Postagens

Mostrando postagens de Agosto 24, 2014

Dominique

Imagem

Opinião

Recessão e incompetência

O ESTADO DE S.PAULO
Está confirmado oficialmente: a presidente Dilma Rousseff conseguiu levar o Brasil a uma recessão, com dois trimestres consecutivos de produção em queda. Depois de encolher 0,2% no primeiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) diminuiu mais 0,6% no período de abril a junho. Mas o governo, além de trapalhão, foi criativo na incompetência. Enfiou a economia brasileira no atoleiro enquanto os países desenvolvidos, com Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido à frente, começavam a vencer a crise. Mas quem, na cúpula federal, se dispõe a reconhecer o desastre e sua causa, o rosário de erros agravados a partir de 2011? A presidente Dilma Rousseff e seus ministros continuam culpando o mundo pelo desempenho brasileiro abaixo de pífio. Esse mundo malvado só existe como desculpa chinfrim para um fiasco indisfarçável. O comércio internacional voltou a crescer, a China continua comprando um volume enorme de matérias-primas e até os países mais afetados…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 30 / 08 / 2014

O Globo
"PIB cai 0,6% no 2° trimestre e Brasil enfrenta recessão"

Investimento e indústria têm forte perda

Crise foi interna, com queda de 1,6% na demanda. Recuo do Brasil só não foi pior que o da Ucrânia. Mantega culpa cenário externo, Copa e seca. O PIB brasileiro caiu 0,6% entre abril e junho, na comparação com o trimestre anterior. E, ao revisar os dados para o desempenho da economia no primeiro trimestre, o IBGE agora apurou retração de 0,2%. Com dois períodos seguidos de queda no PIB, o Brasil teve recessão técnica. Só o consumo das famílias e a agropecuária avançaram. A indústria amargou perda de 1,5%, e os investimentos recuaram 5,3%, ambos no pior desempenho desde 2009, auge da crise global.

Folha de S. Paulo
"Marina cresce e empata com Dilma"

Candidata do PSB sobe 13 pontos e chega a 34%, mesmo número da petista, mostra Datafolha; Aécio cai para 15%

Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) estão empatadas com 34% das intenções de voto, ca…

Contornando a chuva...

Imagem

Coluna do Celsinho

Recessão

Celso de Almeida Jr.

Acabo de ler que o Brasil entrou em recessão técnica.

Isso em função da queda do PIB por dois trimestres seguidos.

O PIB, Produto Interno Bruto, revela a soma dos bens e serviços produzidos pelas pessoas físicas, empresas e governos - trimestralmente - e é calculado pelo IBGE.

Uma diversificada lista de produtos e de atividades econômicas é analisada para consolidá-lo.

E, a má notícia, é que o consumo e os investimentos diminuiram e as empresas tendem a demitir.

Em plena campanha eleitoral, isso dará o que falar.

A candidatura oficial reforçará que isto é um retrato dos últimos seis meses e que a situação já está sendo revertida.

Da oposição, naturalmente, teremos reação forte.

Aos pacientes leitores, que brindam-me com semanal atenção, recomendo providenciar novo cofrinho.

Em dias nebulosos, as moedinhas poderão garantir o leitinho das crianças.

Quem avisa, verdadeiramente, amigo é.

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter

Dominique

Imagem

Opinião

Petrobrás na campanha

O ESTADO DE S.PAULO
Dilma Rousseff, candidata à reeleição, anda reclamando de "ataques" à Petrobrás. "Eu acho extremamente equivocado colocar a maior empresa da América Latina, sempre durante a eleição, como arma política", afirmou recentemente. Para ela, a instituição "está acima" de escândalos. Mas não é a oposição ou a imprensa que ataca a Petrobrás, como quer dar a entender a candidata à reeleição. O ataque à maior estatal brasileira está continuamente vindo do próprio governo, ao envolver a Petrobrás em "erros, malfeitos, crimes, atos de corrupção", conforme listagem da própria candidata.

