Postagens

Mostrando postagens de Novembro 28, 2010

Vida eterna...

Imagem
Kaká na cerimônia da reconstrução do templo da igreja, em São Paulo
Kaká e mulher rompem com a Igreja Renascer
Da Folha.com Famoso pela devoção à Igreja Renascer em Cristo, do casal Sonia e Estevam Hernandes, o jogador Kaká e a sua mulher, Caroline Celico, romperam com a instituição. A história já havia sido antecipada no início de outubro pela coluna Zapping, do jornal Agora e publicada pela Folha.com, está na edição deste final de semana da revista "Veja" e foi confirmada neste sábado pela Folha.
De acordo com a "Veja", eles se afastaram no último mês de agosto. "O meu tempo na Igreja Renascer acabou. E o que posso afirmar é que hoje minha busca constante é somente por Deus", disse Carol à revista.
Sobre os motivos, ela preferiu não se pronunciar: "Não vou fazer nenhum comentário. Cada um tem o seu ponto de vista sobre inúmeros assuntos".
A própria igreja confirmou que, na quinta-feira, o jogador telefonou para Hernandes e comunicou que saía &quo…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Os fatos desmentem Lula

O Estado de S.Paulo - Editorial
Fiel a seu costume de contar a história à sua maneira, sem o mínimo compromisso com os fatos e a verdade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais uma vez falou sobre a "herança maldita" recebida em 2003, ao iniciar seu primeiro mandato. Desta vez, o rosário de inverdades foi desfiado perante o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O evento foi uma das várias despedidas programadas pelo presidente para este mês. De novo ele falou sobre o País quebrado e sobre o mau estado da economia no momento da transição do governo. De novo ele se entregou a uma de suas atividades prediletas, a autolouvação despudorada, atribuindo a si e a seu governo a inauguração de uma economia com fundamentos sólidos, estabilidade e previsibilidade. As pessoas informadas e capazes de discernimento conhecem os fatos, mas talvez valha a pena recordá-los mais uma vez, para benefício dos mais jovens e dos vitimados pela propaganda petista.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 04 / 12 / 2010

Folha de São Paulo
"BC lança pacote para frear crédito e esfriar consumo"

Medidas incluem alta do compulsório dos bancos, que retira da economia R$ 61 bi, e restrição ao financiamento de carros

O Banco Central anunciou uma série de medidas para frear o crédito e esfriar o consumo, a fim de evitar que a inflação suba no início do governo Dilma Rousseff. A principal delas é a alta do compulsório (dinheiro dos bancos que fica depositado no BC), que vai retirar R$ 61 bilhões da economia. Com compulsório maior, os bancos terão menos dinheiro para emprestar, o que resultará em juro mais alto para os consumidores. Além disso, o BC restringiu recursos para financiamentos de carros com prazo superior a 24 meses - quanto mais longo for o prazo, maior a entrada a ser paga. A expectativa é que até o número de parcelas em compras simples no cartão, como presentes de Natal, caia. O mercado espera que as medidas permitam ao governo adiar para janeiro a alta do jura básic…

Petróleo

Imagem
Huntington Beach (Surf City) 1928 - Califórnia

Pensando alto

Ficção e realidade

Sidney Borges
Tem dias em que fico imaginando como teria sido mais fácil a minha vida de estudante se naquela época existisse a internet e o Google. Quando os professores pediam um trabalho eu pegava o ônibus e ia à Biblioteca Municipal copiar textos em papel almaço para depois passar a limpo em casa.

Um trabalhão.

Não passava pela minha cabeça a possibilidade de ter um aparelho que respondesse a todas as perguntas possíveis e, de quebra, tocasse músicas e passasse filmes, até aqueles proibidos para menores. Mas eu sabia que na Roma antiga os ricos tinham escravos gregos fazendo as vezes do Google.

