Postagens

Mostrando postagens de Novembro 16, 2008

Poetas

Imagem
Flor do Cerrado

Caetano Veloso
Todo mundo sabe e você sabe que a cidade vai sumir por debaixo do mar.
É a cidade que vai avançar.
E não o mar.
Você não vê.
Mas da próxima vez que eu for a Brasília.
Eu trago uma flor do cerrado pra você...

Pausa para reclames

Imagem

Coadjuvantes

Simplesmente Cabo

Sidney Borges
Não há futuro na minha profissão, mas é um trabalho limpo e dá pra ir vivendo. Palavras do Cabo, que apareceu um dia saído do nada. Pouco eu soube de sua vida pregressa. Era mineiro e dizia ter sido cabo da polícia em Governador Valadares. Sem outro nome, virou apenas Cabo.
Trabalhava como homem-placa na Praça Clóvis Beviláqua, onde bateram a carteira do Paulo Vanzolini. Tinha 25 cruzeiros e um retrato. Ele achou barato se livrar do retrato. Queria rasgar, amassar, destruir. A mão iniciava o gesto, o coração interrompia. Seria simples fosse a vida cartesiana. Colocaríamos desfeitos amores e demais dissabores na carteira. O larápio se encarregaria de aliviar nossa alma. Pobre diabo. A carga seria fatal. De ladrão espertalhão cuja mão leve em bolso incauto afunda, a carga viral, miasmática, o transformaria em corcunda. Seguiríamos leves e felizes até o câncer, o infarto ou a bala perdida.
Um dia o Cabo sumiu. Deve ter se mudado morto pra Faculdade de Medicina…

Pausa para reclames

Imagem

Energia

Ambientalista defende energia nuclear como forma de reduzir emissões de CO2

Em palestra no Rio, um dos fundadores do Greenpeace afirma que é preciso quadruplicar número de usinas nucleares no mundo

Fonte Nuclear
A expansão da energia nuclear é uma das formas mais eficazes de reduzir as emissões mundiais de dióxido de carbono (CO2), principal gás responsável pelo aquecimento global. A oposição dos ambientalistas à construção de usinas nucleares e de hidrelétricas é um entrave à redução destas emissões e um incentivo à construção de usinas térmicas. Quem afirma é o canadense Patrick Moore, um dos fundadores do Greenpeace e uma das estrelas do movimento ambientalista internacional. Ele fez palestra ontem no Rio de Janeiro em evento paralelo ao XII Congresso Brasileiro de Energia (CBE), a convite das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), da Eletronuclear, da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) e da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan).
A ene…
Imagem

Imprensa insana

Obama e Osama, os eleitos

Guilherme Fiuza
O mundo escolhe seus símbolos. O maior deles hoje é Barack Obama, o anjo negro, o redentor da esperança. Com a outra mão, o mundo abençoa a autoridade máxima do terrorismo.
Circulou por todo o planeta o recado do “número dois” da Al Qaeda, esculhambando Obama como um negro de segunda classe.
O recado de um líder ou sublíder de uma organização clandestina, amorfa, escondida entre os mundos mítico e virtual, não é um recado. Não é uma mensagem. Não é um discurso. Não é nada. Só passa a ser, quando o mundo civilizado lhe serve de porta-voz.
A Al Qaeda não é o ETA, não é o IRA, não fala com ninguém, não negocia com ninguém, não existe institucionalmente, nem politicamente. É só um jato de terror disforme, que ninguém jamais descreveu ou identificou com um mínimo de exatidão. É “a organização de Osama Bin Laden”, como se isso quisesse dizer alguma coisa.
O mundo civilizado é o assessor de imprensa da Al Qaeda. Ele justifica e unifica um varejão de almas …
Imagem

Palavras

Palavra do Dia: CONSCIÊNCIA

O último dia 20 de novembro foi feriado em 364 municípios do país, como o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares.
A palavra “consciência” tem sua origem no termo latino ‘conscientia’ e no texto acima designa conhecimento, noção, percepção de situações, fatos, conceitos específicos ligados a determinado tema de interesse social, ideológico, político etc.

