Postagens

Mostrando postagens de Novembro 18, 2007
Imagem

Ubatuba

Terceira via

Há de se destacar que junto à população muito se fala em terceira via. Essa idéia foi implantada inicialmente pelo nosso partido desde quando o grupo começou a premeditar a versão de constituir uma base política forte, confiável e que realmente tivesse como pressuposto a realização de mudanças radicais e positivas na forma de administrar o município e melhoria de vida de toda a população. Terceira via, como o próprio nome já diz, é opção nova, algo para mudar e se tem que mudar deve ser para melhor. O PTB é com certeza a terceira via mais organizada e poderá se compor com aqueles que se coloquem em posição de terceiros interessados incertos e não sabidos que têm vontade de buscar dias melhores para Ubatuba. Não adianta ficar enganando a população. Ubatuba precisa mudar isso quase todos estão percebendo, entretanto, essas mudanças devem ser radicais, caso contrário não será uma terceira via com propósitos positivos. Não se pode querer trilhar caminhos para administrar com r…

Reflexões bolivarianas

A história manda ter cautela

Desde a adolescência leio tudo o que me cai nas mãos sobre o nazismo. A motivação teve início quando encontrei um exemplar da revista Life em meio a cacarecos velhos no sótão da casa de meus pais, eu tinha doze ou treze anos. Havia uma reportagem fotográfica do campo de concentração de Auschwitz. Fiquei chocado, sem poder dormir direito por muito tempo, na verdade aquelas fotos ainda me causam espécie. Nessa época eu já alimentava desconfianças a respeito do ser humano, que para mim nasce e morre com sérios defeitos de concepção, mas isso é outra história. Um dia escreverei sobre meus projetos de mudança do mundo, que acho completamente errado. Naquele momento a televisão passava, por coincidência, uma série denominada Winston Churchill, sobre a vida do primeiro ministro inglês durante o conflito mundial. Uma coisa chama a outra e acabei lendo Mein Kampf, de Adolf Hitler, em tradução portuguesa. O livro é medíocre, mas revelador. Mostra em detalhes o pensam…

Por qué no te callas?

Hugo Chávez insulta e ameaça com prisão religiosos na Venezuela

da France Presse, em Caracas
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, insultou e ameaçou na noite desta sexta-feira enviar para a prisão os principais religiosos do país, caso se envolvam em ações que desestabilizem seu governo, em mais uma polêmica.
"Reitor [Luis] Ugalde, uma vez o perdoei, mas se o fizer outra vez vai parar em [na prisão] Yare, com batina e tudo. E você também cardeal", disse Chávez, a respeito de declarações do reitor da Universidade Católica Andrés Bello e do cardeal Jorge Urosa Sabino contra a reforma constitucional.
O presidente venezuelano chamou de "vagabundos", "meliantes", "aduladores", "estúpidos" e "retardados mentais", entre outras coisas, membros da hierarquia da Igreja Católica, que criticou em um documento público a proposta de mudança da Constituição, que será submetida a um referendo no dia 2 de dezembro.
"São o demônio, defensor…

Cada dia mais próximos...

Imagem

Profissões

Imagem
Após "Playboy" frustrante, Mônica Veloso tenta "ressuscitar"

da Folha Online
Após as vendas de seu ensaio de nudez ficarem abaixo das expectativas da revista masculina "Playboy", a jornalista Mônica Veloso tenta voltar aos holofotes da mídia com o lançamento de um livro, que sai com atraso. Na próxima quarta-feira (28), a editora Novo Conceito lança "O Poder que Seduz" (192 págs, R$ 34,90). Em outubro, Mônica Veloso falava em lançar o livro até 15 de novembro, data da proclamação da República.
Leia mais

Nota do Editor - Houve época em que mulher nua só em revista do tipo "Saúde e Nudismo", devidamente encapada e escondida da mãe, do pai, da empregada xereta e do Espírito Santo, que tudo vê mas não entrega. Depois veio a Playboy e o que era mistério acabou banalidade, aliás, ninguém liga mais, em qualquer praia a mulherada está quase como veio ao mundo. Monica Veloso jamais seria escolhida por um caçador de talentos para exibir seus dotes …

Bazófia

Lula precisa se manifestar com clareza contra terceiro mandato, cobra FHC

Eduardo Bresciani - Último Segundo/ Santafé Idéias
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) cobrou uma manifestação pública veemente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a possibilidade de um terceiro mandato. "Não estou acusando o presidente Lula de desejar (o terceiro mandato), se eu o acusasse teria de propor impeachmeant porque estaria contra principio da possibilidade de alternância. Mas, existem riscos que estão no ar, e ações para organizar. É preciso que o presidente Lula haja com menos legaleios ao companheiro da Venezuela (Hugo Chavez) e que diga eu sou contra. Ele tem mais razões para ser contra porque foi contra em 1997, ele tem quase uma obrigação".
Leia mais

