Postagens

Mostrando postagens de Abril 26, 2009

Recordar é viver

Vida

Imagem
O que é isso?

Sidney Borges
A foto me fez parar para pensar. O porco parece feliz, eu diria até que está sorrindo. Sobre o contentamento da criança nada a dizer, é evidente.

Durante algumas décadas somos hóspedes da Terra sem ter noção do propósito da estadia. Ontem sentei-me na varanda a contemplar a chuva e a pensar no que havia ao redor da singularidade quântica que deu origem a tudo.

Tento criar um modelo mental para o nada absoluto. Em vão, é inconcebível para o meu limitado cérebro humano. Sei que dentro das dimensões do Universo há espaços vazios, vácuo, mas este é parte do Universo. O que há além dos limites da expansão?

Pensei no porco da foto, nosso coadjuvante. Nós o consideramos inferior apesar dele manifestar emoções, sentir dor e temer a morte, como qualquer ser vivo.

Não sabemos de onde viemos, não sabemos para onde vamos, se é que vamos, se é que há aonde ir. O porco parece não se importar com questões filosóficas, vive de forma pragmática. Muitos humanos também. Eu diria…

Pensata inata quase inútil

Sábado frio e chuvoso

Sidney Borges
Nesta chuvosa manhã de maio, cansado de não trabalhar no dia do trabalho, vasculhei a rede em busca de notícias da gripe. Em um sítio da grande imprensa dei com a manchete: "Saiba quando começar um check-up e prevenir doenças". Na seqüência o olho: "Exame clínico adequado pode diagnosticar até 70% das doenças. Em qualquer idade, clínico geral deve ser consultado anualmente".

Para leitores que não estão acostumados ao jargão jornalístico, a manchete tem a função de dar visibilidade ao texto, deve ser criativa e concisa, tarefa difícil. Em seguida vem o olho, que fornece mais informações. Estudos feitos nos Estados Unidos, na década de 1940, indicaram que a maioria lê primeiro as manchetes e em seguida o olho. Caso a amostra interesse o texto é lido na íntegra.

A década de 1940 passou faz tempo, mas o hábito permanece. A propósito de manchetes, há um fato pitoresco envolvendo concisão e criatividade. Uso as palavras do jornalista Rena…
Imagem

Segurança

Roubos crescem 30% no litoral paulista

De janeiro a março, crime aumenta em 13 das 15 cidades na costa do Estado

Os roubos cresceram em 13 das 15 cidades do litoral paulista de janeiro a março deste ano, em comparação com igual período de 2008. Foram 4.655 assaltos ante 3.583: aumento de 30%. As estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, divulgadas anteontem, mostram que mais cidades litorâneas ultrapassaram a barreira de 100 roubos no primeiro trimestre. Em 2008, eram seis. Neste ano, nove. Entraram na categoria, em 2009, Ubatuba, cujo salto foi de 67 para 123; Peruíbe, de 80 para 120; e Mongaguá, de 89 para 119.

Os aumentos mais expressivos foram registrados em Iguape (litoral sul), onde os roubos aumentaram de 4 para 9 casos (125%); Ilhabela, de 14 para 26 (86 %), e Ubatuba (84%). Essas duas cidades estão entre as mais badaladas do litoral norte.
Leia mais
Imagem

Opinião

O retrato de sempre

Editorial do Estadão
Os números do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) infelizmente não trazem qualquer novidade. A prova, que é voluntária e foi aplicada no ano passado a mais de 4 milhões de estudantes de 20.174 escolas em todo o País, apenas confirmou a falência da rede escolar pública, na qual estão matriculados cerca de 85% dos alunos desse nível de ensino.

Pelo Enem de 2008, entre as mil escolas brasileiras com as piores notas, 965 são vinculadas à rede pública estadual. Entre as mil escolas com as melhores notas, apenas 36 são colégios estaduais, 58 são escolas federais e 1 escola é municipal. Como nas edições anteriores do Enem, as escolas públicas mais bem classificadas são os centros estaduais e federais de educação tecnológica e os colégios de aplicação vinculados aos cursos de pedagogia de universidades públicas.

