Postagens

Mostrando postagens de Agosto 19, 2007

TV Víbora

Esta canção é dedicada ao "companheiro" Domingos, poeta e apreciador do bel canto.
Imagem

Revolucionários

Mais da mesma agenda

Diogo Mainardi
Passei a semana escarafunchando a agenda de telefones de José Dirceu. De novo? De novo. Pode mudar de assunto? Nem a pau. O que pretende com isso? Responder a uma ou duas perguntas. Quem ainda se importa com essa história? Eu. E o julgamento no STF? A imprensa tem de continuar a apurar os fatos, independentemente do Judiciário. Como José Dirceu reagiu ao aparecimento da agenda? Ele me acusou de ter usado o aparato do Estado Policial para consegui-la. Usou mesmo? Usei uma rede secreta de recepcionistas e secretárias. Ele está com medo? Espero que sim. A agenda é de 2003. Cruzei seus dados sobre telefonemas com as planilhas elaboradas pela CPI dos Correios. O primeiro semestre daquele ano foi marcado pelos pagamentos de Marcos Valério a Duda Mendonça. Na agenda, há o registro de oito telefonemas entre José Dirceu e o publicitário que cuidou da campanha presidencial. Dois deles precederam o período em que ocorreram os pagamentos. Dos seis telefonemas res…
Imagem

Quem confere o ferro...

O PT e a lei do retorno

Ruy Fabiano
Nenhum partido, na história contemporânea do Brasil, nem mesmo a falecida UDN (braço civil do golpe de 1964) exerceu com maior rigor e implacabilidade o papel denuncista que o PT.
Ao longo de 23 anos – de sua fundação, em 1980, à eleição presidencial de Lula, em 2003 -, o PT desprezou alianças com outros setores da oposição, que também punha sob suspeita, e infernizou a vida de nada menos que cinco presidentes da República.
De João Figueiredo a FHC, passando por José Sarney, Fernando Collor (cujo processo de impeachment comandou) e Itamar Franco, nenhum partido propôs mais CPIs.
Nenhum se valeu mais do expediente de acusação sem provas. Nenhum desprezou mais o chamado princípio da presunção de inocência, que hoje Lula invoca para defender seus amigos.
Nenhum acionou mais a mídia com denúncias de toda a ordem: cheias e vazias. Convém lembrar que foi Waldomiro Diniz, então assessor do deputado federal José Dirceu, quem encaminhou pessoalmente à sucursal bra…
Imagem

Política Habitacional

Casal de idosos poderá ter casa demolida nos próximos dias.

Dona Maria Medina da Silva e o companheiro Sebastião Pereira da Silva já foram notificados. A Prefeitura vai demolir a casa deles, no Pé da Serra, no próximo dia 29 de agosto, em cumprimento a uma ordem judicial. Resta saber para onde eles vão, se o Executivo não tem uma política habitacional digna que dê amparo a população carente do Município.

Na tentativa de reverter a situação crítica de dona Maria e do senhor Sebastião, o vereador Jairo dos Santos, PT, enviou ofícios à Promotoria de Justiça, da Defesa da Cidadania e dos Direitos Constitucionais da Comarca de Ubatuba, à Prefeitura e à Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção de Ubatuba. Ele pede amparo judicial para o casal, até mesmo com base na Lei Federal 10.741 de 1º de outubro de 2003, que protege o idoso. O vereador lembra também, nos ofícios encaminhados, que existe um projeto para a construção de moradias no bairro do Taquaral para todos os moradores que estão acim…
Imagem

Caçandoca

Justiça Federal suspende demolição em Quilombo

Aos 23 de agosto de 2007 foi expedida ordem de suspensão da demolição de moradias do quilombo da Caçandoca, a ordem que foi solicitada pelo procurador federal João Gilberto Gonçalves Filho e assinada pela Juíza Federal Marisa Vasconcelos.