Nota do Editor - Coerência não existe na política tupiniquim, não sei de outras plagas, deve ser igual, afinal todos descendem do macaco. Votei em FHC, não votaria mais, aliás, caso Serra saia do páreo, anularei o vot…
Imagem

Espaço do leitor

Comentário

Li a notícia publicada no "Globo" e publicada neste conceituado Blog, "CALOTE DE MICRO EMPRESA DERRUBA LUCRO DA CAIXA"
A algum tempo me dirigi a Caixa para solicitar financiamento de uma construção, onde a garantia oferecida superava substancialmente o valor solicitado.
Ouvi do Gerente que havia dinheiro para aquela finalidade, porém Eu não tinha o "Perfil" para levantá-lo.
Saí indignado, aos quase 60, Empresário desde a década de 70, sem nunca ter tido um apontamento, um cheque devolvido, com informações comerciais e bancárias sadias?
Hoje concordo com Ele, adoram emprestar dinheiro para quem não paga.

Fernando Pedreira.

Pensata

Somos todos chipanzés

O QI dos negros é mediamente inferior ao dos brancos. O QI dos brancos é mediamente inferior ao dos amarelos. O QI dos judeus é mais alto que o dos góis. As mulheres com ancas largas possuem um QI superior ao das mulheres com ancas estreitas. O leite materno faz aumentar o QI. O primeiro filho tem QI mais alto do que os demais. O desempenho intelectual de quem tem mais de 100 livros em casa é melhor do que o de quem tem menos de dez. Isso é só uma amostra do que foi publicado recentemente sobre o assunto, em particular nos Estados Unidos. O debate costuma descambar para a pancadaria. É de bom-tom imputar as disparidades de QI entre um grupo e outro unicamente a fatores ambientais, tais como renda, perfil familiar, acesso à cultura e qualidade do ensino. Mas a natureza insiste em desafiar esses modelos igualitários. Os estudos feitos nos últimos anos parecem indicar que a capacidade intelectual tem também um forte componente hereditário. Em que medida? Que sei lá e…
Imagem

Nada mais justo

Tribunais de Contas autorizam 13º salário a prefeitos

De Felipe Bachtold na Folha de São Paulo
Em pelo menos nove Estados do país, prefeitos e vereadores estão autorizados a receber o 13º salário dos cofres públicos no fim deste ano. O benefício será concedido apesar de a Constituição proibir o pagamento de "gratificações" ao salário de quem possui cargo público eletivo. Com base nesse entendimento, outros sete Estados proibiram prefeitos e vereadores de ganhar a remuneração extra.
Presidente e vice-presidente da República também recebem o benefício, segundo a assessoria de imprensa do Planalto. Em nove Estados -Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins-, os Tribunais de Contas decidiram liberar o pagamento, mas apenas para cidades onde existem leis locais regulando o benefício.

Nota do Editor - Ubatuba não tem lei versando sobre a matéria. Em breve São Paulo vai aderir ao pagamento, mas este só acontece…
Imagem

CPMF

Lula ganha voto tucano

O presidente Lula conseguiu reverter o primeiro voto do PSDB, no Senado, no esforço para a prorrogação da CPMF: o senador tucano Cícero Lucena (PB) agora está entre aqueles que votarão a favor da proposta do governo. A reversão foi obtida por Lula após uma conversa de "pé de orelha" com o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), a quem o presidente pediu ajuda para convencer Lucena a apoiar a CPMF. Pediu, levou. (Do site Cláudio Humberto)

Nota do Editor - O PSDB é responsável pela CPMF. Hoje não fica bem votar contra, parece coisa do PT. O que está em jogo é mais do que o voto, é a atitude dúbia, a falta de clareza, de liderança e de coesão em torno de uma idéia. O partido lembra uma orquestra desafinada ou afinada mas tocando Alban Berg, para meus ouvidos apenas dissonância. Gosto de Haydin. Quando o PSDB nasceu acreditei em mudança nos parâmetros. Enquanto Mário Covas existiu as coisas andaram nos eixos, depois veio o desmonte e hoje, salvo Jos…
Imagem

Conversa mole...

Governadora admite ser comum mulher em cela de homens

De Sílvia Freire na Folha de São Paulo
A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), admitiu ontem que casos como o da adolescente que ficou presa por quase um mês na mesma cela com 20 homens, na cidade de Abaetetuba, ocorrem no Estado "há algum tempo".
"Essa é uma prática lamentável, que, infelizmente, já acontece há algum tempo. Mas é bom tornar tudo isso público, para que toda a sociedade se mobilize e possamos acabar com essas práticas. O sistema de segurança vai investigar com rigor todas as denúncias", disse a governadora, em nota publicada no site do governo.

