Postagens

Mostrando postagens de Agosto 10, 2014

Dominique

Imagem

Opinião

Seis meses desastrosos

O ESTADO DE S.PAULO
O Brasil continuou perdendo espaço na economia mundial, no primeiro semestre, com desempenho muito pior que o da maior parte dos países, tanto emergentes quanto desenvolvidos. A recuperação global vem sendo mais lenta do que se previa há alguns meses, mas o quadro brasileiro é especial. O País tem exibido uma rara combinação de baixíssimo crescimento com inflação elevada, contas públicas em deterioração e comércio externo empacado. Na sexta-feira a estagnação foi confirmada por mais uma fonte oficial. Em junho, a atividade econômica foi 1,48% inferior à de maio e 2,68% menor que a de um ano antes, segundo o índice produzido mensalmente pelo Banco Central (IBC-Br). Esses números são da série livre de efeitos sazonais. O crescimento ficou em 0,08% na primeira metade do ano. Em 12 meses, chegou a 1,41%, mas com forte perda de ritmo na fase final.

O balanço completo do período janeiro-junho será divulgado no fim do mês pelo Instituto Brasileiro de G…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 16 / 08 / 2014

O Globo
"Especialistas dos EUA vão investigar acidente com jato que matou Campos"

Equipe do NTSB está a caminho do Brasil
Caixa-preta não gravou áudio do voo, diz FAB.

Uma equipe dos Estados Unidos está a caminho do Brasil para participar da investigação da queda do jato executivo que matou o candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, e mais seis pessoas. O grupo é formado por especialistas do National Transportation Safety Board (NTSB), a principal autoridade norte-americana de investigação de acidentes, e da Cessna Aircraft Company, o fabricante do avião.

Folha de S. Paulo
"PSB sela acordo para lançar Marina Silva no lugar de Eduardo Campos"

O PSB superou as divergências internas e selou acordo para lançar Marina Silva à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos. 

Ela concordou com a inversão da chapa e deverá ser anunciada oficialmente na próxima quarta-feira (20). O novo presidente do PSB, Roberto Amaral, era visto …

Carrim

Imagem

Coluna do Celsinho

Jahú

Celso de Almeida Jr.

Nos próximos dias 21 e 22 de agosto, o Instituto Salerno-Chieus promove a exposição "Jahú - Influência de uma época", organizada pelo pesquisador Alexandre Ricardo.

A espetacular travessia do Oceano Atlântico com o hidroavião Jahú, em 1927, comandado pelo brasileiro João Ribeiro de Barros, é relembrada através de mais de 50 itens e curiosidades, além de revistas, filmes e palestras.

A exposição acontece no Colégio Dominique, à rua dos Gerânios, nº 10, no Jardim Carolina, das 9h às 18h e a entrada é franca.

O Aeroclube de Ubatuba, o Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), a Pousada Manobra e o Restaurante Alentejano apoiam a iniciativa.

O evento integra as comemorações dos 25 anos da Biblioteca Hans Staden - instituição auxiliar do Colégio Dominique - e o público infantojuvenil poderá adquirir o livro Jahú-Sonho com Asas, de Ivan Jaf, com ilustrações de Ronaldo Barata, da Editora Panda Books.

Enfim, uma atividade cultural para todas as idades.

Vale registr…

Dominique

Imagem

Opinião

A favor do voto contra

Nelson Motta
Nos Estados Unidos, como fazem com automóveis, os eleitores têm direito a um recall de políticos que estão dando defeito

Millôr Fernandes, que a cada dia está mais atual e inteligente, teve uma ótima ideia para democratizar o nosso sistema eleitoral, infelizmente nunca aplicada ou sequer proposta: o voto contra. O eleitor teria direito a dois votos, um no seu candidato preferido, e outro contra quem considerasse indigno de um cargo publico e nocivo à sociedade, um direito tão democrático como eleger um representante.

No final das contas, entre os prós e os contra, talvez não melhorasse muito o nível dos eleitos, mas muitos notórios malfeitores travestidos de políticos, que compram apoios e usam dinheiro sujo para fraudar as eleições, que buscam um mandato para fugir da Justiça, ficariam fora do poder. Economizaríamos tempo e dinheiro dos longos processos de cassação do TSE, sairia mais barato prevenir do que remediar.

Nos Estados Unidos, como fazem com a…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 15 / 08 / 2014

O Globo
"PT pressiona para rachar o PSB de Eduardo Campos"

Lula e Dilma ligaram para o presidente do partido após a morte do candidato. Marina Silva é a preferida de parte dos socialistas e de aliados que compõem a coligação; PSB afirma que decisão seguirá seu ‘exclusivo critério ’ e será anunciada somente após o enterro do ex -governador de Pernambuco.

