Postagens

Mostrando postagens de Maio 30, 2010

Bola da vez

Jabulani, a estrela do espetáculo

Sidney Borges
A Jabulani, bola da Copa do Mundo da África do Sul tem oito gomos de material sintético moldados com curvatura tri-dimensional. Quando a bola é fechada, através de soldagem eletrônica, pode ser considerada uma esfera quase perfeita.

Na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, foi usada a "Teamgeist", de 14 gomos, evolução da bola usada em 1970 no México, cuja forma de Icosaedro truncado apresentava 12 faces pentagonais e 20 faces hexagonais planas. A pressão do ar dava o formato esférico.

O avanço na concepção geométrica parece não ter impressionado os craques.

Luis Fabiano, atacante da seleção brasileira acha a Jabulani "sobrenatural".

Para Júlio César é uma "bola de supermercado", enquanto o inglês David James a chamou de "horrível". O italiano Gianluigi Buffon radicalizou dizendo temer que a imprevisibilidade da bola arruíne a Copa.

Já o craque Kaká absolveu o esférico: “a Jabulani é ótima no contato do jog…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Atenção aos mercados da Ásia

Editorial do Estadão
Maior mercado para as exportações brasileiras, a China poderá ser forçada a reduzir seu ritmo de crescimento. Especialistas apontam pelo menos três problemas graves na economia do país. A atividade está muito aquecida, há uma grande bolha no setor de imóveis e os governos provinciais e locais estão muito endividados. Mesmo com a redução de 13,9% em relação a abril, a venda de 1,2 milhão de veículos em maio ainda foi 29,7% maior que a de um ano antes. No primeiro trimestre, o PIB cresceu em ritmo equivalente a 11,9% ao ano.

As autoridades têm tentado controlar a expansão dos negócios, mas com medidas suaves. Houve um aperto moderado na política monetária e, além disso, o governo anunciou a criação de um imposto anual sobre residências para conter a alta de preços dos imóveis. Mas o problema da bolha chinesa é mais grave que o dos Estados Unidos e do Reino Unido, comentou o economista Li Daokui, professor da Universidade Tsinghua e membro d…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 05 / 06 / 2010

Folha de São Paulo
"Ficha Limpa se torna lei sem data para começar"

Justiça vai definir se regra que veta candidatura de condenados valerá já neste ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem sem vetos a lei do Ficha Limpa, que impede a candidatura de pessoas com condenação na Justiça. O projeto foi resultado de uma iniciativa popular que obteve 1,6 milhão de assinaturas. Não está definido, porém, se a lei valerá para a eleição deste ano. Outra dúvida é se ela inclui casos de políticos já condenados ou só será aplicada a sentenças proferidas após sua promulgação. Nos dois casos, a Justiça terá de se pronunciar. A nova lei torna inelegível quem tenha sido condenado por decisão colegiada (mais de um juiz), mas permite que o político recorra à um colegiado para obter a suspensão da pena. Ela atingirá condenados por crimes eleitorais, entre outros. Procuradores eleitorais criticaram a sanção. Segundo eles, a lei deixa de fora políticos que tenha…

Copa do Mundo

Imagem
Carlitos Tevez pensando
Pelados pela Argentina
Maradona promete tirar a roupa, Tevez tira...
Sidney Borges Os craques argentinos podem quase tudo. Maradona liberou sexo, vinho e churrasco. Rock and roll não. Na seleção argentina é tango ou tango. Tevez gosta de ficar nu na concentração. Elogiou o treinador dizendo que jogar na seleção argentina é bom, mas treinar é melhor pois nunca um treino é igual ao outro. Tevez é um grande pensador.
Twitter

