Postagens

Mostrando postagens de Março 26, 2006

Tragédia

Imagem
Let-410. Asa alta e dupla fileira de janelas são atrativos do avião tcheco

Avião cai no Rio de Janeiro

Ao abrir os noticiosos virtuais nesta manhã dei com a notícia da queda de um avião. Segundo a folha Online, os dezenove ocupantes do Let-410, da empresa Team, que voava entre Macaé e o Rio de Janeiro, morreram. O aparelho, que sumiu dos radares alguns minutos após decolar é um bimotor de última geração, fabricado na República Tcheca. Existem mais de 1000 operando, 300 na América Latina, três na Team. Recentemente a empresa cogitou conectar as principais cidades litorâneas de São Paulo, Ubatuba entre elas, ampliando as linhas que ligam o Rio a Macaé, Búzios, Angra dos Reis, Ribeirão Preto, Vitória e São José dos Campos.
As primeiras notícias dão conta de péssimas condições atmosféricas na hora do acidente, se foram decisivas só saberemos após as investigações. O comandante Michael Peter Hutten era ex-oficial da FAB, com mais de trinta anos de experiência.

Sidney Borges

Notícias do Legislativo

Imagem
Vereadora Luciana Machado homenageia Ministra do STF

A vereadora Luciana Machado (PDT), homenageou, com uma Moção de Congratulações, a Ministra Ellen Gracie Northfleet, pela conquista da presidência do Supremo Tribunal Federal.
A Ministra foi eleita no último dia 15 de março, sendo a primeira mulher na história republicana a exercer o cargo de presidente do STF. Ellen Northfleet iniciou a carreira jurídica em 1973, como Procuradora da República, pelo Estado do Rio Grande do Sul, depois foi nomeada Juíza Federal pela vaga reservada ao Ministério Público Federal e empossada, em 1989, para compor o Tribunal Regional Federal. Em 2004 foi eleita vice-presidente do STF.
De acordo com a vereadora Luciana Machado, a conquista da Ministra é um marco histórico para o país, “parabenizo a Ministra por esta conquista tão importante e por sua dedicação à vida pública marcando uma trajetória de contribuição ao país com notável saber no mundo jurídico”, disse Luciana em plenário. A Moção foi aprovada po…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Luiz Felipe e Eduardo César na posse do Conselho de Turismo

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO
Justiça revoga liminar

O juiz Geraldo Fernandes Ribeiro do Valle da 2ª Vara da Justiça de Ubatuba revogou nesta sexta-feira, 31, a liminar impetrada pelo vereador Jairo dos Santos contra a posse do Conselho Municipal de Turismo. Na sentença, o juiz extinguiu a ação por perda de objeto, o que significa que agora o Conselho poderá iniciar seus trabalhos, sem nenhum empecilho judicial. O prefeito Eduardo César espera que “a partir de agora o Conselho possa desempenhar suas funções, tão importantes para um município que tem a sua principal fonte de renda no turismo”.

O Conselho

Na solenidade de posse, realizada no último dia 23, foram nomeados 28 representantes, entre sociedade civil organizada e poder público municipal. O objetivo desse conselho, que é deliberativo, consultivo e permanente, é permitir que as comunidades participem da elaboração de diretrizes e discutam assuntos relevantes para a conduçã…

Acidentes no Trabalho

Prefeitura e Santa Casa realizam Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e a Santa Casa, acontece entre os dias 03 e 07 de abril, a Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho (Sipat). Esta será a primeira edição do evento na Prefeitura, mas a Santa Casa já o realiza há oito anos.
O objetivo da Sipat é treinar todos os funcionários e conscientizá-los sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. Palestras e peças de teatro acontecerão na Escola Anchieta, das 9h às 18h. Diversos profissionais, como médicos, policiais, enfermeiros e psicólogos realizarão as palestras, que abordarão assuntos de extremo interesse e importância para a segurança no ambiente de trabalho.
O evento será aberto ao público e empresas da cidade, mas destinado principalmente a todos os funcionários de ambas empresas organizadoras da Sipat.

Segue a programação da I Sipat – PMU e VIII- Santa Casa:

Segunda-Feira, 3 de abril de 2006
8:00 …

De olho em outubro

Serra deixa prefeitura de SP

"O prefeito de São Paulo, José Serra, anunciou nesta sexta-feira que vai disputar o governo do Estado. Ele já enviou à Câmara Municipal a carta na qual renuncia ao cargo de prefeito de São Paulo, que será transmitido ao seu vice, Gilberto Kassab, do PFL. "Troco a posição confortável pelo risco de mais uma batalha", afirmou ao formalizar sua candidatura.
Ele adiou por um dia a sua renúncia. Terça-feira o Estado antecipou que Serra decidira ser candidato e que projetava apresentar sua renúncia ontem, mas ele optou por ganhar mais um dia e comunicar o seu afastamento, formal e publicamente, na reunião do secretariado convocada especialmente para isso.
Fonte: Estadão

Denúncia na Câmara

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO VEREADOR JAIRO DOS SANTOS - PT

Venho a público esclarecer sobre a denúncia que versa sobre o Processo de Licitação – Convite nº. 02/2005, sobre contratação de serviço de dedetização, desalojamento de pombos e descupinização dos prédios da Câmara Municipal de Ubatuba – 2005. Repudio as acusações caluniosas e levanto algumas dúvidas, manifestadas pelo Sr. Romeu Guatura da Silva sobre os seguintes termos:

1. Consta no item 2 da referida denúncia, afirmações mentirosas, onde o Sr. Romeu Guatura da Silva, diz que: “Ocorre que, no ano de 2005, o então presidente da Casa determinou a contratação de uma empresa de Caraguatatuba para efetuar o serviço de dedetização dos prédios da Câmara”. Refuto as afirmações do denunciante, pois o mesmo omitiu que os serviços prestados foram vários, sendo realizados serviços de dedetização, desalojamento de pombos e descupinização e que estes serviços foram prestados no prédio principal e no prédio anexo;

2. Estranha-me o fato citado…

Paixão de Cristo

Eduardo César mente na rádio Gaivota

Luiz Moura
... o Conselho não concordou em fazer a Paixão de Cristo. Nós achamos que a Paixão de Cristo é tradicional e tem que ser feita. Vai ser feita pela Prefeitura. Nós não podemos aqui mandar, interferir no Conselho da Fundart. O Conselho falou que não, é não. Nós acatamos, né? Então a Paixão de Cristo a Fundart não apóia e nós não sabemos ainda a causa. Vai ter que ter uma reunião para que a Fundart diga porque que não apóia. Se é porque é o Bado, se é porque não é. Eu só sei o seguinte: desde que eu me lembro de Paixão de Cristo em Ubatuba foi o Bado que fez, então não seria eu, o Prefeito, a dizer assim: oh, não vai fazer Bado! Pelo contrário, já vi prefeitos agindo assim e se dando mal ...
- palavras do prefeito Eduardo César (?).

Direito de resposta

A declaração de Eduardo César (acima), no dia de ontem (30), na rádio Gaivota, causa no mínimo revolta. É inadmissível que um prefeito minta com tanta naturalidade. Quando afirmou, com todas as l…

Denúncia na Câmara

Imagem
Jairo mostra documentos e diz que a Câmara deve investigar

Cristiane Zarpelão
para o Imprensa Livre

O vereador Jairo dos Santos, acusado pelo cidadão Romeu Guatura da Silva de ter superfaturado o valor de serviços de dedetização na Câmara Municipal, na época em que era presidente do Legislativo, diz que a Casa de Leis deve sim investigar todo o processo pelo qual está sendo acusado. “Não tenho nada a esconder, está tudo dentro da lei”, afirma o vereador.
Segundo Jairo, o acusador está equivocado. O valor de R$ 18 mil reais foi referente à quatro serviços: a dedetização dos dois prédios da Câmara, o principal e o anexo em que funciona a administração, o desalojamento de pombos e a descupinização dos prédios da Câmara, e não apenas ao serviço de dedetização, como Romeu acusa. “Foi feita toda a tramitação necessária. Houve uma Comissão que era de total confiança do Legislativo, que abria todas as cartas-convites, para assim poderem selecionar as empresas e passar pelo departamento jurídico d…

Este espaço pode ser seu...

Imagem

Preconceito?

Miriam Tabarro
Acabei de ouvir “en passant”, num jornal na TV, que a Sra. Angela Guadagnin foi afastada do Conselho de Ética, depois daquela deplorável cena de sua dança no plenário da Câmara.
Às vezes, tem-se a grata impressão de que o país está ficando mais sério, não é? Pena que seja só impressão.
Mas, voltando à ilustre dançatriz, ao contrário do que argumentou em sua própria defesa na tribuna, ela não sofreu preconceito nenhum por ser “gorda, petista, e não tingir os cabelos”. Ela poderia ser uma esbelta senhora, loira, ruiva ou morena e pertencer a qualquer outro partido que a indignação seria a mesma, pois o que a provocou foi exclusivamente sua atitude de desacato e escárnio para com seus pares.
A nobre deputada nem mesmo conseguiu avaliar seu ato. E dançou.

Açoes comunitárias

Imagem
Comunidade rural e pesqueira aguarda regulamentação de Lei

Pescadores e agricultores de Ubatuba aguardam a regulamentação da Lei 2.764/06 que trata da aquisição pelo Executivo de produtos rurais e pesqueiros para consumo nos estabelecimentos de ensino público municipal.
O Vereador Charles Medeiros que é o autor da Lei comenta que o foco é proporcionar apoio aos profissionais do setor, tanto para produção como escoamento dos produtos.
Fica agora a expectativa do Poder Executivo implantar as diretrizes para que os produtos de origem pesqueira e rural, in natura, ou beneficiados, possam ser consumidos em estabelecimentos de ensino público municipal. “A Lei dá prioridade de que os produtos a serem adquiridos, possam preferencialmente, serem de produtores rurais e pesqueiros da municipalidade, com isto valorizar a mão-de-obra local, e acrescentar produtos de alta qualidade á alimentação de nossas crianças.” Afirma Charles Medeiros.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Associação Comercial

Ciclo de Palestras do Sebrae com a ACIU

“Como evitar reclamações trabalhistas e contratos de trabalhos alternativos” será ministrada no dia 04 de abril (terça-feira) às 14h00 na ACIU pelo consultor Norberto Barbosa.Quais os principais fatores que ocasionam o processo trabalhista, os riscos jurídicos e prejuízos do processo trabalhista, aprofundar os conceitos sobre legislação trabalhista, forma de contratação, contratos de trabalho, sazonalidade da atividade como forma de planejar as contratações, Sindicato, banco de horas, como se forma o vínculo de emprego; contratação de serviços x mão-de-obra, redução dos custos com empregados, organização administrativa (empresa e pessoal), registro de empregados, segurança e medicina do trabalho, são os temas abordados na palestra.
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto e a palestra é gratuita.Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACI…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Professores de Ubatuba passam por capacitação de educação ambiental

