Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 5, 2012

Acuma?

Péloras
Sidney Borges
Preso duas vezes por furtar placas do Metrô, o cidadão destituído de moradia, Nelson Renato da Luz, foi condenado à prisão domiciliar. Onde está escrito destituído de moradia leia-se sem-teto, significando tal epíteto que o gajo vive ao léu, mora na rua.

Eu gostaria sinceramente de saber como fica um sem-teto em prisão domiciliar?
Talvez a profundidade da questão a torne irrespondível.
Ou, quem sabe, aluguem um domicílio para prender o meliante, que no frigir dos ovos deixaria, ainda que temporariamente, de ser um sem-teto, sendo promovido de classe nestes tempos de grande mobilidade social no Patropi.
Twitter

Cães

Imagem
Foto: Elliott Erwitt

Colunistas

Os novos bad-guys

“Uma eventual aliança PT/Kassab nos remete inevitavelmente a George Orwell e ao final de ‘A Revolução dos Bichos’: ‘E olhou alternadamente para homens e porcos (…) e não viu nenhuma diferença entre um e outro.”

Márcia Denser
Os EUA são mestres em inventá-los: de dez anos para cá – e tomo os filmes de Hollywood como testemunha – 1) devido à consolidação da indistinção política entre democratas e republicados; 2) ao envelhecimento das bandeiras neoconservadoras, tais como a cruzada anti-muçulmana, o “renascer do patriotismo”, o “moralismo religioso texano-americano”, sem contar o próprio “terrorismo” como pretexto neo-imperialista – o “bandido”se materializa na figura do vice-presidente, tendo Dick Cheney, vice de Bush, que “absolutamente não via diferença entre interesses públicos e privados”, como parâmetro e inspiração.

Ainda que a famosa proporção – 99% de pobres para 1% de ricos, detentores da riqueza global – não tenha se alterado sequer milimetricamente.

Voltando à q…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

EBC conta sua história

O Estado de S.Paulo
A Agência Brasil, departamento noticioso da Empresa Brasil de Comunicação, EBC, divulgou nota no último dia 2 para confessar que "errou no processo de apuração, edição e publicação da notícia OAB de São José dos Campos diz que houve mortos em operação no Pinheirinho, no dia 23 de janeiro". É louvável a decisão de reconhecer a falha. O erro foi grave, na verdade, pois não foi levada em conta pelos repórteres e editores da agência a precaução elementar de checar denúncia de tal gravidade com pelo menos mais uma fonte confiável. Ao fazer a necessária penitência, portanto, a direção da EBC comportou-se de modo condigno com a responsabilidade que tem sobre os ombros. Não reconhecer o mérito dessa atitude seria assumir uma posição de intolerância que é mais própria das pessoas que preferiam que a falsa notícia fosse verdadeira.

Descartada, portanto, a hipótese de que a direção da EBC se tenha envolvido numa conspiração contra os governos tuc…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 11 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"Rio indicia e prende PMs para tentar sufocar greve"

Governo manda deter 17 policiais e 123 bombeiros são indiciados; adesão é mais forte no interior

Para reprimir a greve dos policiais militares, civis e bombeiros, iniciada anteontem, o governo do Rio mandou prender 17 PMs envolvidos com o movimento. Outros 129 foram indiciados sob suspeita de se recusarem a cumprir suas funções, crime previsto no Código Militar. Mais 123 bombeiros foram indiciados.
O Estado de São Paulo "Rio prende 16 policiais e agiliza processos para punir grevistas"

Clima era de normalidade na capital; Planalto garante que carnaval terá segurança
No primeiro dia de greve dos policiais e bombeiros no Rio, o governo estadual indiciou dezenas de militares das duas corporações e baixou decreto para agilizar a punição aos líderes do movimento. O Corpo de Bombeiros anunciou a prisão administrativa de 123 guarda-vidas e abriu processo disciplinar. Sete policiais fora…

Projetos de vovô

Imagem

Coluna do Celsinho

Gerações

Celso de Almeida Jr.
A filha Fernanda provocou uma conversa ao ver um bêbado escandaloso na praça da Matriz.

Saiu com esta:

Por que gente famosa faz propaganda de bebidas?

Eu comecei a responder com uma historinha.