Espaço Zifiu

Imagem
O cidadão ao fundo está disfarçado de Gilberto Gil
'Farmácia' em Joanesburgo cura dores e afasta maus espíritos
Kwazulu Muti vende ervas e preparados com base em animais para clientes fiéis, que buscam afastar os males do corpo e da alma
Por Adilson Barros e João Paulo Garschagen
Kwazulu Muti: Museu do Homem e da Ciência. O nome sugere um local de pesquisa, com ar acadêmico. Mas não se deixe enganar. Kuwazulu Muti, uma lojinha encravada no centro de Joanesburgo, não tem nada de científico. Trata-se de uma farmácia alternativa que vende ervas e preparados de animais que servem para curar males do corpo e do espírito. Um dos lugares mais curiosos da maior cidade da África do Sul. Os clientes encontram desde raiz para curar dor nas costas até unguento para afugentar demônios.
Leia mais

Nota do Editor - Um enviado especial do Ubatuba Víbora está na África do Sul fechando negócio. O blog, ampliando suas atividades, vai importar mil frascos de ungento para afastar demônios. O que não falt…
Imagem

Coluna do Celsinho

Tempo integral

Celso de Almeida Jr.
Se eu tivesse muitos recursos, transformaria a nossa escola num ambiente aonde o estudante pudesse ficar o dia inteiro.

De segunda a sábado.

Já imaginou se todas as escolas de Ubatuba fossem assim?

Além do ensino regular, ministrado em um período, teríamos muitas atividades esportivas, culturais e profissionalizantes no outro turno.

Bacana, até, se o aluno mais carente dormisse na escola.

Teria a garantia de boa alimentação e acompanhamento pedagógico.

É angustiante ver a falta de perspectivas para a nossa garotada.

É triste quando vemos crianças e jovens perambulando pelas ruas, sem ter o que fazer.

Em Ubatuba, muitas escolas e associações têm oferecido alternativas aos mais jovens.

O problema é que o alcance é muito pequeno, considerando o elevado número de estudantes das redes estadual, municipal e particular.

Torna-se necessário um esforço maior, muito mais abrangente, que obrigatoriamente requer investimentos públicos e privados.

Seria conveniente uma estra…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O elogio da voracidade

Editorial do Estadão
Os brasileiros pagam um volume de impostos de Primeiro Mundo em troca de serviços de país subdesenvolvido e ainda têm de sustentar o empreguismo no governo e as benesses concedidas a pelegos amigos do poder. Esses são os fatos, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva contou uma história diferente em seu discurso, em Brasília, na reunião da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). "Quem tem carga tributária de 10% não tem Estado. O Estado não pode fazer absolutamente nada", disse o presidente. Os países desenvolvidos têm boas políticas sociais, argumentou, porque têm a tributação mais elevada, e citou EUA, Alemanha, França, Dinamarca e Suécia como exemplos. Há muita má-fé nessa argumentação e alguma ignorância.

Para começar, a opção não é entre uma carga tributária de 10% do PIB, obviamente muito baixa, e uma de 35%, 40% ou mais. Em segundo lugar, nem todos os países desenvolvidos ou emergentes têm impostos e con…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 04 / 06 / 2010

Folha de São Paulo
"PT interpela Serra na Justiça"

Partido quer que tucano confirme declaração que culpa Dilma por dossiê; para PSDB, 'querem transformar vítima em réu'

O PT anunciou que irá interpelar (intimar a dar esclarecimentos) na Justiça o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, para que confirme a declaração que atribuiu à rival petista, Dilma Rousseff, a responsabilidade pela confecção de um dossiê contra os tucanos. Caso Serra reafirme, será processado por danos morais, disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra. "Ele terá de provar o que falou", afirmou José Eduardo Cardozo, secretário-geral petista. A sigla nega que tenha investigado o tucano. Em resposta, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, disse que Dilma deveria explicar "quem fez o dossiê", "Querem transformar o Serra, vítima de uma política nefasta, em réu."

