Postagens

Mostrando postagens de Outubro 14, 2012

Marvada...

Imagem

Colunistas

Crônica da morte anunciada do PSDB

“Os tucanos chegam a esta eleição jogando toda a sua sobrevivência em São Paulo, com o grave risco de, se perderem, ter decretada sua desaparição política”

Márcia Denser
Faltando doze dias para o 2º turno das eleições para a prefeitura de Sampa, e somente após críticas massivas pela omissão, o tucano José Serra avec correligionários (leia-se comparsas) lançou esta semana, numa livraria da cidade, seu programa de governo. Segundo editorial da Carta Maior, o evento foi na verdade uma espécie de “programa de lazer tucano”, uma encenação de seriedade para ser filmada e tapar buraco na propaganda eleitoral.

A contrapelo das pesquisas e do elevado teor de hipocrisia de um candidato que, após criticar a cartilha anti-homofóbica idealizada pelo MEC, foi obrigado a admitir que, em 2009, quando governador de SP, distribuiu material idêntico na rede estadual – ambos produzidos pela mesma ONG, a Ecos – Serra exerceu sua especialidade: a simulação.

A propósito do exer…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Um xerife para o euro

O Estado de S.Paulo
Há quatro anos em crise e com perspectiva de mais um ano ruim, os países da zona do euro continuam progredindo lentamente no rumo da plena integração. Ainda no meio de muitas divergências, os governos dos 17 países da união monetária podem celebrar pelo menos mais dois avanços. Em dois dias de reunião de cúpula foi definido o roteiro para instalação do supervisor bancário único, indispensável tanto para a segurança do sistema financeiro quanto para a execução da nova política de capitalização dos bancos. Um acordo sobre os próximos passos foi anunciado na sexta-feira, no fim do encontro de líderes em Bruxelas. O arcabouço jurídico do órgão supervisor, ligado ao Banco Central Europeu (BCE), deverá estar pronto no fim de 2012. A implantação ocorrerá no próximo ano e o sistema deverá funcionar plenamente a partir do começo de 2014. Se os trabalhos andarem de acordo com as previsões, já no próximo ano o Mecanismo Europeu de Estabilização (ESM) poder…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 20 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Número de eleitores sem candidato em SP é recorde"

Indecisos e intenções de votos brancos e nulos somam 19%, aponta Datafolha

O índice de eleitores que não têm candidato para a Prefeitura de São Paulo, a dez dias do segundo turno, é de 19%, o maior já registrado nesse período na capital. Pesquisa Datafolha mostra que as intenções de votos brancos e nulos somam 10% e que 9% estão indecisos. Na eleição de 2008, a oito dias do pleito, havia 10% sem candidato. O índice mais próximo do atual foi de 15%, em 2000, na disputa entre Marta Suplicy e Maluf. Neste ano, já no primeiro turno a votação deu sinais de desinteresse do eleitor. As abstenções, votos nulos e brancos atingiram 28,9%, ante 22,3% em 2008. Para analistas, há um desgaste da polarização PT x PSDB. Haddad e Serra estão no segundo turno, mas a disputa foi liderada por Celso Russomanno até a reta final. O tucano e o petista receberam juntos os votos de 42,5% dos eleitores, menor índ…

Filadasopa

Imagem

Coluna do Celsinho

Saúde!

Celso de Almeida Jr.

Não é fácil ser prefeito.

Há muitas demandas, em todos os setores.

Mas, ouvindo a sociedade civil organizada, muitas soluções aparecem, rapidamente.

Tudo indica que viveremos esta fase em Ubatuba.

O prefeito eleito tem sinalizado esta postura em sua trajetória política.

Claro que existem prioridades.

Em entrevista ao jornal O Vale, Maurício Moromizato disse que o maior desafio de seu governo será melhorar os indicadores da Saúde.

Gostei.

Precisamos mesmo de grandes avanços nesta área.

Conquistando isso, Maurício registrará positivamente seu nome na história da cidade.

Vamos acreditar.

Neste sentido, vale reproduzir a resposta para a última pergunta da entrevista:

Como o senhor vê a missão de ser prefeito?
"É o maior desafio da minha vida. Tenho otimismo, porque além de estar preparado, consigo enxergar muitas possibilidades de melhoria de vida da população. Senti que tinha vocação para isso, sempre gostei muito de política, nunca fui um cidadão passivo."