Definição do “iDicionário Aulete”:

CONSCIÊNCIA (cons.ci.ên.ci:a) Substantivo feminino.
1 Atributo que permite a uma pessoa a percepção, com certo grau de objetividade, do que se passa em torno de si (o mundo exterior) e dentro de si próprio (o mundo interior ou subjetivo). 2 P.ext. O conhecimento, a percepção desse atributo
3 Capacidade de julgar o que é correto e o que não é, de acordo com valores morais e de conhecimento: Sua ações eram sempre ditadas pelos valores de sua consciência.
4 Conhecimento, noção, percepção (de situ…
Imagem

A ponderar...

Cogito, ergo sum?

Diogo Mainardi
Descartes pode me arruinar. Ele mesmo, René Descartes, o pensador francês do século XVII, do Discurso do Método. Na última semana, ele se materializou em meu escritório, com aquele seu aspecto de lateral-direito do Boca Juniors, e ordenou que eu aplicasse imediatamente todas as minhas economias na bolsa de valores. O que fiz? Fechei os olhos e obedeci.

Eu já tinha pensado em fazer o mesmo em meados de outubro, quando Warren Buffett, num artigo para o New York Times, anunciou que aplicaria todo o seu dinheiro no mercado acionário dos Estados Unidos. Ele ditou uma regra simples para orientar os investimentos na bolsa de valores: "Tenha medo quando os outros estão gananciosos, e seja ganancioso quando os outros estão com medo".

Do dia em que o artigo de Warren Buffett foi publicado até este momento, o Dow Jones já despencou mais de 15%. Em vez de contrariar o senso comum, obedecendo à regra de Warren Buffett, tive medo quando os outros tiveram medo …

Ubatuba em foco

Imagem
Luiz Moura

Despertando a cidadania ubatubense

Luiz Moura
Apesar da intensa chuva, mais de 30 (trinta) pessoas compareceram ao Salão da Igreja São Francisco, Centro, na terça-feira, 18, para assistirem a palestra “A experiência de uma organização no aprimoramento da cidadania”, proferida por Lizete Verillo, da Amarribo (Amigos Associados de Ribeirão Bonito).
Com o intuito de conhecerem e assimilarem a experiência da ONG de Ribeirão Bonito (SP), líderes, das mais variadas tendências, prestigiaram o evento organizado pelo Fórum Permanente de Proteção à Cidade (movimento em formação, sem vínculo religioso ou político-partidário).

Gostei do que vi. Acredito, como também pude notar em Lizete Verillo, que basta a vontade, a disposição e a coragem, mesmo que de poucos, para o início de grandes conquistas.
Muitos estão descontentes com os rumos que os politiqueiros dão ao nosso município. Se você é um deles participe do Fórum Permanente de Proteção à Cidade (de Ubatuba). A próxima reunião será reali…
Imagem

Opinião

O trágico sistema de cotas

Editorial do Estadão
Desde que se instaurou o debate sobre a adoção de cotas raciais para o ingresso nas universidades públicas brasileiras, este jornal se tem manifestado inequivocamente contrário à iniciativa - e não vê motivos para mudar de opinião pelo fato de a Câmara dos Deputados ter acrescentado ao projeto que estabelece nas faculdades federais uma reserva de vagas para negros e indígenas, oriundos da escola pública, uma subcota para estudantes com renda familiar per capita de 1,5 salário mínimo, qualquer que seja a sua autodeclarada etnia. O trecho incluído na proposta que já havia sido aprovada no Senado, para onde voltará em razão disso, foi claramente um esforço de mitigar o que de outro modo seria um malefício absoluto. Ciente de que não conseguiria impedir o pior - ainda mais numa votação marcada, com deslavado oportunismo, para coincidir com o Dia da Consciência Negra -, a oposição aceitou contribuir para a consumação do inevitável se a maioria …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 21 / 11 / 2008

