Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 10, 2013
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Não em meu nome

Fernando Gabeira
Mais de 1 milhão de pessoas assinaram um manifesto contra Renan Calheiros na presidência do Congresso Nacional. Movimentos como esse têm grande valor simbólico. Equivalem às manifestações modernas em que se protesta contra algo vergonhoso ou sanguinário com cartazes que dizem: "Não em meu nome". São bons para mostrar que o País não é homogêneo e que alguns governantes tomam atitudes francamente rejeitadas por milhares de seus conterrâneos.

Em termos internacionais, isso é a notícia. Calheiros passaria em branco se fosse apenas Calheiros com seu rebanho, notas frias, bela amante e um lobista de empreiteira para pagar suas contas. Mas é um presidente do Congresso rejeitado por milhões. Uso o plural porque o manifesto tem pouco mais de uma semana de vida e muitos que rejeitam a presença dele ainda desconhecem sua existência ou ainda hesitam em manifestar sua rejeição.

O manifesto vai encontrar um poderoso muro de cinismo, com materiais impenetráveis…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 16 / 02 / 2013

O Globo
"Mundo vê meteoro cair e ferir 1.200 na Rússia"

Milhões acompanham, pela primeira vez, imagens da explosão de força atômica

Não previsto, fenômeno causa pânico após onda de choque. Um meteoro de 15 metros de diâmetro e 10 toneladas explodiu ontem sobre cidades dos Montes Urais, na Rússia. Ele não foi previsto pelas agências espaciais e surgiu no mesmo dia em que outro asteroide passaria de raspão pela Terra, suscitando boatos apocalípticos. A explosão, no céu, causou onda de choque que afetou 3 mil prédios. A destruição só não foi maior porque a região é pouco povoada. Entre os 1.200 feridos, há 200 crianças.

O Estado de São Paulo "Controle da inflação será feito pelo juro, diz Mantega"

Ele descartou uso do câmbio para conter preços; mercado aposta agora em alta da Selic no 1º semestre

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem em Moscou, onde está para reunião do G-20, que a taxa de juros, e não o câmbio, é o mecanismo de controle da …

Raffaello Sanzio

Imagem
Retrato del Papa León X con dos cardenales (1518-1519)

Coluna do Celsinho

Céu e terra

Celso de Almeida Jr.

João deixou para o Bento.
José passou pro Calheiros.
Bento renunciou, aposentou.
Calheiros renunciou, mas voltou.
Bento declinou.
Calheiros ressuscitou.
Bento impactou.
Calheiros gargalhou.
O Conclave decidirá o pós Bento.
O Congresso é o mesmo pós Zé.
Bento deixa o poder.
Calheiros quer crescer.
Bento fala com Deus.
Calheiros fala com os seus.
Bento sentiu a pressão.
Calheiros levou de roldão.
Bento e a solidão.
Calheiros e a confusão.
Bento encerra a carreira.
Calheiros faz cara matreira.
Mundo de fé.
Mundo de feras.

Visite: letrasdocelso.blogspot.com.br

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Unidos contra a modernização

O Estado de S.Paulo
Só não causa mais estranheza a insólita e ativa aliança entre dirigentes sindicais e parte do empresariado contra a política de modernização dos portos, anunciada em dezembro pelo governo e resumida na Medida Provisória (MP) 595, porque seus objetivos são claros: eles não querem mudar nada, pois a modernização acabará com privilégios e garantias especiais. Interessados apenas em si próprios, eles são contra a entrada de novos participantes privados nas operações portuárias e, assim, tentam impedir ou retardar os investimentos necessários para a expansão, a melhoria e o aumento da eficiência dos serviços.

O gargalo representado pelo inadequado serviço dos portos impõe perdas ao País, pois encarece as exportações, mas pode ter efeitos ainda mais nocivos quando utilizado como instrumento de pressão e de ameaça por dirigentes nas suas negociações com as autoridades, como ocorreu com frequência no passado. Esse instrumento está sendo novamente …
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 15 / 02 / 2013

O Globo
"Papa prega ‘verdadeira renovação’ da Igreja"

Bento XVI diz que ficará escondido do resto do mundo, mas perto de religiosos

Ao defender mudanças na Igreja, pontífice afirma que trabalho do Concilio Vaticano II, há meio século, está inacabado e há muito o que fazer. Mensagem gera especulações sobre coexistência com o sucessor. Em audiência com religiosos de Roma, o Papa anunciou que, após renunciar, no dia 28, vai ficar "escondido para o mundo", mas continuará presente na Igreja: "Mesmo se me retiro agora, estou sempre perto de todos vocês nas rezas e vocês estarão perto de mim, mesmo se permaneço escondido para o mundo", disse, levantando especulações sobre como será a coexistência com o futuro Papa. Bento XVI pregou uma renovação verdadeira da Igreja e disse que o trabalho do Concilio Vaticano II não terminou.

