Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 12, 2014

Dominique

Imagem

Opinião

O BC agiu, o desafio continua

O Estado de S.Paulo
Com o aumento dos juros básicos para 10,5%, o Banco Central (BC) respondeu à inflação de 0,92% em dezembro e 5,91% em 2013 com a ação mais forte prevista no mercado financeiro. Mas os preços continuam subindo velozmente, como indicam as primeiras prévias de inflação de janeiro. A grande pergunta, agora, é se haverá novas medidas para conter as pressões inflacionárias ou se a tarefa será interrompida. Analistas do setor financeiro e de consultorias estão divididos. Para alguns, poderá haver novos aumentos da taxa básica de juros. Para outros, a decisão anunciada na quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom) encerrou o ciclo de aumentos iniciado em abril. Em outras palavras, a autoridade monetária desempenhou o papel previsto e seguiu o roteiro do filme, mas continua borrada sua imagem de instituição capaz de agir com autonomia e firmeza no combate à inflação. Isso é preocupante.

Segundo o presidente do BC e do Copom, Alexandre …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 18 / 01 / 2014

Correio Braziliense
"Viajar está mais caro. Saiba como economizar"

Planejamento é a palavra-chave para quem não quer surpresas desagradáveis no período das férias 


Brasileiros em viagem internacional devem ficar atentos à alta do dólar e à elevação do Imposto sobre Operações Financeiras para cartões de crédito c débito. É importante também observar a cota limite de US$ 500 a fim de evitar multas e impostos extras na Receita Federal. Turistas relatam ao Correio um maior controle do Fisco em Brasilia e São Paulo, especialmente dos voos provenientes dos Estados Unidos. Os cuidados também valem para quem viaja pelo Brasil. As passagens para Salvador ou Porto Seguro no período do carnaval já ultrapassam os R$ 6 mil. A fim de fugir dos altos preços na temporada, foliões fazem reservas com até um ano de antecedência.

O Estado de S. Paulo
"Obama admite abusos da NSA e limita espionagem"

EUA dizem que chefes de governos aliados não serão mais monitorados; pa…

Advertência em Amsterdam!

Imagem
No alto da colunata: "Homo sapiens non urinat in ventum"

Coluna do Celsinho

Complementar

Celso de Almeida Jr.

E passa o tempo...

Leio, releio fatos da humanidade, biografias, "causos"...

Confiro as repetições dos hábitos, dos erros, das polêmicas, da ganância.

Povos, de todo o mundo - mais valentes ou mais covardes - vão em frente, saboreando ou desperdiçando cada instante.

Projeto-me algumas décadas à frente.

Ao lançar o último olhar, notarei que tudo ficará como d'antes?

Pois é...

Cada um por si, pilotados pela vaidade, continuamos a proclamar o domínio exclusivo da boa fórmula.

Com alguma sorte, cruzamos com tipos encantadores, gênios raros, minoria que se destaca e impressiona, mas que evapora, deixa o exemplo e a saudade.

Juntássemos tamanha energia, ou sabedoria, poderíamos seguir a mesma trilha iluminada.

Um caminho?

A humildade, comportamento salvador, sempre foi o alicerce para o exercício coletivo, complementando as especialidades distintas, estimulando a cooperação.

Aceitando as limitações, compensaríamos a distância individual da perfeição unindo …

Dominique

Imagem

Opinião

Memórias do Maranhão

Fernando Gabeira* - O Estado de S.Paulo
Fui algumas vezes ao Maranhão. Não é, para mim, uma região distante que possa analisar racionalmente em laboratório. Gosto de lá e tenho apreensão por seu futuro.

Os primeiros contatos que tive com o Maranhão foram estimulados pelo interesse por Alcântara, uma bela cidade, ligada a São Luís pela Baía de São Marcos. Alcântara são ruínas deixadas pelos ricos que a abandonaram, levando consigo maçanetas de porta, janelas, tudo o que puderam carregar.