Folha de São Paulo
"Brasil chama embaixador no Equador"
O Brasil decidiu convocar para consultas seu embaixador em Quito, Antonio Marques Porto, em resposta à decisão do Equador de recorrer à Corte Internacional de Arbitragem para não pagar dívida com o BNDES. O débito, de US$ 243 milhões, refere-se a um empréstimo para a construção da hidrelétrica San Francisco, erguida pela construtora brasileira Odebrecht. A obra foi paralisada em razão de problemas estruturais. Segundo o chanceler Celso Amorim, o caso é "sério". E a atitude do governo de Rafael Correia, pouco amistosa: "A decisão foi anunciada em evento público, sem prévia consulta ou notificação ao governo brasileiro". "A natureza e a forma da adoção desse medida não se coadunam com a relação de amizade, e o espírito de diálogo e a cooperação ampla entre Brasil e Equador", disse. Segundo ele, "eventualmente" haverá outras medidas. Para o Equador , a decisão é &…
Imagem

Outro poemeu mágico

De chuvas & trovoadas

Sidney Borges

Céu escurecendo
Chuva à vista.
Preciso me concentrar
Nesta tarde de sexta
Farei ventar,
Gritarei salabindum,
Usarei meus poderes.

A chuva vou espantar
Faz parte de meus deveres

Salabindum é forte
Fui eu que inventei
Significa dá o pira
Nas ruas de Bora Bora,
nas quebradas de Pirapora,
Nos hospícios de Brunei

Chô chuva

Fique longe do pedaço,
Deixe o céu tinto de anil
Pra eu andar Ressaca afora
Passeando com o Brasil.

Salabindum
Chô chuva
Imagem

São tantas do Dantas...

'Organização criminosa de Dantas faz uso da intimidação', afirma PF

Novo relatório lista crimes contra ordem tributária, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e outros

Fausto Macedo e Roberto Almeida
O novo relatório da Polícia Federal sobre o banqueiro do Opportunity afirma: “Durante o transcorrer das investigações, pudemos perceber que a organização criminosa liderada por Daniel Dantas faz o uso da corrupção e da intimidação para alcançar seus objetivos”.

Especial explica a Operação que prendeu Dantas

Multimídia: as prisões do banqueiro Daniel Dantas

Saiba quem é o pivô da maior disputa societária do País

São 247 páginas que reúnem indícios, esmiúçam as atividades de Dantas e a ele atribuem longa série de violações e delitos contra a União, assim descritos: “Fica claro que a organização criminosa liderada por Daniel Dantas praticou crimes contra a ordem tributária, crimes contra o sistema financeiro, crime de lavagem de capitais, formação de quadrilha, dentre outros”.

Este é …
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Infância distante

Pírulas e Papagalhos

Sidney Borges
Ora pírulas. Sempre achei que fosse assim, até que um dia tirei zero (0) na escolinha São Pedro do Pary. Eu já contei que tranquei o Geraldo no banheiro? Geraldo, irmão do Guido, um cara legal, um pouco mais velho. Dona Maria, a velha, me mandou ir ao banheiro. Tinha outra dona Maria, a moça, ambas trabalhavam em conjunto em uma sala enorme onde havia alunos da primeira à quarta-série. Dona Maria, a velha, mantinha a ordem na base da porrada. Bobeou entrava na dança. Imaginem vocês a minha situação. Gauche na vida desde pequeno, apanhei bastante. Mas não guardo rancor, a megera me ensinou a ler e está perdoada. A fila de carteiras do primeiro ano era problemática. De vez em quando aquele cheiro insuportável. Uma menina da quarta série, que não me lembro o nome, parecia uma pomba, ia falar com a professora. No ouvido. Chamavam dona Antônia, velhinha, baixinha, gordinha e boazinha. O infrator, com cara de espanto era levado para o banho, não raras vezes …

