Postagens

Mostrando postagens de Março 29, 2009

F-1

De pernas pro ar

Sidney Borges
O título deste artigo reflete o que vai pela Fórmula 1. Tudo de pernas pro ar, quem estava atrás na temporada passada está na frente e quem estava na frente está atrás. Os do meio se distanciaram equitativamente, parte avançou, parte se atrasou.

Há muitos anos Nelson Piquet não sorriu da piada sobre um piloto japonês em um programa de televisão. Falando aos jornalistas nos bastidores, depois da entrevista, ele disse depois que na categoria não havia bobos, todos eram bons, uns mais rápidos e mais audazes, mas sem um bom carro nada podiam fazer.

Ele tinha razão, com a Honda do ano passado ninguém teria feito mais do que fizeram Button e Rubinho. Senna, Schumacher ou Piquet pouco teriam conseguido frente aos desacertos do carro. Jenson Button estava esquecido na Inglaterra, nem em colunas de fofocas tinha vez. Promessa de outrora, encalhou ao lado de Rubinho Barrichello na Honda. Foram anos de frustração. Fica claro hoje, com o desempenho da Brown, que se qual…
Imagem

Polêmica

CPI da Petrobras. Já.

Diogo Mainardi (original aqui)
Victor Martins está sendo investigado pela Polícia Federal. Num relatório interno, sigiloso, ele é tratado como suspeito de comandar um esquema de desvio de 1,3 bilhão de reais da Petrobras.

Quem é Victor Martins? Já tratei dele alguns anos atrás. Talvez alguém ainda se lembre. Ele é diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP). É também irmão do ministro da Propaganda de Lula, Franklin Martins.

Vamos lá. Ponto por ponto. Em meados de 2007, a PF prendeu treze pessoas na Operação Águas Profundas. Elas eram acusadas de fraudar e superfaturar contratos com a Petrobras. Durante as investigações, os agentes da polícia fazendária do Rio de Janeiro descobriram outro esquema fraudulento, envolvendo empresas de consultoria, prefeituras e a ANP. Segundo a denúncia, tratava-se de um esquema de desvio de dinheiro de royalties do petróleo. A PF abriu uma nova investigação, batizada de Operação Royalties.

Nos primeiros meses de 2008, o delegado res…
Imagem

Crise

A China, presa numa armadilha de dólares

Paul Krugman * (original aqui)
Ainda no início da crise financeira, os mais espirituosos brincavam dizendo que nosso comércio com a China tinha finalmente se tornado justo e equilibrado: eles nos vendiam brinquedos tóxicos e frutos do mar contaminados; nós vendíamos a eles valores mobiliários fraudulentos.

Mas, hoje em dia, os dois extremos deste negócio parecem estar entrando em colapso. De um lado, o apetite mundial por produtos chineses diminuiu muito. As exportações chinesas caíram bastante nos últimos meses e estão 26% abaixo do nível registrado há um ano. Do outro lado, os chineses estão obviamente ficando inseguros em relação àqueles valores mobiliários.

Mas a China ainda parece manter as suas expectativas irreais. E isso representa um problema para todos nós.

Na semana passada a grande notícia foi um discurso feito pelo presidente do banco central chinês, Zhou Xiaochuan, pedindo por uma nova "moeda supranacional para as reservas interna…

Olhe bem!

Imagem
Assim como você está me vendo, centenas de pessoas me vêem todos os dias. Coloque aqui o seu banner e ele será visto por leitores de Ubatuba, dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Alemanha, da Argentina, de Taubaté, de Caraguatatuba, de São Paulo...

Deu na Veja

Maluf, um clássico

Ninguém jamais se igualou ao ex-governador paulista em escândalos de desvio e lavagem de dinheiro público

De Fábio Portela (original aqui)
Nos anos 50, costumava-se dizer que ninguém sabia vestir um terno como Cary Grant. O ator americano era a própria tradução da elegância. Um modelo para o resto dos homens. Enfim, um clássico. O brasileiro Paulo Maluf bem que tentou, a exemplo de Grant, marcar época pelas roupas bem cortadas, mas foi imortalizado por outra razão: Maluf tornou-se, aos olhos dos promotores, o maior clássico da corrupção no Brasil. As investigações sobre ele mostram um estilo todo próprio de desviar dinheiro público, escondê-lo em paraísos fiscais e repatriá-lo. Nesse ramo, Maluf não tem concorrente. No máximo, seguidores.