Em Alcântara trabalhei na mediação entre os interesses das comunidades negras e indígenas e a base espacial, marcada por fracassos e até uma tragédia. Minha hipótese era de que, recuperando o casario colonial, harmonizando o interesse de quilombolas, indígenas e a própria base, seria possível construir um modelo em que várias épocas do Brasil convivessem no mesmo espaço. Isso ampliaria as possibilidades turísticas do Estado. Quase ninguém se animou com a ideia.

Mais tarde voltei ao Mara…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 17 / 01 / 2014

Correio Braziliense
"Igreja faz mea-culpa inédito sobre pedofilia"

Pela primeira vez, o Vaticano se expõe a um questionamento público e direto sobre as denúncias de abusos sexuais cometidos por integrantes do clero 


Em audiência no Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, em Genebra, uma comissão de Roma admitiu a ocorrência dos crimes e ressaltou os esforços para evitar novos casos. Apesar de reconhecer avanços, os comissários da ONU condenaram as punições brandas a pedófilos. Em homilia, o papa Francisco classificou os escândalos como uma “vergonha para a Igreja".

O Estado de S. Paulo
"Kassab recebeu dinheiro da Controlar, acusa testemunha"

Afirmação está no processo que investiga máfia do ISS; para ex-prefeito, depoimento é ‘falso e fantasioso’

Uma testemunha afirmou em depoimento ao Ministério Público Estadual (MPE) que o então prefeito Gilberto Kassab (PSD) recebeu “uma verdadeira fortuna” da Controlar, responsável pela i…

Dominique

Imagem

Opinião

Mandela e Lula, a conciliação e o confronto

A. P. Quartim de Moraes* - O Estado de S.Paulo
Ecoam no mundo as homenagens que enaltecem a memória daquele que é considerado uma das maiores personalidades da política do século 20, Nelson Mandela, o homem que conseguiu acabar pacificamente com a segregação racial legal e reconciliar seu país consigo mesmo. O êxito de Mandela na luta contra o apartheid e para lançar as bases da democracia na África do Sul deveu-se à sua capacidade de convencer, principalmente a imensa maioria negra, ao lado da qual lutava, de que o sangrento conflito racial que mantinha o país preso ao passado só poderia terminar no dia em que negros e brancos se reconhecessem mutuamente, para além de suas profundas diferenças, como cidadãos iguais perante a lei. E que, como tal, se respeitassem.

Se é fácil imaginar a carga de preconceito que os brancos precisaram superar para aceitar a conciliação com os negros, mais fácil ainda é entender até que ponto o absolutamente compre…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 16 / 01 / 2014

Estado de Minas
"Tensão na Savassi"

População de rua, a grande maioria criminosos, ocupa os espaços públicos. Furtos e assaltos são constantes. Assustados, moradores e comerciantes buscam proteção

Pedintes e sem-teto estão por toda parte. Chegam a usar as fontes para se banhar e lavar roupa. Cerca de 95% deles têm passagem pela polícia por furto, roubo, lesão corporal e alguns até por tráfico e homicídio. A informação é da PM, que retirou a unidade móvel antes estacionada permanentemente na Praça da Savassi e que agora atende também outras regiões. A corporação confirma que ocorrem em média dois arrombamentos de veículos por dia e que a segunda ocorrência mais comum é o furto ou roubo de celular. Moradores e frequentadores se queixam da falta de segurança. E comerciantes tentam se virar. Um pôs cerca e vigia em sua área na calçada. Outro está instalando câmeras. Alguns estão dispostos até a assumir a manutenção de quarteirões, contratando segurança p…

Dominique

Imagem

Opinião

É mesmo chocante

O Estado de S.Paulo
A portuguesa Catarina de Albuquerque, relatora especial das Nações Unidas sobre o direito humano à água e ao saneamento, esteve em missão no Brasil durante dez dias e se disse "chocada" com as desigualdades regionais no tratamento de esgoto. Não é preciso que um estrangeiro constate aquilo que todos nós já sabemos, mas as palavras de Catarina resumem bem a vergonha que esse estado de coisas deveria inspirar em nossas autoridades. Não se pode falar em fim da miséria e outros slogans eleitoreiros quando se depara com a situação que chocou a enviada da ONU.

