Jundu

Prefeitura inicia campanha de preservação do jundu

O popular Jundu, também conhecido como escrube, é um tipo de vegetação que cresce nas praias, afastado do mar, sobre a faixa de dunas. São plantas de pequeno porte que, para se adaptar à mobilidade do solo arenoso, crescem horizontalmente, espalhando-se pelo chão

O jundu, vegetação típica das areias praianas, está sendo alvo de uma campanha de conscientização e preservação em Ubatuba. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, decidiu instalar placas de orientação nas faixas onde se encontram o jundu ao perceber que muitas pessoas confundem esse tipo vegetação com um mato qualquer que deve ser retirado. A princípio, as placas serão colocadas na praia do Itaguá, numa área próxima à praça Alberto Santos, onde o jundu, apesar da urbanização, resiste e se alastra pela areia.
A preocupação com o Jundu, também conhecido como escrube, justifica-se pelo fato dessa vegetação proporcionar ao ambiente matéria orgânica, que será reciclada e permitirá o surgimento de uma vegetação de maior porte, típica da mata de restinga. Além disso, o jundu, apesar de ser uma planta frágil, representa uma eficiente barreira física contra o avanço das marés, garantindo a proteção das praias contra a erosão provocada pelas “ressacas” do mar.
O Coordenador de Planejamento e Proteção Ambiental da Sema, Alexandre Nardy, que está desenvolvendo um estudo e um levantamento sobre as espécies de jundu encontradas nas areias das praias de Ubatuba, explica ainda que a área onde cresce a vegetação serve de faixa de alimentação e procriação de várias espécies de animais, como aves, pequenos répteis e insetos. “Devido à sua função protetora, é importante que o jundu seja preservado, pois dele depende a manutenção do equilíbrio nas nossas praias”.


Espécies

Algumas espécies indicadoras encontradas no jundu são:Ipomea pés-caprae da Famíla Convulvulaceae; Ocorrência: Praias e dunas (jundú). Spartina ciliata da Família Gramineae. Ocorrência: Praias e dunas (jundú) e brjo salobro.Marmeleiro-da-praia. (Dalbergia ecastophila) da Família Leguminosae-Papilonoideae. Ocorrência: Escrube (jundú). PMU
Foto: Otavio S. Couto, Manual de Espécies Vegetais do Estado de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?