O Estado de São Paulo
"Governo estuda zerar taxa para importar aço"

Med…
Imagem

Copa do Mundo

Soweto clama por Ronaldinho Gaúcho na Seleção Brasileira

Multidão presente ao Estádio Dobsonville queria ver o craque do Milan, preterido por Dunga

Thiago Salata noMSN Esportes
Onde está o Ronaldinho? Onde está o Ronaldinho?" O sul-africano Donet Ushonga, no fim do treino da Seleção Brasileira, no Soweto, fazia a pergunta, em voz alta, no meio do público que entrou no Estádio Dobsonville para ver a atividade do Brasil. A reclamação do torcedor era a mesma de outros tantos.

- Ronaldinho é o melhor. Eu gosto muito dele. Ele daria mais alegria a todos por aqui - reclamou Ushonga.

Muitos sul-africanos perguntavam aos jornalistas brasileiros o motivo de Dunga não ter convocado o jogador do Milan. Um deles foi Nuro Said, de 20 anos, nascido em Moçambique, próximo à África do Sul.

- O Ronaldinho está no meu coração. É um jogador experiente. Não há igual. Como o Dunga não convocou, sinto uma dor no coração. O Dunga faz coisas que eu não entendo - afirmou Said, que vive há dois anos no país.
Lei…

Meteorologia

Imagem
Raios
Sidney Borges Acompanhe a interessante animação sobre raios clicando aqui.
Um dia o homem vai dominar a enorme quantidade de energia que há na atmosfera. O porvir glorioso da energia farta e gratuita, que hoje é desperdiçada, é um sonho. Quem sabe algum jovem estudante de Ubatuba descubra como domar essa força da natureza.
Twitter
Imagem

Veículos

Abastece aí Tutuquinho

Sidney Borges
O século XXI avança para a segunda década e o homem continua queimando ancestrais. Gente vira petróleo. Até o racista mais renitente acaba da cor do azeviche e da jabuticaba. Você nunca imaginou que a gasolina do seu carro possa ser a avó da bisavó da sua tetravó?

Pense nisso.

Com o fim da desigualdade e a adesão da China ao conforto burguês, o consumo de ancestrais fossilizados aumentou. O fim está próximo, em breve não haverá o que pôr no tanque.

Como levar as crianças ao zoológico para dar pipoca aos macacos? Quem sabe a soluçâo seja ficar em casa vendo o Faustão e comendo a pipoca dos macacos.

Os carros, que tanto fascínio exerceram e ainda exercem, estão com os dias contados.

Pelo menos os movidos a gasolina e diesel. Mas não se assuste, o fim do petróleo vai demorar, ainda há no subsolo zilhões de avós para queimar.

Em Nova Iorque ricos finos e chiques torcem o nariz para os carros. Como não há alternativa, alugam limusines e fazem questão de diz…
Imagem

Espaço do leitor

Reflexão sobre valores

Wendell Pestallozzi
Num dia desses qualquer, recebi a visita de um dos meus sobrinhos. Ele mora perto de onde moro; estuda no mesmo bairro, em escola pública. Está iniciando o primeiro ano do ensino médio. Uma das matérias que sempre o empolga é a Filosofia; tenho a impressão que ela lhe possibilita muitas novas pistas de reflexão. Ainda irei conhecer o seu professor e dizer o quanto está sendo importante aos alunos ter tal oportunidade. Quando eu estava nesse nível, ainda na década de 1960, os militares proibiram tal disciplina na escola sem nunca dizer o porquê disso. O que eu reproduzo a seguir é parte de um texto que eles trabalharam em grupos. O tema era sobre a ética. A narrativa é de um professor.

“Em um dia desses, na sala de aula, com adolescentes do ensino médio, reparei bem naqueles que se destacavam por indisciplina: alguns se estapeavam, outros não paravam em seus lugares, havia aqueles que fingiam fazer alguma coisa enquanto copiavam tudo do colega, e…
Imagem

Seção Bicho-Grilo

Canários rejeitam comida orgânica

Maecelo Leite na Folha.com
Nas nações mais afluentes do mundo, Estados Unidos e Europa, os alimentos ditos "orgânicos" já representam 2% a 3% de toda a comida vendida. Um mercado avaliado em R$ 64 bilhões anuais, que cresce à taxa de 14%.