O instituto Supereco promoveu, na quinta-feira, 30, no auditório da Escola Anchieta, uma oficina de capacitação para professores de 5a a 8a séries de Ubatuba. Participaram das atividades professores das escolas municipais Tancredo Neves e José Belarmino, e professores de escolas estaduais e particulares convidadas.
“É um trabalho específico para o Litoral Norte, onde abordaremos além da educação ambiental, a geração de renda com eco-produtos” disse Débora Olivato da ONG Supereco.
A partir de agora os professores instruirão os demais até que toda a rede possa repassar os conhecimento aos alunos. “Oferecemos quatro vagas para cada escola pública e duas para as particulares. Esses professores se tornam agentes multiplicadores, passando o conhecimento adquirido na oficina para outros professores. Em pouco tempo todos os alunos de 5a a 8a séries, terão conhecimento do programa de educação ambiental”, completou Débora.
A Secret…

Remissão de IPTU

Pedido de remissão de IPTU expira dia 31

A Prefeitura Municipal de Ubatuba informa que o prazo para pedido de remissão de IPTU termina nesta sexta-feira, 31. O pedido deve ser feito na Seção de Protocolo da Prefeitura. Os documentos exigidos são: título de propriedade ou documento comprobatório da posse do imóvel, cópia da última conta de luz do imóvel em questão, comprovante de renda mensal líquida, xerox do IPTU de 2005 com dados cadastrais e xerox do RG, CPF e título de eleitor, bem como relatório de débito atualizado e declaração dos exercícios a serem remidos.
A remissão parcial ou total do débito de IPTU de pessoa física é fundamentada na incapacidade econômica do contribuinte e deve ser comprovada pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. PMU

Polícia

Guarda Municipal captura foragidos da justiça

A Guarda Municipal de Ubatuba efetuou a captura de dois procurados pela justiça na tarde da ultima quarta-feira, 29. Os GMU’s Conrado, Cássia e Mattos, em diligência pelo bairro da Estufa, efetuaram a captura de D.S., de 64 anos no bairro da Estufa 2 e S.G.S, de 24 anos no bairro do Sesmaria. Depois de identificados, foram encaminhados à delegacia, onde ficaram à disposição da justiça. Os capturados D.S. e S.G.S estão condenados a seis e um ano de prisão, respectivamente PMU

Triathlon

Imagem
Estrelas confirmam participação na Etapa de Ubatuba do Reebok Triathlon Long Distance

Os atletas Fábio Carvalho, campeão da competição em 2004 e o argentino Ezequiel Morales, vencedor do ano passado, além de Alexandre Manzan, campeão do circuito em 2005, confirmaram participação na etapa de Ubatuba do Reebok Triathlon Long Distance.
Entre as mulheres um dos destaques é a argentina Bárbara Buenahora, campeã do Ironman Brasil em 2003.
“São excelentes atletas, que vêm mostrando isso em todas as competições. A etapa de Ubatuba ganha em técnica e garra, enquanto o circuito começa em grande estilo”, afirma Célio Balieiro, um diretores da Cia de Eventos , organizadora da prova. O evento distribuirá um total de R$ 15 mil aos atletas da Elite, cabendo aos vencedores, no masculino e feminino, R$ 2,6 mil cada. Os dez primeiros entre os homens e as três mulheres mais bem colocadas da categoria receberão prêmio em dinheiro. Os amadores ficarão com troféus, para os cinco primeiros de cada categoria, e…

Jogos da Juventude

Ubatuba estréia dia 4 nos Jogos Abertos da Juventude

Ubatuba inicia na próxima terça-feira, 4, sua participação na fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude. As disputas envolvem as cidades do Litoral Norte e classificam equipes para a fase regional. Após a fase regional os vencedores prosseguem para a estadual, e em caso de vitória partem para a disputa do nacional.
A estréia de Ubatuba será com o basquete feminino, que enfrenta São Sebastião, dia 4 no ginásio do Tinga. O vôlei feminino enfrenta Caraguá no ginásio do Poiares. As partidas acontecem às 19h. O vôlei masculino inicia sua participação no dia 5, enfrentando o vencedor da partida Caraguá X São Sebastião. O futebol joga no dia 10, no campo do Poiares, contra São Sebastião.
Os Jogos Abertos da Juventude têm por finalidade desenvolver o intercâmbio social e esportivo, difundir a prática das várias modalidades esportivas e dar oportunidade aos jovens talentos, objetivando a melhoria física, técnica e tática do desporto den…

Do que foge Okamotto?

Depor na CPI dos Bingos, ele não quer. E conseguiu uma liminar no Supremo Tribunal Federal que o livrou de depor - pelo menos por enquanto.
Ser acareado na CPI com o economista Paulo de Tarso Venceslau, ex-companheiro dele no PT, também não. Escapou com a ajuda de outra liminar.
Mas Paulo Okamotto, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), sabe que está chegando a hora de ter de encarar a CPI - e tenta ganhar tempo.
A CPI quer saber por que ele pagou do próprio bolso uma dívida de R$ 29 mil que Lula contraíra junto ao PT. E por que pagou uma dívida de campanha de R$ 26 mil da filha de Lula, Lurian.
Okamotto é suspeito de empobrecimento ilícito. E é acusado por Paulo de Tarso de ter comandado o caixa 2 do PT em eleições passadas.
Ele protagonizou ontem um vexame.
No fim da tarde, José Bráulio Rodrigues, escrivão da Polícia Federal, procurou Okamotto no prédio do Sebrae com uma intimação para que compareça à CPI na próxima terça-feira, dia marcado para sua …