Na juventude, em viagem de formatura ao Paraguai, dentre os presentinhos que comprei, encantou-me uma embalagem plástica do famoso cigarro John Player Special, marca que patrocinava carros de Fórmula 1.

Quem, da minha geração, não se lembra das “Lótus F1” do Emerson Fittipaldi e do Ayrton Senna?

Trouxe três tubos pretos para os fumantes da família.

Naqueles tempos, tínhamos os comerciais de Marlboro, cuja musiquinha eu adorava repetir na gaita de boca.

Sem falar em Hollywood, O Sucesso, com comerciais associados a todo tipo de esporte radical; ou ainda Continental, Preferência Nacional!

Teve também o Vila Rica, cujo jogador de futebol tricampeão, Gérson, anunciava que seria opção natural da nação fumar a marca: “Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

No Brasil não existe direita?

João Mellão Neto - O Estado de S.Paulo
PT e PSDB mantêm uma relação que só Freud explica. Ambos foram dissidências do antigo MDB e nasceram do mesmo ventre: o pensamento socialista. Mas só viveram juntos até meados da década de 1980. A partir daí separaram os trapos e cada um foi cuidar da própria vida.

Intelectuais existem em ambos os partidos. Só que a social-democracia se traduz pela adesão de sindicatos e o PSDB ainda não conquistou nenhum. Os tucanos acreditam contar com a nata da inteligência brasileira. Acham que seus adversários são rudes e pouco educados. Os petistas já perceberam que seus opositores só conhecem a política de punhos de renda e abusa disso. Praticam a política do pragmatismo e a do poder no seu sentido mais realista. O PT vê no PSDB um inimigo a ser combatido. Já no PSDB o PT é tratado como irmão caçula. Todas as suas diabruras são perdoadas, todas as suas malcriações são relevadas como "excessos da juventude". Acontece que…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 10 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"Policiais do Rio param, e Exército pode ir às ruas"

Na Bahia, PMs deixam Assembleia, mas mantém greve; Dilma é contra anistia a suspeitos de crime

Policiais militares, civis e bombeiros do Rio decidiram, às 23h22, repetir o movimento da PM da Bahia e decretaram greve no Estado. A decisão, tomada por cerca de 2.000 pessoas na Cinelândia, no centro da capital ocorre uma semana antes do Carnaval. 
O Estado de São Paulo "'Estarrecida' Dilma diz ser contra anistia a PMs em greve"

Presidente reage à articulação de policiais da Bahia para cometer vandalismo; paralisação é mantida
Após a divulgação de escutas que mostram líderes da greve da Polícia Militar da Bahia planejando atos de vandalismo, a presidente Dilma Rousseff afirmou estar “estarrecida" e se mostrou contrária a perdão aos amotinados. “Se anistiar, aí vira um país sem regras", disse. Ela condenou que “se instaure o pânico, o medo" e se crie “situa…

Wando

Imagem

Impasses herdados

Las Malvinas son argentinas
Sidney Borges Quase trinta anos depois de guerrear pela posse das Malvinas/Falklands, Argentina e Inglaterra voltam à dissonância. "Las Malvinas son argentinas" diz a presidente Cristina Kirchner enquanto leva a questão da soberania sobre o arquipélago ao conselho de segurança da ONU. Os ingleses continuam a percutir a mesma tecla: os kelpers (habitantes do arquipélago) querem continuar vivendo sob a bandeira britânica. E colocam um ponto final na questão: Não há o que discutir sobre quem é o dono das Falklands.
Napoleão disse um dia que guerra é assunto sério demais para ser decidido por militares. A história mostra casos que comprovam a tese. Vejamos a situação da Argentina em 1992 e como os fatos se desenrolaram no Atlântico Sul, mas antes vamos lembrar como a Índia recuperou Goa, Damão e Diu, em 1961, sem necessidade de confronto.
Goa é o menor estado da Índia, mas o mais rico per capita. Esteve nas mãos dos portugueses por mais de 400 anos, no en…

Folhas

Imagem

Brasil

O fracasso do UCA-Total

Elio Gaspari, O Globo
A doutora Dilma deveria mandar que sua Secretaria de Assuntos Estratégicos divulgasse o conteúdo do relatório final da "Avaliação de Impacto do Projeto UCA-Total (Um Computador por Aluno)", coordenado pela professora Lena Lavinas, da UFRJ. Ele está lá, a sete chaves, desde novembro passado.

