Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 25, 2005

Charada

Imagem

Histórias de nossa terra

Imagem
O sr. Lindolfo (de chapéu e paletó branco, último à direita)
observa o avião que fez um pouso forçado em Ubatuba

SAINT-EXUPÉRY
A incrível história de sua passagem por Ubatuba

Uma viagem imaginária
Reportagem deEdmar Pereira
Enviado por Ronaldo Dias

Uma tarde luminosa do mês de junho de 1933 em Ubatuba, época de tanto peixe que as tainhas podiam ser apanhadas na praia, apenas com as mãos. Época em que os parcos 800 habitantes da cidade viviam ainda o espanto do seu primeiro contato com um automóvel, ocorrido poucas semanas antes. Mas nessa tarde o espanto seria maior: sem qualquer aviso ou preparação na praia de Itaguá, centro da cidade - cujas árvores haviam sido cortadas exatamente para uma emergência desse tipo na Revolução de 32, mas nunca sucedida -, desceu um avião. Um teco-teco da Cia. Gènèrale Aero-Postale, que fazia a linha aérea regular entre França e Argentina. Nos 11 mil quilômetros do percurso passava pela costa atlântica brasileira e teria descido em Santos, na base aérea da Pra…
Imagem
52 anos depois, o sr. Lindolfo aponta o local do pouso,
hoje transformado em um jardim, em Ubatuba

Filinho foi também, sem qualquer má intenção, uma espécie de cultor e divulgador de um mito que Ubatuba teve como verdade durante 52 anos. O de que, após a visita do alemão Hans Staden mais de quatro séculos antes, a cidade recebera outro visitante internacionalmente célebre. Antoine foi imediatamente dado como Antoine de Saint-Exupéry, o famoso aviador e autor de O Pequeno Príncipe, livro que provocaria erupções de sensibilidade banal em vários cantos do mundo, incluindo as passarelas por onde desfilavam as candidatas a miss Brasil - embora nessa área venha nos últimos anos perdendo terreno para Feliz Ano Velho, de Marcelo Paiva.
Antoine, como esclarece hoje, após mais de 20 anos de pesquisa o jornalista, museólogo e pesquisador de cultura popular Luiz Ernesto Kawall, 58 anos de idade, não era um prenome. Tratava-se do piloto Léon Antoine, também um dos grandes ases da aviação francesa em…
Imagem
Kawall, fim de um mito

Kawall começou sua pesquisa a partir de uma notícia publicada em 9 de novembro de 1964. "Essa história foi criada como um conto de fadas. Em 1933, Ubatuba, isolada no Litoral Norte, onde só se chegava por mar ou então pelo céu - e aí só por acidente - estava reduzida a 110 casas, todas mais ou menos em ruínas, e em dez anos poderia acabar. Matava-se peixe a pau e apanhava-se milhares de tainhas cujos cardumes vinham dar à praia e eram enterrados como sobras. Quando o aviãozinho desceu, um grupo logo correu ao Itaguá e cercou a nave. Hélice parada, os tripulantes desceram, foram guiados por um agitado cortejo popular até a casa do radiotelegrafista da Aero-Postale, Gilberto Nogueira Brandão. Léon Antoine e Chauchat queriam ficar hospedados em sua casa, mas o telegrafista não tinha acomodação suficiente e isto chegou até a causar um pequeno desentendimento".
A partir daí, Antoine e Chauchat foram considerados hóspedes oficiais da cidade pelo então prefeito…
Imagem
Antoine e Filinho: reencontro

Tornada pública a partir de 64 por uma série de reportagens do jornalista Ewaldo Dantas Ferreira, a inusitada visita de Saint-Exupéry passou quase que imediatamente a ser pesquisada por Luiz Ernesto Kawall. Que nesses 20 anos leu toda a obra do autor de O Pequeno Príncipe, "embora sem ficar particularmente impressionado por sua qualidade literária, acho tudo um pouco piegas demais, acho até que prefiro O Pequeno Príncipe do filme exibido pela Globo do que o do livro".
Kawall tornou-se então conhecedor da obra e da vida deste francês nascido em 1900 e cujo avião desapareceu sobre o Mediterrâneo no dia 31 de julho de 1944, entre Grenoble e Annecy, depois de haver partido de um campo de pouso na Córsega. "Não encontrei na obra do escritor nenhuma referência ao acidente de Ubatuba, suas maiores referências ao Brasil estão contidas no capítulo 13 de Vôo Noturno, onde fala sobre as montanhas 'recortadas com nitidez no céu brilhante', das fl…
Imagem
O avião, alvo da curiosidade