O episódio mais recente, que fez Dilma voltar ao tema, é a possibilidade de o ex-diretor Paulo Roberto Costa, preso por suspeita de corrupção, utilizar o recurso da delação premiada: falar o que sabe em troca de diminuição da pena. Atualmente, a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, investiga 13 empresas ligadas a Costa que, segundo a …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 29 / 08 / 2014

O Globo
"Programa de Marina deve tirar prioridade do pré-sal"

Candidata se encontra com usineiros e promete investir em etanol, se eleita

Proposta que será apresentada hoje prevê também que Mercosul terá menos importância que acordos bilaterais, manutenção do tripé da economia e investimento de 10% das receitas da União em Saúde.

Folha de S. Paulo
"Marina defende usineiros e acena ao agronegócio"

Candidata busca aproximar-se de setor, com o qual teve relação atribulada; Dilma diz que oposição faz ‘campanha da mentira’, e Mantega critica rivais

Em visita a uma feira do setor sucroalcooleiro na região de Ribeirão Preto (SP), a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, adotou discurso pró-usineiros. Ela disse que, se for eleita, buscará corrigir políticas “equivocadas” do governo Dilma Rousseff (PT). Segundo Marina, os usineiros “fizeram o dever de casa, se ajustaram”, mas não tiveram apoio da presidente.

Twitter

Dominique

Imagem

Opinião

A ascensão se consolida

O ESTADO DE S.PAULO
Nestas cinco semanas e quatro dias até as eleições, a menos que Marina Silva dê um tiro no pé daqueles irremediáveis ou se descubra a seu respeito um segredo que arruíne a sua imagem pública, a candidata tenderá a assegurar presença no segundo turno que provavelmente decidirá a eleição presidencial. Não é de excluir que a ex-senadora filiada ao PSB apareça nas pesquisas finais em situação até melhor do que lhe deu a do Ibope/Estado/TV Globo publicada ontem, na qual perde para Dilma por apenas 5 pontos (34% a 29%) e supera pelo dobro disso o tucano Aécio Neves (com 19%).

Anteontem ela enfrentou o primeiro teste aos olhos do eleitorado - o debate na TV Band. Não que ela tenha saído do confronto coberta de glórias - o que tampouco foi o caso dos demais -, porém mostrou firmeza no ataque e agilidade na defesa. Logo no início, invocou deliberadamente as manifestações de junho do ano passado para cobrar da presidente o fracasso dos pactos que havia p…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 28 / 08 / 2014

O Globo
"Escândalos na Petrobras: Maioria no TCU livra Graça de bloqueio de bens"

Cinco dos nove ministros votaram contra punição a presidente da estatal

Julgamento sobre prejuízos na compra da refinaria de Pasadena foi suspenso após pedido de vista. Cinco dos nove ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) votaram ontem contra o bloqueio de bens da presidente da Petrobras, Graça Foster, mesmo após a revelação de que ela transferiu imóveis para seus filhos depois do escândalo com a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. Outros dois foram favoráveis ao bloqueio, mas o julgamento foi interrompido após um pedido de vista. Apesar de não ter os bens bloqueados, a presidente da estatal foi incluída na lista dos que podem ser responsabilizados ao fim da apuração do caso. A presidente Dilma disse que o TCU “fez justiça" ao não punir Graça. 

Folha de S. Paulo
"Presidente do BB pagou multa para se livrar da Receita"

Evolução do patrimônio …

Dominique

Imagem

Opinião

O custo da pressa eleitoral

O ESTADO DE S.PAULO
Só a combinação de improvisação, incapacidade administrativa, insuficiência técnica e, sobretudo, avidez por resultados político-eleitorais pode explicar as dificuldades que a administração do prefeito Fernando Haddad vem encontrando para elaborar e executar projetos que não sejam barrados por falhas relevantes pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) - e até pela Justiça, como no caso do pretendido aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Em sua mais recente decisão preventiva, destinada a evitar o desperdício de recursos públicos, o TCM suspendeu a licitação por meio da qual a Prefeitura paulistana pretendia contratar 32 empresas para fazer reformas de escolas, creches, postos de saúde e outros prédios onde funcionam serviços municipais. A suspensão havia sido pedida pelo Ministério Público Estadual (MPE), que apontou irregularidades nos critérios para a contratação dessas empresas. O valor dos contratos é de cerca de R$ …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 27 / 08 / 2014

O Globo
"Marina se distancia de Aécio e venceria Dilma no 2º turno"