O Estado de São Paulo "Bento XVI pede 'verdadeira renovação' da Igreja"

No último encontro com o cl…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Mercado de veículos, um ponto fora da curva

O Estado de S.Paulo
O setor automobilístico é um ponto fora da curva na indústria brasileira, cujos resultados recentes foram ruins. É isso o que oferecem os dados de produção e vendas de veículos do início do ano, em alta em relação ao mesmo mês de 2012 e no acumulado anual.

Os licenciamentos de automóveis, inclusive importados e elétricos, comerciais leves, caminhões e ônibus (268 mil unidades, das quais 243 mil nacionais), aumentaram 16% em relação a janeiro de 2012, segundo a associação das montadoras (Anfavea).

A produção de 279 mil unidades cresceu 8%, em relação a dezembro, e 32%, comparada à de janeiro de 2012 - o que se deve, em parte, à fabricação de veículos pesados, como caminhões, recuperando-se da baixa do início de 2012.

Números tão positivos devem-se à retomada do crédito, mais restrito em 2011 e 2012, em razão do aumento da inadimplência. O crédito move a atividade, pois, entre carros novos e usados, são financiados anualmente ce…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 14 / 02 / 2013

O Globo
"Carnaval 2013"

Vila de Martinho é a campeã

Com a força do samba-enredo de Martinho da Vila e Arlindo Cruz influenciando outros quesitos, como evolução e harmonia, a Vila Isabel conquistou o título de campeã do carnaval de 2013, o terceiro de sua história. A vitoriosa carnavalesca Rosa Magalhães, que não ganhava um desfile desde 2001, saiu da disputa levando de volta para a avenida um carnaval apoiado menos em espetáculo e mais num enredo bem amarrado — ainda que com patrocínio — desenvolvido em fantasias e alegorias inspiradas. A Beija-Flor, segunda colocada, seguiu a mesma tendência.

O Estado de São Paulo "Bento XVI critica ‘hipocrisia religiosa’ e Igreja ‘desfigurada’"

Na última missa aberta ao fiéis, papa atacou os que estão ‘instrumentalizando Deus’. Apontou a ‘divisão do clero’, sinalizando motivos de sua renúncia

Durante a celebração, ele caminhou sem ajuda e falou em vários idiomas.Cansado e também isolado, o papa Bento XVI de …

Arcimboldo

Imagem

Política

Vem aí um conclave inesquecível

Elio Gaspari, O Globo
Tudo o que se pode esperar da escolha do sucessor de Bento XVI é o fim de um Vaticano eurocêntrico. Desde que Karol Wojtyla tornou-se João Paulo II, a Europa é o centro das atenções da Cúria. O Papa polonês cumpriu uma fenomenal missão histórica ajudando a desmontar décadas de tolerância com as ditaduras comunistas.

Seu sucessor teve um pontificado medíocre enrolado pela tolerância com escândalos sexuais e financeiros de sacerdotes. Um deles passou de raspão pelo Brasil, num trambique do namorado da atriz Anne Hathaway, sócio do sobrinho do atual decano do Colégio de Cardeais, o poderoso ex-secretário de Estado Angelo Sodano. A moça micou em US$ 135 mil e o rapaz foi preso nos Estados Unidos.

As dificuldades do Vaticano com suas finanças são antigas. Foi Pio IX quem avisou: “Posso ser infalível, mas estou falido.” Já os desempenhos sexuais de alguns sacerdotes, mesmo sendo coisa antiga, tornaram-se uma encrenca recente, com a qual João…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A renúncia do papa

O Estado de S.Paulo
Na homilia para a Sexta-Feira Santa de 2005, o cardeal Joseph Ratzinger, que um mês depois sucederia ao papa João Paulo II como Bento XVI, lamentou: "Muitas vezes, Senhor, a tua Igreja parece-nos um barco pronto para afundar". Ratzinger referia-se ao que lhe parecia ser o abandono progressivo da rígida doutrina da qual ele foi um dos principais zeladores. Passados oito anos de papado, Bento XVI anunciou sua renúncia, alegando não ter mais a saúde necessária para o desafio de "governar a barca de Pedro e anunciar o Evangelho". O gesto, grave e histórico, denota grande coragem moral, pois, embora a renúncia esteja plenamente prevista no direito canônico, não é corriqueiro que um papa, cujos predicados são geralmente vinculados à santidade, revele seus limites humanos. Mas foi também o ponto final de uma trajetória conturbada, que esteve longe de promover a conciliação de uma Igreja profundamente dividida e abalada por escândalos.