Nota do Editor - O texto grafado acima mostra uma forma recorrente de fugir á responsabilidade. São os novos tempos em que o discurso se sobrepõe á prática. Preparem-se feirantes, dentistas, médicos, motoristas, aviadores, donas de casa, jardineiros e professores, a governadora vai passar a bola para vocês. Quem sabe uma passeata mude tudo. A sociedade p…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 24 / 11 / 2007

Folha de São Paulo
"Procurador pede investigação sobre secretário de Aécio"
O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, solicitou que o Ministério Público de Minas investigue os tucanos Danilo de Castro, secretário de Governo de Aécio Neves, e Mauri Torres, líder do governador na Assembléia. O pedido integra denúncia do procurador centrada na campanha derrotada de Eduardo Azeredo à reeleição para o governo de Minas em 1998.

O Globo
"Calote de microempresa derruba o lucro da Caixa"
Na contramão do setor financeiro, a Caixa Econômica Federal viu seu lucro no terceiro trimestre encolher 89%, fato atribuído oficialmente ao calote de micro e pequenas empresas. O resultado encolheu de R$ 590 milhões para R$ 62,5 milhões, em relação ao mesmo período de 2006. O reajuste dos funcionários acima do previsto (R$ 145,5 milhões) e as provisões para possíveis derrotas na Justiça sobre correção de planos econômicos nas cadernetas (R$ 250 milhões) tamb…

Enquanto isso...

Imagem
Recarregando as baterias

História vivida

Meu amigo Che

Agora virou moda falar de Che Guevara. Uns o colocam com aura de santo enquanto outros o chamam de porco sujo, poucos se dão conta do contexto em que Che viveu e atuou politicamente, tão diferente dos dias de hoje. Che era um jovem rico, educado, originário da mais fina burguesia argentina, nos anos quarenta das mais cultas e sofisticadas do mundo. Nos dias do pós-guerra havia dois lados. Aqui deve ficar bem claro que esses lados mostravam colorações diferentes conforme o referencial adotado. Quem vivia na América do Sul e tinha acesso à informação, dificilmente aprovaria as ações da diplomacia americana no continente. Os ditadores pró-Estados Unidos eram “macacos” corruptos e sanguinários e os Estados Unidos ao apoiar seus regimes estavam criando um caldo de cultura antiamericano que ainda vai perdurar por muitos anos. Che teve a coragem de abandonar o conforto burguês e lutar por um ideal que no momento lhe pareceu justo, a mim também embora eu não fizesse parte do mesm…
Imagem

Ubatuba

Fundart e biblioteca homenageiam seus pioneiros

Celso T. Leite
Durante o mês de novembro a Fundart está comemorando 20 anos de criação e os 40 anos da Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense”, ocasião em que serão homenageadas as pessoas que tiveram participação direta na implantação e consolidação desses dois importantes pólos culturais.
De acordo com a programação, no dia 26, segunda-feira, às 9:00h, na Biblioteca Municipal, haverá o descerramento de placa bem como a colocação da foto de Jenny dos Santos Aguiar, a pioneira que com esforço pessoal e dedicação conseguiu atender ao pedido do prefeito Ciccillo Matarazzo e tornar a biblioteca uma realidade. Na seqüência, também nas dependências da biblioteca, será aberta a exposição de artesanato de Benedito Felipe de Oliveira, mais conhecido por Mudinho, que na década de 60 marcou presença na cidade como autor de peças artisticamente trabalhadas tendo como tema principal o mar. Carros de boi, índios, etc. também são retratados com perfeiç…

PSDB.

Imagem
Vinheta de campanha

Essa vinheta foi criada para a televisão. Quando convenientemente animada e musicada poderá ser útil na campanha de 2008. É a minha contribuição ao partido, na última vez em que eu fiz uma vinheta assim a computação gráfica estava nos primórdios e o custo do segundo de animação ficava por volta de dez mil dólares. Havia dois estúdios disponíveis, um em Los Angeles e o outro em Porto Alegre, este dos garotos Vainer, que me receberam e com quem trabalhei por dois longos dias e duas longas noites para produzir um número 45 animado. Um único movimento de cinco segundos, um zoom de dentro para fora em trajetória curva. Aconteceu em 1989, hoje uma peça assim é feita em alguns minutos em qualquer PC, apenas a criação continua sendo privilégio dos cérebros humanos. Dou essa vinheta de presente ao candidato a ser escolhido na convenção de junho. Que faça bom uso. (Sidney Borges)

Trocadalhos

Mandando e andando

Primeiro os internautas espanhóis apelidaram Fidel Castro de "Coma andante", como informou a coluna em agosto de 2006. Na Venezuela, o aprendiz de ditador Hugo Chávez agora é chamado de "Mico Mandante". (Do site Cláudio Humberto)

