Postagens

Mostrando postagens de Julho 4, 2010
Imagem

Eleiões 2010

O que se decide nessa eleição presidencial?

Trechos do artigo de Demétrio Magnoli - O Estado de S. Paulo / Globo (08)
1. A estratégia de campanha do PSDB reflete a sagacidade convencional dos marqueteiros, não o compromisso ousado de um estadista que rema contra a maré em circunstâncias excepcionais. Do alto de seu literalismo fetichista, disseram a Serra que confrontar Lula equivale a derrota certa. Então, o governador resolveu comparar sua biografia à da candidata palaciana. Mas Dilma não existe, exceto como metáfora, o que anula a estratégia serrista. A candidatura da oposição só tem sentido se ele diverge dessa política.

2. O Brasil é "um país de todos" ? Eis a mentira a ser exposta. O Estado lulista é um conglomerado de interesses privados. Nele se acomodam a elite patrimonialista tradicional, a nova elite política petista, grandes empresas associadas aos fundos de pensão, centrais sindicais chapa-branca e movimentos sociais financiados pelo governo. O Brasil não é "d…
Imagem
Óptica - Acrílico sobre tela / Sidney Borges

Coluna do Mirisola

Thank You Satan

"Pra que consultar um otorrino se não somos eternos? Pra que votar? Pra que pagar impostos se, de uma hora para outra, podemos ter um infarto fulminante? Pra quê?"

Marcelo Mirisola*
Estava assobiando Thank You Satan, um blues de Léo Ferré, quando meu amigo Adriano chegou transido, olhos esbugalhados, e disse: “acabou”. Eu já sabia do que se tratava, e retruquei “Piva, né?”. Sim, o Piva. Ele vinha do crematório de Vila Alpina, onde uma semana antes Guzik também havia se transformado em pó.

“Um tempo, não o homem, foi um tempo que acabou”. Nunca vi Adriano daquele jeito, meio que afogado nas palavras que falava: “todas as pessoas que estavam ali - ele me dizia - “foram sugadas, também viraram pó, estavam perdidas”.

Lembrei do meu avô que morreu em 1996 e que, nos últimos anos, havia me convocado para ser uma espécie de secretário e confidente. Antes do seu empacotamento efetivo, o mundo dele também havia se acabado, o velho não se entendia com caixas eletrônicos, pa…

thank you satan -live- Léo Ferré

Deu em O Globo

Vexame internacional

Merval Pereira
Chega a ser patética a tentativa das autoridades brasileiras de se livrarem do vexame que protagonizaram diante da atuação exitosa do governo espanhol para liberar presos políticos de Cuba.

Trabalhando junto à Igreja Católica de Cuba, o governo da Espanha, representado por seu ministro das Relações Exteriores, Miguel Ángel Moratinos, conseguiu obter do governo ditatorial cubano o compromisso de libertar 52 dos 167 presos políticos do país, figura que o presidente Lula dizia que não existia na sua ilha caribenha preferida.

O ministro Celso Amorim chegou a insinuar que o Brasil teve "atuação discreta" na decisão, e o assessor especial Marco Aurélio Garcia, dublê de coordenador da campanha de Dilma Rousseff, ainda menosprezou a atuação da Espanha, sugerindo que a participação brasileira teria sido mais efetiva, apesar de "discreta", e que o chanceler espanhol apenas se aproveitou da situação para anunciar o fim das negociações.

No entant…
Imagem

Imprensa

Capas de jornais como jornalismo comparado

Do Webmanário
Capas de jornais são sempre inspiradoras. Quando comparadas, ainda mais.

É esse o negócio do Mídia Mundo, trabalho solitário e ininterrupto de Eduardo Tessler na internet.

Tessler está por trás da concepção de vários redesenhos de jornais brasileiros, Diário de S. Paulo incluído _ainda por vir, mas com direito a novo formato e conceito (será mesmo o fim do “aconteceu ontem”?).

