Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 24, 2013

Luz

Imagem
Sidney Borges - Acrílico sobre tela/2004

Colunistas

Minha avó Teresa

Colunista descreve o relacionamento dos avós paternos, e conclui que o amor é um acordo secreto firmado apenas por “aqueles que, a despeito de tudo, permanecem fiéis a si próprios”

Márcia Denser
Há algumas colunas atrás falei do meu avô paterno Victor (que aliás não se chamava Victor) e, em nome da simetria literária, é preciso que agora eu fale também de sua mulher e minha avó paterna, Teresa (que, aliás, também não se chamava Teresa), uma vez que ambos, a meu ver, constituíam um vínculo (a palavra “arranjo” o definiria melhor) perfeito para as uniões daquela época – início do século XX. Este retrato está publicado em meu romance Caim – sagrados laços frouxos (Rio, Record, 2006).

Teresa

De modo que meu avô Victor raramente se dava conta do que ocorria lá fora, fora do seu âmbito, fora daquele bolsão fora do tempo e do espaço, isto é, no resto da casa, lá onde longinquamente ribombava o trovão, precipitava-se a roda dos nascimentos e mortes, e a vida se encapelava em remoi…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A imoralidade persiste

O Estado de S.Paulo
Novidade propriamente dita não é, mas há que registrar que os parlamentares tornaram a passar a perna no povo. A rasteira consiste em fazer crer que, atendendo aos justos reclamos da sociedade, cortaram na carne para erradicar o obsceno pagamento dos dois salários anuais extras - o 14.º e o 15.º - que em tempos idos outros políticos se autoconcederam e legaram às gerações futuras de deputados e senadores. A história verdadeira é outra.

Ainda em 1938, os congressistas instituíram uma ajuda de custo quadrienal para cobrir os gastos de mudança dos mandatários para a capital federal (o Rio de Janeiro à época) e dela para os seus Estados de origem, se o eleitor dispensasse os seus serviços ao término da legislatura. A paga seria perfeitamente aceitável se se limitasse aos parlamentares de primeira viagem que viessem a ter o infortúnio de refazer as malas ao cabo de quatro anos. Mas, já então, se tratava de uma esbórnia: o benefício se estendia, nas d…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 02 / 03 / 2013

O Globo
"PIB de 0,9% faz Brasil cair no ranking mundial"

Consumo das famílias continuou crescendo, mas país não é mais a sexta economia

Em meados do ano passado, diante da previsão de um banco estrangeiro de que país cresceria só 1,5%, o ministro Guido Mantega reagiu e disse que era uma "piada". Mas o número do IBGE ficou muito abaixo disso. A economia brasileira cresceu modesto 0,9% em 2012, pior resultado desde 2009. Mais uma vez, o gasto das famílias e o setor de serviços impediram que o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) fosse ainda mais pífio. Houve recuo nos investimentos e a indústria encolheu. Nem as desonerações de impostos, que estimularam o consumo, foram capazes de fazer o país deslanchar. Com esse PIB, o Brasil perdeu o posto de sexta economia mundial, que voltou a ser ocupado pelo Reino Unido. A presidente Dilma Rousseff não comentou a taxa.

O Estado de São Paulo "Brasil cresce 0,9% e há dúvida sobre ritmo da recuperação&q…

E Pelé disse love, love, love...

Imagem

Utilidade Pública

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO

AEROCLUBE DE VOO ACROBÁTICO DE UBATUBA

Como Administrador Judicial Provisório, conforme termo lavrado em 19/2/2013, assinado pelo MM. Juiz de Direito da 2ª Vara Judicial da Comarca de Ubatuba-SP, venho, pelo presente edital, convocar os associados e interessados para discutir, em Assembleia Geral Extraordinária do Aeroclube de Voo Acrobático de Ubatuba:

1 – Alteração estatutária, nova redação, consolidação e referendo de atos anteriores.

2 – Eleição e posse da Diretoria, do Conselho Fiscal e do Conselho Desportivo.

A Assembleia Geral Extraordinária ocorrerá no dia 25 de março de 2013, às 19h, em primeira convocação, com a presença de mais da metade dos associados ou, às 20h, em segunda convocação, com qualquer número de participantes, na Sala Gastão Madeira, Colégio Dominique, à rua das Orquídeas, 210, Jardim Carolina.