Dornier DO-X-1929

Imagem
Uma máquina fantástica nos céus do Brasil Enviado por Tiago Rizzi O hidroavião DO-X 1929 sobrevoou a Enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, em 1931. Não, não é OVNI. É um hidroavião de 30 toneladas e 12 motores (eu disse 12!). O flagrante foi obtido durante a escala no Rio de Janeiro do histórico vôo experimental alemão por 45.000 quilômetros da África e Américas do Sul e do Norte, em 1931. Fabricado pela Dornier alemã, o protótipo DO-X era o maior avião do mundo e jamais entrou em operação comercial, apesar de ter sido testado pela Lufthansa. Tinha três andares com cabine-dormitório, sala de estar, biblioteca, restaurante e bar. Um navio voador de luxo, com tapetes persas, sofás de couro e porcelana fina. Na foto acima, o avião parece ter "apenas" seis hélices porque os motores são duplos, isto é, para cada um que você está vendo na frente da asa, tem outro na parte de trás. Não creio que exista outro avião com tantos propulsores. A tripulação era de 14 pessoas e a lotação, …
Imagem

Coluna da Sexta-feira

Consciência

Celso de Almeida Jr.
Há um princípio fundamental na Declaração da Independência Americana que lembra que todos os homens são iguais. Durante a década de 1960, o líder negro Martin Luther King o transformou em seu sólido alicerce na luta pelos direitos civis, pela igualdade social e, principalmente, contra a discriminação racial.

A frase pétrea que trata da igualdade pode ser associada à regra de ouro de todas as religiões: "Não desejar ao próximo aquilo que não desejamos para nós."

A combinação destes nobres pensamentos merece ser coroada por outra pérola de Luther King: "O amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo.

"Bonito, realmente; mas a maravilhosa diversidade cultural da humanidade com suas características sociais, econômicas e políticas, explicita diferenças que, muitas vezes, torna difícil para alguns compreender porque somos iguais. Homens assim, confusos, quando tomados pelo orgulho desmedido, ficam reféns de seus pensamentos,…
Imagem

Opinião

Com que números se planejará?

Washington Novaes
Quanto questionado em entrevistas coletivas sobre alguma estatística desfavorável ao governo a que pertencia, o falecido ministro Roberto Campos costumava ironizar e dizer que números poderiam demonstrar qualquer coisa. Por exemplo (hipotético), se cinco pessoas comiam muito enquanto outras cinco comiam quase nada, seria possível afirmar que, na média geral, todas comiam razoavelmente. Talvez o ministro devesse ser convocado neste momento para explicar algumas estatísticas.

Há poucos dias (Estado, 13/11) o Fundo da ONU para a População divulgou que até metade deste século o Brasil terá 254,1 milhões de habitantes, ante 194,2 milhões que teria hoje. Isso aconteceria porque continuará até 2010, pelo menos, com uma taxa de crescimento populacional de 1,3% ao ano, acima da média mundial. E a população mundial até 2050 passará de 6,74 para 9,19 bilhões. São números bastante diferentes dos divulgados em agosto pelo IBGE, que calculou a atual popu…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 21 / 11 / 2008

Folha de São Paulo
"BB compra Nossa Caixa por R$ 5,4 bi"
Seis meses após o anuncio oficial do começo das negociações, o Banco do Brasil fechou a compra do controle da Nossa Caixa, pertencente ao governo de São Paulo, por R$ 5,386 bilhões . O pagamento será em 18 parcelas de R$ 299,25 milhões, corrigidas pela Selic (taxa básica de juros do Banco central), a partir de março de 2009. O negócio marca a entrada do BB na corrida de consolidação do sistema finaceiros nacional, acirrada no final de 2007 com a compra do Real pelo Santander e neste mês com a fusão entre Itaú e Unibanco. Com a Nossa Caixa , o BB soma R$ 512,4 bilhões em ativos, mas não recupera a liderança do Itaú/Unibanco ( R$575 bilhões . Para fechar o negócio, os governo federal (do PT ) e estadual (do PSDB)se juntaram contra os bancos privados que pediam um leilão de privatização da Nossa Caixa, fundada em 1917. Com a compra, o BB será o banco com mais agências em SP, a mais importante praç…
Imagem