Uma história a se acompanhar.

Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Teto não é piso

Editorial do Estadão
Não deveria haver nenhuma dúvida com relação aos dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) - em vigor há pouco mais de dez anos, com resultados muito positivos para a gestão do dinheiro público - que fixam um limite para as despesas com pessoal nos três níveis de governo e determinam como esses gastos serão repartidos pelos Três Poderes e pelo Ministério Público. Mas muitos administradores públicos estão transformando o limite máximo numa espécie de autorização prévia para gastar mais. E essa forma peculiar de interpretação dos limites impostos pela LRF é utilizada até pelas principais autoridades do Poder Judiciário.

O texto da lei é muito claro. A despesa total com pessoal "não poderá exceder" determinado porcentual da receita corrente líquida nos três níveis de governo. O limite foi fixado em 50% para a União; e para os Estados e municípios, em 60%. Quanto à repartição desses gastos, há limites específicos para as esferas feder…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 10 / 7 / 2010

Folha de São Paulo
"Petrobras gera temor no mercado financeiro"

Adiamento da oferta de ações da estatal e caso da BP aumentam percepção de risco

Com a demora da Petrobras em fazer sua oferta de ações para captar dinheiro para investimentos, as dúvidas sobre a capacidade financeira da estatal aumentaram no mercado externo. A empresa depende de emissão de ações - prevista para o final deste mês, mas adiada para setembro - prevista para o final deste mês, mas adiada para setembro - para complementar seu programa de investimentos de US$ 224 bilhões até 2014. Em consequência, cresceu nos mercados futuros internacionais a procura dos investidores por proteção contra eventual calote. O acidente da BP que provocou o vazamento de óleo no golfo do México também influi na percepção de risco, por ressaltar o perigo de explorar petróleo em águas profundas. A Petrobras é líder nessa área e, com o pré-sal, sairá de perfurações de até 2.000m para 7.000m. Segundo especialis…

Aviação

Imagem
O SOLAR Impulse atravessa a Suíça: reserva da aeronave após voo noturno surpreendeu até seus criadores
Avião solar consegue viajar à noite
Reserva de energia permitiu que aeronave passasse no derradeiro teste

O Globo
Um novo capítulo da aviação pode ter sido escrito ontem, quando a aeronave Solar Impulse aterrissou a 50 quilômetros de Berna, a capital da Suíça, após 26 horas de voo. O avião, que também havia decolado no país, foi o primeiro tripulado a conseguir atravessar uma noite inteira usando apenas energia solar.

A aeronave usou células solares super eficientes e baterias para permanecer no ar após os raios de Sol terem cessado. A façanha, de acordo com seus criadores, abre espaço para se discutir um equipamento que possa voar permanentemente, sem necessidade de combustíveis comuns.

Desempenho foi melhor que o esperado Este foi o voo mais longo e de maior altitude já atingido por uma aeronave movida por energia solar. Durante a viagem, o Solar Impulse chegou a 8,7 mil metros de altura…

Está escrito.

Imagem
Polvo-vidente aponta Espanha campeã mundial
Paul também prevê que Alemanha ficará em terceiro lugar
EFE (original aqui) O polvo Paul, o oráculo do aquário Sea Life de Oberhausen, no Oeste da Alemanha, previu nesta sexta-feira a vitória da Espanha na final contra a Holanda. As duas equipes decidem neste domingo o título da Copa da África do Sul. Até agora, o polvo acertou todos os resultados da Alemanha na competição.

Em três minutos, diante das câmeras de televisão, Paul comeu a amêijoa (molusco com concha) que estava dentro do contêiner e abraçou a caixa com a bandeira espanhola, deixando de lado a outra com o pavilhão holandês.

Com dois anos e meio e pesando 700 gramas, Paul, que nasceu na Inglaterra, apontou também que a Alemanha irá vencer o Uruguai na disputa pelo terceiro lugar do Mundial, que será neste sábado.