No Brasil, a área ocupada por plantações naturebas não alcança 2% da superfície cultivada. Em alguns hipermercados, por outro lado, a oferta de produtos orgânicos aumenta em 20% a 40% anuais. Isso apesar de custarem cerca de 40% mais que a comida convencional.

Cada vez mais gente se sente atraída pelos gêneros produzidos sem pesticidas e fertilizantes artificiais, considerados mais saudáveis. Só falta convencer canários e outros passarinhos da superioridade dos orgânicos. Sério.

O estudo de Ailsa McKenzie e Mark Whittingham, da Universidade de Newcastle (Reino Unido), bem que pode acabar reproduzido nos "Anais de Pesquisa Improvável", o pseudoperiódico científico inventado pelos mesmos organizadores (h…
Imagem

Endurecem as regras do jogo

3 anos de filiação partidária para ser candidato

Agência Senado:
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que exige pelo menos três anos de filiação a um mesmo partido para que o candidato possa concorrer nas eleições. A proposta prevê ainda a perda imediata do mandato para quem deixa a legenda com o qual foi eleito. Aprovado com ressalvas, o projeto de lei segue agora para a Câmara dos Deputados.

Baseando-se em decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o "troca-troca" de políticos entre partidos, o relator do projeto, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), acrescentou ressalvas às medidas propostas pelo autor da proposta, senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

Uma delas diz que o candidato não terá de respeitar o prazo de três anos, nem perderá o mandato se mudar de sigla por conta da incorporação ou fusão de partido e da criação de um novo partido.

A mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário …
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A derrubada da Mata Atlântica

Editorial do Estadão
Não é só na Amazônia que o desmatamento voltou a aumentar, o que acontece, segundo se desculpa o Ibama, por causa das greves dos fiscais do órgão. O que sobrou da Mata Atlântica está também sob séria ameaça em vários pontos do País, particularmente no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Dados da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial revelam que, entre 2008 e 2010, a Mata Atlântica perdeu 20.887 hectares, equivalentes a 130 Parques do Ibirapuera.

Na área do bioma sob proteção ambiental, figura de longe como campeão do desmate o Estado de Minas Gerais, com 12.524 hectares. Seguem-se Paraná (2.899 hectares), Santa Catarina (2.149) e Rio Grande do Sul (1.897). A situação é menos grave em São Paulo, com 794 hectares destruídos, mas aumenta a preocupação com as investidas das motosserras no Vale do Ribeira e região sul.

Minas apresenta um contraste. É o Estado com a maior extensão de florestas plantadas, m…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 03 / 06 / 2010

Folha de São Paulo
"Serra acusa Dilma de fazer dossiê; petista nega"

Tucano diz que sigla rival tem 'tradição' nesse tipo de ação; presidente do PT vê 'desespero'

O pré-candidato do PSDB ao Planalto, José Serra, acusou sua adversária Dilma Rousseff (PI) de estar por trás de um dossiê contra ele. "A principal responsabilidade desse dossiê é da candidata Dilma", afirmou o tucano, que lembrou o caso dos "aloprados", em 2006, e disse que o PT tem "tradição" em fazer dossiês. Segundo a revista "Veja", petistas articularam a criação de equipe de espionagem, o que a sigla nega. O pré-candidato ficou irritado ao receber informações de que sua filha, Verônica, foi alvo de investigações. Dilma negou a acusação: "Não vou ficar batendo boca sobre isso. Agora, é uma falsidade". Segundo o presidente do PT, José Eduardo Dutra, a fala de Serra revela "desespero".