Sem perdão

STF rejeita pedido de Dirceu para reaver mandato

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes negou o pedido de liminar no mandado de segurança protocolado pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que teve o mandato de deputado federal em 30 de novembro do ano passado. Dirceu pretendia reaver seu mandato.
Em seu despacho, Mendes informou que não vislumbrava "suficiente plausibilidade na argumentação" da equipe de defesa de Dirceu para anular os efeitos da decisão do plenário da Câmara dos Deputados.
No pedido de liminar, os advogados de Dirceu alegaram que a cassação do mandato parlamentar do ex-ministro não respeitou o processo legal. Como argumento, a defesa informou que o relatório aprovado pelo plenário da Câmara difere do texto referendado pelo Conselho de Ética. É que uma decisão do STF determinou a retirada do relatório dos trechos relativos ao depoimento da presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, do texto enviado pelo Conselho de Ética.
Dirceu foi acus…

Associação Comercial

ACIU e Sebrae oferecem palestra gratuita sobre Qualidade no relacionamento com o cliente

No próximo dia 03 de abril, segunda-feira, às 14h00 será ministrada no salão de eventos da Associação Comercial de Ubatuba, a palestra Qualidade no relacionamento com o cliente.
Voltada a empresários focando os princípios básicos da qualidade total como elemento diferenciador no atendimento a clientes, discutindo os conceitos de qualidade e não qualidade, o que é gestão pela qualidade total, o atendimento a clientes com foco na qualidade, serão alguns dos temas abordados na palestra.
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto. Basta fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU ou pelo tel: 3832 1449.


Seresteiros de Ubatuba participarão do I Encontro de Serestas do Vale do Paraíba

Os participantes do Projeto Serestas e Seresteiros e o Grupo Canoá de Ubatuba vão participar, nos dias 31 de março e 1 de abril, do I Encontro de Serestas e Seresteiros do Vale do Paraíba e Litoral Norte…

ÚLTIMA PILASTRA

Herbert Marques
A instalação do governo do PT se idealizou em três pilastras, até então sólidas o suficiente para a implantação de um governo de 20 anos, ideário pregado à todos os ventos. Era o projeto dos petistas. Política, com José Dirceu, publicidade com Gushiken e economia com Palocci. A parte política que deveria abranger toda a costura com os partidos e demais lideranças até a implantação da maior rede ideológica que se tem notícia, envolvendo desde um minúsculo município nos cafundós dos sertões nordestinos até os grandes centros, do vereador da pacata cidade ao senador da república, onde a política atuaria de forma firme e decisiva para a perpetuação do ideal petista a qualquer preço. A publicidade do governo, voltada para manter sempre acesa a utopia pregada pelo partido, independentemente de servir como fonte de recursos para manter o ideário e, finalmente, a economia, responsável pelo equilíbrio das forças econômicas do país.
Este é o governo que acaba de ruir, caindo por …

Mandato em risco

Câmara abre processo contra Jairo

Na sessão da última terça-feira, dia 28 de março, a Câmara Municipal de Ubatuba acatou denúncia contra o vereador Jairo dos Santos e instalou uma comissão processante que irá se incumbir de pormenores da representação. Fazem parte dela os vereadores Osmar de Souza (presidente), Edílson Félix e Marcos Francisco Demo. Curiosamente os dois primeiros votaram contra a instauração do processo, mas acabaram entrando fundo no mesmo por obra de um sorteio. A denúncia, assinada por Romeu Guatura da Silva, tem como base o preço de uma dedetização. Há suspeita de superfaturamento. A comissão tem trinta dias para apurar o que há e elaborar um relatório. Dependendo do que for apurado, Jairo poderá perder o mandato. Mais uma vez me vem à cabeça Carlos Saura. Quem cria corvos pode perder os olhos. Alçado à presidência da Câmara, Jairo nomeou seus principais assessores com base em critérios estritamente pessoais. Agora poderá pagar caro por erros, que embora não sendo …

Natação

Imagem
Técnico e atletas homenageados pelo vereador Charles Medeiros

Charles Medeiros homenageia equipe de natação

Com uma Moção de Congratulações o vereador Charles Medeiros (PSB) homenageou a equipe de Natação de Ubatuba pelas excelentes colocações no Torneio Peixinhos e Golfinhos, realizado na cidade de Jacareí, no último dia 12.
A Moção foi entregue ao técnico José Eduardo de Andrade e aos atletas: Felipe Atilli Costilhas, que conquistou a prata nos 50 metros estilo livre e costas; Priscila Rebouças Santos, prata nos 50 metros borboleta e bronze nos 50 metros livre; Patrick de Barros Graglia, prata nos 25 metros costas e bronze nos 25 metros livre; Pedro Henrique Bueno, prata nos 25 metros livre e Flávia Fernandes, prata nos 50 metros costas.
A homenagem foi extensiva a toda equipe, composta de 32 atletas, aos organizadores, pais e profissionais envolvidos, “a natação de Ubatuba tem abrilhantado as piscinas em torneios disputados na região e no estado, por isso não poderia deixar de parabeni…

Utilidade Pública

Imagem
Pessoa desaparecida

Marcos de Jesus Pereira, de 15 anos, está desaparecido há aproximadamente 45 dias.
Ele saiu de Ubatuba com destino a São Paulo e desceu na rodoviária de Caraguá, ficando naquela cidade, onde manteve seu último contato com a família. Informações através do telefone 9749-2455 com Giovana ou Brena.