Sabe-se, comprovadamente, de Saint-Exupéry em Natal (onde se hospedava no hoje também já demolido Grande Hotel, que abrigou também Bing Crosby e o, na época, príncipe Feisal), na Praia Grande, em Pelotas e Porto Alegre. Mas a descida em Ubatuba tornou-se um mito tão forte que envolveu, ou foi corroborado, até por uma especialista imbatível na biografia do escritor-piloto-aventureiro, a dominicana irmã Rosa Maria. Ela ficou nacionalmente conhecida ao responder sobre Saint-Exupéry no programa O Céu É o Limite, tendo depois disso escrito um livro sobre ele. No prefácio, fazia referências a pousos forçados em Santos, Praia Grande e Ubatuba. Mas, Kawall explica, irmã Rosa Maria foi das primeiras a alertá-lo de que Ubatuba tinha poucas possibilidades de ter sido pelo menos uma vez incluída em seus roteiros.
Kawall, entre muitas outras pessoas, foi ouvir em Ubatuba - onde criou o Museu do Bairro Tenório, para preservação da memória, história e paisagem da cidade - …
Imagem
Saint-Exupéry (de terno) e Léon Antoine (de chapéu), em Cap Juby

A saga exuperyana foi confirmada pelo historiador e ex-prefeito Filinho: "Quanto o avião desceu houve aquele burburinho, o aparelho foi cercado pela população. Um húngaro, Julio Kertz, tentou falar com o piloto em alemão, mas ele não entendeu". Ele lembra que "no dia seguinte os franceses ainda passaram a pé pela frente de casa, junto à praça da Matriz, se despediram com um au revoir e foram embora. Não sei se passaram telegrama no correio, acho que não, pois se a própria Air France (nome da Aero-Postale de 1933 em diante) tinha estação telegráfica não precisariam disto". Filinho informou que não há mais registro dos livros do hotel, porque seus proprietários morreram. Mas conseguiu descobrir o telegrafista Gilberto Brandão, da Air France, morando em Niterói, e este confirmou numa carta "a estada de Saint-Exupéry entre nós", embora sem conseguir precisar exatamente a data.
A "estada"…
Imagem
Antoine, relatando suas lembranças do pouso em Ubatuba

Porcher contou também que, "por volta de 50 e poucos, quando Saint-Exupéry começou a ficar falado e famoso, eu soube que aquele homem alto e gentil que descera em Ubatuba era ele". O fotógrafo morreu antes de ver desfeito o equívoco. Mas com as fotos na mão, Kawall foi em frente. Uma das primeiras pessoas que procurou foi a dominicana Rosa Maria, que não pôde dizer com certeza se nas fotos estava ou não seu amado Saint-Exupéry. Talvez no lugar do escritor-piloto estivesse outra celebridade, o grande pioneiro da aviação e grande herói Jean Mermoz, que também pilotara para a Gènèrale Aero-Postale. Kawall tentou Joseph Halfin, da Air France, escreveu cartas para a França, mas nada de levantar com certeza a indentidade dos dois franceses que pernoitaram em Ubatuba.
A verdade começou a aparecer em setembro do ano passado, quando se comemorava a travessia do Atlântico por Mermoz e a TV Globo entrevistou o jornalista francês Jean…
Imagem
O já demolido hotel Felipe, em guache de João T. Leite

A pesquisa estava terminada, ou quase. Luiz Ernesto Kawall decidiu então que tudo só ficaria completo depois de um encontro com o próprio Leon Antoine, sobre quem Fleury informara estar vivendo no Brasil desde que se aposentara na Air France. Antoine, casado, pela segunda vez, com Célia Regina, uma bela negra brasileira, de fato mora num sítio em Barão de Javari, no interior fluminense. Aos 84 anos, pai de dois filhos, tem cinco netos e dois bisnetos. Adora o Brasil e permanece um admirador de bons vinhos. Reconheceu imediatamente as fotografias feitas em Ubatuba do seu avião Late 26. Já pilotou todos os tipos e avião, do primitivo Brequet-14 até o Super G Constellation. Seu relato sobre o episódio:
- Nossa próxima parada seria Praia Grande, mas na altura de Ubatuba a cerração impediu o vôo visual. Nós nos guiávamos por cartas da Marinha do Brasil, sempre observando os faróis, e os homens da empresa acendiam fogueiras nos pousos de …
Imagem
Na velha fotografia, o testemunho de um equívoco que durou 52 anos