A melhor escola do País, o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, com média 33% acima da melhor escola pública, é particular e mantida po…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 02 / 05 / 2009

Folha de S. Paulo
"Lula vê ‘hipocrisia’ no debate sobre passagens"

Presidente afirma ter repassado seus bilhetes quando era deputado

Em visita ao Rio, o presidente Lula disse que é “hipocrisia” a discussão sobre o uso de passagens aéreas pela Câmara e que o tratamento dado ao caso pela imprensa é desproporcional. “Sempre foi assim, não sei por que as pessoas não têm coragem de assumir as coisas como são.” “Obviamente, o cidadão guardar passagem para viajar para a França é delicadíssimo, mas o cara levar a mulher para Brasília, dar passagem para sindicalista ir para Brasília, não vejo onde está o tamanho do crime. Se esse fosse o mal do Brasil, o Brasil não tinha mal”, afirmou. O presidente disse ter usado a cota de seu gabinete quando deputado, eleito em 1986, para levar sindicalistas a Brasília: “Não acho correto, mas não acho crime deputado dar uma passagem a um dirigente sindical”. Para ele, o assunto é mais velho que “a descoberta do Brasil”. Em reuniã…

Olhe bem!

Imagem
Anuncie neste Blog e centenas de leitores saberão que seu produto é melhor do que a droga do concorrente. Guerra é guerra. Seja impiedoso. Um simples banner pode fazer a diferença, você fica rico e ajuda o editor a pagar as prestações das Casas Bahia. Custa menos do que uma pizza... (12) 9779 5372. Falar com "Seu Borges". Lembre-se, blog é chique, até o Lula tem um...

Direito

Indiciamento pela CPI

Janice Ascari (original aqui)
A CPI é, por natureza constitucional, um procedimento eminentemente político-administrativo. É constituída para apuração de um fato certo e determinado e suas conclusões não têm nenhum poder de vincular, processar, julgar ou mesmo responsabilizar quem quer que seja. Concluídos os trabalhos, a CPI deve apenas encaminhar suas conclusões para que outras instituições tomem as medidas que entenderem cabíveis.

Desta forma, o indiciamento feito (ou o não feito) pelas Comissões Parlamentares de Inquérito não significa absolutamente nada e não tem efeito jurídico nenhum em termos penais. O relatório final de uma CPI, com ou sem indiciamentos, servirá tão somente como peça de informação ao Ministério Público, o único órgão a quem a Constituição Federal outorga, expressamente, a titularidade da ação penal e o controle externo da atividade policial.

Só o Ministério Público tem a prerrogativa constitucional de analisar os elementos pela CPI e denunci…

Cada louco com a sua mania

Imagem
Réplica de navio Viking construída com 15 milhões de palitos de sorvete

Navio Viking feito com palitos de sorvete viaja da Inglaterra à Holanda

Barco tem 15 metros de comprimento e consumiu 15 milhões de palitos. Americano Robert McDonald contou com ajuda do filho e de mais de 5 mil crianças.

Da Reuters
Não tente ensinar a Robert McDonald com quantos paus se faz uma canoa - ele pode ter uma resposta melhor que a sua. O dublê norte americano construiu um navio Viking usando 15 milhões de palitos de sorvete usados, e colocou a embarcação à prova nesta terça (8), ao iniciar uma viagem da Inglaterra à Holanda. (Foto: Robin van Lonkhuijsen/Reuters)
Leia mais

Nota do Editor - Resta esperar o submarino de palitos de dentes e o porta-aviões de pauzinhos de sushi. (Sidney Borges)
Imagem

Ubatuba em foco

"Desgaste com a Câmara é o que mais me preocupa", diz Eduardo Cesar

Saulo Gil no Imprensa Livre (original aqui)
O prefeito Eduardo Cesar convocou uma entrevista coletiva ontem, para falar sobre o reajuste de 2009 aos servidores municipais e o consequente desgaste que o tema causou entre os poderes, Executivo e Legislativo de Ubatuba.

O prefeito apresentou diversos dados dos últimos anos e ressaltou que, atualmente, a condição financeira do município só permite um reajuste de no máximo 5% ao funcionalismo. Eduardo lembrou dos diversos benefícios conquistados pelos trabalhadores durante sua primeira administração e voltou a considerar uma manifestação política, a insistência dos vereadores por um aumento de 8%.