A verdadeira História

A Urbanizadora Continental ocupou toda a totalidade da praia da Caçandoca na década de 1970 (área de maior valor imobiliário, visando à construção de um condomínio de luxo, onde excluiu os pobres e indefesos moradores), utilizando em sua defesa os documentos adquiridos sobre as terras de Raimundo Jose de Menezes Froes (adquirido por Mário Gonçalves e sua mulher), que é confrontante de Francisco Alves Granadeiro (adquirido por José Antunes de Sá, antecessor de toda comunidade quilombola e caiçara da região em questão).
A comunidade organizou-se através de duas associações (SABACA – Sociedade Amigos do Bairro da Caçandoca, formada por moradores locais E SOCIEDADE DE MELHORAMENTO DO …
Imagem

Brasil

A imprensa fez a coisa certa

Editorial de O Estado de S.Paulo, hoje:
"Mais uma vez a imprensa foi levada ao banco dos réus por ter o jornal O Globo divulgado as mensagens de correio eletrônico entre os ministros Ricardo Lewandowski e Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), captadas pelo fotógrafo Roberto Stuckert Filho. Eles trocaram e-mails na sessão de quarta-feira da Corte, reunida para decidir se abre o processo requerido pelo procurador-geral da República contra 40 acusados de envolvimento com o mensalão. O presidente Lula falou em “invasão de privacidade”. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, ex-titular do Supremo, em “intromissão anticonstitucional em um poder da República”. O presidente da OAB, Cezar Britto, afirmou que o Brasil não pode ter um Big Brother nem cair num “estado de bisbilhotagem”. O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Walter Nunes, considerou que “a revelação das conversas entre os ministros maltrata o princípio basilar da …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 25 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"Gushiken e Valério viram réus; Dirceu escapa de uma acusação"
O Supremo Tribunal Federal abriu, dois anos após o mensalão eclodir, os primeiros processos criminais do caso. Dos 40 denunciados, 19 já viraram réus, entre eles o ex-ministro Luiz Gushiken e o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha. O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu escapou da acusação de peculato (vantagens indevidas por cargo público).

O Globo
"Gushiken e Valério puxam lista dos 19 primeiros réus"
O Supremo Tribunal Federal aceitou a denúncia da Procuradoria Geral da República e mandou para o banco dos réus 19 acusados de envolvimento no mensalão, entre eles o ex-ministro Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), o ex-presidente da Câmara, e o publicitário Marcos Valério. O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu (PT-SP) livrou-se da acusação por peculato, assim como o deputado José Genoíno (PT-SP), o ex-tesoureiro Delúbio So…
Imagem

Política

Imagem
PT: Consciência e Humildade

PT é um dos fundadores da “UNIÃO POPULAR” e reafirma prioridade por Ubatuba
O PT analisa a “União Popular” e vê, com clareza e plena consciência, que esta proposta nasce da constatação de que nossos partidos políticos não têm tido condições de promover um esforço sério e continuado de reflexão e elaboração estratégica para o Município.
Toda a ação política dos partidos tem sido determinada, quase que exclusivamente, pelos interesses eleitorais imediatos. Justamente pela ausência de reflexões, debates sobre projetos estratégicos, o conteúdo pragmático dos partidos mostra-se anacrônico, superficial e impotente na definição dos recortes políticos e ideológicos que deveriam dar-lhes identidade, o que os torna ineficazes para a distinção das plataformas que deveriam orientar a escolha dos eleitores. A discussão, praticamente inexistente nos partidos, também se faz ausente nas campanhas eleitorais, que só se definem pelas estratégias de marketing político e não pela…
Imagem

Tucanos em pauta

Imagem
Prezados amigos,

Dentro do melhor clima democrático, ocorreu no último domingo 19/08 a convenção municipal do PSDB em Ubatuba.
Na ocasião, foi eleito o Diretório Municipal ao qual terei a honra de presidir neste próximo mandato.
Sem o seu voto, não teríamos conseguido tão importante vitória para a política da cidade.
Nossa tarefa não será simples.
Dentre inúmeras outras prioridades, o PSDB deverá no ano que vem disputar as eleições municipais com candidatura própria ao executivo, bem como disputar importantes vagas no legislativo municipal.
Sem sua participação, não conseguiremos lograr êxito e desta forma reitero aqui minha disposição de agregar a todos filiados do PSDB em uma única missão que é a de elevar o nível político de nossa cidade.
Só desta forma poderemos melhorar a qualidade de vida de nossa população, tão desgastada e sofrida por carência de empregos, saúde, educação, lazer, enfim carente de dignidade.
Com a sua participação, prezado filiado, pretendemos construir uma Ubatuba mai…
Imagem