Da série: "Believe It or Not"

Bolívia estará livre do analfabetismo a partir de dezembro

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou no último domingo (16) que seu país se declarará livre do analfabetismo em 20 de dezembro graças à cooperação de Venezuela e Cuba, os outros dois países da América Latina que alcançaram essa meta

Efe
Boliviano pratica a escrita com o método cubano Evo fez o anúncio no departamento de Cochabamba, declarado a quarta das nove regiões do país sem analfabetos, depois de Oruro, Santa Cruz e Pando.
No próximo sábado Morales fará o mesmo anúncio em Chuquisaca. Em dezembro serão declarados livres do analfabetismo os departamentos de La Paz, Tarija, Potosí e Beni.
A alfabetização foi realizada com o método audiovisual "Yo sí puedo" ("Sim, eu posso", em tradução livre), elaborado por educadores cubanos do Instituto Pedagógico Latino-americano e Caribenho e aplicado na Bolívia desde 2006.
No ato, do qual participou o embaixador cubano na Bolívia, Rafael Dausá, Evo pediu que os v…

Homenagem ao Dr. Ricardo Cortes

Imagem

Lá do Sul

NOTAS UBATUBANAS

(Ubatubana sim, pois lembra a cachaça que aqui era produzida e consumida, além da Cidade que é uma cachaça, veio pra cá não tem jeito de não “voltá ou fica de vez”).

Fernando Pedreira
A FAVORITA - A novela global faz um merchandising fantástico de nosso vizinho e trocam o nosso nome por Triunfo, ou seja, Cidade de Bons Restaurantes e Muita Fofoca, não somos nós?

RELAXA E GOZA – Poderiam liberar de vez a música e as mesas dos Quiosques, afinal a organização inexiste, os ônibus e vans circulam e estacionam livremente, a quantidade de ambulantes é astronômica, comércio e prestação de serviços informais em mais de 90%, deixar tudo liberado muda o quê? Afinal as cadeiras já tomam contam das praias, faltam apenas as mesas.

SACANAGEM - O Homem adora falar, principalmente de Turismo, pois conhece do assunto como ninguém, quando quer enrolar então fala mais de vinte minutos e depois ninguém tem coragem de perguntar nada, mas com certeza ninguém entendeu nada, afinal Ele não disse…

Metamorfoses

Magia

Sidney Borges
Paulo Coelho faz ventar. Eu fiz a chuva parar. Estarei ficando mago?
Imagem

Meteorologia

Trégua, a chuva deu trégua...

Sidney Borges
A chuva nos deu uma trégua, não sei se breve ou definitiva. No momento suficiente para evitar problemas aos que vivem em baixios. Quero dizer, mais problemas. Construir em áreas de risco é um filme antigo, anterior ao "Cinema Novo", embora continue a seduzir a massa, digo o povo. Que sempre quer ter algo novo. O compra compra agora está se transformando em poupa poupa. Lá na terra de Tio Sam, aqui o consumo é feito em escala menor, até por razões culturais. Não temos o hábito de contrair grandes dívidas, um carnêzinho das Casas Bahia é café pequeno. Atire a primeira pedra quem nunca teve. Os americanos não sabem viver sem dever. E um dia precisam pagar. Para pagar é preciso poupar. Para poupar é preciso não comprar. E se ninguém comprar não faz sentido fabricar. Fabricantes sem compradores alopram. E pedem ajuda. Ao governo. O grande pai que abriga e acaricia os ricos. E aos pobres dá esmolas e tira impostos. Voltando à trégua pluvio…

Dornier DO-X-1929

A ponderar...