O prefeito admitiu que o desgaste com a Câmara esteja tirando seu sono. “Olha, a Câmara é o que mais me preocupa. Acredito que a Casa é formada por seres humanos e acho que eles podem ter uma maior compreensão com relação à prefeitura. Se alguns vereadores tiverem maior p…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Coluna da Sexta-feira

Alerta vermelho

Celso de Almeida Jr.
A Câmara de Ubatuba conta com vereadores experientes.

Mesmo os novatos, carregam anos de militância política.

São, portanto, credenciados para o jogo.

Sabem onde estão pisando. Têm sensibilidade.

As reações captadas, aqui e ali, destes representantes da sociedade ubatubense revelam uma nova relação com o poder executivo.

Isso, já era previsto.

Quem participou da última campanha política e - de alguma forma - contribuiu para o time do atual prefeito, sabe do que eu estou falando.

Há falha na condução da política governamental. Falta diálogo.

Isso, constatado por diversos segmentos de nossa sociedade, atingiu também os vereadores.

Estes, por sua vez, sabem que a solução não é difícil.

É preciso nomear novos interlocutores.

Em política, é saudável arejar os relacionamentos, que naturalmente se desgastam no cotidiano.

Eduardo tem muitos méritos e já tratei disso nesta coluna.

Está faltando, porém, reação rápida para atender a enorme demanda a que toda administração …
Imagem

Opinião

A lógica financeira e as pandemias

Washington Novaes
Pois é. Está aí o mundo diante do risco de pandemia, a partir do surto de gripe suína no México, mas já com manifestações nos Estados Unidos e na Europa - e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), sem vacinas eficazes para imunizar seres humanos contra esse vírus capaz de passar de pessoa para pessoa. Remete de volta a 1998, quando, em artigo publicado neste espaço, sob o título As novas armadilhas (24/4/98), relembrava-se que a primeira pandemia da era moderna, a gripe espanhola, em 1918, atingira um quarto da população mundial de então, que era de 1,8 bilhão de pessoas, e matara 21 milhões. A segunda pandemia, a "gripe asiática" de 1957, atingira 17% da população de quase 3 bilhões e matara 1 milhão - embora já existissem vacinas. A terceira, a "gripe de Hong Kong", pouco depois, chegara a 8% da população e provocara a morte de 700 mil pessoas. Mas com a diferença de que a gripe espanhola, levada por solda…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 01 / 05 / 2009

Folha de S. Paulo
"Supremo revoga Lei de Imprensa"

Por 7 votos a 4, ministros anulam regras criadas no regime militar; decisão abre vácuo sobre direito de resposta

Por 7 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal revogou toda a Lei de Imprensa, conjunto de regras criado no regime militar (1964-85) que previa atos como censura e apreensão de publicações.

A decisão, porém, abre um vácuo em relação ao direito de resposta, concedido a quem se sentir injustamente atingido pelo noticiário, cujas regras detalhadas estavam contidas na lei. A Constituição o assegura, mas não detalha como ele se dará, decisão que caberá a cada juiz que analise os casos até que o Congresso aprove nova lei regulamentando o tema.

O Globo
"Estados pedem socorro mas elevam gastos com pessoal"

Rio é o estado que menos elevou despesas com funcionalismo

Apesar de terem pedido, e conseguido, ajuda do governo federal para enfrentar a queda da arrecadação, os principais estados e grandes…
Imagem

Esportivas

Futebol tem momentosde magia

Sidney Borges
Cleiton Xavier deu uma paulada da intermediária colocando a bola na gaveta. O Palmeiras se classificou. Golaço, um dos chutes mais perfeitos que já vi.
Me fez lembrar de Fefeu, que jogou no Flamengo e no São Paulo. Era uma tarde de sábado, no Pacaembu, tarde agradável, de inverno mas ensolarada. Santos e São Paulo disputavam uma partida do torneio Rio-São Paulo. Aconteceu uma falta perto do circulo do meio de campo a favor do tricolor. Fefeu ajeitou, fazendo menção que bateria direto. Gilmar dos Santos Neves, goleirão do Santos mandou a defesa abrir. Dessa distância não precisa barreira. Fefeu tomou distância e bateu. Tiro perfeito, a bola não descreveu a tradicional parábola, foi diretamente ao encontro das redes em trajetória retilínea e ascencional. Gilmar nem viu por onde passou, fez golpe de vista e quando percebeu que a casa ia cair tentou um vôo inútil. Eu estava lá, sou testemunha ocular. Valeu o ingresso.