Pois a coisa foi acontecendo e hoje a "ficção científica" tornou-se realidade. O intervalo de tempo decorrido entre o surgimento dos computadores pessoais e o que temos hoje foi de aproximadamente 35 anos. E, acreditem, estamos no limiar de grandes descobertas, o grafeno logo estará substituindo o silício como matéria básica de processadores, cuja capacidade de trab…

Descendo...

Imagem

Acontece em Ubatuba

Convite
Dia do Sol

Sol é simbolo de vida, de energia

Enviado por Rui Grilo
Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.

Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano.

No hemisfério sul, o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio).

Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão, no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à T…

No dorso...

Imagem

Coluna do Celsinho

Ocupando

Celso de Almeida Jr.
É evidente que precisamos oferecer ocupação para a garotada.

Vamos imaginar que a escola cumpra bem a sua função em um período do dia.

Ainda falta a outra etapa, onde a grande maioria das crianças e jovens fica sem ocupação.

Sempre fui favorável a união de forças entre o setor público e o privado.

A prefeitura e o estado não contam com estrutura suficiente para oferecer um dia inteiro de atividades ao público infantojuvenil.

A escola em tempo integral, que tantos problemas resolveria, não é conquista de curto prazo.

Pois bem, dada a impossibilidade presente, qual a saída?

É preciso, antes de avançar, reconhecer que há iniciativas louváveis.

Fundart, Escolinhas de Esportes, Brinquedoteca, Escola da Família, promovem um importante trabalho.

Mas, o grande problema é a enorme demanda de jovens que precisam ser contemplados.

Uma possibilidade interessante seria promover convênios com academias esportivas, em suas diversas modalidades.

Converter dívidas de tributos municipa…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Manchetes do dia

A crise dos segredos abertos

O Estado de S.Paulo - Editorial
Era apenas questão de tempo. Cedo ou tarde, a divulgação a conta-gotas de 251.287 despachos diplomáticos confidenciais americanos fatalmente criaria mais do que constrangimentos para os Estados Unidos e os governos com que se relacionam. Ontem, no quarto dia de publicação das mensagens obtidas pelo site WikiLeaks e repassadas a quatro jornais e uma revista semanal que as editam (New York Times, Guardian, Le Monde, El País e Der Spiegel), o constrangimento se transformou numa crise política de proporções consideráveis, envolvendo nada menos do que os EUA e a Rússia.

Já na segunda-feira vazou um documento no qual diplomatas americanos, avaliando a correlação de forças em Moscou, comparam o primeiro-ministro Vladimir Putin ao Batman das histórias em quadrinhos, relegando o presidente Dmitri Medvedev ao papel do coadjuvante Robin. A analogia destoa da boa linguagem diplomática, mas é pertinente. Pior foi o secretário de Defesa dos …
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 03 / 12 / 2010

Folha de São Paulo
"Exército terá poder de polícia em favela do RJ"

Ideia é patrulhar Alemão e Vila Cruzeiro nos moldes do que o Brasil faz no Haiti

As favelas do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro, no Rio, dominadas pelo tráfico até a semana passada, passarão a ser patrulhadas pelo Exército nos moldes do que ocorre no Haiti. "[A diferença é que] aqui é no Brasil, lá é outro país", disse Enzo Peri, comandante do Exército. Prevê-se usar a "força de paz" na segunda etapa da operação, o que pode ocorrer ainda em 2010. Esse emprego da Força com poder de polícia será o primeiro desde a redemocratização no Brasil. "Já fizemos ações policiais, mas com essa magnitude será a primeira vez", afirmou Peri. Pesquisa feita pelo Ibope mostra que 88% no Estado do Rio aprovam as ações policiais contra o tráfico e 93% são favoráveis a participação das Forças Armadas nessas operações.

O Estado de São Paulo
"Lula propõe pré-sal com nov…

Extraterrestres

Imagem
Universo em expansão

Sidney Borges
Foi encontrada uma bactéria no fundo do lago Mono, no Yosemite National Park, na Califórnia. Até aí nenhuma novidade, bactérias são abundantes em nosso planeta. Acontece que as águas desse lago são ricas em arsênio, elemento químico essencial à vida, mas na composição das águas do lago um veneno que mataria qualquer criatura.

