Postagens

Mostrando postagens de Junho 15, 2014

Dominique

Imagem

Opinião

Por um Brasil de todos

O ESTADO DE S.PAULO
Campanha eleitoral - e não se trata de outra coisa - é assim mesmo, quando os poderosos de turno resolvem se beneficiar das fragilidades das instituições democráticas: vale o que parece, não o que é; importa a versão, danem-se os fatos. E nessa aventura marota, na qual mergulhou de cabeça para evitar um desastre para o PT em outubro, Luiz Inácio Lula da Silva é insuperável. Por isso, não se pode negar razão ao senador Aécio Neves, agora candidato oficial dos tucanos à Presidência, quando declarou, na segunda-feira à noite em São Paulo: "Não vamos cair nessa armadilha do debate que apequena a política, do nós contra eles, da disputa de classes".

A pregação da luta de classes, mote desde sempre das campanhas eleitorais do PT, desvirtua um dos fundamentos da sociedade democrática, o de que para se conquistar o bem comum é preciso somar e não dividir. Desde suas origens políticas na luta sindical, Lula notabilizou-se por "partir para …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 21 / 06 / 2014

Correio Braziliense
"PT confirma nome de Dilma em disputa considerada a "mais dura" da história"

A missão do partido é enfrentar os conflitos estaduais e tentar recuperar os índices de popularidade da presidente que disputará a reeleição


O PT oficializa hoje, em Brasília, a candidatura de Dilma Rousseff à reeleição, mas precisará resolver uma lista de problemas ao longo da campanha, que começa formalmente no início de julho. Líder nas pesquisas, a presidente da República conseguiu estancar a queda e estabilizar-se nos 40%, mas enfrenta uma alta rejeição alta, o que pode dificultar a disputa em segundo turno. A economia não é tão pujante como era em 2010, quando Dilma elegeu-se pela primeira vez. E os aliados, sobretudo nos estados, dão sinais de possíveis baixas — o próprio PMDB aprovou a indicação de Michel Temer como vice com um percentual de 59% dos convencionais.

Folha de S. Paulo
"Seleção repensa tática para conter Neymar faltoso"

Ney…

Gota d'água e formiga

Imagem

Coluna do Celsinho

Cof Cof

Celso de Almeida Jr.

Tosse brava.

Minha avó, Ivete, receitava fatiar beterraba num prato e cobrir com açucar.

Na sequência, colheradas do líquido vermelho e doce.

Faltou paciência.

Optei pelo mel.

Aliviou.

Não resolveu.

Lembrei do Dr. Luiz Goulart.

Garoto, na pauliceia, contava com o zelo do saudoso médico.

Em seu consultório, num pote de vidro, balinhas cor de rosa chamavam os meus dedos.

Seu olhar generoso autorizava a investida.

Depois, a consulta demorada, cautelosa, preocupada, detalhada.

A receita.

A cura.

Poxa!

Ainda há profissionais assim?

Cético, teimoso, vou atrás da beterraba.

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter

Dominique

Imagem

Opinião

Pacote ruim e requentado

O ESTADO DE S.PAULO
Em mais um esforço para reconquistar o apoio do empresariado, a presidente e candidata Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, lançaram um pacote requentado de medidas para "reforçar", segundo a explicação oficial, "a competitividade da indústria brasileira". Alguns benefícios foram remodelados e poderão impor maiores custos ao Tesouro, mas o conjunto dificilmente produzirá resultados melhores que os obtidos nos últimos anos, quando a produção industrial ficou estagnada. 

Além disso, os investimentos têm permanecido na vizinhança de 18% do Produto Interno Bruto (PIB), muito abaixo do padrão observado em economias emergentes mais dinâmicas, incluídas várias sul-americanas. Antes do anúncio público das bondades, a presidente reuniu-se com 34 empresários no Palácio do Planalto.