O capítulo final desa história que remete a memória aos tempos heróicos da aviação, à lembrança de homens como Saint-Exupéry, Mermoz, Guillaumet e Dumesnil, foi encenado há algumas semanas: Léon Antoine, após 52 anos, retornando a Ubatuba. Revendo os mesmos cenários hoje muito mudados, impossibilitado de hospedar-se no colonial Hotel Felipe, que não existe mais, para abrigar-se sob as sofisticadas quatro estrelas do Palace Hotel. As testemunhas da época são também poucas.
Mas lá estava Filinho, o historiador, farmacêutico, ex-prefeito. O homem que ajudara a cimentar um mito e que assistia à definitiva destruição do seu atraente mistério. Ubatuba, cujas areias receberam escritos do Anchieta, cujos índios foram introduzidos pelo padre Nóbrega aos rudimentos do que o Ocidente chama de civilização, cujas paisagens extasiaram o alemão Hans Staden, teria de abrir mão de sua mais palpitante história contemporânea: o Pequeno Prí…

O prédio da Câmara

Imagem
Luiz Moura
Descobri o motivo da pasmaceira que assola a administração Eduardo César (PL + PT). Além de estar cursando uma faculdade em Caraguatatuba, o prefeito de Ubatuba, ainda presta "relevantes serviços" ao município de São Sebastião. Pelos serviços prestados, na semana passada, foi agraciado com o título de "cidadão sebastianense" pela Câmara Municipal daquele município. Se estivesse desempenhando satisfatoriamente o papel que lhe foi concedido em 03 de outubro 2004 pelos cidadãos ubatubenses, seguramente, poderia ser apelidado de super-homem.
A condecoração oferecida pelo Legislativo sebastianense me fez lembrar que, há alguns dias recebi um CD-Rom, com uma série de fotografias, que mostra o estado em que se encontra (por falta de manutenção) o prédio de responsabilidade do poder Legislativo de Ubatuba, tombado pela Resolução 68 de 13/12/1985 do Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. A resolução foi publica…

Revisar conceitos

Ronaldo Dias
Andando por aqui, pois por aí, o trânsito não deixa, não é preciso ir, além de onde a vista alcança, para enxergar e, claramente, perceber de que é preciso rever conceitos de uso e, de ocupação, se tivermos qualquer objetivo, sério, de preservação ambiental. Peço, aos amigos que não se distraiam com o colorido e, atinem pelo uso transloucado do nosso "verde". Do desrespeito ao comum, ao arremesso de lixo nas costeiras, passando pela coleta de "mudinhas" de bromélias e parasitas vem o extermínio sistemático, até, das sementes de cracas e, mariscos. São claros e reluzentes sinais do que pretendem alguns destes visitantes que estão por aí. Alguns, de centenas de milhares, são muitos! É preciso rever conceitos. É preciso estabelecer posturas. É preciso despertar de sonhos poéticos de preservação e, conviver com a dura realidade. Para preservar será preciso, muito mais do que esta legislação, apenas restritiva e, inócua, nos resultados, feita para poucos cum…

Da série: "recordar é viver"

Imagem
A partir da esquerda: Moromizato, Martiniano, Maida, Gerson, Cesário, Agnaldo, Domingos, Rodrigo e Quincas.

Esta foto foi originalmente publicada no dia 31 de dezembro de 2004, véspera da posse de Jairo dos Santos como presidente da Câmara Municipal de Ubatuba. A posse não aconteceu exatamente no dia posterior, problemas técnicos adiaram o evento, mas a comemoração tinha uma justificativa. Depois de muitos anos de luta o PT chegava ao poder em Ubatuba.

Sidney Borges

Editorial

Fim de ano

O casamento de Juliana, filha do coronel Antônio Bento foi sem sanfoneiro, tocou o mestre Bené Nunes, do Rio de Janeiro. Nesse dia bodocó faltou pouco pra virar. Hoje é um dia bodocó, estamos quase virando. Tim Maia faz falta, daria um ótimo presidente. Durante anos ouvi dizer que o mundo acabaria em fogo no ano 2000. Já estamos em 2005, quase em 2006 e o mundo continua girando em torno de seu eixo, firme forte e altaneiro, como um escoteiro no arrebol, imerso na luz do sol. Dois mil e cinco será lembrado como o fim do ciclo iniciado em sessenta e oito. O sonho cortado pelo AI-5 permaneceu vivo até explodir como uma bolha de sabão espetada pelos alfinetes malignos de Waldomiro Diniz primeiro e “Delúbio e seus red caps” depois. Pela primeira vez na história das comunicações do país, tivemos uma crise em que houve democracia na divulgação de idéias. A Internet fez a diferença. Se foi possível ler na web o filósofo Olavo de Carvalho, representante do pensamento de direita, tamb…
Imagem

Pets

Imagem
Esta é Dorinha, que mora numa folha de violeta, no jardim de casa. Não tenham medo, Dorinha é inofensiva. Você só deve se preocupar se for um mosquito, nesse caso ela é perigosa.