Catarina observou que houve melhorias nos últimos anos e também elogiou os investimentos no setor e o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). No entanto, Catarina destacou as profundas diferenças entre as regiões mais e menos desenvolvidas do País. O tratamento de esgoto chega a 93,6% em Sorocaba (SP) e a 92,6% em Niterói (RJ), enquanto Macapá (AP) tem apenas 5,5% e Belém registra 7,7…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 15 / 01 / 2014

Estado de Minas
"Novas rotas da morte "

BRs 251,364 e 365 tiveram maiores altas no número de óbitos em Minas entre 2012 e 2013.

Elas são pouco conhecidas, mas muito perigosas.A mais crítica é a BR-251, entre Montes Claros e o Nordeste do estado, cuja média mensal de mortos saltou de 4,4 para 6,2 (45% a mais). ABR-464, que corta o Triângulo Mineiro, teve a segunda maior elevação no número de vidas perdidas por mês, 14,2%, seguida pela BR-365, que passa pelo Triângulo, Alto Paranaíba e Norte, com média de mortes 11% maior. Ao contrário das famosas BRs 381 e 040, campeãs em números totais de vítimas, essas estradas federais secundárias, estreitas e mal conservadas não têm projetos de reforma ou duplicação em andamento. Também são esquecidas pelos planos de implantação de radares. Na 251, em 25 de novembro, um único acidente matou 15 pessoas e feriu 24, na colisão frontal de um micro-ônibus com uma carreta.

O Estado de S. Paulo
"PMDB recorre a Lula pa…

Dominique

Imagem

Opinião

A volta dos protestos

O Estado de S.Paulo
Liderados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), 6 mil manifestantes bloquearam no final da semana passada, por cinco horas, três vias importantes da zona sul da capital - a Marginal do Pinheiros, a Ponte do Socorro e a Estrada do M'Boi Mirim. Foi a primeira manifestação de protesto de 2014.

O MTST, que gravita em torno do PSOL, defende a desapropriação de um terreno de 1 milhão de metros quadrados no Jardim Ângela. A área foi invadida no dia 29 de novembro por 2 mil famílias e, já na semana passada, lá estavam 8 mil famílias. Com o nome de Acampamento Nova Palestina, é a maior invasão do País atualmente. Os líderes do MTST prometeram convocar os moradores de outras áreas invadidas para novos protestos nos próximos dias, caso o prefeito Fernando Haddad não atenda às reivindicações da entidade. A Prefeitura, que já declarou a área como sendo de interesse social, quer construir um parque no local. O MTST quer que ela seja convertida …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 14 / 01 / 2014

Estado de Minas
"Atenção, senhores passageiros - Ladrões à solta em Confins"

Aeroporto registrou 2.423 ocorrências policiais no ano passado, 1.776 delas (73%) por furto

A quantidade de furtos de bagagem ou de seu conteúdo foi a que mais subiu, 47%, saltando de 72 em 2012 para 106 em 2013. O número real de casos, porém, deve ser bem maior, já que muita gente só descobre que foi roubada ao abrir a mala em casa e não dá queixa, enquanto outros reclamam apenas com a companhia aérea. As polícias Civil e Federal informaram ter intensificado investigações, inclusive nas áreas internas do terminal, onde se suspeita da ação de um grupo especializado. Um problema é que 3 mil pessoas circulam por locais próximos ao trânsito de bagagens. Outro são as conexões, que dificultam saber onde as malas foram violadas.