Ubatuba em foco

Prefeitura irá pedir recursos ao Governo Estadual para Santa Casa

Saulo Gil
A crise financeira da Santa Casa de Ubatuba continua tirando o sono da atual administração municipal. Com o orçamento estourado, fato confirmado pela própria prefeitura, o único hospital ubatubense se tornou o centro das atenções políticas na cidade.
Os deputados Clodovil Hernandes e Antônio Carlos da Silva já prometeram repasses significativos de verbas, no entanto, ainda não concretizados. Já a Prefeitura de Ubatuba, responsável pela Santa Casa desde 2005, também tenta alterar este quadro promovendo mais mudanças no setor.
O diretor do hospital e o secretário da Saúde da cidade foram substituídos. O novo comando da pasta da saúde municipal ficou com Clingel Frota que antes atuava a frente da Secretaria de Assuntos Jurídicos.
Acostumado com a burocracia governamental, o novo secretário atuou rapidamente e subiu à capital paulista para um encontro com o Deputado Estadual pelo Democratas, Gil Arantes. Na conversa, o…
Imagem

Secretariado

Dança das cadeiras

Ubatuba tem novo secretário de Saúde, Clingel Antônio Frota. (Sidney Borges)
Imagem

Festival Gastronômico

Programação para esta sexta-feira, dia 24/08.

Palestra

O Docente do Centro Universitário Senac de Campos do Jordão, Donizete da Silva, ministrará a palestra “Serviços de Vinho e Harmonização Enogastronômica”, às 19h00 no Ubatuba Palace Hotel.
Os interessados em participar das oficinas e/ou das palestras devem entrar em contato com os telefones 3832 3778 ou 9734 8559 e falar com Zeca. (Cristiane G. Zarpelão)
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 24 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"Relator acata 1ª denúncia do mensalão"
O relator do caso do mensalão no Supremo, Joaquim Barbosa, aceitou o primeiro item da denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, contra os 40 acusados. Ele considerou haver indícios suficientes para abrir processo criminal contra quatro dirigentes do Banco Rural por suspeita de gestão fraudulenta.

O Globo
"Mensalão deve ter hoje os seus primeiros réus"
A presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, e outros três diretores da instituição devem se tornar hoje os primeiros réus do escândalo do mensalão. O ministro Joaquim Barbosa, relator do caso no STF, apresentou ontem voto a favor da abertura de processo penal contra o núcleo financeiro do esquema de pagamento de mesada a parlamentares. Os ministros Marco Aurélio de Mello e Cezar Peluso votaram com o relator. Os outros sete ministros devem votar hoje. Como são 40 acusados, Barbosa optou por dividir o voto em cap…
Imagem

Lembrete...

Confúcio e o Mensalão

Se você pensa que a China vem crescendo a taxas espantosas só porque une o pior do comunismo – a supressão de todo e qualquer direito – com o pior do capitalismo – a exploração mais selvagem dos trabalhadores -, saiba que faltou considerar o mais importante pilar de sustentação daquele país. Trata-se do confucionismo, uma doutrina ética e política que é o sistema filosófico dominante naquela nação.
Em tempos de leitura dos autos do Mensalão, é interessante passar os olhos nos “Analectos”, obra que enfeixa o pensamento de Confúcio. Leia, por exemplo, o que diz o capítulo 19, do livro 2:
O Duque Ai perguntou: “O que devo fazer para que o povo me admire?” Confúcio respondeu: “Promova os homens corretos e coloque-os acima dos desonestos, e o povo o admirará. Promova os homens desonestos e coloque-os acima dos homens corretos, e o povo não o admirará”. (Ricardo Noblat)
Imagem

Pontos a ponderar

Atitude déspota, autoritária e não profissional

O Conselho Gestor é um local que pessoas, usuárias do hospital , procuram para apresentar reclamações e dar sugestões, exercendo assim o preceito constitucional de participação da comunidade na gestão da saúde. Por serem usuários de um hospital, tratam-se de pessoas que estão ou julgam estar com problemas de saúde. Ninguém procura um hospital por lazer, para se distrair ou por recreação. Por esta razão merecem um tratamento próprio, adequado ao seu estado. Apresentam queixas serias e graves, as quais devem ser investigadas para se dar a solução e a resposta devida ao reclamante. O Conselho faz também a auditoria da gestão do hospital, assunto também que requer o devido sigilo, fazendo também a função de consultoria com recomendações e sugestões para o desenvolvimento do hospital. Por estas razões, a função de secretária do Conselho Gestor exige uma pessoa extremamente madura, discreta, de confiança do Conselho. Também é necessário que ess…