O Estado de São Paulo
"Se…

Foguete

Movido a Mentos e Coca Zero

Por Heloisa Lupinacci (original aqui)
A descoberta de que bala Mentos mais refrigerante é igual a uma espécie de gêiser virou hit da internet. Mas agora a piada virou combustível.

Uma traquitana cirada por Fritz Grobe e Stephen Voltz usando uma bicicleta e um trailer é movida por meio de um mecanismo de pistão que tem como combustível Coca Zero e centenas de pedacinhos de Mentos.

Em um vídeo postado hoje, a máquina viaja por mais de 67 metros.

Nota do Editor - O experimento mostra que é possível decolar de asa delta de qualquer lugar. Basta o piloto engolir uma caixa de Mentos e tomar uma garrafa de Coca Zero de 2 litros. Depois é só chacoalhar um pouco e decolar. Jato humano. Difícil vai ser o abastecimento, 2 litros de Coca Cola não é pra qualquer um. Em tempo, recomenda-se que ninguém fique atrás da asa na decolagem, o impacto do deslocamento de ar pode ser fatal. (Sidney Borges)

Twitter
Imagem

Tá no papo

Curandeiro nigeriano prevê que Brasil vencerá a Copa

DA BBC BRASIL
O curandeiro nigeriano John Adtari, de 78 anos, previu que o Brasil vai ganhar a Copa do Mundo, na África do Sul.

Adatiri diz que tem contato com o além e afirmou que, depois de consultar seu "espelho mágico" por dois dias consecutivos, descobriu que o Brasil vencerá a Copa.

Sobre seu próprio país, o curandeiro previu que a Nigéria chegará às quartas de final.

Adatiri diz que é curandeiro desde 1952 e já tratou milhares de pessoas. Mas ele diz que não usará seus poderes para ajudar a seleção nigeriana a vencer a Copa porque isso seria um pecado.
Leia mais

Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Ditaduras

Corte iraniana confirma condenação de jornalista por "propaganda contra o Estado"

Redação Portal IMPRENSA (original aqui)
Uma corte do Irã confirmou uma sentença de três anos e meio de prisão e cinquenta chibatadas contra um jornalista e cineasta condenando, no entendimento do governo, por propaganda contra o Estado e por insultos ao líder supremo do país.

Preso no fim do ano passado após postar em sua página pessoal na Internet cartas consideradas desrespeitosas ao aiatolá Ali Khameneni e a outras autoridades iranianas, Mohammad Nourizad teria sido ainda espancado ao chegar à penitenciária, onde deu início à greve de fome.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a confirmação da sentença do cineasta pode ser um sinal de que o governo do Irã não será tolerante a eventuais protestos por conta do aniversário de um ano da polêmica eleição presidencial que levou milhares de oposicionistas ao presidente Mahmoud Ahmadinejad às ruas de Teerã em 12 de junho de 2009.

Na semana passad…
Imagem
Clique aqui para saber mais

Copa do Mundo

Seleção vence a primeira

Aleguá, guá, guá, hip, hip, urrah! Brasil!

Sidney Borges
Pois é ganhamos do Zimbábue. Três a zero sem muito esforço. A seleção zimbabuense (ou seria zimbabuana?) corre muito, mas não é páreo para o Brasil. Estou em dúvida, vou ao oráculo. Quem nasce no Zimbábue é? A resposta chega rápido como um raio. É zimbabweano e geralmente pobre de dar dó, embora lá, como aqui, existam elites que acumulam coisas.

Os zimbabweanos perderam um gol feito quando o jogo estava zero a zero. O atacante Owidy, cara a cara com Julio César colocou a jabulani  em órbita, ou se não tanto a enviou a Adis Abeba, na Etiópia, que já foi Abissínia e encantou Mussolini.

Dunga não cabia em sí. Estava Feliz e quase espirra fazendo Atchim. Ficou Zangado no começo, mas na medida em que os gols foram surgindo mudou a expressão. Parecia Dengoso. Dunga está mostrando competência de Mestre, o domínio do Brasil em certos momentos deu vontade de tirar uma Soneca.

