Postagens

Mostrando postagens de Outubro 10, 2010

Arte - Andy Warhol

Imagem
Campbell’s Condensed Tomato Soup - 1962 - Óleo sobre tela - 30 x 23 cm Kunstmuseum St.Gallen, Switzerland

Coluna do Mirisola

Um segundo, cem anos*

“O problema é que perdi a chance de entrar no reino da contemplação porque – para variar ... - falei demais. Isso mesmo, tergiversei com o porteiro, logo com ele”

Marcelo Mirisola*
(Para meu amigo Joãozinho Batista)

Um segundo, cem anos. Morri entre 5 de abril de 1871 e qualquer noite da primavera de 1908. Afogado. Ou terá sido no final do verão de 1906? Não lembro. Nem sei se morri afogado ou se morri em casa cercado de amigos e puxa-sacos. Pra dizer a verdade, tanto faz. Vale que fui - como diziam à época - “ter com Pedro”.

Até aqui, tudo dentro dos conformes.

O problema é que perdi a chance de entrar no reino da contemplação porque – para variar ... - falei demais. Isso mesmo, tergiversei com o porteiro, logo com ele. Se existe alguém na terra e no céu que sabe aonde o galo canta, esse alguém é São Pedro.

Adquiriu as chaves por mérito, reconhecimento e culpa. Impossível não identificar a tristeza no semblante do guardião. Um remorso que lhe escorre das pálpebras inch…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A compulsão fala mais alto

AE - Editorial
Enquanto os condutores da campanha de Dilma Rousseff se perguntam onde foi que erraram, deixando escapar a vitória dada como certa no primeiro turno, e como conter o estreitamento da vantagem da candidata sobre o opositor José Serra nas pesquisas, eis que o presidente Lula reincide no comportamento belicoso que contribuiu para privar a sua afilhada dos votos que poderiam ter encerrado a contenda em 3 de outubro.

Foi um típico efeito bumerangue. Ao investir ferozmente contra a imprensa em três comícios sucessivos no breve período de 5 dias, Lula decerto buscava desqualificar as revelações dos escândalos na Casa Civil chefiada pela mais próxima colaboradora de Dilma, Erenice Guerra.

Diferentemente das notícias sobre as violações do sigilo fiscal de aliados e familiares de Serra, com as quais muitos não conseguiram atinar, essas outras repercutiram junto ao eleitorado.

Mas, em vez de cair no conto lulista de que as denúncias não passavam de calúnias, …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 16 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"Dilma mantém a vantagem sobre Serra, diz pesquisa"

Maior variação ocorreu entre os que se declaram sem religião e evangélicos não pentecostais, revela Datafolha

A vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre José Serra (PSDB) ficou estável, mostra pesquisa - Datafolha feita ontem e anteontem. Uma semana após a volta da propaganda eleitoral em rádio e TV, a petista tem 47% contra 41% do tucano. No dia 8, os percentuais eram de 48% e 41%. Como a margem de erro é de dois pontos, a oscilação de Dilma indica estabilidade. Quando se consideram só os votos válidos, sem brancos e nulos, ela pontua 54% contra 46% de Serra. Numa campanha com a religião no centro do debate, a maior variação ocorreu entre os que afirmaram não seguir nenhuma delas: Dilma caiu de 51% para 45%, e Serra foi de 35% a 40%. A aprovação a Lula bateu novo recorde, com 81% de ótimo/bom. Para 40%, o apoio do presidente influencia a decisão do voto.

O Estado de São Paulo
"Em carta…

Juventude, onde estás?

Pensata

Sexta-feira, 15

Sidney Borges
Sexta-feira 15 é diferente de sexta-feira 13. Alguém com espírito mais objetivo poderia argumentar que sendo 15 diferente de 13 a afirmativa vai para o caldeirão das obviedades. Concordo, mas que é diferente é, ninguém têm medo de sextas-feiras 15, mas mesmo os mais céticos torcem o nariz quando a folhinha marca 13.

Folhinha? Que saudades das folhinhas. Tinha do açougue, da venda, da padaria. Foi olhando para uma folhinha que descobri que não havia dia 32.

