Postagens

Mostrando postagens de Março 11, 2012

Brasil

Imagem
Professor Aziz Ab’Saber
O Professor
José Ronaldo dos Santos Ontem, ao chegar na minha casa, já havia uma mensagem do meu irmão: “Zé,morreu o professor Aziz”. No mesmo instante comecei a recordar os momentos que ele viveu conosco em Ubatuba, das suas palestras e das suas gostosas prosas.  Inesquecível foi a sua participação no fórum que tratou das questões das terras em Ubatuba, há mais de dez anos. O ginásio “Tubão” estava lotado de caiçaras atentos às palavras do mestre tão íntimo das particularidades do nosso espaço. O nosso amigo Miguel Angel deve manter o seu inigualável arquivo daquela ocasião.
Era só estar em sua casa, na praia Itamambuca, que logo ele dava um jeito de telefonar ao Domingos para combinar umas andanças. Nessas ocasiões, não se desgrudava de um bloco de anotações para registrar detalhes da nossa região. “São riquezas; dão uma pesquisa fantástica” era uma expressão corriqueira do professor Aziz, esse grande geógrafo do mundo nascido em São Luiz do Paraitinga, mas ligad…

Paisagem

Imagem
Clique para ampliar
Mulheres na Política

Luiza Eluf - “O Estado de São Paulo”, 29 de maio de 2010
As próximas eleições já entraram para a História, independentemente do resultado. Pela primeira vez no País duas mulheres disputam o cargo de presidente da República e estão entre os principais candidatos. Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) são as protagonistas deste pleito. Antes delas tentaram Lívia Maria Pio de Abreu (em 1989, ficando em 17.º lugar) e Heloísa Helena (em 2006, em 3.º lugar, com expressiva votação).

Se o fato de termos duas fortes postulantes ao Planalto numa mesma eleição é histórico e motivo de comemoração, a verdade é que a política no Brasil ainda é essencialmente masculina. A participação das mulheres é crescente na História brasileira, mas ainda está aquém do desejado. Somos a maioria da população do País e representamos 40% da força de trabalho fora do lar, mas continuamos invisíveis na área pública. Só em 1985 uma mulher se tornaria prefeita de capital (Maria Luiza Fontenelle, do …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Os arreganhos da tigrada

O Estado de S.Paulo
A parte que cabe à presidente Dilma Rousseff nas desavenças do governo com a assim chamada base aliada já foi exaustivamente exposta. Vai desde o seu temperamento impositivo à aparente relutância a dominar os códigos da política, passando pela incompreensão do fato elementar de que, nas sociedades democráticas, a propensão para o entendimento com os partidos e o Parlamento, mais do que um atributo subjetivo dos governantes a ser usado em proveito próprio, é condição de legitimidade de seus atos e matéria-prima para a construção da sua liderança. No entanto, as carências da presidente não esgotam a narrativa de seus percalços políticos.

Eles resultam também do fardo que Dilma herdou do mentor Luiz Inácio Lula da Silva e da natureza do jogo político no Brasil. Para ajudar a elegê-la e ajudá-la, no poder, a aplastar a oposição, o então presidente montou e se tornou fiador da mais derramada coligação partidária da história nacional. Entre agremiaç…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 17 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Universidade frauda MEC e paga comissão a igrejas"

Uniesp cobra a mais de aluno que recebe o crédito estudantil e repassa verba

Um dos maiores grupos educacionais de São Paulo, a Uniesp paga com dinheiro proveniente do governo federal comissão a igrejas que lhe indicam universitários, informam Fábio Takahashi e Vanessa Correa. A instituição se compromete a repassar 10% do que recebe do Fies (financiamento estudantil) por aluno que aderir ao programa – 2.000 foram indicados dessa forma, segundo a universidade.
O Estado de São Paulo "Cresce suspeita de novo grande vazamento na área da Chevron"

PF diz que o último incidente em campo de petróleo no Rio pode ter relação com o desastre de novembro
O último incidente no bloco operado pela americana Chevron no campo de petróleo do Frade (RJ), relatado anteontem, pode estar relacionado ao vazamento de 2,4 mil barris em novembro passado e representar riscos de um novo grande vazamento, seg…

Douglas DC-3

Imagem

Coluna do Celsinho

Checklist

Celso de Almeida Jr.
Parei na página 120.

Lembre-me!

Brincadeirinha...

Usei marcador de livro.

A obra é de Atul Gawande, cirurgião geral e endócrino que reside em Newton, Massachusetts.

Reproduzo um trechinho da orelha da quarta capa:

“Ao longo do livro, ele revela o que os checklists podem e o que não podem fazer e como são capazes de contribuir com melhorias impressionantes em outros campos além da medicina. Em um dos exemplos, analisa como piloto e copiloto evitaram um desastre de grandes proporções ao pousarem um Airbus no rio Hudson, seguindo as etapas apropriadas.”