No Ibope, entrada de candidata do PSB muda quadro da disputa eleitoral

Duas semanas após a morte de Eduardo Campos, sua substituta já aparece com 29% das intenções de voto contra 34% da petista e 19% do tucano. Pesquisa do Ibope divulgada ontem mostra mudança do quadro eleitoral apenas duas semanas após a morte de Eduardo Campos (PSB) num acidente de avião. Marina Silva, que o substituiu, já aparece na segunda colocação, com 29% das intenções de votos, abrindo vantagem de 10 pontos sobre o tucano Aécio Neves. A presidente Dilma continua liderando no primeiro turno e tem hoje 34%. Numa simulação de segundo turno entre ela e Marina, porém, a ex-senadora venceria por 45% a 36%. Já contra Aécio, Dilma hoje seria reeleita. Aliados da candidata do PSB comemoraram, enquanto o tucano e a petista minimizaram o resultado da pesquisa, encomendada pela Rede Globo e por “O Estado de S. Paulo”. 

Fo…

Pitacos do Zé

Imagem
Educar é...

José Ronaldo dos Santos
Na escola estadual do Perequê-mirim, cujo nome homenageia a querida professora Flora (Florentina), o tema deste ano (2014) é a cultura caiçara. Sábado, 23/8, na parte da manhã, mais uma etapa foi apresentada à comunidade.

A programação iniciou com o Ezequiel, do Sertão da Quina, contando uma história que ele resgatou da tradição oral, lá no seu bairro. Em outra ocasião eu entrarei em detalhes do que se perpetuou a respeito do Anjo Mau, um lugar da Serra do Mar.

Em seguida, Seo Higino, criador de mexilhão da Barra Seca, juntamente com o Élder Giraud, da Enseada, dando uma aula de como acontece os primeiros passos dessa atividade, destacou a importância dos alunos e da escola em promover esse tipo de aula, essa forma de educar. Afinal, além de fonte alimentar e econômica, o marisco (mexilhão) também contribui para a saúde do mar. “Comer marisco sempre fez parte da nossa cultura”.

Prosseguindo as apresentações, veio um grupo de alunos, animado pela professo…

Dominique

Imagem

Opinião

Lúcia no céu com diamantes

Fernando Gabeira
De uma certa forma, foi um papo cabeça, pois tratou do cérebro. Fui entrevistar a neurocientista Lúcia Willadino Braga e mostrar como funciona a rede Sarah. O Sarah é um hospital público de excelência que recebe ricos e pobres. Lúcia é sua diretora e foi convidada pelos árabes para trabalhar lá, com orçamento ilimitado para suas pesquisas. Recusou. Num dos intervalos da entrevista, Lúcia mostrou sua pesquisa inédita. Ela mapeou o funcionamento do cérebro de um analfabeto aprendendo a ler.

O resultado, na tela do computador, são algumas formas coloridas do cérebro. Ele mostra como o sangue iluminou uma área quando se tratava de aprender as letras. Mais tarde, duas marcas luminosas indicavam novos pontos de funcionamento do cérebro, para a sintaxe e a gramática.

Comentei com Lúcia o caso de uma neurocientista americana que sofreu um acidente e conseguiu, com o tempo, usar a parte incólume do cérebro para cumprir as funções do lado atingido. Disse …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 26 / 08 / 2014

O Globo
"Eleições 2014 - Tráfico e milícia impedem campanha em 41 favelas"

Número é de relatório entregue ao TRE pela Secretaria de Segurança do Rio

Candidatos enfrentam problemas em dez áreas com UPP. Documento cita também cobrança de 'pedágio' de R$ 10 mil e cadastro de títulos eleitorais. Governo estadual diz que não precisará de apoio da Força Nacional

Relatório entregue ontem pela Secretaria de Segurança ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio identificou 41 áreas no estado onde traficantes ou milicianos estão impedindo candidatos de fazer campanha. O documento aponta problemas inclusive em favelas com UPP, caso de Rocinha, Alemão e Maré. Em comunidades com milícias, moradores estão sendo submetidos a um cadastro de títulos eleitorais. Na Vila Ipiranga, em Niterói, traficantes cobram R$ 10 mil para liberar a entrada. O desembargador do TRE Fábio Uchôa, que recebeu o relatório, classificou a situação como caótica, mas o governo estadual…

