Postagens

Mostrando postagens de Novembro 25, 2012

Direto de Liverpool

Imagem

Colunistas

Gaza, a maior prisão a céu aberto do mundo

“Os EUA e Israel querem ter certeza de que nada além da mera sobrevivência seja possível na Faixa de Gaza”

Márcia Denser
Na Faixa de Gaza, a área de maior densidade populacional do planeta, um milhão e meio de pessoas estão sujeitas a constantes punições ferozes e arbitrárias, cujo propósito não é senão humilhar e rebaixar a população palestina, como garantir o esmagamento das esperanças de um futuro decente, dada a nulidade do apoio internacional para um acordo diplomático que sancione o direito a essas esperanças. Eis o resumo das impressões de Noam Chomsky, em visita a Gaza no final de outubro, conforme artigo publicado na Carta Maior, do qual vale à pena fazer uma condensação aos leitores do Congresso em Foco.

Chomsky observa que “basta uma noite encarcerado para se perceber o que é estar sob total controle de uma força externa. E só ficar um dia em Gaza para entender como é tentar sobreviver na maior prisão a céu aberto do mundo.”

A posição d…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Usina de trapalhadas

O Estado de S.Paulo
O governo confirmou mais uma vez sua vocação para a trapalhada e sua aversão ao planejamento, ao improvisar a proposta de renovação de concessões do setor elétrico. Surgiram ameaças de processos, erros de cálculo foram reconhecidos e acionistas minoritários da Eletrobrás protestaram contra a violação de seus interesses. Na quinta-feira, o Ministério de Minas e Energia divulgou um aumento das indenizações previstas para dez usinas. Nessa altura, muito tempo já havia sido gasto numa discussão desnecessária. Empenhados em garantir já em 2013 a redução das tarifas de eletricidade, a presidente Dilma Rousseff e os responsáveis pela política energética precipitaram-se ao lançar seu arremedo de plano, negligenciaram detalhes de contratos, deixaram de combinar o jogo com todos os funcionários envolvidos e surpreenderam os dirigentes das empresas concessionárias. A polêmica só ocorreu, segundo o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márci…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 01 / 12 / 2012

Folha de São Paulo
"PIB decepciona, e Dilma deve ter 'biênio perdido'"

Economia teve alta de 0,6% no terceiro trimestre, e Brasil deve crescer apenas 1% neste ano

A economia brasileira surpreendeu e cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre deste ano na comparação com os três meses anteriores, segundo o IBGE. O resultado ficou abaixo até das previsões mais pessimistas. Estimulada por Dilma, a queda dos juros não foi capaz de elevar o investimento, que caiu 2% - a quinta retração. O juro menor contribuiu também para a queda de 13% do setor financeiro, a maior desde 2008.

O Estado de São Paulo "PIB do trimestre decepciona e indica crescimento de 1%"

Aumento de apenas 0,6% em relação ao 2º trimestre foi resultado pior do que o previsto; erro deixou Dilma contrariada

O PIB do terceiro trimestre cresceu apenas 0,6% na comparação com o segundo trimestre e 0,9% sobre igual período de 2011. O resultado foi muito pior do que o previsto pelo governo e …

Iceberg

Imagem
Essa é a única foto do iceberg que afundou o Titanic

Coluna do Celsinho

Centenário

Celso de Almeida Jr.
Nesta sexta-feira, alunos da escola municipal José de Souza Simeão, no Taquaral, estarão homenageando o centenário do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga.
No repertório diversas músicas do Rei do Baião, em dois horários: as 10h e as 15h30.
A professora que coordena a apresentação, Andressa Basani Quadros, ressalta que além de homenagear um dos ícones da cultura popular brasileira, as atividades buscam despertar o interesse das novas gerações para a nossa diversidade artística.
“Hoje neste mundo moderno, cheio de tecnologia e internet, é muito importante não deixar de cultivar nossas raízes, nossas origens. E a música e as canções compostas por Luiz Gonzaga também retratam o que é ser brasileiro”  destaca Andressa.
Estarei lá.
Gosto destas manifestações.
Renovam a esperança de que o ambiente escolar pode mobilizar e unir alunos, pais e professores, em processos de aprendizagem mais dinâmicos, mais envolventes.
A preparação que culminará no evento de hoj…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Remendos e puxadinhos