Dunga é múltiplo, nele vivem os sete anões…
Imagem

Ubatuba em foco

A Santa Casa e a Cruz Vermelha

Sidney Borges
Em 2007 viviam em Ubatuba 75 008 habitantes, segundo o IBGE, hoje vivem perto de 100 mil. Nas temporadas de férias e nos feriados prolongados a população chega a 500 mil habitantes. Um aumento considerável de demanda para o único hospital disponível na cidade, a Santa Casa, que vive eternamente em dificuldades financeiras. Não poderia ser diferente, é público e notório que as verbas do SUS não são suficientes para fazer frente às despesas  A entidade recebe doações e repasses da prefeitura, mesmo assim o déficit acumulado redundou em uma dívida considerável.

Em 2005 o prefeito Eduardo Cesar fez a requisição administrativa do hospital. O novo gestor deu início aos trabalhos e segundo o secretário de Saúde, Clingel Frota, no processo de ajustes aconteceram demissões. As reclamações trabalhistas decorrentes tiveram impacto na dívida que saltou de 11 para 21 milhões de reais. Acrescente-se, reclamações trabalhistas e falhas administrativas. Só ass…
Imagem

Deu em O Globo

A compadecida diplomacia amoral de Lula

De Elio Gaspari:
Acandidata Dilma Rousseff e o companheiro Paulo Vanucchi, secretário nacional de Direitos Humanos, precisam ler "Death to the dictator!" ("Morte ao ditador!"), livrinho de 169 páginas que saiu nos Estados Unidos, contando a história de um jovem de 25 anos que foi preso pela milícia iraniana no dia 5 de agosto do ano passado, durante um protesto contra a posse de Mahmoud Ahmadinejad na Presidência do país. Ele passou 28 dias nos calabouços da República Islâmica. Ambos conheceram a rotina dos porões da ditadura brasileira e podem avaliar o que sucede no Irã enquanto Nosso Guia apoia a ditadura que esmagou a sociedade civil iraniana.

Ex-presos políticos, Dilma e Vanucchi podem entender o que sucedeu ao ex-metalúrgico Mohsen (um pseudônimo, bem como o da autora, cujas qualificações foram verificadas pelo colunista Roger Cohen, do "The New York Times"). Ele era um ativista periférico e participou de passeat…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Reação desproporcional

Editorial do Estadão
Uma forma de loucura, dizem os especialistas, é a repetição de atos cujo desfecho será invariavelmente desastroso para quem os pratica. Este é o círculo vicioso que Israel vem traçando com o seu incrustado senso de soberba, alheio ao que Thomas Jefferson chamava "respeito decente pela opinião da humanidade". O país que professa desejos de paz com os seus vizinhos e se considera permanentemente ameaçado enveredou pela contramão do único caminho para o seu reconhecimento e segurança no Oriente Médio - a aceitação de um Estado palestino viável, ainda que numa fração do espaço demarcado pela ONU em 1947.

Se Israel tivesse planejado hostilizar a comunidade internacional e desalentar os seus amigos, não poderia vir fazendo melhor - na Cisjordânia ocupada, no Sul do Líbano, na Faixa de Gaza e, agora, em alto-mar. Por qualquer critério político, foi insana a decisão israelense de abordar em águas internacionais o Mavi Marmara, de bandeira tur…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 02 / 06 / 2010

Folha de São Paulo
"Egito abre caminho para Gaza após ataque a barco"

Mesmo membros do governo israelense questionam ação militar; ONU cobra fim do bloqueio

A pressão internacional pelo fim do bloqueio israelense a Gaza aumentou, após o Egito anunciar a reabertuta da passagem de Rafah, que liga o país a Gaza. Única saída terrestre do território que não passa por Israel, a passagem estava fechada desde que o grupo islâmico Hamas tomou o poder em Gaza, em 2007. O movimento que organizou a frota interceptada por Israel, quando nove ativistas foram mortos, anunciou o envio de outros navios para o território palestino. A ONU cobrou o fim do bloqueio. O Conselho de Segurança quer investigação. Ministros israelenses criticaram que a ação tenha sido decidida apenas por uma parte do gabinete.