Bela men…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Cabresto na Petrobrás

O Estado de S.Paulo
Depois de ter defendido várias vezes um aumento do preço da gasolina, a presidente da Petrobrás, Graça Foster, parece ter perdido a pressa, embora a empresa precise de caixa para enfrentar seu enorme programa de investimentos. O aumento virá, disse a executiva, mas ninguém deve esperá-lo para breve. A empresa, segundo ela, pode melhorar suas finanças de outras formas - por meio, por exemplo, de um esforço de redução de custos operacionais. Seria difícil encontrar um discurso menos convincente. Não há como levar a sério a nova fala da presidente da empresa, até porque é bem conhecida a resistência dos ministros da área econômica e financeira a uma elevação dos preços dos combustíveis. O melhor, segundo eles, é deixar para mais tarde, quando as pressões inflacionárias forem menores. Nenhuma dessas alegações é segredo, nesta altura.

Quando assumiu a presidência da Petrobrás, Graça Foster chegou a criar, em seus primeiros pronunciamentos, a expectati…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 19 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Haddad aumenta vantagem; Serra é rejeitado por 52%"

Pesquisa Datafolha em SP mostra que distância de petista para tucano subiu de 10 para 17 pontos em uma semana

A dez dias do segundo turno em São Paulo, Fernando Haddad (PT) está 17 pontos à frente de José Serra (PSDB), que perdeu cinco pontos numa semana. Segundo a pesquisa Datafolha, o petista passou de 47% para 49% das intenções de voto, enquanto o tucano caiu de 37% para 32%. Os eleitores que disseram estar indecisos somam 9% —outros 10% afirmam que votarão em branco ou nulo. Desconsiderados esses votos, Haddad alcança 60% e Serra fica com 40%. O levantamento mostra que a rejeição ao nome de Serra disparou de 42%, às vésperas do primeiro turno, para 52%. O prefeito Gilberto Kassab (PSD), que apoia o tucano, é mal avaliado por 42% dos entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais. À noite, em debate na televisão, Haddad chegou a propor “um pacto de não agressão”, …

Joaninhas

Imagem

Sem noção...

As coisas andam

Andam? Sim, andam!

José Ronaldo dos Santos
Hoje, a respeito de que “Alguém tem que fazer por Ubatuba”, onde o lamento foi sobre a multiplicação dos “sem noção” pelas cercanias, no meu entorno (Bairro do Ipiranguinha), venho agradecer ao Sr. Rubens Martins (Coordenadoria de Trânsito) pela verificação in loco e as medidas e orientações pertinentes. É o que eu chamo de serviço público responsável, que faz jus à denominação. A propósito é bom que mais gente saiba: em caso de inflações tão descaradas basta acionar a Guarda Municipal (38336707) e Polícia Militar (38323598 – 38326094).

Neste mesmo tema (“sem noção”), no dia da eleição, sobre a minha calçada, um grupo resolveu instalar uma mesa rodeada de cadeiras, se preparando para pedir uma cerveja tal como num quiosque na praia. Na cara dura, ao serem questionados, os “sem noção” se acharam no direito de nem se moverem dali. Deram azar porque eu fotografei tudo. Na hora me fixei num deles, pois tinha a impressão de algo mais i…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O bloqueio do aeroporto

O Estado de S.Paulo
O estouro de um pneu de um avião cargueiro ao pousar, no último sábado, às 20h40, deixou inoperante, durante praticamente dois dias, o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Os problemas que o acidente desencadeou são mais uma prova de incompetência no gerenciamento dos aeroportos brasileiros. Foram necessárias 46 horas para retirar a aeronave do meio da única pista daquele terminal, determinando o cancelamento de 512 voos, segundo o levantamento feito pela Infraero. Equipamento hidráulico e reboque, enviados de São Paulo, possibilitaram o nivelamento da aeronave, mas somente muitas horas mais tarde ela foi removida da pista, possibilitando que esta voltasse a ser utilizada. Cerca de 70 técnicos foram convocados para essa tarefa. Com isso, em dias de intenso movimento em consequência do feriado prolongado, cerca de 25 mil passageiros, 95% dos quais da Azul Linhas Aéreas, não puderam embarcar, sendo encaminhados pelas companhias para os congestio…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 18 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Para relator, José Dirceu comandava a quadrilha"

Joaquim Barbosa, que não concluiu voto, indica que condenará o petista

O relator do mensalão no STF, ministro Joaquim Barbosa, indicou que vai condenar o ex-ministro José Dirceu por formação de quadrilha. Ao iniciar o seu voto, ele afirmou que Dirceu teve posição de comando no esquema. “Há nos autos diversos elementos (...) de que José Dirceu comandava o núcleo político”, disse Barbosa, que concluirá hoje o voto. Noutro trecho, diz haver fato “que reforça a atuação de Dirceu na quadrilha”. Barbosa argumentou que aliados do PT disseram que os acordos políticos com o partido só eram fechados após Dirceu bater o martelo. O ex-chefe da Casa Civil de Lula já foi condenado pelo crime de corrupção ativa. O julgamento do ex-ministro Anderson Adauto e de deputados petistas terminou empatado em 5 a 5. 