Sidney Borges

Jaqueira frondosa

Imagem

Engenheiro-jornalista

Imagem

Cãozinho simpático

Imagem

Conexões

Vamos ver se alguém imagina o que há de comum nas imagens acima. Uma jaqueira carregada de frutos, um engenheiro-jornalista pensativo e um cãozinho simpático. Como é praxe contar histórias edificantes nos finais de ano, escolhi esta para os leitores do Ubatuba Víbora que precisam de um pouco de esperança nestes tempos bicudos em que somos os penúltimos na tabela do crescimento, salvos da suprema humilhação pelo Haiti.
A jaqueira orgulhosa que exibe magníficos frutos, nem sempre foi assim. Um dia, quando ela era pouco mais do que um arbusto correu sério risco de ser abatida, como pretendem fazer com a amendoeira de meia-idade da praia do Cruzeiro. O Paço Municipal estava sendo erguido num terreno quase rural. A Maria Alves acabava onde hoje é a padaria Estrêla, que já existia na época. A árvore media então pouco mais de três metros e crescia exatamente onde estavam construindo a rampa do Paço, aquela que os prefeitos sobem no dia da posse e que fica cheia de gente querendo dizer que vot…

Praia de Maranduba

Imagem
Nós a queremos assim como nesta foto, cheia de gente, como área de recreação e lazer, aberta livre e pública, com o povo usufruindo de sua beleza. Mas olha o que a Prefeitura nos brinda " Hooter jet". Cadê a praia, cadê o mar? 8.000 m. Cidade turística não precisa disto à beira do mar. Para onde irão os valores aqui arrecadados? Com certeza não ficarão para este município. Emprego? Perguntem para quem lá já trabalhou na temporada passada.Nossos comerciantes que quiseram brindar os turistas que por aqui passam o ano novo, não têm mais esta área para fazer a queima de fogos. E agora José?

Maria Cruz
Moradora da Maranduba

QUEREMOS MORALIDADE ADMINISTRATIVA!

Glaucia Gomes da Silva*
No dia 13 de dezembro o Sindicato dos Servidores ocupou a tribuna da Câmara Municipal na pessoa de sua presidente, e se posicionou pedindo o adiamento do projeto de lei do executivo (que dispunha sobre a Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal e criava cargos em comissão )e que iria a votação naquela data. Os vereadores não acataram o pedido de adiamento, com exceção do Sr. Edílson Félix, todos os outros aprovaram a lei.
Após a publicação da lei o Sindicato vem a público explicitar as razões pelas quais, já naquela data, questionava vários itens do projeto.
Conforme Termo de Compromisso de ajustamento de Conduta do Ministério Público do Trabalho vários cargos comissionados só deveriam ser preenchidos através de concurso público, e o Executivo tendo que acatar o posicionamento do Ministério extinguiu conforme Lei 2724/05 publicado no jornal “a cidade” do dia 05.11.05. É necessário aprofundar o debate para o bem do serviço e do dinheiro público munic…

Consumação mínima

Quiosques de Ubatuba serão alertados sobre proibição da medida

Nesta sexta-feira, 30, um fiscal da Seção de Tributos Mobiliários da Prefeitura de Ubatuba estará distribuindo um comunicado do Procon em todos os módulos de quiosques das praias Grande, Maranduba e Tenório. No total 44 quiosques receberão os comunicados alertando quanto a proibição da cobrança de consumação mínima.
O Procon de Ubatuba recebeu nesta quinta-feira, 29, cinco denúncias da cobrança de consumação mínina estabelecida em quiosques da Praia Grande. Segundo o coordenador do órgão, Henrique Zwilbelberg, a prática da cobrança é considera abusiva de acordo com o artigo 39, inciso V, do Código de Defesa do Consumidor. “Tem quiosque que está estabelecendo uma consumação mínima de R$ 50,00, o que é algo completamente abusivo”, disse o coordenador.
O Procon orienta que quem quiser denunciar a cobrança da consumação mínina que entre em contato pelos telefones (12) 3833-3022 ou 3833-5446, ou dirija-se a avenida Dona Maria Alve…

Obra embargada

Imagem
Obra em desacordo com o projeto apresentado à Prefeitura

Prefeitura embarga shopping temporário na Maranduba

A Prefeitura de Ubatuba embargou nesta quinta-feira, 29, as obras de construção de um shopping temporário na Praia da Maranduba. O embargo foi motivado porque a empresa proprietária do empreendimento, a A. G. Martini, iniciou a execução da obra em desacordo com o projeto apresentado junto a Secretaria de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura.