O célebre polvo tem um grave erro no currículo. Na final da Eurocopa 2008, vencida pela Espanha, ele previu que a Alemanha seria campeã.

Com nove cérebros e três corações, o po…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Coluna do Celsinho

Campanha

Celso de Almeida Jr.
Tenho um fascínio por política.

Tive a sorte de viver a abertura democrática no país.

Assim, participei de muitas eleições, como militante.

Apaixonado e ingênuo, claro.

Defendendo bandeiras para vereadores, prefeitos, deputados, senadores, presidente.

Vidrado em ideias, discursos, programas de governo.

Curioso...

O tempo passou, mas basta chegar a eleição e volta o entusiasmo juvenil.

Há poucos anos, um grande amigo, mestre em marketing político, me convidou para atuar profissionalmente neste segmento.

Fiz um plano para conciliar as duas paixões: educação e política.

As atividades na escola são gigantescas.

Cresci num ambiente assim, afinal, nosso colégio já passou dos 32 anos.

No silêncio das férias escolares, caminho no corredor principal olhando as portas entreabertas.

Os alunos atuais e antigos invadem o pensamento.

Os grandes conflitos.

As grandes alegrias.

As deliciosas lembranças.

A convicção de que as dificuldades para manter um empreendimento desta natureza valem a…
Imagem

Opinião

O recrudescimento da dengue

Editorial do Estadão
O agravamento da epidemia de dengue em todo o País, previsto por um estudo do Ministério da Saúde divulgado em dezembro de 2009, infelizmente está se confirmando. O estudo alertava as autoridades municipais e estaduais para a necessidade de providências que barrassem a disseminação da doença. Mas as medidas adotadas pelos Estados e municípios parecem não ter surtido efeito. Segundo os infectologistas, o calor acima da média, o acúmulo de lixo e as fortes chuvas de verão favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e que se reproduz em água parada.

Só com o número de casos do primeiro semestre, 2010 já bate o recorde de notificações de dengue. Ao todo, já houve 321 mortes. No mesmo período, foram efetuadas 830 mil notificações - ante 806 mil nos primeiros seis meses de 2008. Até o momento, a situação é crítica, principalmente em dois Estados bastante populosos.

Com 203 mil notificações, o primeiro é Minas Gerais.…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 09 / 07 / 2010

Folha de São Paulo
"Fundos viabilizam Belo Monte"

Para o governo, participação de principais fundos de pensão de estatais permitirá erguer hidrelétrica no PA, orçada em R$ 25 bi

O governo convenceu os três principais fundos de pensão de empresas estatais a participarem do projeto de construção da hidrelétrica de Belo Monte (Pará). A Folha apurou que a Funcef (Caixa Econômica Federal) e o Petrus (Petrobras) participarão diretamente da construção da usina com cotas de 7,5% e 10%. A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, participará via Neoenergia, empresa em que é sócia do grupo espanhol Iberdrola. A Neoenergia ficará com 10% da obra. Segundo um auxiliar do presidente Lula, a participação dos fundos viabilizará o projeto, orçado em R$ 25 bilhões e prioritário para o Planalto em ano eleitoral - Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência, foi mentora da obra.

O Estado de São Paulo
"Congresso eleva todas as aposentadorias pelo sa…
Imagem

Ramalhete de "Causos"

O satélite do tio Lindo

Reflexos da era espacial no imaginário do povo caiçara

José Ronaldo dos Santos
As rodas de causos ainda existem. Hoje os caiçaras e outros contadores se encontram, principalmente, em frente aos portões, diante de suas casas, pois o jundu, “lugar sacrossanto” no dizer do finado Antonio Maior, “agora está tomado pelas mansões dos tubarões”, pelos quiosques, etc. Embora em algumas praias ainda seja possível tal ritual, o mais comum é, no meu caso, de aproveitar as mínimas oportunidades pelas ruas da cidade, sobretudo em “época de vacas magras”, quando a maioria dos rostos é conhecida. O que eu narro agora me veio à mente depois de uma prosa com o Élcio e o Belinho, em frente da moradia deste.