O Estado de S. Paulo
"Indústria fecha 2013 com déficit externo recorde"

Saldo negativo foi de US$ 105 bilhões; manufaturados perdem espaço na pauta …

Dominique

Imagem

Opinião

Mais produção, mais problemas

O Estado de S. Paulo
O agronegócio brasileiro vive uma situação paradoxal. Por causa da incapacidade do governo de prover, na extensão e nos prazos devidos, a infraestrutura para o escoamento da produção, as boas notícias do campo estão se transformando não em motivo de comemoração, mas em fonte de preocupação cada vez maior de produtores e exportadores. A insuficiente infraestrutura logística - escancarada pelas imensas filas de caminhões carregados de soja que se formam na época da colheita nos acessos aos principais portos do País - impõe perdas e custos cada vez maiores, e não há nenhuma esperança de que o problema não se repita também na safra 2013/2014. Muito provavelmente, será pior do que nas safras anteriores.

Fruto do empenho e dos investimentos dos agricultores, o campo deve continuar a registrar recordes, como acaba de prever a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em sua quarta estimativa da safra 2013/2014, já em fase de colheita em algu…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 13 / 01 / 2014

Estado de Minas
"S.O.S. bibliotecas"

Principal espaço de leitura de BH ainda não se recuperou do incêndio de dezembro de 2012

Na Praça da Liberdade, ponto nobre da capital, funciona a Biblioteca Estadual Luiz de Bessa. O grande buraco chamuscado nas curvas da fachada projetada por Oscar Niemeyer é prova cabal do descaso. Em outra abertura, de 15 metros de largura, também entra água quando chove. Documentos históricos, levados às pressas para o Arquivo Público Mineiro, foram restaurados. Nem todos, contam os funcionários. Das 41 bibliotecas-polo da rede municipal de ensino, apenas 25 ainda cumprem a função, mesmo assim, precariamente. O Estado de Minas tentou contato com todas elas. Apenas nove responderam e só três estavam funcionando e emprestando livros sem restrição. Ao contrário do que prevê expressamente o programa da prefeitura, há instituições que não permitem o empréstimo de obras à comunidade.

O Estado de S. Paulo
"Xisto ajuda EUA a comp…

Dominique

Imagem

Opinião

O atraso da gasolina mais limpa

O Estado de S.Paulo
Com anos de atraso, e depois de, segundo seus cálculos, ter investido R$ 20,6 bilhões, a Petrobrás começou a distribuir gasolina com menor teor de enxofre. Espera-se que até meados de janeiro todos os postos de combustíveis já tenham em estoque a gasolina chamada S-50 - com 50 miligramas de enxofre por quilo, ou 50 partes por milhão (ppm) -, bem menos poluente do que a vendida normalmente até o fim do ano passado, com até 800 ppm de enxofre.

A redução porcentual é acentuada, de 94% (ou de 97,4% em relação ao máximo permitido em 1998), e impressiona. Mas, mesmo sendo bem menos poluente do que a anterior, em termos de proteção ambiental a gasolina agora vendida em todo o País está muito longe da que é comercializada nos países desenvolvidos e em algumas partes da América Latina.

Para proteger a saúde da população, isso deveria ter ocorrido há muito mais tempo. A redução gradual da emissão de poluentes pelos veículos foi decidida pelo gover…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 12 / 01 / 2014

Correio Braziliense
"Negros são 41% dos novos alunos da UnB"

As ações afirmativas provocaram uma mudança significativa na paisagem étnica da Universidade de Brasília 

Nos últimos quatro anos, 41% dos estudantes que ingressaram na UnB são negros. Esse avanço resulta da adoção das cotas raciais, que completam dez anos em 2014, e do sistema de cotas sociais, implementado por lei federal em 2012. Em março, a UnB vai reavaliar o sistema de cotas raciais. Os 70 integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão vão decidir se a reserva de vagas para afrodescendentes será mantida, adaptada ao sistema de cotas sociais, ou mesmo extinta. De 2004 até o ano passado, os negros cotistas representaram 18,5% dos universitários que concluíram o curso, segundo dados obtidos pelo Correio.

O Estado de S. Paulo
"Otimismo do brasileiro cai pela primeira vez desde 2009"

Índice dos que esperam que 2014 seja melhor do que 2013 é de 57%; há cinco anos, era de 74%, apon…