Postagens

Mostrando postagens de Julho 21, 2013

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

São Paulo privatiza aeroportos

O Estado de S.Paulo
Com a infraestrutura aeroportuária de São Paulo próxima do colapso, o governo paulista decidiu privatizar ao menos 11 aeroportos - 5 dedicados à aviação executiva e 6 à comercial. Além disso, a iniciativa privada foi autorizada a construir, administrar e explorar comercialmente o primeiro grande aeroporto particular exclusivo para jatos executivos. Trata-se, enfim, do reconhecimento de que não deve ser atribuição exclusiva do Estado bancar os investimentos necessários para expandir os aeroportos e para gerenciá-los adequadamente, ainda mais diante do enorme crescimento da demanda verificado nos últimos anos.

O primeiro lote de concessões, com prazo de 30 anos, engloba os aeroportos de Campinas (Amarais), Jundiaí, Bragança Paulista, Itanhaém e Ubatuba, todos destinados à aviação executiva. Além disso, o governo estuda adotar Parceria Público-Privada (PPP) para os aeroportos comerciais de Ribeirão Preto, Bauru/Arealva, São José do Rio Pret…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 27 / 07 / 2013

O Globo
"Jornada Mundial da Juventude - Só o Papa salva"

Uso de discursos populares, proximidade com fiéis e simpatia do Pontífice argentino conquistam brasileiros. Numa Jornada com problemas, à qual o próprio prefeito Eduardo Paes deu nota zero, Francisco é a grande estrela

A escolha de Jorge Mario Bergoglio para Papa da Igreja Católica deixou muito brasileiro ressabiado. Quatro meses depois, em visita ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude, evento que sofre com desorganização gigante — caos no transporte público e mudanças de locais de cerimônias em cima da hora, fatos que fizeram o prefeito Eduardo Paes dar nota zero à organização da festa —, o Papa Francisco virou uma unanimidade por sua empatia e comunicação com o público, algo que não se via desde João Paulo II. Circulou pela cidade num carro popular de vidros abertos em dia de mau tempo, sorrindo e beijando criancinhas. Quebrou protocolos e disse que gostaria de entrar em casas de Varginha para …

Inverno

Imagem

Coluna do Celsinho

Francisco e George

Celso de Almeida Jr.

Um amigo sugeriu o tema da semana.

Pediu uma reflexão sobre o seguinte fato:

Nos instantes em que, no Reino Unido, o casal William e Kate anunciava o nome do recém nascido bebê real, George, policiais brasileiros encontravam numa caixa de sapatos, em Salvador, um bebê abandonado, batizado Francisco.

Poxa!

Quantos pensamentos sobre os extremos dessa notícia...

Um estudioso de estatística, possivelmente, analisaria as probabilidades destas duas crianças terem uma vida feliz.

Entretanto, sobre quais referenciais basearia o seu estudo?

Uma vida feliz é crescer cercado de mimos, formalidades e pompa?

Ou, jogando futebol em ruas de terra, buscando um caranguejo no mangue e subindo na goiabeira?

Uma vida feliz é a que garante os melhores mestres, o domínio de alguns idiomas, uma sólida formação física e intelectual?

Ou, crescer encarando professores pouco preparados, sofridos; arranhar a língua pátria e ler, durante toda a infância e juventude, uma dúzia de livrin…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O lixo, seus dramas, caminhos possíveis

WASHINGTON NOVAES *
Deveria ser de leitura obrigatória para administradores públicos e legisladores em todos os níveis - começando por governo federal, Congresso, governos estaduais, deputados, prefeitos, vereadores -, mas também para empresários e consumidores, o texto Gestão de resíduos sólidos para uma sociedade mais próspera, escrito pelo professor Ricardo Abramovay, do Departamento de Economia, e das pesquisadoras Juliana S. Speranza e Cécile Petitgand, do Núcleo de Economia Socioambiental, todos da Universidade de São Paulo (USP). Dificilmente se encontrará texto mais abrangente sobre a questão dos resíduos e as políticas adequadas que devem norteá-la, mais rico em informações, capaz de levar a mudanças indispensáveis.