Na semana passada, VEJA teve acesso às peças finais do quebra-cabeça do desvio de verbas promovido por ele na prefeitura de São Paulo nos anos 90. É uma pequena obra-prima da gatunagem. O esquema foi esquadrinhado pelo promotor Silvio …
Imagem

Estragou tudo! - Redação da Portuguesinha‏

Imagem
Clique no texto para ampliar
Imagem

Opinião

Lei de Imprensa

Editorial do Estadão
Ao iniciar o julgamento de mérito da ação proposta pelo deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) contra a Lei de Imprensa, sob a justificativa de que ela cerceia a liberdade dos órgãos de comunicação e é incompatível com o regime democrático, o relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, defendeu a revogação sumária de todos seus 77 artigos. Em março de 2008, ele já havia concedido liminar suspendendo a vigência de 20 artigos.

Além de defender a revogação da Lei de Imprensa, Britto propôs que os juízes passem a aplicar as normas do Código Penal ao julgar crimes de imprensa. Seu parecer foi endossado pelo primeiro ministro a votar, Eros Grau. O julgamento acabou sendo suspenso pelo presidente do STF, Gilmar Mendes, e será retomado na primeira reunião plenária da Corte depois da Semana Santa.

Em seu parecer, o ministro Ayres Britto fez uma candente defesa da liberdade de expressão e do direito de opinião. "Em matéri…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 04 /04 / 2009

Folha de São Paulo
"EUA perdem 5 milhões de empregos com a crise"

País fechou 663 mil vagas em março; desemprego é o maior desde 83

A economia norte-americana fechou mais de 663 mil vagas em março, elevando o número de desempregados no país a 5,1 milhões desde o início da atual recessão, em dezembro de 2007. A taxa de desemprego aumentou de 8,1% para 8,5%, maior percentual desde 1983. No total, existem hoje 13,2 milhões de desempregados nos EUA. As estatísticas, do Departamento do Trabalho, revelam que o número de pessoas em funções precárias ou temporárias cresceu em 423 mil no mês passado; são agora 9 milhões de trabalhadores nessa condição. Mais de 2 milhões dos demitidos perderam o emprego no primeiro trimestre do ano. O governo revisou os dados de janeiro, elevando os desempregados a 741 mil, recorde mensal desde outubro de 1949.

O Globo
"‘Coisa chique’ – Brasil usa reservas para emprestar US$ 10 bi a FMI"

Percentual equivale a 5% do caixa em dó…
Imagem

Do Valor Econômico

A proposta de Flávio Dino para o STF

Maria Cristina Fernandes (original aqui)
Foi a partir de decisões do Supremo Tribunal Federal e não de lei votadas pelo Congresso Nacional que o cigarro foi proibido em avião, a pesquisa com células-tronco foi liberada, a proibição ao nepotismo foi estendida aos Três Poderes, a distribuição do coquetel contra o vírus da Aids fez-se gratuita, a demarcação de reservas indígenas ganhou novas regras, os servidores públicos tiveram garantido o direito de fazer greve e os partidos tornaram-se detentores dos mandatos de seus eleitos.

A lista de feitos do ativismo judicial é extensa, amplia-se a cada dia e gera um interminável debate sobre suas consequências para o equilíbrio dos Poderes.

Ciente de que esse ativismo, que cresceu, em grande parte, na esteira da crise do Legislativo, dificilmente pode vir a ser contido no curto prazo, o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) concluiu que a saída seria dotá-lo de mais legitimidade.

É esse o escopo de sua polêmica propos…

Onda brasileira

Imagem

Frases

“Foi apenas quando um bom amigo meu morreu que senti a morte como algo totalmente devastador. Ele era meu contemporâneo. Isso não consta do acordo que assinei – não vi isso na página do contrato”.

Philip Roth
Imagem

Deu no Imprensa Livre

Debate sobre pedido de informação termina em troca de acusações entre Cortes e Frediane

Lucas Conejero(original aqui)
Na última sessão da Câmara, um debate sobre o pedido de informação referente à cobrança de zona azul na cidade, terminou em uma troca de acusações entre o vereador Rogério Frediane e o presidente da Casa Ricardo Cortes.