Tecnologia

Entenda como funciona a internet rápida via rede elétrica

Anatel regulamentou alternativa, que pode ser oferecida ainda em 2009. Principal vantagem é levar acesso rápido a regiões sem esta tecnologia

Juliana Carpanez Do G1, em São Paulo
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) regulamentou recentemente a internet banda larga via rede elétrica, que já está sendo testada em cidades brasileiras. A principal vantagem dessa tecnologia, que fornecerá acesso à web pela tomada, é o fato de ela aproveitar uma estrutura já existente para chegar a regiões onde outras alternativas de acesso rápido ainda não estão disponíveis.
Leia mais

Nota do Editor - Vou comprar um prosecco nacional e comemorar. Há luz no fim do túnel. Depois de aturar a Telefônica e seu famigerado "Speed pisca pisca", a simples menção de outra tecnologia já é um alento. Tomara que funcione, de promessas vãs estou satisfeito. (Sidney Borges)

Arqueologia

Imagem
Chiquinho Scarpa está melhor, diz funcionária

Folha Online (original aqui)
O estado de saúde do playboy Chiquinho Scarpa, 57, "está melhor", segundo uma funcionária da "residência Scarpa".

Segundo ela, ele está se recuperando, mas que não poderia dar mais informações sobre Scarpa.
Scarpa está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

De acordo com boletim médico divulgado na tarde desta quarta-feira (29), ele se recupera de uma "cirurgia para limpeza da cavidade abdominal" na UTI (unidade de terapia intensiva) do hospital.

No último dia 15, ele se submeteu a uma cirurgia de redução do estômago. Ele teve alta no dia seguinte à intervenção, mas voltou a ser internado na segunda-feira (27) depois de apresentar "quadro de peritonite".

Nota do Editor - Olhe bem a foto, trata-se de um dos últimos espécimes de uma espécie em extinção. "Playboys". Assim como o pássaro Dodô desapareceu eles estão sumindo. Tiveram seu apogeu no século passa…
Imagem

Ubatuba em foco

D'après Garcia Márquez:
"Crônica de um veto anunciado"

Sidney Borges
O reajuste do funcionalismo municipal segue o caminho óbvio.

Como os leitores estão carecas de saber - menos o Góis - a "Turma dos Sete" deu 3% além dos 5% do Executivo. Ontem o Executivo vetou e devolveu o projeto à Câmara. "Cinco por cento e fim de papo. É pegar ou largar".

Na próxima terça-feira o índice será votado novamente. A "Turma dos Sete" vai insistir nos 3%. Bem, isso vai depender das conversas da semana.

Em Coaquira nada se estranha. Se você notar algo diferente nos céus, por exemplo, um urubu voando em marcha a ré, não se assuste. That's Coaquira, diria Shakespeare. "Everything is possible".

Caso os vereadores insistam na generosidade restará ao Executivo recorrer à Justiça, o que certamente será feito. Como as decisões judiciais demoram e costumam surpreender, não imagino o desfecho. Só tenho certeza de uma coisa: a toda ação corresponde uma reação, de …
Imagem

Opinião

A municipalização do ensino

Editorial do Estadão
Incentivado por leis federais que vêm sendo editadas há treze anos, o chamado processo de "municipalização do ensino" até hoje não apresentou os resultados esperados para a qualidade da educação infantil e básica.

A iniciativa, prevista pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996, foi justificada com base na premissa de que, quanto mais as prefeituras assumissem a responsabilidade pelas oito séries do ensino fundamental, perfazendo funções até então executadas pelas Secretarias estaduais de Educação, maior seria o aproveitamento dos estudantes, uma vez que as autoridades municipais saberiam adaptar os currículos às características sociais e econômicas específicas de suas respectivas regiões e solucionar mais rapidamente eventuais problemas pedagógicos.

