Postagens

Mostrando postagens de Outubro 12, 2008
Imagem

Mundo

Papa nega visita a Israel devido a crítica de Pio 12, diz padre

da Efe, em Roma
O papa Bento 16 não visitará Israel enquanto não for suprimida frase sob a foto de Pio 12 no Museu do Holocausto que questiona a conduta do ex-líder da Igreja Católica ante o extermínio de judeus na Europa. A informação foi dada neste sábado pelo padre jesuíta Peter Gumpel, que defende a beatificação de Pio 12.
A imprensa italiana publicou as declarações de Gumpel sobre o desejo de Bento 16 de visitar Israel e sua recusa por causa do comentário sobre Pio 12 (1876-1958), que foi papa entre março de 1939 e outubro de 1958.
"Até que a epígrafe seja eliminada, Bento 16 não pode visitar Israel, pois seria um escândalo para os católicos", declarou Gumpel.
Na epígrafe está escrito que quando os relatórios sobre o Holocausto chegaram ao Vaticano, Pio 12 não reagiu com protestos escritos ou verbais e que em 1942 ele não condenou o extermínio ao lados dos Aliados. Conforme a inscrição, o papa também não teria f…
Imagem

Dono das palavras

Editor de blog não responde por comentário ofensivo

por Vinicius Furuie
Com a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, de diversos artigos da Lei de Imprensa em fevereiro desse ano, só é possível processar criminalmente por injúria, calúnia ou difamação o autor de um comentário ofensivo, e não o responsável pelo blog. Assim concluiu o juiz Carlos Francisco Gross, da 9ª Vara Criminal de Porto Alegre, ao recusar queixa-crime apresentada pelo colunista político Políbio Adolfo Braga, que se sentiu ofendido com textos publicados no blog Nova Corja.
O primeiro texto que motivou a discórdia, assinado pelo jornalista Rodrigo Álvares, insinua que Políbio Braga trocou favores com autarquias ligadas ao governo estadual e à prefeitura de Porto Alegre. Segundo a nota, Políbio Braga fazia elogios à administração estadual e municipal e, em troca, recebia verba publicitária de órgãos públicos para publicar anúncios em seu site.
“O que leva anunciantes como prefeitura de Porto Alegre, Banrisul, Assembléi…
Imagem

Crônica

Lembranças

Sidney Borges
A chuva voltou trazida pela ventania, despenteou árvores e assustou o Brasil. Aos leitores novos aviso que Brasil é o meu cachorro, cujo nome é uma homenagem a este belo país, cheio de campos verdejantes, andorinhas e tatus. Surfo na onda temporal, no limiar dos acontecimentos, o passado é estático, imutável, referência. E quanto ao futuro, fico com a canção: “amanhã ninguém sabe, traga-me uma morena, antes que o amor acabe...”. Na noite passada sonhei com o Natal de 1971. A data ficou gravada em minha cabeça por causa da música da televisão:

“Hoje a festa é sua,
Hoje a festa é nossa,
É de quem quiser,
É de quem vier.”

Eu não tive vontade de festejar o Natal de 1971, mas caminhando pelas ruas e ouvindo o povo cantar acabei entrando na onda. Juntei os cacos d’alma, contabilizei enganos e desenganos, tomei umas e outras e fui dormir. Têm dias que a gente se sente assim, como alguém que partiu ou morreu. O Natal de 1971 está na minha memória. Estático e imutável.

“Hoje é…

Retrato em branco e preto

Imagem
Foto: Jim Shaughnessy / Oficina de trens em Toronto, Ontario, 1957

História

Imagem
Cópia fotográfica de etiquetas de farmácia provavelmente de 1833: primeiras experiências

Caminhos paralelos

Há 175 anos Hercule Florence se tornava, no interior de São Paulo, um dos muitos inventores da fotografia

Neldson Marcolin
A descoberta da fotografia é um daqueles momentos tecnológicos em que o olhar de múltiplos pesquisadores ou inventores converge para o mesmo ponto de interesse e os leva a conseguir resultados em períodos próximos uns dos outros. A procura por uma técnica eficaz de impressão utilizando a luz do sol ocorreu simultaneamente na Alemanha, França e Inglaterra durante as três primeiras décadas do século XIX. Os franceses Joseph Niepce e Louis Daguerre conseguiram bons resultados, divulgação e ficaram com as glórias do invento por muitos anos. Ao mesmo tempo, o também europeu Hercule Florence realizou experiências bem-sucedidas com a camera obscura e com a fixação de imagens em papel no Brasil, a partir de 1833.
A diferença é que ele vivia isolado no interior de São Pa…
Imagem