T…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 13 / 02 / 2013

O Globo
"Só agora, Vaticano revela problema cardíaco do Papa"

Bento XVI usa marcapasso há 10 anos e se submeteu a cirurgia em novembro

Cardeais brasileiros já se preparam para conclave. O Vaticano admitiu pela primeira vez que Bento XVI dependia de um marcapasso, colocado há dez anos, para liderar a Igreja Católica. Revelou ainda que há três meses ele fez uma cirurgia, em sigilo, para a troca de bateria. Mas desvinculou o problema cardíaco da renúncia. Cardeais brasileiros já se mobilizam para votar no conclave que elegerá o sucessor do Pontífice.

O Estado de São Paulo "Disputa de poder foi um dos motivos da saída de Bento XVI"

Além da saúde fragilizada, papa estava consciente de que não mandava sozinho na Santa Sé e via decisões contestadas; Vaticano confirmou que ele usa marca-passo

Cansado e também isolado, o papa Bento XVI de fato renunciou ao pontificado por conta de sua fragilidade. Fontes próximas ao Vaticano, porém, dizem que entre os m…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Boa safra, grandes problemas

O Estado de S.Paulo
Mais uma vez a previsão de uma boa safra, no Brasil, é recebida como prenúncio de sérios problemas de armazenagem, transporte e embarque nos portos. Com muito investimento em pesquisa, em novos processos e em modernização produtiva, o País converteu-se numa das principais potências mundiais produtoras de alimentos, posição consolidada nas últimas duas décadas. Mas foi incapaz de criar nesse período a infraestrutura necessária à estocagem e à movimentação eficiente e barata de suas colheitas. Neste ano o problema se repete. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima para a safra 2012-2013 um novo recorde na produção de cereais e oleaginosas - 185 milhões de toneladas, 11,3% maior que a obtida na temporada anterior. A área cultivada deve ser 4,1% maior que a da safra 2011-2012 e o aumento da safra resultará principalmente, como tem ocorrido há muitos anos, do aumento da produtividade. A estimativa do IBGE, quase sempre com pequena…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 12 / 02 / 2013

O Globo
"O sagrado: Trono vazio no Vaticano"

Primeiro Papa a renunciar em 600 anos, Bento XVI alega saúde frágil; sucessor será eleito até a Páscoa

Em pleno carnaval, anúncio do fim do pontificado, marcado por escândalos de pedofilia e vazamento de documentos secretos, surpreende o mundo. Dois brasileiros aparecem na ampla lista de candidatos. Jornada da Juventude, no Rio, em julho, está confirmada. Líder religioso dos 1,2 bilhão de católicos, o Papa Bento XVI surpreendeu o mundo ao anunciar que aos 85 anos não tem mais a força física e mental para exercer suas funções e que renunciará no dia 28 ao pontificado, após quase oito anos no cargo. Um novo conclave será convocado, e 118 cardeais deverão eleger um Papa até a Páscoa. Dois brasileiros, dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, e dom João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, aparecem na ampla lista de candidatos para suceder Bento XVI, que nomeou mais da metade dos cardeais. Escândalos …

Miró

Imagem

Pitacos do Zé

Se tivesse mais educação!

José Ronaldo dos Santos
Passando pela sala,assisti uma reportagem do programa FANTÁSTICO a respeito dos carros equipados com potentes equipamentos de som.  Numa cidade, Aparecida de Goiânia, as autoridades tiveram que tomar outras atitudes em relação aos que demonstram tamanha estupidez humana, tirando a paz das pessoas nas ruas e em suas próprias casas, perturbando até bebês, doentes, idosos e demais seres vivos. No mesmo instante questionei se determinados miseráveis da vizinhança estariam assistindo e entendendo o assunto da televisão. Tomara que eles tenham capacidade para isso (que não é tanto!).