O Estado de São Paulo "Haddad está 16 pontos à frente de Serra, diz Ibope"

O candida…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Os inimigos da mídia

O Estado de S.Paulo
Naquelas partes do mundo com as quais a América Latina aspira a se equiparar, a imprensa e os meios de comunicação em geral vivem tempos atribulados. Os modos convencionais de produzir e difundir informações enfrentam, com diferentes resultados, o desafio sem precedentes da revolução tecnológica que criou a internet. A partir daí, como é impossível ignorar, surgiu o fenômeno mundial da blogosfera e das redes sociais, onde o incessante fluxo de notícias - ou o que passa por sê-lo - transformou drasticamente as relações entre a mídia (que, na forma clássica, coleta, organiza, expõe e discute os fatos presumivelmente relevantes para a maioria) e o público (que os consumia com escassa ou nenhuma intervenção no processo). Posto em xeque esse padrão, também o modelo tradicional de negócios do setor busca atalhos para se adaptar à mudança, sob os efeitos agravantes da crise das economias desenvolvidas.

Essa espinhosa realidade já contém problemas suficie…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 17 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Cuba libera saída do país, mas prevê limite a dissidentes"

Lei passa a valer em janeiro e mantém possibilidade de veto a trabalhadores qualificados e por questões de segurança

Cuba anunciou que, a partir de janeiro, eliminará a necessidade de autorização para deixar o país. Mais importante mudança migratória em 50 anos, a lei deixa aberta, porém, a possibilidade de manter o veto a pesquisadores, médicos, atletas e opositores do regime comunista de Raúl Castro. Para viajar ao exterior, os cubanos não precisarão mais do chamado “cartão branco”, emitido pelo governo, e sim de novos passaportes —o que poderá ser usado como filtro político. A nova regra diz que o governo atuará para “preservar a força de trabalho qualificada” e a “segurança”. Importante passo nas reformas implementadas no país desde 2008, a mudança tem fundo econômico —com mais cubanos fora da ilha, espera-se o aumento das remessas de divisas. 

O Estado de São Paulo &quo…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Grandes obras e impactos ambientais

José Goldemberg
Uma das características de grandes obras púbicas no País - tais como a construção de usinas hidrelétricas, estradas e portos - são atrasos que elevam os custos e prejudicam a população. Apesar de existir uma variedade de razões para tais atrasos, como falta de recursos para sua execução, projetos inadequados, superfaturamento e até corrupção, tornou-se habitual culpar o licenciamento ambiental por esses problemas. Mais ainda, as exigências feitas pelas autoridades ambientais são vistas frequentemente como obstáculos ao crescimento econômico e ao desenvolvimento.

O que há de verdade nisso?

A legislação brasileira na área ambiental é moderna e foi introduzida no País na década de 1970, em plena vigência do regime militar. Entre os países em desenvolvimento, na categoria de emergentes, como a China e a Índia, o Brasil é o que tem a melhor legislação ambiental, devida à visão clarividente de Paulo Nogueira Neto, que na época convenceu as aut…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 16 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Marqueteiro de Lula é absolvido pelo Supremo"

Para ministros, Duda Mendonça não tinha como saber da origem ilícita de dinheiro

O STF absolveu o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes dos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro no caso do mensalão. Ele recebeu R$.11 milhões do PT pela campanha de Lula em 2002. A maioria dos ministros do Supremo seguiu o entendimento do revisor Ricardo Lewandowski, segundo o qual o pagamento ao marqueteiro foi legítimo e não ficou provado que ele sabia da origem ilícita do dinheiro.
A maior parte do que Duda recebeu foi depositada numa conta no Caribe. Outros cinco réus, ligados ao núcleo publicitário e financeiro, entre eles Marcos Valério, foram condenados por evasão de divisas. É a primeira vez que não prevalece o voto do relator Joaquim Barbosa, que considerou Duda e a sócia culpados de lavagem. 


O Estado de São Paulo "STF absolve Duda Mendonça e sua sócia no caso men…

Eleições 2012

Imagem
Povo, povo, povo, povo, sempre quer ter algo novo...

Ubatuba em foco

Reflexão para os eleitos em 7 de outubro...

“A LEI, ORA A LEI...”
 Expressão atribuída ao ditador civil Getulio Vargas, com muitos seguidores nos dias atuais.