A lavoura arcaica da cana

Carlos Tautzno Blog do Noblat
(...)De explorações dos seres humanos aos impactos sobre a diversidade biológica, os recursos hídricos, a produção de alimentos e a incrível concentração da propriedade da terra, tudo foi magicamente esquecido para aproveitar uma oportunidade de negócios aberta pelo pânico com as mudanças no clima do planeta. Como se fosse possível reescrever um ensaio sobre a cegueira a respeito dos impactos negativos da lavoura mais arcaica do Brasil.

Outra vez o Estado brasileiro opta por intervir na economia da cana para privilegiar grupos econômicos. Como lembra o advogado pernambucano Bruno Ribeiro, estudioso do tema que há quase 20 anos defende organizações como a Comissão Pastoral da Terra e os trabalhadores da Usina Catende, o setor canavieiro foi, é e será o que dele decidir fazer o Estado brasileiro.

"Foi assim na instituição das capitanias hereditárias e na década de 1930, na criação Instituto do Açúcar e do Álcool, e permanece em vi…

Calibrando a glicemia

Imagem

Futebol

Brasil 6, Portugal 2

Sidney Borges
Que jogaço de bola, parecia que os convidados tinham combinado com o Dunga. No início do jogo ele estava sério, com a cara do Zangado. Saiu de campo aplaudido, sorrindo como o Feliz. Talvez imaginando a farrinha de logo depois com a Branca de Neve. Empreguinho garantido vale comemoração. Os portuga deixaram Kaká solto no meio do campo e deu no que deu. Seis azeitonas bacalhau abaixo. O ponto culminante da festa foi a volta triunfal do Massinha acenando para a platéia do "maca-móvel". Que maravilha. Teria sido emocionante se Pelé e Emerson Fittipaldi estivessem a bordo. Pela velocidade da máquina, estonteante, faltou Rubinho ao volante.
Imagem

Opinião

Como está, fica

Editorial do Estadão
O presidente Lula resolveu manter a Esplanada dos Ministérios imune aos resultados do recente ciclo eleitoral: quem está ministro, anunciou, continuará até o fim do governo, salvo aqueles que pretendem se candidatar a cargos eletivos em outubro de 2010 e, pela lei, serão obrigados a entregar as suas Pastas até seis meses antes. Quem está fora, portanto, não entra. Com isso, cai por terra o plano de um rearranjo do Ministério pelo qual o PMDB, que desfila pelo Planalto os seus ganhos nas urnas municipais, estenderia as suas posses ao Ministério da Justiça, onde o petista Tarso Genro cederia o lugar ao colega da Defesa, o peemedebista Nelson Jobim, que por sua vez seria substituído pelo deputado Aldo Rebelo, do PC do B. (Um interessado no arranjo era o senador José Sarney. A Polícia Federal, subordinada à Pasta, apura “movimentações financeiras atípicas” do empresário Fernando Sarney, filho do cacique.)

A decisão presidencial é má notícia também para a…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 20 / 11 / 2008

Folha de São Paulo
"Fuga de dólar cresce; cotação vai a R$ 2,39"
No terceiro pregão seguido de alta, o dólar subiu 2,71% e alcançou R$ 2,39, sua maior cotação desde maio de 2006. A moeda americana acumula elevação de 10,65% no mês. Apesar dos mais de US$ 50 bilhões usados em intervenções neste ano, o Banco Central não consegue deter a depreciação do real. No pico de ontem, o dólar chegou a ser negociado a R$ 2,414. De agosto até ontem, a elevação é de 53%. Desde 2002, quando se valorizou 53%, a moeda americana não encerra um ano em alta. A apreciação tem ocorrido em meio ao aumento da saída de recursos do país. O governo anunciou que as remessas de dólares ao exterior superaram o ingresso de capital estrangeiro em US$ 877 milhões nas duas primeiras semanas do mês. No mesmo período de 2007, houve entrada líquida de US$ 3,182 bilhões.

O Globo
"Senado faz desafio a Lula e devolve MP de filantrópicas"
Após reiteradas queixas sobre o excesso de m…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Poemeu

Úmida e chata, muito chata...