Ubatuba em foco

Este texto é uma resposta ao post intitulado "Viola no saco" publicado logo abaixo. Para melhor compreensão sugiro a leitura da primeira matéria antes. (Sidney Borges)

Viola no saco 2

Fernando Pedreira
É meu amigo Jija, vocês dos postos de gasolina tem a vantagem de não terem os informais e as barraquinhas protegidas por leis inconstitucionais da nossa Cidade. Ainda.
Por falar dos navios, seu amigo dono de pousada deve estar muito satisfeito.
Aliás, no que será que gastam tanto dinheiro, uma vez que tudo faz parte do pacote, desde o cafezinho até a ceia. Mas não se preocupe, vamos tentar ver se os navios vão encher o tanque aí no seu posto.
Meu caro, não estamos incluído nos destinos de turismo ecológico dos veículos especializados.
No projeto "Trilhas de São Paulo", nossa participação em vista de nosso potencial é desprezível.
Um esforço hercúleo do Rizzo para a observação de pássaros que se não tomarmos cuidado vai pro lixo assim como estão indo nossas praias cheias de m…

TV Víbora: " Onde é a saída?"

I Wanna To Go Back To Bahia - Paulo Diniz

Ao contemplar as perspectivas sombrias do horizonte ubatubense, esta música começa a fazer sentido. I don't want to stay here...

São Paulo

Imagem
Datafolha mostra vantagem de Kassab sobre Marta; petista diz que dá tempo de reverter

da Folha Online
Pesquisa Datafolha, divulgada hoje no "SPTV", mostra o prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição, 16 pontos à frente da adversária Marta Suplicy (PT) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. De acordo com a pesquisa, Kassab tem 53% das intenções de voto contra 37% de Marta. A pesquisa completa poder ser encontrada na edição da Folha deste sábado.
Na comparação com a pesquisa anterior, Kassab oscilou um ponto para baixo --ele tinha 54%. Marta se manteve estável com o mesmo percentual de intenção de voto verificado na pesquisa realizada nos dias 7 e 8 deste mês.
Considerando apenas os votos válidos --excluindo votos nulos, em branco e os eleitores indecisos--, Kassab tem 59% contra 41% de Marta. Esses percentuais são idênticos aos registrados no levantamento anterior.
Leia mais
Imagem

Depois da eleição pode...

Propaganda eleitoral na internet

TSE autoriza sites de jornais e revistas a publicarem opinião sobre eleição, mas mantèm ditadura para emissoras e suas páginas eletrônicas

Por Felipe Seligman, na Folha:
O TSE decidiu mudar, por 5 votos a 2, a resolução que trata de propaganda eleitoral e condutas de agentes públicos, liberando a manifestação partidária de órgãos de comunicação impressa inclusive na internet.
A Corte alterou um parágrafo do artigo 20 da resolução 22.718. O texto afirmava que "não caracterizará propaganda eleitoral a divulgação de opinião favorável a candidato, a partido político ou a coligação pela imprensa escrita, desde que não seja matéria paga, mas os abusos e os excessos, assim como as demais formas de uso indevido do meio de comunicação, serão apurados e punidos".
Os ministros incluíram, após a referência à imprensa escrita, a citação: "inclusive nos respectivos sítios na internet".
O TSE também mudou o parágrafo 5º do artigo 21, que trata da progra…
Imagem

Reflexões

Caetés é aqui, não lá.