Ubatuba, 1 de março de 2013

Celso de Almeida Jr.
RG 14.753.895-6

Administrador Judicial Provisório
Aeroclube de Voo Acr…

Energia desperdiçada

Imagem

Coluna do Celsinho

Cuba Libre

Celso de Almeida Jr.
Yoani Sánchez, a blogueira cubana que contesta o regime dos irmãos Castro & Cia, esteve no programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta última segunda-feira, 25/2/2013.
Numa das passagens, comentou que as manifestações de repúdio que sofreu, em sua visita ao Brasil, eram previsíveis.
Está preparada para isso.
O que a incomoda, entretanto, é perceber que muitos dos que a atacam não conhecem os seus textos, as suas ideias.
Seguem apenas um roteiro panfletário, com a clara intenção de a ofender moralmente.
Yoani reforçou que este método é um dos utilizados em Cuba.
Trata-se de estratégia para desviar do texto e focar na pessoa que o escreve, atacando-a ética e moralmente.
Conhecemos este roteiro, não é mesmo?
A firmeza e a convicção de Yoani contrastam com a sua aparente fragilidade física.
Corajosa, é cidadã articulada, inteligente, contundente.
Sua postura merece ser observada, estudada.
Um modelo para os políticos de oposição de todo o mundo.
Especialmente, para os d…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Lula, aliás Lincoln

O Estado de S.Paulo
Lula deu agora para se comparar com Abraham Lincoln. A maior afinidade com o presidente responsável pela abolição da escravatura nos Estados Unidos, Lula a vê diretamente relacionada com a postura crítica da imprensa em relação a ambos: "Esses dias eu estava lendo o livro do Lincoln. E fiquei impressionado como a imprensa batia no Lincoln em 1860, igualzinho bate em mim". Com seu habitual descompromisso com a seriedade, Lula pretendeu ombrear-se com um dos maiores vultos da História e, ao mesmo tempo, mais uma vez desqualificar o trabalho da imprensa, a quem acusa do imperdoável crime de frequentemente contrariar suas opiniões e interesses. Foi um dos melhores momentos de seu show de meia hora durante as comemorações dos 30 anos da CUT, na última quarta-feira em São Paulo.

Essa nova bravata do Grande Chefe do Partido dos Trabalhadores (PT) não chega a ser novidade. É apenas mais uma a enriquecer a já alentada antologia das melhores pérola…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 01 / 03 / 2013

O Globo
"No adeus, Bento XVI promete obediência total"

Papa diz que será ‘um simples peregrino’ e encerra pontificado de 2.873 dias

Pontífice se retira do Vaticano de helicóptero e segue para a residência de Castel Gandolfo, deixando em aberto o futuro da Igreja Católica. Ao se despedir de cardeais, entre eles o seu sucessor, pediu unidade. O último dos seus 2.873 dias de pontificado foi carregado de emoção, de simbolismo e também de incertezas sobre os rumos da Igreja Católica. Aos cardeais, o Papa Bento XVI pediu que permaneçam unidos como uma orquestra. "Entre vocês está o futuro Papa, a quem eu prometo reverência incondicional e obediência.” Na despedida, já na sacada de Castelgandolfo, residência de verão onde ficará três meses, dirigiu-se a uma pequena multidão: "Não sou mais pontífice, sou um simples peregrino que inicia a última etapa de sua jornada” disse, antes de renunciar, pontualmente, às 20h. Bento XVI encerra o papado deixando…

Ubatuba em foco

Imagem
Cerca de três mil quilos de alimentos foram distribuídos às famílias atingidas pelo acúmulo de água.
Nota da Prefeitura

PMU
A Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ubatuba, por meio da  Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, vem prestando assistência à população ubatubense vítima das fortes chuvas que caíram na noite de 22 de fevereiro. Cerca de 150 famílias tiveram seus pertences danificados pela água.

Em ação conjunta da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, da Secretaria de Saúde e da Secretaria da Educação, foram distribuídos três mil quilos de alimentos, produtos de limpeza, mais de duas mil peças de roupas, centenas de pares de calçados, cinco mil litros de água potável e mais de 150 colchões. Na Escola Mário Covas, foram servidas mais de mil e quinhentas refeições (café da manhã, almoço e lanche) e a equipe da Secretaria de Saúde efetivou 240 vacinações no local.