O ano era de 1969, quando os americanos chegaram à Lua. Nas praias, em todos os lugares se comentava a notícia que chegava até nós pelos rádios. Os mais antigos ainda se lembram muito bem das instalações para que rádio funcionasse: era necessário um fio (antena) estendido acima d…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O custo da burocracia

Editorial do Estadão
O País não poderá trilhar o caminho do desenvolvimento sustentado se for incapaz de superar os obstáculos burocráticos com que hoje se defrontam as empresas e os cidadãos. Não por acaso, no índice elaborado pelo Banco Mundial para medir a facilidade de fazer negócios, o Brasil figura na 129.ª posição entre 183 países estudados em 2010. O cipoal burocrático não só dificulta e retarda a execução dos projetos e investimentos das empresas, com impacto negativo em sua competitividade internacional, como tem também efeitos sociais. Os entraves ao bom funcionamento da máquina estatal afetam principalmente os sistemas educacional e de saúde, para citar apenas duas áreas críticas.

Esta foi a visão ampla que orientou o estudo realizado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp sobre os custos econômicos que a burocracia acarreta para o País. Ao estimar esses custos, os técnicos da entidade utilizaram o PIB nominal per capita para consegui…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 08 / 07 / 2010

Folha de São Paulo
"Divórcio passa a ser mais rápido"

Pedido poderá ser feito assim que casal decidir pelo final do casamento, sem a necessidade de aguardar prazo

Depois de polêmica com setores ligados a instituições religiosas, o Senado aprovou, em último turno, a proposta de emenda à Constituição do divórcio direto. Agora, o pedido de divórcio poderá ser imediato, feito assim que o casal decidir pelo término do casamento. Essa alteração acaba com os prazos entre o fim da convivência do casal e o divórcio. Hoje, o divórcio pode ser pedido depois de um ano da separação formal ou após dois anos da separação de fato. A mudança será promulgada. Não é necessária sanção presidencial. A mudança "vai economizar custas processuais e sofrimento", afirmou o deputado Sérgio Carneiro (PIBA), que apoia a alteração. A CNBB queria "prazo de reflexão" de seis meses. Para o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), evangélico, houve precipitação.

O Estado…

Pintura

Imagem
Retrato de Sarah Siddons - Joshua Reynolds x A Sra. Siddons como Musa da Tragédia (1784)
Do Blog do Noblat (original aqui)
Muito ambicioso, Reynolds usou toda sua inteligência e charme, assim como seus talentos artísticos, para se promover e no curso de um ano de muito trabalho já era “o” nome em Londres para quem queria um retrato seu ou de alguém de sua família.

Reynolds, um verdadeiro artista, mas também um homem engenhoso, criou uma galeria onde expunha suas pinturas e também quadros de artistas consagrados pelo tempo, que ele comprava e vendia.

Sua clientela, como não podia deixar de ser, era de gente do mundo da moda, das grandes fortunas, e da intelectualidade que norteava a moda.

Quando a Royal Academy foi fundada, em 1768, ninguém se admirou ao ver que o primeiro presidente eleito foi Joshua Reynolds que, no ano seguinte, foi sagrado cavaleiro. Os discursos anuais que proferia diante da Academia reunida são peças literárias, sempre em estilo acadêmico, onde ele sugeria que a general…