Diogo Mainardi
Os Estados Unidos se transformaram numa Caetés. Olhe o mandacaru em Columbus, Ohio. Olhe o retirante em St. Louis, Missouri. Olhe o menino morto de fome no estacionamento do Wal-Mart em Pueblo, Colorado. Nas últimas semanas, os americanos passaram a protagonizar um romance sertanejo. Eles choramingam melodramaticamente o tempo todo, reclamando da própria miséria: nas ruas, na imprensa, nos debates eleitorais.
Como acontece em Caetés, está muito complicado pagar em dia a hipoteca da segunda ou da terceira casa. Como acontece em Caetés, está muito complicado encher o tanque do segundo ou do terceiro carro. Cada vez que o Dow Jones cai 700 pontos, aumenta o desejo dos americanos de encontrar um coronelzinho que cuide deles direito.
É o que Barack Obama oferece ao Fabiano e à Sinhá Vitória dos Estados Unidos: um carro-pipa para distribuir caridosamente planos de saúde, usinas eólicas e bolsas de estudo em Harvard.
Alguns dias atrás, o presidente iraniano…
Imagem

Política

Reunir é um direito do cidadão

Rui Alves Grilo
“Ninguém está se reunindo contra o prefeito, nem contra ninguém. Estamos reunidos porque é um direito que temos e que qualquer cidadão tem”. Assim, a Meg, assessora do Clodovil, sintetizou a sua visão sobre a reunião realizada na Câmara, no dia de ontem, 17/10/08 com o objetivo de organizar um fórum com o mesmo espírito daquele proposto pelo Clodovil.
Aos vereadores que não foram eleitos ele sugeriu a formação de uma comissão de fiscalização, porque no próximo mandato não haverá oposição pois todos os vereadores eleitos fazem parte da base de apoio do prefeito. Essa proposta do deputado foi ampliada com a presença e a participação de militantes de vários partidos e de várias instituições da sociedade. O objetivo do fórum, que ainda não tem um nome, é a unidade em torno de propostas políticas comuns, respeitando-se as diferenças, dentro de um padrão de civilidade e de diálogo.
A palavra política foi empregada no seu sentido mais nobre, co…
Imagem

Viola no saco

Caro amigo Julinho

Josias Sabóia JIJA
Primeiro, quero dar-lhe os parabéns pelas suas escritas, como sempre muito bem colocadas. Agradeço por citar nosso posto de gasolina, onde você toma um café. Vou ter que lhe contar umas coisas, mas você não vai poder contar para ninguém. Como sei que você é uma pessoa séria, vai guardar este segredo.
Outro dia, fomos a um banco fazer um desconto de cheques para comprar combustível e operar o posto. Mandamos para o banco mais de 50 cheques de vários clientes de diversos valores. Para nossa supressa, nenhum foi descontado, pois, segundo o banco, todos tinham restrições.
Moral da história: ficamos com os cheques e sem combustível, pois os cheques não poderiam ser passados ao fornecedor.
Diante deste fato, fomos obrigados a passar uma ordem nova nos postos: não aceitamos mais cheques. Sem contar que neste ano batemos todos os recordes de recebimento de cheques sem fundos, de todos os bancos da praça.
Julinho, e as pessoas dão cheque e não conseguem pagar nã…
Imagem

Análise

A Dúvida do Prefeito Eduardo Cesar

Engº Guaracy Fontes Monteiro Filho
O prefeito Eduardo Cesar ganhou o pleito Municipal com uma soma considerável de votos sobre o segundo colocado. Deveria estar esperançoso, mas tenho a impressão que não está. Ninguém pode duvidar de sua capacidade política, de sua forte articulação diante das diversidades e da força de sua equipe.
Porém, creio que tudo isso não bastou. Pela falta de diálogo com as forças de oposição, chegando às vezes a beira da onipotência, acirrou as forças contrárias e aproximou os opostos.
O Político profissional Eduardo Cesar é sem dúvida um vencedor e com certeza, nutre uma justa ambição de galgar vôos mais altos, alimentada ainda mais, pela vitória do Deputado Antonio Carlos em Caraguatatuba. Porém, se quer ter sucesso nesta ambição, deverá aprimorar o seu senso auditivo, ter humildade para aprender e amenizar a ambição pessoal dos que o cercam.
Um bom político , antes de mais nada, deve ser um agregador; ouvi varias vezes do …
Imagem

Opinião

A universidade e as novas tecnologias

João Grandino Rodas
Nunca antes o conceito de universidade, surgido na Europa no século 12, enfrentou tamanho desafio. Estão em xeque seus pressupostos básicos: localização, temporalidade e limitação de vagas. De per si, as invenções da imprensa, do rádio e da televisão não tiveram o condão de mudar, fundamentalmente, o conceito em tela. O uso integrado de variadas mídias, possibilitado pelo uso conjunto de tecnologias de comunicação e informação, contudo, vem permitindo uma revolução na educação, em razão de romper com as fronteiras de tempo e de espaço.

