrar das imperfeições humanas.

O Cristo já nos lembrou disso.

Também não é momento…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

Reduzir emissões ou mudar a vida?

Washington Novaes
Rosto tenso, aparência de extremo cansaço, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, começou sua entrevista final em Copenhague dizendo ter consciência da profunda decepção dos participantes com o "fracasso da COP 15". Mas pediu que entendessem que "o desafio do nosso tempo" não é apenas chegar a regras para reduzir emissões, mas tem que ver com formatos de "mudar o mundo, nossas formas de viver".

Ficava subentendido que, se já há obstáculos quase intransponíveis para fixar regras globais para baixar as emissões, incrustados nas lógicas financeiras de países ricos e pobres, governos, setores econômicos, empresas e até pessoas (tenho de dividir minha renda, trocar de carro, reformar minha casa para consumir menos energia, tornar-me vegetariano, etc.?), que dirá definir um novo modo de viver em qualquer parte e que nos leve a superar essa crise do padrão civilizatório com seus caminhos incompatíveis com a capac…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Folha de São Paulo
"Obama obtém a sua maior vitória"

Senado aprova reforma da saúde; legislação histórica dá seguro médico a 31 milhões de pessoas nos EUA

Na primeira vez em 46 anos em que o Senado americano realizou sessão na véspera de Natal, foi aprovada medida histórica que prevê a mais ampla reforma de saúde dos Estados Unidos. A lei passou por 60 votos a 39. A legislação dará seguro médico a 31 milhões de americanos atualmente sem cobertura - quase 10% da população - e mexe com um setor que movimenta um sexto da economia dos EUA. Na próxima década, os subsídios do governo federal às pessoas beneficiadas exigirão dos cofres públicos americanos US$ 871 bilhões. O valor equivale a metade de tudo o que a economia brasileira produz em um ano. Políticos republicanos atacaram o custo da medida. Segundo democratas mais progressistas, o plano original foi descaracterizado. Comissão de congressistas terá de harmonizar o texto do Senado e o aprova…
Imagem

Frases

“Que Deus tenha piedade da alma de Gilmar Mendes”.

Silvana Bianchi, avó materna do menino Sean Goldman

Twitter

Ubatuba

Imagem
Foto tirada em uma tarde de dezembro de 2006. (Sidney Borges) Twitter

Peixe

Imagem
Quem sou eu?

Sidney Borges
Sou uma corvina? Ou talvez uma curvina? Uma letra, uma simples vogal causa em mim terrivel dúvida existencial. Não importa, corvina ou curvina é diferente de empório e impório, todos sabem que empório, com e, está certo, e, empório com i, ou seja impório, está errado. Quando você vai ao empório pede corvina ou curvina? Alguém diria que nem uma coisa nem outra, empórios vendem sardinha em lata. Neles você não vai encontrar corvina. Nem curvina. Mas certamente encontrará Cito, Pox e Parquetina. Silêncio gritante nesta véspera de Natal.

Twitter
Imagem

Mundo

Guerra civil colombiana

Sidney Borges
A Colômbia é longe, mas é logo alí. Lá tem luta. Apresento os contendores. No córner à direita o governo. (Eleito pelo voto) No córner diagonalmente oposto as Farc. (Guerrilha que pretende substituir o modo de produção capitalista pelo comunista)

O governo combate as Farc há quarenta anos. Últimamente ganhou batalhas importantes. Mas como acontece em guerras, ganha-se uma e perde-se outra. Uma batalha acaba de ser perdida.

O governador de Caquetá, Luis Francisco Cuéllar, foi seqüestrado e executado. Teve a garganta cortada para não fazer barulho. Em tempo, Caquetá é um dos 32 departamentos da Colômbia. Departamento em espanhol é o equivalente a estado em português.

O governo do presidente Álvaro Uribe atribui o assassinato às Farc. Até o presente momento ninguém reivindicou a autoria. Pode ter sido obra das Farc, mas pode também ter sido armação. Alguém que não gosta das Farc quer que a autoria seja a ela atribuída.