As chuvas fortes seguem atingindo diversos bairros da…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A caça aos investidores

O Estado de S.Paulo
Com um programa de investimentos de US$ 235 bilhões em infraestrutura, o governo brasileiro decidiu buscar no exterior empresários interessados em participar de grandes projetos nas áreas de transporte e energia. A ideia de investir num país com o tamanho e o potencial do Brasil pode ser muito sedutora, mas é preciso muito mais que um belo cardápio de oportunidades para atrair interessados e criar parcerias. Não se aplicam somas enormes em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, sistemas de geração e transmissão de eletricidade e esquemas de exploração de petróleo e gás sem muita confiança no país hospedeiro e sem perspectivas bem definidas de retorno. Essas condições deveriam ser evidentes para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e seus companheiros na primeira rodada de exposições para possíveis investidores, em Nova York. De toda forma, teriam ficado claras pelas perguntas apresentadas durante os contatos. Participaram dos encontros, na …
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 28 / 02 / 2013

O Globo
"STF libera Congresso para decidir já sobre royalties"

Rio perde nova batalha e veto de Dilma pode entrar em votação semana que vem

No mesmo dia, a Câmara, pressionada pela opinião pública, aprovou a redução do 149 e do 152 salários de parlamentares; deputados e senadores só terão salário extra ao início e ao final de cada mandato. O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou ontem, por 6 votos a 4, a liminar do ministro Luiz Fux que obrigava o Congresso Nacional a votar em ordem cronológica os mais de três mil vetos presidenciais que aguardam apreciação há mais de dez anos. A decisão permite que o Congresso vote a qualquer hora o veto de Dilma ao projeto que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo e prejudica Rio de Janeiro e Espírito Santo, estados produtores. Parlamentares dos demais estados querem apreciar e derrubar o veto já na próxima semana. Também ontem, a Câmara, de olho na opinião pública, reduziu o pagamento do 14º e…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Maus tempos no BNDES

O Estado de S.Paulo
O resultado nada brilhante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2012, com redução do lucro e desembolsos menores que os de 2009 e 2010, em termos reais, tem pouca relação com a crise internacional. Reflete essencialmente os equívocos da política econômica e os critérios impostos à instituição, incluído o apoio preferencial a grandes grupos e a "campeões nacionais". O lucro líquido, de R$ 8,2 bilhões, foi 9,5% menor que o do exercício anterior, em termos nominais, mas os números teriam sido piores sem uma ajuda especial de última hora. A queda teria sido maior, se o banco tivesse registrado a desvalorização de ações transferidas pela União, mantidas em caixa, classificadas como disponíveis e consideradas investimentos de longo prazo. Esse registro foi dispensado por decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) tomada em 27 de dezembro. Sem isso, teriam sido retirados mais R$ 2,38 bilhões do lucro líquido. Co…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 27 / 02 / 2013

O Globo
"Salário de domésticas é o que mais sobe no país"

Aumento chegou a 6% em janeiro, enquanto oferta de empregos no setor encolheu

Só nas 6 principais regiões metropolitanas do país, 88 mil domésticas desapareceram do mercado no mês passado. Desde 2003, renda da categoria aumentou 53% acima da inflação, o dobro da média dos trabalhadores. Os serviços de domésticas estão cada vez mais caros para as famílias. O salário delas registrou em janeiro o maior aumento no país, de 6%, segundo o IBGE, superando os trabalhadores da indústria (1,5%) e do comércio (4%). Na construção, houve queda de 0,9%. A remuneração maior das domésticas veio acompanhada de queda de 5,9% nos empregos do setor. Só no mês passado, 88 mil empregadas desapareceram do mercado em São Paulo, Rio, Salvador, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte. Para especialistas, com o mercado aquecido, muitas profissionais migraram para atividades como prestação de serviços e comércio.

O Estado d…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Crise de produtividade

O Estado de S.Paulo
A economia brasileira está em crise e nenhuma bravata do governo mudará esse fato. Depois de dois anos de estagnação, o País continua incapaz de acompanhar o passo dos outros emergentes. Mesmo um resultado um pouco melhor em 2013 será insuficiente para o Brasil ganhar posições, de forma relevante, na corrida internacional. As autoridades tentam atribuir as dificuldades do País às condições externas, mas só convencem quem se dispõe a ser enganado. O fiasco brasileiro, por enquanto visível principalmente no baixo desempenho da indústria, reflete uma crise de eficiência produzida com ingredientes nacionais, a começar pelos graves equívocos da política econômica. O principal efeito da crise global foi evidenciar os pontos fracos do País em seu sistema produtivo.