A eleição caminha para o desfecho e como sou curioso gosto de ouvir o que as pessoas pensam. Ontem conversei pelo Skype com um amigo de São Paulo, petista até à medula. Falamos da vida em geral a acabamos tocando nas eleições. Ele vai votar na Dilma, que consider eleita, embora acredite que será uma eleição difícil. Meu amigo é incorporador, constrói prédios de alto padrão. No momento tem 15 obras em andamento, a maior parte no Real Parque, no Morumbi.

Nos conhecemos no aeroclube de Bauru praticando vôo-à-ve…

Arte - Stanley Spencer

Imagem
Wheatfield at Starlings, 1947 - Óleo sobre tela - Art Gallery of New South Wales, Sydney, Australia

Coluna do Celsinho

Vida nova

Celso de Almeida Jr.
O resgate dos mineradores chilenos comoveu.
A cada subida da cápsula Fênix 2, um renascimento.
Por 33 vezes brindamos a vida.
Admirável também a postura do presidente do Chile.
Humildade, ao aceitar a ajuda de outras nações.
Palavras certas, postura adequada, otimismo responsável.
Num de seus pronunciamentos, usou o inglês, comunicando-se diretamente com o mundo.
Exemplar a educação dos chilenos.
Bom modelo para observar e estudar.
Fica como lembrança neste dia do professor.
O comportamento de todos, no espetacular salvamento, reforçou a minha admiração por aquela nação.
Demonstraram garra, espírito de equipe, capacidade técnica, sensibilidade e imensa solidariedade.
Bons valores em qualquer tempo.
A transmissão integral em rede de televisão permitiu que assistíssemos, por algumas horas, ao que há de mais encantador nos seres humanos.
Trinta e três aniversários...
Um político que não lavou as mãos...
Uma torre salvadora...
Sofrimento convertido em alegria...
Teremos assisti…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A caça ao voto religioso

O Estado de S.Paulo - Editorial
A primeira pesquisa Ibope/Estado/TV Globo depois de 3 de outubro - a primeira também depois do debate inaugural entre Dilma Rousseff e José Serra nesta fase derradeira da disputa eleitoral - indica que a candidata petista não reverteu a tendência de queda verificada na reta final do primeiro turno, que a impediu de se eleger numa única rodada de votação. Na melhor das hipóteses, do ângulo petista, a situação terá se estabilizado.

Segundo as novas sondagens, tanto pelo critério de votos totais como pelo de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), Dilma tem apenas entre 6 e 8 pontos de vantagem sobre o tucano. Nas urnas, a diferença foi cerca do dobro: 14 pontos. A mudança de atitude da candidata no debate da TV Bandeirantes - mais "assertiva", como ela diz -, mantida no horário eleitoral da TV, ainda não foi assimilada pelos eleitores.

O mais revelador do levantamento do Ibope é a confirmação de que o voto reli…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 15 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"Comitê de Dilma vai ampliar uso de Lula na campanha"

Exposição do presidente havia sido reduzida para evitar que candidata ficasse em 2° plano; objetivo é frear perda de votos

A campanha de Dilma Rousseff (PT) voltará a recorrer à popularidade do presidente Lula, na TV e em eventos de rua, para tentar estancar a queda verificada nas pesquisas, o programa da petista vinha diminuindo a exposição de Lula, para não ofuscar a candidata. A coordenação da campanha também decidiu priorizar Minas e São Paulo, para evitar que Dilma perca votos nos maiores colégios eleitorais do país, onde o PSDB venceu os pleitos regionais. Em Minas, a desarticulação dos aliados do governo é vista com preocupação. Outra mudança foi contratar o Ibope para fazer pesquisas no Sudeste - o Vox Populi vinha sendo o instituto oficial da campanha. A ideia é evitar que alterações relevantes passem despercebidas, como no primeiro turno, e definir estratégias focadas n…

Ciro Gomes

Para pensar...

Teocracia antiteocrática

Talvez seja melhor nos habituarmos à democracia. Estado laico não significa que as igrejas (tomadas aqui como sinônimo de religiões) estejam impedidas de opinar. Estado laico não é estado

Do Blog do Alon
Está certo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando diz que a opinião pública tem cada vez menos donos. É possível que aqui o chefe de governo esteja a empregar “opinião pública” como sinônimo de “opinião da sociedade”.