Sergio Fausto
Alguns chamam de remendos, outros, de puxadinhos. As duas palavras servem para descrever as muitas improvisações da política econômica, usadas como disfarces de problemas sérios ou, em alguns casos, como soluções do tipo meia-sola. Já é rotineiro o recurso a truques velhos e bem conhecidos, como o controle dos preços de combustíveis para maquiar o índice de inflação ou o prolongamento de incentivos temporários para compensar a carência de uma estratégia efetiva de crescimento. De remendo em remendo, as autoridades vão disfarçando ou empurrando para a frente problemas sérios como a inflação longe da meta, custos industriais bem mais altos que os de outros países, contas públicas em deterioração e investimentos muito abaixo dos necessários. Doze expedientes desse tipo foram relacionados em reportagem no Estado de domingo. Alguns seriam justificáveis como ações de emergência. Mas nada pode justificar a transformação da emergência em pano de fundo permane…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 30 / 11 / 2012

Folha de São Paulo
"Ex assessora usou Lula para conseguir cargos"

E-mails revelam que Rosemary tirou proveito da proximidade com ex-presidente

A ex-chefe de gabinete da Presidência em SP Rosemary Noronha usou a proximidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para conseguir nomear os irmãos Paulo e Rubens Vieira para agências reguladoras. E-mails apreendidos pela PF na operação Porto Seguro sugerem que, dessa mesma forma, ela obteve cargo para a filha na Anac (agência de aviação civil). Rosemary foi exonerada; os irmãos Vieira, afastados. Relatório da polícia mostra também que Rosemary obteve diploma falso de bacharel em administração para que o ex-marido entrasse no conselho da Brasilprev, seguradora controlada pelo Banco do Brasil. “Não cometi tráfico de influência nem qualquer ato de corrupção”, disse, em nota, a ex-assessora da Presidência.

O Estado de São Paulo "Rose disse a irmãos Vieira que falaria com Lula sobre cargos"

Ex-chef…

Trem Bala

Imagem

Coluna do Mirisola

Alcatraz, novembro de 2012

“Cercados de ilhas amigas por todos os lados, prescindimos daquilo que o continente (ou a realidade) tem de mais valioso e nefasto – o lado de fora”

Marcelo Mirisola
Zuckerberg trouxe a ilha para os náufragos. A velha especulação com relação ao naufrágio e ao isolamento idealizados não existe mais. O fulano que está cercado por si mesmo de todos os lados não precisa ir pra ilh’alguma – e o que era isolamento virou ocupação. Assim, despercebidamente, incorporamos a ilha. Alguém poderia objetar: desde sempre estivemos condenados ao naufrágio. Eu diria: desde os sumérios até dez anos atrás, o naufrágio era o destino. Hoje é uma necessidade, quase que o alimento.

O náufrago é a ilha.

E o pior. O continente, a arena onde os verdadeiros conflitos ocorrem, está cada vez mais longe da realidade que experimentamos. Mais do que um naufrágio personalizado ao gosto do freguês, o sr. Zuckerberg, esse nerd dos infernos, criou uma nova Alcatraz. Presos. Cercados de ilhas amigas…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O inferno astral da estrela branca

Eugênio Bucci
Uma estrela branca, de cinco pontas, sobre fundo vermelho. Vermelho bombeiro. Vermelho Coca-Cola. Vermelho do Boi Garantido. Vermelho bolchevique. Vermelho total. Uma estrela branca emoldurada de vermelho.

Convenhamos, não era um símbolo que primasse pela originalidade ou pela ousadia. Não era inusitado, não era inventivo, era apenas óbvio. Mesmo assim, foi ele que vingou. Na falta de um logotipo mais profissional, mais publicitário (a indústria do marketing só chegaria mais tarde àquelas plagas), foi esse o símbolo adotado pelo Partido dos Trabalhadores, o PT, bem no seu início, no começo dos anos 80: uma estrela branca, banal, sobre fundo vermelho.