O impacto da utilização do referido conjunto de tecnologias pode ser sentido na sociedade, nos métodos de ensino, no aluno, no professor e na universidade. Para a sociedade o benefício é dúplice: os cursos semipresenciais e não-presenciais propiciam aumento considerável do número de pessoas com acesso à educação - um mesmo curso pode ser seguido tanto em escala nacional quanto global. Opera-se a dem…

Manchetes do dia

Sábado, 18 / 10 / 2008

Folha de São Paulo
"Kassab mantém vantagem sobre Marta"
Pesquisa Datafolha concluída ontem, a nove dias do segundo turno das eleições municipais, mostra que o prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição em São Paulo, mantém sua vantagem ante Marta Suplicy (PT) sua adversária. Se a eleição fosse hoje, 53% dos paulistanos votariam em Kassab e 37% votariam em Marta. O prefeito oscilou negativamente um ponto em relação ao levantamento anterior, feito em 7 e 8 de outubro; a ex-prefeita ficou com o mesmo potencial. A margem de erro da pesquisa, a primeira depois da volta do horário eleitoral é de dois pontos percentuais. Kassab tem o apoio da maior parte dos eleitores que declaram ter votado, no primeiro turno, em Geraldo Alckmin (PSDB), Paulo Maluf (PP) e Soninha (PPS). No Rio, o Datafolha aponta empate técnico entre Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Paes ((PMDB). Em elo Horizonte, Leonardo Quintão (PMDB) está dez pontos à frente de Márcio Lacerda (PSB…
Imagem

Conjuntura

A solução da crise está longe

Por Luiz Carlos Mendonça de Barros, na Folha:
A crise financeira continua a piorar. Em junho do ano passado -início cronológico dos distúrbios que vivemos hoje- a crise parecia localizada no segmento dos empréstimos hipotecários a pessoas de baixa renda nos Estados Unidos. Nada que realmente pudesse ameaçar o sistema bancário norte-americano e, muito menos, se transformar em uma crise financeira mundial. Mas, sabemos hoje, a questão do chamado "subprime" era apenas a ponta de um monstruoso iceberg gerado ao longo dos anos de bonança que o mundo vivia então.
Esse iceberg foi revelando lentamente toda a sua dimensão. Na medida em que ele crescia, o mercado foi voltando no tempo e buscando na história exemplos que pudessem servir como guia para seu enfrentamento. Mas esse exercício analítico simples, quase simplório, mostrou-se insuficiente para estabelecer um padrão de correção dos preços dos ativos financeiros. A realidade era sempre pior do que os …
Imagem

Tiro no pé

Marqueteiro admite erro de avaliação, mas defende peça

Por Renata Lo Prete, na Folha:
Na berlinda desde domingo, quando foi ao ar o já célebre comercial com perguntas de natureza pessoal sobre Gilberto Kassab ("É casado? Tem filhos?"), João Santana, responsável pela propaganda de Marta Suplicy, "lamenta profundamente" "não ter previsto a onda que se formou". Esse é, porém, o único erro que reconhece. A peça, em seu entender, "não transgride os limites da ética e da elegância".
Na entrevista abaixo, a primeira em que trata do caso, Santana negou, como Marta já fizera, que as questões contivessem insinuação de homossexualidade. E repetiu a candidata do PT ao dizer que ela não viu a peça antes da exibição.
Marqueteiro da reeleição de Lula, Santana, 55, administra a ampla desvantagem de Marta a nove dias da votação final.

FOLHA - Até mesmo petistas e eleitores de Marta consideraram a peça "jogo sujo", "insinuação maldosa", "invas…
Imagem

O faraó de Moçambique

“No tempo dos faraós e dos imperadores”

Maria Helena Rubinato
Há os que pedem para o Lula se calar. Pois eu, não. Imaginem perder essa maravilha: Lula, reunido com o presidente de Moçambique, indignado ao saber que a ajuda de R$10 milhões de dólares que prometera cinco anos atrás ao país africano ainda não chegara lá, reagiu à explicação de seu chanceler, de que a culpa era da burocracia. E saiu-se com esta, dirigindo-se ao chefe do estado moçambicano:
“No tempo em que você tinha os faraós e os imperadores, isso não acontecia”. Todos os brasileiros da imensa equipe do presidente sorriram e olharam para os moçambicanos com ar de quem diz “ele não é uma simpatia?”. Dificilmente um amigo que promete essa pequena fortuna não vai ser encarado como simpático, mesmo que Moçambique tenha que reescrever sua história e colocar lá uns faraós. Com certeza estão até agora se perguntando onde foi que o Lula pescou um faraó em Moçambique... (Do Blog do Noblat)
Leia mais