Após o vereador Mauro de Barros comentar em sua fala que, assessores de vereadores estavam utilizando seus cargos para dar “carteiradas” e não pagar a zona azul quando estacionavam seus veículos próximos da câmara”, o clima esquentou de vez.

Enquanto Frediane acusava o presidente de ser “o responsável pelo péssimo posicionamento geográfico da Câmara”, que segundo ele, estaria em um local pouco apropriado da cidade e sem estacionamento, Cortes rebatia com ameaças. “Existem problemas internos, que se expostos, causarão constrangimento a Frediane”.

Logo após a fala de Mauro de Barros, o vereador Gerson Biguá, tomou a palavra. “O senhor Barros foi infeliz na su…
Imagem

Balela midiática

A nova ordem financeira mundial

Documento do encontro faz cerco a paraísos fiscais e diz que 'era do segredo bancário acabou'

De Fernando Duarte em O Globo (original aqui)
Por mais que haja diferença entre o escrito e o feito, a reunião de cúpula dos líderes do G-20 lançou ontem em Londres os alicerces de uma nova arquitetura para o sistema financeiro mundial, cujo destaque foi a confirmação do aporte de recursos da ordem de US$ 1,1 trilhão para o Fundo Monetário Internacional (FMI) - antecipado na véspera para a imprensa brasileira pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Com a afirmação no documento final de que "a era do segredo bancário acabou", os países também concordaram em apertar o cerco sobre os paraísos fiscais e decidiram submeter, pela primeira vez, os hedge funds (fundos altamente especulativos) a uma rígida regulação. A ação mais rigorosa contra os paraísos fiscais inclui a publicação imediata de uma lista de países que se recusam a aceitar novas regras co…
Imagem

Coluna da Sexta-feira

Perna do vento

Celso de Almeida Jr.
Não recebo do editor nenhuma orientação quanto ao conteúdo de meus artigos.

Sou brindado com a liberdade de expressão, o que me possibilita tratar de assuntos que podem, ou não, agradá-lo.

Nesta semana, entretanto, vou entrar numa seara que entusiasma o comandante do Ubatuba Víbora.

Tenho acompanhado o admirável esforço da diretoria do Aeroclube Regional de Taubaté.

Seu presidente, Adriano Silva, e uma brilhante equipe de colaboradores têm dado uma dinâmica especial à vida do aeroclube.

Quem é do meio sabe as inúmeras dificuldades para manter uma instituição dessa natureza.

Em Taubaté, porém, o aeroclube está muito bem instalado, junto ao Comando de Aviação do Exército, tendo a sua disposição uma estrutura privilegiada.

Uma das importantes atividades deste clube é manter a Escola de Aviação Civil de Taubaté (www.eact.com.br) que atualmente promove o curso teórico para Piloto Privado(PP) e já planeja os cursos de Piloto Comercial, Comissário de Bordo, Voo p…
Imagem

Opinião

A floresta, o clima e o lugar do índio

Washington Novaes
A demarcação da reserva indígena Raposa-Serra do Sol em área contínua ainda gera manifestações de desagrado e até de inconformismo, dos dois lados. A própria Fundação Nacional do Índio (Funai) acha que as 19 regras criadas no julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para novas demarcações criam dificuldades extremas, e por isso pede esclarecimentos ao Ministério Público (Radiobrás, 30/3). O presidente da Funai, Márcio Meira, diz que os índios na Amazônia "sempre foram mais avançados que os brancos - ditos civilizados - que ocuparam a Amazônia há apenas 400 anos e passaram a destruir a floresta. Os índios a ocupavam há mais de 13 mil anos e sempre preservaram o meio ambiente" (Correio Braziliense, 8/2).

Do ponto de vista jurídico, a demarcação em área contínua parece inquestionável, principalmente depois do parecer do constitucionalista José Afonso da Silva, citado neste espaço (22/8/2008), lembrando que o "indi…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 03 / 04 / 2009

Folha de São Paulo
"G20 tenta limitar paraísos fiscais"

Medida visa proteger o sistema financeiro internacional; reforço de órgãos multilaterais anima mercados

Os governos do G20, as principais economias do planeta, anunciaram o combate aos paraísos fiscais como uma das medidas de regulação do sistema financeiro internacional para ajudar a conter a crise global.