Eu disse qualquer criatura? Errei, minha culpa, minha máxima culpa. Qualquer criatura exceto as tais bactérias. Bichos esquisitos, não deveriam viver nesse ambiente hostil. Esqueci de dizer que bactérias são ignorantes, nem sabem que arsênio é veneno. Nada de esticar as canelas, em vez disso vivem muito bem, crescem, apaixonam-se, casam, têm bactérinhas rechonchudas e morrem como costumam fazer os seres vivos.

Se existem essas bactérias estúpidas nesse ambiente, por que não deveriam existir seres mais complexos, quem sabe até inteligentes, em ambientes semelhantes, em outros planetas? Em algum lugar do Universo deve haver vida inte…

Subindo...

Imagem

Homenzinhos verdes em pauta

Conferência marcada para esta tarde
NASA faz subir expectativas sobre descoberta de vida extraterrestre

A NASA, agência espacial norte-americana, promete revelar esta tarde em conferência de imprensa em Washington uma descoberta que, diz, “terá impacto da procura de provas de vida extraterrestre”.

Por PÚBLICO (original aqui)
De acordo com um comunicado da agência espacial, a conferência – realizada às 14h00 locais (19h00 em Lisboa) - será dedicada à astrobiologia, ou seja, o estudo da origem, evolução, distribuição e futuro da vida no universo.

Participarão na conferência Mary Voytek, director do Programa de Astrobiologia, Felisa Wolfe-Simon, investigadora da NASA em astrobiologia, Pamela Conrad, astrobióloga no Centro de Voos Espaciais Goddard, Steven Benner, da Fundação para a Evolução Molecular Aplicada (Gainesville) e James Elser, da Universidade estatal do Arizona.

Perante o anúncio da NASA, os amantes do espaço e de extraterrestres já inundaram a blogosfera com especulações sobre o a…

Volta...

Imagem

Deu em O Globo

Nas escolas públicas, deficiência de aprendizado

Dados do Todos pela Educação mostram que alunos concluem o ensino médio sem saber matemática e português

Adauri Antunes Barbosa
Os alunos das escolas públicas brasileiras não estão tendo o aprendizado adequado, conforme apontam dados divulgados ontem pelo movimento Todos pela Educação.

Apenas 11% dos estudantes que terminam o 3º ano do ensino médio sabem o conteúdo apropriado de matemática e apenas 14,8% dos que concluem o ensino fundamental compreendem essa disciplina.

Em língua portuguesa, o desempenho é um pouco melhor, embora ainda muito baixo. Apenas 28,9% dos alunos que terminam o ensino médio (3º ano) têm o conteúdo adequado da matéria. Na conclusão do ensino fundamental, o índice não passa de 26,3%. E entre os alunos de 5ª série, chega a 34,2%.

Os dados fazem parte do relatório "De olho nas metas", elaborado anualmente pelo Todos pela Educação, grupo de especialistas e interessados em educação que acompanha cinco metas que d…

Ida...

Imagem

Coluna da Dra. Luiza Eluf

Triste Justiça

Luiza Nagib Eluf
Certa vez, uma senhora de nome Olga precisou reaver um imóvel comercial que se encontrava alugado e, para isso, contratou um advogado, já que o inquilino, um órgão público federal, não queria desocupar o prédio. Casos como o de dona Olga são relativamente simples e de rápida solução – tratava-se da chamada “denúncia vazia”, uma ação de despejo imotivada, que não exige muita elucubração jurídica nem a produção de provas complexas.

O advogado de dona Olga, Dr. Kalil Rocha Abdalla, com 35 anos de profissão, elaborou a petição inicial, juntou os documentos necessários, apresentou tudo à Justiça Federal e permaneceu no aguardo do despacho do juiz. Era 10 de abril de 1989.