Uma pesquisa feita pela FGV revela que isso não aconteceu, pois a maioria das prefeituras assumiu as novas tarefas sem se preparar, tecnicamente, para gerir o sistema escolar co…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 30 / 04 / 2009

Folha de São Paulo
"OMS alerta para 'pandemia iminente'"

EUA confirmam a primeira morte por gripe suína fora do México; no Brasil, existem 2 casos suspeitos

Ante a rápida propagação mundial da gripe suína e a constatação da continua transmissão do vírus entre humanos, a Organização Mundial de Saúde elevou seu alerta para o nível 5.

É a primeira vez que a OMS aciona esse nível, que indica iminência de pandemia (epidemia mundial). O órgão diz ser alta a probabilidade de o alerta ir ao nível 6 (declaração de pandemia).

O Globo
"Alerta mundial cresce e OMS diz que pandemia é iminente"

Com 90 casos confirmados em 10 estados, EUA têm 1ª morte por gripe suína

A Organização Mundial de Saúde elevou o nível de alerta da gripe suína para 5, numa escala que vai até 6, e advertiu que a pandemia é iminente. A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, apelou aos países que se preparem para o pior: "Todos devem imediatamente ativar seus planos para um…
Imagem

Ubatuba

Salários em questão

Funcionários terão 5%, Prefeito vetou os 3% dos vereadores

Sidney Borges
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, concedeu reajuste de 5% aos servidores públicos, previstos no Projeto de Lei nº 04/09. Nesta quarta-feira, 29, o texto do Projeto voltou à Prefeitura e teve a emenda que propunha reajuste de 8% vetada. De acordo com Eduardo o percentual de 3% concedido pelos vereadores não estaria de acordo com as condições financeiras da municipalidade. Após o veto o Projeto de Lei foi devolvido à Câmara Municipal para ser votado novamente.
Imagem

Saúde da mulher

Lei obriga SUS a oferecer mamografia anual para mulheres acima dos 40

Cíntia Andrade
São Paulo, 29 de abril de 2009 – Desta vez a promessa foi dívida. Entra em vigor hoje (29/04) a lei 11.664 do deputado Enio Bacci (PDT), que obriga o SUS a oferecer mamografia anual a todas as mulheres acima dos 40 anos.

A RP Valéria Baraccat, que luta pela causa desde que recebeu o diagnóstico de câncer de mama, há cinco anos, comemora essa conquista: "O Brasil é carente com relação ao tratamento do câncer de mama como um todo. Porém, o primeiro de muitos passos já foi dado", vibrou.

A medida parece vir em boa hora, pois uma pesquisa realizada pela Pfizer e divulgada ontem (28/04) revelou a desinformação da mulher com relação ao câncer de mama. Muitas delas apontaram o estresse como um dos principais fatores de risco da doença, ao invés de relacionar fatos como menopausa tardia, histórico de câncer na família ou reposição hormonal. Além disso, apenas 29% das pacientes sadias entrevista…
Imagem

Alerta

Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

Do Blog do Noblat (original aqui)
A gripe suína é uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe em porcos. Ocasionalmente, o vírus vence a barreira entre espécies e afeta humanos. O vírus da gripe suína clássico foi isolado pela primeira vez num porco em 1930. Saiba o que conhecemos desta doença.

Leia mais em Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

A Organização Mundial de Saúde acabou de elevar para 5 o nível de risco que o mundo corre de uma pandemia iminente de gripe suína. Os níveis vão de 1 a 6. Estávamos, esta manhã, no nível 4.
Foi o ministro José Gomes Temporão que deu a notícia em meio a uma entrevista coletiva.
O Brasil tem 36 pacientes em investigação, sendo que dois são tratados como suspeitos de terem contraído o vírus - um em Minas Gerais e outro em São Paulo.
Imagem

Saúde

Problema é quando é com a gente

Sidney Borges
Ontem assisti à sessão da Câmara, gostei da vinheta de abertura, calma, tranqüila. Depois prestei atenção ao discurso do vereador Gerson (Biguá) de Oliveira, que colocou em pauta um problema de todos.

Em certas emergências a Santa Casa fica devendo. O vereador Dr. Ricardo Cortes, presidente da Câmara, confirmou as deficiências.

Ficou claro que o problema foi abordado circunstancialmente, alguém próximo ao vereador sofreu um acidente e o atendimento não foi satisfatório.