Há muitos interesses envolvendo a gu…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

O inimigo americano

Demétrio Magnoli
Não é falsa, mas gera pouca luz a tese predominante sobre as motivações originais da política externa do governo Lula. Essa tese assegura que a política externa inaugurada na primeira posse de Lula foi concebida como uma compensação "de esquerda" à política econômica ortodoxa capitaneada por Antonio Palocci e Henrique Meirelles.

As coisas são mais complicadas. Numa ponta, a substituição de Palocci por Guido Mantega introduziu uma ambivalência na política econômica, que agora combina um núcleo ortodoxo com iniciativas orientadas pelo programa do capitalismo de Estado. Na outra, a política externa sofreu uma inflexão sutil, que acentua suas inclinações antiamericanas. A crise em Honduras, a visita do iraniano Mahmoud Ahmadinejad e a aprovação parlamentar do ingresso da Venezuela no Mercosul delineiam os contornos de um novo cenário.

Na montagem de seu primeiro governo, Lula entregou nove décimos da política econômica aos liberais ortodoxos, dei…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 24 / 12 / 2009

Folha de São Paulo
"Receita fecha cerco a gastos de saúde"

Profissionais e operadoras vão precisar entregar Declaração de Serviços Médicos; malha fina quase triplica

Em nova frente de ataque a fraudes fiscais, a Receita Federal instituiu a Declaração de Serviços Médicos, nova obrigação tributária para profissionais e operadoras da área de saúde, que deverão relatar atendimentos de forma individualizada. Segundo a Receita, o foco da medida são os contribuintes que usam recibos médicos falsos para deduzir despesas com saúde do Imposto de Renda Para os contribuintes, a nova obrigação não muda em nada a declaração de ajuste anual. A primeira entrega do novo documento será em fevereiro de 2011, com dados de 2010. Atraso será punido com multa de R$ 5.000 por mês. Se os valores estiverem errados, haverá autuação de mais 5%. Entidades da área de saúde não comentaram. Contribuintes estão sujeitos a multa de 75% se não comprovarem a despesa médica. Erros ness…
Imagem

Brasil

Morre o arquiteto Miguel Juliano aos 81 anos

Arquiteto assinou projetos premiados como o do Sesc Pinheiros, da restauração do edifício do Hotel Jaraguá e do edifício Faria Lima Premium, em São Paulo

Ana Paula Rocha (original aqui)
O arquiteto Miguel Juliano e Silva faleceu em São Paulo na quinta-feira, dia 17 de dezembro, aos 81 anos. Segundo informações do seu escritório, a morte ocorreu por causas naturais.

Nascido em Goiás, Juliano mudou-se para São Paulo aos 20 anos de idade. Na capital paulista, graduou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Brás Cubas em 1973. Entre os seus projetos recentes em São Paulo estão incluídos o do Sesc Pinheiros e o de Santana, a restauração do edifício do Hotel Jaraguá e o edifício Faria Lima Premium, com os quais ganhou os prêmios melhor projeto, menção honrosa pelo restauro/retrofit e melhor edifício de escritórios, respectivamente, do IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo) em 2002.

O arquiteto também é o responsável pel…

Cuma?

Imagem
Entrega urgente

Sidney Borges
Alguém toca a campainha. Atendo. Caminhão de entregas.

- O senhor conhece a Rua Corvina?

- Conheço.

Silêncio prolongado.

- Onde fica?

- Indico o caminho. O rapaz agradece, sobe no caminhão e parte.

Vinte minutos depois toca a campainha.

- Corvina e Curvina são a mesma coisa?

- Não entendo de peixes, gosto deles ensopados, fritos, assados ou crús, na forma de sashimi. Por que o senhor pergunta isso?

- É que estou confuso, na rua que o senhor indicou tem duas placas. Uma escrito Corvina e outra Curvina. Devo fazer a entrega na Corvina, mas na placa mais recente está grafado Curvina.

- Talvez se o senhor perguntar no endereço da nota os moradores possam esclarecer. Certamente eles sabem se compraram o que o senhor está entregando.

- Pode ser um presente. Estragaria a surpresa. Estamos em época de Natal, quando todo espanto é bem vindo. Presentes inesperados causam emoções indescritíveis.