Passado um ano sem manifestação do magistrado, a despeito dos esforços do causídico para que algum andamento fosse dado à ação de despejo que estava propondo, Dr. Kalil ingressou com uma petição espirituosa mas, ao mesmo tempo, reveladora de seu inconformismo com a inércia da Justiça. Dizia ele…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O povo sou eu

O Estado de S.Paulo - Editorial
O mesmo presidente Lula que aconselhou um repórter deste jornal a fazer psicanálise para se tratar da "doença do preconceito", revelou ter dito de si certa vez algo que deveria levá-lo ao divã do terapeuta mais próximo. Não fosse a inconfidência, a sua grosseria com o jornalista Leonencio Nossa, baseado no Palácio do Planalto, mereceria ser largada no aterro onde se amontoam os incontáveis rompantes, bravatas e despautérios do mais prolixo dos governantes brasileiros. Mas o encadeamento das coisas obriga a revolver as palavras do presidente, em consideração ao interesse público.

As cenas constrangedoras se passaram quando Lula visitava as obras da hidrelétrica de Estreito, no Maranhão, para o fechamento simbólico da primeira das 14 comportas da usina. Perguntado pelo repórter do Estado se a visita era uma forma de agradecer o apoio da oligarquia Sarney ao seu governo, ele perdeu as estribeiras. Embora o presidente do Senado seja o p…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 02 / 12 / 2010

Folha de São Paulo
"EUA derrubam site que vaza documento secreto"

Alerta da Interpol coloca fundador do WikiLeaks na lista dos mais procurados

Criticado por governantes e países atingidos pela divulgação de documentos secretos de sua diplomacia, o governo dos EUA conseguiu tirar do ar por pelo menos cinco horas o site WikiLeaks, autor do vazamento. Por pressão feita pelo Departamento de Segurança Doméstica dos EUA e pela Comissão de Segurança Nacional do Senado americano, a Amazon, que fornecia servidores ao WikiLeaks, retirou o serviço do ar. No final da tarde, o site voltou a ser acessado por intermédio de um servidor europeu. A Amazon Web Services - parte da Amazon.com, popular site de venda de livros e outros produtos – não quis comentar. A pedido de corte sueca, a Interpol (polícia internacional) colocou Julian Assange, fundador do WikiLeaks, na lista dos mais procurados. Ele é acusado de crimes sexuais e coerção ilegal. Assange nega.

O Estado de…
Imagem

Deu em O Globo

WikiLeaks contra o Império

Elio Gaspari
A diplomacia americana levará tempo para se recuperar da pancada que levou da WikiLeaks. Tudo indica que 260 mil documentos sigilosos foram copiados por um jovem soldado num CD enquanto fingia ouvir Lady Gaga, cantarolando "Telephone": "Pare de ligar, eu não quero falar."

Um vexame para um país que gasta US$ 75 bilhões anuais num sistema de segurança que agrupa 1.200 repartições, contrata 2 mil empresas privadas e emprega mais de um milhão de pessoas, das quais 854 mil têm acesso a informações classificadas.

A WikiLeaks não obteve documentos que circulam nas camadas mais secretas da máquina, mas produziu aquilo que o historiador e jornalista Timothy Garton Ash classificou de "sonho dos pesquisadores, pesadelo para os diplomatas".

As mensagens mostram que mesmo coisas sabidas têm aspectos escandalosos. A conexão corrupta e narcotraficante do governo do Afeganistão é velha como a Sé de Braga, mas ninguém imaginaria que o p…

Follow the money...

Imagem

Coluna do Editor

Estranhices

Texto aparentemente hermético e sem sentido, mas nada hermético e com muito sentido

Sidney Borges
No transcorrer da Segunda Guerra Mundial os americanos ocuparam diversas ilhas do Oceano Pacífico. Na região da Nova Guiné havia tribos que nunca tinham tido contato com a civilização. Desconfiados espreitaram à distância e viram homens com fones de ouvido falando coisas aparentemente desconexas para caixas cheias de botões e mostradores. Pouco depois chegava um avião trazendo comida e ferramentas. O ritual era repetido de tempos em tempos. Primeiro a conversa com a caixa, em seguida a chegada do avião.