A providência é recomendável, sobretudo agora que o governo licita a compra de até 900 mil tablets.

Com 202 páginas, relata um desastre. A professora Azuete Fogaça, da Federal de Juiz de Fora, trabalhou na pesquisa e resume-a: "Boa parte dos computadores não foi entregue nos prazos. Outros foram entregues sem a infraestrutura necessária para sua adoção em sala de aula. O treinamento dos docentes não deu os resultados esperados. O suporte técnico praticamente inexiste. Os laptops que apresentaram problemas acabaram encostados em armários ou nos almoxarifados, porque não há recursos".

O programa UCA-Total, lançado em 2010, comprou um laptop…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Desastre na educação

O Estado de S.Paulo
Com 3,8 milhões de crianças e jovens fora da escola e padrões de ensino muito ruins, o Brasil terá muita dificuldade para se manter entre as maiores e mais prósperas economias, diante de competidores empenhados em investir seriamente em boa educação, ciência e tecnologia. Para dezenas de milhões de pessoas, o atraso educacional continuará limitando o acesso a empregos modernos e a padrões de bem-estar comparáveis com aqueles alcançados há muito tempo nas sociedades mais desenvolvidas. Mesmo a criação de vagas será dificultada, porque as empresas perderão espaço - como já vêm perdendo - para indústrias mais eficientes, mais equipadas com tecnologia e operadas por pessoal qualificado. Oportunidades de emprego são oportunidades de bem-estar e de vida melhor para o trabalhador e sua família.

Más políticas para a educação põem em risco esses valores e ainda condenam os indivíduos, por seu despreparo, a uma cidadania muito rudimentar. Não há como evitar…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 09 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"PMs em greve na Bahia combinaram atos de vandalismo"

Planos de grevistas foram flagrados em escuta telefônica; oficiais ameaçam se juntar a subordinados no movimento

Gravações divulgadas pelo "Jornal Nacional" mostram o líder da greve da PM baiana, o ex-policial Marco Prisco, combinando ato de vandalismo com outro grevista. O interlocutor de Prisco, diz que vai "queimar viatura" em rodovia. O líder responde: "Fecha a BR". Prisco afirmou que a conversa é uma montagem e que o objetivo era "lotar" a estrada com manifestantes.
O Estado de São Paulo "Cresce cerco do Exército a policiais em greve na Bahia"

Mobilização aumenta e soldados chegam a impedir a entrada de alimentos para os PMs na Assembleia
Em um dia sem negociações entre associações de PMs grevistas e governo da Bahia, o Exército voltou a endurecer o cerco aos policiais que ocupam a Assembleia Legislativa. O efetivo foi ampliado…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A primeira privatização petista

O Estado de S.Paulo
O governo petista fez, afinal, sua primeira grande privatização, entregando três dos principais aeroportos do País - Guarulhos, Viracopos e Brasília - a consórcios com participação de capitais brasileiros e estrangeiros. Há alguma esperança, portanto, de que o País venha a ter aeroportos mais modernos, com maior capacidade operacional e melhores condições de atendimento num futuro não muito remoto. Deixando para trás o velho discurso partidário, a presidente Dilma Rousseff aceitou repetir três características importantes das privatizações dos anos 90: a presença decisiva de fundos de pensão de estatais, o compromisso do BNDES de financiar a maior parte dos investimentos necessários e o leilão baseado no maior lance e não na menor tarifa.

Houve duas diferenças importantes. As maiores empresas participantes da licitação, como Odebrecht, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, desistiram de acompanhar os lances mais altos. Ficaram fora, na rod…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 08 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"Governo teme que crise nas policias chegue a 6 Estados"

Serviço de inteligência federal monitora movimentos de greve 'explosivos' que exigem aprovação de piso nacional para PMs

O governo federal vê risco elevado de a greve da Polícia Militar baiana se alastrar para mais seis Estados: Rio de Janeiro, Alagoas, Pará, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul. Destes, o Rio é considerado o mais crítico. Há temor de violência às vésperas do Carnaval. O serviço de inteligência que abastece o Palácio do Planalto classifica-os de "Estados explosivos". A presidente Dilma Rousseff foi informada de que o levante faz parte de uma articulação para que a Câmara aprove o piso nacional para o salário de bombeiros e PMs.
O Estado de São Paulo "Negociação fracassa na BA e mortes passam de 120"