Diz a lenda que quem costurou a primeira bandeira do partido foi dona Marisa Letícia, em pessoa, a mulher do líder metalúrgico de cognome Lula, astro maior do partido da estrela. Desde então, a marca do PT ficou inscrita no DNA da democracia que sobreveio à ditadura militar no Brasil. Não dá pa…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 29 / 11 / 2012

Folha de São Paulo
"Jefferson escapa de regime fechado"

Delator do mensalão, ex-deputado teve pena reduzida de 10 para 7 anos de prisão, o que lhe dá direito a regime semiaberto

O STF reduziu a pena do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), calculada em mais de dez anos de prisão, para sete anos e 14 dias, livrando-o do regime fechado. Punições abaixo de oito anos permitem o semiaberto. A corte considerou que a colaboração do petebista foi fundamental para identificar os envolvidos no mensalão — esquema de compra de apoio no Congresso no primeiro governo Lula que ele revelou à Folha em 2005. Condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, Jefferson vai ter de pagar multa de R$ 721 mil. Em seu blog, ele escreveu, em inglês, “nunca se queixe, nunca se explique, nunca se desculpe”. O cálculo das penas dos 25 condenados no julgamento terminou com a condenação do ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT) a nove anos e quatro meses de …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A classe média pega em armas

Leôncio Martins Rodrigues
Acabo de ler a biografia Marighella, o Guerrilheiro que Incendiou o Mundo, de Mário Magalhães (Companhia das Letras, 2002, 732 pp.). Além de ser o melhor relato da luta armada no Brasil no período do autoritarismo militar, apresenta muita informação sobre a história do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e da política brasileira. Suscita muitas reflexões sociológicas sobre a luta política revolucionária. Mais especificamente: de que meios sociais provêm os militantes que pretendem dirigir o povo, o proletariado ou o campesinato na luta contra os opressores capitalistas ou latifundiários? Na Europa civilizada, a luta pelo socialismo estava ligada à classe operária, a classe guia. Sindicatos de trabalhadores estavam controlados pelos social-democratas. Havia uma liderança operária ao lado de intelectuais revolucionários, como o próprio Marx.

Lenin, porém, nunca acreditou que os operários, "deixados a eles próprios", iriam mais…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 28 / 11 / 2012

Folha de São Paulo
"Grupo favoreceu ex-senador em obra de R$ 2 bi"

Construção em ilha em Santos (SP) é o maior negócio flagrado na Operação Porto Seguro, da Polícia Federal

No cargo de advogado-geral-adjunto da União, José Weber Holanda ajudou o ex-senador do PMDB Gilberto Miranda a obter aprovação para construir porto de R$ 2 bilhões em uma ilha em Santos. É o maior negócio flagrado na Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. O projeto dependia de autorização de três órgãos federais. Todos o aprovaram. A gravação de uma conversa entre Weber e Paulo Rodrigues Vieira, então diretor da ANA (Agência Nacional de águas) e hoje preso, sugere pagamento de propina ao ex-servidor da AGU. Weber foi indiciado pela PF e afastado da função. Ele não foi localizado para comentar as suspeitas — assim como os advogados de Vieira e de Miranda.

O Estado de São Paulo "Número dois dos Portos negociou com quadrilha"

Principal investigado disse a Gilberto Miranda …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O dono do escândalo

O Estado de S.Paulo
Recém-desembarcado de um voo decerto turbulento para ele, depois de uma viagem à África e à Índia, o ex-presidente Lula teria dito a pessoas de sua confiança que se sentia "apunhalado pelas costas" por outra pessoa de sua confiança, a então chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, a Rose. Secretária do companheiro José Dirceu durante 12 anos, da década de 1990 até a ascensão do PT ao Planalto, Lula a empregou na representação do governo federal na capital paulista. Dois anos depois, em 2005, entregou-lhe a chefia da repartição. Na sexta-feira passada, ela e José Weber Holanda, o sub do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, foram indiciados pela Polícia Federal (PF), no curso da Operação Porto Seguro, pela participação em um esquema de venda de facilidades instalado em sete órgãos federais.

O indiciamento alcançou 11 outros ocupantes de cargos públicos, além do notório ex-senador Gilber…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 27 / 11 / 2012

Folha de São Paulo
"Grupo usou senha para adulterar dados do MEC"

Com alterações, faculdade de ex-servidor preso poderia obter mais recursos

O ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Rodrigues Vieira, preso sob suspeita de tráfico de influência em órgãos federais, obteve senha privativa de funcionário do Ministério da Educação para alterar dados financeiros de faculdade que pertence à sua família, informam Mario César Carvalho, Paulo Gama e José Ernesto Credendio. Com essas alterações, a faculdade poderia conseguir mais recursos do governo em programas como o Prouni, de bolsas para estudantes, e o Fies, de financiamento de mensalidades. A PF gravou em março conversa entre Vieira e o funcionário do MEC Márcio Alexandre Barbosa Lima em que o ex-diretor da ANA diz: “Eu tô querendo entrar aqui no MEC (...) com sua senha. Me fala seu CPF”. O MEC afastou Lima e outro funcionário.