Mediunidade octogonal

Imagem
O nome é Paul, o apelido "Octopus Dinah"
Sidney Borges Depois de cravar as vitórias da Alemanha sobre Austrália, Gana, Inglaterra e Argentina, e antes a derrota dos alemães para a Sérvia, o polvo Paul, que vive no aquário Sea Life, em Oberhausen, na Alemanha, indicou que a Espanha derrotaria a Alemanha. Na mosca!
O clarividente molusco só teme uma coisa na vida. A palavra vinagrete. Deve ter sido por causa das histórias que a sua avó contava. Hoje, bem empregado, ele usa seus dotes mediúnicos para dizer quem vai ganhar o jogo e alegrar a vida dos apostadores. (Com informações do Blog do Noblat e do G1)
Twitter

Copa do Mundo

A final das virgens

Sidney Borges
No domingo teremos mais um país na seleta constelação dos vencedores. Espanha e Holanda nunca levantaram o caneco, embora a Holanda já tenha ameaçado duas vezes. Quem viu o jogo hoje certamente apostará na Fúria. É um time forte, coeso, com jogadores habilidosos e um esquema tático definido e agressivo. Se os avantes hispânicos acertarem a pontaria poderemos ter uma goleada na final. A Holanda tem um timinho certinho que faz chuveirinho. Só isso. Ganhou dos milionários galácticos do Brasil com duas bolas levantadas na área. Depois ganhou do Uruguai com um gol ilegal. A seleção brasileira dá o que pensar. Fora do mundo milionário do futebol vivem os simples mortais que não podem falhar. Ou o patrão mostra o bilhete azul. O goleiro Júlio César falhou. Milionários não têm esse direito. Não deve voltar à seleção. O caso Kaká merecia uma CPI. Sócrates, ex-craque do Corinthians, médico especializado em esportes, foi claro e taxativo antes da Copa. Kaká não va…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Se pegar, pegou

Editorial do Estadão
Seria ingenuidade acreditar que se tratou de simples desorganização ou amadorismo - numa campanha, aliás, que de amadorismo não tem nada - a substituição, feita à última hora, do programa de governo da candidata Dilma Rousseff apresentado ao TST, que continha tópicos considerados radicais, por outro do qual eles foram retirados, sob a justificativa de que haviam sido incluídos por simples engano. Não pode ser engano a apresentação de um documento, a título de programa de governo, que consubstancia as teses aprovadas pelo Partido dos Trabalhadores, em fevereiro, quando fez o pré-lançamento da candidata Dilma Rousseff.

Não se imagina que diretrizes político-doutrinárias, elaboradas depois de exaustivas discussões entre líderes e integrantes de um partido que ocupa os principais cargos do Executivo federal, e neles pretende continuar, ali fossem introduzidas sem que disso tivessem conhecimento os mais altos dirigentes da campanha da candidata que foi imp…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 07 / 07 / 2010

Folha de São Paulo
"Notificação de dengue quebra recorde no país"

Em 6 meses, 830 mil registros superam a marca máxima anterior, de 2008

Levantamento da Folha com as secretarias da Saúde dos 26 Estados e do Distrito Federal apontou 830 mil notificações de dengue, batendo o recorde de 2008 - 806 mil. Segundo o Ministério da Saúde, 321 pessoas morreram em razão da doença, relata Márcio Pinho. Os governos federal e estaduais atribuem o aumento à volta de circulação do tipo 1 da doença, contra o qual a população não está imune. Negam falta de investimento no controle da doença. Para especialistas, há falhas nessa área e no atendimento a pacientes. O tempo chuvoso também influenciou. Com 121 mil casos confirmados até o início de julho, o Estado de São Paulo bateu a marca de2007 (92 mil). O número de doentes na capital é o maior da história -4.529 até maio. As zonas norte, oeste e sul registraram surtos.

O Estado de São Paulo
"Serra ataca plano radical …

Não me sai da cabeça!