Nota do Editor - Esse povo não sab…

Madonna

Imagem
Esquisita

Thomaz Magalhães
Chegam aos jornais e internet fatos que levaram ao divórcio de Madonna. Cega pela juventude e saúde, ela controla rigidamente os alimentos na casa, só permite os ditos saudáveis, entre eles os preparados pela moda macrobiótica, de alimentos basicamente crus e fermentados que acreditam proprorcionar “paz espititual”. O marido Guy Richie diz que precisava sair de casa para comer uma torta ou qualquer outra coisa normal, informa reportagem do jornal The Telegraph.
A cantora também se recusava a abrir janelas da casa para a luz do sol entrar. E cobria seu corpo com cremes caríssimos, para se proteger dele, mesmo dentro de casa. Creme de 500 libras o pote. Também era esquisita, contam amigos próximos, a proibição de ligar a TV, para não contaminar a família, não corromper-lhe a integridade.
Os problemas de relacionamento se agravaram quando Madonna se voltou para a cabala, doutrina judaica que ela segue com fervor. Gui Richie acha a cabala esquisita, dizem amigos. De…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Energia

Imagem
Capacidade nuclear mundial quadriplica até 2050

Gloria Alvarez
A capacidade de geração nuclear pode quadriplicar até 2050, segundo relatório divulgado recentemente pela Organisation for Economic Cooperation and Development da Nuclear Energy Agency (NEA). De acordo com as previsões mais otimistas, a participação nuclear na produção de energia global passará dos atuais 16% para 22% nos próximos quarenta anos. No horizonte de 2020, países como Estados Unidos, França, Japão, Rússia, China e Coréia deverão ter a maior capacidade nuclear instalada. Segundo a agência, os recursos de urânio já prospectados são suficientes para acompanhar a expansão da energia nuclear, sem reprocessamento, pelo menos até 2050. No entanto, para realizar tal expansão, o suporte político e público são fundamentais, alertou a agência.
Gloria Alvarez
Assessora Técnica do Diretor-Presidente da Eletronuclear
Coordenadora da Assessoria de Imprensa
Contatos: 21 2588.7606 / Cel. 9642.9910
E-mail: galvarez@eletronuclear.g…
Imagem

Ciência

Cientistas mexicanos usam tequila para produzir diamantes

da Efe, no México
Pesquisadores da Unam (Universidad Nacional Autónoma de México) conseguiram produzir diamantes a partir de acetona, etanol, metanol e tequila, segundo informou nesta quinta-feira o doutor em física Luis Miguel Apátiga, líder do projeto.
"Um dia passei em uma loja perto do campus da universidade e comprei uma garrafa de tequila", disse o líder do projeto. Segundo ele, a "curiosidade científica" o levou a produzir diamantes microscópicos a partir da tequila. A história da descoberta remete a 1995, quando esses cientistas investigavam uma maneira de obter diamantes a partir de gases de hidrocarbonetos comuns como o metano, acetileno e o butano.
No final do século passado, conseguiram passar esses gases por uma fonte de energia, romper as moléculas do gás em fragmentos menores e obter átomos de carvão, que foram depositados em um substrato sobre o qual formaram estruturas de diamantes em escala nan…
Imagem

Sobra hipocrisia

O que importa?