Após a trágica mor te do candidato do PSB à Presidência , Eduardo Campos , o PT começou a atuar ontem para que o PSB rache em alguns estados e apoie a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff . Reunido , o partido do ex-governador de Pernambuco informou que a decisão só será anunciada após o enterro de Campos , morto anteontem num acidente aéreo em Santos . Dilma e o ex-presidente Lula ligaram para o presidente em exercício do PSB, Roberto Amaral, próximo de petistas . Parte do partido , porém , defende que a candidata seja Marina Silva, vice na chapa que era encabeçada por Campos . Outros …

Dominique

Imagem

Opinião

Fricções

Fernando Veríssimo
Centenas de personagens inventados ocupam um grande espaço em nossas vidas e nunca vão embora. A ficção também é um método de reprodução humana

O Jorge Luis Borges chamou o espelho de método de reprodução humana anticonvencional. O sexo e o espelho são, os dois, culpados de multiplicar pessoas, e assim contribuir para as misérias do mundo. Borges escreveu sobre seus pesadelos com espelhos e labirintos e tinha um notório problema edipiano com o pai, além de um notório ascetismo com relação ao sexo. O pavor de espelhos e o desgosto com sexo e paternidade se acoplam na aversão de Borges ao produto das duas coisas: gente. Mais gente.

Mas enquanto lamentava a proliferação humana de um lado e do outro do espelho, Borges também colaborava para aumentar a demografia imaginária da Terra, inventando pessoas. Ao contrário dos espelhos, os ficcionistas não copiam gente, criam gente, e lançam irresponsavelmente no mundo. Como se não bastassem os parentes e os vizinhos e os …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 14 / 08 / 2014

O Globo
"Acidente de avião mata presidenciável do PSB"

Vice na chapa, Marina é a candidata natural

Dilma e Aécio suspendem campanha. Numa tragédia que ficará na História da política brasileira e mudará o cenário da campanha eleitoral deste ano, o candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, de 49 anos, morreu ontem quando o avião em que viajava caiu em Santos, litoral norte de São Paulo. (...) Campos interrompeu o segundo mandato como governador de Pernambuco para entrar na disputa presidencial. Estava em terceiro nas pesquisas, com 9% das intenções de voto. O PSB agora tem dez dias para decidir quem o substituirá na eleição. A vice na chapa de Campos, a ex-senadora Marina Silva, é a candidata natural. (...) A presidente Dilma Rousseff, de quem o ex-aliado Campos se tornou crítico , decretou luto oficial de três dias. Ela e o presidenciável tucano, Aécio Neves, suspenderam as atividades de campanha.

Folha de S. Paulo
"Acidente ma…

Dominique

Imagem

Opinião

Compre Dilma, leve Lula

O ESTADO DE S.PAULO
O presidente do PT, Rui Falcão, avisou: quem votar em Dilma Rousseff estará votando, na verdade, em Lula - aquele que, segundo suas próprias palavras, não consegue "desencarnar" da Presidência.

A "promoção casada" foi explicitada em entrevista de Falcão ao jornal Valor. Respondendo a uma questão sobre se Lula terá "maior participação" em um eventual segundo mandato da presidente, o petista disse que "sim" e explicou, praticamente sem rodeios, que a passagem de Dilma pelo Planalto serviu apenas para guardar lugar para seu chefe.

"Precisamos eleger a Dilma, para o Lula voltar em 2018", disse Falcão. "Isso significa que, ela reeleita, começa o ciclo de debate, de planejamento, para que o nosso projeto tenha continuidade, com o retorno do Lula, em 2018, que é a maior segurança eleitoral de que o projeto pode continuar."

A preocupação de Falcão e da militância petista é compreensível. Embora …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 13 / 08 / 2014

O Globo
"ONS prevê colapso no abastecimento de Rio e SP"

Decisão do governo paulista de reduzir vazão de represa afetará 41 cidades

Segundo a ANA, medida poderá prejudicar Vale do Paraíba e até Região Metropolitana do Rio. A decisão do governo de São Paulo de reduzir a vazão da hidrelétrica de Jaguari causará o colapso no abastecimento de água de municípios paulistas e fluminenses atendidos pela Bacia do Rio Paraíba do Sul, alertou ontem o ONS, órgão responsável por coordenar a geração de energia no país. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o Rio e a Região Metropolitana também serão afetados. A crise de energia levou a Eletrobras a ter um prejuízo de R$ 105 milhões no segundo trimestre.

Folha de S. Paulo
"Agência federal exige que SP libere mais água a usina"

Segundo a Aneel, atual retenção hídrica pode colocar em risco o sistema elétrico

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) notificou a Companhia Energética de São Paulo (Ces…

Dominique

Imagem

Opinião

Mais rigor no Enem

O ESTADO DE S.PAULO
A revelação, feita pelo Estado graças à Lei de Acesso à Informação, de que houve um número expressivo de examinadores despreparados na correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 é motivo de apreensão. Como a prova foi convertida pelo Ministério da Educação (MEC) em processo seletivo das universidades federais, sob a justificativa de democratizar o acesso ao ensino superior público, qualquer problema nas correções põe em risco a credibilidade do sistema.