Notícias da Prefeitura

Aldeia Boa Vista recebe cursos e benefícios

Cursos de geração de renda e Viva Leite chegam à comunidade indígena de Ubatuba

Dando prosseguimento aos cursos de geração de renda nas áreas de artesanato e alimentação, a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba iniciou atividades nesta terça-feira, 28, na Aldeia Boa Vista, no Promirim. O primeiro curso ministrado foi o de biomassa de banana. Aproximadamente 30 componentes da aldeia aprenderam como utilizar a banana verde em diversas preparações, como nhoque, geléia, brigadeiro, maionese e nuggets. Outros cursos deverão ser ministrados na aldeia, todos com aval da FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
“A FUNAI nos pediu que os cursos ministrados na aldeia não entrassem em choque com a cultura indígena, por isso não traremos todos os cursos para cá”, conta Sandra Nogueira Neto, coordenadora de Ação Social da secretaria.
Leite – A visita da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social à aldeia levou mais uma boa notícia. A p…

Áreas congeladas

Claudinei Salgado esclarece falsas informações feitas pelo vereador Edílson Félix

O Secretário Adjunto do Gabinete da Prefeitura Municipal e Coordenador do Projeto de Congelamento, Claudinei Salgado, vem a público esclarecer as falsas informações prestadas pelo vereador Edílson Félix ocorridas durante a 6ª Seção Ordinária da Câmara Municipal.
Durante discussão de um Projeto de Lei de fundamental importância para a regularização das áreas congeladas de Ubatuba, o vereador afirmou de forma leviana que em reunião realizada no bairro Bela Vista, o técnico que apresentou o projeto de congelamento não era preparado para tal, pois deixou várias perguntas sem respostas, além de “enfiar goela abaixo o congelamento naquela comunidade”.
No entanto, a apresentação foi feita em um telão, de forma didática e esclarecedora, sendo aberta em seguida para perguntas que foram todas respondidas, ficando a Associação de bairro incumbida de reunir-se posteriormente com a comunidade e avaliar a implementação d…

Festa da Banana

Escola da Estufa prepara a 2ª Festa da Banana

A Escola Municipal Profª Maria Josefina Giglio Silva, no bairro da Estufa 2, em Ubatuba, promove no próximo dia 8, a “2ª Festa da Banana”. A festa, iniciada em 2005 é um resgate da identidade do bairro. Antigamente existia uma grande plantação de bananas no loteamento chamado Gurilândia Caiçara, hoje Estufa 2. Havia também nesse bairro uma estufa para secagem de café, daí o atual nome. As Estufas 1 e 2 passaram a existir após a construção da BR 101, que dividiu o bairro.
A Festa da Banana terá como atração principal pratos à base de banana, como banana com chocolate, bolos, tortas e outros quitutes. Os alunos farão apresentações e haverá ainda show com Natanael & Junior. Todo o envolvimento dos alunos com o projeto da banana ajudou a escola a ganhar o Prêmio Nutrir, concedido pela Nestlé no ano passado. A fruta foi utilizada também como tema do desfile de aniversário da cidade culminando com a “Festa da Banana”, que chega à sua segunda e…

Passes escolares

Prefeitura de Ubatuba agiliza solução do fornecimento dos passes escolares

Devido a mobilização de alunos, professores, do prefeito Eduardo Cesar e de vereadores estás prestes de ser solucionada a questão do fornecimento de passes escolares para os alunos do Ensino Médio Estadual de Ubatuba. Os estudantes, que estavam sem o repasse do Estado para o uso de passes escolares desde o início do ano letivo, quando foi rompido o convênio entre o Estado e a Prefeitura, deverão voltar a utilizar os passes já partir de segunda-feira, 3. A notícia foi recebida pelo prefeito na tarde desta quarta-feira, 29, quando foi anunciado que a Secretaria Estadual de Educação, através da Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI), deverá assumir a responsabilidade sobre o fornecimento dos passes aos alunos ubatubenses do Ensino Estadual.
A Prefeitura estava, desde uma manifestação realizada por alunos da Escola Estadual Capitão Deolindo de Oliveira Santos, tentando agendar uma reunião com o Secretário Estadual…

Conferência

I Conferência de Agricultura Pesca e Maricultura mobiliza mais de 400 pessoas em Ubatuba

Reuniões tiveram o objetivo de elencar as necessidades do setor produtivo de Ubatuba que farão parte do Plano Diretor de Ubatuba

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento finalizou nesta segunda-feira, 27, a sua primeira Conferência. Ao todo, foram quatro reuniões que contabilizaram cerca de 400 participantes, membros dos diversos setores produtivos de Ubatuba que hoje é constituído por 150 produtores rurais, 2.000 pescadores e 60 maricultores. O objetivo do evento foi escutar as necessidades dos produtores, gerando um documento que será encaminhado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento, anexado ao Plano Diretor e, futuramente, transformado em leis.
O último encontro, que, assim como o primeiro, aconteceu no salão de eventos da Igreja São Francisco serviu para traçar as prioridades das reivindicações feitas durante as três reuniões anteriores que ocorreram no centro, região sul …

Circuito de Águas Abertas

Abertas as inscrições para Circuito Ubatuba de Águas Abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira etapa do 10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas, que acontece dia 9 de abril, na praia da Almada. Podem participar nadadores à partir dos 7 anos de idade em mais de 30 categorias e as provas tem percursos de 250, 500, 1000 e 3000 metros. Os oito melhores classificados em cada categoria serão premiados em cada uma das quatro etapas. Ao final do circuito serão premiados os três melhores atletas do ranking.
Para este ano foi criada uma categoria para portadores de necessidades especiais, antiga reivindicação desses participantes. “Os atletas disputavam em suas faixas etárias e a disputa não era equilibrada. Com a criação da categoria acho que o número de participantes portadores de necessidades especiais tende a aumentar”, disse Cristiano Eusébio, coordenador de natação da secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba.
As inscrições para a prova da Almada poderão ser feitas até o dia 7, na P…