É um tema decisivo para o Brasil, que no ano passado produziu 63 milhões de toneladas de resíduos domiciliares, mas não está reduzindo essa geração, nem em termos absolutos nem por pessoa. Segundo o texto, 40% do lixo, pelo men…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 26 / 07 / 2013

O Globo
"Jornada Mundial da Juventude - Lamaçal impede vigília e missa, na maior falha de organização"

Prefeitura não revela total gasto na preparação do Campus Fidei, que receberia 2 milhões de fiéis

Em nova missa da Jornada Mundial da Juventude, ontem, em Copacabana, sistema de transporte voltou a apresentar problemas. Público enfrentou número de ônibus insuficiente, filas nas estações do metrô e taxistas cobrando corridas no tiro. A prefeitura e a organização da Jornada Mundial da Juventude anunciaram ontem a transferência das celebrações que aconteceriam em Guaratiba, na Zona Oeste, para a Praia de Copacabana. Por causa da chuva dos últimos dias, o aterro sobre o mangue do Campus Fidei, que vinha sendo preparado desde o ano passado para receber dois milhões de pessoas, não resistiu e virou um imenso lamaçal. Foi a terceira e pior falha da visita do Papa Francisco ao Rio, até agora: na chegada à cidade, ele acabou engarrafado no Centro, e a abertur…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A medida do desgaste

O Estado de S.Paulo
A crise de liderança e popularidade em que está imersa a presidente Dilma Rousseff é de conhecimento, no mínimo, das parcelas mais bem informadas da sociedade. Faltava apenas ter uma noção da gravidade da enrascada. Já não falta. Ninguém menos do que o seu patrono Luiz Inácio Lula de Silva se incumbiu de deixar escancarada - a seu modo, bem entendido - a medida do desgaste de sua protegida, o que hoje parece ameaçar a própria continuidade do projeto petista de poder. E ele o fez de caso pensado.

Convidado a dar uma palestra no Festival da Mulher Afro, Latino-Americana e Caribenha, em Brasília, e embora prometesse que não falaria de política, soltou o verbo durante mais de uma hora sobre a conjuntura nacional depois dos protestos de junho. Eles refluíram neste mês de férias, mas podem ganhar corpo novamente depois que o papa se for e o descontentamento voltar à tona - sem que a presidente tenha se recuperado da dor de cabeça que as manifestações lh…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 25 / 07 / 2013

O Globo
"Jornada mundial da juventude: Papa critica liberalização das drogas no continente"

E diz que retornará ao Brasil em 2017 para comemoração em Aparecida

Em discurso durante a inauguração de uma ala para o tratamento de dependentes químicos no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, o Pontífice chamou os traficantes de 'mercadores da morte'. O Papa Francisco fez ontem um duro discurso contra a liberalização das drogas na América Latina, um debate que ganha cada vez mais espaço no continente diante do fracasso das políticas de repressão. "Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química" disse o Papa, que chamou os traficantes de "mercadores da morte". O discurso foi feito na inauguração de uma ala para dependentes no Hospital São Francisco de Assis. Mais cedo, em visita à cidade de Aparecida, o Papa…

Pitacos do Zé

Imagem
E por falar em civilidade... (XXXIX)

José Ronaldo dos Santos
Ficou bem feita a pavimentação do morrinho na BR-101, defronte ao DNIT (em Ubatuba). Todos agradecem, inclusive alguns motociclistas que se aproveitam dessa variante. Nota-se, junto à guia, um espaço reservado, tal como a praça vizinha com padrão de luz. Será obra de qual secretaria municipal?

Twitter

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O papa e o palanque de Dilma

O Estado de S.Paulo
Fiel à ideia, por ela mesma proclamada, de que em campanha eleitoral é permitido fazer "o diabo", a presidente Dilma Rousseff transformou seu encontro protocolar com o papa Francisco num ato de palanque. Esse comportamento condiz perfeitamente com um governo fundado em artimanhas marqueteiras e disposto a fazer de tudo para recuperar a popularidade perdida.

Em lugar de dirigir algumas palavras de boas-vindas ao papa e desejar-lhe sucesso na Jornada Mundial da Juventude, Dilma fez um discurso mais longo que o do próprio pontífice, o que já foi, em si, um despropósito. Em seu pronunciamento, a presidente Dilma Rousseff empenhou-se não em recepcionar o papa, mas em explorar a figura do pontífice para fazer o elogio dos governos lulopetistas e reafirmar sua missão quase mística de salvar os miseráveis de todo o mundo.