O G20 se disse pronto a adotar sanções "para proteger nossas finanças públicas e sistemas financeiros".

Em meio a um comunicado final essencialmente técnico, os líderes do grupo fizeram uma proclamação política forte: "A era do segredo bancário acabou".

O Globo
"Líderes anunciam cerco global a paraísos fiscais"

G-20 surpreende e promete novo sistema financeiro sem sigilo bancário

Reunidos em Londres, os líderes do G-20 lançaram as bases para uma nova arquitetura financeira mundial que prevê cerco a paraísos fiscais. Agora, Suíça, Bermudas e Luxemburgo, por exemplo, ser…

Saia da escuridão

Imagem
Leia o Ubatuba Víbora

Roedores

Ratos e mais ratos

Sidney Borges
Meu amigo trouxe uma garrafa de absinto da Turquia. Tomei duas doses e fui passear nas imediações da Fundart. Gosto do Casarão do Porto, quando virar fantasma vou ver se alugo um espaço por lá. Quero assombrar o sótão, sei que o piso de madeira rangedora é excelente para arrastar correntes. Depois de verificar os canhões fui para a orla e bem perto do mar tive a sensação de ver duas figuras conhecidas conversando. A névoa densa pode ter me confundido, pareciam o Thomas De Carle e o Clodovil, o que é impossível. Cheguei à conclusão que eram duas pessoas que se pareciam com eles.

Tentei me aproximar, quanto mais eu andava mais eles se afastavam. A distância que nos separava permanecia constante. Aumentei a velocidade, eles fizeram o mesmo, só então me dei conta dos ratos. Tive a impressão que era sobre isso que falavam e gesticulavam.

A região do entorno da feirinha está tomada por roedores. Grandes, enormes, gordos. Está na hora dos gatos e no devido momen…
Imagem

Fiasco...

SELECCION
Tirame la calculadora

Olé
Con la derrota histórica ante Bolivia, Argentina pasó del segundo al cuarto lugar de la tabla de posiciones de la Elminatorias y ya empezó a hacer cuenta. Para el 2006, el cuarto se clasificó con 28 puntos. Argentina debería ganar tres partidos y le quedan visitas a Quito, Asunción y Montevideo. Mamita...SELECCION
Leia mais
Imagem

Deu no Imprensa Livre

Verdurama se defende de acusações da prefeitura; merendeiras são mantidas

Lucas Conejero (original aqui)
A Verdurama, empresa que prestava serviços de merenda nas escolas municipais, cujo contrato foi rescindido pela prefeitura, afirma que cumpre todas as normas federais e estaduais relacionadas às merendas e disse que a situação trabalhista de seus funcionários está em ordem e de acordo com as regras do sindicato da categoria.

A empresa faz questão de enfatizar o acordo que foi feito em relação às 130 merendeiras e outros funcionários, que perderiam seu emprego com a quebra do contrato. Segundo as informações, a nova empresa contratada não vai alterar o atual quadro de mão de obra.

“Sempre atuamos de acordo com as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Nossos serviços cumprem essas normas desde o cardápio até a distribuição A situação trabalhista de nossos funcionários está toda regularizada”, garante a Verdurama, em nota of…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Contas no exterior

Jersey bloqueia US$ 22 milhões de Paulo Maluf

Prefeitura de São Paulo tenta repatriar recursos para o Brasil

Fausto Macedo e Marcelo Godoy - O Estado de S.Paulo
SÃO PAULO - A Prefeitura de São Paulo e o Ministério Público Estadual obtiveram, na segunda-feira, uma liminar do juiz Michael Birt, em ação na corte da Ilha de Jersey, no Canal da Mancha, para bloquear US$ 22 milhões supostamente desviados do município durante a gestão de Paulo Maluf (1993-1996). Em outra ação, foi pedido o repatriamento do dinheiro para o Brasil. Uma terceira ação será proposta no Brasil para obrigar a Eucatex - empresa da família Maluf - a devolver US$ 93 milhões aos cofres públicos.

Veja também:
Prefeitura sela acordo para repatriar US$ 5 mi

Essas são as primeiras ofensivas do município para reaver os recursos que, segundo o Ministério Público, foram desviados de obras como a construção da Avenida Roberto Marinho, na zona sul de São Paulo.