Denúncia no SPU

Além da construção estar em desacordo com o projeto, o que motivou o embargo da obra pela prefeitura, o empreendimento também está sendo contestado pelo SPU – Serviço de Patrimônio da União, que recebeu uma denúncia de que o shopping estaria ocupando uma área da marinha. A gerência regional do órgão federal encaminhou ofício à Prefeitura de Ubatuba pedindo providências. A notificação desta questão também foi apresentada ao proprietário do empreendimento nesta quinta-feira que deverá agora apresentar documentos e o projeto ao S…

"Melhor Idade"

2005 foi um ano movimentado para a Melhor Idade de Ubatuba

O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba dedicou uma atenção especial à Melhor Idade em 2005. O objetivo do Fundo Social foi promover a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. Através de parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer foi criado o Projeto Atividade Física e Cidadania nos bairros Maranduba, Lagoinha, Enseada, Lázaro, Itaguá, Estufa I e II, Silop, Praça Bip, Salão da São Francisco, Perequê-Açu, Taquaral, Marafunda, Ipiranguinha e Horto, proporcionando atividades como alongamento, caminhada e vôlei adaptado a cerca de 500 pessoas.
Em abril, uma delegação de 36 atletas participou da 9ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) em São Vicente. Disputando o torneio em 11 modalidades, Ubatuba terminou a competição na 24ª colocação.
No mês de maio cerca de 150 mães foram homenageadas no Ubatuba Tênis Clube. Ainda em maio, o “Domingão da M…

A Onda é Brincar

Imagem
O sucesso da Casa do Brinquedos superou as expectativas

Casa do Brinquedo de Ubatuba fecha o ano com mais de 2500 visitantes

A Casa do Brinquedo, parceria entre a Secretaria de Educação e Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, foi uma das atividades mais atraentes para as crianças de Ubatuba em 2005. No projeto “A Onda é Brincar”, a Casa do Brinquedo é itinerante e percorre todos os bairros da cidade, utilizando espaços de escolas e áreas publicas, facilitando o acesso das crianças de comunidades mais distantes. Com dez profissionais trabalhando na monitoração, acompanhamento pedagógico, manutenção dos brinquedos e desenvolvimento de atividades, a Casa do Brinquedo também esteve presente nas edições do projeto “Prefeitura no Bairro”.
Segundo Renata Ramos Martins, coordenadora do projeto, os principais objetivos da Casa são resgatar o espaço lúdico na vida da criança e oferecer oportunidades de aprendizagem através de jogos, brinquedos e brincadeiras. “Tentamos mostrar a importância do…

Mudança na Câmara

Imagem
Dr. Ricardo Cortes, novo presidente da Câmara

Câmara Municipal tem novo presidente

Neste domingo, dia 1º, às 10h00, a Câmara Municipal realizará a Sessão Solene de posse da nova mesa diretora para o exercício de 2006, assim constituída:

Presidente – vereador Dr. Ricardo Cortes (PV);
Vice-presidente – vereador Marcos Francisco (PSC);
1º Secretário – vereador Charles Medeiros (PSB);
2º Secretário – vereador Romerson de Oliveira (PFL).

Empenhada em desenvolver um trabalho sério em prol do município, a nova diretoria também estará buscando dar sustentação as ações do Executivo para o desenvolvimento da cidade. Para o setor administrativo serão tomadas medidas imediatas de contenção de gastos e desperdícios.
O novo presidente, Dr. Ricardo Cortes, assume o cargo reafirmando o compromisso com seus eleitores e também com a cidade, ressaltando que as portas do Legislativo estarão sempre abertas aos interesses da coletividade. “Queremos fazer nesse ano que se inicia um governo democrático, acima d…

O "Espetáculo do crescimento"