Caso a vítima fosse um cidadão anônimo poderia ter morrido e ninguém ficaria sabendo. Anônimos são importantes na hora do voto, depois retornam à sua insignificância, continuam anônimos.

Quando o problema é próximo, ou seja, uma emergência médica atinge um parente ou um amigo, alguém que importa para nós, então a dimensão das carências se torna real.

Um dia algum poderoso vai precisar de atendimento de emergência. É da Lei das Probabilidades, se existe a chance de um evento ocor…
Imagem

Editorial

Enganando peixes

Sidney Borges
Jornais estampam manchetes indignadas. O ensino privado é melhor do que o ensino público. Waal! O Enem deu a pista. Quem diria? Será que a farsa nunca é percebida enquanto se configura? Parece que não pois quando o resultado aparece todos ficam perplexos? Ou será que fingem?

O processo de deterioração da rede pública lembra artifícios que humanos e não humanos usam para enganar peixes. Algumas tartarugas têm um apêncice em forma de verme apetitoso. Os bobos aquáticos salivam e viram comida.

Os governos (FHC ou Lula, tanto faz) apoiados pela mídia "yes sir" divulgam grandes avanços educacionais. Os bobos terrestres (o povo) acreditam.

E a desigualdade permanece eterna, como querem os donos do poder. Observem os leitores que políticos que tanto defendem o ensino público colocam os filhos em escolas privadas. "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço".

A Educação jamais vai funcionar com salas de aulas contendo 50 alunos.

A Educação jamais …
Imagem

O caso da doença de Dilma

"Transparência forçada"

Na noite da última quinta-feira, a TV Globo obteve de fontes seguras a notícia de que a ministra Dilma Rousseff sofria de câncer linfático.

Tentou confirmar diretamente a notícia com a própria Dilma no dia seguinte. Como não conseguiu, despachou um repórter que se plantou na antesala do gabinete da ministra no Palácio do Planalto.

O repórter levou um chá de cadeira de quatro horas. Quando terminou a edição daquele dia do Jornal Nacional, a ministra foi embora sem receber o repórter.

O ministro Franklin Martins, da Comunicação Social, ainda tentou negar a notícia.

Procuradas novamente nessa mesma noite pela TV Globo, as fontes originais da notícia recuaram. Disseram que já não tinham mais certeza sobre o que haviam contado antes.

Àquela altura, Dilma ainda resistia à idéia de conceder uma entrevista coletiva confirmando a doença. Imaginava que poderia se tratar sem que ninguém soubesse - a não ser Lula e algumas poucas pessoas em torno dela.

Afinal, já se su…
Imagem

Opinião

A sucessão em tempo de espera

Editorial do Estadão
O imponderável - a enfermidade de que foi acometida a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff - acaba de expor de forma dramática os malefícios da decisão do presidente Lula de precipitar com uma antecedência absurda a campanha para a sua sucessão. Pouco mais de um ano depois de iniciar o seu segundo mandato, quando a etapa seguinte do ciclo político era ainda a das eleições municipais, ele já cuidava, com um empenho que jamais demonstraria na gestão do governo nacional, de promover a ministra Dilma como a sua candidata em 2010.

Apesar do desconforto dos seus companheiros petistas, solenemente ignorados na imposição de um nome sem lastro partidário nem bagagem eleitoral, da reticência de uma base aliada às voltas com as suas próprias ambições e da perplexidade de muitos com a sua obsessão em cercar desde logo o campo sucessório da situação, Lula foi em frente.

Servindo-se de uma pirotecnia - o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) -…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 29 / 04 / 2009

Folha de São Paulo
"Enem expõe desigualdade entre públicas e privadas"

Entre as 20 instituições mais bem colocadas no exame, 15 são particulares

Dados divulgados pelo governo com base no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mostram amplo predomínio das escolas particulares no ranking do exame.

O mau desempenho das escolas públicas refere-se sobretudo às "convencionais". Considerando esse corte, a melhor unidade da rede oficial tem só a 1.935ª nota mais alta entre 19,1 mil.

Com mais investimentos oficiais, algumas escolas públicas profissionalizantes, ligadas a universidades ou que fazem seleção para ingresso conseguem ficar entre as melhores do Enem.