- Experimente passar no empório mais próximo. Eles saberão se é curvina. Senão, vá …

História

Imagem
A partir da esquerda: Moromizato, Martiniano, Maida, Gerson, Cesário, Agnaldo, Domingos, Rodrigo e Quincas.

Memórias de Ubatuba

Sidney Borges
A foto acima foi publicada pela primeira vez no dia 31 de dezembro de 2004. A qualidade é baixa, câmeras digitais eram novidade e custavam caro. O instantâneo do glorioso momento petista foi obtido com uma câmera chinesa de 0,3 MP. O que paguei por ela dá pra comprar hoje uma de 12 MP. A resolução não importa, o momento foi registrado. Os alegres rapazes festejavam a vitória na véspera da posse de Jairo dos Santos como presidente da Câmara Municipal de Ubatuba. Depois de muitos anos de luta o PT chegava ao poder. Cerveja daqui, cerveja dali cheguei a ouvir: "vamos implantar o socialismo no Brasil", frase proferida em momento de entusiasmo. Até hoje neca de implantação.

Twitter

Crônica

Natal... Ano Novo...

Lourdes Moreira
Mais uma vez o Natal chegou e o Ano Novo também. Que bom estarmos vivos para saudá-los. Melhor ainda se estivermos irmanados na esperança e na vontade de construirmos um novo ano melhor e mais feliz. Onde possamos fazer com que as desigualdades sociais sejam menos afrontosas ao povo brasileiro. Onde arruda seja apenas um pequeno galho que espanta mal olhado e não um político prepotente que afronta a nação como tantos outros ordinários que fazem à revelia do povo suas maracutaias que empobrecem e dizimam os sonhos de tantos jovens brasileiros.

Mas Natal é mágico. Faz com que o velho de longas barbas brancas, roupa vermelha e um saco enormeeeeeeeeeeeee..., faça a delícia dos sonhos infantis.

Tenho uma amiga que me narrou um fato curioso: sua neta estava preocupada com o trabalhão que as crianças dão ao Papai Noel nesta época; que não queria pedir-lhe nada para não sobrecarregá-lo já que ele está bem velhinho. Um aluno meu, de oito anos, ao pegar o prese…
Imagem

Circo da Notícia

O inimigo da hora

Carlos Brickmann no Observatório da Imprensa (original aqui)
Blogs, blogueiros, ativistas da internet estão mobilizados: o alvo é a Folha de S.Paulo, acusada de ter colaborado com a repressão nos tempos da ditadura militar. Há ataques pessoais ao diretor de Redação (que, na época, tinha seus dez anos de idade) e a jornalistas que lá trabalham hoje, como se fossem responsáveis por fatos ocorridos quando lá não estavam – e nem idade para isso tinham.

É um fenômeno curioso: os fatos de que o jornal é acusado são conhecidos há muito tempo, e isso não impediu boa parte dos blogueiros e ativistas anti-Folha da internet de trabalhar lá, até mesmo de ocupar altos cargos na empresa, em funções de direção. Parece que, depois que estes importantes funcionários deixaram o jornal, o passado da empresa piorou muito. Aqueles fatos que eram conhecidos mas esquecidos enquanto trabalhavam lá, de repente se tornaram intoleráveis.

Gostar da Folha ou não, gostar de seus concorrentes ou não, …

Decoração

Imagem
Rua Corvina, Ressaca, preparada para o Natal. (Sidney Borges)

Twitter

Brasil: "Sempre cabe recurso"

STF determina que Sean fique com pai americano

Severino Motta (original aqui)
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi favorável ao mandado de segurança impetrado pelo pai do menino Sean Goldman, David Goldman, e determinou que ele volte para os Estados Unidos.

Na semana passada a Justiça Federal já havia determinado a volta de Sean para os Estados Unidos, mas a avó materna do menino, Silvana Bianchi, contestou a decisão no Supremo.

O ministro Marco Aurélio Mello, em decisão liminar, foi favorável à avó e manteve Sean no Brasil. Entendeu que o menino deveria ser ouvido no processo que corre na Justiça Federal.