"O Brasil muito se orgulha de ter alcançado extraordinários resultados nos últimos dez anos na redução da pobreza…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 24 / 07 / 2013

O Globo
"Jornada mundial da juventude: Rio falha no teste de transporte"

Pane elétrica deixou o metrô parado por duas horas no dia da missa de abertura da Jornada

Secretário municipal de Transportes diz que o pior dia para o trânsito será hoje à tarde, já que o Vaticano não informa com antecedência o roteiro da visita do Papa Francisco a um hospital na Tijuca, depois que ele voltar de Aparecida. Um dia após erro da prefeitura deixar o Papa Francisco engarrafado na Avenida Presidente Vargas na chegada ao Rio, o que alarmou responsáveis pela segurança do Pontífice, ontem peregrinos e cariocas sofreram com uma pane no metrô, que ficou parado por mais de duas horas. Passageiros chegaram atrasados ou tiveram de se espremer em ônibus para chegar à missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude, em Copacabana. Visitantes também se queixam dos ônibus, cujos pontos não informam rotas e horários de chegada de veículos. Na saída da missa, à noite, o trânsito…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A desfeita da convidada

O Estado de S.Paulo
O PT marcou para sábado passado, em Brasília, a primeira reunião do seu Diretório Nacional para avaliar os protestos que se propagaram pelo País em junho e os seus desdobramentos políticos. Notadamente, a abrupta queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff nas pesquisas sobre o seu desempenho e chances de reeleição em 2014; as suas tentativas de responder às vozes da rua; o acirramento das tensões com o PMDB, o principal arrimo do governo no Congresso - além do recrudescimento do "volta, Lula".

O dia e o local para o encontro dos 85 membros do Diretório, a mais importante instância do partido depois da Executiva Nacional, foram escolhidos para permitir que Dilma dele participasse na condição de convidada de honra. O presidente da legenda, Rui Falcão, anunciou que ela aceitara o convite, e, como de praxe, a equipe de segurança do Planalto vistoriou o lugar do evento. Na véspera, porém, alegando estar com a agenda tomada por uma …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 23 / 07 / 2013

O Globo
"Jornada mundial da juventude: Papa arrasta multidão nas ruas e evita tom político no palácio"

Apesar do susto com engarrafamento da comitiva no caminho da catedral, desfile no papamóvel foi tranquilo

No Palácio Guanabara, Pontífice se limitou a falar de temas religiosos e da importância da fé católica, enquanto a presidente Dilma Rousseff vinculou a Jornada Mundial da Juventude aos desejos de mudança expressos pelos jovens nas ruas do país nas últimas semanas. Recebido com festa por uma multidão de fiéis apaixonados, o Papa Francisco frustrou, em seu primeiro discurso em terras brasileiras, a expectativa de quem aguardava palavras de preocupações sociais com menções ao momento turbulento por que passa o país. No Palácio Guanabara, em cerimônia oficial de boas-vindas com a presidente Dilma Rousseff, o Pontífice se limitou a falar de temas religiosos e dos objetivos evangelizadores da visita. A presidente, por sua vez, fez questão de vincular a…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Facilidades do BNDES

O Estado de S.Paulo
Ao contrário dos investidores que aplicaram recursos próprios nas empresas do grupo do empresário Eike Batista e tiveram de arcar com perdas pesadas, em alguns casos de até 90%, a direção do BNDES não parece preocupada com a situação dessas empresas, mesmo tendo realizado com elas operações de R$ 10,7 bilhões, referentes a 15 contratos assinados entre 2009 e 2012. É baixíssimo o risco de o banco perder dinheiro com essas operações, realizadas de acordo com as expectativas do mercado e com base em projetos "meritórios e consistentes", garante o presidente da instituição, economista Luciano Coutinho.