Registro

Imagem
Prezado Sidney,

A propósito do artigo "Mamíferos Marinhos", envio-lhe duas fotos que tive a felicidade de poder fazer no dia 13 de agosto de 2003, época que é referida no artigo como sendo o "último registro do Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta, de uma mãe com filhote de Franca na região".

Com um abraço,

Gilmar Rocha

TV Víbora: Faça você mesmo...

Imagem

Brasil colorido e jovial

Ética: palavra sem sentido

Leio na Folha Online que Renan Calheiros vai depor no Conselho de Ética. Resta saber a qual ética esse conselho se atém. Não é a ética associada à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal. Renan é aético, como são os mensaleiros. Vivemos em um país que prescinde de ética. Aqui vale tudo. (Sidney Borges)
Imagem

Copa Corcovado

Praia Dura é líder da Copa Corcovado

Foi realizado no último domingo, dia 19, a segunda rodada da 8ª Copa Corcovado de Futebol e a equipe do Praia Dura segue invicta na frente, acumulando 6 pontos. O evento teve inicio no dia 12 de agosto e vem sendo um atrativo para o bairro aos domingos. “A comunidade tem vindo em massa para prestigiar e isso nos alegra muito por saber que estamos fazendo algo de útil para o bairro, que é bastante carente na área social”, disse Joel Alves, que é o organizador da Copa.
A Classificação, até o momento, é esta: Praia Dura (6 pontos), Aldeia Renascer (4 pontos), Corcovado (3 pontos), Juventude (3 pontos), Bom Sucesso (1 ponto) e na lanterna, o Folha Seca (0 pontos).
Na próxima rodada, que será realizada dia 26, teremos os seguintes jogos: (11:00 horas) Bom Sucesso x Folha Seca; (13:00 horas) Praia Dura x Corcovado; (15:00 horas) Juventude x Aldeia Renascer. (Elizeu Santos)
Imagem

Ubatuba em foco

Para reflexão da comunidade ubatubense

Emendas do vereador Charles Medeiros (PSDB) na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) REJEITADAS na Câmara Municipal de Ubatuba

Pró-Labore: criação de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública, objetivando o pagamento de pró-labore para os policiais.

UNIR: melhorias no atendimento dos portadores de deficiência Física e Ortopédica, através da aquisição de veículo apropriado para transporte.

Transporte de Atletas: aquisição de veículo apropriado para transporte de atletas em competições fora do município.

Geração de Renda: garantir condições reais de assistência, capacitação e geração de renda às mulheres empreendedoras e chefes de família.

Prevenção de Gravidez na Adolescência: garantir orientação, acompanhamento e planejamento nas questões de gravidez na adolescência, oferecendo uma situação mais humanizadora aos jovens atendidos.

Segurança nas Escolas: criação do sistema de monitoramento com câmeras nas escolas do município, oferecendo segurança…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 23 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"Mensalão usou dinheiro público, diz procurador"
O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, disse que o mensalão era abastecido por dinheiro público e privado, na sessão em que o STF iniciou o julgamento que decidirá a abertura ou não de ação penal contra 40 denunciados. O STF fará ao menos três sessões para decidir sobre a abertura de processo. (...)

O Globo
"Ministros do STF combinam e antecipam voto por e-mail"
Ministros do Supremo Tribunal Federal aproveitaram a primeira sessão do julgamento do mensalão para discutir e combinar, por mensagens eletrônicas, detalhes dos votos nos quais decidirão se aceitam a denúncia da Procuradoria Geral da República contra os 40 acusados de integrar o esquema de corrupção. Na sessão, que é pública, o repórter-fotográfico Roberto Stuckert Filho registrou as telas dos computadores dos ministros, com mensagens abertas. Numa conversa com a ministra Cármen Lúcia, o ministro …
Imagem