Sociais

Imagem
João e Fanta, cirurgiões capilares...
Imagem

PSDB

Imagem
Festa no ninho

A comunidade tucana se reuniu em jantar ontem, no restaurante Oásis, na Praia Grande, a convite de Sérgio Caribé. Estavam presentes os membros do Diretório do PSDB de Ubatuba, convidados especialmente para o lançamento do nome de Caribé como pré-candidato à prefeitura em 2008. A confraternização aconteceu num clima tranqüilo e amistoso, tendo o ex-prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos, aberto a fase dos discursos, para depois Caribé, fazendo as vezes de anfitrião, lançar oficialmente seu nome. A definição do candidato e das coligações só deverá acontecer em meados do próximo ano, mas os candidatos já começam a se movimentar em busca de projetos e programas que possam sensibilizar os eleitores. (Sidney Borges)
Imagem

Inauguração

Imagem
Posto de Saúde Ontem saí de casa munido de minha poderosa Olympus e ao chegar à cidade encontrei o Prefeito inaugurando um Posto de Saúde no calçadão. Saquei do artefato midiático e tirei essas fotos. Em destaque o secretário Silvio Bonfiglioli exibindo elegância típica dos melhores momentos de Humphrey Bogart. (Sidney Borges)
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 23 / 11 / 2007

Folha de São Paulo
"Procurador denuncia esquema de corrupção do PSDB; Walfrido cai"
O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, denunciou ao STF o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais), o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e mais 13, acusados de peculato e lavagem de dinheiro. Eles são suspeitos do desvio de recursos públicos para a campanha derrotada de Azeredo à reeleição ao governo de MG, em 1998. (...)

O Globo
"Mensalão tucano de Minas derruba ministro de Lula"
Um grupo de 15 pessoas, entre as quais o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), o ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Walfrido dos Mares Guia, e o publicitário Marcos Valério, foi denunciado ontem pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. Azeredo e Mares Guia, então governador e vice-governador de Minas, são acusados de desviar R$ 3,5 milhões de verbas públicas para financiar campanha do tucano à reeleição em 1998, …

TV Víbora

Richard Anthony - Tchin Tchin
Essa é pro Dudu brindar. Passou perto!

Ubatuba urgente

Processo arquivado

A representação Nº 16507, originária de Ubatuba -SP, acabou de ser jugada improcedente pelo TRE-SP. Segundo o Ministério Público Eleitoral, Eduardo Cesar (na época PL, hoje DEM) teria usado a máquina pública para apoiar a candidatura de Gil Arantes (DEM) à Assembleia Legislativa de São Paulo. Os juízes entenderam que isso não aconteceu e o processo foi arquivado.

Sidney Borges

Cultura

O som do violão que deixa saudades

Celso T. Leite
Neste domingo, dia 25, a partir das 7:00h, a TV Globo exibe o tradicional Globo Rural com trilha sonora do violonista Francisco Araújo. Os arranjos no violão acompanham a matéria “Caminõs del Passo Fino”, abordando a musicalidade do trotar de uma raça de cavalo colombiano. Este é mais um trabalho do violonista Francisco Araújo que esteve em Ubatuba, a convite da Fundart, participando da 2ª Semana da Música que aconteceu no prédio do antigo Fórum, na Praça Nóbrega.
Natural de Quitaus, atual Crato, no Ceará e formado em História da Arte, pela UNIP, Francisco Araújo é hoje referência nacional como violonista tendo sido revelação no Festival de Campos de Jordão, em 1974 e se apresentado no 20º Concurso de Música em Campostella, na Espanha, cujo idealizador é nada menos que Andrés Segovia. A apresentação de Araújo emociona pois seu violão é mágico. “Sou defensor ardoroso da música brasileira e considero o violão o instrumento mais ligado à no…

Editorial

Fora com a dengue

Tenho acompanhado as notícias sobre a epidemia de dengue. Coisa de louco como diria Lula, nunca antes se viu nada parecido nestepaiz. Ontem escrevi sobre editorias de emergência, que acontecem quando alguma coisa sai fora dos eixos, catástrofes, acidentes, epidemias, etc. Pois hoje eu acho que estamos defronte a uma situação de emergência que requer a colaboração de todos, independente de cor política ou credo religioso. Estamos em editoria de emergência. Sem que fosse pedida a minha opinião, tomo a liberdade de sugerir a criação de um gabinete de guerra contra a dengue. As pessoas colaborariam avisando sobre locais onde há perigo de proliferação de mosquitos e a Prefeitura tomaria providências imediatas. Também seria importante reforçar a campanha na mídia e através de folhetos. Eu sei que não vai dar para acabar com o problema, mas se todos participarem ativamente o impacto negativo de uma nova epidemia será atenuado. A imprensa local tem evitado tocar no problema, …
Imagem

Futebol

El triunfo feo de un Brasil triste

Uruguay lo bailó, lo apabulló y debió golear. Ronaldinho y Robinho se fueron insultados como nunca. Pero el Penta ganó.