Deu no Jornal da Globo

Tudo para sufocar a verdade

Arnaldo Jabor
Nesta crise da Caixa, do Francenildo e da Casa da Mãe Joana o que importa não é saber se Palocci era culpado ou não.
O assustador é vermos mais um exemplo da espantosa rede que foi montada em todos os aparelhos do estado, um formigueiro petista de atos escusos por dentro, para reeleger o Lula.
Ficou claro que fazem tudo para sufocar a verdade. Acusam os Francenildos e protegem os Okamotos. E agem como um time com 25 mil cargos de confiança invadidos pelos petistas.
Mas o Brasil tem sorte. Nesses três anos fomos salvos do caos por três acasos: primeiro, a economia internacional está uma primavera e nos beneficiou. Depois, o Palocci, a única coisa boa do governo, segurou a economia organizada pelo governo anterior. E por último, fomos salvos pela burrice. Pela burrice dos sabotadores bolchevistas. São burríssimos e erraram tanto que seus atos acabaram aparecendo.
Do grotesco ao macabro, do Celso Daniel, passando pelos dólares na cueca, pelos mensalões…

Notícias do Legislativo

Imagem
Vereador Claudinho e Jorge em frente à futura padaria artesanal

Vereador Claudinho busca solução para comunidade Emaús

O vereador Claudinho Gulli (PMDB) visitou a comunidade Emaús, na última terça-feira, dia 28, para comunicar que está buscando junto à prefeitura, a reforma do prédio onde será instalada a padaria artesanal.
O vereador, que há vários anos conhece a comunidade e é um grande admirador do Sr. Jorge a da Sra. Joana, não está medindo esforços para colaborar com o trabalho sério desenvolvido dentro da comunidade.
Claudino esteve presente na ocasião da entrega do Kit Padaria Artesanal feita pela primeira dama do Estado, Lú Alckmin no último dia 8, e agora se compromete a levar o prefeito Eduardo César até a comunidade para juntos tentarem solucionar o projeto do prédio onde será instalada a padaria. “Somente criticar não resolve. O importante é procurar resolver os problemas e não causar mais problemas”, disse o vereador, enfatizando que a padaria artesanal é um sonho antigo do …

Notícias da Prefeitura

Imagem
A equipe do "Centro de informações" que dá informações aos ciclistas

“Pit stop” orienta ciclistas para uso das ciclofaixas

O Clube de Ciclismo de Ubatuba está prestando serviço em uma tenda montada no início da Avenida Thomaz Galhardo a fim de orientar os ciclistas sobre as regras que devem ser seguidas para o uso devido das ciclofaixas implantadas desde o início de março. A tenda é munida de cadeiras e televisão para que os ciclistas e demais interessados assistam a um vídeo com orientações de trânsito, com ênfase no uso correto da bicicleta como meio de transporte. Quatro monitores do Clube de Ciclismo passarão três semanas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na tenda que vai funcionar como um “pit stop” para ciclistas. Lá os usuários das ciclofaixas são orientados e advertidos e, além disso, recebem uma avaliação de suas bicicletas, com uma lista das peças que eventualmente devam ser trocadas para o melhor funcionamento do veículo.
Nesta segunda-feira,…

Aldeia Boa Vista

Imagem
Casa popular que está sendo construída na Aldeia Boa Vista

Prefeitura realiza vistoria em casas populares da Aldeia Boa Vista

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizou na terça-feira, 28, a segunda vistoria técnica com o CDHU, nas obras de construção das 50 casas populares financiadas com recursos do Governo do Estado, na aldeia guarani Boa Vista, no Promirim. As obras são referentes às oito casas que estão sendo construídas próximo à escola e que tiveram início no dia 26 de janeiro. Até agora já são oito fundações, cinco alvenarias prontas e um telhado em acabamento. De acordo com o engenheiro Virgílio José Guatura, as obras estão atrasadas devido à dificuldade de acesso ao local e transporte de materiais.
A partir de abril as outras 42 casas começam a ser construídas na Aldeia Boa Vista, estas próximas à Casa de Reza. Os índios guarani tiveram a opção de escolher entre seis modelos de casa e optaram pela alvenaria. A única exigência foi que a frente d…

Itamambuca

Imagem
Prefeito discute despoluição da região de Itamambuca

Uma comissão vai realizar um levantamento na busca de soluções para o problema

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu na última segunda-feira, 27, representantes da Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) para discutir meios para despoluição do rio Itamambuca. Estiveram presentes, além do Diretor de Meio Ambiente da SAI, Aldhemar Freitas (Dema) e do presidente da Sociedade Amigos do Recanto Itamambuca, Renato Vella, as Secretarias Municipais de Arquitetura, Meio Ambiente, Educação, Administração da Regional Norte e Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários. O principal assunto da reunião foi a formação de uma comissão para realizar um diagnóstico referente ao tratamento de esgoto na região da Itamambuca. O fato de o rio Itamambuca ter recebido bandeira vermelha da Cetesb preocupa os moradores e o prefeito: “a cidade precisa de balneabilidade, que é o principal atrativo turístico de Ubatuba. Com boa vontade do poder pú…

Coleta seletiva

Ubatuba tem novos horários para coleta seletiva de lixo

Já estão em vigor os novos horários para a coleta seletiva de lixo em Ubatuba. Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro os horários foram mudados para atender a demanda devido à maior quantidade de lixo reciclável produzida durante a temporada de verão. Agora a coleta seletiva volta a funcionar em horário de baixa temporada. Confira abaixo os dias em que os caminhões da coleta seletiva passam em seu bairro e separe o lixo orgânico do lixo reciclável, ajudando a preservar o meio ambiente:

Segunda, quarta e sexta-feira: Centro, Sumaré e Silop

Terça, quinta e sábados: Barra da Lagoa, Parque Vivamar e Bairro do Itaguá

Terça e quinta: Perequê- Açu (praia e bairro) e Praia do Matarazzo

Quarta-feira: Emaús, Vale do Sol, Ipiranguinha, Morro das Moças, Cachoeira dos Macacos, Pé da Serra, Bairro da Figueira, Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Ressaca, Mato Dentro, Parque dos Ministérios, Sertão da Quina, Araribá, Sertão do Ingá, Rio da …

Recreando

Recreando em seu Bairro inicia o ano com alegria, mesmo sob chuva

Apesar do tempo chuvoso da manhã de domingo, 26, o primeiro “Recreando em Seu Bairro” de 2006 animou as crianças do Corcovado. Cerca de 150 crianças se divertiram com as atividades desenvolvidas pela equipe de recreação da Secretaria de Esporte e Lazer.
O próximo “recreando” está marcado para o dia 30 de abril no bairro do Ipiranguinha. PMU

Triathlon

Imagem
Ubatuba entra no clima do Reebok Triathlon Long Distance

A cidade de Ubatuba começa a se preparar para receber os quase trezentos participantes do Reebok Triathlon Long Distance, que será disputado no próximo domingo, 2 de abril, na Praia do Cruzeiro. Com largada prevista para às 8 horas, na praça Trópico de Capricórnio, os atletas terão que vencer 1.9 km nadando, 90 km pedalando (Av Iperoig, Av. Prof. Thomaz Galhardo, BR 101, com retorno na entrada de Picinguaba, Av. Prof. Thomaz Galhardo, Av Iperoig - transição) e 21 km correndo (pela orla, sentido Cais do Porto duas vezes), na prova Long Distance. Já na Short Distance são 750m natação, 20km ciclismo (Av. Prof. Thomaz Galhardo , BR 101, com retorno na praia Vermelha do Norte Av. Prof. Thomaz Galhardo, Av Iperoig - transição) e 5 km corrida (pela orla, entrando na Basílio Cavalheiro, Rua Irene, Rua Francisco Matarazzo Sobrinho, Rua Vladimir Toledo Piza sentido Cais do Porto uma vez). A área de transição será montada na praça Trópico d…

Jogos Estaduais do Idoso

Dança de salão e damas de Ubatuba também vão aos Jogos Estaduais do Idoso

Ubatuba contará com atletas em mais duas modalidades nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que começam nesta quinta-feira em Taquaritinga, no interior de São Paulo. Ataíde Paiva Barreto Filho (damas) e Wilson Alael Januzzelli e Maria Vanda Silva Grazia (dança de salão) também representarão Ubatuba nos Jogos, ao lado de Maria Ribeiro Machado e Lucila Anita Araújo (atletismo).
Os ubatubenses haviam conquistado o quarto lugar em suas modalidades, e devido à desistência de cidades mais bem classificadas, foram chamados pela organização do JEI.
A equipe de Ubatuba embarca na madrugada desta quarta-feira. A cerimônia de abertura do 10º JEI será na quinta-feira (30), às 15h, no Ginásio Municipal de Esportes “Manoel dos Santos”, em Taquaritinga, e contará com as participações especiais da primeira-dama do Estado (e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo), Maria Lúcia Alckmin, e do Secretário Estadual da Ju…

Em extinção...

Imagem
Thomaz Magalhães
A deputada petista Ângela Guadagnin ocupou a tribuna da Câmara para fazer um discurso sobre sua atitude. Disse, no seu pronunciamento, que está ocorrendo um linchamento e um massacre contra ela, coordenados pela mídia, e que há uma intolerância ligada a preconceito por ela ser gorda, não tingir os cabelos e ser do PT. Tem toda razão. Justamente por isso não tinha nada que ir balangar feito uma orca naquele cenário de velório.
Fonte: Trem Azul

Editorial

Fim de feira

Eu não votei em Lula. Não votei em ninguém na verdade, estava em trânsito, justifiquei. Se tivesse votado teria sido em Serra. Mas não fiquei triste com a vitória do candidato petista, muito pelo contrário, como ex-simpatizante do PT acreditei que a austeridade faria a diferença. Imaginei grandes projetos na área educacional, capazes de tirar o Brasil do marasmo. Imaginei ver a desburocratização de um estado cartorial ineficiente. Imaginei o governo dando incentivos aos empresários brasileiros e, por conseguinte, oferecendo aumento na oferta de empregos. Imaginei que a violência iria diminuir no estado socialista, mais justo. Apesar das limitações do Presidente, o grupo que o cercava era composto de gente capaz. Minhas esperanças começaram a morrer no dia em que Waldomiro Diniz foi apanhado com a boca na botija. Dali em diante o governo passou a tergiversar, a fugir da verdade, a mentir, a disfarçar. O resto da história todos conhecem. Foram caindo os dominós, como previam…
Imagem

Alckmin na berlinda

O preço do silêncio

"O deputado estadual Afanasio Jazadji, vice-líder do PFL, afirmou ontem que recebeu do próprio governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), uma proposta de repasse de recursos publicitários da Nossa Caixa para que o parlamentar deixasse de criticar o governo estadual. Jazadji disse não lembrar com precisão de quando isso teria ocorrido.
Alckmin reagiu com irritação à declaração. "Ele nem esteve comigo. E Afanasio Jazadji é da oposição, faz oposição 24 horas por dia. Estranho, né? O governo está beneficiando a oposição?", afirmou.
Jazadji foi citado numa troca de correspondências eletrônicas entre um funcionário da Nossa Caixa e o presidente de uma agência de publicidade. O objetivo seria liberar dinheiro da Caixa para "acalmar" o parlamentar."