Observe-se que, por ser público, o banco não pode balizar suas decisões pelos critérios típicos das instituições privadas. Seu objetivo não é o lucro imediato, mas o crescimento sustentado da economia brasileira. Para cumprir seu papel, o banco concede financiamentos a juros inferiores aos do mercado e com prazos de vencimento bem mais longos,…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 22 / 07 / 2013

O Globo
"Jornada Mundial da Juventude - Ruas do Centro fecham às 15h para receber Papa"

‘Peço a vocês para me acompanharem espiritualmente em oração’, diz Pontífice

Dezenove vias serão interditadas hoje à tarde na cidade, e prefeito pede que cariocas evitem usar o carro. O Papa Francisco desembarca hoje, às 16h, no Galeão, para visita de uma semana ao Rio, onde participa da Jornada Mundial da Juventude. O pedido do Pontífice para percorrer ruas do Centro em papamóvel, o que não estava no roteiro, levou a prefeitura a montar um esquema especial. A partir das 15h, 18 vias do Centro serão fechadas, entre elas a Avenida Rio Branco e parte da Presidente Vargas. Na Zona Sul, serão interditados, a partir das 14h, o Túnel Santa Bárbara e a Rua Pinheiro Machado. O prefeito Eduardo Paes pediu que cariocas evitem usar o carro. Ontem, ao rezar o Angelus, no Vaticano, o Papa pediu que orem por ele em sua viagem ao Rio.


O Estado de São Paulo
"Papa diz que diri…

Pitacos do Zé

Imagem
Balaios e Turismo

José Ronaldo dos Santos
Os meus avós sabiam fazer balaios, samburás, peneiras e tipitis. Aprender tudo isso, além de ser natural, ocupação rotineira, era uma necessidade para acondicionamento e transporte. “Pegue um ovo ali no samburá, menino”. “A mandioca lavada deve ficar no balaio grande”. “Agora, leve o tipiti para a prensa”.

A matéria-prima “estava na porta". O mato era farto de cipó e taquara.

Eu sei fazer alguma dessas coisas por achar bonito e para perpetuar um conhecimento que é parte da cultura caiçara. Ao avistar alguém com um cesto, sei reconhecer o bom acabamento. Melhor ainda é poder sentar perto de quem trabalha com isso e já entabular uma prosa!

Nas Serras Gaúchas, bem no centro das principais cidades (Nova Petrópolis, Gramado e Canela), tive o prazer de ver como é valorizado o homem que permanece ligado ao mundo rural. Os Centros de Culturas, bem diferentes de barracas fuleiras, de puxadinhos, são bem montados e permanentes, têm fornos e fogão à le…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Mazelas da saúde pública

O Estado de S.Paulo
Há um dado que serve muito bem para demonstrar por que o Sistema Único de Saúde (SUS), cuja situação se torna cada dia mais precária, não tem condições para atender os milhões de brasileiros que a ele recorrem, e que passam horas ou mesmo dias em filas diante de hospitais ou centros de saúde. Segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), com base em dados do Ministério da Saúde, 42 mil leitos de internação do SUS foram desativados entre outubro de 2005 e junho de 2012.

Em números absolutos, os Estados mais populosos foram os mais afetados. Em São Paulo houve uma redução de 10.278 leitos e em Minas Gerais, de 5.177. E não é verdade, como se alega, que isso tenha sido compensado pela criação de novos leitos no Pará (723), Rondônia (622) ou Amazonas (360). O quadro só não é mais grave por causa do papel decisivo desempenhado pelas Santas Casas e hospitais filantrópicos.

A questão central é o subfinanciamento do SUS. Como as verbas al…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 21 / 07 / 2013

O Globo
"Jornada Mundial da Juventude: Entre bênçãos e protestos"

Papa chega amanhã com mega esquema de segurança, no segundo teste de grandes eventos no Rio

Após manifestações, PF dobra o número de policiais que farão a proteção pessoal do Pontífice e infiltra agentes em encontros públicos. Eleito em março, o Papa Francisco inicia amanhã sua primeira viagem internacional pelo Rio, onde se encontrará com jovens de todo o mundo em meio a um mega esquema de segurança por causa da onda de protestos. A PF dobrou o número de homens na proteção pessoal do Pontífice, e a visita mobilizará mais de 28 mil agentes de segurança. Conhecido pela simplicidade, Francisco deve marcar sua jornada pela proximidade com o povo.


O Estado de São Paulo
"Tombini diz que falta de confiança abala economia"

Para presidente do BC, é preciso retomar ‘processo de recuperação gradual’ e pede clareza sobre ajuste fiscal

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, diz qu…