Prefiro usar a expressão com outro significado. “Opinião pública” nesta coluna tem servido tanto para designar os profissionais de comunicação que buscam influenciar o ambiente político quanto o pedaço do ambiente político que se influencia por eles.

Opinião pública e sociedade não são sinônimos. A disseminação dos meios para distribuir informação digitalizada torna-os coisas diferentes cada vez mais. Tenho até dúvida se algum dia foram a mesma coisa. Ou se é um passado mitificado para ajudar a explicar o presente.

No obrigatório “Minha Razão de…

Arte - Piet Mondrian

Imagem
Still Life with Gingerpot I, 1911 - Óleo sobre tela - Guggenheim Museum, New York City

Deu em O Globo

Munição anti-Dilma é do próprio lulismo (Editorial)

Do Blog do Noblat
Para usar uma imagem do boxe, é como se, numa luta de dois rounds, uma esmagadora maioria previsse a vitória de um dos lutadores por nocaute. Porém, um golpe inesperado daquele marcado para perder jogou o adversário favorito, zonzo, nas cordas, enquanto soava o gongo do intervalo.

É assim que parece a candidata Dilma Rousseff, que tenta se refazer do susto de não ter acabado com a eleição no primeiro turno, e parte para o ataque, na campanha do segundo, aposentando o manual de boas maneiras usado no início da luta.

Se vai funcionar, não se sabe.

A primeira pesquisa do segundo turno, do Datafolha, registrou grande estreitamento na vantagem que Dilma ostentava em relação a Serra.

Os 54% a 46% dos votos válidos levantados pela sondagem refletiram um importante sangramento de votos dilmistas iniciado na última semana de campanha do primeiro turno.

Ontem, foi a vez do Ibope, divulgado no “Jornal Nacional”: 53% a 47%. Confirma-s…
Imagem

Eleições 2010

Presidente: 2010 não é 2002 e não é 2006

César Maia, ex-prefeito do Rio de Janeiro
1. No segundo turno da eleição presidencial de 2002, embora Lula não tenha alcançado os índices que ele mesmo alcançou em 2006 e Dilma em 2010, há uma diferença fundamental. Dois fortes candidatos que somaram mais de 20% dos votos, e que tinham expressão regional e nacional, apoiaram abertamente Lula no segundo turno: Garotinho e Ciro Gomes. Dado o perfil de ambos, a indução ao voto convergia com o perfil de Lula.

2. No segundo turno de 2006, embora a diferença de Lula para Alckmin tenha sido bem menor, a tertius - Heloisa Helena - teve apenas 6%, e a origem de seus votos estava à esquerda de Lula. Por isso, o segundo turno de 2006 abriu com Lula radicalizando à esquerda com um discurso demagógico fortemente estatizante, acusando seu adversário do contrário.

3. Agora, em 2010, a tertius - Marina Silva - obteve votação expressiva de 20%. Mas a origem de seus votos é dicotômica: 50% de voto "politicament…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A PDVSA e a fantasia petista

O Estado de S.Paulo
Nem sequer um centavo foi investido até agora pela estatal venezuelana PDVSA na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A obra é tocada só com recursos da Petrobrás, embora tenha sido planejada e anunciada como empreendimento conjunto. A pedra fundamental foi lançada em dezembro de 2005 pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez. Esse projeto seria a primeira grande realização da Aliança Estratégica formalizada em fevereiro daquele ano, em Caracas, com a presença da ministra de Minas e Energia do Brasil, Dilma Rousseff. Passados cinco anos, o balanço de realizações conjuntas é irrisório. A PDVSA deveria custear 40% da refinaria. Sem cumprir sua parte, pode ser forçada a renunciar ao projeto. Outras tentativas de cooperação também fracassaram. Uma delas, já abandonada, foi o plano de atuação da Petrobrás na área petrolífera do Orinoco.