O dinheiro de Jersey, segundo as autoridades, está em contas de duas offsh…
Imagem

Opinião

O militante perfeito

Demétrio Magnoli
Delúbio Soares, o famoso militante que quer retornar ao PT, é homem de Lula. Pelas mãos de Lula ele chegou à direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e, pelas mesmas mãos, saltou da central sindical à tesouraria do partido. Depois que Lula entrou triunfante no Palácio do Planalto, Delúbio cumpriu duas missões sucessivas: operou o esquema do mensalão e, em seguida, imolou-se para salvar o núcleo duro da direção petista, enquanto José Dirceu se sacrificava na pira ardente da segurança presidencial. O seu pedido de reingresso no PT pode ser interpretado apenas como o gesto de alguém que almeja uma cadeira parlamentar a fim de cavar uma trincheira diante da ameaça posta pelos tribunais. Mesmo se assim for, Delúbio cumpre, agora inadvertidamente, uma terceira missão estratégica.

Lulismo e petismo são fenômenos distintos, porém entrelaçados. Lula é um político conservador, salvacionista, de rara sagacidade. No ocaso da ditadura, o suposto mago Golb…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 02 / 04 / 2009

Folha de São Paulo
"G-20 deve liberar US$ 1 tri contra crise"

Segundo ministros brasileiros, dinheiro irá para órgãos como o FMI; mundo não pode ser 'refém' dos EUA, diz Obama

A reunião do G-20, em Londres, deve fechar acordo para injetar US$ 1 trilhão em instituições multilaterais como o Fundo Monetário Internacional. A informação foi divulgada pelos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Celso Amorim (Relações Exteriores), relatam Pedro Dias Leite e Clóvis Rossi.

Esse valor é dois terços da estimativa para o PIB brasileiro em 2008 (US$ 1,5 trilhão) e quatro vezes a verba do FMI para economias em dificuldades (US$ 250 bilhões). Questionados, Mantega e o presidente Lula não disseram de quanto pode ser a contribuição do Brasil.

O Globo
"Brasil participa de socorro de US$l tri à economia mundial"

Lula oferece dinheiro ao FMl; protestos contra G-20 deixam um morto em Londres

O Brasil participará do esforço para levantar US$ 1 trilhão que será…
Imagem

Violência

Assessor de vereador de Ubatuba é assassinado nesta madrugada

VNews (original aqui)
O assessor do vereador José Mauro, o “Maurão”, de Ubatuba, foi assassinado nesta noite (1).

O crime aconteceu quando José Justo Tacini Junior foi abordado por um homem armado na porta de sua casa, no bairro Itaguá, por volta da 1h.

Segundo a polícia, o suspeito disparou dez tiros contra Tacini, que foi socorrido, mas não resistiu ao ferimento e morreu a caminho do hospital.

Por telefone, o vereador Maurão informou que, minutos antes do crime, estava com o assessor em uma reunião.

José Justo Tacini Junior atuava como chefe de gabinete do vereador há três meses. Até o momento, ninguém foi preso.

A polícia não descarta nenhuma hipótese - nem de latrocínio, nem de assassinato.
Imagem

Frases

"Amantes são meninos estragados pelo mimo de amar".

Carlos Drummond de Andrade

Usando a gravidade

Pondo a correspondência em dia...

Carta a uma amiga

Sidney Borges
Yara, recebi a relação de vídeos dos jovens de Liverpool. Interessante, tenho um CD com as músicas dos Lps deles. De todos, com letra para acompanhar. Mas o que me leva a traçar estas linhas é outra coisa. Eu gostaria de fazer uma pergunta ao Geraldo, aquele que tranquei no banheiro, irmão do Guido, mas é impossível pois você mesmo contou que o Geraldo já partiu desta bola errante.

Trata-se da Escola Mista São Pedro do Pari outra vez. Certas coisas grudam em nossa mente como chiclete em sola de docksides. Estudei apenas um ano e meio na tal escola, mas lembro-me de detalhes mínimos.

Pois lá havia uma moça que ajudava as professoras. Isto é, fazia o trabalho desagradável, trocava os pequenos quando havia acidentes escatológicos e apagava a lousa de tempos em tempos.

Só me lembro de duas coisas dela, o nome, Palmira, igual ao queijo da lata em forma de bola e que era assaz "desabonitada", para não dizer feia que é feio.

Depois que fui convidado a …

Grandes enganos

Imagem
Socorro, apagaram a luz...