Imagem

Copa do Mundo

Afinal, Holanda na final

Sidney Borges
A Holanda chega à terceira final de sua história. Embora não tenha ganhado a Copa, tem muitos méritos. Não é qualquer seleção que pode se dar ao luxo de apresentar um retrospecto tão positivo. A Província Cisplatina foi bem, mas não deu. Amanhã teremos um jogão. Não arrisco palpitar, mas sei que o polvo adivinho da Alemanha deu vitória da Espanha. Até agora ele acertou todas. Caso a previsão seja confirmada teremos mais um país no seleto clube dos levantadores de caneco, pois a exemplo da Holanda, que só foi vice, a Espanha não ganhou, ou melhor, sequer chegou às semifinais. Recebi uma mensagem da delegação do Ubatuba Víbora. Neste momento a rapaziada está em meio à entrada de uma frente tropical, com ventos de intensidade moderada. Mas vai tudo bem, a canoa "Ziza" não está fazendo água e o estoque de "Ubatubana" longe de acabar. Por aqui estão escolhendo o novo técnico da seleção. Acho que podiam fazer um troca-troca com a Arge…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Portos e aeroportos defasados

Editorial do Estadão
Trazer uma carga da China ao Brasil pode tomar menos tempo que a liberação da mercadoria num aeroporto brasileiro. O embarque de produtos para o exterior também é travado pelo congestionamento de portos e aeroportos, sem espaço e sem condições técnicas e administrativas de dar suporte a exportações e importações. Superada a crise, a economia voltou a crescer e aumentou velozmente a corrente de comércio internacional - vendas e compras. O valor acumulado em 2010, até a semana passada, foi 33,9% maior que o de um ano antes. Entre 2000 e 2008, o montante em dólares cresceu 224,3%, mas exportadores e importadores tiveram de vencer dificuldades cada vez maiores nos transportes, para tentar acompanhar o ritmo da globalização comercial.

Reportagens publicadas no Estado no domingo e na segunda-feira mostraram como os gargalos formados em portos e aeroportos consomem tempo e dinheiro, reduzindo perigosamente a eficiência e a competitividade das e…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 06 / 07 / 2010

Folha de São Paulo
"Custo do trem-bala é imprevisível, diz TCU"

É impossível saber quanto custará o trem-bala entre São Paulo e Rio, aponta relatório do Tribunal de Contas da União. Segundo a área técnica do TCU, os estudos geológicos para a obra foram insuficientes, informa Dimmi Amora

Foram realizados apenas 4,4% da quantidade mínima de sondagens para estimar o preço da obra. Apesar das restrições técnicas, os ministros do tribunal aprovaram os estudos de viabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres. A ANTT estimou a obra em R$ 21 bilhões, 63% do total do projeto. O edital de licitação sairá nesta semana. Em casos similares, o TCU determinou que projetos fossem revistos. Pesou agora a pressão do governo para que isso não ocorresse. Se o estudo fosse refeito, não haveria licitação neste ano. Como a obra será fiscalizada, os ministros preferiram evitar embaraços. Segundo a ANTT, cabe aos construtores definir o traçado final. Por isso, não…

Entrevista

Imagem
Luiza Eluf
“Os homens matam as mulheres porque elas os contrariam de alguma forma”

Renata Vieira Pompeu de Camargo
Luiza Eluf, Procuradora do Ministério Público de São Paulo, afirma que o crime passional tem características próprias. A principal delas é o machismo, a prepotência masculina, o egoísmo extremo e a vontade de subjugar a mulher.

Direitos da mulher, direito civil e penal. Quando se trata do estudo e análise da legislação e jurisprudência destes temas nos dias atuais no Brasil, passa-se pelo nome de Luiza Nagib Eluf. Temas espinhosos e tratados de forma morna por membros do judiciário e formadores de opinião são esclarecidos de forma direta e segura nos discursos da Procuradora de Justiça do Ministério Público de São Paulo. Com seis livros publicados, alguns deles sobre o tema crime passional, Luiza Eluf afirma, nesta entrevista, que se interessou pelo assunto “por ser incompreensível que as pessoas matem somente porque um relacionamento acabou”. Ela ainda opina aventa a possibi…