"A gente podia ter eleição a cada seis meses", disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 20 / 06 / 2014

Correio Braziliense
"Colômbia antecipa a maratona de festas em Brasília"

Empolgados, fantasiados e muito coloridos, os colombianos incendiaram o Mané Garrincha de alegria e conquistaram os torcedores brasilienses. Em campo, La Tri retribuiu. Bateu a Costa do Marfim por 2 x 1 e garantiu a classificação antecipada às oitavas de final. Jogadores celebraram os dois gols com a dancinha que já se tomou marca registrada do time nesta Copa. Depois, a animação dos hinchas continuou fora do estádio, abrindo a maratona de festas do feriadão prolongado, que se estende até a segunda-feira, quando o Brasil enfrenta Camarões, em Brasília. O jogo é decisivo para a classificação do time de Felipão às oitavas. Dependendo do resultado, a Seleção terá como adversário a Holanda ou o Chile.


Folha de S. Paulo
"Ameaça de calote faz Bolsa cair 5% na Argentina"

Clima de incerteza sobre pagamento da dívida do país já atinge empresas

Um dia após o governo Cristina Kirchne…

Dominique

Imagem

Opinião

Endividado, birrento e ridículo

O ESTADO DE S.PAULO
O Brasil é um dos emergentes com maior dívida pública e isso é comprovado por qualquer critério - o do governo brasileiro ou o do Fundo Monetário Internacional (FMI), rejeitado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Dever oficialmente 66,3% ou 56,8% do Produto Interno Bruto (PIB) talvez faça alguma diferença para a imagem nacional, se o mercado aceitar o padrão contábil mais favorável. Mas a posição continuará muito ruim nas comparações com outros devedores, alguns desenvolvidos e muitos em desenvolvimento. Qualquer analista do setor financeiro poderá obter facilmente os números necessários para o confronto e a conclusão será óbvia.

Em mais uma briga ridícula, inútil e talvez contraproducente, o governo brasileiro conseguiu convencer o pessoal do FMI a divulgar também a dívida bruta calculada segundo o padrão nacional. Não haverá tratamento diferenciado. A mesma regra valerá para os 188 países-membros.

O Fundo poderá incluir em documen…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 19 / 06 / 2014

Correio Braziliense
""Não tinha só elite branca no Itaquerão", diz Gilberto Carvalho"

Contrariando discurso do governo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência admite que havia pessoas de outras classes sociais no Itaquerão durante a abertura da Copa. Para ele, a eleição deste ano será a mais difícil para o PT


Destoando da linha adotada pelo governo federal após os xingamentos recebidos pela presidente Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse nesta quarta-feira (18/6) que as ofensas não partiram somente da “elite branca”. A declaração foi feita durante encontro com blogueiros e ativistas pró-governo, no Palácio do Planalto. Carvalho disse ainda que as eleições de 2014 serão as mais difíceis para o PT e se queixou do que classificou de “pancadaria diária” que o governo receberia da mídia.

Folha de S. Paulo
"Reunião de Lula com petistas cria mal-es…

Pitacos do Zé

Imagem
Era assim...
Ficou assim...
Um pé

José Ronaldo dos Santos
Foi nossa a iniciativa de plantar algumas árvores no terreno da escola (EE Idalina, no bairro do Ipiranguinha- Ubatuba) para abrandar o calor em épocas quentes, oferecer sombras e frutos, dar mais equilíbrio no ambiente etc. Afinal, quem não prefere um espaço arborizado para quebrar a frieza ou feiura das nossas construções? As mudas foram buscadas no Monte Valério.

Um pé de jambo ficou perto do portão, em seguida vieram as amendoeiras perto de um pé de uva japonesa que já estava bem crescido. Decidi, juntamente com a finada Cleuza e o José Aparecido,  que o nosso cajá-manga ficaria o mais protegido possível, perto da secretaria da escola. E ali foi plantado o ser que media 30 ou 40 centímetros. Era o dia 21 de setembro de 1999.

Neste dia – 16 de junho de 2014 – ele e o velho tarumã que encostava no muro foram cortados. A alegação era que estavam afetando a estrutura do prédio escolar. Só sei dizer que vai fazer falta.