Ecos da crise

GM vendida aos russos

Sidney Borgescom informações do The Independent
Uma reunião em Basiléia, na Suíça, não deveria ser de conhecimento público, mas acabou vazando pela indiscrição de um executivo galanteador.

Sem saber que a bela camareira era na verdade jornalista, Ylia Chevardnaze, vice presidente de assuntos financeiros da montadora Lada cortejou a moça e entre vodkas e beijos deu o serviço.

Os hóspedes do Hotel Ambassador pensaram que a agitação no salão de convenções fazia parte de um inocente convescote da "Sociedade dos protetores de marmotas". Ledo engano, tratava-se de importante mesa de negociações onde foi selado o destino da General Motors, tradicional montadora americana.

A Lada comprou a GM e a partir do dia 10 de abril de 2009 uma nova denominação será dada à empresa que foi um dia o orgulho do capitalismo ianque. O distintivo com a marca Lada-GM mostrará que o dono não come peru no dia de Ação de Graças.

Em breve, nos filmes de Hollywood veremos estradas congest…
Imagem

De onde saiu?

Herdeiros caçam ''fortuna'' de Jânio

No Estadão
Investigando as atividades do doleiro Kurt Paul Pickel, os agentes federais empenhados na Operação Castelo de Areia descobriram uma verdadeira caça a um tesouro esquecido. Trata-se de supostos 20 milhões, talvez de dólares, depositados em contas bancárias secretas abertas na Suíça possivelmente pelo ex-presidente Jânio Quadros. Quem procurava a fortuna eram os advogados Marcos Henares Vilarinho e João Mendonça de Amorim Filho, que receberam dos herdeiros do ex-presidente a missão.

A descoberta foi feita durante o monitoramento dos e-mails enviados pelo doleiro. Em 25 de março de 2008, Pickel enviou ao advogado Patric e Le Houelleur, com escritório em Genebra, na Suíça, uma mensagem em que diz estar atrás dos fundos "provavelmente substanciais (excedendo $ 20 milhões) do senhor Jânio da Silva Quadros, antigo presidente do Brasil e antigo prefeito da cidade de São Paulo, morto em 1992".

Ele conta que a família do ex-p…
Imagem

Opinião

A incompetência consolidada

Editorial do Estadão
O Brasil precisa, sim, de um Estado forte - mas não no sentido que o presidente Lula dá ao termo, praticamente de tutela da área pública sobre a economia. O Estado que faz falta ao País é o Estado eficiente, aquele em que a administração federal trabalhe direito, ou simplesmente trabalhe, para que a intervenção estatal, nas situações em que não pairarem dúvidas sobre a sua pertinência, promova a atividade econômica, em vez de travá-la. Nisso o governo Lula é um rematado desastre - e é só querer para encontrar, nos mais diferentes setores, exemplos desalentadores do que se pode chamar, sem exagero, de incompetência consolidada. Se o PAC, que é o PAC, se move aos solavancos, que dirá de tudo o mais.

Ainda nessa terça-feira, reportagem no Estado mostrou um caso característico de paralisia da intervenção estatal, em prejuízo de uma área considerada estratégica para o desenvolvimento da ciência aplicada no Brasil, pela fartura extraordinária do…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 01 / 04 / 2009

Folha de São Paulo
"Queda de receita e alta de gastos derrubam superávit"

Governo central registra 1º déficit primário em fevereiro após 12 anos

O governo central (Tesouro, BC e Previdência) teve em fevereiro déficit primário de R$ 926 milhões, o primeiro no mês desde 1997.

No primeiro bimestre do ano, o superávit primário somou R$ 9,295 bilhões.

O resultado representa queda de 66% em relação a igual período do ano passado. A receita líquida caiu 4% sobre 2008, para R$ 89,7 bilhões. Já os gastos do governo central foram a R$ 86,7 bilhões, uma alta de 20%.

O Globo
"Arrecadação e gastos com pessoal estouram contas"

União registra déficit após 12 anos. Analistas pedem revisão de meta

Uma combinação de queda forte na arrecadação de impostos e aumento de gastos - especialmente com pessoal - fez com que, em fevereiro, a União registrasse o primeiro déficit primário (antes do pagamento de juros da dívida) para este mês em 12 anos. O rombo foi de R$ 926…