O Estado de São Paulo
"Conselho da ONU critica Israel e cobra investigação"

Declaração sobre a sangrenta ação contra barcos de ativistas pró-palestinos evita culp…
Imagem

Copa do Mundo

Jabulani e Vuvuzela

Sidney Borges
Continuam os ataques à Jabulani. Para quem pegou o bonde andando, Jabulani é a bola da copa. Talvez seja parte de um complô. Capitalistas neoliberais de olhos azuis querendo impedir que uma potência emergente levante o caneco pela sexta vez. É isso? Ou estou sofrendo da síndrome paranóica que consagrou Ubaldo?

Ontem enquanto passeava o cachorro fui abordado por um simpático vizinho que deve ter entre quatro e cinco anos. Ele queria saber do cão.

- Morde?

Respondi a verdade.

- Até hoje nunca mordeu nada além de ração e passarinhos.

- Posso passar a mão nele?

- Pode.

Enquanto ele acariciava o cão perguntei da copa.

- Quem você acha que vai ganhar?

- O Brasil.

- Quem é o melhor jogador do Brasil?

- Messi.

- Messi não joga no Brasil.

- Eu sei, o Dunga não convocou. Meu pai vai me dar uma vuvuzela. Tchau, minha mãe tá chamando.

Continuei o passeio pensando no Dunga. Bem que ele gostaria de convocar Messi. Se eu fosse ele convocaria. Messi e Ganso. Que belo ataque! Tam…
Imagem

Campeonato de Ubatuba

Itaguá ganha a segunda por 4 a 0 e confirma favoritismo; Litoral e Puruba também vencem

Saulo Gil
O Itaguá confirmou o favoritismo para a conquista do bi campeonato amador de Ubatuba e goleou por 4 a 0 a equipe do Real Perequê, atual lanterna da competição. O jogo realizado no Estádio Municipal deu sequência a segunda rodada da disputa 2010, que foi aberta com a derrota do Brasília, para a equipe do Morro das Moças, por 3 a 1. Com o novo revés, a arqui rival do Itaguá amarga a penúltima colocação no campeonato.

Quem vem fazendo frente ao grande elenco comandado por Fabiano, são as equipes do Litoral e Puruba, que também venceram seus confrontos e somam 6 pontos na competição. No primeiro turno as equipes jogarão entre si, em turno único, no sistema de pontos corridos e forma contínua, num total de sete jogos cada equipe, sagrando-se campeão o clube que acumular o maior número de pontos ganhos em toda a disputa deste turno. Na segunda fase, mata-mata de ida e volta até se conhecer o campe…
Imagem

Brasil

As Mulheres na Política

Luiza Eluf
As próximas eleições já entraram para a História, independentemente do resultado. Pela primeira vez no País duas mulheres disputam o cargo de presidente da República e estão entre os principais candidatos. Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) são as protagonistas deste pleito. Antes delas tentaram Lívia Maria Pio de Abreu (em 1989, ficando em 17.º lugar) e Heloísa Helena (em 2006, em 3.º lugar, com expressiva votação).

Se o fato de termos duas fortes postulantes ao Planalto numa mesma eleição é histórico e motivo de comemoração, a verdade é que a política no Brasil ainda é essencialmente masculina. A participação das mulheres é crescente na História brasileira, mas ainda está aquém do desejado. Somos a maioria da população do País e representamos 40% da força de trabalho fora do lar, mas continuamos invisíveis na área pública. Só em 1985 uma mulher se tornaria prefeita de capital (Maria Luiza Fontenelle, do PT, em Fortaleza) e apenas em 1995 o Brasil…