Entre as 20 instituições mais bem colocadas no exame, 15 são privadas. A melhor é uma particular do Rio, o Colégio de São Bento, com média 33% acima da melhor pública, do interior gaúcho.

"Esse resultado se repete ano a ano", diz Reynaldo Fernandes, presidente do instituto do MEC respons…
Imagem

Briga de amor

Santa Casa de Ubatuba registra Boletim de Ocorrência contra vereador

A diretora administrativa da Santa Casa de Ubatuba, Mara Franhani, registrou nesta terça-feira, 28, dois Boletins de Ocorrência (B.O.) contra o vereador Gerson de Oliveira na Delegacia de Polícia de Ubatuba. Um dos B.Os foi registrado em nome da própria administradora, que alega ter sofrido desacato por parte do referido vereador. O outro B.O. é em nome da Santa Casa, devido a diversas ofensas proferidas pelo edil com relação à instituição.

De acordo com Mara Franhani, o vereador chegou na Santa Casa mostrando indignação com relação ao atendimento prestado a certo munícipe, que havia sofrido um acidente de carro. Mara explica que o rapaz recebeu o devido atendimento, “assim como qualquer outra pessoa que estivesse na mesma situação”. Porém, segundo a administradora da Santa Casa, o vereador deturpou os fatos e acusou a ela e a instituição de omissão de socorro. “Nós fizemos o que tínhamos que fazer. O rapaz foi atendid…

Ponte da Ressaca

Imagem
A obra permanece inacabada. Por que parou? Parou por quê?

Jornalismo

Correção de rumo

Contemos a história como ela de fato se passou

A Folha de S. Paulo soube no meio da semana passada que a ministra Dilma Rousseff tinha um grave problema de saúde. Então procurou os médicos que cuidam dela - eles negaram. Procurou a própria ministra, que não quis falar. Da sexta-feira para o sábado, o jornal decidiu publicar a notícia. Havia reunido mais informações convincentes a respeito.

Foi por causa da notícia da Folha publicada no sábado que nesse mesmo dia a ministra concedeu entrevista admitindo que fora extraído um linfoma escondido debaixo de sua axila esquerda. Se ele tivesse optado pelo silêncio, a notícia da Folha poderia provocar uma onda de especulações muito mais desgastantes para ela. (Do Blog do Noblat)

Luar sobre a Ressaca

Imagem

Coluna da Terça-feira

Infecção hospitalar na Santa Casa de Ubatuba

Maurício Moromizato
Na semana que passou tivemos polêmica envolvendo a questão da Infecção Hospitalar, com reportagem publicada na imprensa regional divulgando que a Santa Casa de Ubatuba era um dos hospitais do estado de São Paulo que apresentou problemas relativos ao tema, em levantamento feito pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e pelo Ministério Público Estadual.

Como sempre, a imprensa local não divulgou nada, como se o problema não existisse. Graças à “imprensa eletrônica” o assunto chegou à população local.

O fato é que há um problema detectado por dois órgãos técnicos, tirando qualquer caráter eleitoral e/ou partidário da denúncia.

As dúvidas levantadas publicamente são muito pertinentes quanto a quem é o presidente da CCIH e quem fala oficialmente pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar).

A resposta dada pela Santa Casa tanto na reportagem publicada quanto nas discussões que se seguiram na imprensa e…
Imagem

Energia

Cnen rebate acusações do TCU sobre inspeções nucleares

Fonte Nuclear (Aben)
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) rebateu as acusações contidas no relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) de que não teria controle sobre as instalações radioativas do país. De acordo com o relatório divulgado pelo TCU, 54% destas instalações funcionariam de forma irregular, sem fiscalização adequada. O presidente da Cnen, Odair Dias Gonçalves, garante que a entidade fiscaliza com cuidado essas instalações e que não existe qualquer risco para o meio ambiente ou a população.

O presidente da Cnen afirma que a entidade entrou com recurso junto ao tribunal para que afirmações contidas no relatório sejam retificadas. Ele lembra que a comissão passou, em 2006, por auditoria da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), com resultados amplamente satisfatórios. Na ocasião, a AIEA fez apenas pequenas sugestões, que foram incorporadas pela comissão.

Gonçalves diz que houve erro de análise, por part…