Diogo Mainardi
Importa saber se Gilberto Kassab é homossexual? Importa saber se Marta Suplicy é adúltera? Para mim, de jeito nenhum. Mas compreendo que alguns eleitores possam se importar. Ninguém deve proteger os eleitores de sua própria obtusidade. E ninguém deve proteger os políticos de seu próprio comportamento. (Trem Azul)
Imagem

Pensata

Somos todos uns... ”Zés-manés”

Fernando Pedreira
Considero-me o maior deles, não temos direitos a absolutamente nada, e vêm com estas de Código de defesa do consumidor, decretos para sermos atendidos em um minuto etc. E reclamamos pra quem? Pro Bispo?
Há 20 anos que vejo a Sabesp fazendo prolongamentos e novas ligações, só aqui no meu bairro, mais de 1800, sem exagero. E o que foi que fizeram para a captação e tratamento? Nada. O Cidadão paga a taxa de água um ano e quando vem para cá não tem água, ou se tem como no meu caso, a cada chuva ela chega preta, sujando todo o sistema e filtros, provocando despesas e jogando milhares de litros fora. Compramos água mineral para poder trabalhar e pagar solenemente.
Na mesma época, ou seja, na temporada, qualquer ventinho e os curto-circuitos se espalham pelas fiações desencapadas, sustentadas ainda por postes de madeira, deixando-nos sem energia em dias que representam até 10% do faturamento do ano. Deixe de pagar a conta pra ver.
Investe-se pratic…
Imagem

Novidade

As colunas do Ubatuba Víbora

Sidney Borges
Imagino que as reflexões contidas no novo espaço farão parte, um dia, do fórum filosófico da cidade. Também espero que possam indicar caminhos e fomentar a discussão de idéias. A abertura, postada logo abaixo, coube ao meu amigo Celso Almeida Jr., uma espécie de Bernini local, capaz de transitar pelos variados matizes da pintura política (Almeida Jr.!) e pelas letras, com igual elegância. Na segunda-feira será a vez de Renato Nunes, na terça, Maurício Moromizato. Para o espaço das quartas-feiras teremos a presença feminina de Cinthia Sampaio Cristo. Sérgio Caribé completará o time na companhia deste escriba quase inédito. Acessem e reflitam, sem esquecer que se o Ubatuba Víbora não deu, ninguém sabe o que aconteceu.
Imagem

Coluna da Sexta-feira

Pós poeira

Celso de Almeida Jr.
Integro um pequeno grupo de articuladores que colaborou na campanha de Eduardo César.
Eu, em especial, contribuí modestamente. Reuniões do Conselho Político contaram comigo, na fase inicial.
Foi bom. Convivi com gente experiente, generosa; vi boa vontade.
Muitos projetos sugeridos também encontraram eco e hoje, com a reeleição do prefeito, creio que mais conquistas virão.
Há, entretanto, divergências que muito me incomodam. E, como participante da base aliada, sinto-me totalmente à vontade para criticar, sem rodeios.
Se, por um lado, admiro a habilidade da equipe do prefeito, que mostrou competência para construir uma força eleitoral expressiva, tanto para o executivo, quanto para o legislativo, não comungo com a forma como o governo se relaciona com a oposição e com os formadores de opinião nitidamente críticos.
O caso Clodovil foi lamentável. A presença de funcionários comissionados da prefeitura, na Câmara, dirigindo ofensas ao deputado, dificulta a construç…
Imagem

Missa

Adeus ao Sr. Mário Cembranelli

Mário Cembranelli Filho
Convidamos os amigos para a celebração da missa por intenção da alma do Sr. Mário Cembranelli, proprietário da Casa Marim, que faleceu no último domingo.
A missa será celebrada nesta sexta-feira, dia 17/10/08, às 19h30, na Igreja Matriz Exaltação da Santa Cruz. (Do Guaruçá)
Imagem

Conversa com Ubatuba

Olá meus queridos!

Clodovil Hernandes
Após tantos acontecimentos, sempre procuro refletir, avaliando e reavaliando tudo que ocorreu. Penso que é desta forma que crescemos e envelhecemos menos ignorantes. Ou será mais lúcido?
Assim, pensei em escrever alguma mensagem para vocês, mas, e a propósito disso, recordei então do que havia lido no livro de Rudyard Kipling. Kipling foi um escritor inglês, nascido em Bombaim, na Índia britânica em 1865. Morreu em 1936, e foi Prêmio Nobel de Literatura em 1907. Kipling, também foi um estranho na sua terra. Interessante notar como, o passado sempre nos ensina. Leiam este poema IF (Se), ele escreveu em inglês, a tradução foi feita por Guilherme de Almeida. Vamos ao poema, volto a falar com vocês no final.