Até agora, a indústria tem sido o setor mais afetado pela crise de eficiência. No ano passado, a produção física do setor encolheu 2,7%, enquanto a folha de pagamento médio aumentou 5,8%, o …
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 26 / 02 / 2013

O Globo
"Falhas em série cortam água de 9 milhões no Rio"

Light e Cedae brigam, e fornecimento, interrompido na sexta, deve se normalizar amanhã

Segundo a Secretaria municipal de Educação, algumas escolas não funcionarão hoje ou dispensarão os alunos antes do previsto devido à impossibilidade de obter carro-pipa, como ocorreu ontem. Numa época de temperaturas altas — ontem a máxima chegou aos 38,5 graus na Zona Portuária, com sensação térmica de 42 graus — nove milhões de moradores do Rio e da Baixada abastecidos pelo sistema do Guandu ficaram sem fornecimento de água desde a noite de sexta- feira. A interrupção, provocada por cortes de luz, encerrou o expediente da Assembleia Legislativa do Rio mais cedo, fechou escolas municipais, elevou ao dobro o preço dos caminhões-pipa no Recreio, mas ainda não teve as causas divulgadas. O presidente da Cedae, Wagner Victer, disse que, embora 90% da distribuição já estivessem normalizados na tarde de ontem, os p…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

As usinas estão parando

O Estado de S.Paulo
Soam como zombaria as palavras pronunciadas há seis anos pelo então presidente Lula, quando - ao comentar o memorando de cooperação para a produção de álcool combustível que ele e o presidente americano George W. Bush acabavam de assinar - afirmou que se abria, então, "um novo momento para a humanidade". O ex-presidente dizia que Brasil e Estados Unidos, os dois países líderes na produção de biocombustíveis, estimulariam a produção global de etanol, dando assim "uma contribuição inestimável para a geração de renda, para a inclusão social e para a redução da pobreza em muitos países". A política energética dos governos chefiados pelo PT, primeiro o de Lula e agora o de Dilma Rousseff, agravou os problemas enfrentados pelos produtores de etanol no País e levou a uma crise que, mesmo se enfrentada adequadamente, demorará para ser debelada.

Nos próximos dois ou três anos, 60 das 330 usinas de açúcar e de etanol da região Centro-…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 25 / 02 / 2013

O Globo
"Governo dará incentivos a portos públicos"

Ministro faz nova concessão a portuários

Secretaria acena com benefícios aos terminais estatais para vencer a resistência dos sindicatos à Medida Provisória, que busca abrir o setor à iniciativa privada. Depois de assegurar que não aceleraria as licitações de terminais antes de 15 de março, para garantir as negociações com os portuários, o governo já assume que poderá oferecer mais incentivos aos portos públicos para aliviar a forte pressão dos sindicatos de portuários à aprovação da Medida Provisória (MP) 595, que reformula o setor. Mais incentivos fiscais ou investimentos diretos nesses portos podem implicar num esforço maior do governo federal, inclusive orçamentário, com o objetivo de deslanchar o projeto. Para assegurar a competitividade dos atuais portos, o governo já previu um novo Plano Nacional de Dragagem de R$ 3,8 bilhões, além de R$ 2,6 bilhões em acessos terrestres. Na opinião do minis…

Arte a granel

Imagem
Auto retrato
Alex Katz

Sidney Borges
Alex Katz nasceu no Brooklyn em 1927. Na revolução soviética seu pai perdeu uma fábrica que possuía na Rússia. Entre os anos de 1946 e 1949 Alex estudou na Cooper Union, em Nova York, e entre 1949 e 1950, na Escola Skowhegan de Pintura e Escultura em Skowhegan, Maine.

Black dresses fashion
Desde que descobriu sua paixão pela arte, Katz retratou o lazer Americano no século XX. Dentre suas coleções mais populares estão as piscinas públicas, festas, praias, dentre outros lugares focados no entretenimento.

Praia
Em 1957 ele conheceu Ada Del Moro, que estudou biologia na Universidade de Nova York. O encontro aconteceu em uma abertura da galeria. Em 1960 Katz teve seu filho (único), Vincent Katz.
Red coat

Katz destruiu milhares de quadros durante seus primeiros dez anos como pintor. Segundo palavras dele era a busca de um estilo próprio que o inquietava e fazia com que ele nunca ficasse satisfeito com os resultados. Para uma primeira observação suas obras parecem…

Aprender é preciso...

Imagem
Programando o cérebro

Sidney Borges
A foto é de 1944. O jovem está dando repasses finais no motor antes de colocar o modelo radio controlado em voo. Quanta informação obtemos com o aeromodelismo! Para construir o avião, mesmo que a partir de um kit detalhado, é preciso exercitar as artes da habilidade manual e da paciência. Enquanto as nervuras das asas são coladas nas longarinas as formas são manuseadas, observadas, questionadas. O mistério do voo vai aos poucos sendo desvendado. Para que o motor funcione é preciso misturar as substâncias que compõem o combustível, também é preciso ligar a bateria na vela. O jovem aeromodelista aprende o porquê. O aeromodelismo é uma das melhores formas de se estudar ciência, além de ser um passatempo apaixonante.

Twitter