Pensata

O fim da Anac

A revelação de que a diretora Denise Abreu teve a ousadia suprema de entregar à justiça um documento fajuto para forçar a abertura do aeroporto de Congonhas também "a qualquer preço", favorecendo as companhias aéreas, é aterrorizante. Não deve ter sido um fator decisivo para a explosão do TAM 3054 e para a morte de 199 pessoas, mas explode definitivamente a Anac e mostra ao governo como pode ficar caro, caríssimo, brincar de política em órgão essencialmente técnico. (Eliane Cantanhêde)
Leia mais
Imagem

Instituto Argonauta

Mamíferos Marinhos

Foca leopardo aparece em praia de Paraty/RJ
Baleias francas em Ubatuba/SP

Uma foca leopardo fêmea (Hydrurga leptonyx) apareceu em 16/08/2007 na Praia de Laranjeiras, município de Paraty/RJ. As equipes de resgate do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha e do Aquário de Ubatuba, foram chamadas pela Polícia Ambiental que constatou ser o mesmo exemplar que permaneceu por 12 dias no Guarujá, sob os cuidados dos técnicos do GREMAR – Grupo de Resgate de Mamíferos Marinhos, tendo sido liberado no dia 09 de agosto/07, com uma marcação numérica na nadadeira caudal.
O animal, que aparentava estar cansado e debilitado, foi encontrado na areia da praia sendo monitorado pelas equipes do Instituto Argonauta e do Aquário de Ubatuba, com o apoio do IBAMA e dos moradores do Condomínio Laranjeiras.
A foca-leopardo é uma foca que vive na região em torno da Antártida. São predadores e alimentam-se principalmente de pingüins e cefalópodes além de outras focas como a foca c…
Imagem

Política

Imagem
PTB de Ubatuba reune lideranças

Aconteceu no último sábado, 18 de agosto, no restaurante “Prato Cheio”, o maior encontro de lideranças do PTB de Ubatuba. Numa tarde descontraída e sem a pressa habitual, as pessoas foram chegando e se envolvendo. O clima de amizade e compromisso com o PTB tomou conta de todos.
O comunicólogo Jorge Lee foi o apresentador da tarde que, sem demora, criou a sinergia necessária para que tudo corresse naturalmente.
O Presidente do PTB de Ubatuba, Anderson José Rodrigues, o Tato, resumiu aos participantes os trabalhos desenvolvidos pelo partido até o momento e, entre outros assuntos, comentou sobre a decisão de, por enquanto, não fazer qualquer aliança política. Isso porque, o ideal do PTB é focalizar a fidelidade partidária, o crescimento sócio econômico e, principalmente, projetos para a geração de empregos.
Durante o encontro, os representantes de vários segmentos da sociedade concluíram em seus pronunciamentos que a união e o respeito entre todos e a maneira …
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 22 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"PF vê problemas na defesa de Renan"
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não conseguiu comprovar, na documentação enviada à Polícia Federal, que partiram de sua conta bancária os recursos da pensão paga à jornalista Mônica Veloso, com quem tem filha. De acordo com os peritos, faltaram comprovantes de saques e depósitos para mapear o caminho do dinheiro até a conta da jornalista.

O Globo
"CPI quebra o sigilo de diretora da Anac"
Quinze dias após ser acusada pelo brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero, de fazer lobby a favor de um amigo, dono do terminal de cargas aéreas em Ribeirão Preto, Denise Abreu, diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), teve o sigilo fiscal, bancário e telefônico quebrado pela CPI do Apagão. A decisão também foi motivada por uma entrevista em que a desembargadora Cecília Marcondes, de SP, diz ter sido enganada por Denise sobre as condições de segurança par…
Imagem

Voltamos

Desculpe a nossa falha...

O Ubatuba Víbora esteve fora do ar por motivo de força maior, traduzindo, o Blogger que é o nosso provedor teve problemas. O serviço é confiável, mas de vez em quando falha. Coisa dos homens... (Sidney Borges)

Ubatuba calma e plácida...