Se
Se és capaz de manter a tua calma quando
Todo o mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa;
De crer em ti quando estão todos duvidando,
E para esses, no entanto achar uma desculpa;
Se és capaz de esperar sem te desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao me…
Imagem

Opinião

As perdas não são apenas financeiras

Washington Novaes
Nas últimas semanas, o noticiário fartou-se de anunciar perdas na casa dos trilhões de dólares com a crise financeira global, num mercado que se estimou em mais de US$ 500 trilhões. Nesse megacontexto, passou quase despercebido um estudo da Organização Mundial para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) e do Banco Mundial que situa em US$ 2 trilhões (equivalentes ao produto bruto anual da Itália ou mais de 1,5 PIB anual brasileiro) os prejuízos provocados pela sobrepesca e pelas aqüiculturas no planeta, decorrentes do esgotamento dos estoques pesqueiros e prejuízos para o meio ambiente e os recursos naturais.

A notícia provavelmente continuará debaixo do tapete por aqui, onde os altos escalões não costumam dar satisfações à sociedade quando algum estudo põe em xeque os postulados vigentes de desenvolvimento econômico acelerado e a qualquer preço. Não será diferente no caso da pesca, em que se planeja dobrar a atual produção até 2015…

Manchetes do dia

Sexta-feira, 17 / 10 / 2008

Folha de São Paulo
"Policiais civis e PM se enfrentam"
Policiais civis em greve e PMs se envolveram num conflito que deixou ao menos 25 feridos perto do Palácio dos Bandeirantes , sede do governo paulista no Morumbi (zona oeste de SP). Um coronel da PM está ente os feridos. O primeiro confronto das polícias no estado começou durante manifestação dos policiais civis, que, parados há um mês, pedem 15% de reajuste. Por volta das 16h, centenas de policiais civis, que exigiam ser recebidos pelo governo, seguiram em direção ao palácio e tentaram romper a barreira composta por policiais militares. Alguns dos policiais civis protestavam empunhando armas e forçavam a passagem. Em reação, os PMs lançaram gás lacrimogêneo e atiraram nos manifestantes com balas de borracha. Citando o PT e o PDT, que controlam a CUT e a Força Sindical, o governador José Serra (PSDB) acusou os manifestantes de ter interesses político-eleitorais e condenou o uso de armas no ato. O …
Imagem

Baseados de outrora me deixaram odara...

Em debate, Paes e Gabeira admitem ter fumado maconha no passado

ANDRÉ ZAHAR colaboração para a Folha Online, no Rio
Os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Paes (PMDB) disseram nesta quinta-feira, durante debate promovido pela Folha, terem feito uso de maconha no passado. Os dois, porém, afirmaram que não experimentam mais a droga.
"Já experimentei maconha. Fumei, traguei e não gostei. Nunca mais usei", afirmou Paes, que se disse contra a descriminalização da droga. "Acho que maconha é um mal pra a sociedade. A droga está na raiz do problema desta cidade. A briga do traficante é pelo ponto de venda", assinalou.
Gabeira, que escreveu livros sobre a experiência com maconha, disse que não fuma mais por não considerar "razoável" exercer mandato no Legislativo e, ao mesmo tempo, "ter uma posição de desrespeitar a lei".
"Eu posso ter efeitos semelhantes ao relaxamento da droga através da meditação", disse. "…

Taubaté

Imagem
A escolha será difícil, uma é mais bonita do que a outra.

Será neste sábado o concurso de Miss Comerciária 2008 de Taubaté

Será realizado neste sábado, às 20:00h, na Mansão Fabelle, o Concurso Miss Comerciária 2008 de Taubaté, com a presença de dez candidatas. A promoção do evento é do Sindicato dos Empregados no Comércio de Taubaté, em parceria com a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo.
Foram recebidas mais de vinte inscrições, tendo sido realizada uma pré-seleção, da qual foram escolhidas as dez candidatas que estarão participando do concurso: Angélica Miranda da Silva Barros – Casas Bahia de Pindamonhangaba, Débora Aparecida Correa – Marina Calçados (da Rua Anízio Ortiz Monteiro), Elaine Aparecida Magalhães Pinto – Mega Mix/Star Cell, Fernanda Luíza de Souza – Oscar Calçados, Juliana Cristina Ribeiro Lazarini – Lojas Marisa (centro), Jussemara Gouvêa Rodrigues - Ricca’s Moda, Laila Cristina Graciano – Gard Cell, Pedriane Campos Coelho Bonafé – Mirella Calçados…

Nostradamus?