A Aliança Estratégica formalizada pelos presidentes Chávez e Lula foi uma tent…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 14 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"Governo revê plano de Marina para Amazônia"

Para a atual ministra do Meio Ambiente, há excesso de preservacionismo

O PAS (Plano Amazônia Sustentável), maior legado de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente, será revisto, relata Cláudio Angelo. A nova versão deverá incluir projetos de mineração, defesa e hidrelétricas. A reforma do plano começou a ser debatida em seminário da SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) justamente quando o PT tenta atrair os 20 milhões de eleitores da candidata do PV para o segundo turno. O PAS foi elaborado por Marina por três anos. Ela costumava se referir ao plano como "filho". Quando decidiu lançá-lo, em 2008, o presidente Lula delegou a execução à SAE, e Marina decidiu deixar o ministério. A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) criticou o excesso de "preservacionismo" na política ambiental. Segundo o ministro Samuel Pinheiro Guimarães, da SAE, faltam ao PAS metas co…

Antes e depois

Divagações

O passar do tempo

Sidney Borges
Lembro-me como se fosse hoje, eu calouro da FAU contemplava extasiado uma exposição de trabalhos de professores. Fiquei um longo tempo em frente às pranchas do arquiteto Siegbert Zanettini. Um colega veterano percebeu meu interesse e aproximou-se:

- O que você está achando dessa masturbação formal?

- Estou gostando muito.

- Pois saiba que o Zanettini é um pequeno-burguês que não tem compromisso com a realidade do povo brasileiro e só trabalha para a classe dominante.

Obviamente calei, além de veterano o colega era membro da UEE e fazia parte do círculo íntimo de José Dirceu. Enfim, uma autoridade, sabia diferenciar cada membro da sociedade e seu papel no processo revolucionário que em breve seria instalado no Brasil. Através dele eu soube que a arquitetura que mudaria o panorama estava sendo desenvolvida pelos professores Sérgio Serro e Rodrigo Lefevre, que respeitavam os trabalhadores e incorporavam suas sugestões ao processo construtivo.

Costumo dar atenção …
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Enfim, a verdade sobre a guerra suja pelas teles

José Nêumanne - O Estado de S.Paulo
Nos anos 70 a Bloch Editores publicou uma antologia de grandes momentos de nosso jornalismo intitulada As Reportagens que Abalaram o Brasil. O responsável pela seleção escolheu textos marcantes, como as entrevistas do assassino de Euclydes da Cunha, general Dilermando de Assis, a Francisco de Assis Barbosa; de José Américo de Almeida a Carlos Lacerda, um libelo publicado pelo Correio da Manhã que driblou a censura feroz do Estado Novo de Getúlio Vargas; e deste a Samuel Wainer, então repórter de O Jornal, de Assis Chateaubriand, que serviu de pretexto para a volta do ex-ditador à Presidência pelas urnas. Se essa coletânea tivesse de ser publicada hoje, teria de incluir o resumo que a revista Piauí fez do livro do repórter Raimundo Rodrigues Pereira a respeito das Operações Chacal e Satiagraha, da Polícia Federal.

A obra, editada pela Editora Manifesto, de Belo Horizonte, traça um retrato perfeito do &quo…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 13 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"Com torcida e suspense, Chile começa a içar os 33"

Após 69 dias, o capataz Florencio Ávalos é o primeiro a voltar à superfície da mina

Depois de 69 dias presos em uma mina 622 metros abaixo do solo, o primeiro dos 33 operários chilenos foi resgatado na madrugada de hoje. Florencio Ávalos, 31, emergiu do duto à 0h11. O mineiro foi resgatado são e salvo pela cápsula Fênix 2, pintada com as cores da bandeira do país. O resgate do grupo deve continuar nos próximos dias. Com óculos escuros, para evitar alguma lesão nos olhos pela exposição repentina à luz, Ávalos, capataz da turma que ficou presa na mina San José, saiu da cápsula aplaudido e aos gritos de "Chi-chi-chi-le-le-le". O mineiro encontrou a mulher, os filhos e os pais. A operação, que começou cerca de dois meses antes do que se previa, foi acompanhada ao vivo por TVs e jornais de todo mundo.

O Estado de São Paulo
"Resgate de mineiros mobiliza Chile"

Até as 21…

Água...