Imagem
Em 2005, Brasil só cresceu mais do que o Haiti

O Brasil chega ao final de 2005 em posição constrangedora entre os países da América Latina e do Caribe. Levantamento da Cepal informa que o país amargará o segundo pior índice de crescimento econômico da região: 2,5% do PIB. O Brasil só não é o lanterninha porque conseguiu superar o Haiti (1,5%), o país mais pobre do continente.
O desempenho da economia brasileira foi muito inferior ao da Venezuela (9%) e ao da Argentina (8,6%), os dois países que mais cresceram na região em 2005. Ficou abaixo também de nações como Chile, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai, que cresceram entre 5,5% e 7%. Perdeu ainda para Bolívia, Colômbia, Honduras e Nicarágua, que registraram crescimento ao redor de 4%.
Os dados constam de relatório anual que acaba de ser fechado pela Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), organismo da ONU. O trabalho foi elaborado a partir de informações oficiais dos países. Além de medir o desempenho de 2005…

Urubu malandro

Imagem
Antonio Alberto, 23, freqüentador da praia do Cruzeiro

Há quem imagine que a nossa vida é ruim. Vocês, humanos, se sentem enojados ao nos ver, o que para nós é uma imensa vantagem. Ninguém cogita em nos comer no Natal. Nem para canja servimos. Também falam mal de nossa dieta, que na verdade não é tão diferente da de vocês. Tudo se resume em tolerância à cadaverina, presente nos “presuntos” que ingerimos. Vocês os comem frescos ou em conserva, nós os preferimos maturados, mais macios. Comida não nos falta, não pagamos impostos, não precisamos trabalhar e fazemos amor à vontade. No mais voamos, somos os mestres dos ares, contemplamos o mundo de cima, não temos moléstias cardiovasculares e nem desconfiamos o que seja stress. E para finalizar, as melhores praias são nossas, vocês poluem e nós usamos. Vai uma boquinha? Não? Então, feliz ano novo!

Sidney Borges

Peixinho é...

Imagem
Maradona para Pelé:
- Edinho é como se fosse meu filho...

Sidney Borges

Aviso de interdição de ponte

O Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal de Ubatuba informa que a Rodovia que liga o Monte Valério ao Bairro Rio Escuro, na altura do Km 8, ficará interditada durante o dia 3 de janeiro, das 7h às 17h. Essa medida será tomada devido à necessidade de reforma na Ponte localizada no Sertão das Cotias. PMU

Preservando o "matinho"...

Imagem
... o galho permanece dificultando a passagem de pedestres

Luiz Moura
Não vou transcrever a previsão feita hoje pelo meu compadre e companheiro de caminhadas, que também é engenheiro, sobre a operação tapa-buracos nas ruas pavimentadas com concreto asfáltico, iniciada pela administração Eduardo César (PL + PT). Sei que se falar sobre a forma errônea e da péssima técnica que ocasionará prejuízos ao erário público, os puxa-sacos vão cair de pau em cima e argumentar que: "esse pessoal é f... quando o prefeito não faz reclamam e quando faz sempre arrumam um jeito de criticar".
Só espero que o trabalho iniciado não tenha a agravante de estar sendo executado pela inapta secretaria municipal responsável pela limpeza urbana, que vem demonstrando a sua incapacidade a cada dia que passa. A foto acima mostra um galho de árvore impropriamente deixado no passeio público. Há mais de um mês o galho permanece dificultando a passagem de pedestres. Pessoas inconseqüentes, sabedoras da indiferenç…

“Cargos de provimento em comissão”

Corsino Aliste Mezquita
“As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento”. (Constituição Federal, artigo 37, inciso V. Redação dada pela EC 19/98)
Está claro, para quaisquer cidadão que queira entender, que, os cargos em comissão deverão acontecer :
- em percentuais mínimos:
- funções especificas de chefia, direção e assessoramento;
- funções que, por sua natureza, exigem formação, preparo técnico e experiência para poder chefiar, dirigir e assessorar outras pessoas subordinadas, menos capacitadas ou especializadas, no assunto a ser assessorado.
Não cabem outras interpretações. Os juristas costumam afirmar que, o que está claro não é passível de interpretação.
Por Ubatuba ser diferente e, a legislação municipal, não atender ao…

Notícias da ADUBA

Imagem
Edson Bitencurt é o novo presidente da ADUBA

A ADUBA – Associação dos Deficientes de Ubatuba, neste ultimo dia 17 de Dezembro em sua sede, realizou eleições para os cargos de Diretoria, renovando assim para o Biênio 2006 – 2007 onde fora eleito o Senhor Edson Bitencurt para o Cargo de Presidente da Entidade, Edson que teve a perna amputada e parte do outro pé em um acidente de trânsito, sabe bem o que é estar do outro lado da linha, pessoa que muito contribuiu para a estruturação da Entidade e que tem como ponto de vista o respeito à legislação e uma nova era na ADUBA, onde deve fazer menos eventos e trabalhar mais ligado a aplicação e cobranças das Leis, Municipais, Estaduais e Federais.
Edson Bitencurt é aposentado e trabalha com venda de sorvetes em um quiosque na praia grande.
André Luiz dos Santos, agora ex-presidente da ADUBA, deve continuar sua luta pela inclusão social através da Federação do Litoral Norte para Assuntos da Pessoa com Deficiência, a qual Ele é Coordenador Geral e …