Opinião

O fim do popstar

Comentário da cientista política Lucia Hippolito na CBN:
"Antônio Palocci foi o único popstar do governo Lula – depois do presidente, naturalmente. Foi um sopro de ar fresco num governo em que a maioria dos ministros se notabilizou por bobagens, gafes e assessores apanhados com a boca na botija fraudando a lei.
Palocci foi também a mais grata surpresa do governo Lula. Começou devagarinho, como coadjuvante discreto. O cargo nem era para ser dele, mas por maldade do destino, o escolhido para coordenar o programa de Lula, o prefeito de Santo André, Celso Daniel, foi brutalmente assassinado, e Palocci ocupou sua vaga.
Antonio Palocci podia ter naufragado, nesta fogueira de vaidades que é o PT, sobretudo o círculo mais íntimo que disputava em marcação cerrada as atenções do presidente Lula.
Círculo palaciano não é uma invenção do governo Lula. Mas o que se viu no governo do PT é, de longe, a mais feroz disputa por espaço de toda a história do Brasil republicano. Nunca na …

Recursos da Terra

Imagem
Lei da Biomassa e pontos turísticos

Foram sancionados neste último final de semana, dois Projetos de Lei do vereador Charles Medeiros a qual vem de encontro à solicitação de várias comunidades desta municipalidade. Várias foram às visitas e solicitações das comunidades a Charles Medeiros para que pudesse planejar uma forma de atender duas reinvidicações antigas e necessárias, a de efetivar a devida sinalização de locais de interesse municipal e a que articule uma forma de aproveitar de forma mais efetiva a banana, que se encontra abundante em Ubatuba. Desde a legislatura passada Medeiros vem estudando o atendimento a tais solicitações. Neste ano apresentou o PL 131/05, que foi sancionada como Lei 2768/06, que determina a prefeitura sinalizar com placas de dizeres indicativos parques e outros próprios, conjuntos urbanos e rurais, edificações e pontos de valor histórico, paisagístico, científico, artístico e ecológico, viabilizando ainda, o acesso ao patrimônio cultural em todo territóri…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Érico Vasconcellos e a secretária de Educação, Patrícia Pereira

Prefeitura investe em Saúde Bucal em Ubatuba

Serão realizados cursos para supervisores e diretores de escolas e capacitação para os dentistas da cidade

A Prefeitura de Ubatuba, por meio de uma parceria entre Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, realizará um curso de formação em Saúde Bucal para os Supervisores e Diretores da rede municipal de ensino, durante o mês de abril. Além disso, os cirurgiões dentistas da cidade poderão participar de uma capacitação sobre "Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família", que acontecerá no próximo dia 31 no Hotel São Charbel.
O curso para profissionais da educação acontecerá durante todas as manhãs de terças-feiras do mês, nos dias 4, 11, 18 e 25 e tem como objetivo apresentar aulas que abordarão diversos aspectos da saúde bucal, inclusive os relacionados às doenças bucais mais prevalentes na população.
O Coordenador do Programa de Saúde Bucal no município, Dr. Erico Vasc…

Natação

Natação de Ubatuba traz 11 medalhas do Paulista de Maratonas Aquáticas

Resultados renderam vice-campeonato na etapa de São José do Rio Pardo

A natação de Ubatuba conquistou o vice-campeonato por equipes da prova na segunda etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas. A prova, que teve percursos de 1.000, 2.600 e 5.200 metros aconteceu no domingo, 26, no lago do Limoeiro Parque Hotel, em São José do Rio Pardo. Na etapa, que teve a participação de mais de mil atletas, a natação de Ubatuba conquistou 11 medalhas (3 ouro, 4 prata e 4 bronze).
As medalhas de ouro vieram nas braçadas de Rômulo A. Cabral dos Santos (Rossi Calçados), Jorge Eduardo S. Oliveira (Tachão) e Delmar S.Correa; as medalhas de prata foram conquistadas por Igor G. Barros (Dominique), Camila M. Faria (Eletronorte), Camila de Cássia S. Oliveira (Pousada Estrela do Mar) e Rafael Vaz dos Santos (Tortilhão). Caio C. Prado dos Santos (EMI Embalagens), Felipe A Costilhas (J.Bike), Abner Matei França (Litoral Tintas) e Ne…

Vôlei

Vôlei de Ubatuba estréia com vitória na LIVOVALI

Infanto Juvenil masculino venceu bem a partida contra Taubaté

Em pouco menos de uma hora a equipe de vôlei da SEL Ubatuba/Papelaria Marques/Taba venceu a equipe do AEL Taubaté em sua estréia no torneio infanto juvenil masculino da LIVOVALI. Ubatuba venceu a partida por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/9, 25/7 em 54 minutos. A equipe do Vale ofereceu pequena resistência no início da partida, porém Ubatuba soube controlar o jogo e ditou o ritmo da partida nos três sets. O próximo desafio da equipe de Ubatuba acontece no dia 22 de abril, contra a Orion/FADEMP em São José dos Campos.
Infantil – O vôlei infantil faz a sua estréia na LIVOVALI no próximo sábado, 2. A equipe feminina vai a Mogi e o masculino enfrenta Jacareí, também na casa do adversário. As partidas de volta estão marcadas para o dia 9 no Ginásio de Esportes Tubão. PMU