Imagem

Ramalhete de "Causos"

“Lobisome cobitêro”

José Ronaldo dos Santos
Ainda hoje não é difícil encontrar alguém que goste de contar causos de lobisomem. Há quem diga que este é um dos personagens mais comentados do Brasil. Em Ubatuba eu tenho certeza que é. Já escutei sobre lobisomem de todo quanto é tipo, vivendo as mais inusitadas situações. Outro detalhe: em muitas das narrativas transparecem ocasiões propiciadoras de oportunidades cobiçadas, maliciosas etc. O que vem a seguir eu escutei do finado Tonico Amaro, do bairro do Ipiranguinha. Sentados com ele, na beira da conhecida cascata do bairro, eu e Emília Assunção, em 1980, éramos só atenção. Conta Tonico!

“Eu tenho um primo que hoje mora no centro da cidade, mas antes a casa dele era aqui, bem rente da minha casa. Em certa ocasião, quando ainda namorava a moça que hoje é a sua mulher, aconteceu de encontrar o tal de lobisome. Foi assim: era noite de lua cheia. Os dois conversavam no terreiro, embaixo de um pé de grumixama. De longe o pai da moça controlava …
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Regras para os planos de saúde

AE - Editorial
Foram tomadas duas decisões importantes para milhões de famílias que podem arcar com o custo dos planos de saúde oferecidos por entidades privadas ou ligadas a fundos de pensão e que são essenciais para a prevenção, tratamento de doenças e atendimento emergencial. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) resolveu fixar prazos para atendimento aos usuários. E, por decisão unânime tomada pela 3.ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), as empresas do setor não podem rescindir contratos ou cobrar adicionais nos planos de saúde de pessoas com idade acima de 60 anos.

Não são incomuns os casos de cidadãos que, ao precisarem de atendimento, são indagados por secretárias se a consulta é particular ou coberta por seu plano de saúde. A pergunta parece normal, mas quando a resposta é pela segunda possibilidade nota-se que as consultas são marcadas para semanas ou mesmo meses depois. Associados de planos de saúde que indagam qual seria o prazo …
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 12 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"Justiça bloqueia os bens de gigante da tecnologia"

Filial da Cisco no Brasil é acusada de usar fantasmas para subfaturar importações

A Justiça ordenou o bloqueio dos bens da Cisco do Brasil no processo em que a companhia, filial da gigante americana de tecnologia, é acusada de importação subfaturada com uso de empresas-fantasmas, informam José Ernesto Credendio e Mario Cesar Carvalho. Duas das empresas-fantasmas doaram, na campanha de 2006, R$ 500 mil ao PT. Em 2007, o partido confirmou a doação, mas disse que não tinha como verificar suspeitas sobre a Cisco. A Receita multou a empresa em R$ 3,3 bilhões pelo suposto esquema de fraude. A Cisco, que recorreu do bloqueio, diz que já liberou ativos financeiros e que a decisão não altera suas operações no Brasil.

O Estado de São Paulo
"MTA perde contrato e pode parar de voar para Correios"

Empresa está no centro da crise que derrubou a ministra Erenice Guerra da chefia da Casa Ci…

Ubatuba

Imagem
Clique para ampliar
Baleia morta na Almada
Fernando Florindo de Souza Uma baleia de aproximadamente 10 metros de comprimento foi encontrada morta na baia da Almada neste sábado.
Empurrada pelo vento a baleia vinha de encontro á praia da Almada que causou preocupação aos moradores.
A visita de uma baleia viva passeando em nossas praias pode atrair muitos turistas. Já morta, pode causar muitos transtornos. Sem sinais de ferimentos, mas já apresentando um cheiro forte ela espantaria os turistas se encalhasse na praia.
Na intenção de não deixar que isso acontecesse em pleno feriado, os pescadores Cesar Florindo e Claudio Florindo, apoiados por outros moradores se anteciparam rebocando a baleia com o barco Cantinho do Céu para longe da praia.
O mergulhador Aguinaldo de Souza Martins, proprietário do Bar de Praia Almada, foi quem amarrou a baleia pela cauda permitindo que fosse transportada.
A equipe do Aquario de Ubatuba foi acionada e orientou para que a baleia fosse levada para a praia de Ubatum…