Tal qual gillette deitada sobre mesa de fórmica

Sidney Borges

Vá-se embora chuva,
nos desobrigue de pagar mico...
vá molhar desertos,
irrigar catingas,
abastecer o velho Chico

Vade retro, dê o fora,
procure vazios e faça poças,
encha poços necessários,
deixe o sol brilhar,
não mofe meus armários...

Há limites. Chega chuva...
Pare de molhar meus ossos.

Isto é um aviso,
vá por bem,
ou irá por mal,
se houver insistência,
mantida a freqüência,
recorro à magia,
e no meio da rua,
deposito sal...

O Sol contente verá,
a chuva morrendo no poente...
e dirá altivo,
fora daqui teimosa umidosa.

Chega de chuva. Chô...

*Sidney Borges é escritor de província, proseador, não é poeta embora faça versos.

Música em Ubatuba

Imagem
3ª Semana da Música de Ubatuba Celebreiros Ubatuba E já estamos indo para o 3º dia da nossa semana e mesmo com a presença descarada de São Pedro os shows estão rolando e as pessoas estão indo!!! Confira a programação de hoje: 13h:00 - Oficina de Percussão 16h:00 - Oficina de Violão 20h:00 - Coral Prefeito Silvino 20h:15 - Projeto Coral 20h:30 - União Força Fé 21h:15 - Psycos Jam 22h:00 - Pracaniz A bilheteria abrirá às 19h:30 - Ingressos R$ 5,00 Informações: (12) 9178.8452 - Patrícia Vamos lá!

Conjuntura

Cinzento e nebuloso

Sidney Borges
Informo aos leitores que a minha capacidade de entendimento se encontra esgotada. Quando ouço ou leio a palavra "satiagraha" meus sentidos se revoltam e um "fade out" escurece tudo. Explico melhor, fui criado assistindo matinées no Savoy. Tenho na minha imaginação que o mal será derrotado. Hollywood não mente, mostra a vida como ela é. Naquelas doces tardes de domingo o mocinho montava um cavalo branco e estava sempre barbeado e penteado. No final se casava com a mocinha, bonitinha, eu até diria gostosinha, mas não ousava, era pecado. De saia rodada e rabo de cavalo. O vilão terminava por ser enviado ao inferno. Com a barba por fazer e os cabelos desgrenhados. Não havia segredos escusos. Nada de gravações e grampos. Estes, se porventura existissem, fixavam louras madeixas. Logo que o filme começava a gente sabia quem era quem. Bandido era bandido, estava na cara, mocinho era mocinho, também estava na cara, cavalo era cavalo, estava n…
Imagem

Coluna da Quarta-feira

Furto

Cinthia Sampaio Cristo
Olá a todos... Fui furtada esta noite (terça-feira), estava estudando na casa de uma amiga e ao sair encontrei o vidro do carro quebrado e o painel destruído para tirar o aparelho de som (incompleto, pois a “frente” do mesmo havia sido levada em outra oportunidade há seis meses).
Voltando para Diadema (estava na Pompéia) comecei a fazer um inventário de coisas que estavam no armário, digo, carro e ao chegar em casa fui fazer a conferência do “prejuízo”:
· Foram: vidro do passageiro, aparelho de som (parte de trás), amplificadores (acho que era isso que ficava embaixo do banco), estepe (esse eu não esperava), blusa rosa (?) e um maço de cigarros pela metade (esse eu deveria agradecer);
· Ficaram: No caminho de Swanm de Marcel Proust, A cidadela de A. J. Cronin e La Bodega de Noah Gordon. Blusa preta (?!), raquete de tênis e pasta com documentos.
Conclui que podia ter sido pior... A coluna desta semana teria outro conteúdo, mas a situação me desanimo…
Imagem

Opinião

Executivos mostram o rumo

Editorial do Estadão
Reunidos em Istambul, 47 executivos dos maiores grupos industriais com sede em 18 países da Europa cobraram dos governos maior ousadia e mais urgência na execução de políticas de combate à crise. As condições econômicas pioram rapidamente, segundo eles, e é preciso ir além das medidas propostas pelos chefes de governo do Grupo dos 20 (G-20) no último fim de semana, em Washington. Eles aprovaram essas propostas, mas apresentaram uma agenda mais detalhada e mais precisa para o combate à recessão, que já atinge várias grandes economias, e ao "crescente risco de deflação".