Homicídios na Região Metropolitana de Salvador dobram; perdão a grevistas leva a impasse
Após 16 horas de negociação, as associaçõe…

Viena

Imagem

Socialismo

Privatização e privataria
Miriam Leitão - Globo, 07 A privatização dos aeroportos foi um sucesso de ágio, houve disputa, mas, como a privatização dos tucanos, foi estatizada demais. O defeito é o mesmo. Fundos de pensão estatais garantem as empresas privadas, o BNDES financiará 80% dos investimentos, e a Infraero vai pagar parte da conta. Os maiores operadores mundiais perderam o leilão nos três aeroportos.
O consórcio Invepar, que comprou Guarulhos, em São Paulo, é 80% formado por Previ-BB, Petros-Petrobrás e Funcef-CEF, ou seja, os mesmos fundos de pensão que sustentaram as privatizações do governo FHC. Além disso, a estatal que vendeu o ativo, a Infraero, continua com 49% e, portanto, pagará metade da conta de R$ 16,2 bilhões. Fica na estranha situação de pagar por ter vendido. Há ainda o compromisso de em Guarulhos investir R$ 4,5 bilhões em 15 anos, sendo R$ 1,4 bilhão até a Copa. O BNDES vai emprestar 80% dos recursos.(Do Ex-Blog do Cesar Maia)

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

À margem da lei

O Estado de S.Paulo
A tática de, em nome de direitos humanos, levar movimentos reivindicatórios à radicalização e provocar confrontos - quanto mais violentos, melhor - com os poderes constituídos é recurso conhecido e praticado em todo canto onde haja um mínimo de liberdade, mas especialmente nos países em que as instituições democráticas não estão suficientemente consolidadas. A quem interessa esse procedimento? De imediato, aos grupos nominalmente empenhados nas reivindicações e delas potenciais beneficiários, os quais muitas vezes se deixam manipular pelos "agitadores" ou disso não se dão conta. Numa perspectiva política mais ampla, interessa, é claro, aos próprios insufladores da radicalização, cujo objetivo é desmoralizar e enfraquecer os governantes de turno, visando a vantagens num amplo arco que tanto pode se esgotar num ganho eleitoral de curto prazo quanto obter uma conquista ideológica a termo mais longo. É o que aconteceu dias atrás em São Paulo, co…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 07 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"Empresas de médio porte administrarão aeroportos"

Na maior concessão da gestão Dilma, governo arrecada 347% acima do previsto

O leilão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília atraiu os maiores operadores do mundo, mas quem levou foram administradores da África e da Argentina. Os três vencedores pagarão R$ 24,5 bilhões, 347% além do previsto. "O fato de ser emergente não diminui ninguém porque, senão, teríamos de ter o complexo de vira-lata eterno", afirmou o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt. O aeroporto de Guarulhos terá como operador a sul-africana Acsa.
O Estado de São Paulo "Com fundos de pensão, leilão de aeroportos rende R$ 24,5 bi"

Previ, Funcef e Petros estão no consórcio que levou Guarulhos; ágio médio nas 3 concessões foi de 347%
O leilão de privatização dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília superou as expectativas. Teve ágio médio de 347% e vai render ao governo R$ 24,5 bil…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Guerra às doenças tropicais

O Estado de S.Paulo
Embora as doenças tropicais aflijam cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo, elas são geralmente chamadas pelos especialistas de "doenças esquecidas". E, seja por deficiência dos serviços de saúde pública, seja pela falta de pesquisa de novos remédios pelos principais centros médico-científicos e pelas indústrias farmacêuticas, não recebem os cuidados e a atenção devida. Na verdade, são as populações pobres que têm sido esquecidas, como disse Caroline Anstey, do Banco Mundial (Bird). Há anos a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os governos de vários países procuram amenizar o problema, mas não há meta definida de erradicação desses males. Isso pode começar a mudar com a destinação de US$ 785 bilhões para a erradicação de dez doenças tropicais, como a hanseníase, a malária, a doença de Chagas, a esquistossomose e a dengue, até 2020. Metade dos recursos virá da Fundação Bill & Melinda Gates, em parceria com o Bird, a OMC e os g…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 06 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"Bahia põe blindados nas ruas e prende PM"