O Estado de São Paulo "Ministro da AGU admite desgaste e anula …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

As perdas da Petrobrás

O Estado de S.Paulo
Só neste ano, a queda de produção de petróleo da Bacia de Campos já impôs à Petrobrás perda de receitas que podem chegar a R$ 7 bilhões. É o preço que a empresa e seus acionistas pagam porque, nos últimos anos, a manutenção das plataformas não foi feita de maneira adequada, o que exige, hoje, paradas mais longas do que as previstas dessas unidades. Isso, obviamente, afeta sua produção. São as consequências de um modelo de gestão da estatal que, desde a chegada do PT ao poder, atendeu aos interesses políticos do governo, deixando de lado decisões estratégicas essenciais e até mesmo o planejamento adequado de suas atividades no médio prazo.

Responsável por 80% do petróleo extraído pela Petrobrás, a Bacia de Campos chegou ao seu pior nível de produção em cinco anos, como mostrou o Estado (20/11). Em setembro, a produção média diária foi de 1,471 milhão de barris de óleo e LGN (liquefeito de gás natural, medido por barris equivalentes de petróleo), …
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 26 / 11 / 2012

Folha de São Paulo
"Marqueteiro do PT defende Lula para o governo paulista"

Para João Santana, Dilma será reeleita já no 1º turno em 2014 e Haddad “tem tudo para ser presidente”

O marqueteiro preferido pelo PT desde 2006, João Santana, afirma que o melhor nome do partido para disputar o governo de São Paulo é o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista a Fernando Rodrigues, o marqueteiro diz que, embora seja “imbatível”, Lula não aceita “nem pensar nessa ideia”. Santana participou de sete campanhas presidenciais no Brasil e no exterior. Venceu seis. Comandou, por exemplo, o marketing da candidatura Dilma em 2010. Para ele, a presidente será reeleita em 2014 no 1º turno e o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, “tem tudo para ser presidente em 2022 ou 2026”. De acordo com Santana, o julgamento do mensalão transmitido ao vivo pela TV é “o maior reality show da história jurídica não do Brasil, mas talvez do planeta”. Afirma que…

Rede...

Imagem

Coluna do Mirisola

Ódio não tem cor

“Ó odio e a revanche que o demagogo rapper Emicida proclama, e que os defensores das cotas festejam, não tem cor. Os carecas do ABC mandam lembranças”

Marcelo Mirisola
O repórter Rodrigo Carneiro me entrevistou para o jornal Valor Econômico, e a partir das respostas desenvolvi esta crônica. E me obriguei a pensar num assunto que até então eu havia evitado. Evitei porque o combustível da minha escrita é a paixão e a liberdade, e o tema em questão – para mim, pelo menos – é desanimador porque está sendo manipulado no sentido de castrar qualquer possibilidade de argumentação contrária. O fato de você discordar o desqualifica de antemão, enfim: haja estômago para escapar do vazio e da esterilidade. Mas, vamos lá.

Trata-se da política de cotas implementada no Brasil.

Se eu não concordo com os ARGUMENTOS daqueles que são favoráveis às cotas para negros em concursos públicos e editais específicos para a “raça negra”, quer dizer que sou racista?

Se eu não tenho prazer sexual com um…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A agenda de Mantega

O Estado de S.Paulo
A pauta do ministro Guido Mantega para 2013 inclui, entre os itens mais importantes, crescimento econômico de pelo menos 4%, investimento 8% maior que o deste ano, reforma do ICMS e consolidação de uma "nova matriz" - uma aprazível combinação de juros baixos e inflação controlada. Ele se mostrou otimista ao falar sobre essa agenda, na sexta-feira, em evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), embora o cenário internacional deva continuar desfavorável. Não se pode acusá-lo de ambição excessiva. Se o Produto Interno Bruto (PIB) aumentar 4% no próximo ano, a média trienal ainda será baixa, depois de dois anos de resultados muito ruins - 2,7% em 2011 e algo na faixa de 1,5% a 2% em 2012. Quanto ao investimento, continuará bem abaixo do necessário para se construir uma economia mais dinâmica que a dos últimos anos.

Governo e setor privado investiram no segundo trimestre o equivalente a 17,8% do PIB. Segundo o Ministério da…