Há dois anos, os critérios de correção do Enem foram questionados por especialistas em educação, depois da descoberta de que uma redação reproduzindo uma receita de macarrão instantâneo e outra transcrevendo o hino de um clube de futebol haviam sido aprovadas pelos examinadores. Diante da repercussão negativa, o MEC alterou os critérios de correção, montou uma força-tarefa para garantir mais segurança e objetividade nas avaliações e determinou que as redações deveriam ser …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 12 / 08 / 2014

O Globo
"SP ameaça ir à Justiça na disputa por água com Rio"

Pezão critica a Cesp e afirma que cobrará providências da União

Governo paulista diz que prioridade tem de ser para o consumo e não para a geração de energia. O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, disse que o estado poderá ir à Justiça para manter reduzida a vazão da represa do Rio Jaguari, o que prejudica o Rio. A decisão da estatal de energia Cesp foi tomada à revelia do ONS, órgão nacional que regula o volume de água em hidrelétricas. O governador paulista, Geraldo Alckmin, alegou que a lei prevê prioridade para o abastecimento humano e que a maior parte da água retida agora em SP é destinada, no Rio, à geração de energia. Já o governador Luiz Fernando Pezão criticou a decisão de São Paulo e disse que cobrará providências do governo federal.

Folha de S. Paulo
"Mercado prevê PIB fraco e inflação alta até o final de 2018"

Analistas projetam, porém…

Dominique

Imagem

Opinião

Vinculações e eficiência

O ESTADO DE S.PAULO
Por ingenuidade, desconhecimento das incongruências da administração pública, autoengano ou, como parece ser a maioria dos casos, oportunismo, de tempos em tempos políticos propõem a destinação obrigatória de fatias da arrecadação tributária para áreas específicas de atuação do poder público, sob a alegação de que, assim, estariam assegurados os recursos necessários para dinamizar ou melhorar os serviços nessas áreas.

Além do recente aumento de 5,1% para 10% do PIB dos gastos obrigatórios com educação, aprovado pelo Congresso e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, há pelo menos cinco projetos que obrigam o poder público a aplicar uma porcentagem mínima de sua receita em determinados setores. Períodos eleitorais tendem a tornar os parlamentares mais suscetíveis a propostas desse tipo. Mas, ao contrário do que dizem seus defensores, elas não resultarão, necessariamente, em melhorias nessas áreas. São, ao contrário, uma ameaça à boa gestão,…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 11 / 08 / 2014

O Globo
"Governo quer mais crédito para veículos"

Medida visa a impulsionar o crédito ao consumidor

Ideia é dar mais garantias aos bancos, como agilizar a retomada de veículos em caso de calote, para estimular a redução dos juros. O governo estuda medidas para impulsionar o financiamento de veículos dando mais garantias aos bancos. Segundo uma fonte da equipe econômica, uma das ideias em discussão entre os ministérios da Fazenda e da Justiça é tornar mais ágil a retomada dos carros em caso de calote. Acabaria a obrigatoriedade de notificar o cliente inadimplente, via oficial de Justiça, permitindo que a polícia apreenda o veículo em uma blitz, por exemplo. O governo pretende enviar ao Congresso uma proposta para alterar o Código Civil, a fim de implementar as regras. Bancos argumentam que, assim, poderiam baixar juros.

Folha de S. Paulo
"SP já tem 2,1 milhões sob racionamento oficial de água"

Cortes em cidades não atendidas pela Sabesp dura…

Dominique

Imagem

Opinião

O PT perde dinheiro

O ESTADO DE S.PAULO
Os grandes financiadores de campanhas políticas ou não acreditam na reeleição da presidente Dilma Rousseff ou parecem estar fazendo a sua parte - por omissão - para que ela não se reeleja. É o que se pode deduzir da batelada dos números recém-divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a primeira prestação de contas encaminhadas pelos diretórios nacionais dos partidos, referente aos 30 dias iniciais da temporada eleitoral oficial completados na quarta-feira.

Há quatro anos, nesse mesmo período, quando o grosso do eleitorado mal tinha ouvido falar em Dilma, havendo até quem confundisse o seu sobrenome com o "do chefe", a influência e a popularidade do ainda presidente Luiz Inácio Lula da Silva carrearam para os cofres petistas R$ 6,9 milhões em doações, praticamente todas de pessoas jurídicas. Agora, quando a candidata, embora estável na liderança das pesquisas, encabeça também a lista daqueles em quem os entrevistados não prete…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 10 / 08 / 2014

O Globo
"Fraudes com remédios desafiam saúde pública"

Irregularidades, como sobrepreço de até 10.000%, ocorrem em 23 capitais

Na segurança, outro tema criticado pela população em pesquisas, índice de homicídios aumentou

Auditorias e fiscalizações do Ministério da Saúde feitas em 2013 e neste ano flagraram irregularidades na distribuição de medicamentos em 23 capitais, como direcionamento de licitações, sobrepreço de 10.000% e venda a mortos, enquanto doentes sofrem no SUS à espera de remédios, contam Alessandra Duarte e Carolina Benevides. Em maio, pesquisa da FGV mostrou que 79% dos entrevistados criticam a saúde pública, e 80% estão descontentes com a segurança, outro tema frequente na agenda eleitoral. O governo pretendia reduzir pela metade o índice de homicídios, mas esses crimes subiram 10% em quatro anos, segundo dados oficiais.

Folha de S. Paulo
"Menos qualificado sustenta boom de empregos no país"

Dez profissões de baixo salário responder…