Fuzuê na santa Casa

A coisa está ficando cada dia mais confusa no "affair" Santa Casa. Neste momento há um verdadeiro fuzuê na ante-sala do hospital, com polícia, imprensa, vereadores e curiosos, estes em maioria. Segundo informações do enviado especial do Ubatuba Víbora, o Dr. Elias Penteado Leopoldo Guerra, coordenador do Conselho Gestor da Santa Casa, teria tido problemas para adentrar às dependências do hospital e atribuido esse contratempo a manobras da administração, que estaria agastada com as críticas constantes que vem sofrendo. E atenção! Os litigantes acabam de sair em direção à Delegacia de Polícia, onde serão lavrados os boletins de ocorrência que precederão os processos que darão seguimento ao imbróglio. O que eu gostaria de saber é se já compraram o remédio para infarto. Tenho medo de enfartar e não haver cardiologistas e/ou remédios para me socorrer. Tremo só de pensar. Que horror! (Sidney Borges)

Ubatuba em foco

Nota de falecimento

Faleceu o pai do Dr. Ricardo Cortez, vereador e presidente da Câmara Municipal de Ubatuba. Em razão do infausto acontecimento hoje não haverá a tradicional sessão das terças-feiras. O Ubatuba Víbora estima votos de condolências ao amigo Ricardo. A morte é um conceito abstrato até o momento em que perdemos a mãe ou o pai, a partir daí se transforma, ganha dimensão real e passa a nos observar com atenção. Sempre na espreita. (Sidney Borges)

Projeto Mexilhão

Fundo Para o Desenvolvimento Regional

O Vereador Charles Medeiros esteve na cidade de São Sebastião, no último dia 18, em Audiência Pública realizada pelo IBAMA sobre o Projeto Mexilhão.
O tema principal foi referente à implantação do Sistema de Produção e Escoamento de Gás Natural e Condensado no Campo de Mexilhão, na BS1. Várias foram às dúvidas em relação à possibilidade de ocorrer vazamento e outros acidentes, os presentes observaram questões relacionadas à prevenção e posterior indenização a pescadores, maricultores e comunidade prejudicada por possíveis vazamentos.
Os temas segurança, saúde e meio ambiente, foram á tônica da discussão. Oportunamente o vereador Charles Medeiros distribuiu cópia da proposta de um Fundo Para o Desenvolvimento Regional através da Criação de uma Carta Compromisso para orientar as ações de melhorias tanto ambientais quanto sociais a população do Litoral Norte. A idéia, segundo Charles Medeiros é que haja planejamento e aplicação responsável a…
Imagem

Movimentação política

Ana Barone leva pré-candidatos do PR para encontro nacional em Brasília

Assessoria do Partido da República - Ubatuba
A presidente do Partido da República Ana Barone Clarassoti, acaba de chegar de Brasília, onde esteve participando do Primeiro Encontro Nacional da legenda. De sábado até ontem (20.08) o partido reuniu cerca de 5.000 pessoas de todo o Brasil, no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados. Ana Barone, levou para a capital federal os filiados ao PR no município Fabiano Teixeira, o Bibi do Ipiranguinha, Maria do Carmo do Rio da Prata e o professor Joaquim de Paula Neto do Sertão da Quina.
Para a presidente que já esteve em Brasília quatro vezes desde que assumiu o partido em 2001, “cada oportunidade dessa é muito importante, não apenas para nós do PR mas também para o município, que através das pessoas que nos acompanham traz para Ubatuba uma série de informações e conhecimentos firmados através de importantes contatos de vários segmentos no mundo político nacional”. A pres…
Imagem

ACIU em movimento

ACIU em guerra com o comércio informal

A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU tem recebido várias reclamações de consumidores em geral e de empresas associadas em virtude dos ambulantes irregulares que ficam diariamente no calçadão.
Segundo o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, esses ambulantes irregulares prejudicam o comércio, a geração de empregos e a renda da cidade.
Barakat explicou que a entidade tem total conhecimento de toda a dificuldade que o empresário encontra para manter seu estabelecimento aberto legalmente, e aponta que uma delas é que a própria fiscalização da Prefeitura coloca muitos empecilhos para a obtenção de alvarás. "Constantemente vários empresários nos procuram para mostrar sua indignação por verem ambulantes irregulares no calçadão não sendo fiscalizados, enquanto eles que procuram a legalização não conseguem alvarás", diz consternado.
"Nós estamos indignados com a falta de fiscalização da Prefeitura. Como exemplo de uso indevido de licença,…
Imagem

Deu no "Financial Times"

Generosidade extrema

As margens escuras e nubladas do Tâmisa em Londres forneceram ontem o pano de fundo improvável para o último gesto do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para ampliar suas ambições geopolíticas. Parado diante de seu gabinete, na frente de um ônibus vermelho de dois andares em Londres, o prefeito Ken Livingstone anunciou formalmente um esquema pelo qual a PDVSA, companhia estatal de petróleo da Venezuela, subsidiaria tarifas de transporte mais baratas para os londrinos pobres, num acordo de US$ 32 milhões.