Twitter

Dominique

Imagem

Opinião

Argentina em xeque

O ESTADO DE S.PAULO
Treze anos depois de quebrar e de entrar em calote, a Argentina continua encrencada com a dívida externa e sua economia afunda em crise, com inflação elevada, produção estagnada, baixo poder de competição e escassez de moeda estrangeira. A situação se agravou na segunda-feira com mais uma derrota judicial nos Estados Unidos. Nesse dia, a Corte Suprema rejeitou a apelação contra uma sentença favorável a um grupo de credores de US$ 1,3 bilhão - uma pequena parte do calote anunciado no fim de 2001. A maior parte dessa dívida foi reestruturada em 2005 e 2010, mas alguns detentores de títulos públicos argentinos preferiram ficar fora da negociação e continuar pressionando o governo pelo pagamento. São os "holdouts".

Em pronunciamento pela TV, a presidente Cristina Kirchner chamou de extorsão a cobrança apoiada pelo Judiciário americano e apontou um possível desdobramento da decisão: se pagar a alguns daqueles credores, outros em situação semelh…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 17 / 06 / 2014

Correio Braziliense
"Agora é torcer, jogar e ganhar em Brasília"

México, capital Fortaleza. Apesar de ocupar apenas um quarto do estádio, a torcida do adversário ganhou em animação da brasileira. Em campo, a Seleção comandada por Felipão também não fez bonito diante da mexicana. Mas teve pelo menos quatro oportunidades claras de gol. Só não abriu o placar porque esbarrou num paredão: Ochoa, eleito o craque do jogo pela Fifa. Com defesas arrojadas, o goleiro garantiu o empate em 0 x 0. Hoje, caso Camarões vença a Croácia, o Brasil terá uma pedreira pela frente na próxima segunda-feira no Mané Garrincha. Isso porque, além do México, o time africano chegará à última partida da primeira fase com chance de classificação para as oitavas de final da Copa. Haja emoção.


Folha de S. Paulo
"Barbosa critica advogados e deixa caso do mensalão"

Presidente do STF acusa defensores de condenados de agirem para pressioná-lo

Com a aposentadoria marcada para o fi…

Dominique

Imagem

Opinião

Desespero, ódio e baixaria

O ESTADO DE S.PAULO
No desespero diante da sólida evidência de que a incompetência de Dilma Rousseff está colocando seriamente em risco o projeto de poder do PT, Luiz Inácio Lula da Silva apela para seu recurso retórico predileto: fazer-se de vítima, acusar "eles" - seus adversários políticos - daquilo que o PT pratica, transformando-os em inimigos do povo e sobre eles jogando a responsabilidade por tudo de ruim e de errado que acontece no País. Lula decidiu de vez "partir para cima" e deixou claro que até outubro estará se atolando no ambiente em que se sente mais confortável: a baixaria.

Uma das mais admiráveis figuras do século 20, Nelson Mandela, reconciliou a África do Sul - que saía do abominável regime do apartheid - consigo mesma promovendo pacificamente o entendimento entre a minoria branca opressora e a ampla maioria negra oprimida. Lula continua fazendo exatamente o contrário: dividiu os brasileiros entre "nós" e "e…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 17 / 06 / 2014

Correio Braziliense
"Pimenta neles, Brasil!"

Partida contra o México, às 16h, será decisiva para a Seleção garantir vaga nas oitavas de final da Copa

Quente como o chili que apimenta os tradicionais pratos mexicanos. Assim promete ser o segundo jogo da Seleção nesta Copa. Pelo menos nos últimos anos, o time do atacante Oribe Peralta tem sido um adversário difícil. Foram dele, aliás, os dois gols da vitória do México sobre os brasileiros na final dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Mas, nesta terça-feira, em Fortaleza, os comandados de Felipão, à frente Neymar, estão confiantes de que se repetirá o resultado positivo da Copa das Confederações, quando venceram o rival por 2 x 0, no mesmo Castelão onde duelam logo mais. Um placar positivo hoje pode até garantir ao Brasil a vaga antecipada nas oitavas de final, desde que Camarões e Croácia não passem de um empate amanhã à noite. 