Notícias da Prefeitura

Imagem
Fundart realiza exposição tripla em Ubatuba

Desenho, tecelagem e cerâmica são as artes que se misturam em uma grande exposição

Os visitantes e moradores de Ubatuba têm, nesta semana, uma boa oportunidade para conhecer um pouco da arte praticada em nossa cidade. A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) iniciou, no dia 22, uma grande exposição, com obras feitas pelos alunos dos cursos de Desenho, Aquarela e Tecelagem durante o ano de 2005. A exposição poderá ser contemplada até o próximo dia 4 de janeiro, no salão de eventos do Casarão do Porto, na Praça Anchieta.

Tecelagem

Os 20 alunos da Oficina de Tecelagem mostrarão ao público, cachecóis, estolas, cangas, bolsas, faixas, cintos, caminhos de mesa, e jogos americanos produzidos durante o segundo semestre de 2005. Além disso, a professora Débora U. Barocas estará na Fundart em alguns períodos, fazendo demonstrações de tecelagem. Em uma técnica que mistura a técnica antiga com um material da modernidade, Débora mostrará como se faz…

Santa Casa

Santa Casa de Ubatuba agradece aos colaboradores

A Santa Casa de Misericórdia Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, vem a público agradecer a boa vontade dos seguintes colaboradores:
- Bar do Ulisses, na pessoa do Sr. Ulisses Tavares, ao doar 20 saboneteiras e 20 papeleiras;
- Igreja Evangélica Ágape, na pessoa da Sra. Eliani de Medeiros, ao doar 10 latas de Nescau, 10 kg de Açúcar, 10 kg de Feijão, 10 pacotes de Macarrão e 5 pacotes de Café 500gr.

Atenciosamente,

Dr. Marcos da Silveira Franco
Secretário Municipal de Saúde


Funcionários da Santa Casa de Ubatuba agradecem apoio

Nós, funcionários da Santa Casa, agradecemos ao Sr. Prefeito Eduardo César, AFUJESP, Associados da AFUSCA, Corpo Clínico, Churrascaria Gauchão, Convênio Minas Brasil de Seguros, Fábrica de Gelo - Alemão, Funilaria Litorânea, Hipemercado da Carne, Juvicol, Panificadora Liamar, Panificadora Pão Quente, Panificadora Scala, Quiosque Cantão, SABE, Seicho-No-Iê do Brasil, Sacolão da Economia, Sacolão Qualy Fruit, SOS Farma,…

Visita ilustre

Imagem
Um belo dia, não sei exatamente o ano, este pássaro alado de metal roncou sobre Ubatuba e pousou para fazer história. Depois de taxiar estacionou defronte ao prédio que hoje abriga a Câmara Municipal, que pode ser vista ao fundo. Seus ocupantes eram intrépidos aventureiros que desbravaram as linhas postais do sul da América do Sul. Dentre os corajosos pilotos das rotas pioneiras estava o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor de inúmeros livros e conhecido pelo seu maior sucesso, “O Pequeno Príncipe”. Exupéry desapareceria em 1944 pilotando um Lightning P-38 de reconhecimento fotográfico, em missão de guerra. Não foi Exupéry que nos visitou, mas isso não importa. Foram homens de mesma têmpera, que merecem o nosso respeito. Cruzar os Andes em monomotor é tarefa para poucos. Minhas sinceras saudações de piloto aos bravos colegas que um dia nos visitaram e hoje certamente estão além das turbulências.
Foto: Arquivo UbaWeb

Sidney Borges

Ambulantes que não ambulam

Imagem
Luiz Moura
- O que eles têm na cabeça? Esta pergunta ecoa por toda a cidade, quando o assunto é a administração Eduardo César (PL + PT).
As pessoas que realmente gostam de Ubatuba, que querem ver sua população alcançar uma qualidade de vida invejável, que pensam na comunidade (afinal fazem parte dela), que despendem parte de seu tempo (graciosamente) em benefício do município, que conhecem e querem preservar a nossa galinha dos ovos de ouro, estão indignadas com o que acontece por aqui.
Faltam apenas 4 (quatro) dias para o término do primeiro ano da administração "de meio expediente", digo, "do resgate". Uma administração de... Ops, ainda faltam quatro dias...
Sinceramente, custa-me acreditar que existam pessoas que não vêem o lixo em que se transformou a avenida Iperoig e acham normal a situação em que ela se encontra, neste início de temporada de verão.
Sinto dificuldade em escolher a foto e o tema para o De Olho em Ubatuba. Os problemas municipais se avolumaram de ta…

Charles Medeiros em ação

Vereador Charles Medeiros, SABE e Executivo, viabilizam melhorias para o bairro da Estufa.