De no creer. PABLO RAMON
Si Brasil no fuera Brasil, si esa camiseta no tuviera esa historia, si por la sangre de esos jugadores no corriera ese ADN, anoche era goleada en contra, vergüenza nacional, renuncia del DT, crisis institucional y suspensión de carnaval por decreto. Un consejo para la Conmebol: que Brasil no juegue más las Eliminatorias, que le den todos los partidos por ganados y le sellen el pasaporte para Sudáfrica. Porque si anoche no perdió, no pierde más. La gente se fue en silencio y eso ya es un triunfo en sí mismo, luego de que el equipo fuera silbado, la gente pidiera la cabeza de Dunga y dos de sus principales estrellas, Robinho y Ronaldinho, fueran despedidos por un coro sinfónico de insultos.
Es que Uruguay lo bailó como no lo hizo ningún equipo en ninguna cancha del mundo. Fue apabullado de principio a fin, los jug…
Imagem

Para refletir

"Matem o cavalo!”

O filme “Viva Zapata” (dirigido por Elia Kazan, escrito por John Steinbeck, com Marlon Brando no papel do revolucionário mexicano) termina com a morte de Zapata numa emboscada dos “federales”. O antigo aliado que o traiu, um intelectual vivido no filme por Joseph Wiseman, insiste para que os soldados não deixem escapar com vida o cavalo branco de Zapata. “Matem o cavalo! Matem o cavalo!”, grita, em vão. A última cena do filme é a do cavalo branco solto numa montanha, um símbolo não muito sutil do espírito que sobreviveu ao sacrifício do seu dono para inspirar outras gerações e outras revoltas. O intelectual entende que símbolos são perigosos e que não basta abater o homem para anular o exemplo. É preciso trucidar a sua memória, emporcalhar a sua legenda e apagar qualquer vestígio simbólico da sua rebeldia.
Parecido com o que está sendo feita entre nós com o Che Guevara, que, de acordo com a revisão atual, não só cheirava mal como era um péssimo caráter. É difí…
Imagem

Mídia

Jornal Ubatuba Agora

Mais de dez profissionais fazem parte deste importante projeto para Ubatuba e região

O Jornal Ubatuba Agora, não representa nada de novo no mercado de mídia escrita em nosso município.
Esse renascimento é fruto da fusão do jornal Ubatuba Hoje lançado pela primeira vez em 1988 e reeditado em 2000, com o jornal regional Litoral Agora, editado entre 1993 e 1996. A revista "A Tribuna de Ubatuba", foi mais uma publicação que faz parte de nosso extenso trabalho, como a criação de mais de setenta títulos para associações de bairro, entidades de classe, clubes recreativos e até da criação de um jornal para inauguração de velório, além de outros jornais, revistas e folders para empresas em Ubatuba, interior de São Paulo e Nordeste brasileiro.
Hoje, com a maturidade profissional de nossos colegas, que agora integram este importante veículo de comunicação social, buscaremos levar ao leitor mais conteúdo editorial nas vinte e quatro páginas que quinzenalmente chegarão…
Imagem

Ubatuba em foco

“Inauguração da E. M. Governador Mário Covas Júnior”

Corsino Aliste Mezquita
Diversas vezes alertamos para o desrespeito, da administração do Sr. Eduardo de Souza César, à lei, às tradições e à história. É atitude perigosa. Povo que não tem memória e não respeita à lei, a própria cultura e sua história não terá futuro.

A ESCOLA MUNICIPAL, GOVERNADOR MÁRIO COVAS JÚNIOR, foi inaugurada em MARÇO DE 2002, após publicação de lei que CRIOU, DENOMINOU e LOCALIZOU a escola na rua dos AÇAIS, no bairro do IPIRANGUINHA. Já são seis anos prestando serviços. A publicação da inauguração, do dia 19-11-07, é no mínimo surpreendente. Falhas administrativas são evidentes.

Ao denomina-la e localiza-la, a administração municipal de 2002, homenageou ao Exmo. Sr. Ex-Governador do Estado de São Paulo, falecido quando o prédio estava em construção, colocando seu nome naquele prédio. Conseqüentemente o prédio escolar, da rua dos AÇAIS, foi denominado GOVERNADOR MÁRIO COVAS JÚNIOR. Prédio que poderá ser ocupado po…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 22 / 11 / 2007

Folha de São Paulo
"Incertezas sobre economia dos EUA derrubam bolsas"
As principais Bolsas caíram devido aos temores em relação ao mercado de crédito imobiliário americano, à alta do petróleo e à expectativa de um crescimento menor nos EUA no ano que vem. No Brasil, a Bovespa recuou e o dólar aumentou 1,08%, fechando a R$ 1,779. O barril do petróleo chegou a quase US$ 100, mas recuou e terminou o dia a US$ 97,29 em Nova York.