Imagem

Fim de papo...

Imagem
Colarinho faz parte do chope, decide Justiça em Santa Catarina

Chope sem colarinho não é chope, afirma a magistrada na decisão; empresa recorreu de multa do Inmetro

Solange Spigliatti, do estadao.com.br
SÃO PAULO - O colarinho do chope deve ser considerado parte integrante do produto, de acordo com decisão tomada pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, publicada na última semana no Diário Eletrônico da Justiça Federal da Região Sul. Segundo o TRF, a decisão foi tomada depois que um restaurante de Blumenau, em Santa Catarina, entrou na Justiça para recorrer de uma multa.
A empresa foi multada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), pois a bebida servida pelo estabelecimento incluía a espuma no volume total do produto. Segundo o fiscal do instituto, apenas o líquido poderia ser cobrado, desconsiderando a quantidade de espuma conhecida como "colarinho branco". A empresa recorreu contra a sentença de 1º grau, que mantev…

TV Víbora: Brasil

Ernesto Nazareth-Brejeiro
Imagem

Ponto de vista

Caixa dois contra a crise

Guilherme Fiuza
Não dá para entender a aflição mundial com a crise financeira. O Brasil consagrou um modelo de financiamento eficaz e seguro, que resolveria as falências num minuto.
O empresário Marcos Valério está preso – e a prisão acaba de ser prorrogada – por ter, supostamente, falsificado inquéritos contra fiscais da Receita. Mas se dependesse do valerioduto, sua obra-prima, ele estaria livre como um pássaro.
Para quem não se lembra, o ex-dono da DNA propaganda forjou empréstimos milionários ao PT (como avalista), enquanto ganhava na outra ponta em contratos suspeitos com estatais – comandadas por prepostos petistas.
O caminho obscuro desse dinheiro do contribuinte até os cofres do grupo político de Lula foi fartamente apontado. E essa contabilidade fantasma, que serviu para pagar publicitário por fora, para pagar políticos na boca do caixa com um simples ok de Valério – enfim, essa festa, não deixou nenhum dos seus participantes de ressaca.
Está todo mundo so…
Imagem

Agradecimento

PTB – Respeito por Ubatuba.

Diretório Municipal do PTB de Ubatuba
O PTB municipal de Ubatuba agradece a todos aqueles que votaram em candidatos do partido e da coligação “Ubatuba de Cara Nova” na eleição de 05 de outubro de 2008.
Conseguimos mostrar que estamos progredindo, estamos crescendo dentro do município e este é o início, pois é na base que está o respaldo de toda estrutura sólida.
O nosso grupo é unido e assim pretende continuar, temos um objetivo que é a melhoria de vida para a nossa população e não vamos descansar enquanto não atingir este objetivo.
Queremos parabenizar a todos que conosco participam deste avanço do partido, somos componentes de um partido sólido e fiel a nossos princípios de progresso organizado, trabalho, expectativa de renda, moradias, melhores condições de saúde e educação.
Precisamos continuar unidos e agregando ao conjunto pessoas que têm também esses objetivos. Foi uma eleição com muito trabalho, poucos recursos, todavia, com muita disposição e satisfatóri…
Imagem

Ubatuba em foco

Eleição 2008

Josias Sabóia JIJA
Tenho acompanhado de perto o que tem ocorrido em nossa cidade nos últimos dias, com referência aos resultados da eleição, o que as pessoas têm escrito na internet e em jornais e ouvido comentários pelas ruas de nossa cidade. Muita coisa não é novidade como alguns apontam, mas não estamos aqui para julgar ninguém, ou muito menos dizer se houve ou não fraude nas eleições, mas já ouvimos de tudo, inclusive pessoas alegando que a foto deste ou daquele candidato não apareceu nas urnas.

Relatos de erros

Ouvimos dois relatos que nos chamou a atenção: um candidato a vereador que alega que na urna em que ele votou não existiu nenhum voto para ele e outro candidato que alega que na urna que seus pais e irmãos votaram ele não teve o número de votos correspondente aos seus familiares.

Carros e mesários

Quanto aos carros usados pela Justiça Eleitoral, em todas as eleições, o juiz solicita os da prefeitura. Na eleição passada tivemos ainda um fato onde o juiz eleitoral se …