Já são 86 homicídios nos dias da greve, mais que o dobro da semana anterior

Blindados Urutu do Exército começaram a patrulhar as ruas de Salvador, que vive dias de violência com a greve dos policiais militares iniciada na terça passada. Nos seis primeiros dias de greve, 86 pessoas foram mortas na região metropolitana, contra 42 no mesmo período da semana anterior.
O Estado de São Paulo "Rendimento de outros Estados sobe e se aproxima do paulista"

Renda média de SP foi a que menos cresceu entre 2006 e 2011: Rio deve assumir primeiro lugar
A diferença entre o rendimento médio real dos trabalhadores da Região Metropolitana de São Paulo ante o resto do País está menor. De 2003 a 2011, o salário dos paulistanos teve alta de 13,8% e foi o que menos cresceu entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE – quase nove pontos porcentuais inferior à total do País. Desde 2003, quand…

Ubatubanas caiçarices

Imagem
“Tá russo!”

José Ronaldo dos Santos
Por um tempo fomos vizinhos, no Perequê-mirim, isso no início da década de 1970, do russo Viktor Kornílov, um tranquilo velhinho que deixou a sua terra logo após a Revolução Russa (1917).

O seo Vito adorava pescar. A sua casa mais parecia uma ilustração de conto de fadas, com uma cerca viva maravilhosa. Ah! A sua edícula servia como oficina, de onde saíam engenhosidades fantásticas! Ele tinha uma embarcação (um bote) tratada com tanto carinho que até dava para comparar a um membro da família. Até desconfio que existe ainda hoje, preservada em algum lugar a servir de base para histórias aos seus descendentes.

Foi convivendo com os caiçaras que o seo Vito aprendeu um monte de coisas, de nomes, de técnicas etc. Porém, o espírito brincalhão de vários dos meus antigos era muito forte. Tudo tinha que render algumas risadas. Assim, por exemplo, alguns nomes de peixes foram ensinados erradamente ao bondoso russo. Mira, um tranquilo peixe da costeira, passou a …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Vazamentos de petróleo

O Estado de São Paulo
O vazamento ocorrido nessa semana no Campo Carioca Nordeste na Bacia de Santos, a cerca de 250 km de Ilhabela, no litoral de São Paulo, preocupa menos pelos impactos ambientais do que por ter sido o primeiro na área da camada do pré-sal, a 2.140 metros de profundidade. Pela estimativa preliminar da Petrobrás, vazaram 160 barris de petróleo (25,5 mil litros), um volume relativamente pequeno, não havendo, segundo a empresa, risco de que venha a atingir a costa. Sob o aspecto ambiental, o derramamento de óleo no terminal da Transpetro, em Tramandaí (RS), no último dia 26, atingindo as praias, com sérios prejuízos à vida marinha na área, foi bem mais grave.

O que causa particular apreensão no que se refere ao último acidente é que, como os reservatórios de petróleo no pré-sal podem estar a mais de 7 mil metros de profundidade, em locais de difícil acesso, a repetição desse tipo de ocorrência certamente terá sérias consequências. Não se questiona a…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 05 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"Fotógrafo da morte de Herzog diz que ditadura o usou"

Folha localiza o homem que documentou a farsa que se tornou símbolo do regime militar no Brasil

Documentar o corpo do jornalista Vladimir Herzog "enforcado", com os pés encostados no chão de uma cela do DOI-Codi, foi a primeira aula prática de Silvaldo Leung Vieira, em 1975, no curso de fotografia da Polícia Civil de São Paulo. A tentativa dos militares e policiais paulistas, que operavam na rua Tutoia, de simular o suicídio falhou e a repercussão da morte de Herzog ajudou a enfraquecer a linha dura do regime militar. Silvaldo é uma das poucas testemunhas.
O Estado de São Paulo "Incentivo fiscal busca salto tecnológico"

Medidas facilitarão importação de equipamentos
A presidente Dilma Rousseff prepara quatro medidas provisórias que vão estabelecer Regimes Tributários Especiais para facilitar a importação de máquinas para produção de equipamentos de alto conteúdo tecn…

Para onde mesmo?

Imagem