O Globo
"Gastos do Ministério Público com pessoal crescem 114%"
Em dez anos, o Ministério Público da União elevou em 114,7% seus gastos com pessoal - já descontada a inflação. Seus servidores são os mais caros da administração federal e custam, em média, R$ 14 mil mensais. O gasto médio com servidor é de aproximadamente R$ 12 mil no Judiciário, R$ 4 mil no Executivo. O pacote de privilégios do Ministério Público também inclui carros oficiais: o Tesouro gastou R$ 3,46 milhões para comprar 70 carros Peugeots 307, que subs…
Imagem

Educação

Ciclo de palestras é uma das atrações da VIII Mostra Cultural da Cooperativa Educacional de Ubatuba

Escola promove encontro com o psicólogo Yves de La Taille, Professor titular da Universidade de São Paulo; e com a bióloga, educadora e consultora em minimização de resíduos, Patrícia Blauth

A Cooperativa Educacional de Ubatuba realiza neste final de semana o evento mais aguardado do seu calendário escolar, a VIII Mostra Cultural. Serão três dias de programação cultural, incluindo sarau, teatro, apresentações musicais, oficinas de reutilização de garrafas PET e de bonecos, exposição dos Projetos Educacionais e palestras. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Entre as atrações, um dos destaques será a palestra do renomado psicólogo Yves de La Taille, que falará sobre “Limites: Dimensões Morais e Éticas”. Todas as escolas públicas e particulares foram convidadas e poderão enviar um representante, pois as vagas são limitadas.
La Taille nasceu na França, mas desde criança vive no Brasil. P…

Porque não me ufano...

Confissão, dúvidas e exercícios lógicos

"Se alguém imagina que, não votando na CPMF, vai criar algum problema com o governo, é um ledo engano. As pessoas vão criar problema para os milhões de brasileiros que dependem do dinheiro do SUS (Sistema Único de Saúde)".
A fala acima é de Lula. Trata-se de uma confissão. Ele está assumindo que o PT, em 22 anos de oposição, atuou sistematicamente para prejudicar os brasileiros ao jamais votar uma proposta do governo — incluindo a CPMF.
É justo, então, supor que, se o PT tivesse “colaborado com o povo", o país governado pelo PT seria um pouco melhor.
Ou será que, num país melhor, o PT jamais seria governo?
Dúvidas, dúvidas... (Reinaldo Azevedo)
Nota do Editor - Já que o autor fala em lógica, vamos aos fatos. Qualquer iniciativa de governos não petistas (de direita, cuidado) deve ser combatida com unhas e dentes por ser obviamente lesiva aos interesses comuns. A mesma iniciativa partindo do PT é um avanço rumo ao eldorado socialista. É …

Se a moda pega...

Deputada "chavista" invade tv e bate em apresentador

Veja aqui. Imperdível!!! Reportagem do jornal "Hoje". Aqui daria em cassação por quebra de decoro. Perdão: não daria. (Do Blog do Noblat)

Salada

Palavras ao vento...

Já não há interesse na camisa do Ronaldinho, Messi é a bola da vez anunciam as agencias internacionais. Mick Jaeger teria aderido à Cabala também faz parte do cardápio de hoje. Fico pensando em Caetano Veloso. Quem lê tanta notícia? No que poderia me interessar o que faz Mick Jaeger quando não está cantando? Que diferença faz o número de camisas vendidas do Barcelona? Não quero saber da vida privada das celebridades. Acho que estou sendo radical, a massa é curiosa, jornais de fofocas vendem bem. Bulshit. A massa não consome biscoitos finos. A mim interessa saber que a Petrobras vai redimir o Brasil com o petróleo descoberto recentemente. Vamos ficar ricos. Vou comprar uma limusine, um airbus e um helicóptero. Graças ao Lula. Por falar nisso e o terceiro mandato, vai para o trono ou não vai? Por enquanto vamos continuar dependendo do gás boliviano. Será que Chávez vai invadir os Estados Unidos com seus novíssimos supersônicos russos? Como disse recentemente Fidel, e…

Improbidade

O custo da corrupção

País perde US$ 3,5 bilhões por ano por causa das relações contaminadas entre o Estado e o setor da construção civil. Cerca de 3% do faturamento das empresas são destinados a propinas
Molhar a mão de agentes do setor público para ganhar uma obra, um alvará ou uma facilidade qualquer já virou "ação estratégica" de muitas prestadoras de serviço e fornecedoras do ramo da construção civil. As práticas, para muitos, e apesar dos avanços dos últimos dez anos, ainda são vistas como "parte do negócio" ou "questão de sobrevivência" e costumam figurar entre os itens do orçamento das empresas, representando até 3% do valor do faturamento. Para se ter uma idéia do tamanho dos desvios, das 700 ações de improbidade administrativa - a chamada "corrupção da administração pública" - que correm atualmente na cidade de São Paulo, pelo menos 50% referem-se a licitações em obras públicas. Quem revela é José Viegas, procurador de justiça e coordenad…
Imagem

Política

Sérgio Guerra, futuro presidente do PSDB

Por Silvio Navarro e Vera Magalhães, na Folha desta quarta:
O SENADOR Sérgio Guerra (PE), 60, assume nesta sexta a direção do PSDB afirmando que "não será árbitro" de uma disputa entre José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) em 2010, mas diz que só uma "união real" dos dois pode reconduzir o partido ao Planalto. Ex-deputado estadual e federal, ele é tido como um "conciliador".