Checklist foi lançado no Brasil pela Editora Sextante, com tradução de Afonso Celso da Cunha Serra.

Recomendo a leitura.

Atraiu-me por um desejo particular.

Cheguei aos 46 anos, casado, com filhinha para criar.

Ambiciono pilotar teco-teco, destes que decolam fácil e pousam em qualquer pistinha.

Seria uma pena encurtar minha vida por descuido na conferência de algum item indispensável para um voo tranquilo.

Por isso, a prud…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O aprimoramento do Enade

O Estado de S.Paulo
Pressionado por universidades particulares, o Ministério da Educação (MEC) alterou as regras e os procedimentos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), para evitar manipulações que comprometam a representatividade e a legitimidade do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. O objetivo das mudanças é impedir que algumas universidades continuem selecionando só os melhores alunos para fazer as provas, retendo os estudantes com baixo desempenho no penúltimo semestre, para que não sejam obrigados a se inscrever no Enade.

Pelas regras até agora vigentes, o Enade é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, do MEC, a ingressantes e formados dos cursos de graduação de todas as instituições de ensino superior. A cada ano são avaliadas áreas específicas do conhecimento e os cursos que apresentarem resultados insatisfatórios podem sofrer sanções administrativas. As punições mais brandas são ad…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 16 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Brasil fecha acordo que reduz compra de carro mexicano"

Isento de imposto, México agora terá cota de exportações e elevará o índice de peças nacionais na fabricação de veículos

Brasil e México fecharam ontem a renegociação do acordo automotivo bilateral. Os mexicanos aceitaram restringir as exportações de veículos ao mercado brasileiro pelos próximos três anos, além de elevar a parcela da sua produção composta por peças nacionais. O governo brasileiro cedeu às pressões dos mexicanos e aceitou um índice de nacionalização menor do que o defendido pela presidente Dilma. Ela queria que subisse, num prazo de três anos, de 30% para 45%, mas ficou acertado 35% para 2013 e 40% para 2016.
O Estado de São Paulo "Recuo sobre lei da Copa expõe crise na articulação do governo"

Planalto bancou veto à venda de bebida alcoólica, contrariando o que fora negociado com a Fifa, mas voltou atrás
Os problemas na articulação política do Planalto r…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Prefeitos e creches

O Estado de S.Paulo
Um tema que certamente vai render muitas promessas nas eleições municipais deste ano, especialmente nas maiores cidades do País, é o da construção de creches ou de pré-escolas públicas para crianças de até 7 anos. Pesquisa realizada em janeiro/fevereiro deste ano pelo Instituto Patrícia Galvão, em parceria com a empresa de pesquisa Ipsos, envolvendo mil entrevistas em 70 municípios, revelou que, entre as classes de menor renda da população, 40% das famílias ouvidas se mostraram insatisfeitas com o total de vagas oferecidas pelas creches existentes.

A maioria dos entrevistados considera que é obrigação das prefeituras prestar esse tipo de atendimento, de acordo com a Emenda Constitucional n.º 59, de 2009, que prevê "educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que não tiveram acesso na data prevista". Isso contrasta com as longas filas de espera de mães que querem…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 15 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Governo cede à base e aceita veto a bebida na Copa-2014"

Para evitar derrota no Congresso, Planalto recua de acordo com a Fifa

Diante de possível derrota na votação da Lei Geral da Copa na Câmara, o governo cedeu à pressão da base aliada e aceitou retirar da proposta a liberação de bebida alcoólica nos estádios. O texto com a alteração, exigida pela bancada evangélica, deve ser votado na semana que vem - depois seguirá para o Senado.
O Estado de São Paulo "Após troca de líderes, Dilma perde apoio do PR no Senado"

'Cansei. PT saudações', diz o líder do partido, Blairo Maggi; rebelião atrasa votação de projetos importantes
Menos de 24 horas depois de inflamar a base aliada com a troca de líderes no Congresso, a presidente Dilma Rousseff perdeu o voto dos sete senadores do PR no Senado, um prejuízo equivalente a quase 10% dos 81 senadores. "Nossa posição é não mais apoiar nem acompanhar o governo no dia a dia"…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Bons sinais, não do Brasil

O Estado de S.Paulo
Há sinais de recuperação da economia global, com os Estados Unidos liderando a lenta retomada do crescimento no mundo rico, segundo avaliam os especialistas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), numa rara mensagem de otimismo. Os países da zona do euro devem ter tocado o fundo do poço e em breve deverão exibir sinais de retomada. O Japão, um ano depois do terremoto seguido de tsunami, também começa a se mover. Em contrapartida, grandes economias emergentes, as mais dinâmicas durante a longa estagnação mundial, parecem perder impulso, mas a maior delas, a China, deve ainda crescer 7,5%, segundo projeção do governo. No conjunto, é um cenário positivo, exceto para o Brasil. Os indicadores combinados da OCDE mostram uma economia brasileira em desaceleração, embora as autoridades nacionais continuem prometendo para 2012 uma expansão de cerca de 4,5%.