Nas ultimas semanas uma intensa movimentação ocorreu por parte do Vereador Charles Medeiros e SABE, com o objetivo de dar condições de tráfego às vias públicas da Estufa I e II. No dia 27 o uma comitiva composta pelo vereador Charles Medeiros, prefeito Eduardo César, assessor de governo Mauro Gilberto de Freitas, secretario de obras João Paulo e moradores, percorreu as ruas do bairro para definir ações prioritárias. A PMU adquiriu 100 viagens de saibro para colocar em locais críticos, como por exemplo, o cruzamento da rua Atlético Mineiro com a rua Portuguesa Santista. Aproveitando a presença do Prefeito Eduardo César, Charles protocolou oficio n. 464/05, solicitando pavimentação das Avenidas Vasco da Gama e Corinthians, bem como parceria para colocação de guias e sarjetas nas demais ruas do bairro. O vereador informou que solicitou também a pavimentação das ruas da Estufa I e o termino da pavime…

Lembrança

Imagem
1973, desfile de aniversário de Ubatuba.
Apresentação da Colônia Japonesa, em frente ao palanque oficial.
Ao fundo, o portal de entrada para as quadras de tênis e poliesportiva do Itaguá Praia Clube, hoje feira "ripe".

ArquitetoGilmar Rocha

Cruzeiro

Imagem
A foto tem mais de cinquënta anos. Na época O Cruzeiro era a revista mais vendida do Brasil, e cruzeiro era o nome da moeda nacional que valia bastante. A queda ocorreu depois da instrução 204 da SUMOC, coisa do Jânio que era esperto mas não era gênio. A foto dirime as dúvidas sobre a localização do símbolo cristão. Segundo uma amiga de 94 anos, a cruz esta lá desde que ela era menina. Ao fundo um banhista nas águas hoje poluídas.
Foto: Arquivo UbaWeb

Sidney Borges

PERMITA-ME DISCORDAR!

Gerson Florindo*
Ouvir um trabalhador dos mais simples desempregado falar em tom de desabafo a frase “O problema de Ubatuba é ter vereadores e Prefeito” é considerar uma genialidade e avanço para a consciência política da nossa precária espécie humana, que ao longo do tempo, aos poucos vem aprendendo a eleger nossos representantes.
Significa que nossa cidade continua pobre politicamente, mas o eleitorado cresce em matéria de conhecimento político. Ser barrado na qualidade de representante, é o que dificulta a escolha do pior para o menos pior no bojo da conjuntura e da historia.Ubatuba não teve mesmo a sorte de boas opções de escolhas, porem este é um problema dos Partidos políticos que são usados pelos picaretas para saírem candidatos na época das eleições.
Acredito que os avanços que tivemos, se devem a nós mesmos que colocamos a nossa cara a tapa, cada um ao nosso modo dando nossa contribuição, escrevendo, provocando, debatendo, mobilizando a população, parando Rodovias em protestos,…

Notícias da Prefeitura

Guardadores de carro irão atuar nas praias onde não há zona azul

Guardadores atuarão uniformizados e deverão fazer recadastramento até sexta-feira, 30

Com a chegada da temporada e o aumento de veículos na cidade a questão dos guardadores de carro voltou a ser discutida em Ubatuba em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 27. Participaram das discussões as partes envolvidas na questão, como a Prefeitura de Ubatuba, representada pela Assessora de Assuntos Externos, Denise Silveira, pelo chefe do Serviço Municipal de Trânsito, Ronaldo Lopes, Eduardo Ilário, da Secretaria de Assistência Social e José Geraldo Ferreira da Silva sub-comandante da Guarda Municipal; Mara Cibeli Fragnhani, representando a Comtur e Alex Danilo Silva, da Associação dos Guardadores de Veículos de Ubatuba (entidade que possui aproximadamente 100 guardadores de veículos cadastrados).
Ficou estabelecido que os guardadores cadastrados não poderão atuar nas praias onde existe cobrança de Zona Azul (Maranduba, L…