José Nélio de Carvalho
O artigo 1º da Constituição de 88, pela primeira vez na História e de forma singular no Brasil,  reconheceu o Município como parte da Federação Brasileira constituída pelo Estado Democrático de Direito.

Democrático porque “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente, nos termos desta Constituição –par. Único do artigo 1º e de Direito, porque a vivência democrática, pressupõe a existência de normas para serem seguidas por governantes e governados.

O Município como membro da Federação, por esta razão, passou a ter maiores responsabilidades para a construção e manutenção do Estado Democrático Brasileiro.

O Art. 182 da Constituição Federal  estabelece  que a Política de Desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Desastre na administração

O Estado de S.Paulo
Em mais um ano de enchentes, deslizamentos, destruição e mortes em vários Estados, o governo brasileiro desembolsou até 23 de agosto apenas 26,4% da verba de R$ 3,5 bilhões destinada à Gestão de Risco e Resposta a Desastres, segundo informou no começo de setembro a organização Contas Abertas, especializada no acompanhamento das finanças públicas. Os desembolsos ficam normalmente muito abaixo das dotações orçamentárias e sempre incluem, como neste ano, uma parcela de restos a pagar.

Desastres naturais, tratados como eventos de menor importância pelo governo brasileiro, estão no programa de trabalho do Banco Mundial (Bird) e motivaram uma reunião promovida em conjunto com o governo japonês em Sendai, uma das localidades mais afetadas no ano passado por um terremoto seguido de tsunami. Números e histórias apresentados num relatório do banco mostram o tamanho do problema e a importância de políticas especiais para enfrentá-lo.

Catástrofes naturais…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 15 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Famílias de PMs mortos lutam por indenizações"

Parentes vão à Justiça cobrar seguro mesmo com assassinato durante a folga

Famílias de policiais militares mortos estão cobrando na Justiça a indenização prevista pela corporação paulista para os casos de agentes assassinados durante o expediente ou a caminho do trabalho. O benefício é de cerca de R$ 100 mil. A maioria dos PMs, porém, morreu em dias de folga. Neste ano, de 67 policiais da ativa assassinados, só 3 estavam em serviço. Segundo o advogado Fernando Capano, já há casos em que juizes aceitam o argumento de que a família tem direito mesmo que o assassinato ocorra fora de serviço. “Essa pessoa seria morta se não fosse policial? Não”, afirma ele. Na noite de sábado, mais um PM foi assassinado durante a folga, numa padaria no Jardim São Luis, zona sul da capital. 

O Estado de São Paulo "Na TV, Serra atacará Enem e Haddad vai explorar renúncia"

Candidatos usarão ‘pontos f…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A Justiça cobra Maluf

O Estado de S.Paulo
Em tempos pouco propícios a corruptos e corruptores, Paulo Maluf tem até o fim deste mês, agora por força de decisão judicial irrecorrível, para devolver aos cofres do Município mais de R$ 21 milhões desviados no chamado "escândalo dos precatórios", denunciado em 1996.

Por ironia do destino, Maluf está condenado, desde 1998, na ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), com base em representação feita por iniciativa de líderes do PT, partido ao qual hoje está aliado. Essa aliança se materializou, em São Paulo, com o aperto de mãos entre Lula e Maluf, selando o apoio à candidatura a prefeito de Fernando Haddad.

Aquele que se tornou conhecido, em meados dos anos 90, como "escândalo dos precatórios" foi o resultado de golpes contra o erário concebidos originalmente por um funcionário da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, com base numa emenda constitucional de 1993 que permitiu a Estados e municípios emitir e vender títu…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 14 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Dilma prepara cotas raciais para servidor"

Pacote prevê também incentivo fiscal à empresas que contratam negros

O Planalto prepara para este ano o anúncio de um pacote de ações afirmativas defendidas pela presidente Dilma Rousseff que inclui a adoção de cotas para negros no funcionalismo federal, informam João Carlos Magalhães e Natuza Nery. O pacote, com três eixos (trabalho, educação e cultura/comunicação), atingirá cargos preenchidos por concurso e nomeação política. As propostas preveem metas de vagas públicas para negros e incentivos a empresas que fizerem o mesmo. O Executivo tem cerca de 574 mil funcionários civis. No campo da cultura, a ministra Marta Suplicy disse na semana passada que serão lançados editais exclusivos para criadores negros. A medida causou polêmica ao ser anunciada. No ensino, está previsto o auxílio financeiro durante a graduação. No último Censo, 48% dos brasileiros se declararam brancos, 43%, pardos e 7,6%…