O moderado otimismo em relação aos países desenvolvidos combina com …
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 14 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Governo proíbe venda de cigarro com sabor no país"

Objetivo da medida, que afeta 22% das marcas, é evitar que jovens fumem
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o uso de aditivos em cigarros e derivados de tabaco no Brasil. Os fabricantes deverão parar de incluir sabores como menta, chocolate, canela e frutas nos produtos vendidos no país. Os aditivos funcionam como chamariz para os jovens e mascaram o gosto ruim, ajudando a desenvolver a dependência, segundo a agência. A medida se estende para os importados, que só poderão entrar no país se respeitarem as novas regras.
O Estado de São Paulo "Troca de líderes no Congresso amplia crise na base de Dilma"

Peemedebistas se queixam das escolhas da presidente e chegam a ameaçar com 'declaração de guerra'
A troca da liderança do governo no Congresso não pôs fim aos atritos na base da presidente Dilma Rousseff. O PMDB entendeu a mudança dos lideres, her…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Qual política agrária?

O Estado de S.Paulo
Se, na chefia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o deputado Afonso Florence (PT-BA) mereceu o agradecimento da presidente Dilma Rousseff, "por sua importante colaboração à frente da pasta", e ainda teve o reconhecimento formal e explícito pela Presidência da República de que "prestou grandes serviços ao processo de inclusão social no campo" e "participou de ações que fortaleceram a agricultura familiar e ajudaram a melhorar a vida de milhares de brasileiros", por que ele foi demitido do cargo, e de maneira por ele tão inesperada?

Ao noticiar a demissão de Florence, a imprensa rememorou as críticas à sua gestão. Há tempos os movimentos sociais ligados aos trabalhadores rurais partidários da distribuição de terras a qualquer preço vinham se queixando do que consideram a inoperância da pasta e do abandono gradual, pelo governo, dos compromissos históricos do PT com a reforma agrária. Números oficiais recentement…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 13 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Após 23 anos, Teixeira sai da CBF e divide poder"

José Maria Marin assume; Copa fica com Ronaldo e seleção, com Andres Sanchez
Pressionado por denúncias de desvio de dinheiro e recebimento de propina, Ricardo Teixeira renunciou à presidência da CBF, assumida em 1989. Sua saída divide o poder sobre o futebol brasileiro e a Copa de 2014. O sucessor Jose Maria Marin, vice-presidente, diz que ficará no cargo até 2015.
O Estado de São Paulo "Ricardo Teixeira renuncia à direção da CBF após 23 anos"

Ex-presidente se diz 'injustiçado'; aliviado, Planalto agenda reunião de Dilma com Blatter sobre Copa
Ricardo Teixeira, um dos mais poderosos dirigentes da história do futebol brasileiro, renunciou ontem à presidência da CBF após 23 anos e em meio a acusações de corrupção e ante diversos impasses em relação à realização da Copa no Brasil. Teixeira disse ser vítima de “injustiça generalizada", mas o ex-jogador Romário declaro…

Garotas

Imagem

Cultura (absolutamente) inútil

Juízo final
Sidney Borges No dia do Juízo final teremos um encontro de ajuste de contas com São Pedro. Na ocasião haverá a famosa e temida entrevista na qual seremos confrontados com ações terrenas, bondades e maldades. Se durante o período encarnado você foi bonzinho, pagou impostos, escovou os dentes e não rogou pragas nem desejou a mulher do próximo, vai para o Paraíso.
Cheio de mordomias, volkswagem-nuvem novo, casa com varanda e jardim e 5 salários mínimos de aposentadoria perpétua.
Quem cometeu desatinos, bebeu, fumou, faltou à missa e cobiçou a mulherada, tem destino certo: as fornalhas de Belzebú. Lugar para onde vão políticos corruptos e assessores, direto, sem julgamento.
Sem me dar conta fui me estendendo e acabei por não tocar no ponto crucial da questão. Tempo. Hoje somos 7 bilhões de almas entre vituosos, pecadores e políticos.
São Pedro vai entrevistar pessoalmente cada um dos atores. Supondo que cada entrevista dure 1 segundo e que São Pedro trabalhe direto, sem descansar ne…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A TV Cultura ameaçada

O Estado de S.Paulo
Em oportuno artigo publicado na página ao lado (7/3/2012), o ex-ministro Almir Pazzianotto Pinto lança um alerta a respeito da possibilidade de a Fundação Padre Anchieta, pessoa jurídica de direito privado criada há quase 45 anos para gerir a TV e a Rádio Cultura, ser convertida, por decisão judicial, em fundação pública, sujeita, nessa condição, à ingerência direta e aberta do governo do Estado. Afirma o articulista, que foi ministro do Trabalho e presidente do Tribunal Superior do Trabalho: "Serão de tal ordem, e de tão funestas consequências, as transformações decorrentes da alteração de natureza jurídica, que não excluo a ideia do colapso da Fundação Padre Anchieta no caso de julgamento irrecorrível vir a lhe impor mudança da órbita privada para a esfera pública, na qual definhará e acabará estrangulada".