Com a decisão de Mendes, a defesa da família materna, com quem Sean vive há quase cinco anos, promete recorrer.

Sean, que tem nove anos, ficou conhecido por ser alvo de uma disputa judicial iniciada em 2008, com a morte de sua mão, Bruna Bianchi.

A família materna e o padrasto, João Paulo Lins e Silva, disputam com David Goldman, o pai, a guarda do menino.

Twitte…

Mensagem

Imagem
Fim de ano

Aos cães de Ubatuba os meus sinceros votos de Feliz Natal e próspero Ano Novo. Para homenageá-los gravei uma canção natalina. Espero que gostem.

Brasil

Clique aqui para ouvir

Twitter
Imagem

Acidente

Avião da American Airlines parte-se em dois, 40 feridos

Do TSF Rádio Notícias (original aqui)
Um avião da American Airlines, um Boeing 737, despistou-se e partiu-se em dois quando aterrava na Jamaica. O aparelho transportava 154 pessoas, das quais 40 ficaram feridas.
O avião, que transportava 148 passageiros e seis elementos da tripulação, tinha levantado voo de Miami em direcção ao aeroporto de Kingston, na Jamaica. Os 40 feridos já foram transportados para o hospital.
No momento da aterragem, que decorreu sob chuva intensa, o Boieng 737, sofreu um acidente, saiu da pista e partiu-se em dois.
A American Airlines recusa «especular sobre as causas do acidente», afirmou o porta-voz, Billy Sanez.

Nota do Editor - A notícia é universal, está em todos os sites informativos do mundo, até no da Al Jazzera que dá o que a CNN não dá. Escolhi um sítio português para informar os caríssimos leitores do Ubatuba Víbora e me deparei com certas peculiaridades da língua falada na "Santa Terrinha"…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

Austeridade zero em 2010

Editorial do Estadão
O governo federal não fará nenhum esforço para controlar seus gastos em 2010, ano de eleição, mas o presidente Lula promete não abandonar uma "política fiscal séria". A seriedade, segundo ele, será mantida no próximo ano e conservada no caso de vitória da candidata Dilma Rousseff. Seria uma promessa animadora, se a atual política fosse de fato responsável. Mas o continuado inchaço da folha de salários e de outros gastos de baixa produtividade mostra o contrário. "Não faremos arrocho salarial", disse o presidente num café da manhã com jornalistas, em Brasília. "A máquina pública estava desmantelada, destruída e atrofiada", acrescentou, referindo-se, presumivelmente, ao estado da administração pública no começo de seu primeiro mandato. De lá para cá houve mudanças: mais empreguismo, mais aparelhamento e salários mais altos - mas nenhuma melhora sensível no serviços públicos e na gestão das políticas federais.

O Orç…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 23 / 12 / 2009

Folha de São Paulo
"PAC terá mais R$ 7 bi no ano eleitoral"

Orçamento para 2010 reserva R$ 29,8 bi para obras do programa; é o maior volume desde sua criação, em 2007

Com a ajuda do Congresso, o governo federal turbinou o Programa de Aceleração do Crescimento para o ano eleitoral, reservando para ele R$ 29,8 bilhões no Orçamento de 2010. A proposta orçamentária foi aprovada no fim da noite de ontem. O total de recursos incluídos no texto do Orçamento é o maior do PAC. Ele supera em 80% os R$ 16,59 bilhões aprovados para 2007, ano da criação do programa. O texto encaminhado pelo governo previa R$ 22,5 bilhões para 2010. Ao redigir a proposta orçamentária, porém, o deputado Geraldo Magela (PT-DF) inflou em R$ 7,3 bilhões o montante destinado às obras de infraestrutura vistas como prioritárias pelo Planalto. Desde 2007, a atual ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está incumbida de gerir o PAC.

O Estado de São Paul…
Imagem

Pensata

Os sábios deturpadores

Saulo Gil
A sabedoria humana de sua pífia porcentagem ativa de massa cefálica é realmente capaz de nos auto enganar. A humildade Socrática, de saber com certeza, apenas que não sabe de nada, é fundamental para que nosso discernimento não tente tomar caminhos ilusórios e fantasiosos, como vem ocorrendo de forma viciosa na sociedade moderna.