O assunto fez me lembrar do amigo Jorge G., num tempo em que a sua saudosa mãe estava muito doente. Na rua onde ele morava, nas cercanias da pobre escola Aurelina, no bairro da Estufa II,um desses carros resolveu fazer uma parada demorada perto do seu portão. Imagine só: um cidadão que não atrapalhava ninguém, que se dedicava o quanto podia à mãe, ter de aturar um …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Nos passos do pai

O Estado de S.Paulo
Bem que o povo ensina: quem sai aos seus não degenera. O deputado federal Renan Filho, 33 anos, o mais votado dos candidatos alagoanos em 2010, depois de ter sido, como o avô e um de seus sete tios, prefeito de Murici, reduto do clã Calheiros, teve com quem aprender, e soube aprender depressa, que o nosso é apenas nosso, e que o dos outros é nosso também - a regra de ouro do patrimonialismo. Mal o seu pai se elegeu pela segunda vez presidente do Senado, sob denúncia do Ministério Público Federal por peculato, falsidade ideológica e utilização de documentos falsos, Filho ingressou no noticiário político pela via escusa e geralmente desimpedida da apropriação de bens públicos. No caso, as chamadas verbas indenizatórias com que o Congresso banca os gastos de seus membros com itens vinculados ao exercício de seus mandatos, como passagens aéreas, comunicações e aluguel de escritórios políticos - o que já de si é uma exorbitância.

Ontem, enquanto ainda eco…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 11 / 02 / 2013

O Globo
"Império é candidato a subir"

Escola de Madureira ganha Estandarte de Ouro, que pela Ia vez é divulgado logo após desfile da Série A

Segundo o júri do GLOBO, harmonia, força da bateria e empolgação dos integrantes encantaram o Sambódromo após dois dias de desfiles bastante irregulares. Inocentes de Belford Roxo estreia no Grupo Especial abusando dos efeitos especiais. O Império Serrano foi escolhido pelo júri do Estandarte de Ouro, do GLOBO, como a melhor escola no carnaval de 2013 na Série A. Com o enredo "Caxambu - O Milagre das Águas na Fonte do Samba" a força da bateria e do canto dos componentes empolgaram o Sambódromo. A harmonia fez o samba crescer na avenida, segundo o júri. A Inocentes de Belford Roxo abriu a primeira noite do Grupo Especial com homenagem à Coreia do Sul. A escola esbanjou efeitos especiais e encantou.

O Estado de São Paulo "Partidos deram R$61 milhões a aliados"

Registrados no TSE, repasses servira…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Torcedores sofrem nas arenas

O Estado de S.Paulo
O conceito de arena, praça de esportes com equipamentos modernos e tecnologia de ponta para propiciar conforto e segurança para torcidas e jogadores de futebol, passou a ser utilizado para demarcar suas diferenças dos velhos estádios. No Brasil, contudo, até agora a experiência com o novo tipo de construção ainda não proporcionou nada que fosse capaz de facilitar a vida de quem atua ou, principalmente, de quem pagou ingressos mais caros para se livrar dos aborrecimentos e do desconforto nas edificações ditas modernas.

Construído há meio século pelo Estado de Minas para abrigar as torcidas fanáticas e adversárias inconciliáveis dos dois principais clubes de Belo Horizonte, o Cruzeiro e o Atlético Mineiro, o Mineirão foi posto abaixo para que sobre seus escombros se construísse a moderníssima Minas Arena. O antigo colosso para 100 mil torcedores dos últimos 50 anos recebeu nova cobertura, arquibancadas, vestiários, estacionamentos e esplanad…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 10 / 02 / 2013

O Globo
"Carnaval 2013 - Milionários do samba"

Luxo e riqueza fazem de Vila, Beija-Flor, Salgueiro e Tijuca as eternas favoritas

Das 12 escolas do Grupo Especial, oito vêm com enredos criados em busca de patrocínio. Algumas estão no vermelho. Além de R$ 5,6 milhões que cada uma recebeu em subvenções e pela venda dos ingressos e direitos de imagem, as 12 escolas do Grupo Especial que começam a se apresentar hoje no Sambódromo passaram o ano correndo atrás de mais dinheiro. Algumas vêm com desfiles de R$ 10 milhões, enquanto outras usaram as receitas para pagar dívidas. Esse contraste, já evidenciado nos barracões, será exposto na Sapucaí, onde Beija-flor, Salgueiro, Unidos da Tijuca e Vila Isabel chegam, como nos últimos anos, favoritas ao título.

O Estado de São Paulo "Doze Estados aumentam gastos com propaganda"

Em ano pré-eleitoral, a verba para publicidade dos governos é em média 37% maior que a de 2012

Vinte e três estados, além do Distrito Fede…