Um dia a guerra acabou e os americanos foram embora no avião, levando as caixas. Os nativos então construiram caixas falantes e aviões próprios. Com tecnologia disponível, isto é, bambú e folha de palmeira. Em seguida abriram pistas na mata onde depositaram as naves.

Até hoje deve ter algum velhinho com fone de ouvido de casca de coco e cipó esperando a chegada do pássaro mágico. A …
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A 'reforma ministerial'

O Estado de S.Paulo - Editorial
Nunca se deve subestimar o gosto do presidente Lula pelo som da própria voz. Ainda assim, é improvável que neste seu derradeiro mês no Planalto ele ainda tenha tempo de proferir uma falsidade comparável às suas reiteradas garantias de que não indica nomes para Dilma Rousseff porque o futuro Ministério tem de ter "a cara" dela. Teria se a sucessora tivesse barba e bigode. De fato, o que se desenrola em Brasília nas últimas semanas, à vista do País, é menos a constituição de um novo Gabinete, de acordo com as preferências pessoais e os compromissos políticos de um líder em vias de assumir a Presidência, do que outra reforma ministerial do governo Lula.

Foi ele, afinal, quem manteve nos seus lugares - por enquanto - o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o titular da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Dilma também fez a vontade de Lula trazendo o antecessor de Mantega, Antonio Palocci, para a C…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 01 / 12 / 2010

Folha de São Paulo
"Polícia investiga desvios de drogas e facilitação de fugas"

Cúpula da Segurança suspeita que policiais tenham levado dinheiro em mochilas

A cúpula de Segurança do Rio investiga o envolvimento de policiais no desvio de dinheiro, drogas e armas apreendidas, além de facilitação de fuga de traficantes. As polícias Militar e Civil, cujos contingentes somam 1.600 homens, não relataram nenhuma apreensão de dinheiro. A Polícia Federal, que atua com 300 homens, anunciou ter recolhido R$ 39.850, segundo informou. O Exército, que tem 800 soldados, relatou R$ 106 mil. A Folha apurou, porém, que esse valor declarado pelo Exército foi registrado na delegacia da Penha como R$ 75,1 mil. Suspeita-se que dinheiro tenha saído das favelas em mochilas, enquanto carros foram usados para levar outros pertences. Para evitar a "contaminação", o Exército propôs rodízio de seus soldados na operação das favelas.

O Estado de São Paulo
"Exército p…

"I compagni" di Mario Monicelli

Imagem

Cinema

Morre Mario Monicelli, cineasta italiano

O mestre da comédia italiana suicidou-se aos 95 anos de idade

GREGORIO BELINCHÓN - El País
Houve um momento em que a comédia italiana tinha substância, como um bom guisado, com todos os ingredientes na quantidade correta. Naquela época não era chamada de comédia italiana, mas commedia all'italiana (comédia à italiana), e Mario Monicelli foi a sua maior estrela, o cineasta que dominou os ingredientes do riso como ninguém. Ontem, Monicelli decidiu acabar com a vida ao saltar de uma janela do quinto andar do Hospital San Giovanni Roma. Aos 95 anos, quase cego, Monicelli sofria de câncer de próstata em fase terminal, e decidiu pelo suicídio como há 70 anos fez seu pai. Hoje a Itália está de luto pela a morte de seu último grande diretor, um cineasta que dirigiu 65 filmes e concorreu ao Oscar por cinco vezes, duas como roteirista dos filmes, Camaradas (1963) e Casanova 70 (1965) e outras três na categoria de Melhor Filme Estrangeiro: Rufufú (1958),…

Guerra ao tráfico: dois instantâneos...

Imagem
Crianças alheias aos combates brincam na piscina da casa de um traficante foragido. Soldados tomam posição: vai começar o tiroteio! Clique sobre as fotos para ampliar.