Nota do editor - Quando me deparei com essa notícia precisei me beliscar. Sim estou acordado. Decididamente Hugo Chávez precisa ser examinado com cuidado, por enquanto está calmo, mas se ficar furioso não há como prever o que fará. Talvez se declarare Napoleão e invada a Rússia... (Sidney Borges)
Imagem

Deu no Estadão

Favela é melhor que a Barra', diz professor de Harvard

O fascínio pelas favelas brasileiras nasceu dos relatos - em livros - do Favela-Bairro, projeto lançado pela prefeitura do Rio há 12 anos. Christian Werthmann, professor da pós-graduação em Arquitetura na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e Gareth Doherty, aluno do doutorado, conheceram cinco favelas do Rio na semana passada. Tiraram centenas de fotos, cruzaram com traficantes de drogas armados, conversaram com moradores, arquitetos da prefeitura e percorreram becos e ruelas para ver se os projetos descritos nos livros funcionam. Saíram impressionados com o que pode ser feito. O professor dirige um projeto em Harvard para estudo das favelas da América do Sul e América Central. Em fevereiro, as favelas serão tema de uma exposição no Departamento de Arquitetura de Harvard. Na favela, os dois se espantaram com a estética do puxadinho e elogiaram as soluções para construção de calçadas e caminhos. 'A favela, como bai…
Imagem

Azarância...

Tevez foi responsável por derrota do Manchester, diz jornal inglês

da Ansa, em Londres (ING)
O atacante argentino Carlos Tevez foi apontado pelo tablóide inglês "The Sun" como o "principal responsável" pela derrota por 1 a 0 do Manchester United para o Manchester City no clássico da cidade, disputado no domingo.
"Carlos Tevez, a nova contratação argentina, foi o maior responsável por oportunidades perdidas em frente ao gol, além de ter desperdiçado a chance de marcar um gol de cabeça no último minuto", afirmou o jornal.

Nota do editor - Aos poucos a verdade ganha contornos definitivos: Tevez é um tremendo pé-frio. (Sidney Borges)
Imagem

Brasil colorido e jovial

Sem compatibilidade

De Jailton de Carvalho em O Globo, hoje:
"Laudo do Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal afirma que não há compatibilidade direta entre a movimentação financeira de uma conta do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os pagamentos da pensão à jornalista Mônica Veloso. As quantias movimentadas por Renan são suficientes para bancar a pensão, mas os saques são inferiores aos valores pagos à jornalista. Com essas discrepâncias, a perícia informa que não é possível comprovar se, de fato, Renan pagou a pensão com recursos próprios.
O laudo, peça decisiva no processo por quebra de decoro contra Renan, será entregue hoje ao presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO). O conselho investiga denúncia de que a pensão foi paga por Cláudio Gontijo, lobista da empreiteira Mendes Júnior. Renan diz que as contas foram pagas com recursos que obteve com salário de senador e com a venda de gado de suas fazendas em Alagoas. Só ent…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 21 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"Procuradores acusam 37 de desvios no mensalão"
O Ministério Público Federal do DF propôs cinco ações de improbidade administrativa em que acusa 37 envolvidos no escândalo do mensalão de integrar esquema de compra de apoio político no Congresso e de enriquecimento ilícito. As ações foram propostas na antevéspera da sessão em que o STF começa a julgar o mensalão na esfera criminal.

O Globo
"Ação pede a devolução de R$ 55 milhões do mensalão"
A dois dias de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se abre ou não o processo criminal contra os acusados do envolvimento no escândalo do mensalão, o Ministério Público Federal entrou ontem com novas ações contra os petistas José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno, Silvinho Pereira, o empresário Marcos Valério e outras 32 pessoas. Os procuradores da República vão agora tentar reaver pelo menos R$ 55 milhões que eles afirmam terem sido desviados pelo esquema. As ações de improbidade …