FOLHA - O PSDB vem de duas derrotas à Presidência e perdeu espaço no Congresso. Qual é o seu desafio?

SÉRGIO GUERRA - Fazer o partido ter dimensão nacional, fazê-lo forte onde é fraco. No Rio, somos um partido menor do que deveríamos ser, e também no Nordeste. Não é só montar o partido, tem que gerar participação e conquistar espaços institucionais, mandatos de deputados estaduais, prefeitos e vereadores. É preciso uma identificação maior com a massa.

FOLHA - Como ampliar o espaço no Nordeste, onde Lula é muito forte?

GUERRA - É claro que tem o Lula, te…
Imagem

Imagem

Estudo mostra visão estereotipada dos brasileiros entre portugueses

da BBC Brasil
Uma pesquisa realizada na Universidade de Coimbra sobre a imigração brasileira em Portugal revela que, para os portugueses, a imagem das mulheres brasileiras está relacionada ao sexo e a dos homens à falta de compromisso e à malandragem.
Para Benalva da Silva Vitório, autora da pesquisa, "a brasileira é vista como menina de programa". Segundo ela, essa imagem está relacionada às campanhas de turismo promovidas fora do Brasil. "Acredito que isso tenha começado por causa da Embratur, que vendia o Brasil como um lugar de praias bonitas e mulheres sensuais", disse à BBC Brasil.
De acordo com a pesquisa, a imagem dos homens brasileiros também segue estereótipos e revela uma visão negativa. "Os homens são vistos como malandros, que fazem muito barulho e não cumprem compromissos", disse a autora.
Leia mais

Nota do Editor - Os portugueses estão enganados, há brasileiros que prometem e cum…
Imagem

Mídia

Jovens na Europa usam mais internet que TV

A European Interactive Advertising Association (EIAA) divulgou no último dia 12 um estudo que coloca a internet como a mídia mais usada entre os jovens de 16 a 24 anos na Europa. São 169 milhões de pessoas online nos 10 principais mercados europeus que ficam conectadas em média 12 horas por semana. O acesso é feito 5.5 dias por semana e 80% tem banda larga. Pela primeira vez, jovens de 16 a 24 anos acessam a internet com mais freqüência dos que assistem TV. São 82% que acessam de 5 a 7 vezes por semana enquanto 77% assistem TV. Além disso, eles ficam 10% mais tempo na internet do que sentado na frente da televisão. (Do Ex-Blog do Cesar Maia)
Imagem

Pedofilia

Igreja americana
Jesuítas fazem acordo em ações por abuso sexual

Uma ordem de jesuítas concordou nesta terça-feira (20/11) em pagar US$ 50 milhões de indenização a 110 nativos do Alasca que alegaram, em ações civis, terem sido sexualmente molestados por padres. As informações são do site Findlaw.
O acordo fechado com a Sociedade Jesuítica da Província de Oregon, em Anchorage, capital do Alasca, é o maior da história firmado por uma única ordem religiosa, de acordo com o advogado Ken Roosa. “Esses nativos eram coroinhas, meninos e meninas”, afirmou Roosa.
O advogado informa que o acordo de US$ 50 milhões teve como cláusula, requerida formalmente pelos jesuítas, de que a ordem não pediria desculpas formais, pública ou reservadamente. Nenhum dos padres acusados será responsabilizado na esfera criminal. “Esse anúncio é prematuro porque alguns detalhes ainda não foram acordados”, diz o reverendo John Whitney, coordenador da Sociedade Jesuítica.
A Igreja Católica dos Estados Unidos fechou outros…
Imagem

Espaço do leitor

Sabesp

A Sabesp brindou os moradores da Região Sul, substituindo a água por Coca Cola.
Pelo Menos a cor é muito parecida.
Agora queremos saber:
Quem pagará pelas limpezas das caixas Dágua.
Quem pagará a água que temos que comprar para: Dar banho no Bebe, Cozinhar, e Beber.
Já em 1997 havia verba de $ 34.000.000,00 para saneamento, captação e tratamento de água da nossa região.
Os projetos sumiram, o dinheiro idem e campanhas milionárias elegeram governadores.
Hoje foram destinados $ 16.000.000,00 somente para a água da região.
Mas as eleições do ano que vem certamente elegerá mais alguns.
E ficamos cantando a marchinha de carnaval:
Onde está o dinheiro, onde está o dinheiro
Que ninguém viu...
Onde está o dinheiro, onde está o dinheiro onde está o dinheiro.?