A pauta apresentada pelos 47 executivos exclui explicitamente políticas destinadas a subsidiar setores ou companhias em dificuldades. É um contraponto importante à discussão sobre a ajuda à indústria automobilística nos Estados Unidos e na Alemanha. O governo americano tem rejeitado os apelos para socorrer a General Motors e quaisquer outras grandes fabricantes de a…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 19 / 11 / 2008

Folha de São Paulo
"JSerra propõe novo critério para promoção de servidores"
O governador de São Paulo enviou à Assembléia Legislativa projeto que prevê, entre outras mudanças a promoção dos servidores administrativos por meio de avaliação de desempenho -e não pelo tempo de serviço. A proposta afeta quase 55 mil funcionarios da ativa de secretarias e autarquias. Há no estado 777 mil servidores. O projeto tambêm prevê reajuste de 40% para trabalhadores que fizeram faculdade e pós-graduação. Se o projeto passar, o servidor será avaliado todo ano e a cada dois poderá concorrer a progressão na carreira. O governo diz que os critérios de avaliação serão em sua maioria objetivos e divulgado previamente. Para Jorge Luiz Grappeggia, diretor do Sindicato dos Servidores do Estado de São Paulo, o projeto contempla reividicação da categoria, ``que está hà muitos anos sem aumentos´´, mas precisa de vários ajustes.

O Globo
"EUA têm a maior queda dos preços des…

Enchente no Sertão da Quina

Imagem
Crianças são retiradas às pressas de escola por conta da subida do rio
Ezequiel dos Santos
Uma força tarefa realizada por funcionários, pais, moradores e voluntários retirou pelos fundos e por cima do muro crianças que estavam na Escola Municipal Anativa Fernandes Faria, no bairro do sertão da Quina.
A ação foi por conta do volume de água do Rio Maranduba que estava subindo muito rápido e poderia tomar a unidade escolar.
Segundo a direção da escola não houve maiores incidentes com crianças e funcionários, todos foram retirados com segurança e passam bem. Moradores se assustaram com a velocidade com que as águas iam subindo, por conta disto começaram a evacuar a escola.
O nível do rio subiu cerca de três metros em apenas vinte minutos, contam as testemunhas. A ponte de balanço não suportou a força da água e arrebentou.
Moradores mais velhos contam que não é a primeira vez que isto acontece, na década de 1960 e 1970 já ocorreram enchentes desta natureza só que com um volume de prejuízos ainda…
Imagem

Pizzaria Brasil

Presidente do TCE girou US$ 2 mi, dizem EUA

Por Lilian Christofoletti, na Folha:
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou ao Ministério Público do Estado de São Paulo que o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Eduardo Bittencourt Carvalho, movimentou pelo menos US$ 2 milhões naquele país. A saída desses valores não foi declarada à Receita Federal.
Segundo o governo norte-americano, Bittencourt movimentou esses recursos no Lloyds TSB Bank, em Miami, e no Citibank, de Nova York. A Folha apurou que essas contas já foram esvaziadas e os valores remetidos para outros países, ainda não identificados. O salário de conselheiro do TCE paulista é, em média, de R$ 21 mil líquidos por mês. Em sua primeira e única manifestação sobre o assunto, em janeiro, Bittencourt informou em nota que as acusações contra ele "são suposições totalmente absurdas e até mesmo ofensivas", que nasceram de uma contenda judicial travada com a ex-mulher. Ontem, advogados …