Folha de S. Paulo
"Dilma prepara medidas para tentar agradar a empre…

Dominique

Imagem

Opinião

O problema da 'fúria aérea'

O ESTADO DE S.PAULO
Voar tem sido um teste de paciência e equilíbrio mental, tanto para passageiros quanto para tripulantes. Aeroportos cada vez mais cheios, aviões cada vez mais desconfortáveis, passageiros que bebem além da conta e tripulantes sem tato para lidar com o público, entre outros fatores, acabam por ampliar a possibilidade de conflito durante as viagens - acarretando riscos graves à própria segurança do voo. Por essa razão, a Assembleia-Geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) tomou a correta decisão de elaborar medidas para enfrentar o problema.

De acordo com a entidade, que representa 240 companhias aéreas, num total de 84% do tráfego mundial, as novas determinações serão definidas em comum acordo com governos e indústria. A Iata informou que o interesse dos governos foi manifestado em uma conferência da Organização da Aviação Civil Internacional, em abril, na qual se concluiu que há necessidade de…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 16 / 06 / 2014

Correio Braziliense
"Futebol, fondue e festa no cerrado"

Foi um recorde de público em Brasília, mas também de cores, fantasias e sotaques. O jogo de estreia na capital, entre Suíça e Equador, acabou em 2x1, placar definido nos acréscimos, em favor do time europeu. Mais do que um show em campo, suíços e equatorianos protagonizaram um espetáculo nas ruas. Eles ocuparam, com torcedores de todas as nacionalidades, a área central da capital, transformando os monumentos num cenário cosmopolita antes e depois da partida. O clima de confraternização prevaleceu até diante da impaciência de quem teve de esperar em longas filas, a ponto de perder o apito inicial. O bom humor do brasiliense transpareceu nas selfies enviadas por leitores ao Correio. 

Folha de S. Paulo
"Lula diz que oposição e elite pregam ódio ao PT"

Evento que lançou Padilha ao governo de SP vira palco de disputa nacional

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (1…

Dominique

Imagem

Opinião

A política (do PT) em xeque

O ESTADO DE S.PAULO
É fato conhecido que ano de eleição tem regras próprias: mais greves, mais reivindicações, maiores movimentações sociais. Mas 2014 está sendo diferente de todos os outros anos eleitorais.

A Copa do Mundo maximizou essas estridências eleitorais e escancarou a distância entre a sociedade e a política, entre a expectativa e a realidade. A última confirmação veio pelo Pew Research Center, renomado instituto de pesquisa norte-americano, que, em recente relatório, deu nome aos bois nessa generalizada sensação de crise.

O atual quadro de insatisfação apresenta um desafio para o Estado brasileiro nas suas três esferas. Não se trata apenas de um problema criado pelo sentimento popular. Existem inúmeras questões que o poder público precisa enfrentar responsavelmente: a (i)mobilidade urbana, o combate às drogas, a educação, a segurança pública, etc. E, numa democracia, a solução de qualquer um desses problemas nunca é algo meramente técnico, operaciona…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 15 / 06 / 2014

Correio Braziliense
"A capital da Copa"

Brasília vive um dia histórico: a estreia em um Mundial de futebol

São 183 representações diplomáticas e mais de 8 mil estrangeiros residentes aqui. Mas nunca a cidade foi tão colorida e cheia de sotaques. Suíços e equatorianos, que se enfrentam hoje, às 13h, no Estádio Nacional Mané Garrincha, tomaram as ruas e se somaram a turistas de várias nacionalidades. Encantaram-se com a beleza da arquitetura e acabaram por devolver a Brasília a sua vocação primária: a de capital — do Brasil, todos os dias; hoje, do mundo. 

Folha de S. Paulo
"Aécio diz que "tsunami vai varrer" PT do poder"

PSDB formaliza candidatura do mineiro, que exalta ações do governo FHC

O PSDB formalizou neste sábado (14) a candidatura do senador mineiro Aécio Neves à Presidência da República, em convenção nacional do partido. Ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do ex-govern…