Fernando Pedreira.
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 21 / 11 / 2007

Folha de São Paulo
"Ciência faz célula-tronco sem embrião"
Duas equipes independentes de cientistas, do Japão e dos EUA, conseguiram fazer com que células humanas adultas retroagissem, passando a operar como células-tronco embrionárias, e depois se diferenciassem em outras células do organismo. A técnica sugere que no futuro se poderá dispensar a clonagem terapêutica para obter células-tronco embrionárias.

O Globo
"Câmara e Senado gastam R$ 16,4 milhões por dia"
Os 594 parlamentares federais têm, cada um, 45 funcionários a seu dispor. Nos últimos dez anos, foram criadas 8.500 vagas no Congresso, elevando para 27,2 mil o corpo de servidores, apesar de o número de senadores (81) e de deputados federais (513) ser o mesmo. A série de reportagens sobre mordomias, que o Globo publica desde domingo, mostra que o Legislativo terá custado R$ 6 bilhões ao final deste ano - R$ 16,4 milhões por dia ou R$ 190 (meio salário mínimo) por segundo. As despesas…

TV Víbora

Lady Madonna - The Beatles

Opinião

A importância da juventude na política

Não precisamos fazer nenhuma pesquisa para saber o que os jovens querem atualmente da política partidária: DISTÂNCIA!...
Este distanciamento da juventude, ao contrário do que muitos pensam, não se deve ao fato dos jovens não terem senso crítico, mas está diretamente relacionado aos maus exemplos que nos dão, cotidianamente, alguns políticos da geração anterior à nossa. Temos atualmente inúmeros casos de corrupção, diversos escândalos públicos, bem como uma enorme falta de ética e fidelidade partidária. Isto faz com que os jovens não tenham confiança e, pior ainda, não lhes permite entender que para haver uma mudança neste quadro é fundamental a nossa participação no exercício da cidadania. O eleitor jovem deve entender que a política faz parte de nosso cotidiano e é fundamental à manutenção de nossa sociedade como a conhecemos. Sendo assim, é deveras triste perceber que no Brasil ainda é muito pequena a participação da juventude em debates rela…
Imagem

O cerco se fecha

Justiça Eleitoral

O julgamento da Representação Nº 16507, originária de Ubatuba -SP, cujo relator é o Juiz Nuevo Campos e cujo representante é o Ministério Público Eleitoral, tendo como representados: Gilberto Macedo Gil Arantes, Eduardo de Souza Cesar, Maria de Fátima Soares dos Santos, Sandra Cristina da Motta Câmara e Adélia Torres, está pela bola sete. Quero dizer, a representação vai ser julgada na próxima sessão do TRE-SP. Para quem não está lembrado: REPRESENTAÇÃO POR CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTE PÚBLICOS. USO DE BENS MÓVEIS, MATERIAIS, SERVIÇOS E CARRO PERTENCENTES À PREFEITURA MUNICIPAL DE UBATUBA EM BANEFÍCIO DA CANDIDATURA. ART. ART. 73, I, II, III E §§ 4º E 5º DA LEI Nº 9504/97 E ART. 34, I, II, E III DA RESOLUÇÃO TSE 22261. PROCEDIMENTO Nº 121/2006 NA PJE DE UBATUBA. Caso perca Eduardo Cesar fica inelegível por 3 anos, de acordo com a LC 64/90, no entanto cabe recurso. Vamos esperar. (Sidney Borges com informações do site do TSE)
Imagem

Fidelidade partidária

PTC pede decretação de perda do cargo do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP)
20 de novembro de 2007 - 17h20

O Partido Trabalhista Cristão (PTC) ajuizou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma petição (Pet 2766), para que seja decretada a perda do cargo de deputado federal a Clodovil Hernandes. Ele foi eleito pelo PTC em 2006, mas migrou ao Partido da República (PR) depois do dia 27 de março, após o TSE decidir que os mandatos referentes a cargos proporcionais pertencem aos partidos políticos. O pedido tem como base jurídica a Consulta 1398 e a Resolução 22.610, do TSE.
Na Consulta, o então PFL, atual DEM, questionou sobre a titularidade do mandato parlamentar obtido pelo sistema eleitoral proporcional, quando houver pedido de cancelamento de filiação ou transferência do candidato eleito por um partido para outro. A Corte definiu que a vaga é do partido e/ou coligação.
Já a Resolução 22.610, do TSE, disciplinou as condições para a perda do cargo eletivo de parlamentares que trocar…