Dominique

Imagem

Opinião

Liberdade para opinar

O ESTADO DE S.PAULO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou um pedido da coligação "Com a Força do Povo", da candidata Dilma Rousseff à reeleição presidencial, que punha em risco a liberdade de expressão no País. O PT e seus aliados queriam que a divulgação da opinião de uma consultoria econômica na internet fosse considerada como prática de propaganda eleitoral irregular. A maioria dos ministros do TSE entendeu, no entanto, que não fere a legislação eleitoral publicar e divulgar opiniões sobre os candidatos, e julgou improcedente a representação. Prevaleceu, assim, a possibilidade de que as eleições sejam de fato ocasião para um debate livre de ideias.

A empresa Empiricus Consultoria & Negócios havia publicado na internet um parecer sobre possíveis cenários econômicos decorrentes do resultado das próximas eleições presidenciais. Para divulgar o seu trabalho, a empresa utilizou os serviços de links patrocinados do Google (Google Ads), com as segui…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 25 / 08 / 2014

O Globo
"Marcha a ré - Indústria acumula perdas desde 2008"

Produção de 12 de 23 setores ainda não se recuperou de crise global

Incentivos do governo não evitam queda de 24% nas montadoras em 6 anos. Com avanço das importações, segmento têxtil recua 29%

Levantamento do Iedi mostra que 12 de 23 setores da indústria acumulam perdas de produção, passados seis anos da crise global. Os segmentos com bom desempenho são os que se beneficiaram do avanço da classe média, como os produtos de limpeza e cosméticos, com ganhos de 18,7%. Empresários afirmam que a crise de 2008 exacerbou deficiências da economia brasileira, como a baixa produtividade e a elevada carga tributária. 

Folha de S. Paulo
"Dilma diz que falta experiência para Marina"

Presidente rebate críticas de rival do PSB na disputa pelo Planalto

Pela primeira vez nesta campanha, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, rebateu crítica de Marina Silva (PSB), sua rival na disput…

Dominique

Imagem

Opinião

Semelhanças e diferenças

O ESTADO DE S.PAULO
Dizia Montesquieu que na política é essencial atentar para as semelhanças entre as coisas diferentes e as diferenças entre as coisas semelhantes. É natural que, decepcionados com a política e os políticos, os brasileiros tendam a acreditar, especialmente quando entra em cena o discurso eleitoreiro, que "político é tudo igual". Não é bem assim, claro. Por isso, no momento em que a campanha eleitoral ingressa em sua fase decisiva com o início da propaganda dita gratuita, é mais do que oportuno lembrar a recomendação do filósofo francês, um dos principais arquitetos do Estado moderno, e atentar para as principais diferenças entre os discursos das duas - pelo menos, até agora - mais importantes forças concorrentes no próximo pleito presidencial: o lulopetismo no poder e a oposição tucana.

Como bem observou a colunista Dora Kramer no dia seguinte à inauguração da propaganda no rádio e na TV, foi notável a "diferença central" na …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 24 / 08 / 2014

O Globo
"Falta de chuva já ameaça 40 milhões de brasileiros"

Seca atinge seis bacias hidrográficas que atendem nove estados e o DF

Levantamento é da Agência Nacional de Águas; estiagem em MG, onde nascem os principais rios da região, põe em risco da navegação ao abastecimento. No São Francisco, peixes de águas salgadas são capturados a 85 km da foz

Levantamento feito pela Agência Nacional de Águas (ANA) a pedido do GLOBO revela que seis das principais bacias hidrográficas do país enfrentam problemas causados pela falta de chuvas em Minas Gerais, informa Cleide Carvalho. O estado reúne as nascentes dos rios São Francisco, Grande, Doce, Paraíba do Sul, Paraná e Jequitinhonha. O problema ameaça 40 milhões de pessoas que vivem em nove estados e no Distrito Federal. Parte dessas populações já está sofrendo os efeitos da estiagem, que põe em risco abastecimento, plantio, navegação e produção de energia. No São Francisco, o mar avança sobre suas águas, e, em Serg…