Ramalhete de "causos"

“Ande logo”

José Ronaldo dos Santos
Ontem, 29 de novembro, arrumei um tempinho para visitar o Mané Hilário. Creio que é o mínimo que devo fazer para agradecer pelas tantas oportunidades que este ubatubano me deu para crescer e entender melhor a nossa própria cultura. Escolhi este dia porque neste 1º de dezembro é o aniversário dele: 102 anos.

Apesar da saúde bem fragilizada, encontrei-o bem disposto. Afinal, era o momento do café; sua neta e a nora cumpriram um ritual com muita dedicação. Depois, numa cadeira de rodas, aqueles olhinhos brilharam conforme íamos lhe puxando pela memória. Quis saber de alguns parentes da Maranduba, sobretudo do tio Hilário do Prado; misturou alguns nomes; se lembrou de antigas namoradas. O que mais me emocionou: fui contemplado por alguns versos de Reisado e da Cana-verde.

Há alguns anos, sempre que eu o encontrava sentado no jundu, olhando a praia, também fazia o mesmo e começava a especular sobre um monte de coisas da vivência dele. Quero dizer que ainda n…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A ocupação é só um começo

O Estado de S.Paulo - Editorial
Em meados dos anos 1970, quando o general Ernesto Geisel acenou com a distensão "lenta, gradual e segura", um governador de Estado do partido do governo, a Arena, avaliou a perspectiva com uma frase que ecoava Guimarães Rosa: "Estamos muito no começo de tudo." Ele tinha razão: um decênio ainda se passaria até a redemocratização do País. O comentário vem a calhar agora, quando se têm em conta os enormes desafios a serem superados para que se eliminem efetivamente as condições que permitiram ao narcotráfico apossar-se de áreas inteiras do Rio de Janeiro.

"No começo de tudo", a bem-sucedida ofensiva que, entre a quinta-feira e o domingo, desalojou centenas de traficantes dos seus redutos na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade, foi uma amostra exemplar de determinação e união no combate ao crime. A ação coordenada das Polícias Civil e Militar fluminenses com a Polícia Federal, a…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 30 / 11 / 2010

Folha de São Paulo
"Exército vai ficar no Alemão por até sete meses"

Confronto no Rio
Custo para implantar postos de policiamento comunitário deve passar de R$ 2 milhões

O governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, disse ter acertado com o Ministério da Defesa a permanência do Exército no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro até instalar duas Unidades de Polícia Pacificadora. O custo para implantar e equipar as UPPs deve superar R$ 2 milhões, financiados por um fundo de doações da iniciativa privada. Cabral estimou em até sete meses a permanência dos militares e disse que falta definir questões técnicas, como o número de militares necessários na operação. Hoje, o Exército manterá 800 homens nos acessos ao Alemão. As UPPs são postos policiais comunitários instalados em favelas que tiveram operações antitráfico. Só a UPP no Alemão deve precisar de cerca de 2.000 homens, 5% do efetivo da polícia no Estado. A folha salarial mensal das novas UPPs será de …

Formiga

Imagem

Ubatuba em foco

Ações de busca e apreensão devem ser revestidas de legalidade, afirma prefeito de Ubatuba

Assessoria de Comunicação – PMU
A convite do prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 29, uma reunião com o delegado titular do município, Fausto Moro Cardoso; com o comandante da Polícia Militar local, Capitão Marcos Antônio de Oliveira e o comandante da Guarda Municipal, Luiz Carlos de Carvalho.

O objetivo foi comunicar aos órgãos que atos relacionados a busca e apreensão com uso das polícias, envolvendo Secretarias Municipais e funcionários públicos, devem estar revestidos de toda legalidade.

O prefeito salientou que se ocorrer qualquer ato ilegal, injusto e truculento, a exemplo do que ocorreu em passado recente, a Prefeitura Municipal de Ubatuba agirá dentro da lei, inclusive comunicando a polícia para que sejam presos os invasores de domicílio que não apresentarem mandado assinado pelo juiz.

“Vivemos em uma democracia e todos temos que cumprir os princípios…