Ainda com base na teoria do anti-egocentrismo humano, nossos maiores ensinamentos estão na vivência e nos sentimentos que sempre estiveram presentes nos homo sapiens. São milhares de anos (muito mais do que os 2 do calendário Cristão) onde a felicidade e a tristeza se manifestam na nossa frágil carne.

Pena que nossa evolução tenha deturpado tanto esta simples análise. Seguimos enfeitiçados por histórias criadas e fomentadas por humanos que preferiram ignorar a humildade, promovendo uma grandeza, que não nos cabe nesse mundo.

Um Coletivo de pessoas, também frágeis como os meros mortais, acreditam que sabem muito mais sobre a vida, s…

Os Paralamas do Sucesso

Imagem
Uma brasileira Clique aqui Twitter

Circo da Notícia

A pauta, cadê a pauta?

Carlos Brickmann no Observatório da Imprensa (original aqui)
Há 70 anos, em 7 de dezembro de 1939, o navio alemão Windhuk, que fazia transporte de carga e passageiros entre Europa e África, foi localizado pela Marinha britânica. Seguiu em direção ao Rio da Prata, buscando portos neutros, como os de Montevidéu ou Buenos Aires. Inútil: três cruzadores ingleses cortaram seu caminho. O encouraçado Graf Spee, orgulho da Marinha alemã, cercado pela esquadra britânica, acabara de ser afundado pelos próprios tripulantes, para não ser apresado, ao largo do porto de Montevidéu. O Windhuk atracou então em Santos, onde seus 240 tripulantes foram internados (e alguns encaminhados a campos de concentração, que poucos sabem que existiram – houve excelente reportagem de Luiz Salgado Ribeiro, há alguns anos, sobre este tema). O navio foi apreendido e, mais tarde, vendido aos Estados Unidos, onde recebeu o nome de Lejeune. Alguns tripulantes se mudaram para São Paulo e abriram um e…

Viva, sempre cabe recurso...

Imagem

Brasil

Fim de ano e de governo

Sidney Borges
Nesta semana dediquei parte do tempo estudando as propostas da Confecom. Fixei minha atenção nas mais radicais, que querem o controle da mídia nos moldes da Constituição de 1937. Claro que vai ficar na vontade e no sonho, não há clima para aventuras autoritárias.

Sou favorável ao governo financiar um canal de televisão nos moldes da BBC. Um polo de produção de qualidade, com enfoque informativo e educativo. Mas sem aborrecer o telespectador.

Acredito que o Canal Brasil vai chegar lá, televisão é hábito. Com programas de qualidade e jornalismo sério a audiência virá naturalmente.

Também observo um murmúrio quase inaudível reverberando em meus tímpanos: "reforma constitucional". Tem gente querendo ampliar o papel do Estado. Como será feito isso em um ambiente democrático eu não sei.

Democracia com reeleição é novidade no Brasil. Bill Clinton foi poderoso nos Estados Unidos. Hoje é conferencista, claro que a opinião dele é importante, mas na prát…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Mídia impressa

Confiança do consumidor cai 2,4% em dezembro

Segundo a FGV, houve uma diminuição da satisfação com a situação atual da economia e das finanças pessoais

Jacqueline Farid, da Agência Estado
RIO - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 2,4% em dezembro ante novembro, divulgou nesta terça-feira, 22, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em novembro, o índice havia registrado alta de 1,5% ante outubro.

Com o resultado, o ICC caiu de 115,1 pontos em novembro para 112,3 pontos em dezembro, retornando a um patamar próximo ao observado no terceiro trimestre de 2009 (111,2 pontos). O índice é calculado com base em uma escala de pontuação entre zero e 200 pontos; quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor.
Leia mais

Nota do Editor - Na matéria acima coloquei o link para a fonte, mas duvido que algum leitor clique para saber mais. Estatísticas são traiçoeiras, um rio com profundidade média de 30 cm pode afogar um incauto. Quem é o consumidor que está perdendo a confiança? E…
Imagem
Clique e saiba mais