A ameaça que hoje paira sobre a Fundação Padre Anchieta tem origem em demandas trabalhistas de iniciativa de funcionários, indivi…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 12 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Recall do Sem Parar vai afetar 2,5 mi de veículos"

Aparelho usado para pagar pedágio terá que ser trocado em todo o Estado de SP
Cerca de 2,5 milhões de veículos no Estado de São Paulo terão que trocar, a partir do ano que vem, o dispositivo Sem Parar, equipamento usado para pagar de maneira eletrônica pedágios e estacionamentos, informa Ricardo Gallo. Todos os veículos que têm o Sem Parar - 11% da frota paulista serão afetados. Os motoristas terão de 1° de janeiro de 2013 a 7 de novembro de 2014 para trocar os aparelhos chamados de "tags". O modelo atual será vendido até o fim deste ano.
O Estado de São Paulo "Só 6 produtos representam 47% do que o Brasil exporta"

Em 2006, participação dessas matérias-primas era de 28,4%; desaceleração da China amplia problema
Apenas seis grupos de produtos – minério de ferro, petróleo bruto, complexo de soja, carne, açúcar e café - representaram 47,1% do valor exportado pelo Bra…

Viajando vamos vivendo...

Imagem
Original aqui

Ubatubenses...

Espertices litorâneas
Sidney Borges Arthur Drewry, cidadão inglês, era o presidente da Fifa em 1958. Apesar do propalado espírito esportivo dos súditos britânicos, estava na hora de ganhar uma copa, afinal de contas os ingleses inventaram o esporte que consagrou Dunga.
Assim, se não fosse possível vencer com a esquadra principal, talvez fosse com a do País de Gales, ou da Escócia, ou mesmo da Irlanda.
O Brasil ganhou a copa depois de enfrentar duas equipes da Commonwealth, Inglaterra (0x0) e País de Gales (1x0).
Nas eleições de 2012, em Ubatuba, a situação trama para jogar de forma semelhante à dos britânicos em 1958. Tem o candidato titular e tem o País de Gales tamoio, que faz de tudo para parecer opositor, mas deixa transparecer o jogo de cena. A cidade sabe do arranjo e comenta abertamente os planos do financiador da candidatura.
Será que vai funcionar? Em 1958 não deu certo...
Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Menos pobres, apesar da crise

O Estado de S.Paulo
Um dos efeitos sociais mais dramáticos previstos no início da crise global iniciada em 2008 - e por isso mais temido pelos governos dos países em desenvolvimento e pelas organizações internacionais voltadas para o combate à pobreza no mundo - felizmente não se confirmou. A crise continua a afetar duramente a economia dos países industrializados, mas, ao contrário do que se temia, não interrompeu o processo de contínua redução da pobreza extrema no mundo, iniciado há alguns anos. Há hoje, proporcionalmente, muito menos pessoas vivendo em situação de pobreza extrema do que havia há quatro anos.

Certamente a alta dos preços dos alimentos, a alta dos combustíveis e a crise financeira dos últimos anos afetaram a vida das populações mais vulneráveis do planeta e desaceleraram o ritmo de redução da pobreza, mas, como constatou um estudo recentemente lançado pelo Banco Mundial (Bird), ela continuou a diminuir.

De acordo com estatísticas preliminar…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 11 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Acesso à pílula do dia seguinte ainda é precário no SUS"

Unidades de saúde exigem receita para liberar contraceptivo de emergência e presença de responsáveis por adolescentes
Quase uma década após o início da distribuição da pílula do dia seguinte no SUS, o acesso ao contraceptivo de emergência é precário. Além da escassez, as unidades de saúde exigem receita para liberar a droga, que só previne a gravidez se ingerida até 72 horas após o ato sexual. Muitas vezes, porém, não há médico para fazer a prescrição e uma consulta com um ginecologista pode demorar até dois meses. Nas farmácias, as mulheres conseguem comprar o medicamento sem receita, o que é ilegal, por preços que variam de R$ 9 a R$ 23. Segundo especialistas, a exigência amplia desigualdades no acesso à pílula. Para as adolescentes, a dificuldade é maior. Embora o Ministério da Saúde garanta o direito ao sigilo, muitos postos exigem a presença de pais ou responsáveis para libe…